Pub SAPO pushdown

No restaurante

segunda-feira, novembro 11, 2013
Pedi um bacalhau que acreditei ser em posta. Não era. Era desfiado e envolto numa data de coisas, tipo à Brás. Assim que aterrou na mesa, o homem disse logo "não vais conseguir comer isto". Óbvio que não. Não foi preciso olhar muito para o prato para perceber que aquilo estava carregadinho de cebola. Não quis pedir outro prato (quem me manda ser burra e não perguntar previamente como é que as coisas são cozinhadas?), por isso lá me lancei à aventura de tentar afastar todo e qualquer bocadinho de cebola nojenta. Ao fim de sete minutos pousei os talheres, rendida, e desabafei:

Eu: comer assim é muito cansativo...
Ele: assim como?
Eu: a tentar contornar a cebola, a comer bocadinhos mínimos, só para garantir que não estão contaminados.
Ele: tens de te esforçar para gostar.
Eu: (silêncio)
Ele: eu não gostava de vinho, esforcei-me para beber e agora já gosto!
Eu: ai é? Então porque é que não te esforças para gostar de cocó???

(sim, eu sei, não foi uma resposta muito adulta, mas estava irritada e com fome, e como para mim cebola é cocó é ultrajante que me sugiram que tenho de me habituar a gostar!)

Ele: pronto, estou a jantar com uma pessoa de quatro anos!
Eu: cala-te!
Ele: quando começaste a frase eu pensei  "nãoooo, ela não vai dizer cocó", mas disseste mesmo! Disseste cocó!

Por esta altura já eu me ria sem parar perante a indignação dele. Mas fica a promessa: no dia em que ele se habituar a comer cocó eu também me habituo a comer cebola. Sem piar.

46 comentários:

  1. Revi-me muito nesta "discussão". Parece a minha discussão com os meus pais do "eu nunca me vou habituar a comer fígado, não me peçam para provar".

    ResponderEliminar
  2. Vocês são um casal tão engraçado!
    A pipoca parece ser tão "doida" e o arrumadinho tão "atinado", eheh!

    ResponderEliminar
  3. Oh pipoca... Nao quero causar aqui intrigas mas deixa-me que lhe diga que ja a atendi num restaurante onde pediu que não houvesse cebola na sua comida mas enfim, ha pedidos impossíveis e a pipoquinha comeu cebola sim e nem reparou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é provável. Se eu estiver confiante de que a comida não tem cebola e não prestar atenção, é provável que passe. Mas belo restaurante esse onde trabalha, em que os pedidos dos clientes são tratados assim. Só faz com que a partir de agora triplique a minha atenção. E se vier com cebola... volta para trás. Como é óbvio, não vou pedir num restaurante que me tirem a cebola de um bacalhau à Brás. Peço que a retirem em pratos simples, como hamburgers. Daí achar o seu comentário estranho. Não estou a ver que pedido impossível é que eu possa ter feito.

      Eliminar
    2. Agora é que foi! Ahahahahah :))

      Eliminar
    3. Que lindo não satisfazer o pedido dos clientes. Se vos calha algum cliente fazer um pedido à custa de uma alergia há-de sobrar para o vosso lado.

      Eliminar
    4. E se era uma pessoa alérgica? Ou alguém que vomita com o sabor da cebola? Claramente há pessoas que se preocupam muito pelos clientes...

      Eliminar
    5. Não responder ao pedido e ainda vir esfregar isso na cara! Todo um profissionalismo!

      Eliminar
    6. Pena é não ter dito qual era o restaurante. Era uma boa maneira de não ir lá. Não me leve a mal, mas quem nega pedidos desses (não conheço quem seja alérgico a cebolas, mas podia acontecer e era uma carga de trabalhos) também é capaz de fazer outras coisas tipo vender paloco e dizer que é bacalhau.

      Eliminar
    7. Porra, seriously?? Uma pessoa pede uma coisa e o profissionalismo do restaurante é não fazer isso. Muito bom...

      Eliminar
    8. Isso é brincar com assuntos muito sérios.. Há pessoas que são alérgicas a determinados alimentos e brincadeirinhas dessas podem trazer verdadeiros dissabores. Veja lá se com esse "profissionalismo" todo não acaba por meter-se em sérios problemas!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Pensei exactamente o mesmo...não suporto que me mandem calar e acho essa atitude uma falta de educação tremenda!

      Eliminar
  5. hahaha, eu ri-me tanto com este post, porque finalmente encontro alguém que odeie tanto cebola quanto eu. Estava farta de ouvir comentários do tipo: "mas quem é que nao gosta de cebola?; "A cebola nem se sente"; Quase todas as comidas precisam de levar cebola"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma que se junta ao clube das anti-cebolas-incompreendidas!! :p

      Eliminar
    2. posso-me juntar como anti-chocolate-incompreendida?

      Eliminar
  6. Eu odeio cebola. Já me habituei em alguns pratos, e se tiver muito mas mesmo muito bem picada de a comer. Confesso que ela dá um sabor melhor à comida, eu não gosto é de a sentir..A minha mãe por exemplo, quando faz um arroz solto ou um estufado, usa bastante cebola mas depois passa a varinha mágica antes de meter o arroz, ou no estufado no fim usa a varinha no molho, ou coa. o sabor é bom, não é bom é sentir a textura da cebola na boca.. pelo menos é o que me acontece.

    ResponderEliminar
  7. Mas o que eu me ri com este diálogo! Ahahaha Sempre em grande Pipoca. obrigada por estes momentos :D

    ResponderEliminar
  8. Cláudia Azevedo11 novembro, 2013 02:13

    Até me dói a barriga, e não foi da cebola (que também detesto), foi mesmo de rir milhões! Gostei tanto que até li alto para uma amiga e tive que parar várias vezes pra rir, até conseguir ler até ao final. Demais!!! É que eu diria exactamente o mesmo!

    ResponderEliminar
  9. Pipoca, eu passei anos a fio sem comer sopa - prai dos 3 até aos 15 anos - porque não conseguia mesmo, enjoava-me e dava-me vómitos, uma coisa por demais...
    Depois recomecei a comer mas só sopa "de bebés" (se tivesse um fiozinho ou uma migalhinha mal passada eu não engolia!).
    Agora aos 20, há cerca de 2 semanas, provei uma sopa que tinha mesmo bom aspecto, mas com espinafres inteiros, e não é que afinal já consigo comer todas as sopas!? (vá, de feijão não!) :D
    Espero que a minha história te inspire :b E aconselho-te a 1 vez por ano provares um bocadinho de cebola, não vá passares a gostar e nem sabes!

    ResponderEliminar
  10. Eu tb evito cebola nas minhas refeições, sei que é essencial mas tb acho nojento. E por exemplo recuso-me a comer sopa com legumes inteiros, tem de ser sempre passada - não quero saber se tenho 24 anos é assim que eu gosto, seja em que sítio for, tem de ser passada e pronto! :D

    ResponderEliminar
  11. Eu também tenho as minhas manias com cebola.... para mim, só crua, em salada. Tudo o que é cebola cozinhada não vai :S.

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  12. Eu levei anos e abominar queijo...nem comia pizza. Hoje, já vou comendo algumas coisas com queijo e até alguns queijos, mas nada de sabores e cheiros muito intensos estilo queijo de Seia ou queijo de cabra...isso não consigo mesmo. Mas pronto, há outras coisas que não se gosta mesmo, por mais que os anos passem e o nosso paladar mude.

    ResponderEliminar
  13. Ahahah! Já estou imaginar o ar irritadiço e resmungão da Pipoca a dizer "ai é? Então porque é que não te esforças para gostar de cocó???", Eheheh! :D
    Cebola só refogada, de resto não consigo comer também.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. araparigadovestidoazul11 novembro, 2013 10:45

    Tirando a comparação infeliz (na minha opinião podia ter comparado a outro alimento qualquer, mas enfim...), à parte disso gostos não se discutem.

    ResponderEliminar
  15. Mas, quem, no seu perfeito juizo, se esforça para gostar de vinho????
    O que o ser humano faz para ser aceite pelos seus pares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ha quem se esforce por gostar de vinhos e nao e so a pipoca!
      Hj em dia cada vez mais jovens casais bebem apenas vinho nalguns jantares e almocos! Tirando isso agua ou refrigerantes!
      E ja agora a restauracao nao tem grande oferta de 1/2 garrafas que ajudem a escolha simpatica e nao em
      Excesso num almoco/jantar mais especial!

      Eliminar
    2. Anónimo das 11:02... Não percebi minimamente onde queria chegar.

      Eliminar
  16. Ahahah! No ouro dia, também me apresentaram uma lasagna de bacalhau, supostamente fantástica. Aquilo não só estava pejado de cebola como sabia a cebola em cada bocadinho milimétrico. Foi posta de lado e passei o dia a agoniar.

    XÔ CEBOLA

    ResponderEliminar
  17. Pipoca, o molho das francesinhas de que tanto gostas tem cebola :P
    Talvez lhes possas dar uma possibilidade não? Às cebolas, claro! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende. Há molhos de francesinha que não levam cebola. A grande especialidade do meu pai na cozinha são as francesinhas, já imensas pessoas provaram e não há como as não adorar!! Para mim são as melhores que já comi e já experimentei em todos os locais mais conhecidos do Porto (eu sei que sou suspeita)! ;) Mas tudo isto para dizer que o molho que o meu pai faz não tem cebola.

      Bem, mas eu adoro cebola em tudo o resto, sou o contrário de ti, principalmente nos assados ando atrás dela :)

      R de Rita

      Eliminar
  18. Obrigado pela gargalhada! Foi uma comparação óptima! Eu tb diria qq coisa do género, ehehehehhehe! :)

    ResponderEliminar
  19. estou a sorrir(:D) e é só isso por agora!

    ResponderEliminar
  20. Outra vez a historia da cebola? irra
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. Também não gosto, mesmo nada, revi a situação como se fosse eu, já me aconteceu o mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Ahahaha! Cebola dá um gostinho muito bom a tudo, mas também conheço muita gente que não gosta. Eu é favas... Não gosto nada do sabor daquilo e tb já me esforcei por comer e gostar mas não adianta... :p

    ResponderEliminar
  23. Pipoca eu tb odeio cebola... tipo mas tenho um picador de cebola que a pica super miudinha e só vai nos refogados, tudo o que seja comida com cebola as rodelas etc eu tb passo todo o tempo a apartar... no canto do prato fica um montinho de cebola xD imagina o feijao frade com atum... kdo sou eu a fazer, faço o molho à parte mas kdo é a minha mae é ver me a "catar" toda e qualquer cebola no meio do feijao fradinho, do atum e do arroz... ai que vida...

    ResponderEliminar
  24. Essa resposta é digna do Mateus daqui a 3 anos!! Acho que podia ter mandado a refeição para trás, dizia que não sabia que tinha cebola e que era alérgica por exemplo. Eu pelo contrário adoooooro cebola, sobretudo cozinhada, peixe de cebolada, bife de cebolada, na massa peço sempre com cebola e no hambúrguer é essencial caramelizada!! Adoro!!

    ResponderEliminar
  25. Pipoca, acho muito bem, se não gosta, não gosta, ponto!
    A mim irrita-me imenso as pessoas que até são mais próximas e já sabem que não gosto de vinho tinto, ou de leitão ou de salsichas frescas, venham com essa conversa do "ah prova que vais gostar!". Já provei! E não gosto! Nem quero gostar!
    Mas a cebola por acaso até gosto. Crua é mais complicado mas se for na salada de polvo ou no hmaburguer assim misturado com outro sabor até como.
    Havia de ver um vizinho do meu pai, o senhor comia cebola como quem come maçãs: crua e à dentada! Blargh!!!!!! :D

    ResponderEliminar
  26. Oh Pipoca, não me leve a mal, mas olhe que nos pratos que divulgou num post anterior (as belas das favas e o arroz de pato), ambos levam cebola, ainda que disfarçada ;)
    D.

    ResponderEliminar
  27. ri-me bastante com este post
    obrigada

    ResponderEliminar
  28. Também não gosto de cebola. Ou está bem disfarçada (como que passada) ou então arrumo-a num cantinho do meu prato.
    Quando cozinho um prato que tem mesmo que levar cebola, das duas, uma: ou a pico muito bem picadinha, ou vai quase em rodelas para que seja fácil identificá-la e arrumá-la.

    http://10yearsbituine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Olá pipoca, sou vegetariana á mais de 2 anos, quando provei pela primeira vez tufo detestei !! Aprendi a gostar, pode parecer impossivel, mas uma pessoa tem que aprender a disciplinar-se, era uma coisa que me iria fazer bem, entrentando fui entranhando aquela especie de borracha e agora não vivo sem o tofu ! É o meu melhor amigo ;) o mesmo se passou com as azeitonas !

    ResponderEliminar
  30. Olá Pipoca!!
    TEM TODA A RAZÃO DO MUNDO!! Também odeio cebola e por vezes tenho de fazer a "figurinha" de ter todo o cuidado em desviar-me dela e garantir que não há "garfadas contaminadas".

    Cozinho (e adoro), não digo que não use cebola mas é bem disfarçada ou "fácil de pescar"!

    Vânia

    ResponderEliminar
  31. Resposta típica de uma criança mimada! Há muitas pessoas a morrer a fome e você dá-se ao luxo de desperdiçar a comida por causa de ter cebola?
    Que Deus não a castigue sua mimada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desperdícios de comida que poderiam, de facto, ajudar pessoas: os milhares de produtos de supermercado que são deitados fora, todos os dias, só por já não estarem dentro do prazo de 'validade', que pouco significa na verdade (muita vezes estragam-nos com lexívia de modo a que NINGUÉM os possa aproveitar. sim, seres humanos fazem isso).

      restos de um prato: não fariam muita diferença.

      não é que seja a maior fã da pipoca, nem me quero armar em advogada tão pouco. mas era bom que estas cabecinhas ocas que param por aqui, todas revoltadas porque a pipoca faz isto e faz aquilo, se revoltassem contra quem realmente afecta o país/ planeta. tanta energia que voces têm que podia ser usada para o bem :)

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis