Quando me juntei com o meu senhor, corria o ano de 1935, ele já vinha com Bimby. Fazia parte do dote dele. Eu trouxe o faqueiro (e sapatos), ele trouxe a Bimby, é justo. Aliás, moças solteiras deste meu País, se me estão a ler, acrescentem já à vossa lista de requisitos para tornar um homem em potencial marido esta condição imprescindível: ter Bimby. É meio caminho andado para reinar a paz no lar. Mas bom, dizia eu que esta pequena fada doméstica (a Bimby, não eu) já mora cá em casa há uns bons anos e sempre tivemos uma relação de amor-ódio. Minto. Estou a exagerar. A relação foi mais de indiferença de parte a parte. Lá lhe pego de vez em quando, para fazer uma sopa, um pratinho simples, mas nunca nos tornámos muito mais íntimas do que isto. Até hoje. Porque hoje foi o dia em que cozinhei...TXAN TXAN TXAN TXAN... uma feijoada de chocos! Antevejo olhares de desilusão desse lado. Eu sei, estavam seguramente à espera de um prato mais sofisticado, com mais glamour, qualquer coisa que, pelo menos, não metesse feijões e chouriço. Mas para mim, pessoa culinariamente inapta e que nunca se aventurou muito além das massas e bifes, uma feijoada representa todo um nível de complexidade que eu nunca pensei atingir. Sempre achei que aquilo só podia meter fórmulas químicas altamente complexas e indecifráveis ao comum dos mortais. Talvez desconheçam esta sensação, mas mulher que consegue cozinhar uma feijoada sente que tem o mundo nas mãos. E eu consegui, meus amigos. Está certo, não deu trabalho nenhum. Encontrei a receita na net, fui às compras e depois foi só atirar os ingredientes para o copo e cumprir os tempos e temperaturas. Mas, quer dizer, é uma FEIJOADA! Mesmo com a papinha toda feita, muita coisa podia ter corrido mal. E não correu. O tempero estava bom, os ingredientes estavam todos cozidos e fui parabenizada cá em casa, o que é espectacular. Aliás, já se passaram umas seis horas e continuamos todos vivos e de boa saúde, o que só pode ser bom sinal. E pronto, era só isto. Queria só dizer que, aos 32 anos, cozinhei a minha primeira feijoada, um prato para o qual eu olhava e pensava "xinapá, que isto deve dar cá uma trabalheira, de certeza que só engenheiros da NASA é que conseguem fazer isto. Para além da minha mãe, claro". Próximo passo: cozido à portuguesa! Yes, i can!
54 comentários:
ó mulher, atão tu tens uma bimby e não lhe pegas?!? Eu já não sei viver sem a minha! Há semanas em que nem ligo a placa. Explora a tua bimby e vais ouvir aplausos aí em casa todos os dias ;)
http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt
Feijoada? Agora percebo de onde veio tanta ventania!
Romântico à Forca
lol com uma bimby tambem eu cozinhava não sou uma feijoada como um cozido a portuguesa.
Sim, com a bimby tudo se torna mais fácil e passamos a ser chefes de cozinha. Basta aprender a temperar com algum glamour ;)
Há uns tempos veio uma senhora fazer uma demonstração cá a casa: ela foi pizza, lasanha, granizado, leite creme....comida para um regimento, portanto. E, não sei porque, desde então o assunto Bimby persegue-me, sempre que vou a casa de amigos: prova estes biscoitinhos feitos na Bimby, este bolinho feito na Bimby, esta sopinha, este leite creme, este paté, este cocktail...e pumba, venho ao blog da pipoca e... post da Bimbi, toma lá que já almoçaste!!
(ocadernodeardnas.blogspot.pt)
Eu não sou apreciadora de feijoada, nem de chocos nem da normal, mas se tivesse uma Bimby aventurava-me muito mais nesse tipo de pratos. Que sorte, um homem com uma Bimby no dote ;)
estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com
E que bom aspecto que tem....eu tenho uma e feijoada nunca fiz. Mas concordo contigo...Homem que é homem tem que ter bimby...
Para quem percebe vê-se perfeitamente bem na fotografia que o feijão não está no ponto. Devia ter cuidado.
Tenho 28 anos e nunca fiz uma feijoada.
Não tenho Bimby =(
Onde estão os chocos? só vejo gambas?...ah ah ah ah...mas marchava na mesma...
Parece mesmo bom =)
A minha melhor amiga casou..não com um homem que trazia uma Bimby, mas com o chef de um Hotel 5*! Sorte a dela..
No meu caso, ele é que é cozinheiro mas eu é que levo a Bimby (ou Bambi, como já ouvi) no dote.
Eu acho que ele só decidiu que eu valia a pena quando viu a Bimby na bancada da cozinha... aposto :)
Hahaha, Eduardo: melhor comentário de sempre!
Agora que já fizeste a feijoada, mais nada te pára!
vidademulheraos40.blogspot.com.
Tudo mto bem ...mas feijoada que é feijoada é sem bimby!!!
Eu acho que todos nós deveríamos ter uma Bimby só quem tem, me entende, mas já vi muito boa gente a dizer-se contra e depois muda redondamente de opinião e graças a Deus... Por elas claro!!!
Tem bom aspecto! ;)
Realmente a Bimby pode ser uma ajuda preciosa na cozinha :)
http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/
Podias colocar o link da receita para as pessoas bimbólicas tentarem também :)
Eu hoje recebi uma bimby nova em casa he he he estou toda contente:) nem a propósito este post :) considero me uma bimbiana, recomendo a toda a gente! A demonstração é qualquer coisa de alucinante! Os sabores dos alimentos ficam todos super apurados! E faz bem à saúde e linha (se n fizermos muitos doces tá claro) ;) Beijinhos Pipoca
Xana
Adorei! Um dia tb quero saber fazer uma feijoada na Bimby =P
http://oneplustwoblog.blogspot.pt/
Há um ingrediente culinário muito importante que a Bimby nunca conseguirá acrescentar a prato algum, o AMOR. Sim, chamem-me os nomes todos que quiserem, mas atirar com meia dúzia de ingredientes para dentro duma panela electrica não é cozinhar. E isso não é uma feijoada de chocos, são chocos om feijão guisados num panelão. Uma feijoada é feita por fases para ficar perfeita, Pipoca, e apesar de gostar muito de ti não gosto nada que uses uma Bimby ehehehh.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt
Juntaram-se em 1935?? E ele já tinha uma Bimby nessa altura??
Eu não conheço nenhum chef de cozinha (do mais modesto ao mais elitista) que use bimby... a bimby é sinónimo de fast food/fast cooking, e não acredito que uma refeição feita nessa misturadora eléctrica tenha a mesma qualidade (e mantenha todos os nutrientes) que uma refeição feita por etapas onde se adiciona ingredientes e temperos por fases.
Joana
Bimby não presta, nada como FAZER realmente a comida!
Bjo
Ao contrario do que a Joana das 11:42 diz, a bimby (ou equivalente) é utilizada em todas as cozinhas de restaurantes para molhos, cremes, massas, etc - por isso se calhar tem de conhecer mais chefs de cozinha para se informar melhor :) Mas para pratos como feijoada, que têm de apurar para ficar bons, o resultado final das bimbys não é comparavel à cozinha tradicional!
Custa-me imenso ver que para algumas pessoas a cozinha é um mistério ou um drama - para mim (desde que nao seja cozinha molecular - espumas, gelatinas e afins), basta provar para saber o que tem e como foi feito (roughly, claro). Feijoada entao, dificilmente pode ser considerada como um prato complicado: a confeccao é super básica, mesmo sem bimby!
R.
Joana, possivelmente nunca entrou em muitas cozinhas de chefs (do mais modesto ao mais elitista). Se o fizer, garanto-lhe que são mais as cozinhas com Bimby do que sem. É óbvio que não é usada para tudo, mas dá muito jeito para as tarefas mais básicas.
Há muitas pessoas com amor para dar e que não têm o mínimo jeito para a culinária, só o facto de se ter disponibilizado para fazer, já demonstra muito valor.
Se um chef de cozinha pode usar uma bimby, porque é que a pipoca não pode usar, quando é a própria a assumir-se como inapta para cozinhar?
Uma feijoada é qualquer prato que tenha como ingrediente principal o feijão.
Infelizmente quem deita abaixo nao sabe do que fala claramente... Adoro fazer certas receitas na bimby porque pra um gajo como eu nao tenho de ter medo das quantidades nem dos tempos ... coisa que me deixa a-p-a-v-o-r-a-d-o.
Sou um gajo que tem tambem a bimby no dote para sorte da felizarda .)
By the way... o pessoal agradecia a receita...
Pois eu assisti a duas demonstrações e não fiquei nada impressionada em nenhuma das vezes. Adoro cozinhar, sou muito boa em multitasking - como qq mulher que se preze - e fazia o mesmo no mesmo tempo e ainda estendia uma máquina de roupa pelo meio :-) Além de que a comida não ficou nada de especial. É um bom eletrodoméstico no sentido em que poupa espaço por juntar vários num, e talvez para quem não tem jeito/gsoto/mão para a cozinha, mas a verdade é que eu com 4 ou 5 pequenos eletromésticos que todos juntos me custaram 100 euros, faço o mesmo por um décimo do dinheiro, nunca deixei queimar nada e o sabor/textura não se compara :-) As coisas chatas, descascar e arranjar legumes e arranjar peixe e etc. são coisas que a maquineta não faz. E metade das coisas tem de ir ao forno a seguir. Um exagero de dinheiro para aquilo que é. Por 200 euros talvez até pensasse nisso, mas 1.000 euros uma panela glorified? Not for me.
Cristina
Cara Ana, trabalho no ramo hoteleiro à cerca de 10 anos. Já passei por 3 hoteis cinco estrelas (um dos quais com um restaurante premiado com estrela Michelin) e em nehum deles, repito, em nenhum deles encontra uma bimby nas várias cozinhas que os hoteis possuem.
Joana
Cara Joana,
No site oficial da Bimby Portugal pode ver os vários chefes de cozinha que utilizam a Bimby e inclusive partilham as suas experiências:
http://thermomix.vorwerk.com/pt/receitas-e-mais/receitas-rapidas-e-saudaveis-dos-nossos-chefes/
Pode encontrar chefes conceituados como os chefes José Avillez, Rui Paula, Vítor Claro, Henrique Sá Pessoa,Joachim Koerper,Nuno Diniz,Luís Baena, Vítor Sobral entre outros...
A Bimby, pelo contrário do que aqui diz, não satura as gorduras e preserva os nutrientes e vitaminas dos ingredientes.
Antes de falarmos, sobre qualquer assunto, devemos procurar informação para o sustentar.
A Bimby nada tem haver com "fast food" basta consultar o site oficial da Bimby para constatar que é uma excelente máquina de cozinhar. Que foi eleita pelos consumidores como Superbrand, pelo terceiro ano consecutivo.
Bimby e é sinónimo de qualidade!
http://thermomix.vorwerk.com/pt/robot-de-cozinha-bimby/testemunhos/chefes-bimby/
http://www.jn.pt/Tendencias/Cozinhas/Interior.aspx?content_id=2905588
Há 7 anos atrás vieram cá fazer uma demonstração. E foi montar, desmontar e lavar as peças; montar desmontar e lavar as peças; montar, desmontar e lavar as peças... Não gostei nada da ideia. Também detesto cozinhar e cheiro a comida, por isso não seria de todo um bom investimento. Reconheço que o problema é meu, já que toda a gente adora a bimby. Por vezes as minhas filhas depois de terem ido almoçar a casa de alguma amiga, chegam e dizem, não imaginas o almoço estava delicioso e o bolo, incrivel, também feito na bimby. E eu sorrio e penso: alguma vez na vida eu faria um bolo para elas!!! Quando está ao alcance de 50 metros, aqui mesmo em baixo na pastelaria Garrett. Nunca entenderei o gosto por culinária. Mas é que nunca:)
Não me diga que é revendedora da bimby
Sara
Engana-se, Alda. Estava no ponto. Bem cozido e saboroso.
O "xinapá" matou-me!!!! :) E eu que pensava que era só eu e os meus irmãos que dizíamos isso! (eu sou a mais nova dos 3 e já levo 42!!!...)Aproveito para dizer que me divirto imenso com os seus textos! De vez em quando faço uma pausa no trabalho e venho espreitar o blogue! Boa disposição garantida! Felicidades! E bons cozinhados!
a maioria dos chefs não usam bimby... este é um utensílio indispensável so para quem não tem muito prazer em cozinhar,ou tempo,ou vontade.. o que é legítimo claro, se todos tivessem os mesmos hobbies...
Quase todos os restaurantes, incluindo os dos grandes chefs têm 3 ou 4 bimbys na cozinha.
"fazia o mesmo, no mesmo tempo e ainda estendia uma máquina de roupa pelo meio" - parabéns, é uma excelente sopeira!
P a Joana q diz q não é usada bimby em restaurantes/hoteis... ora lamento discordar.. os meus padrinhos têm um restaurante bastante conceituado na cidade onde vivo.. e sim têm uma lá! q é usada! e visto que por motivos da my profissão tenho que visitar q é como quem diz inspeccionar bastantes cozinhas.. ficaria admirada da quantidade de cozinhas de restaurantes e hoteis têm uma bimby na sua bancada..
Sofia Almeida
OMG... a bimby é sinal de fast food?!?! Tanta falta de conhecimento...ou dor de cotovelo.
S.
eu não tenho Bimby... mandei o rapaz da demonstração às urtigas e sou feliz!!! eheheheheheheh
Com ou sem bimby, com ou sem jeito, um salto ao nosso cantinho ajuda e inspira!
Aqui fica uma receita super fácil (mesmo, mesmo) para surpreender os convidados ou marido: um delicioso crumble de pêra (quem diz pêra, diz maçã, ou as duas!). Podes juntar menos açúcar, para ficar menos doce e as gramas podem ser arredondadas!
http://lesbonsvivantsblog.blogspot.pt/2012/05/receita-crumble-de-pera.html
Pipoca por favor podes colocar o link da receita? Já ando para fazer há algum tempo, mas não sei qual das receitas que encontro na net será a melhor. A tua já sabemos que é boa :). A bimby é a minha fiel companheira, principalmente para fazer deliciosos cupcakes!
Tenho a dizer-te que normalmente não gosto desse prato, mas que esse tem um aspecto maravilhoso, lá isso tem. Marchava. Já é a segunda vez esta semana que me falam das maravilhas da Bimby (Bimba pros amigos), e eu, que sempre reneguei a pés juntos a entrada do bicho lá em casa, estou aqui estou a render-me às evidências. Mas pronto, mil euros não dou, isso é certo, posso ver é se arranjo uma em segunda mão a um preço jeitoso...
Tenho a dizer-te que normalmente não gosto desse prato, mas que esse tem um aspecto maravilhoso, lá isso tem. Marchava. Já é a segunda vez esta semana que me falam das maravilhas da Bimby (Bimba pros amigos), e eu, que sempre reneguei a pés juntos a entrada do bicho lá em casa, estou aqui estou a render-me às evidências. Mas pronto, mil euros não dou, isso é certo, posso ver é se arranjo uma em segunda mão a um preço jeitoso...
cozinha na bimby não é cozinhar. afinal a bimby faz tudo. O mérito é todo da bimby. a pipoca não fez nada de especial e por aí além. e pessoas... é só procurar a receita por aí, por esses milhares (e alguns muito bons) blogues de culinária ou outras páginas. deus do céu, se é preciso pedir à pipoca uma coisa dessas? dá muito trabalho pesquisar?!
Fui.
(e não venham cá com coisas, porque é a minha opinião)
A primeira Bimby que eu conheci foi a da minha mãe comprada na Alemanha. Em casa ninguém queria acreditar. Era uma coisa do futuro e em Portugal ainda estava longe de serem vendidas as primeiras. Também me casei com um Homem que trazia como dote uma bimby. Não pegava nela mas trazia-a com ele. Maravilhoso. Praticamente não uso os livros porque faço tudo a olho e já sei aplicar as velocidades e temperaturas às minhas próprias receitas. Uma questão de prática. Mas vou dar uma dica, please não publiques mais fotografias das tuas iguarias até estares mais afinada. Esta feijoada está com um aspeto horroroso. Desculpa a sinceridade. Faz, pratica, partilha...mas deixa as fotografias para quando estiveres mais à vontade com a colher de pau.
Nota: muita aguada e os camarões tem aspeto de cozidos, podiam ter uma cor.
Pipoca..também tens a bimby....yupiiiii...eu já não sei viver sem a minha....adoro..!! O cozido é divinal..feito com os legumes na Varoma..tudo ao vapor...e para quem diz que a Bimby não é usada nos restaurantes nem pelos chefs de cozinha..está redondamenteeeeeeeeee enganadoooooo...ok?? Basta irem à net e verem o livro que foi lançado recentemente.."40 chefs e a Bimby"..ela é usada nos melhores restaurantes no país...e mais..oh pessoal parem de criticar uma coisa que não conheçem..a sério...aquela máquina é maravilhosaaaa...!!beijos pipoca!!
A minha 1ª feijoada tambem não foi á muito tempo! A tua ficou com um aspecto bastante apetitoso! :)
Comprei depois de ter o meu s. e ajudou-me imenso na altura das 1ºas sopas, neste momento ja não sei viver sem ela! De tal forma que até criei um blog com as minha culinarices! :)
Se tiveres tempo, dá uma vista de olhos aqui:http://eusougulosa.blogspot.pt/
Beijinhos pipoca linda! :)
Oh Alda, vai para a cozinha filha...
Que vantagem ou mérito tem isso? tiram-vos a bimby não sabem fazer nada numa cozinha! Mérito tenho eu que sei cozinhar realmente, à custa de muita tentativa-erro. Desde que comecei a viajar, lá pelos meus 21 anos, que até comida internacional comecei a fazer. Quem não vive sem Bimby só pode ser um analfabeto na cozinha. Quero ver no dia em que avariar...
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares