Pub SAPO pushdown

Cadê o fato-de-banho?

quinta-feira, julho 04, 2013
Quando é que começou esta vaga de miudinhas em biquíni na praia? Que é feito do bom, velho e fofinho fato-de-banho? Vejo crianças de dois anos a correrem enfiadas em biquínis de duas peças, todas descompostas, e penso que, de facto, o mundo dá muitas voltas. No meu tempo andava-se de fato-de-banho para aí até aos 15 anos. Assim de repente, nem me lembro de quando é que comprei o meu primeiro biquíni. Nem me lembro de ter tido pressa para o fazer. Usava fato-de-banho porque todas as miúdas usavam, nem me passava pela cabeça outra coisa. Ainda me lembro de um que a minha mãe me comprou na Lanidor, com todas as cores do mundo, e que eu usei até ao limite dos impossíveis, até ficar desbotado e apertadinho. O que eu o adorava. Confesso que me faz um bocadinho de confusão esta "adultização" das miúdas. Ficam tão fofinhas em fato-de-banho... Se eu estiver a ficar com uma conversa de velha, por favor avisem-me, mas juro que tenho pena que lbes comece a fugir o pé para a pirosada ainda tão pequeninas. Podem dizer que não há nada a fazer, que são elas que querem, que se recusam a sair de casa com outra coisa, que os tempos são outros, mas... então e as mães? Não têm uma palavra a dizer sobre o assunto? As meninas querem e pronto? Cedem só para não terem de as ouvir berrar? E se insistirem para usar cinto de ligas aos seis anos também vão dizer que sim, porque elas querem muito? Enfim... se calhar sou só eu que estou a ficar velha. É capaz de ser isso.


(pior mesmo só criancinhas nuas na praia... blhéc)

268 comentários:

  1. Pipoca concordo consigo hoje em dia as crianças e as adolescentes já se comportam como se fossem mais velhas, eu tenho 22 e fico super admirada de raparigas com 12 anos ou 13 parecem pessoas com 18 ou 19, eu tenho 22 e aparento ser mais nova não pela roupa mas sim pela cara mas também não me importo pois acho que o tempo tem de ser levado com calma e não apressar as coisas e aparentar ser jovial nem é mau de todo as rugas ainda irão demorar a aparecer =), mas isto apenas para concordar consigo e dizer que hoje em dia muitas crianças já não aproveitam a infância como deve ser vivida, descontraída e alegre!
    beijinhos pipoca adoro o seu blog *Raquel Brites

    ResponderEliminar
  2. Concordo! Completamente!
    Bebés só com cueca e depois fato de banho - muito mais querido e adequado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bebés só com cueca? Não gosto mesmo, mesmo nada! Nem isso nem nu! tanquini, ou fato de banho se for menina e calçãozinho no menino, fica super fofo|!

      Eliminar
  3. Também concordo consigo! Eu usei fato-de-banho praí até aos meus 5 ou 6 anos. E actualmente penso que seja uma idade bastante aceitável para usar fato-de-banho. Daí para a frente (e até as maminhas começarem a crescer) sou adepta de biquinis (se as meninas assim o quiserem, caso contrário bem podem continuar com os fatos-de-banho que há deles bem giros!) que sejam mais ameninados, mais tapados, se é que me faço entender. Não acho piada nenhuma a miudas de 9/10 anos, ainda sem peito nenhum que usam biquinis como as "pessoas grandes", biquinis esses que como não estão propriamente a segurar nada lhes sobem até ao pescoço, ou pela mesma razão (e se forem de triângulos), lhes fogem para os lados e lá ficam as miudas com tudo à mostra.

    Não sou mãe, não pretendo ser dentro dos próximos, pelo menos, 4 a 5 anos, mas defendo que os pais têm um papel fundamental que é o da educação, e isso inclui também o facto de saber dizer "não" quando é necessário. Não gosto de pais que deixam os meninos fazerem tudo só para não terem de se chatear!

    ResponderEliminar
  4. Giro giro é meninas só com uma cuequinha bem fofinha :)

    ResponderEliminar
  5. Tudo se resume a uma palavra: NÂO. E infelizmente pouco são os pais que actualmente a usam. Os miudos crescem cada vez mais cedo e isso enfim se calhar até faz parte de uma certa evolução humana mas... o dizer não é em muitos casos imperativo, pedagógico e necessário! Mas "prontos", caiu-se no erro de achar que a Educação é deixar fazer tudo, porque se teme não sei o quê, enfim isto dava pano pra mangas. Eu admiro os pais que justamente e em casos necessários aplicam a palavra Não e a doce palmadinha também faz milagres! Pais são pais têm de ser isso mesmo: pais! Têm de azucrinar, tÊm de ser melgas, têm de se preocupar verdadeiramente...

    ResponderEliminar
  6. Já eu adoraria poder continuar a usar o meu fato de banho de florzinhas com folhos no rabiosque até aos trinta :)). Demorei semanas para conseguir escolher um bikini este ano, vesti uns 483 e finalmente comprei um muito giro, que deve ficar bem a todas as raparigas do mundo, menos a mim. Credo, sobra-me tudo: pernas a mais, barriga a mais, rabo a mais. Uma bata à moda antiga é que era! :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho 40 anos e sempre usei bikini na praia. Nunca achei estranho. Em criança, todas as meninas usavam.

    Adoro ver as crianças nuas na praia.... acho lindo!!!

    ResponderEliminar
  8. È sò um biquini ...e existem muitos bem giros e fofinhos. Sò havia razao pa criticar se as crianças andassem com biquinis de fio dental. Acho que nao tem mal nenhum. Mas opinioes sao opinioes, nao sao certas nem erradas...

    ResponderEliminar
  9. Pior que miudinhas de biquíni, é crionças nuzinhas a fazer as suas necessidades na areia com pais babados a ver o cocó estampado e meninas já com mamas com tudo ao léu... há coisa mais feia?!

    ResponderEliminar
  10. É mesmo! Também sempre usei fato de banho, não me lembro bem até que idade, mas pelo menos até aos 12/13 anos! Acho que as meninas ficam lindas lindas de fato de banho, e há coisas tão giras!! Aqui a pequena de 5 anos ainda usa fato de banho... e fica uma doçura :)

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente, faz-me imensa impressão ver miudas vestidas com trajes q so deviam usar daí a 10 anos, na praia e fora dela!

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho uma filha com 7 anos que ou usa fato de banho ou usa só a parte de baixo do bikini... tb não gosto de ver uma menina sem maminhas com a parte de cima do bikini... mas tb não quero que a minha filha passe o verão inteiro de fato de banho, pois adoro e acho muito mais "livre" andar com a barriguinha e as costinhas ao léu... não vejo qq tipo de pirosada num bikini... desde q não use a parte de cima qdo não se justifica... agora n acho bem um verão inteiro e a criança, branca como a cal na barriga e no peito... feio e desconfortável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto uma criança branca como a cal na barriga e no peito é super feio... (ironia, para quem não percebeu)Ora aqui está um interesse fundamental que uma mãe deve ter em relação à filha de 7, que ela fique morena.

      Eliminar
    2. Sim, de facto uma criança branca como a cal na barriga e no peito é feio... (ironia, para quem não percebeu) Essa deve ser uma preocupação de qualquer pai, que o seu filho de 7 anos fique bronzeado para não ficar feio!

      Eliminar
    3. Eu acho preferível ver "branco e feio" do que bronzeado, sabendo que está a expor uma criança ao sol de hoje em dia que está cada vez mais perigoso, ainda por cima elas têm uma papel muito mais sensível.

      Eliminar
  13. Qual é o problema? Não estou a ver sinceramente... Cada um gere a vida dos seus filhos como quiser.
    Como se um bikini fosse um bicho de arte cabeças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema parece-me básico de entender.

      1. Biquini/só cuequinha protece uma percentagem mínima da área corporal dos miúdos. O fato de banho protege muito mais.

      2. É desconfortavel, porque a parte de cima do biquini não tem nada para segurar e andam as crianças ali com os triangulos da parte de cima do biquini praticamente nas costas. Não cumpre a função, entendes?

      3. Sobre crianças nuas não há muito a dizer. É falta de cuidado, falta de respeito para com os filhos, é um perigo. Mas isso acho eu, com os nervos :)

      Também há quem ache normal levar as crianças para a praia as 11h, que é mais ou menos a hora a que eu abalo da praia porque o sol já se torna perigoso e insuportavel, para mim. Mas isto agora vai da consciência de cada um :)

      Eliminar
    2. Só existem biquinis em triangulos??????!!!!!!

      Eliminar
    3. Se a questão tivesse que ver com a percentagem de corpo coberto, concluiríamos que o Mateus irá andar também de fato de banho!

      Posso estar enganada, mas acho que o que a PMD quis dizer, é que é mais bonito ver uma menina de fato de banho, mais adequado. Até porque as partes de cima, porque não seguram nada, acabam por andar a nadar e a deixar tudo à mostra, e crianças nuas na praia não é lá muito aconselhável.

      Quanto à mãe que falava das marcas, realmente tenho que concordar que não é normal que seja a coisa mais importante, mas acho que faz todo o sentido. Desde que os pais protejam os filhos do sol com protetores, chapéus, sombra, água, evitar exposição solar das 11h-17h. Fazendo tudo isto, as crianças ainda assim ficam morenas e as marcas são horríveis em qualquer idade.

      Digo eu, va...! :)

      Eliminar
  14. Não concorno consigo Ana. Talvez porque, em pequena, sempre usei o que tanto fato-de-banho ou biquini. Sou mãe de uma pipoca de 4 anos e ela tem, tanto fatos-de-banho, como biquinis e não vejo mal nenhum nisso.
    Para mim o que é impressionante são senhoras de biquini com corpos para usar fato-de-banho, com tudo a sair por todos os lados, as mamocas quase até ao umbigo só para usar os biquinis da moda, nomeadamente os bandeau. Para mim é pura diversão , na praia, ver quando é que elas perdem o biquini, ou ele rebenta!!

    Alexandra
    Http://unamourapart.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas nao t|em o direito de se bronzearem como querem?
      as pessoas são umas criticas do caraças, não há paciência

      Eliminar
  15. a minha filha de 2 anos detesta fato banho inteiro, pq realmente é desconfortavel estar sempre molhada com aquilo..entao opto pela cueca e n é para lhe fazer vontade nenhuma..mas sim pq zelo pelo conforto e não para ela ficar fofinha , pq afinal vc critica mas o q pensa é so mesmo no visual lol

    ResponderEliminar
  16. Eu sinceramente não vejo nenhum problema em meninas de biquini.

    ResponderEliminar
  17. Tenho 54 anos sempre usei biquíni. Sim, tinha um pai muito à frente na moda. Tenho uma filha com 34 anos que até aos seus quatro anos usava as cuequinhas de favos que eu achava(acho) uma ternura. Por volta dos seis anos foi ela própria que pediu fato de banho e usou até aos 10/12 anos. Depois continuou trocou com biquíni até hoje. Eu penso que é tão mais fácil apontar o dedo, deixem as crianças usarem o que querem e deixem-se de tretas. Se todo o mal estivesse num simples biquíni, há valores muito mais importantes que se chama educação, e isso sim é tema para debates, mas nunca com pessoal que nem filhos tem. Pois como a minha avó dizia:«só quem está dentro do Convento, é que sabe o que vai lá dentro». Continuação de excelentes férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "há valores muito mais importantes que se chama educação, e isso sim é tema para debates, mas nunca com pessoal que nem filhos tem."

      Porque quem não tem filhos não sabe o que a educação é?

      Eliminar
    2. Concordo consigo. Há coisas mais importantes.
      O que importa é as crianças se sentirem confortáveis e o bikini ser adequado.

      Eliminar
  18. O fato de banho e muito mais giro!! Com a adoleccencia e quer passas parta o bikini!

    ResponderEliminar
  19. O fato banho ou so as cuecas simboliza o tempo em que es crianca. Bikini so quando entras na adolescência!

    ResponderEliminar
  20. Bom, pois eu usei só a parte de baixo do biquini (acho que se comprava assim, sem a parte de cima) até ter algo que tapar que foi aos 13 anos. É que nem sequer fato de banho. Muito mais prático. A minha filha de 9 anos bem quer usar biquini mas eu não deixo. Já cheguei a ter que esconder as partes de cima. E até agora tenho conseguido. Anda só com a parte de baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei qual é o problema de usar a parte de cima... acho que fica muito mais giro, se for um modelo apropriado a criança se ela quer, não vejo mal nenhum nisso

      Eliminar
    2. Que horror, coitada da criança... :(

      Eliminar
    3. Coitada não, feliz criança que tem uma mãe que impõe a sua posição e não é daquelas que só falta dizer 'a menina quer, a menina tem'

      Eliminar
    4. A senhora é alucinada, não é? É que com 9 anos já há miúdas bem grandinhas e podem ter algum pudor em andar só com cueca na praia.

      Ele há gente...

      Eliminar
    5. Por favor, no lugar da sua filha eu não iria à praia, ou não tirava a t-shirt...

      Eliminar
    6. Uma coisa é uma mãe impor uma posição num factor determinante para a educação da filha. Outro completamente diferente é proibi-la de ter os seus gostos pessoais... E ainda se vangloriar disso!

      Eliminar
    7. Com 9 anos já não é nenhuma criança pequena, é uma rapariga que já deve andar no 5o ano ou pra lá caminha.
      Obrigá-la a andar com as maminhas à mostra é uma falta de respeito pela sua intimidade.
      Porra, há gente que não percebe que os filhos crescem!

      Eliminar
    8. Quando tinha 9 anos não andava de cuequinha na praia. Tinha vergonha. Felizmente a minha mãe fez-me a vontade, i.e. não me obrigou a sentir-me desconfortável na praia. Sinceramente, se calhar devia repensar a sua atitude, principalmente se a miúda não se sente bem com isso.

      Eliminar
    9. Com 9 anos já é enorme para usar só cuequinha!!
      Se fosse eu iria senti-me envergonhada.
      Tem noção que se for com amigas ou assim todos lhe vão gozar, não?

      Lembro-me de andar no 4º ano, ter 9 anos e no dia final da escola as meninas tinham de vestir um top para uma dança final de ano.. fomos por-nos a canto cheias de vergonha que nos vissem e os rapazes a tentar espreitar... ptt veja bem. E já foi há cerca de 10 anos.

      Eliminar
    10. Este comentário é péssimo! Com 9 anos há miúdas com as mamas já desenvolvidas! Esperemos que não seja o caso! Porque era humilhante para a criança!

      Eliminar
  21. Não podia concordar mais!!
    Culpo as mães apenas e só por tentarem facilitar a sua própria vida em vez de olharem bem para a figurinha das suas filhotas!!!
    Olha a minha... ainda hoje tem voto na matéria... não manda nem decide... mas vota!!!
    Beijokas e felicidades!!!
    http://thoughtswithhoney.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não manda nem decide, mas vota." Uma das coisas mais bonitas e acertadas que já li sobre a educação de uma criança :)

      Eliminar
  22. Realmente as meninas, ou de fato de banho ou de tanguinha! Mas às tantas até acho pouco importante... Pior pior é ver como miudas de 13 e 14 anos se vestem para sair à noite (sim, sair à noite...) cheias de maquilhagem, saltos altissimos e saias minusculas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Pior ainda nem é como se vestem para sair à noite... é mesmo saírem à noite com essa idade!

      Eliminar
  23. Bom, eu tenho 37 anos e guardo fotos super fofas de quando eu tinha 2 anos em biquíni de duas peças. São opiniões....cada um com a sua. bjs

    ResponderEliminar
  24. Não acho nada que seja conversa de velha :) Eu tenho 24 anos e penso da mesma maneira.
    Quando era miúda também usava fato-de-banho, e se usava biquini era mesmo só a parte de baixo, lembro-me de fazer birra para a minha mãe me deixar usar o top do biquini (sim porque na altura eram top's e não daqueles triagulares que se vêem hoje em dia) e ela dava-me um resposta que me chegava: "Quem manda sou eu" e eu lá ia, amuada mas sem top...
    Mas não é só nos biquinis que existe uma "adultização" (existe????) precoce, nas saídas noturnas também, não entendo como é que os pais deixam crianças com 11/12 anos saírem à noite sem hora de chegada... Já me aconteceu uma vez, eu ver no barzinho onde estava um miúdo da idade do meu primo (12 anos) e a determinada hora eu fui embora e o miúdo lá ficou...
    Quando comecei a sair, era uma vez de vez em quando, meia-noite o meu pai estava lá para me ir buscar...São ideias, como ainda não sou mãe, não me vale a pena estar "a mandar postas de pescada" porque não sei o que me vai sair na rifa, mas não deixo de ficar espantada com este tipo de situações.
    Beijinho muitos parabéns pelo pequeno Mateus que aí vem, que tenha uma hora pequenina :)
    Joana
    P.S.: não tem nada que ver com este assunto, como referi no comentário não sou mãe, mas sou tia. Apesar de sempre ter tido contacto com crianças, porque a minha familia é muito grande (e esta sempre a aumentar) nunca tinha mudado fraldas nem dado banho a nenhum bébe, qundo o meu sobrinho nasceu, a primeira vez que lhe mudei a fralda ainda nem o umbigo tinha caido e nao me "meteu" confusão nenhuma. Aho que é um instituto das mulheres, saberem o que é preciso fazer, sem se atrapalharem :) Espero que a tenha ajudo a não ter "medo" (se é medo que tem), aposto que quando o seu Mateus nascer vai saber tudo o que ele precisa ;)

    ResponderEliminar
  25. Bom dia, pois eu tenho uma menina de 7 anos, e sinceramente raramente anda de fato de banho, e passo a explicar o porquê: o fator prático de ir com a miúda à casa de banho e ter só que baixar as cuequinhas, sem a necessidade de tirar o vestido, ou mesmo tirar a camisola, quando vai de camisola e calções/saia. Tudo uma questão de ser prático!
    No entanto também fui moçoila de usar fato de banho até bem tarde! ahahahahahah

    ResponderEliminar
  26. Bom dia, pois eu tenho uma menina de 7 anos, e sinceramente raramente anda de fato de banho, e passo a explicar o porquê: o fator prático de ir com a miúda à casa de banho e ter só que baixar as cuequinhas, sem a necessidade de tirar o vestido, ou mesmo tirar a camisola, quando vai de camisola e calções/saia. Tudo uma questão de ser prático!
    No entanto também fui moçoila de usar fato de banho até bem tarde! ahahahahahah

    ResponderEliminar
  27. eu concordo em absoluto.
    mas Pipoca... vai ceder em tanta coisa para não ouvir berrar o Mati.

    ResponderEliminar
  28. Totalmente de acordo!!
    Não entendo estas modas.

    ResponderEliminar
  29. A sério?? Juro que quando li o post fiquei de boca aberta!! Não consigo ver a relevância do tema... nem qual a relação entre usar fato de banho ou biquini e o facto de se aproveitar ou não a infância... E quanto às mães terem uma palavra a dizer!! Eu diria... aguardemos para ver! É sempre mais fácil julgar os outros do que por em prática tudo o que pensamos ser o certo (pelo menos antes de sermos mães!).
    Felicidade Ana :)

    ResponderEliminar
  30. concordo completamente consigo!!!

    ResponderEliminar
  31. Eu também acho que as miúdas de 2, 5 ou 8 anos e até maiores, ficam bem mais giras em fato de banho. Ainda são bebés, porque carga de água usam biquíni? Devem ser mães que têm pressa de as ver crescer. E ainda por cima, sabendo que na praia há sempre aqueles "taradões" e predadores que andam de olhar fisgado nas miúdas. Sem falar nessa parte em que as mães e pais cedem muito facilmente aos caprichos dos miúdos. Mas como diz o outro, cada um sabe de si.

    ResponderEliminar
  32. Sim, estás a ficar com um discurso de velha.
    "No meu tempo" as grávidas não mostravam a barriga; não andavam de biquíni na praia, nem de barriga ao léu na rua. "blhéc" Que nojo.

    Ah, espera, eu sou mais velha que tu e a minha filha tanto teve fatos-de-banho, como biquínis e nunca andou descomposta, como tu dizes. E mais, até eu tive biquínis quando era criança. Só quando fiquei mais velha é que passei a usar fatos-de-banho, porque dava mais jeito, sim, quando as mamas crescem, ou quando se põe silicone, a parte de cima do biquíni tem tendência para sair do lugar.

    Não sejas moralista! Quando apostas alguém, tens mais dedos a apontar para ti. E isto não tem a ver com a idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Só quando fiquei mais velha é que passei a usar fatos-de-banho, porque dava mais jeito, sim, quando as mamas crescem, ou quando se põe silicone, a parte de cima do biquíni tem tendência para sair do lugar."

      Tem Silicone, portanto. É que as minhas mamas também cresceram e no entanto nunca saíram do bikini. Há que saber comprá-lo de acordo com o tamanho dos nossos "montes"... ;)

      Eliminar
    2. Maria da Felicidade, costuma ir ao mar ou à piscina? O seu biquini nunca saiu do lugar? Tenho mamas minúsculas, sem silicone e a parte de cima sai imeeeeensas vezes do lugar.

      Eliminar
  33. A minha filha só usa a cueca do biquini. parte de cima, no way, só quando tiver idade e fisionomia para usar soutien.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh meu deus, coitadinha... eu no lugar da sua filha não ia a praia...

      Eliminar
  34. Concordo completamente! Eu tenho 22 anos, mas se algum dia vier a ter uma filha, vai usar o fato de banho até uma idade aceitável, em que tenha de facto rabo e peito para usar um bikini. Não há nada mais feito do que miudas pequenas de biquini... Por outro lado, ficam amorosas de fato de banho, sobretudo aqueles com boias incorporadas!

    Comecei a usar bikini por volta dos 14 anos, e fui das últimas das minhas amigas a usá-lo. Ainda assim uso muitas vezes fato-de-banho, acho que fica mais bonito e elegante!

    Mas sim, tens razão, hoje em dia cada vez mais as miudas pequenas usam bikini e as miudas da minha idade usam cada vez mais o fato de banho...

    ResponderEliminar
  35. Totalmente de acordo!!! A minha filha ainda só tem 10 meses, e claro só tem fatos de banho (e de favos!!!), mas só vai por biquini lá para os 18 ;).

    Também não gosto nada de ver meninas piquininas de biquini.

    Ah e a minha sobrinha tem 11 anos e também só fatos de banho. Ok, agora é mais trikinis giros da antimilk ou peixinho do mar :)

    ResponderEliminar
  36. Quando tiveres uma filha, logo falamos:)
    Elas gostam de usar soutien debaixo da roupa(ai...;)

    ResponderEliminar
  37. Oh Ana, eu sou bem mais velha (39) e nunca usei fatos de banho!! Até aí aos 5/7 anos lembro-me que usava aquelas cuecas/bikini com folharecos e "favos", mas depois comecei a comprar também as partes de cima. A partir daí andei sempre de bikini, mesmo grávida. Não percebo isso da "adulização das miúdas", nem tenho ideia sequer de que o bikini é/foi/será exclusivo para crescidas! Que me lembre só comprei um fato de banho para fazer as aulas de "hidrobike" porque era obrigatório. A minha filha tem 9 anos e também anda de bikini, este ano comprei-lhe um trikini na Calzedónia, mas acaba pr vestir mais os bikinis, diz que é mais prático. Fato de banho também só veste na natação, lá está, porque é obrigatório. Eh pá se for uma gaja com um corpito menos esbelto, com umas "cartucheiras" jeitosas e tal, isso já não gosto de ver, e vêm-se tantas!!! E vêm-se grávidas tão giras de bikini!! :) Também detesto ver crianças nuas nas praias/piscinas! É perigoso por tantos motivos... :(
    Sara

    ResponderEliminar
  38. Este é seguramente dos posts mais parvos e inconsequentes que já escreveste. E olha que até gosto bastante de te ler. Mas assim de uma assentada chamar pirosas a todas as mães que cujas filhas pequenas usam biquini é só, vá, parvo. Nem te vou falar da parte prática da coisa, vulgo xixis, porque deves estar bem a borrifar-te para uma opinião que contrarie a tua.
    Bebés nus? Que nooooojo!! (a sério, é feio uma criança pequena nua??!) O que interessa mesmo é ter crianças fashion. Tuuuuuudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não é nojo, é extremamente nada higiénico

      Eliminar
    2. Não é nojo, mas eu também não gosto de ver criancinhas à beira mar a brincar todas nuas. São disposições pessoais. Não gosto de ver e também não gostava de andar quando era pequena. E sim, também preferia fato-de-banho, ainda que uma familiar me tivesse oferecido um bikini. Acho que a minha mãe não se importou que eu o usasse porque sabia que eu me ia fartar. Eu gostava era de andar aos saltos na água e não há coisa menos prática que um bikini, sobretudo quando não há nada que sustente a parte de cima.

      Eliminar
    3. Nem mais...!!!

      Eliminar
    4. 'O que interessa mesmo é ter crianças fashion. Tuuuuuudo bem.' - bem dito!

      Eliminar
  39. Numa menina desse tamanho, o bikini é mais prático para fazer chichi :-)

    ResponderEliminar
  40. tenho 33 anos e uma filha de 4, que até aos 2 anos usou fato de banho, agora usa biquini por vezes completo outras vezes só com a coequinha, depende do que ela quer. Não a deixo fazer o que quer mas este penso que isto é apenas um promenor.
    No entanto posso dizer que para a piscina tanto eu como ela usamos sempre fato de banho... nem sei dizer bem porque.
    Se falares em maquilhagem, esse sim para mim é um grande problema, a minha filha insiste em pintar-se e eu acho que fica muito mal, para não falar no mal que faz á pele. Mas infelizmente cada vez se ve mais crianças assim novinhas e pintadas, aliás há imensa maquilhagem para crianças..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora a questão da maquilhagem é sem dúvida muito mais interessante, do ponto de vista de 'discussão'!
      A minha filha tem 7 anos e na sala dela há pelo menos 3 meninas que andam frequentemente pintadas - unhas e rosto. Elas andam num colégio de freiras e estas andam sempre a dar raspanetes e a mandar recadinhos para casa. E eu pergunto 'onde estão as mães para as educar?!' Pois... é mais fácil dizer 'elas querem'.
      E quando não vão de casa, levam nos bolsos e pintam-se às escondinhas!

      A minha filha insiste que tb quer porque esta e aquela amiguinha também vão, mas eu sou peretória e não autorizo, exceto em dias de festas (casamentos, batizados e aniversários) e mesmo assim só uma sombrinha, um pouco de blush e baton de brilho. Nada de palhaças!

      Eliminar
    2. com 7 anos põe sombra, blush e baton ???? mesmo que seja só em dias de festa não faz qualquer sentido para mim, mas enfim. Só tenho 21 anos mas pelos vistos muita coisa mudou.

      Eliminar
    3. Insiste porque deixa, desculpe lá. Como é q com 4 anos tem maquilhagem? Ou lhe deram ou deixa-a aceder à sua. E crianças assim novinhas pintadas não costumo ver na rua, só no toddlers and tiaras.
      A única coisas que vou vendo em meninas ainda antes dos 10 anos é unha pintada. Como se um cor-de-rosinha não fizesse mal e fosse fofo e cutxi-cutxi. Não têm idade para pintar unhas, ponto final!

      Eliminar
    4. sombrinha? blush? baton? numa criança de 7 anos? isto é pra rir não???

      Eliminar
    5. A única coisa que eu provavelmente punha em dias de festa com 7 anos (há 20 anos) era perfume (infantil) e baton do cieiro de morango.

      Nunca pensei que este post desse tanta celeuma, mas de modo geral estou de acordo com a Pipoca - porque percebo o que quer dizer e onde quer chegar, mas as pessoas acham que somos umas velhotas, está bem.

      Eliminar
    6. Adoro! Sombrinha e baton e blush? Que maravilha! Ahahahahah :)

      Eliminar
  41. Efectivamente é piroso e (para mim) de mau gosto. Quando era criança pedia chorosa um bikini para o verão e a minha mãe mandava-me dar uma curva. Crianças, ou de fato de banho ou de tanga. Bikinis só quando existem maminhas. Da mesma forma como acho uma parolice meninos de blazer e gravata.

    Isto cada um veste o que quer às suas crianças, mas também não deixo de ter opinião quando vejo. Ainda bem que os gostos não são todos iguais. Bom, em alguns casos é uma pena.

    ResponderEliminar
  42. Alguem me pode pf explicar qual e o problema de uma crianca usar um biquini? Nunca associei o uso de um fato de banho a infancia, mas sim a pratica desportiva. Não me parece que mostrar a barriga ou as costas adultize uma miuda (oi?), tal como não me parece que seja uma falta de educacao os pais deixarem as filhas usarem o que acham mais confortavel ou acham mais giro. Ate parece algum sacrilegio! :)
    Quando andava na primaria costumava ir para a praia com os meus colegas e temos imensas fotos em que a maioria das meninas esta de biquini, por isso não deve ser nada geracional... Quanto muito regional.
    (Estou na casa dos 20 e sou da regiao de Aveiro)

    ResponderEliminar
  43. Sou mãe de duas meninas e também não gosto de as ver pequeninas com aqueles biquinis ridículos aos triângulos. A minha filha mais velha tem um e foi porque a avó lho comprou... eu não gostei nada, mas escusado será dizer que é o seu preferido.
    Ontem embirrou que tinha de o levar à praia e eu acabei por ceder, mesmo sabendo que já lhe estava pequeno e que iria ficar (ainda mais) descomposta. Agi mal? Pois, eu sei, mas só quem nunca passou pelo stress de estar atrasada para o trabalho e ter uma criança a fazer birra por causa de uma peça de roupa é que poderá entender o motivo da minha cedência.
    Fiquei muito satisfeita quando à noite ela me disse: "tinhas razão mãe, este biquini não é nada prático, passei o dia a compor a parte de cima para não ficar com as mamocas ao léu". Tem seis anos :-)
    Os fatos de banho realmente não são práticos quando são mais crescidas e já têm de ir à casa de banho sozinhas (em atividades na escola, por exemplo) mas há muitos biquinis adequados às meninas pequenas, principalmente os que tapam mais com alças largas e uma formato quadrado à frente. O mais importante é o conforto e ser adequado à idade.
    Não vejo mal nenhum as miúdas brincarem com os saltos altos e maquilhagem das mães, mas há um tempo e lugar para tudo ;-)

    ResponderEliminar
  44. Realmente o pior é mesmo as crianças nuas...

    ResponderEliminar
  45. Pipoca...bem hajas...pensei que só eu é que pensava assim...concordo...apesar do ano passado a minha filha pediu-me um bikini....não gostei nada da ideia...mas a minha mãe compro-lhe um e como é q eu ia dizer á criança q não podia vestir??? deixei usar 1/2 vezes e logo que conseguia deixava só a cuequinha...para ficar com a barriga bronzeada...mas q não gosto não gosto...nua fora de questão e no máximo com uma cuequinha...


    Bjos

    ResponderEliminar
  46. Ana concordo consigo, e por isso não acho que seja conversa de velha, porque se assim for, também eu estou/sou velha.
    tenho uma filha de 2 anos e sempre usou fato de banho e se depender de mim vai continuar a usar durante muitos anos. Não tenho nada contra quem veste às miúdas biquinis ou só cuequinhas, mas confesso que gosto mais de ver as meninas com fato de banho, pois faz-me confusão ver as meninas transformadas em "mini-adultas". acho que tem muito tempo para crescerem, e que é mãe sabe que o tempo passa a voar., e depois há fatos de banho tão, mas tão lindos e fofinhos para crianças, que elas ficam super amorosas.

    P.S. chamem-me paranóica, mas no mundo em que vivemos hoje não acho muito aconselhável as crianças andarem nuas na praia....pois se já vestidas é o que é....

    ResponderEliminar
  47. Oh pa, tão verdade. Detesto ver bebés (bebés!) com aquela parte de cima do bikini toda torta, todas desarranjadas. Até aí os 5 anos os meus pais vestiam-me aquele fato-de-banho só cueca e depois fato-de-banho. Acho que se está a "sexualizar" as crianças. Desde isto dos bikinis até às miúdas de 10 anos a usar carteiras e maquilhagem.

    ResponderEliminar
  48. Eu andei nua até aos 2/3 e sobrevivi aos depravados!Ahah!Mas sim, também detesto ver meninas a serem escravas das modas!

    ResponderEliminar
  49. A minha tem 7anos e quer usar Biquini, provavelmente a febre deu-lhe a partir dos 2/3 anos...Mas como quem ainda manda em casa é a Mãe, Veste Fato de Banho!!! Acho RIDICULO as criancinhas armadas em Mini-Adultas!!! Cada coisa a seu tempo...

    ResponderEliminar
  50. Bom dia! Concordo com a ideia da "adultização", mas não acho que o exemplo dos biquini seja o melhor. Há biquinis tão fofos com folhos e laçarotes, tão infantis! A minha filha tem 8 anos e agora tanto usa biquini como fato de banho, como só a cuequinha.Em bebé tinha cuequinhas deliciosas :)Mas entretanto fica encantada com os biquinis e sei que é uma tentativa de me imitar, mas ainda não vejo mal nenhum.E os meus sapatos de tacão? Chega a casa e não calça as pantufas, calça os meus sapatos, os mais altos!!!Claro que a obrigo a tirar :)) Por vezes apanho-a a usar os meus soutiens cheios de meias lá dentro, e lá vem mais uma conversa...Hoje em dia as crianças têm pressa de crescer e talvez a culpa seja da sociedade em que vivemos...
    Destesto é ver crianças nuas na praia. Mas lá está, cada um sabe de si...

    ResponderEliminar
  51. Eu usei fato de banho para aí até aos 8/9 anos...mas o que usava com mais frequência era só mesmo a parte de baixo biquini. Também não acho muita piada as meninas não terem maminhas e usarem a parte cima!

    Giveaway de uns brincos e um anel: That´s the Way e Stilettos & Co.

    http://thatsthe-way.blogspot.pt/2013/06/giveaway-thats-way-stilettos-co.html

    ResponderEliminar
  52. E miúdas de 10/12 anos de fio dental com os pais? Há coisas que não compreendo...

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  53. Acho que há bikinis muito bonitinhos e fofinhos adequados às idades, não vendo mal nenhum em meninas com bikinis. Agora claro que há que saber escolhê-los. Já vi uma menina com os seus 4/5 anos de bikini de tanga, e isso é muito dispensável e ridículo. Mas lá está,tolos são os pais. Mas opiniões, são opiniões :) Em uma coisa concordamos: crianças indefesas e inocentes nuas na praia. Não! E já agora meninas só com cuequinhas, também não. Mas isto sou eu.

    Beijinhos Pipoca*

    ResponderEliminar
  54. que piada! tenho andado a pensar exatamente nesta questão...mas acrescentando o facto de as meninas andarem por aí de fato de banho inteiro…já percebi que são as "queques", é obrigatório andarem de fatinho de banho fofo e com folhos e muito incómodo para a criança
    e para mim este é um dos temas…as crianças (e aliás os adultos também, mas esses são responsáveis pelas suas escolha..ou deviam ser), querem-se confortáveis, querem-se aptas para correr, saltar e sujarem-se!!! A mim faz-me impressão quem faz dos filhos “cabides”… há pouco tempo vi na piscina uma menina de 4 anos ataviada de fato de banho com folhos, laçarote na cabeça e fio ao pescoço…a coitadinha da criança andava mais que desconfortável, as alças a caírem o tempo todo e a mãe preocupadíssima em ela não molhar o laçarote…

    se critico? Critico…porque estes meninos e meninas não têm ninguém que os “salve” e que os deixe ser criança e porque sou livre de criticar.

    Tenho uma filha de 5 anos, passamos os fins de semana/férias no campo e na praia, a minha filha chafurda na lama, faz mixórdias de farinha, corante alimentar, ervas e tudo o que apanha à mão, trata da sua “horta”, apanha morangos que come logo, rebola na relva, pinta com as mãos e com pinceis, faz figuras de barro, toma banho de mangueira, de piscina e de balde, suja a roupa toda 3x ao dia, e por isso anda sempre muito prática (confesso que tenho pena de ter poucas oportunidades de lhe pôr um vestidinho mais cocó)
    Por vezes os nossos amigos dizem “vai-se sujar..” ao que eu respondo “não faz mal, pode ir à máquina!”
    Na praia anda de calcinha de banho, há-as tão bonitas…na Zara, na Benetton, na Zippy…
    A minha filha que todos que a vêm e conhecem caracterizam como “uma criança MUITO feliz”…e os pais muito descontraídos, mais focados no “ser” do que no “parecer”!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Identifico-me completamente consigo. Irrita-me aqueles pais que estão sempre "Não mexas nisso que sujas as mães", "sai do chão", "não mexas na terra que tem bactérias", "não faças isto, não aquilo". Enfim, não deixam as crianças viverem. Eu prória zango-me com o meu marido por não deixar o miúdo andar descalço em casa (no verão), quando faz bem eles andarem descalços, é sausável.

      Eliminar
    2. Deveria ter a opção de dar "likes" nos comentários. Gostei muito
      Tami

      Eliminar
    3. Adorei o seu comentário! Nós moramos no campo e temos uma espécie de "quintinha" com diversos animais, e se há coisa de que me orgulho é que a minha filha tem uma vida super saudável, não tem medo nenhum dos animais e para ela dar comer aos animais é a melhor brincadeira que lhe podem dar, também ela salta e pula em poças de lama e também faz bolinhos de areia ou de farinha...Tento educá-la com pr ara cresceuma pessoa humilde, e sinceramente também nao acho a minima piada a essa moda que para aí anda das meninas queques, com roupas e fatos de banho carregados de folhinhos e um laçarote maior que a cabeça(ok numa ocasião ou outra eu tambem gosto de abonecar mais a minha filha, mas fazer disso um estilo de vida...nao!), daqui a uns tempos se eu me voltar a cruzar com essas criancinhas tenho a ideia que se vão virar para mim e dizer "não me toques que sou de vidro", aliás basta-me recordar a minha infância onde havia o grupinho das meninas ricas, aquelas que só vestiam roupas da marca xpto e ja andavam de salto alto com 12 anos (what?), meninas essas que não se davam com ninguém que não fosse do seu status, e olhavam a "ralé" do alto e com nariz empinado. Volta e meia encontro essas pessoas por aí na rua, hoje já somos todas adultas mas percebo que continua tudo na mesma: "não me toques que sou de vidro!" e fico triste de ver esta realidade!
      Pipoca as minhas desculpas porque me desviei do assunto principal, quanto a isso não tenho grande coisa a dizer, a não ser, tudo menos ver as crianças nuas, nunca gostei!

      Eliminar
    4. Concordo com este post a 100% :) tenho dois filhos e adoro que brinquem livremente. sem manias, sem tiques, sem terem que ser ou parecer isto ou aquilo, mas sim que sejam Felizes.

      Eliminar
    5. Não sou mãe, estou longe de o ser, mas espero vir a ser uma mãe à imagem deste comentário... Tive uma infância muito aproximada desta descrição e sabe que mais? Foi uma infância muito muito feliz :)

      Eliminar
    6. Plenamente de acordo !!!!

      Eliminar
    7. Nem mais!!!

      Eliminar
    8. Para quem está mais preocupado com o 'ser' do que com o 'parecer' tem uma preocupação excessiva com a aparência das outras crianças.

      Eliminar
  55. A minha filhota tem 6 anos e fato de banho usa na piscina nas aulas de natação.
    No verão, só usa a cuequita do bikini (e montes de protetor solar :-) ).
    Claro que já me tentou convencer a comprar um bikini, todas as amigas o usam; aliás, até as senhoras da calzedonia me tentaram convencer mas, até ter mamitas, vai ser só a parte de baixo; há lindíssimas na calzedonia e acho ridículo ver meninas com a parte de cima do bikini...e, com uma boa conversa e muita paciência, lá lhe consegui explicar que é mesmo ridículo ficar com umas marcas brancas no peito só porque iria usar uma coisa para tapar o que não tem.
    Beijinhos e já agora uma horinha curta :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se as maminhas só aparecerem aos 18, vai andar até lá só de cuequita?

      Eliminar
  56. A minha filha tem 3 anos e apesar de gostar mais de a ver se fato de banho, este ano comprei-lhe um bikini mais por uma questão de ser mais prático para ir ao wc, uma vez que já não usa fralda e às vezes é ela que se despe para ir fazer xixi. Mas quando ela já tiver mais habituada, provavelmente vou voltar a comprar fato de banho, até porque protege mais a pele e hoje em dia isso é uma coisa muito importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente, alguém que toca na ferida, o fato de banho, protege muito mais, e isso sim é importante, principalmente em crianças que rebolam pela areia e que vão milhões de vezes à água durante o dia. Reforçar o protector solar é imperativo. Porque com todas estas peripécias, seja qual for a marca, não dura muito tempo. E se o sol é nosso amigo, também pode ser o nosso maior inimigo. Querem a vossa filha/filho de cueca, ok, mas vistam-lhe uma t-shirt, e enfiem-lhe também um chapéu. Pode ser mais horrivel, pode até não ser fashion, mas vão zelar pela sua verdadeira protecção.

      Eliminar
  57. A minha filha tem 3 anos e apesar de gostar mais de a ver se fato de banho, este ano comprei-lhe um bikini mais por uma questão de ser mais prático para ir ao wc, uma vez que já não usa fralda e às vezes é ela que se despe para ir fazer xixi. Mas quando ela já tiver mais habituada, provavelmente vou voltar a comprar fato de banho, até porque protege mais a pele e hoje em dia isso é uma coisa muito importante.

    ResponderEliminar
  58. Comigo passou se exactamente o mesmo... Só comecei a usar biquini depois de"velha".... O q eu gostei do meu fato de banho da Don Algodon... Lindo.... Acho q ainda hoje seria lindo....naquela altura custou uma fortuna... O q eume sentia bem com aquele fato de banho.... Depois, quando me passou a insegurança da juventude lá me aventurei no biquini....até hoje....

    ResponderEliminar
  59. São opiniões...
    Eu não acho mal nenhum ao biquini.
    Tenho 33 anos e acho que nunca tive um fato de banho. Usava cueca ou as duas peças.
    A minha filha tem das duas coisas, mas usa mais o fato de banho na piscina.
    Na praia começa sempre com as duas peças, mas depois de se molhar, farta-se e fica só em cueca.
    Nús é que não gosto mesmo. Mas é como tudo... gostos podem-se discutir, sim, mas ficamos na mesma, pois cada um tem o seu :)

    ResponderEliminar
  60. Ola pipoca

    Por acaso eu não vejo as coisas assim... Tenho 28 anos e na minha infância tanto usei fato de banho como bikini, mas preferia muito mais o bikini por ser mais prático para ir ao wc, porque me bronzeava mais...
    Tenho uma menina com 4 anos e até então comprava-lhe ou fatos de banho ou só a cuequinha, era tipo um-do-li-tá e escolhia o mais fofinho que havia na loja, se fosse fato de banho, era fato de banho, se fosse cuequinha, era cuequinha...
    Este ano decidi comprar-lhe um bikini completo, mais porque não encontrava cuecas de jeito, e não sou pessoa para percorrer as lojas todas da cidade à procura de uma coisa, eu entro numa loja, vá lá 2, e escolho...No entanto não acho que isso a torne uma adolescente de 4 anos, é um bikini muito fofo cheio de fru-frus, muito ameninado,e ela ficou delirante quando o viu. Sim porque eu não vou ás compras com a minha filha, eu compro e ela só em casa é que vê, porque tenho demasiados casos à minha volta de pequenos pirralhos que escolhem a roupa que querem comprar e vestir, os sapatos, toda a indumentária...ela tem muito tempo de escolher a sua roupa quando tiver idade para isso! Já para não falar que era só o que faltava um pirralho de meio palmo virar-se para mim e dizer que não gosta daquela camisola ou daqueles sapatos!
    A mim faz confusão sim a maneira como miudas de 12/13 anos se vestem, as poses que fazem no facebook (sim, já têm facebook!), o batom rosa choque ou vermelho vivo, e a maneira como se tratam uns aos outros, amam-se todos uns aos outros, pois é, a pitalhada no meu tempo era miudos para um lado a jogar á bola ou a meterem-se com as raparigas, e grupinhos de raparigas a falarem dos desgostos de amor umas com as outras... Hoje andam todos misturados e amam-se todos uns aos outros...Não sei se já fizeste algum post sobre este assunto Pipoca, mas se não fizeste aqui fica a ideia! Com uma cachopa de 4 anos e outra a caminho (27 semanas de gravidez) tenho que ir preparando a minha mente para daqui a uns aninhos lidar com 2 teenagers!! E digo-te que não é nada fácil!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coisa tão típica de se dizer. Parece que os adolescentes de hoje em dia descobriram o fogo! E que as gerações anteriores não faziam sexo, não experimentavam drogas, não bebiam até cair para o lado.. Por amor de Deus. Eu tenho 24 anos, e fico feliz por ter feito todas as minhas parvoíces e experimentações na adolescência. Há consequências? Pois claro que há, mas há sempre.

      Outra coisa, é dizer que as miúdas de hoje são umas galdérias por usarem roupas curtas e irem para a cama uns com os outros. Mas regredimos 50 anos? Há regras para medidas de roupa? Há regras para com quantas pessoas se vai para a cama? Coisa que nos anos 70, 80 eram normais, hoje parece que é tudo pecado. Por amor de deus, esqueçam lá as adolescentes, deixem-os fazer o que quiserem, desde que não se matem, deixem-os fazer parvoíces, que eles crescem.

      Eliminar
  61. O fato de banho quando são pequenas não se torna muito pratico pelas idas à casa de banho, se os educamos para ir fazer xixi sempre ao wc e não no mar, temos que facilitar toda essa ida e ter que despir tshirt e fato de banho não da jeito e pode não ser rapido o suficiente...

    ResponderEliminar
  62. Eu tenho 3 filhas e andam de bikini so porque o fato de banho demora muito a secar e elas ficam cheias de frio e depois querem ir correr e brincar com os irmaos... Não é uma questão de adultização, é mesmo pensar no bem estar e no á vontade delas... :)
    Andreia

    ResponderEliminar
  63. Biquínis de triângulo acho realmente uma coisa sem graça em meninas pequenas, se querem usar biquínis que usem aqueles tops com folhinhos que ficam sempre no sítio, porque sim é mais prático do que o fato de banho completo.
    Também não gosto de ver criancinhas nuas na praia, mete-me confusão, não acho nada higiénico.
    Mas cada um usa o quer, as senhoras mais fortes ou até obesas se quiserem usar biquíni e até fazer top less que façam têm o mesmo direito que as esqueléticas que andam a desfilar ossos, que quando se curvam parece que lhes vai saltar um osso!
    Agora concordo que cada vez as miúdas são adultas mais cedo e isso não é bom, há uma idade para cada coisa e tudo a seu devido tempo.
    Mas o problema maior não é a idade que se começam a fazer as coisas, os nossos bisavós tinham filhos aos 13 anos e sabiam dar-lhe educação (a que podiam dar claro), mas agora os pré-adolescentes querem ser adultos mas sem responsabilidades, são inconsequentes e não têm noção nenhuma do que custa a vida.

    ResponderEliminar
  64. Para mim é-me indiferente usarem bikini ou fato-de-banho (apesar de eu ter usado fato de banho até aos 15). O que não gosto nadinha é de ver miúdas de 5/6 anos todas nuas, como vi no domingo passado em Quarteira, e de pernas abertas a esfregar a "dita cuja" porque devia estar com alergia. E para acabar em grande, ainda ouço a mãe em voz alta a dizer (desculpem a expressão, mas estou a transcrever à letra)- "Abre lá a rola!" - e vá de esfregar com a toalha... enfim, figurinhas tristes.

    ResponderEliminar
  65. Pois eu destesto, detesto ver meninas, mesmo que bebés só com cueca! há bikinis muito fofinhos e infantis e num bebé, em que se usa fralda, e tem que se mudar acaba por ser mais prático do que o fato de banho, embora a minha filha tenha apenas um bikini (porque há poucos de 2 peças para bebé) e muitos fatos de banho. Gosto dos dois, fica fofíssima nos dois e nada "adulta". Há coisas muito, mas muito mais importantes que isso para se gerir e dizer "não", sinceramente!

    ResponderEliminar
  66. OLÁ PIPOCA,

    A minha Matilde de 2 aninhos, este ano vai usar só cuequinha, não só pelo seu aspecto prático, mas também porque existem no mercado cuequinhas de banho LINDASSSSS de morrer.
    Eu sei que as meninas ficam fabulosas e super com qualquer coisinha na praia, e se calhar até pode ser que me apaixone por um fatinho de banho e o compre, vamos ver...
    Quando ficamos na praia até mais tarde e o sol já nao é tão forte, gosto de a ver nuazinha a brincar na areia e a saltitar na água.... é para mim.... ver a beleza inocente, mas acredito que haja pessoas que não gostem de ver, mas.....

    ResponderEliminar
  67. Assim de repente parece-me que estás a ficar velha.
    O biquini é uma roupa de praia como outra qualquer. Independentemente da idade ou da necessidade de o usar. Não tem a ver com adultização ou não, só com gosto e estética de cada um. Nas meninas pequeninas torna-se um acessório, não sendo menos válido por isso.

    ResponderEliminar
  68. Adoro o seu blog ! O post tem alguma razão na parte em quem é feio ver as meninas com a parte de cima toda desajeitada ! Mas é como tudo ! A Pipoca acha mesmo que andou sempre bem aos olhos dos outros ? Não me parece . E acho também que devia ter criticas mais construtivas, já que os gostos não são discutíveis. E acho sinceramente um comentário muito infeliz ao "blhéc" não sei realmente o mal de os bebés estarem nus, acho que quando tiver o seu filho vai adorá-lo de uma ponta a outra e vai entender tudo aquilo que critica ! Porque é realmente maravilhoso ver um bébé nú, com as refegas todas à mostra ! Conselho de uma pobre rapariga de 19 anos .
    Seja feliz à sua maneira, que os outros são à deles.
    bjos

    ResponderEliminar
  69. Por acaso tens toda a razão. Lembro me tanto do meu fato de banho as bolinhas :)
    Adorava-o e usei usei usei.
    Infelizmente não e só na praia que se vê essa adultarizacao , cada vez se vê mais raparigas novas com calções a verde.se o rabo . Eu pergunto me várias vezes se tem pais em casa ?
    Se se vestem assim imagino quando forem maia velhas. Vão andar nuas ?

    ResponderEliminar
  70. A minha filha já há muitos anos que usa bikini não gosta de fatos de banho e eu deixo-a escolher, agora ela tem 8 anos eu deixo ela escolher a roupa/calçado desde q eu também goste, há coisas q não gosto e ela aceita. Acho que neste assunto sinceramente não são necessarias guerras, se ela não gosta acabo por aceitar, por exemplo há uns 3 anos q ela não usa saias, era uma fita para lhe meter uma saia ou vestido odiava até porque no patio anda sempre a fazer pinos e rodas e n gostava de mostrar as cuecas... ok usa calções. Não gosta de fatos de banho pq a barriga está sempre molhada... ok usa bikini desde q tape tudo direitinho, nada de bikinis minis q andam a brincar e fica tudo à mostra.

    Agora o que odeio mesmo é ver bebes nus na praia e até os meus filhos reparam, eles se quero mudar enrolam-se numa toalha e n sou eu q os mando enrolar acho que lhes passei isso, q a nossa intimidade é para preservar, seja na praia, no parque, numa ida à casa de banho.

    ResponderEliminar
  71. Alguém que me entende! Também não gosto nada de ver. A minha filha usa fato-de-banho ou tanga, mas prefiro vê-la de tanga e é mais prático para mudar na praia e também para usar t-shirt nas horas piores.

    ResponderEliminar
  72. Quando aos 14 anos vesti o meu primeiro biquini, tive vergonha de andar com ele na praia. Sentia-me estranha.
    Actualmente (já para cima dos 30 anos) uso mais biquini mas continuo a ter fatos-de-banho porque, além de haver modelos giríssimos, sinto-me mais elegante e até sofisticada.
    Em bebés meninas gosto de ver só a cueca ou o fato-de-banho e em meninos só os calções (nada de tangas por amor de Deus).
    Nus, não gosto de ver em ninguém, muito menos em crianças.

    ResponderEliminar
  73. Se dizem que o biquini é mais prático por causa das idas à casa-de-banho, digam lá qual é a parte prática de ter um soutien numa criança?
    Numa mulher adulta todas sabemos as razões mais que evidentes para usar o soutien do biquini, mas numa criança serve para quê?
    Acho bimbo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é prático nem deixa de ser. não precisa de se estar a retirar e pôr durante o dia

      Eliminar
  74. Eu acho que tanto fato de banho como bikini ficam giros numa criança, sendo o bikini o mais prático para ir a casa de banho, como já várias pessoas mencionaram. Agora as crianças nuas ou só de cueca fazem-me imensa confusao.... :|
    Beijinhos

    http://dailylifebysophia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  75. É a primeira vez que estou a fazer um comentário neste blog que já leio há algum tempo, mas podia deixar passar.
    ODEIO bikinis em criancinhas. Odeio. Acho que ficam ridículas.
    Eu sempre usei fato de banho até aos 14 anos e filha minha há de ser a mesma coisa. (Só tenho um rapaz por enquanto)
    E em resposta às mães que falam das idas à casa de banho, eu NUNCA tirava o fato de banho para xixi, basta puxar o fato de banho para o lado, sabem? Sempre fiz isso sozinha a partir dos 2/3 anos por isso não há desculpas. E mesmo que tenham que tirar, qual é o problema exactamente? Para além de ser muito menos aérea em que se tem de por protector solar. As miúdas ficam todas compostas, podem mergulhar à vontade e brincar como as crianças que são sem estarem preocupadas se a parte de cima está a tapar ou não as maminhas que não têm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, bastava puxar para o lado! Mais pratico é impossivel! Também usei fato de banho até aos 15/16!

      Eliminar
  76. Por enquanto sou eu que mando por isso... Fato de banho. Que adoro e fica super gira. Maaaassss também usa cueca. Porque é muito mais pratico. Então na praia, que andam sempre a rebolar na areia (a minha até fica com borbulhas por causa da fricção). E quando está calor e é preciso vestir tshirt o fato de banho torna se mais quente ou, se molhado, humedece a camisola. Gosto muito de cueca, há muitas muito giras. Mas não compro biquini porque a parte de cima não serve para nada e só incomoda. Mas no dia em que ela disser que quer usar, eu não quero saber. Aliás, espero ter a clarividência que os meus pais tiveram de me deixar usar o que quis (bom, uma vez quis sair de casa só de tshirt e não deixaram ;)

    ResponderEliminar
  77. Menininhas de fato de banho ou cuequinha bem amorosa, bem girly é que é :)
    Não consigo achar piada nenhuma a pequeninas de biquíni, também. Lembro-me de quando tive o meu primeiro biquini e a sensação de me sentir crescida. Tinha feito os meus 12 anos e a minha mãe acedeu ao pedido do biquini azul, com a parte de baixo em calção, da Diesel e de um outro verde alface, com uns malmequeres, da benetton. O azul ela nem lhe achou grande piada, mas o verde lá se deliciou :P

    ResponderEliminar
  78. Por amor de deus....è por usar um biquini que a criança vai see uma galdèria? Mas deixar os filhos com amigos ou familia para irem 15 dias de ferias isso ja nao tem problema, isso jà è ser boa mae e bom pai. Gosto de ler o blog da pipoca, mas este post foi mesmo incompreensivel.
    Ana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, concordo consigo num aspecto, nao é por usar um biquini que vai ser galdéria, mas acho que ninguém disse isso aqui. Quanto ao deixar os filhos para irem de ferias, nao vejo mal nenhum, casais amigos meus fazem isso, principalmente para viagens longas, ou para viagens que sejam mais culturais e de pouca duração porque verdade seja dita , as crianças aborrecem se facilmente e tem os seus horários e rotinas e nao deve ser fácil ir para Barcelona, Milão ou Paris em três dias e levar a crianças atras e tentar que tenham o mesmo ritmo que nos, por isso acredito que quem deixa os filhos com família nem é melhor nem pior pai/ mãe por isso...

      Eliminar
    2. O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Primeiro ninguém aqui disse que seriam galdérias por usar biquini. Segundo, nao vejo qual o problema de pais que deixam os filhos com família para iram de ferias, sao opções, nao acho que uns pais sejam melhores ou piores de que outros por causa disso. O que eu acho, é que os pais deviam ligar menos ao que acham deles e se tem vontade de fazer ferias sozinhos que as façam sem receio de serem julgados pelos outros como piores pais. Piores pais sao aqueles que na rua sao de aparências e em casa estão sempre a mandar os miúdos verem tv so para poderem estar sossegados.

      Eliminar
    3. É claro que não na pior das hipóteses será uma "galdéria" porque a mãe não lhe deu educação.

      Maria do Rosário

      Eliminar
  79. Isso aconteceu porque o fato de banho foi moda em força. Antes disso, as miúdas pequenas usavam cuecas apenas. Também se usou biquini mas a minha mãe nunca me deixava usar a parte de cima, por não ser adulta. Alias, antes de o fato de banho reaparecer, as crianças deveriam usar roupa de criança, isto é, cuecas e não mais.

    Depois veio o fato de banho em força e toda a gente o usava. Das pequenas às adultas. Uns anos mais tarde, o biquini lá reapareceu (para aí nos meus 13/14 anos) em versão soutiem top. Depois, sim, o fato de banho desapareceu novamente.

    A moda é cíclica. Honestamenet, acho que crianças pequeninas ficam bem é com as cuecas. Tem muito pela frente para terem de se preocupar em tapar o peito e etc. Muito tecido é um exagero. Que aproveitem essa liberdade enquanto o podem!

    ResponderEliminar
  80. Em meninas pequeninas gosto de ver os fatos de banho. Acho querido e também por uma questão de protecção é mais um grande pedaço de pele que não está exposta ao sol. O sol não está para brincadeiras! Gosto de ver com uns frufrus e tal. Ficam amorosas. Aos 13 anos começam a entrar na adolescência e querem usar biquinis. O que é natural! O meu primeiro biquini foi talvez aos 13 anos. Mas lembro-me que a minha irmã que é mais velha só começou a usar ao 16 anos e foi porque a minha mãe lhe disse que era giro e que lhe ficava bem porque ela era magrinha e bem feitinha. Bem me lembro que foi um drama porque ela não queria. Usava era fato-de-banho, que era o que se via habitualmente, e a minha mãe a tentar convencê-la que o biquini era giro e que era não sei quê e lá se convenceu. E eu como mais nova mal vi ela de biquini também quis :P
    Não gosto nada de ver meninas de cuequinhas na praia, e muito menos os bebés todos nus ou de fralda. Acho horrível!! Existem fraldas de ir para a praia e fatos de banho tão giros para vestir por cima da fralda. E o que ainda detesto mais ver é miúdos que chegam a praia, e no caso das meninas, abrem as pernas em plena praia e começam a fazer xixi. Acredito que não têm o controlo e isso tudo, mas vai muito dos pais. Com pais atentos isso não acontece, além disso não acredito que em casa façam xixi assim no meio da sala. É uma questão de hábitos e educação. E por ironia do destino, não gostar de ver bebés nus na praia, a minha mãe conta que me vestia o fato de banho e que mal eu chegava a praia o despia em conjunto com a roupa e queria era andar nua. Quem diria! Se calhar foi trauma. Ela diz que andava o dia todo atrás de mim sempre a vestir-me o fato de banho de novo porque também não gostava de bebés nus na praia. E sempre que ela o vestia eu despia-o!
    RM

    ResponderEliminar
  81. Fato de banho, biquini ou cueca , é ao gosto de cada um, agora nuas POR FAVOR... NÂOOOOO!!

    ResponderEliminar
  82. Pipoca, as educadoras foram as primeiras a pedirem biquínis nas meninas para a colónia. Sempre usou biquíni na praia, fato-de-banho na natação. Este ano vai ter um fato-de-banho de praia mas só porque o achei giro. E sim, pasmem-se! Tento que ela escolha a maioria da roupa que lhe compro para evitar ter peças com etiquetas na gaveta. Se fui eu que errei? Muito provavelmente mas não sei o que fazer para contornar isso. Nunca sonhei que aos 4 anos ela fosse assim. Já a vesti á força, já deixei de sair de casa para ficar de castigo, já lhe bati! Não vale a pena, ela esperneia, coça-se, arranca a roupa, diz que pica, diz que faz calor, que dói, que aperta, que é feio, que fica curto, que não fica justo. Eu nem quero imaginar se ela fosse tua filha. LOL É que eu não sou assim tão, digamos, virada para a moda. Tenho os cuidados normais. Deve ser os desenhos do panda. Olha, nunca lhe compres nenhuma t-shrit com bonecos porque vais perceber o que é querer sair de casa e ele fazer uma birra porque a quer vestir a t-shirt do ruca pelo 5º dia seguido (é normalmente o que acontece com rapazes).
    Já pedi que o próximo seja rapaz porque eu não aguento outra igual.

    ResponderEliminar
  83. Praia e´sem duvida o lugar mais democratico do planeta, tem espaço para tudo: Ao mesmo tempo que estas a olhar com ar de reprovação as meninas com biquini, com certeza alguem estara olhanod par ti com ar de reprovação por mostrares a barriga de gravida. Gosto é gosto e liberdade não tem preço. Logo....e´descontrair, voltar a ser criança sem julgar os gostos do próximo ;)
    Cleo

    ResponderEliminar
  84. Ainda bem que vai ser bem. Daqui a uns tempos falamos. Já ouvi tantas amigas antes de serem maes dizerem "ser fosse a minha filha.... se fosse o meu filho... nem pensar" Eu própria ´já fiz isso e mordi a lingua....

    ResponderEliminar
  85. Não sei qual é o problema de ver meninas mais pequenas em bikini, não acho que seja algo que tenha de ser reservado para a adolescência. Tenho 15 anos, devo ter tido o meu primeiro bikini por volta dos 7/8 anos.

    Acho que é uma coisa natural e não tem nada de mal, só posso concordar numa coisa com a pipoca, crianças nuas na praia é que não!

    ResponderEliminar
  86. Sinceramente não percebo a teoria de gostarem de ver os bebés ou crianças nuas na praia. Nem vou comentar a parte higiénica da coisa, mas será que são as mesma pessoas que se preocupam em não colocar fotografias dos mesmos na Internet?
    É óbvio que todas as mães gostam dos seus filhos, mas precisam de os mostrar em 'toda a sua glória'?
    E, se mesmo com bikini ou fato de banho, conseguimos ficar cheios de areia por todo o lado, seguramente acontece o mesmo quando não há nem um pedacinho de tecido a separar.

    ResponderEliminar
  87. Considero bem mais preocupante a exposição de bebés e crianças em blogs e redes sociais.levanta mais questões éticas do que gosto estético.

    ResponderEliminar
  88. Adoro as pessoas que dizem filho | filha meu nunca ira fazer isto !! Pois, depois de ter 3 filhos, e de ter dito filho meu nunca fara nada disso : andar nu !! fazer birras !! atirar-se para o chão !! e muito mais ... pois é engoli tudo o que disse com a agravante de ter o meu marido ao meu lado para relembrar-me !! Não falem sobre o que não passaram ... e nunca digam nunca ... pois um dia mais tarde vão engolir isso tudo !! cada criança é única ... e os seus comportamentos são imprevisíveis independentemente da educação ... eu tenho 3 e sei do que falo ... pipoca olhe que fica tudo escrito ... e já agora ... cada pai e cada mãe é que sabe de cada criança ... para criticar ?? não cuspa para o ar porque ainda lhe cai em cima

    ResponderEliminar
  89. Desde o post aos comentários aqui deixados... clap clap clap! Um aplauso à estupidez! A Pipoca não usa o que gosta,o que lhe apetece? E alguém tem alguma coisa a ver com isso? Nada,não é? O Mateus vai usar o que a Pipoca gostar,certo? Alguém tem alguma coisa a ver com isso? Nada! O que é que importa se as meninas andam em fato banho, biquini ou cueca? Ou mesmo nús??? Cada qual anda como quer,ou só porque não anda ao seu gosto já é pirosa? Você tem umas sabrinas que para mim são simplesmente horrendas e não é por isso que eu a vou achar pirosa! Oss gostos são relativos,as escolhas são pessoais e o resspeito pelos gostos e escolhas dos outros fica bem em todo o lado! Não acho que esteja a ficar velha,só acho que com este post transmite que pensa que o seu gosto é que é bom gosto,quem gosta de coisas diferentes é uma pirosona e uma mãe patética! Ahhhh! E tenho 3 filhos! A Rita tem 16 anos e usa fato de banho porque gosta de correr e mergulhar à vontade e sente-se melhor assim! O Nuno tem 13 anos e usa calção! A Sofia tem 5 anos e usa fato banho,este ano é da Cinderela e tudo! Muito rosa e muito pirosinho,mesmo como ela gosta! Mas já usou só cueca, já usou biquini...usou o que me apeteceu comprar-lhe!

    ResponderEliminar
  90. Aqui está um assunto que nem vale a pena discutir: pais pirosos terão sempre crianças pirosas, vestidas de forma pirosa. Pais com bom gosto, não vestem NUNCA bikinis às meninas e muito menos cuequinhas ou rabinhos ao léu. É claramente uma questão de educação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma questão de educação??

      Eliminar
    2. Adoro esta gente que se acha educada, porque veste fato-de-banho, camisolas de golas e trata os filhos por você... Blhéc

      Eliminar
  91. Sem falsos moralismos, não gosto de ver crianças com bikini completo. Adoro vê-las de fato de banho inteiro ou então de cueca. Também acho que a parte de cima do bikini serve para tapar algo que as meninas não têm e, por isso, as mostra "adultizadas".
    E crianças nuas na praia também abomino, quanto mais não seja por uma questão de higiene da própria criança.

    ResponderEliminar
  92. Recordo-me bem...Tive um fato de banho às riscas, preto e branco, com uma cara gigante da minnie, mesmo na barriga. As costas era todas abertas, com as alças cruzadas :) o que eu adorava aquele fato-de-banho! Bikini só comecei a usar lá para os 14 anos, quando já tinha qualquer coisa para "encher" a parte de cima.

    ResponderEliminar
  93. A sério?
    Biquini é só para adultas? Não têm maminhas para tapar? Têm sim, só que ainda pequenas, mas isso não deixa de ser as partes "intimas" delas.
    A minha filha de 6 anos nunca gostou de andar de maminhas ao léu, por isso só usa fato de banho ou biquini com a parte de cima. E acho que devo respeitar, não?

    ResponderEliminar
  94. Pois eu acho que não fica nada mal as meninas andarem de biquíni. Eu própria, quando era criança, sempre usei ou só cuecas ou biquíni. Claro que eram biquínis adequados à idade, daqueles quadrados e com padrões infantis, não propriamente um biquíni à brasileira com padrão de leopardo... Péssimo é as crianças andarem nuas na praia, nisso concordo.

    ResponderEliminar
  95. Por aqui tb eu usei fato de banho até os bikinis voltarem a estar na moda, agora pelos vistos está a acontecer o contrário.

    Já as minhas filhas qd mais pequenas usaram só a parte de baixo do bikini, além de ser mais pratico qd tinham que usar t-shirt para evitar queimaduras solares, são muito branquinhas mas bronzeiam-se e sim tb para o bronze bikini dá mais jeito (¨,) tanto na praia como na piscina.

    Mas agora a mais velha está na fase dos complexos e fato de banho está a ser opção o pior é que não conseguimos encontrar um que se adeque a uma miúda grande de 14 anos, todos de tamanhos grandes são assim pró velhotas, e os enchumaços que têm na parte do peito?!!! Mas quem é que quer enchumaços para um peito que já é grande!!!!!

    ResponderEliminar
  96. Mas o que se passa com as mulheres deste blog? Isto parece conversa de chá de velhotas. Talvez por eu sempre ter vivido junto a praia, nunca me tinha passado pela cabeça o dilema bikini/fato de banho/nudez. Aqui pela praia, entre a criançada tudo se usa e tudo fica bem.

    ResponderEliminar
  97. Eu até ter maminhas andava só de cuecas. E os miúdos da minha idade eram todos assim, só de cuequinhas :D

    ResponderEliminar
  98. Quando as minhas filhas fazem praia com o colégio usam biquini. Não porque façam birra. A razão é simples: é mais fácil conseguirem ir à casa de banho sozinhas, sem terem que tirar o vestido, se estiverem com biquini e não com fato de banho (porque entre chegarem ao colégio e arrancarem para a praia, apatece sempre ir fazer um - ou vários - xixi). Eu não gosto de ver crianças vestidas como adultos (nunca gostei de mini-blazers nem nada do género) agora não percebo porquê que um biquini é uma coisa de adulto e um fato de banho não. De criança são as cuequinhas. Mas isso só as deixo usar em piscinas privadas, não na praia. De qualquer forma, acho que cada mãe / pai deve vestir os filhos com aquilo que gosta.

    ResponderEliminar
  99. Boa tarde!

    É a 1ª vez que venho aqui comentar, apesar de todos os dias ler o blog.

    Tenho uma filha de 3 anos e tanto lhe visto fato-de-banho como biquini (tem 3 de cada)... Não vejo qual é o mal?! Ok ainda não tem maminhas, a questão de ser mais fácil de ir à casa-de-banho é uma realidade mas que também funciona se usar só a cuequinha... Mas estamos a falar de mini-biquinis com padrões e modelos próprios para crianças...folhinhos e fru-frus e ronhónhós!!!! Não são biquinis fio dental ou asa delta ou cai-cai!!!! Por amor de Deus!!! Acho bem mais ridículo vestir um rapaz com conjuntos que apresentou aqui para o Mateus, por exemplo!!!! Mas cada um tem a sua opinião...e a minha vale o que vale!!! ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  100. Tanga???? Crianças de Tanga e são contra o uso de bikini??? Por acaso sabem o que é uma tanga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao estamos no brasil por isso estaremos a falar d coisas diferentes. Tanga é uma cueca, sem parte d cima. Não um bocado de tecido enfiado nas nádegas.

      Eliminar
  101. Tenho quase a certeza que a Pipoca vai mudar um pouco as suas opiniões. Assim que nascer o Mateus vai começar a ver TUDO de outra maneira!! :)

    ResponderEliminar
  102. Pá, como é que hei-de por isto?
    Também não gosto muito de ver bebés despidos. Não é por andarem nús (porque de certa forma, dá-lhes um sabor a liberdade), mas acho mal na praia principalmente por causa da areia, que os pode magoar em locais sensíveis. Agora a fraldinha ou a cuequinha, acho uma graça. Os biquinis é conforme... Não gosto de ver as miudas com biquinis que cabem às mães; há vários tipos de biquinis. Eu usei uma cuequinha com folhos e tal até aos 3/4 anos, depois usei biquinis (do género top e calção) e passei ao fato-de-banho perto dos 10 anos porque sou gordita. Usei biquini normal uma ou duas vezes mas começou a ser incomodativo.

    Uma coisa é satisfazer todas as vontades às miúdas, e nisso tens razão, ha que ter mão nisso. Outra coisa é mostrar-lhes todas as opções e saber dizer nao quando necessário.

    Beijinhos (:

    ResponderEliminar
  103. Desde que seja um biquíni apropriado à idade da criança não vejo onde está o mal.

    ResponderEliminar
  104. Olá!
    Eu acho mesmo que cada um tem os seus gostos. Aquilo que aos meus olhos fica bem numa criança, aos olhos de outras pessoas pode ficar mal. Adoro ver as minhas meninas de cuequinha, elas nem pedem a parte de cima e sinceramente aos meus olhos não gosto muito de ver. Também gosto de as ver as meninas de fato de banho, mas só o usam para a natação... Detesto ver as crianças despidas na praia, mesmo as mais pequenas.

    ResponderEliminar
  105. Também nunca gostei de ver criancinhas nuas na praia. No entanto, desde que fui mãe de um rapaz, há dois anos, que engulo opiniões passadas, todos os dias. E essa é uma delas. Eles odeiam andar de fralda, está calor e ficam hiper felizes com a piloca (bhléc, dirá) ao léu. Mas verá. Verá como ser mãe é querer vê-los felizes. E ainda vai dar por si a perguntar: "Onde está a pilinha, Mateus?" :))

    ResponderEliminar
  106. Olá Pipoca! Independentemente dos gostos de cada um a vestir os filhos na praia (e concordo com muitas das coisas que foram ditas, apesar de discordar de algumas mais extremistas), o que me causa um certo incómodo ao ler é isto:

    "Podem dizer que não há nada a fazer, que são elas que querem, que se recusam a sair de casa com outra coisa, que os tempos são outros, mas... então e as mães? Não têm uma palavra a dizer sobre o assunto? "

    Referiste-te especificamente às "mães", quando vivemos num tempo em que se quer, mais do que nunca, envolver ambos os pais nas decisões e educação das crianças. Sei que provavelmente o disseste porque, em boa verdade, são normalmente as mães as responsáveis por essas tarefas ligadas ao vestuário e afins, porém, pedia-te para teres um pouco mais de atenção quando o dizes, para que se comece a usar mais a palavra "pais" no que toca à responsabilização, do que apenas "mães".

    Espero que não vejas isto como crítica destrutiva, penso que acreditas no poder da palavra, tanto quanto eu, como principal alicerce na mudança de mentalidades.

    Felicidades :)

    ResponderEliminar
  107. Eu gostava mesmo era que a moda dos Tankinis pegasse em Portugal.

    http://www.victoriassecret.com/swimwear/tankinis?pageAt=all

    http://www1.macys.com/shop/womens-clothing/womens-swimwear?id=8699&edge=hybrid&intnl=true#!fn=SWIM_STYLE%3DTankini%26sortBy%3DORIGINAL%26productsPerPage%3D100&!qvp=iqvp

    Pipoca, diz lá que não são LINDOS?

    ResponderEliminar
  108. É tudo muito estranho hoje em dia. Mas há bikinis e bikinis portanto acho que tudo se reduz sempre a uma questão de bom senso!

    Enfim! Felizmente a minha prima de oito anos fica mais feliz é quando está de fato de surf... e eu na areia especada a olhar para ela, porque nunca aprendi a nadar convenientemente e portanto nunca perdi o medo da água!

    ResponderEliminar
  109. Tenho 46 anos e nunca vesti um fato de banho na vida! :)

    ResponderEliminar
  110. As crianças deviam sim andar com uma t-shirt branca, com chapéu e protetor solar. É com isso que as mães se deviam realmente preocupar. Eu vejo os miúdos sempre na praia, sem qualquer tipo de proteção. Mas, relativamente ao post que a Pipoca escreveu eu tanto gosto de ver de biquíni como de fato de banho, nus a que não. Eu tenho 25 anos e não sou nada gorda, e no entanto gosto muito mais de usar fato de banho que biquíni.

    ResponderEliminar
  111. Por amor da santa.... são biquinis senhores! Biquinis!!!! Desde quando é que uma criança usar biquini é uma "adultização" da mesma?!?!? Confesso que também gosto mais de as ver de fato de banho mas é unicamente uma questão de gosto pessoal. Agora afirmarem que é ridiculo, que andam descompostas e que é uma questão de educação e dos pais não saberem dizer NÃO... acho maravilhoso!
    By the way: sou mãe de duas meninas, 4 e 8 anos, e sim... usam fatos de banhos, biquinis e só cueca.
    SR

    ResponderEliminar
  112. Eu tenho 19 anos e uma irmã com 7 anos. E não, não acho que esteja a ficar com conversa de velha, porque eu penso exactamente o mesmo. Faz-me mesmo confusão que usem bikini. Para mim, é o belo do fato-de-banho! Ficam super queridas de fato-de-banho e há uns sempre tão giros, com padrões super engraçados. E conheço mais gente que pensa da mesma forma.

    ResponderEliminar
  113. Eu tenho 19 anos e uma irmã de 7. E estou totalmente de acordo contigo, Pipoca! O biquini (então o de triângulo, pior ainda) representa já outra idade que não a faixa etária dos 0-8 anos. Não acho que seja conversa de velha, de todo. Uma vez, na praia, vi uma criança de, talvez, 4 anos, de biquini triângulo, cheia de pulseiras e colares de ouro. Fiquei estupefacta a olhar para o circo que envolvia a criança. Enfim. Ah, e conheço mais gente que pensa da mesma forma. E há fatos-de-banho tão giros, com padrões tão engraçados. Fato-de-banho power!

    ResponderEliminar
  114. Toda a razão do mundo, infelizmente trata-se de um problema de educação e mais grave ainda de mau gosto e falta de elegância mas todos os países tem um todlers e tiaras deles próprios, no caso das crianças nuas é para além dos problemas acima referidos uma falta de higiene ou será que pensam que a areia é muito limpa e livre de germes e bactérias, realmente que porcaria coitadas das crianças cheias de micoses provocadas pelo areal.

    Maria do Rosário

    ResponderEliminar
  115. Mas meninas pequenas de biquini, parecem-lhe adultas??? E que vão querer usar cinto de ligas aos 6 anos??? Que estranho!!!

    ResponderEliminar
  116. gosto muito mais de fatos de banho no geral. agora até se vão encontrando coisas engraçadas, mais no estrangeiro e na internet do que na vida real, ao ponto de ter de ser eu a fazer os meus próprios fatos de banho porque dificilmente encontro algum que se adeque ao meu tamanho de corpo e de carteira. não é modéstia nem vergonha, acho só mais bonito e elegante.
    e quanto a bébés de dois anos com biquinis de folhos (para dar a ilusão de quê, exactamente), então quando são de triângulo e passam a vida a sair do sítio... por favor. quanto muito usavam um bikini tipo top curto.
    ah, e tenho 23 anos, se calhar sou a reencarnação de uma beata qualquer apoiante do salazar na década de 50, mas é assim que eu penso.

    ResponderEliminar
  117. tenho 18 anos e sempre usei cuequinha ate ter os meus 13 anos, a partir dai usei biquíni completo e não foi por isso que me tornei no que as miúdas hoje em dia se tornam. As miúdas de hoje não se tornam mais adultas por terem usado ou não biquínis em pequeninas mas sim por falta de educação da parte dos pais. acho mais deprimente miúdas andarem com 'boxers de ganga' na rua do que bebés de cuequinha. E não, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    ResponderEliminar
  118. Logo depois de ver este texto vi isto no 9GAG: http://9gag.com/gag/amXLMOX

    Afinal não és a única! Eu também acho estranho. Tenho 18 anos e quando era pequena também usava fato de banho...

    ResponderEliminar
  119. É isso..andar de fato de banho e ficar com a barriga toda branca!! Horrível!! Uma vez ou outra, ok...agr sempre até a mãe achar que a criancinha já têm idade...por favor! Não acho nada que o bikini seja "adultização" das crianças! "Adultização" é andarem de sandálias com salto, mesmo que seja pequeno ou unhas pintadas aos 3 anos... agr bikini.... ai ai!

    Marta S.

    ResponderEliminar
  120. Biquini, fato de banho ou cuequinha não me choca. O que me choca é ver os maus modos, ouvir o palavreado, a falta de respeito pelos outros e até pelos próprios pais.
    Isso sim é preocupante!! Tenho um filho de 10 anos e desde pequenino que na sua educação o sim está tão presente como o não. Na minha opinião se não existisse o NÃO, o SIM deixaria de ter qualquer valor.
    Nessa perspectiva, educar os filhos impondo limites de forma a garantir a sua segurança, bem estar e criação de valores, torna-os indivíduos capazes de lidar com os obstáculos da vida, com as suas próprias frustrações, torna-os lutadores e capazes de respeitarem o próximo.
    O que me assusta verdadeiramente é perceber a sociedade em que vivemos e que sociedade será feita pela próxima geração. Não tenho nada contra a vaidade que generalizando, também é sinal de auto estima, mas vejo que cada vez mais a aparência sobrepõe-se aos valores educacionais.

    ResponderEliminar
  121. Pipoca do meu coração,
    tenho 22 anos e ando de bikini mais pela tendência do que por mim mesma, acho que o fato de banho foi das coisas mais fofinhas que inventaram e adoro ver-me com eles, ando a namorar um preto com bolinhas que acho que vou comprar, contudo quando anunciei ao meu namorado que este ano era só fato de banho disse logo, comigo não vais pra praia assim, vai-se lá a ver o homem já manda não?
    A melhor amiga diz que vou ficar com a barriga branca ao que eu respondi mais alguma vez eu ando com ela a mostra sem ser na praia, raramente sou sincera ou uma coisa ligeira que nem se nota se ela está branca ou não...
    Ao que eu declaro, fatos de banho, sim por favor : )

    ResponderEliminar
  122. A parte de cima do bikini é para proteger o mamilo da exposição solar, seja em que idade for, nós meninas e mulheres temos mamilos, logo o sol causa danos. Os bikinis são adequados a cada idade. Feio, feio para mim é a parte de cima do bikini cheio de almofadões! Whta's the point? Coisa horrorosa. Detesto ver crianças nuas na praia e a fazer o xixizinho à beira mar, enfim, opiniões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os homens que conhece não têm mamilos?

      Eliminar
  123. Ainda bem que os homens não têm mamilos, senão tinha de andar a escolher entre biquinis e fatos-de-banho! Haja..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os homens TÊM mamilos...não têm é mamas usualmente, mas podem ter por alguma má formação!

      Eliminar
  124. O que eu acho é que, em vez de se preocuparem com o trapos, deviam preocupar-se com as horas que as crianças passam na praia. Tenho 22 anos, chego à praia às 8 e saio ao meio-dia... Hora a que chega o maralhal! Isso choca-me muito mais que uma criancinha nua...

    ResponderEliminar
  125. De bikini,de fato de banho,nuas,de calções,de pernas para o ar,enfim...Porque é que todos têm uma palavra a dizer sobre aquilo que os outros vestem?Mas agora temos de ser todos fotocópias????Cada um usa o que quer,quem não gosta olha para o lado ou então faz melhor: olha para o próprio umbigo...Que alguém também deve estar a criticar...Triste sociedade

    ResponderEliminar
  126. Vejamos as coisas desta forma. Tu também não tens 30 e tal anos e não te vestes como uma miúda? Há dias que pareces ter a minha idade - tenho 20- e entretanto ninguém te critica por isso.

    ResponderEliminar
  127. (Bem eu vinha comentar um post querido e deparo-me com uma inesperada loucura nos comentários) Identifiquei-me muito, se há coisa que me lembro é de ter passado por vários fatos de banho durante toda a infância, lembro-me deles debaixo dos vestidos e de dormir só com eles vestidos durante os verões no campismo. Boas memórias, é uma verdade que as meninas ficam muito mais queridas de fato-de-banho da praia, mas são modas :)

    ResponderEliminar
  128. Pasmei com a quantidade de comentarios "ai crianças nuas é que não". A sério? Chocam se com pilas d 2 cm e um rabiosque de fora? ! E nao venham c as tretas da areia porque a minha filha, mesmo usando fato d banho, consegue lá meter o saara dentro. Fica feio? ! Numa criança pequena? Blheccccc uma criança nua? !

    ResponderEliminar
  129. Desculpem.... homens não têm mamilos!!! Então como se chama aquilo que eles têm???? Os homens não têm é mamas, mas mamilos têm.

    ResponderEliminar
  130. Mil vezes as crianças nuas na praia do que em bikini. O nú infantil não é erotizado, é humano e normal, enquanto o bikini pões características sexuais secundárias onde ainda não as há (ancas, peito), sexualizando muito mais do que seria aconselhável nestas idades. Já a coisa de algumas bonecas Bratz virem com fio dental me dava nervos e isto segue a mesma linha.

    ResponderEliminar
  131. é capaz de ser isso, é...

    ResponderEliminar
  132. Fatos de banho são graciosos, mas bikinis mínimos p os mínimos tb!

    ResponderEliminar
  133. Que coisa retrógada... tudo tem mesmo de ser igual ao que vivemos?

    ResponderEliminar
  134. E que tal as adolescentes usarem burka? Parece te bem pipoca? É claro que bikinis mínimos só devem ser usados por adultas com as mamas à mostra e o resto também. E não se esqueçam da bandeirinha a indicar que precisam desesperadamente de um homem! Agora adolescentes ... que vergonha! Tens cada opinião que realmente só mesmo a tua mente...

    ResponderEliminar
  135. sem duvida pipoca, sem duvida. é uma parolada bikinis em crianças

    ResponderEliminar
  136. A minha sobrinha que odeia vestidos, folhinhos, laçarotes, fru-frus, trancinhas e afins, sempre usou biquini. Daqueles desportivos, tipo calçãozinho e top. Já agora a minha irmã nunca a obrigou a usar nenhum dos itens anteriormente enumerados. Atenção, a miúda nunca escolheu a roupa, mas também acho que as mães não têm que obrigar os filhos a vestir algo com o qual não se sentem bem.

    ResponderEliminar
  137. Cláudia Azevedo07 julho, 2013 01:12

    Que engraçado este post Pipoca!!
    Quando eu era pequenina a minha mãe nunca me deixou usar bikini completo, embora eu quisesse, ou por outras palavras, eu basicamente implorava pra me deixar usar, porque muitas (ou quase todas) as meninas da minha idade usavam e eu também queria, claro!! Das duas uma: usava fato de banho ou só cuequinha, com folhinhos, com padrões, lembro-me de ter várias e de ela efetivamente me esconder as partes de cima, ou então nem sequer as comprar junto com as parte de baixo dos bikinis. Até porque como eu não gostava de secar o fato de banho molhado no corpo, se usasse só cuequinha ia sempre trocando ao longo das horas em que estava na praia :)
    O que é certo, é que agora também partilho da opinião de que o bikini nas crianças fica terrível, até porque a maioria das vezes a parte de cima está sempre desengonçada ou com os fios sempre a desapertar-se! Só para teres uma ideia eu só comecei a usar bikini lá para os 11, 12 anos.. porque até lá nem maminhas tinha!!
    Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e hoje as meninas já nascem de lábios pintados, só porque lhes "apetece".

    Um beijo Pipoca*

    ResponderEliminar
  138. Patrícia Mota07 julho, 2013 08:31

    Pela tua ordem de ideias, um menino de 3 ou 4 anos que use uma gravata infantil é uma aberração certo? Tss tss...

    ResponderEliminar
  139. Isto é uma partida...a pipoca só queria era causar "polémica" e chamar muita gente para comentar! :P

    Porque confesso que é a publicação que mais discordo...
    Não têm fundamento esta opinião com o que nos estás habituada a dar...mas é a tua ideia e respeito!

    Mas já eu, como são crianças, de bikini de fato de banho ou nuas, nunca me passaria pela cabeça pensar em adultização nem nada do género...são crianças...podem usar na praia o que mais gostam e os pais querem, porque até à bikinis bem fofinhos, além de serem bem práticos! Com a parte de cima ou sem...


    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis