Pub SAPO pushdown

A Pipoca responde... ou tenta, vá #8

sexta-feira, novembro 22, 2013
Recebesse eu uma nota de 500 euros por cada vez que recebo um mail dedicado ao tema "tenho-um-baptizado-e-estou-feita-ao-bife-porque-não-sei-o-que-vestir" e, por esta altura, já estaria a escrever-vos de uma qualquer ilha do Pacífico (que tivesse wi-fi), vestida com o meu melhor biquíni (depois de me ter recauchutado toda, obviamente) e com dois jovens bem apessoados ao meu lado a abanicar-me com folhas de palmeira. Mas não. Continuo em Lisboa e tenho o aquecimento aos pés, como as velhas que sofrem do reumático. É esta a minha vida. Mas a dúvida persiste e parece consumir a cabeça de muitas de vós: o que vestir num baptizado? Tenho recebido mails em que a malta se mostra verdadeiramente aterrorizada com isto, parece que foram convidadas para ir jantar a casa do Papa Francisco e têm medo de fazer má figura. Calma, minhas amigas, muita calma, que isto resolve-se. Em primeiro lugar, têm de fazer algumas questões a vocês mesmas. Por exemplo:

1- Sou próxima da criança que vai ser baptizada ou é só a quarta filha da minha prima afastada que mora em Sever do Vouga e que só vejo em casamentos e funerais?



2- Tenho um papel de destaque (tipo, mãe, madrinha, tia) ou sou só mais uma convidada, daquelas que se faltar ninguém dá por ela?
3- A que horas vai ser o baptizado? E onde? E é só a cerimónia religiosa ou a seguir mete comes e bebes?

Talvez por nunca ter ido a muitos baptizados na vida, não acho que a escolha da indumentária seja assim uma coisa tãaaaao difícil. Basicamente, acho que é um bocadinho menos do que um casamento e um bocadinho mais do que a roupa de todos os dias. Mas qualquer vestido bonito que tenham para aí no armário deve servir para a ocasião. Quero com isto dizer que o vestido é obrigatório? Não. Também é possível ir de calças ou de fato e continuar a ter um ar bastante compostinho. Mas a malta quer é vestidos, não é? Está certo. Então o passo seguinte é pensar se têm alguma coisa que possa ser reciclada ou se querem um modelito novo. Se querem um modelito novo, têm nova questão: compro alguma coisa mais versátil e que depois possa usar mais vezes, ou vou para uma coisa assim em bom, assim em festa, assim em plumas e lantejoulas e depois não o uso mais na vida? Pessoalmente, vou para a primeira opção. Aliás, o Mateus vai ser baptizado em Dezembro e vejo toda a gente mais nervosa com o assunto do que eu. Vai ser só mesmo a cerimónia religiosa, para a família, por isso no dia antes vou ali ao armário e logo decido o que vai ser. Mas sim, eu sei que nem toda a gente leva a coisa de forma tão despreocupada e que querem entrar na igreja e fazer virar cabeças, mas não se esqueçam que não vão para o Carnaval do Rio e que se exige algum decoro numa igreja. Calma aí com esses decotes e com essas saias que deixam ver a alma, que já houve casos de padres que pediram às moças mais assanhadas que fossem dar uma voltinha até ao adro da igreja. Adiaaaaaante.

Depois há algumas coisas que têm de ter em conta. Por exemplo, se são a mãe da criança, vão ter de passar grande parte dia a tomar conta dela, quer seja a carregá-la ao colo ou a correr atrás dela. Assim sendo, para além de ser giro também convém que o vestido seja prático e confortável. Saias travadas ou lantejoulas talvez não sejam assim uma ideia espectacular. Quanto a cores, pessoalmente só não gosto muito de ver pessoas de preto num baptizado (bom, nem de amarelo fluorescente ou rosa neon), de resto acho que tudo se permite, dentro dos limites do bom senso e do bom gosto.

Outra coisa que parece preocupar muito as pessoas é: "se já é difícil escolher o que vestir num baptizado, pior ainda é quando esse baptizado é no Inverno". Ok, com esta parte até posso concordar, mas também não é um drama por aí além. Está certo que faz frio, mas a maior parte do tempo temos sol, o que ajuda bastante à festa. E depois, há sobretudos giros (gosto de ver casacos compridos por cima de vestidos), há cardigans, há collants (não me choca nada ver collants opacos em looks de festa), há lenços, há casacos e casaquinhos, há vestidos de manga comprida e de materiais mais aconchegantes, há todo um mundo de coisas que nos deixam quentinhas. Desde que não vão de gorro e de meias da neve, por mim tudo bem.

Andei entretida à procura de vestidos que acho que podem levar a um baptizado sem correrem o risco de ir parar à lista de tesourinhos deprimentes (há sempre quem faça essas listas em tudo quanto é festa). Há vestidos mais festivos, mais simples, mais ornamentados, mais para o dia-a-dia (mas que com um bom upgrade a nível de jóias e sapatos se transformam num instante), mais caros e mais baratos. Infelizmente, tinha gravado as imagens com o preço de cada um deles mas, não sei porquê, sumiram-se e depois já foi impossível ir à procura de todos os preços novamente. Desculpem lá o lapso, mas ficam com as imagens que também são catitas e sempre dão para se irem inspirando:

ASOS




mango


Purificacion


French


bcbg





Hoss



Pepe Jeans


zara


Mais carotes




Aproveito a onda e deixo também uns modelitos que NÃO DEVEM USAR NUM BAPTIZADO. Se estavam a pensar levar alguma coisa deste género, tenham mas é juízo e portem-se bem, suas gaiteiras!






Para mais dicas sobre baptizados e afins:






22 comentários:

  1. MA-RA-VI-LHO-SO texto :D

    ResponderEliminar
  2. Gostei das sugestões mas diverti-me mais a ler o teu texto :) Só tu!

    R de Rita

    ResponderEliminar
  3. o florido da Mango talvez fosse a minha opcao

    Sonia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  4. Pipoca, e os preparativos do batizado do Mateus? :) Sugiro um post no "Pipoca mais Dois" abordar os temas: escolha dos padrinhos, a roupinha do Mateus, as lembranças e convites, o significado do acto religioso para os pais...
    O blog esta um bocadinho abandonado, vive só das "aventuras da mamã".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo em tudo ke foi dito....tenho um bebe de agora 4 meses ke vai ser batizado no natal, gostaria de mais dicas...toda a ajuda possivel é bem vinda...cbrrs

      Eliminar
    2. Olha boa boa. O meu vai ser em agosto d prox ano;-) va queremos dicas giras hihihi

      Eliminar
  5. Texto com piada!
    Gosto do primeiro da ASOS, o branco com renda preta. Giro!

    http://oceanstocross.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho aquele florido da pepe jeans, mas o meu é liso e vermelho, meio bordô (não sei bem como se chama essa cor). Comprei para um casamento no qual não podia gastar muito dinheiro e fica muito muito giro vestido!

    ResponderEliminar
  7. olá estou a seguir segue o meu também!

    http://pinktreefree.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. És demais Pipoca lol...
    Os mais giros são os da BCBG!

    ResponderEliminar
  9. Para mim, a escolha da vestidinho para batizados não costuma ser difícil. Faço-me uma quarta pergunta base: Os comes e bebes vão ser na casa/ jardim da família ou numa quinta/restaurante mais chique?
    Eu não gosto nem de parecer que estou num casamento da minha prima mais próxima, nem que estou com a mesma roupinha que vestiria se naquele mesmo dia não estivesse num batizado. Eu tenho visto de tudo, mas tento fugir dos extremos :) Boa sorte à menina em causa, vai ver que é fácil.

    Rute

    ResponderEliminar
  10. Gostei do bom senso das suas opções. Umas saias mais curtas e a senhora pode até nem levar um raspanete, mas uns olhares de lado típicos leva sempre, o que num acontecimento mais formal é aborrecido.

    ResponderEliminar
  11. Muito Obrigada pelos conselhos!

    Raquel Gomes

    ResponderEliminar
  12. Aquele presto e branco da Mango era, sem dúvida, a minha opção! :)

    http://www.facebook.com/pages/Believe-Blog/248632448624811?fref=ts

    ResponderEliminar
  13. O Moschino-rosa-kennedy!... mon dieu... 8-)... bolas, os meus olhos só fogem para o que é caro, que é que querem?...

    ResponderEliminar
  14. Fantástico o texto!!! Delicioso mesmo!!! Adorei as dicas, todas!!! bem como, as sugestões apresentadas. E já agora o que é que a Pipoca acha de acessórios tipo chapéus? No baptizado das minhas filhas (sim que eu tenho gémeas e terríveis) usei uma flor no cabelo, igual à que da Carrie Bradshaw (não fosse ela pensar k tinha mais estilo que eu), usou no baptizado do filho da Miranda. Usei-a com um vestido lindo e super simples que comprei numa loja que sugiro à Piopca visitar: Muneca de Trapo e fica em Sanxenxo, Galiza, Espanha. Vale a pena a visita e sobretudo o passeio

    ResponderEliminar
  15. Pipoca, só tenho a dizer que a prima afastada que vive em Sever do Vouga é uma sortudo. É uma terra linda e cheias de paisagens espetaculares, uma cozinha divinal e pessoas simpáticas!!

    ResponderEliminar
  16. Sever do Vouga é top! Recentemente considerado um dos cinco concelhos com melhor qualidade de vida em Portugal! Capital do mirtilo! Yeahh

    ResponderEliminar
  17. Engraçado referir Sever do Vouga... É a minha terra :) Linda e cheia de gente simpática... Ideal para fugir de stress da cidade!

    Quanto aos vestidos, sugestões muito interessantes!

    Dona Micas
    donamicas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. E que nem de propósdito que tenho um batizado do meu sobreinho em Dezembro e já andei a visitar os meus vestidinhos assim mais invernescos, lá pelo roupeiro.
    Não estou numa de comprar um vestido que vai passar o tempo todo enfiado debaixo do sobretudo.
    Mas que ando às voltas, ando...
    Obrigada pelas sugestões.
    Tenho um branco e preto e parece-me apropriado (desde que feche o sobretudo na cerimónia religiosa, não vá constipar-me pelas pernas (é um cadito curto, mas com o sobretudo... disfarça)-

    ResponderEliminar
  19. Por acaso vou ter o batizado da filha da minha prima que é de Sever do Vouga (eu também sou de lá), mas neste caso sou a madrinha e agora Pipoca?!:P

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis