Pub SAPO pushdown

2013 é ano para...

quarta-feira, janeiro 02, 2013
... ler mais. Isto de ter televisão no quarto e ficar a ver séries e filmes até às tantas não está com nada. Os livros acumulam-se e vão ficando para trás. Assim sendo, este ano a coisa tem de ser diferente. E o primeiro livro que fui buscar foi um dos últimos que comprei e que estava a ganhar pó na mesa de cabeceira: Diário de Inverno, do Paul Auster. É um dos meus autores preferidos, já li quase tudo o que ele escreveu, por isso decidi aventurar-me nas memórias dele. So far, so good.



O objectivo para este ano são, pelo menos, dois livros por mês. Três, assim na loucura. E, entretanto, lembrei-me que podia ser giro lançar aqui uma espécie de clube de leitura. Eu anunciava o livro (ou escolhíamos entre algumas hipóteses), tínhamos duas semanas para o ler, e no final eu dava a minha opinião e vocês a vossa. Que vos parece? Sempre era uma forma de nos motivarmos mais para a leitura e descobrirmos coisas novas. Pensem nisso.

87 comentários:

Unknown disse...

Excelente ideia! Também tenho um cantinho de leitura que gostava de ter bem mais recheado. Antes era uma ávida devoradora de livros. Agora só consigo dar uma dentadita de vez em quando para matar saudades. Vou ficar à espera da primeira sugestão :)

. disse...

Eu apoio o clube de leitura! Embora muito provavelmente nem sempre poderei participar, uma vez que sou estudante e o dinheiro para livros (e para outras coisas) é pouco. Mas embarco nas que puder!

Alex Fernandes disse...

Também tenho que ler mais e essa ideia que deste parece ser muito fixe ;)

Ana Flor disse...

Dorothy Koomson, recomendo, vivamente, todos os livros dela!

Anónimo disse...

Acho optimo, mas com este frio sabe sempre bem adormecer a ver um filme!
Livros só mesmo ao fim-de-semana com uns raios de sol, porque fora isso não há tempo!
Pipoca, sugere livros sff.
Beijoca e bom ano!

Filipa disse...

Também foi uma das minhas resoluções, se bem que com um objectivo mais modesto de pelo menos um livro por mês. Entre novidades e clássicos que sempre quis ler, fui ao www.goodreads.com publicar esse self-challenge. Clube de leitura parece-me uam boa ideia :) I'm in.

. disse...

Sugestão: A Festa do Chibo do Vargas Llosa.

Anónimo disse...

Excelente ideia!

Para este ano, o meu objectivo é chegar aos 15 livros... vamos ver

Filipa Lemos disse...

Acho a ideia muito, muito boa!! :)
Desde que tenho o portatil que a leitura ficou um pouco de lado. 15 dias talvez não consiga, mas talvez por etapas. Em 15 dias X páginas.

ines disse...

challenge accepted ! qual é o livro entao ? :P

Pedro disse...

Experimenta Jeffrey Archer. Abel and Kane ou filhos da fortuna

Anónimo disse...

Paul Auster é fantástico, Ana! E a ideia é genial! :D Vamos a isso! Feliz 2013 para si e para os seus!


Lili M.

Pedro disse...

Se não conheces tens de ler Jeffrey Archer, Abel and Kane é o meu preferido...

Anónimo disse...

Excelente ideia :)

Francesca disse...

Ai que otimismo!

http://mefrancesca.blogspot.com

Anónimo disse...

Boa ideia! :D
M.

Anónimo disse...

Apoiado!!

Marta Santos disse...

Gosto da ideia e acho que vou tentar seguir! Sempre tenho de a oportunidade de conhecer novos escritores, novos livros e sem dúvida de ler novas opiniões!

Carla M disse...

Acho uma óptima ideia! :) Ou então cria uma nova rubrica em que recomendes a leitura de algum livro! Porque, falo, por mim, gosto muito de ler, mas várias vezes fico indecisa quanto à escolha... Sempre era um guia para nós :)

Beijinhos

C. disse...

boa ideia :D

Ana Campos disse...

Desde que o meu trabalho é basicamente ler, ler, ler, escrever, ler, escrever, escrever.. ao fim do dia fico um bocado sem vontade de ler. Ando há um mês com o London Fields do Martin Amis na cabeceira. E recebi tantos livros bons no natal. Acho que vou aproveitar o espírito e começar hoje mesmo! Talvez siga a tua sugestão, o Paul Auster é sem dúvida um bom incentivo. Bom ano e boas leituras!

PPR disse...

Também adoro Paul Auster, cada livro dele que leio é como se me tivesse a olhar ao espelho! Identifico-me com tudo o que diz!
Já agora façam uma visitinha ao meu blog e digam o que acham :) http://umbrindeafrustracaodacondicaohumana.blogspot.pt/

Elza Cordeiro disse...

Adoro a ideia da leitura conjunta!!!!!

MJ disse...

Pipoca, tb pus como objectivo ler mais este ano, mas 1 por mes, devido à minha carga de trabalho e de estudos. Mas faço questao de te acompanhar nas leituras a partir de Fevereiro. Agora estou no badalado "50 sombras de grey" (LOL), mas depois dos exames vou começar a ler a sério! Adorei a ideia!

S disse...

Acho uma ideia fantástica! Eu estou nessa, assim tenha eu tempo de ler!
Bj S

nel disse...

Sim, excelente ideia!!!

Estudassesahah disse...

Acho ótima ideia e vou acompanhar mas não prometo ler os q vais ler porque tenho aqui imensos livros que quero ler... E estão em atraso.

apipocamaisdoce disse...

Pronto, então eu vou acabar este do Paul Auster e lá para dia 12 sugiro outro ou dou algumas opções e escolhemos juntos.

Anónimo disse...

Adoro a ideia!!!! Pipoca, tens mesmo ideias fantásticas!
Desde que fui para a universidade que a minha cultura literária parou no tempo... leio só no Verão ou então vou lendo aos pouquinhos. Não que tenha deixado de gostar de ler, porque continuo a amar, mas muitas vezes passo o dia a estudar e à noite é mais fácil passar pelos blogues do costume e ver uns episódios das minhas séries favoritas. Acho que a ideia é mesmo boa, eu alinho e prometo que vou cumprir!!!! Como me vou sentir comprometida convosco não vou poder falhar e assim a preguiça deixa de existir!!!!
Bem, quero aproveitar ainda para deixar-te os meus parabéns. És um exemplo a seguir, sem dúvida. És uma pessoa lutadora e que representa que o trabalho vale a pena. Acho que tens ideias e não és uma pessoa indiferente. És corajosa, segues os teus sonhos e partilhas as tuas aventuras connosco :) estás sempre pronta a ajudar! É de facto louvável o que tens feito.
As minhas maiores felicidades para ti e para o Arrumadinho.
Um beijinho

Tamborim Zim disse...

Tb eu queria ler bem mais. A ideia
e excelente, mas tv esta outra n seja má tb: no dia a combinar, cada qual deixava na caixa de comentários uma brevíssima resenha do livro q leu/anda a ler. Q tal?

Anónimo disse...

Olá, Pipoca. Acho uma ideia extraordinária. Coincidência ou não, há pouco tempo criei um blog no qual partilho a minha opinião sobre os livros que vou lendo. Isto, porque leio uma média de quatro livros por mês, vá, cinco em tempos mais parados (já vai faltando espaço nas estantes cá de casa!) e, com falta de amigos que partilhem esta minha mania, decidi escrever. Assim, estou receptiva à ideia e fico à espera! :)

Anónimo disse...

gostooooooo

Belicious disse...

Se ajudar com mais um voto, parece-me lindamente! Adoro ler, mas só com este tipo de motivações é que consigo sentar-me diariamente a fazê-lo. Apoiado! ;)

Anónimo disse...

Acho uma óptima ideia! :) aconselho todos os livros das autoras Nora Roberts e Eloise James (Eloise James só tem ainda 3 livros editados em Portugal). São viciantes!! Comprei um ao acaso... E nunca mais consegui parar! Aconselho vivamente :) beijinhos, Andreia.

Anónimo disse...

Excelente ideia! Eu alinho! :)

Anónimo disse...

Gosto da ideia!

Anónimo disse...

Excelente ideia! Uma forma de trocar opiniões e também conhecer autores possivelmente desconhecidos até então :)
Eu, pessoalmente, amo ler! Apoio esta iniciativa ;) Estou de momento a acabar um para de seguida começar outro (oferecido pelo meu namorado no Natal e que estou ansiosa por "atacá-lo"!). 2013 vai ser, sem dúvida, mais um ano em que haverá uns minutos dedicados a estas pequenas preciosidades.

PS: Um excelente 2013 cheio de coisas boas :)
Raquel P.

Raquel Shirley disse...

Ideia espectacular! Adoro!

Raquel Shirley disse...

Adoro a ideia!!!

Tati disse...

I´m in ;)

Anónimo disse...

Ideia muito boa. Espero para saber o que os portugueses andam lendo!

Filipa disse...

Siiiim faz isso! Optima ideia

Cátia Afonso disse...

Bora lá :)
Entretanto vou acabar "Dentro do Segredo" do Peixoto e junto-me à iniciativa!
Sugestão: literatura contemporânea!

Vamos lá todos folhear e folhear livros atrás de livros!

Andreia Cardozo disse...

isso é uma excelente ideia, voto nisso! isso e fazer jantares de discussão dos livros. É muito comum por aí fora, cá acho que não tanto (e normalmente é com os autores dos livros, but still), era engraçado.

Anónimo disse...

I'm in!

Inês

Anónimo disse...

Olá, bom dia Pipoca!
Gostei muito da ideia e alinho!
bji

Ana Paula, Braga

C. disse...

Uau, parece-me uma ótima resolução de ano novo :D Infelizmente não vou ter tempo para fazer parte do clube de leitura, porque com tudo o que eu tenho para ler da escola, do estágio, do trabalho, fica-me completamente impossível sobrar algum tempinho para ler esses livros :) Beijocas

Inês disse...

I´m in =)*

Anónimo disse...

Uma boa ideia, sim Sr.ª Pipoca: um grupo de leitores ou uma comunidade de leitores pipoquiana. Acho que tem pernas para andar. Agora, não arranjem é desculpas para não lerem. “Não tenho tempo. Há filmes e séries na tv. Tenho o computador sempre ligado. Está frio. Está calor. Não tenho dinheiro. Sou universitária”. Vamos lá começar isto antes que a Pipoca volte à carga lá para dia 12. Primeiro passo: todas as meninas e os meninos (e os pequenos póneis, também), devem ir já à biblioteca municipal mais próxima (procurem na net, muitas até estão abertas à hora de almoço e aos sábados) requisitar um cartão de leitor (é preciso BI, cartão de cidadão ou carta de condução e um recibo recente de água, electricidade ou telefone), que numas é entregue na hora, noutras é enviado para casa. E é grátis. É serviço público. Depois é só escolher e levar. Se já tem cartão de leitor, mas tem andado arredado desde o 6º ano, vá lá ver como estão as coisas. Pergunte pelas novidades. Quase todas as bibliotecas municipais têm encontros com escritores, contos tradicionais, cursos disto e daquilo para todas as idades, actividades várias para crianças, jovens e famílias, etc. Algumas têm até… (atenção, que isto vai ser um choque para muitos) grupos de leitores. Onde escolhem livros e discutem as obras e os autores, entre bolinhos, chá, café e laranjada. E há jornais e revistas, cd’s e dvd’s, livros de poesia e culinária, arte e ficção científica, dicionários e enciclopédias, e histórias de autores portugueses e do fim-do-mundo. Histórias de arrepiar e corações partidos. Outros, em que os protagonistas vivem felizes para sempre. Há soluções para a crise. E vidas alternativas. Em reinos de fantasia ou com os pés na terra. Há desilusões e revoluções. E vitórias. E lágrimas. E desespero. E coragem. E viagens. E gargalhadas. E manuais de economia. E policiais e até, lá ao fundo, numa prateleira mais baixa ou mais alta, conforme são câmaras psd ou cdu, uma secção de outros géneros ou de erotismo (ver etiqueta ERO ERO qualquer coisa). E ainda (outra novidade), os livros são portáteis (há muito tempo). Podem ser lidos nos transportes, nas esplanadas, na cama, à mesa, nos intervalos das aulas e nos “furos”. E não precisam de bateria. E podemos marcar as páginas com post-it, talões de multibanco ou de supermercado.

Para terminar, uma sugestão de leituras para aquelas/es que também andam encantadas/os ou tentadas/os com a corrida (mas claro, não têm tempo e agora está frio…). Sabiam que o Murakami tem um livro chamado "Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo"?

Vá lá, força. Boas leituras. E BOM ANO.

cfm

Cate disse...

Acho óptimo!

Anónimo disse...

Excelente ideia!
Desejo um excelente ano 2013 contrariando as perspectivas previstas ;-), Gosto muito de ler o que escreve, parabéns Pipoca!

P.S. se tiver interesse em espreitar projecto para 2013 http://newart.orgfree.com/
Obrigado e bem haja!

Anabela Pescadinha

Patrícia disse...

Gosto muito da ideia! Todos os anos proponho um desafio a mim mesma, ler um x de livros... No ano passado li 22... Nada mau... :D
Um site que adoro é o www.goodreads.com, uma espécie de imdb para livros. Tem sempre todas as novidades, podemos fazer as nossas próprias listas (to-read, currently reading, wishlist...), comparar com os livros dos amigos... é excelente mesmo!
Gostava muito de fazer parte deste "clube de livros pipoquiano", mas sei que vou ter alguma dificuldade em arranjar os livros aqui na Alemanha... mas temos sempre a amazon que é uma fofinha e lê-se em inglês! :D

Ana F disse...

Ja somos duas, eu tb quero ler mais, pena os livros serem tão caros.

http://strawberryleopard.blogspot.pt/

Annabelle disse...

Eu também acho a ideia fantástica, mas tenho cerca de 20 livros à minha espera desde as férias do verão, mais alguns que recebi no Natal. Tudo leva a crer que não vou ter poder de encaixe para ler os meus e as tuas/vossas sugestões. Mas vou seguir o que aqui é recomendado, e de certeza que um destes dias acabo por ler umas das obras aqui propostas e aí já vou poder debater :)
Óptima ideia.

Fashion Faux Pas disse...

desde que seja Guerra dos Tronos ou os 2 últimos SK... é que tenho esses enfileirados para ler este ano e não tenho como comprar outros livros, eheh.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

Anónimo disse...

Não estou a ver a pipoca a ler Nora Roberts e quejandos...

Patricia Duarte disse...

Boa vamos lá começar...
Bjinho

Melika disse...

Adjudicado! Acho ótima ideia :) e alinho claro

Fashion Faux Pas disse...

Não sou fã de Murakami, e apesar de leitora ávida, nunca trago livros da biblioteca, que é a 2 passos da minha casa, ridiculo, não é? Tenho mesmo de mudar isso.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/2013/01/nuit-de-fete.html

Su disse...

Excelente ideia!! "Uma casa sem livros é como um corpo sem alma"!

Lisete disse...

Já li esse livro do Murakami, mas apenas e só porque gosto de tudo o que ele escreve. Não deu para andar a correr depois de o ler, mas continuei com as minhas caminhadas junto ao Tejo. Alinho na iniciativa da leitura. Acho óptimo

Anónimo disse...

Adoro Paul Auster! Agora deixaste-me com vontade de ir buscar um dele para ler! Ando a ler o Norwegian Woods do Murakami mas não me está a entusiasmar muito...

estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

Unknown disse...

Parece-me uma excelente ideia! Let's do this! :)

vera disse...

ola..
eu acho muito bem..embora seja uma devoradora de series...podes falar um pouco quais são as series que vez..queria expandir a minha listas..mas queria ter alguma opinião..
:)))

Anónimo disse...

Acho boa ideia, mas também podias espreitar www.goodreads.com (clube de leitores) onde podes deixar as tuas críticas dos livros que lês ou já leste, pontuar os que já leste, adicionar livros que queres ler, discutir com pessoas de todo o mundo livros que leram em comum, recomendar livros a amigos e muito mais. Eu acho super interessante

Filipa disse...

Estou desiludida com os anónimos comentadores deste blog! Ainda ninguém veio acusar a Pipoca de que só vai promover os livros cujos autores ou editores lhe paguem?! tssss tssss tsss
Será que ganharam juízo em 2013?
Bem haja, Pipoca

mypreciousl disse...

Ler mais é também um dos meus desejos para 2013. Gosto da ideia*

http://ovagoencanto.blogspot.pt/

homem sem blogue disse...

Gostava de ler mais e ver menos televisão.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Paula disse...

Eu alinho Pipoca.
Ler mais é também uma das minhas resoluções de Ano Novo!
vidademulheraos40.blogspot.com.

Manuela Waterman disse...

Paul Auster é sem dúvida um dos meus autores preferidos, também tenho quase todos os livros dele.
Conheces este blog sobre ele?
paulauster.blogs.sapo.pt
Manuela W

PS: Festinhas ao Manolo

Carla disse...

Por acaso não conheço esse autor, mas gosto muito de ler e é algo que muitas pessoas não fazem e acho que deviam pensar nisso, pois é um vício enriquecedor!
Boa 5ªfeira a todos/as.

Kátia Pinheiro disse...

Olá Pipoca, excelente idéia.
Já vou sugerir o meu mais que querido escritor, Richard Zimler.
O livro? Simplesmente o maravilhoso: 'O último cabalista de Lisboa' que na minha opinião com certeza daria uma mega filme em Hollywood! :) Trata-se de uma obra fascinante, onde Berequias Zarco narra a Inquisição em meados de 1506. Sensacional. Lisboa é descrita em pormenores, visto pelo olhar de Berequias, e o livro foi escrito após o autor Zimler ter encontrado manuscritos (de Berequias Zarco) em hebraico numa casa em Istambul.

DD disse...

Excelente ideia! É um método para me disciplinar nas leituras.
Adoro ler mas como sou uma devoradora de jornais, revistas e textos técnicos (das mais diversas áreas) os livros andam muitoooo devagar.

Carmo disse...

Adorei a ideia! Quando começamos? :)

Anónimo disse...

E é para começar quando? :)Sempre quis participar num clube de leitura...
Bjs

Anónimo disse...

É uma ideia espectacular e a escolha dos autores parece-me muito boa também. Tenho a certeza que 90% dos teus leitores vão aderir e ler Tolstoi! É que parece-me mesmo, mesmo ser o mesmo tipo de público.
Parabéns pela iniciativa :)

Ana Carina

Anónimo disse...

Boa ideia! Sou uma leitora quase compulsiva :))
Neste momento leio o terceiro livro 1Q84 de Murakami e estou a adorar.
Paul Auster não é um dos meus favoritos mas o que importa aqui é a excelente ideia! Viva as coisas que realmente fazem falta e que fazem bem!! Beijinhos e BOM ANO!!

MaisCondomínio disse...

De acordo!!!

Miguel Pestana disse...

É uma ideia muito frutífera, sem dúvida.
Para quem não conhece, o meu blogue tem passatempos com oferta de livros, regularmente.

Basta estar atento e participar.

http://silenciosquefalam.blogspot.pt/

Bora LER!

Miguel Pestana disse...

Uma nota: Eu não recomendo, mesmo, a quem não está habituado a ler com regularidade, o livro «Anna Karenina». É uma obra muito complexa, além de ser extensa (em páginas).

Anónimo disse...

Gosto da ideia...vou tentar!

Anónimo disse...

A sério...este tipo de comentários deixam tanto a desejar como os que são criticados.

T.S. AL disse...

Diário de Inverno de Paul Auster...está BRUTAL :)

Ana Garcia Rosado disse...

Votei no "Liberdade". É uma obra de arte moderna mas, provavelmente, daqui a uns anos vai ser considerado um clássico da literatura norte-americana. Não se lê de um fôlego mas quando se chega ao fim conseguimos ver a big picture de uma vida inteira (e não é no sentido transcendental-lamechas dos livros de auto-ajuda).
O autor foi capa da Time, que já não fazia uma capa com um escritor há imenso tempo. Li também a biografia dele que é extraordinária. A melhor descrição do autor aos 14 anos é: nível de preocupação com o mundo que o rodeia de um velho de 75, nerd e apaixonado pelos peanuts. Adorei!

Anónimo disse...

E se for por autor?
É mais fácil reunir um maior número de pessoas por autor do que toda a gente ter o mesmo livro.E desta maneira ainda conseguimos partilhar opiniões e informações. Por exemplo, eu tenho um único livro do Paul Auster, "Sunset Park", que adorei, mas tenho alguma relutância em pegar noutro, porque já tinha tentado ler o "Trilogia de Nova Iorque" e desisti.


Princesa Ervilha

Anónimo disse...

Nora Roberta e as 143 sombras...oh mas que dupla maravilhosa! Viciante, viciante só mesmo a vontadinha de, quando vejo tamanhos disparates, formar uma brigada de censura literária.

Princesa Ervilha

Isabel disse...

Esta ideia é realmente muito boa!! Estou completamente dentro! :)

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis