Pub SAPO pushdown

Há mar e mar...*

quinta-feira, junho 27, 2013

A água no Algarve não tem estado para brincadeiras. Estamos em plena época de marés vivas e a coisa anda agreste. Mas, não sei se por estar no Algarve e isto ser quase sempre uma calmaria, a malta não quer saber quando está bandeira amarela ou mesmo vermelha. Acho que é aquela coisa tipicamente portuguesa do “ah, a mim nunca me acontece nenhuma desgraça”. Mais ou menos como aquelas pessoas que se vão enfiar debaixo das rochas, apesar de todas as proibições, porque se um bocado da rocha caiu a semana passada é óbvio que não vai cair outro esta semana. Era preciso muito azar! E é com base neste pressuposto do “era preciso muito azar” que as pessoas se vão pondo a jeito para as desgraças. Eu sempre fui uma mariquinhas no que toca a aventuras marítimas, mas também sempre tive uns pais que não me davam grande margem de manobra para asneirar. Se estava bandeira amarela, na loucura podia pôr um pézito ali à beira de água, chapinhar debaixo da vigilância deles, mas se estava vermelha então nem me deixavam lá chegar. Ficava na areia a resmungar e não havia cá conversa para ninguém. Ontem à tarde estive um bom bocado à beira mar a apreciar o pessoal. Estava bandeira amarela, mas umas ondas enormes e que rebentavam com uma força que atirava ao chão tudo quanto era puto. E sim, o que não faltavam eram putos por ali, resmas deles, mínimos, e eu a ver quando é que vinha uma onda maior e os arrastava a todos. Uma ou duas mães estavam a observar, ligeiramente afastadas, e lá iam gritando “cuidado” ou “olha a onda” ou “já te disse para saíres da água”. Claro que os miúdos não ligavam nenhuma, e as ondas cada vez mais fortes. Mas nenhuma daquelas mãezinhas foi capaz de ir lá pegar nos putos e arrancá-los da água. Contrariar os meninos é que não, mais vale estar ali com os nervos em franja. Às tantas, claro, teve de vir o nadador-salvador berrar um “já chega!!!” e mandar toda a gente sair da água. E quando apitou para os adultos saírem, os que já andavam bem lá para a frente, foi incrível ver a quantidade de gente que fez de conta que não estava a ouvir e que lá continuou alegremente, ignorando os gritos e apitos. A sério, acham mesmo que os nadadores estão ali só para chatear? Que mandam as pessoas saírem da água porque se sentem aborrecidos e não têm nada mais giro para fazer?  Fico doente com estas coisas. Odeio chicos-espertos e malta que acha que não tem de cumprir regras, ou que é imortal. Na segunda-feira, quando cheguei à praia, estava um miúdo de dez anos a ser reanimado pelo INEM, depois de o terem tirado da água, e saiu dali em mau estado. Fez-me muita impressão, não consigo imaginar o que é passar por um susto assim. Mas ao fim de dois minutos já andava toda a gente metida nas ondas. Bandeira vermelha? Ah, que se lixe! Enfim, há coisas que achamos serem de senso comum, mas pelos vistos não. 

* uma expressão que, aparentemente, nem toda a gente conhece

32 comentários:

  1. E se acontecer alguma coisa grave ainda se queixam que a culpa é dos nadadores salvadores e da falta de vigilância nas praias portuguesas. As pessoas têm é de aprender a respeitar as regras...

    ResponderEliminar
  2. É tão verdade o que acabou de escrever!!
    Há uns anos a minha mãe estava à beira mar, mar esse super revolto, e estava uma criança tipo com 2 anos a brincar também à beira mar. Os pais, nem vê-los. Às tantas vem uma onda enorme e quem teve que ir a correr agarrar a criança foi a minha mãe, senão o miúdo tinha ido literalmente, com os peixes. A mãe da criança chegou, levou-o e nem um obrigado!
    Gente inconsciente é o que há mais por aí

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que escreveste e, tal como tu, prefiro não correr o risco. Mas o que relataste sempre aconteceu e sempre acontecerá, infelizmente. Fez-me lembrar uma cena que presenciei há algum tempo e que descrevi aqui:http://www.letirose.com/2011/07/18/onde-e-que-falhamos-para-existirem-tantos-monstrinhos-2/
    Enfim...há muita gente inconsequente e já diz o ditado "quem anda à chuva molha-se". E não, não é preciso muito azar para acontecerem situações que, previsivelmente, já se adivinhavam perigosas.
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto. O pior mesmo é que este país, e os outros provavelmente também, estão cheios de "chiscos espertos".

    ResponderEliminar
  5. Qd acontece alguma desgraça a culpa é a falta de vigilância, falta de informação, indicações, etc, etc... Nca é de quem n respeitou as regras. Eu tb sou mt medricas e prefiro nao arriscar.

    http://dailylifebysophia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Duas palavras: selecção natural.

    ResponderEliminar
  7. Moro perto da praia e aqui toda a gente sabe que há uma determinada zona onde o mar é muito perigoso e onde há várias histórias de pessoas que já lá faleceram. No ano passado, um colega do meu irmão, a quem já tinha morrido um primo nessas circunstâncias, achou que nada lhe aconteceria e meteu-se mar a dentro, vindo a falecer também.

    ResponderEliminar
  8. São os nadadores-salvadores e as hospedeiras de bordo nos aviões... sou hospedeira e levo com este "chico-espertismo" e falta de compreensão todos os dias! As pessoas pensam que quando acordamos de manhã a primeira coisa que pensamos é "Ora bem, quem irei eu chatear hoje?!". É pena que os portugueses (povos latinos no geral, na verdade) não se apercebam que as regras existem por alguma razão, não apenas porque nos apetece... e que este tipo de profissão está ali para zelar pela segurança e não para dar uma de Baywatch ou servir cafés, respectivamente...

    ResponderEliminar
  9. Isto realmente dá muito que pensar...Muita gente pensa que como está no Algarve pode abusar da sorte, mas é até um dia!

    Giveaway That´s the Way + Stilettos & Co.

    http://thatsthe-way.blogspot.pt/2013/06/giveaway-thats-way-stilettos-co.html

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que escreveste este post, pode ser que consigas chegar à consciência de alguém. Também detesto os chicos espertos. Obrigada por escreveres tão bem e temas (neste caso) que, para mim, são serviço público :). Bjs. Maria_S

    ResponderEliminar
  11. ainda bem que na minha praia aqui no Porto a bandeira está sempre verde e o mar calminho calminho :)

    ResponderEliminar
  12. Custa-me ver que certas pessoas fazem o que querem e na hora do aperto os nadadores salvadores têm de arriscar as suas vidas por causa de gentinha que podia ter juizo e ter respeitado as regras e as ordens dadas.

    Eu também seguia as regras das cores das bandeiras..! Bandeira amarela só molhava os pés e rapidamente.

    ResponderEliminar
  13. Não podia estar mais de acordo!

    ResponderEliminar
  14. Se soubesses as vezes que isso acontece cá no norte. Os meus pais eram como os teus. Sempre nos ensinaram a respeitar as bandeiras e acima de tudo os nanadores-salvadores. Mas poucas são as pessoas que respeitam. Na minha opinião eles deviam ter mais autoridade porque quando vão salvar alguém estão a arriscar a vida deles. Já vi muitos a arriscarem-se em zonas que nem sequer eram protegidas, mas como ficava a nem a meia dúzia de metros da zona protegida meteram-se na água. Também nunca reparaste quando foi aquilo das arribas que estavam a cair, ninguém ligava nenhuma?! Toda a gente se punha lá de baixo, nas tintas para o que dizia nos letreiros, para o que os nadadores-salvadores diziam ou para o facto de já terem ficado pessoas lá por baixo. Infelizmente o zé povinho não muda.

    ResponderEliminar
  15. Até incomoda, ver os nadadores salvadores a apitar e preocupados e os chicos palermas a armar-se em parvos!

    ResponderEliminar
  16. Pipoca tb estou pelo Algarve e onde estou tem sido igual, só teve uma tarde bandeira vermelha e os nadadores não deixavam ninguém entrar na agua e as pessoas até respeitaram. Agora com amarela assim que avistam alguém a nadar lá se ouve o apito. O que me faz confusão é as pessoas verem a cor das bandeiras e saberem os significados e mesmo assim "vamos nessa até sei nadar bem" até um dia... Beijinhos e continuação de boas férias e que venha a bandeira verde que já estou farta desta ondulação manhosa. Raquel B.

    ResponderEliminar
  17. Mas também há os nadadores que para irem namorar com a miúda bem longe, colocam a bandeira vermelha e nunca mais ninguém lhes põe a vista em cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve frequentar praias muito más. Vou para Manta Rota há 10 anos e NUNCA vi tal coisa.

      Eliminar
  18. Infelizmente, bom senso e capacidade de raciocínio é algo que falta a muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  19. Na verdade eu acho que há uma grande ignorância no nosso país. Só pode ser isso, não é?

    ResponderEliminar
  20. Pipoca, este tamanho de letra é um pouco mais difícil de ler no computador. E pronto, esta é a minha teoria espectacular! :D

    Não, agora a sério. Não sou mãe nem nada que se pareça mas tenho primas e se já tenho medo delas descerem uns degraus de escada, então no mar é a loucura. Eu sou totalmente de acordo com "mais vale prevenir que remediar" porque, sejamos francos, nem todos conseguem remediar... Faz-me impressão ver pais despreocupados na praia. Amigos, se querem relaxar sem preocupações, continuassem sem filhos. Tiveram-nos? Cuidem deles! O que não falta são crianças magoadas, aleijadas e deixadas ao abandono.
    Vá, também há criancinhas lindas e fofinhas que são bem tratadas mas é preciso atenção e tempo para que elas se mantenham assim.
    Boas férias pipoca!

    (O Mateus deve estar a pensar "alguém ligou o aquecedor, que este forninho está mais quentinho") - uma teoria absolutamente espectacular sobre uma possível declaração de um bebé dentro de uma barriguita que se encontra na praia a apanhar sol do bom.

    Bárbara

    ResponderEliminar
  21. Oh dizer não a miuda de 14 anos, terrivelmente estupida, grossa, e birrenta, ah não ela tem uma personalidade tão forte. Acha, que a mamã lá quer ter trabalho nãnã não a mamã está preocupada com outras coisitas...

    Dizer não ao puto de 6 anos que se acha o tal...? Ah nã nã....prefiro estar aqui a banhar-me em sol e relaxar do que ter de ouvir gritos e ais e ais...
    Típico comportamento português!
    Deixa lá, logo se vê.
    A frase preferida do povo!
    Ou como diria uma imbecil que eu conheço: É disso que meu povo gosta.

    ResponderEliminar
  22. Concordo perfeitamente...
    Eu sou toda respeitadora das bandeiras.

    Mas sou sincera, gosto de ver os chicos espertos á beira da àgua a esbardalharem-se com as ondas. Aindao ano passado vi uma senhora(após vários avisos do marido) a perder o bikini, parte de baixo e os óculos, tal não foi a lavagem na máquina.

    ResponderEliminar
  23. Por isso é que as praias do Norte são as melhores! ;)
    Para além de porem os putos rijos para toda a vida com a água a 15ºC, as rochas fazem piscinas naturais e eles podem estar lá o dia todo a chapinhar sem grande necessidade de vigilância!
    Que infância maravilhosa tive eu naquelas praias!... :)
    Os únicos sustos foram mesmo no Algarve, fiquei enrolada nas ondas umas quantas vezes e para além de não ser nada agradável (ficava o dia todo a arrotar a água salgada e o cabelo dois dias depois ainda tinha areia), podia ter corrido mesmo mal!

    Acho que no fundo o desrespeito pelos nadadores-salvadores, pelas bandeiras, pelas regras trata-se de um problema grave transversal a grande parte dos portugueses: civismo (a falta dele). Vês o mesmo na estrada, nos espaços públicos, etc.

    Boas férias!!!!

    PS: Estás uma grávida mesmo bonita!

    ResponderEliminar
  24. No ano passado em Agosto, aí na Manta Rota, um "jovem" de cerca de 60 anos ignorou minutos e minutos de apitos do nadador salvador, a bandeira, estava vermelha. Quando saiu, ainda respondeu mal ao desgraçado do nadador, que já se preparava para lá ir de mota de água...uma tristeza, esta gente não existe.

    ResponderEliminar
  25. ahhhhh, voltei para dizer, que está LINDA!

    ResponderEliminar
  26. Por isso é que não tenho pena NENHUMA das pessoas que ficam debaixo das rochas, ou são levadas pelas ondas.
    "Ah! Coitadinho, morreu! Ou está aleijadinho para toda a vida!"
    Pois... não se tivessem posto a jeito!

    ResponderEliminar
  27. Embora concorde com quase tudo o que diz, penso que não podemos generalizar. Também estive no Algarve nessa semana e sei como estava o mar e só apanhei bandeira amarela onde não se pode nadar. Tenho dois filhos de 11 e 10 anos que são uns patos entram para o mar assim que chegam e só saiem quando saímos da praia. Praia para eles é mar senão não estão lá a fazer nada a não ser embirrarem um com o outro e a moerem-nos a paciência. Eu adoro mar mas dado as baixas temperaturas da água não tomo banho à anos porque "morro" de frio. No entanto ou eu ou o pai estamos sempre a vigiá-los. Mas espere até o seu Mateus ter uns aninhos que depois voltamos a conversar acerca da postura dos pais para com os filhos, pois eu também tinha a sua postura crítica até ser mãe. A realidade do dia-a-dia vai pregando partidas! Por outro lado, estranho continuar a ver pais levarem os filhos para a praia nas horas perigosas e ninguém se preocupa ou fala no assunto! É tão irresponsável com o as outras questões que aqui falou. Eu sou vítima de à duas décadas não existir o conhecimento que temos hoje e em que íamos os dias inteiros para a praia com creme Nívea, pelo que à 5 anos tirei dois melanomas. A minha sorte é que foi a tempo. Ser pai é estar atento 24 horas sobre 24 horas aos filhos, mas não tenhamos ilusões que iremos conseguir sempre protegê-los de todos os males. Mas de facto as regras são para ser respeitadas. Porém digo-lhe que a educação dos nossos pais conseguiu melhores frutos do que os pais de hoje conseguem. Não é uma desculpa nem demissão das responsabilidades, mas tudo mudou. Aguardo a nossa conversa daqui a uns aninhos...

    ResponderEliminar
  28. Oh pipoca e a quantidade de crianças que há na praia na hora do calor (das 11h até às 17h)??? E mais, sem boné, nem chapéu nem t-shirt nem nada que os proteja!! Uma vergonha isso sim! Há quem proteja mais os cães em baixo do guarda sol que os filhos! (nada contra os bichinhos que também precisam de se proteger) Mas a essa hora nem nós devemos apanhar sol quanto mais uma criança!!!
    Também não suporto anormais e infelizmente Portugal está cheio deles!!!

    Muitos parabéns pelo bebé (apesar de não gostar do nome, mas gostos não se discutem) e espero que continues a pensar como pensas agora!

    ResponderEliminar
  29. quantas vezes os nadadores salvadores metem bandeira encarnada para não se chatearem...
    E quantos ao fim de semana não metem bandeira encarnada que depois durante a semana com mar igual é amarelo (só porque está menos gente)
    O problema são esses bimbos que não sabem sequer nadar e arriscam entrar na água. Por causa desses pagam todos e depois ninguém pode tomar banho.
    Venham falar em agueiros e buracos que puxam para baixo. Isso são pessoas que não sabem nadar e que entram em pânico. A maior parte dos mortos na praia são pessoas que não sabem sequer nadar. E quem tem medo não tome banho, não torne é o próprio medo restrições para os outros.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis