Pub SAPO pushdown

Pôr a leitura em dia #2

quarta-feira, janeiro 30, 2013
Aproxima-se o final do mês e vai sendo hora de decidirmos o senhor que se segue. Ou seja, o livro que vamos ler quando acabarmos o "Anna Karénina" (sim, não pensem que se escapam). Calma, não fiquem nervosos, ainda têm mais duas semanitas para acabarem a empreitada russa (já estou quaseeee), mas temos de começar a pensar no próximo. Desta vez, deixo-vos cinco sugestões. A ideia é começar a ler a 14 de Fevereiro e acabar a 28. Sim, eu avisei, vamos começar a entrar no ritmo de dois livros por mês. Mas vamos às escolhas:



- Desta vez, temos a americana sensação Gillian Flynn com o seu "Em Parte Incerta", um thriller sobre uma mulher desaparecida. Está farta de arrecadar prémios, tirou o 50 Sombras de Grey do primeiro lugar no top americano (toma lá, E.L. James!) e é a nova menina querida da literatura. O "Em Parte Incerta" não é o primeiro livro dela, mas é o primeiro a ser traduzido para português e vai estar à venda por cá a partir desta semana;



- "Engano", o novo do Philip Roth. É um autor de que gosto muito, por isso acredito que este livro não vai defraudar. A história de "Engano" anda à volta de uma relação adúltera;


- Há muito tempo que quero ler alguma coisa do Rui Cardoso Martins, tenho mesmo muita curiosidade. Assim sendo, fica a sugestão nacional, "Deixem Passar o Homem Invisível", uma história sobre um homem e uma criança que, durante um temporal, são arrastados para um esgoto;




- "1984", do George Orwell. Comecei a lê-lo em tempos mas, não sei porquê, fiquei-me pelas primeiras páginas. É um clássico, uma leitura obrigatória, por isso é uma questão de o ler agora ou ler depois, mas tem mesmo de ser lido;


- "Entre os Dois Palácios". Este é o primeiro livro da Trilogia do Cairo, do egípcio Naguib Mahfouz. Vi-o na Fnac e chamou-me a atenção pela capa. Quando li a sinopse fiquei convencida (acompanha a história de uma família egípcia de classe média que vive sob os rigorosos princípios islamicos). E gosto muito de trilogias. Segundo o The Independent, a escrita do Nguib Mahfouz é "digna de um Tolstoi, um Flaubert ou um Proust". Ou seja, promete.

Posto isto, é só escolher, meus pequeninos, é só escolher!

75 comentários:

Ana F disse...

O primeiro e o ultimo parecem-me interessantes. Não vou entrar nesta corrida mas aproveito para dizer que esta iniciativa é mto gira, até porque nos ajuda a dar a conhecer alguns livros que nos passam ao lado. Thanks

http://strawberryleopard.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Quando vivi no Cairo li a triologia e mais uns tantos livros de autores egípcios, recomendo também os "Os Pequenos Mundos do Edifício Yacoubian" de Alaa Al Aswany.[http://www.wook.pt/ficha/os-pequenos-mundos-do-edificio-yacoubian/a/id/395825]

Anónimo disse...

hello
não sei quem escolhe os livros a ler mas...a seleção parece-me EXCELENTE! parabéns pela iniciativa

Inês disse...

Ana Eu voto no George Orwell porque também comecei a ler e fiquei-me pelas primeiras páginas, um livro escrito em 1940 acho mas que parece que foi escrito para a sociedade e momentos que vivemos hoje=) concordo com leitura obrigatória!

Unknown disse...

Deixo aqui uma sugestão de autor, o espanhol Carlos Ruiz Zafón. Tem 5 livros traduzidos para português e é assim excelente. São histórias fascinantes e com uma escrita brilhante :)
Beijoca*

Miss Lemon disse...

Entao e classicos?! A malta quer classicos. Ha livros portugas mto bons. Que tal "os maias"; "o crime do padre amaro"; "eurico o presbitero"; qq coisa do sr saramago... Incentivo a leitura dos grandes escritores portugueses, hum?! Ha coisas tao giras na nossa literatura...

Anónimo disse...

Olá Pipoca,
Gosto imenso desta rubrica ;) Visto não conhecer o escritor a minha escolha vai para "Deixem Passar o Homem Invisível" parece bastante interessante! Achas que podes fazer um post com os teus livros favoritos ou que te marcaram de alguma forma? Tenho bastante curiosidade :)
Obrigada,
Andreia

Anónimo disse...

1984 do George Orwell é sem dúvida fantástico. Já o li, mas voltarei a ler se for o escolhido.

Anónimo disse...

Apesar de não entrar na iniciativa porque sou um bocado esquisitinha em termos de leituras, o meu voto vai para o do Rui Cardoso Martins. Acho interessante apoiar mais a literatura portuguesa, há muitos autores portugueses pouco conhecidos que merecem ser divulgados ;)

estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

Anónimo disse...

Não sabes? Essa é boa...

Anónimo disse...

O 1984 é um clássico. Só não é um clássico português.

Anónimo disse...

Apoio a literatura portuguesa, Pipoca devia colocar num mês leitura estrangeira, no outro mês, portuguesa!

Ana disse...

Pipoca, porquê estes livros? Orwell é bom mas os outros?

Tantos livros bons e escolhes estes?
Lobos Antunes, Saramago, Fitzgerald, Rushdie, Nabokov, Flaubert, Grass, Borges, Conrad, Céline, Gogol, etc etc.

Se a ideia é ler, ao menos que se aprenda.

Anónimo disse...

E para quando autores portugueses?

apipocamaisdoce disse...

Já estão pensadas algumas "edições especiais" para breve! =) No entanto, nesta selecção está um livro português, tal como estava na anterior.

Anónimo disse...

Olá Pipoca!
Não alinhei na leitura do "Anna Karénina", porque já o tinha lido mas, desta vez, não escapo. A seleção é óptima mas, não sei porquê "Entre os dois Palácios", seduz-me! e é a minha proposta.

Beijinho
Ana Paula

apipocamaisdoce disse...

Philip Roth é mau? Os outros não conheço, mas Philip Roth é muito bom. De qualquer forma, é preciso ter calma e não dar o corpo pela alma. Esta é só a segunda edição do "Pôr a Leitura em Dia". Temos muitos e bons livros pela frente! =)

Ana disse...

De Roth só gostei do Animal Moribundo.
De resto, é muito fraquito e não acrescenta nada.
Li a autobiografia de Nelson Mandela e acho ser quase obrigatória. Muito bom

Daniela disse...

És tu quem escolhe os livros ou são as editoras que tos sugerem? Parece aqueles blogs que falam de literatura e depois publicitam livros da treta.

Literatura, Pipoquinha! ;)

apipocamaisdoce disse...

Repito: tem havido sempre um autor português nas escolhas. Não é culpa minha que não seja o escolhido. Mas já estão pensadas algumas edições exclusivamente portuguesas (e aí vão perguntar por livros estrangeiros, aposto...).

apipocamaisdoce disse...

Daniela, os livros são escolhidos por mim, sem qualquer interferência, patrocínio ou apoio por parte das editoras. Aliás, nesta edição estão presentes quatro editoras diferentes. E também não me parece que os livros escolhidos sejam "da treta". São quase todos autores premiados e reconhecidos. Se calhar vamos deixar de ser preconceituosos e abrir mais o espírito a novas leituras, não?

Anónimo disse...

Não estou no teu "clube de leitura", ler faz parte da minha vida, portanto, não preciso de incentivo.
Estou a ler A Guarda Branca de Bulgákov e é bastante bom, traduzido pela dupla Guerra (que são os melhores tradutores de russos), talvez queiras considerar para futura votação.

Os Buddenbrook de Mann também é muito bom, acabei de ler há dias. Mas acho que o teu alvo prefere leituras mais leves

homem sem blogue disse...

Gosto do 1984.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Marta R. disse...

Vou votar no 1984 do George Orwell por pura batota... Também eu me fiquei pelas primeiras 50 páginas, e preciso de um empurrão para seguir em frente :)

risonha disse...

A minha última leitura foi o primeiro livro Gillian Flynn: "Objectos Cortantes" e só te posso dizer que fiquei fã da autora, estou ansiosa por poder ler este novo livro dela.
Eu costumo ler uma média de 5 a 7 livros por mês, o livro de Gillian Flynn li em dois dias.

Anónimo disse...

A guarda branca, seria uma excelente recomendação. Também voto nesse, para futuras leituras.

Annabelle disse...

Ainda estou a ler Anna Karénine, nas calmas. Desta selecção não escolho nenhuma, não gosto do estilo de Orwell e as outras opções não estão na minha biblioteca, pelo que não as vou comprar.

Unknown disse...

1984! Já li e é mto giro :)

Anónimo disse...

Acho o clube de leitura uma ideia excelente!

Não consegui acompanhar a "1.ª Edição" ou se preferires «o-livro 1-da-1.ª temporada-do-Clube-de-Leitura-Pipoquiano» porque andava noutras leituras.

Neste momento, estou completamente vidrada n'«O Alfaiate do Panamá» de John Le Carré… adoro! Comecei à 2 dias mas termino de certeza antes do próximo livro do «Clube-de-Leitura-Pipoquiano» e, portanto, o meu voto vai para:

«Deixem passar o Homem Invisível» de Rui Cardoso Martins (não conheço e gostava de conhecer!).

Beijoooo

Ana disse...

Público difícil, Pipoca!
Eu já votei, mas confesso que desta vez não sei se vou alinhar! Duas semanas é pouco tempo para mim, não conseguirei acompanhar esse ritmo.
Parabéns por mais uma iniciativa, que quanto mais não seja dá a conhecer novos livros ou novos autores, a quem ande mais afastado das lides da leitura!

Chic Maria disse...

Eu escolhi o George Orwell - 1984 porque, para além de já ter ouvido falar muitíssimo bem do livro, foi o ano em que nasci :D

Anónimo disse...

A minha escolha vai para George Orwell, comecei mas nem de perto nem de longe terminei. É desta!

Anónimo disse...

Pipoquinha, nós também podemos dar ideias de leituras??

Miriam

Anónimo disse...

1984 está no meu top 5...vale muito a pena

D. disse...

Sugestão:

Porque é que não dás logo os 2 livros para o mês, por ordem de análise? Assim quem tem vidas mais ocupadas, pode participar sempre no #2 livro do mês, sabendo à partida que só vai ter tempo para ler um. Que tal?

Unknown disse...

O primeiro!!!!

Unknown disse...

O "Em parte incerta" apela-me ;)

http://garotaembonecada.blogspot.pt/

Anónimo disse...

"Entre os dois palácios" !!

Veruska disse...

Recomendo o 1984.

Li-o aquando do primeiro Big Brother da TVI para contextualizar toda a temática. Nunca mais me esqueci dele. É absolutamente fantástico, especialmente para quem gosta da temática "apocalíptica".

C.S disse...

Voto já no primeiro, até porque já me caiu na secretária aqui na redação e parece-me muito interessante. Se ganhar esse entro nesta ronda do book club! ;)

Unknown disse...

Tb voto no primeiro!!!

http://keepcalmtivemosumbaby.blogspot.pt/

Ana Campos disse...

Acho esta iniciativa muito interessante, só não alinho porque também tenho o meu clube de leitura, mas em versão micro (digamos assim). Aliás, deixo esta sugestão a quem tem vindo a criticar tudo e mais alguma coisa nesta iniciativa, sejam as escolhas dos autores, os resultados da votação ou a falta de (mais) autores portugueses (yada yada yada): criem o vosso próprio clube de leitura, façam as vossas próprias escolhas e assim podem ler o que mais gostam.

Anónimo disse...

Allo pipoca! (:

Em primeiro lugar, quero dizer que acho absolutamente fantástica a ideia de um clube de leitura! Adoro! Parabéns pela óptima iniciativa.
Estou a ler o "Anna Karénina" desde o Natal, porque adorei o filme. Estou a gostar imenso! Agora, tenho mais um incentivo para não descurar a minha leitura.
Para quando a primeira discussão?

Quanto ao 2º livro, com o 2º semestre aqui à porta vai ser complicado cumprir o prazo, mas vou aventurar-me e tentar! (;
O meu colega de casa está a ler o "1984" e achei a história interessantíssima. Dito isto, o meu voto terá que ser no senhor Orwell.

Beijinhos

Mariana

Anónimo disse...

Não conheço nenhum dos autores ou dos livros, a não ser Orwell que obviamente (e como qualquer aluno de ciências humanas que se preze) li no tempo da faculdade.
Acho uma excelente iniciativa porque já que as pessoas vêem em si um modelo a seguir, ao menos que se ganhe alguma coisa com isso para além da aquisição de trapos e outras futilidades.
Quanto à escolha de livros e/ou autores nada tenho a apontar! A ideia de conhecer coisas novas é sempre estimulante.

PS: adorei a sugestão ali de cima de um dos ilustres comentadores que faz uma pequena lista com 3 livros que fazem parte dos programas de Português da escola secundária (um deles perfeitamente intragável, nunguém merece ter que ler Alexandre Herculano). Só pelas sugestões se vê a grande cultura literária da pessoa em questão mas tinha que vir aqui dar ares de culto.

Miss Lemon disse...

clássicos portugueses,era ao que me referia.... sao tantos e há coisas deliciosas de se lerem ... :) já pra nao falar que há poucas pessoas a ler, porque a moda é ler autores estrangeiros... mas como poderemos apreciar as coisas de fora sem primeiro conhecermos o que é nosso? ;)

Anónimo disse...

De facto, ofender é fácil, seja a Pipoca, seja quem tem opiniões contrárias. Herculano intragável???? Herculano é uma dádiva, como muitos outros autores portugueses, e falta de cultura é reduzi-lo ao Eurico, o presbítero. Por acaso leu O monge de Cister ou O bobo, por exemplo? E que mal tem recuperar livros dos "programas de Português" e analisá-los com outra disponibilidade? Poderiam ser rampas de acesso a outros títulos, porventura mais interessantes, dos seus autores.Se me permite, Pipoca, para além dos portugueses (Camilo deveria ser obrigatório na sua plenitude linguística), sugiro Yourcenar (sempre!), Mann e, claro, García-Márquez. Creio também ser interessante uma volta pela literatura nórdica de Strindberg, Ibsen ou Blixen sem esquecer os mestres americanos, sobretudo o incontornável Mark Twain. Parabéns pela iniciativa.

Anónimo disse...

Boa! Obg

Joana disse...

Também me aconteceu o mesmo com o 1984 e, curiosamente, já o tinha tirado da prateleira para quando acabasse o que ando a ler... Se for o vencedor, acho q é desta que participo no "clube de leitura". Bem sei que posso recorrer a bibliotecas, mas com as dezenas de livros nas prateleiras à espera para serem lidos, sinto-me mal em trazer um novo :p

Joana disse...

É uma boa ideia, pipoca! Não só pelo tempo, mas se já andarmos a ler um e tivermos oportunidade de ler o segundo... Ou se acabarmos o primeiro podemos ir adiantando o segundo =)

Anónimo disse...

Escrito em 1948, desculpe.

Susana disse...

Eu também não entrei na leitura do Ana Karenina pois já o tinha lido. Gostei muito do livro mas não tive "coragem" de o ler uma segunda vez. Ainda por cima, mesmo antes da escolha fui ao cinema ver o filme... Assim que, desta vez, o meu voto vai para o primeiro livro da autora Gillian Flynn. Depois da triologia Millenium que devorei, passei para uma outra da autora Camilla Lackberg e descobri que gosto muito do género thriller/policial. Claro que a querida Camilla não é nem de longe nem de perto tão boa como o Stieg Larson, mas na falta de mais livros deste autor foi o que se arranjou. Já agora aceitam-se sugestões de outros autores dentro do género do Stieg e que seja igualmente bons.

Maria (Singing About Places) disse...

ORWELL!!! ORWELL!!! ORWELL!!!

Inês disse...

Obrigada eu não tinha a certeza =)

Anónimo disse...

Em resposta à Ana das 11.23: não seja tão radical. É verdade que não podemos gostar todos do mesmo, mas afirmar que ler um livro de Naguib Mahfouz é não aprender nada denota uma certa ignorância

Anónimo disse...

1984 é essencial. A minha vida e percepção do mundo mudaram depois de o ler.

Suki disse...

Gosto da sugestão de Orwell, dava excelentes partilhas no clube de leitura.

Cátia Afonso disse...

Já votei! Espero que ganhe o primeiro da lista :) E a discussão do Anna Karenina, começa quando? Amanhã? Então e depois discute-se e analisa-se o de Janeiro e roubamos tempo à leitura do segundo?... =)

Cátia Afonso disse...

Susana, experimente o The Killing - Crónicas de um Assassínio. São dois volumes, o autor é David Hewson e é tão bom que já foi adaptado para TV.
Experimente, é muito bom!

Cátia Afonso disse...

Pipoca, obrigada pela divulgação! Independentemente do escolhido, vou comprar o último, parece-me interessante! E com a lista que tenho já tenho leitura até...Setembro? :)

Anónimo disse...

E o 50 shades of Grey? Deve ser dos livros mais lidos por aqui ou que os seguidores do blog tem curiosidade em ler e partilhar opiniões. Não seja púdica pipoca.. :D

Belicious disse...

No primeiro desafio ainda estava a terminar o meu livro, mas agora sou capaz de alinhar no novo livro! Parecem-me óptimas propostas :)

Selênia disse...

Eu voto sem qualquer tipo de dúvida pelo "Deixem passar o homem invisível"!

Anónimo disse...

Bem... De todos o único que já li foi o 1984. Foi uma leitura obrigatória nas aulas de Filosofia. O livro é muito interessante e dá muito que pensar. Remodela na totalidade o mundo que conhecemos... Mas também leva-nos a acreditar que nada daquilo é em vão e que na realidade somos todos manipulados por tudo. O livro é o responsável pela introdução do conceito do 'Big Brother'. Que as pessoas estão constantemente a ser vigiadas e é uma espécie de ditadura. Em que o pensamento é crime. Eles apagam a verdade das coisas e reproduzem o que querem. Manipulam as pessoas a acreditar naquilo que eles querem e têm sessões de ódio, os '5 minutos de ódio' onde bombardeiam as pessoas com imagens e tudo o que lhes seja útil para que façam o povo acreditar e revoltarem-se contra os inimigos e serem grandes aliados do Big Brother. A polícia deles é a 'polícia do pensamento', usam-na para prender e fazer sofrer os que pensam. O grande crima da civilização é pensarem. Tudo muda constantemente e se assim o decidirem, 2+2=5 e não 4. A nós, faz-nos valorizar a liberdade do pensamento, da expressão, do poder amar... O livro foi adaptado ao cinema... Mas o filme é meio caótico. Realça bem o livro, mas o mundo do cenário é uma autêntica ruína.
Fica um cheirinho do livro. Pode ser que o meu retrato do livro a convença ;)

Anónimo disse...

1984 é tãããããão bom

Catarina disse...

Claramente o último! Sou completamente fascinada pela cultura islâmica e ainda que não se leia aqui em conjunto, ficou a sugestão nem que seja só para mim :) Obrigada Pipoca!

Anónimo disse...

1984 e uma obra-prima. Adorei e recomendo vivamente. Espero que ganhe! Ines
(Desculpem a falta de acentos.)

Anónimo disse...

1984, escrito em 1948 por G. Orwell, pseudónimo do escritor e jornalista britânico Eric Arthur Blair, é um livro muito poderoso que marcou , e continuará a marcar, gerações.

Fala-nos de uma medonha sociedade concentracionária ( passe o pleonasmo) metáfora e paradigma de todas as ditaduras: não por acaso o Big Brother tem a fisionomia do Estaline e O'Brien tem a filha-da-putisse paternalista, torcionária, traiçoeira de um gestapo.

Uma sociedade ( Oceânia) que controla o pensamento através da lingua ( novilíngua) suprimindo palavras, modificando os seus significados, inventando e modificando outras, de forma a tornar impossível a livre expressão e, sequer, o raciocínio.

Uma sociedade medonha que tem um Ministério da Paz que trata dos assuntos da guerra.Um Ministério da Riqueza que trata de esconder a fome e miséria.Um Ministério da Verdade que trata da mentira e de falsificar a História . E um Ministério do Amor que anula a liberdade e o amor e a amizade e as relações través da delação e da traição.

Este livro, falando sobre a escravidão mental, sobre o domínio da mente pela traição, da lavagem cerebral, é um verdadeiro hino à Liberdade.Por isso é que marcou, e vai continuar a marcar gerações, como eu disse.E por isso é que é tão actual pelas razões que estão à vista de todos nós.

E por isso é que eu voto nesta obra nesta impecável iniciativa do seu blog.

Se este livro for o mais votado e o escolhido, vai ter os seus incontáveis leitores e leitoras a discutir sobre se 2 mais 2 é igual a 5. Sobre o quarto 101. Sobre se o W.Smith traiu a Julia e v.versa como eu lhe disse num anterior comentário a um seu post e em que lhe sugeri esta obra. Sobre um sussurro do W.smith à Julia e um sussurro da Julia ao W.S: : "Havemos de nos encontrar no lugar onde não há trevas" e sobretudo a discutir sobre se a temática deste livro já longinquo 1948, é ou não é tão actual no nosso tempo.

P.S. Há um filme sobre esta obra realizado por Michael Radford em ( precisamente) 1984 que eu acho uma imensa charopada. Que pena, que imensa pena, esta obra não ter sido realizada pelo Stanley Kubrick.

Parabéns pelo seu blog e por esta sua iniciativa.




Anónimo disse...

Entre os dois Palácios!

Margarida B. disse...

Olá!
Alguém (ou a própria Pipoca) poderia ter a gentileza em me relembrar os livros que foram a votos no passado mês? De momento, só me recordo d' Anatomia dos Martires, Liberdade e, claro, Anna Karenina. Fico agradecida. :)

Catarina Silva Pereira disse...

O primeiro, claro!!! Se derruba as sombras...impõe respeito!!! Que venha o dia 14!

Catarina Silva Pereira disse...

Apoio todas as palavrinhas que a Catarina escreveu!! Este senhor é mesmo fantástico! Pipoca, tens que ler "A sombra do vento"... a mim durou 3 dias!

Pee disse...

Voto no "Em Parte Incerta"

Anónimo disse...

1984 - Passada a parte da explicação do sistema totalitário, a acção dispara até ao fim do livro. Vale a pena resistir à parte inicial mais descritiva.

Anónimo disse...

1984 mudou a minha forma de ver o mundo. E li-o há décadas. Penso que é indispensável e dá defesas muito úteis para o mundo actual. Orwell andou metido na política e conhecia por dentro as tentativas de manipulação de alguns. Retrata isso aqui: é muito forte.

Joana | My Pretty Mess disse...

Porque não uma conta no goodreads?

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis