Pub SAPO pushdown

São Francisco #2

quinta-feira, novembro 08, 2012
Hoje  o dia foi sempre a andar. Quando se tem tão poucos dias para ver uma cidade como esta, não há outro remédio. Às sete e meia estávamos a saltar da cama e só agora, às dez e pouco, estamos de volta ao hotel. Não me estou a queixar, que se há coisa que eu gosto é de dias assim, cheios. O dia começou com a visita a Alcatraz. Já tínhamos comprado os bilhetes há algum tempo, mas só por milagre não perdemos o barco. A culpa não foi nossa, foi do senhor taxista que nos levou e que insistiu em fazer turismo logo pela manhã, apesar de lhe termos explicado que tínhamos um barco para apanhar. Chegámos esbaforidas e fomos as últimas a entrar, mas pronto, lá conseguimos. Infelizmente, hoje já não estavam os mesmos 26 ou 27 graus de ontem. A temperatura desceu para os 14 e veio também o nevoeiro. Parece que é o normal por estas bandas. Mas voltando a Alcatraz. A viagem de barco desde São Francisco demora uns dez minutinhos, coisa pouca,  mas valeria a pena mesmo que demorasse duas horas. A antiga prisão de alta segurança é um lugar frio e sinistro, mas tem uma história fascinante. Era para ali que eram enviados os marginais mais perigosos, e aquilo não era propriamente um hotel onde iam só passar umas feriazitas longe da sociedade. A visita à prisão (que fechou em 1963) dá para ter uma noção muito precisa do que aquilo era. Nunca ninguém conseguiu escapar de lá. Os que tentaram foram apanhados (e abatidos) ou acabaram por morrer afogados. São Francisco parecia estar ali mesmo pertinho, apenas a dois quilómetros de distância, mas as águas geladas da baía de São Francisco não são para meninos.

A caminho de Alcatraz. Com tempo cinzento fica ainda mais estranha.

As palavras a vermelho foram pintadas por um grupo de nativos que ocupou a ilha em 1969 e por lá ficou durante dois anos (até o Governo acabar com a brincadeira e os ter posto a andar de lá para fora)

Mais uma intervenção "artística"

Os blocos de celas

A zona de recreio. Apesar de fazer um frio de rachar, alguns prisioneiros preferiam ficar aqui do que estar nas celas, e lá se aguentavam enquanto os deixavam.

Dentro de uma solitária, a cela onde os presos eram postos de castigo, completamente às escuras. Pediram-nos que fechássemos os olhos para termos uma noção de como seria ficar naquele espaço mínimo sem ver nada e... não é agradável.

Um dos prisioneiros mais famosos de Alcatraz: Al Capone

Nem tudo era mau...

Uma cela equipada com os objectos originais.

E São Francisco ali tão perto.

A sala dos guardas.

Ora bem, dizia eu que nunca ninguém conseguiu escapar de Alcatraz. Não é bem verdade. Houve três prisioneiros que se puseram em fuga e nunca foram encontrados. Podem ter morrido afogados, mas não há certezas. E como é que eles fugiram? Cavaram um buraco nas suas celas (o que podem ver na foto). Como? Com uma singela colher. Demoraram um ano a escavar, mas conseguiram. Há gente com muita paciência.

A cozinha. Alcatraz era conhecida por servir boa comida, de forma apresentável e em quantidade, mas nem isso impediu que os prisioneiros virassem todas as mesas do refeitório quando lhes espetaram com esparguete à frente pela enésima vez.

Se alguma vez forem a São Francisco não percam MESMO a visita a Alcatraz. Está muito bem organizada e os audio tours em português explicam tudo lindamente. É um sítio emblemático e sai-se de lá com o estômago ligeiramente embrulhado, porque está tudo exactamente como era. É um banho de realidade um bocadinho forte demais, mas é imperdível. Foi a coisa que mais gostei de fazer em São Francisco.
As Painted Ladies, sete casas victorianas em Alamo Square, cada uma de sua cor. Os autocarros turísticos deixaram de passar por lá, porque os moradores das casas não achavam muita graça a ter não sei quantos autocarros a pararem em frente todo o santo dia para a malta tirar fotos. Assim sendo, há que subir e subir para lá chegar.

De volta à Golden Gate, desta vez com nevoeiro e um frio impossível (como se vê pela minha cara de sofrimento. Parecem dores de estômago, mas era só mesmo frio)

Pela foto talvez não dê para perceber muito bem,  mas juro que esta foi a rua mais inclinada que já subi na vida. Cheguei ao cimo à beira do enfarte. Nunca mais volto a queixar-me das colinas de Lisboa.

Lombard Street, uma rua toda às curvas e com um jardim pelo meio.

O famoso cable car. É muito giro andar e a subir as ruas de São Francisco de eléctrico. Aliás, é incrível como é que conseguem subir as ruas mais inclinadas de sempre, a ranger por todos os lados. Fui sempre ali com um certo receio que aquilo começasse a andar para trás. Parte chata: cada viagem custa seis dólares.

Uma das vistas do cable car.

A gira da Sara Sampaio numa das montras da Victoria's Secret.

Castro, o bairro gay.

Um carro com um bigode cor-de-rosa. Perfeitamente normal.

A noite acabou no Umami. Tinham-me dito que era o melhor japonês da cidade e lá fomos experimentar. Não sei se é o melhor, que não fui a mais nenhum, mas é mesmo muiiiiiiiito bom e num espaço muito giro. O Umami foi uma das muitas sugestões que me foram dadas pela Follow Me, a agência de viagens da Catarina Serra Lopes. A Catarina é jornalista de viagens há muitos anos e decidiu usar a sua experiência para criar uma agência que ajuda os clientes a planearem as viagens ao máximo detalhe. Não têm paciência para ler guias, para comprar bilhetes para museus ou para reservar mesa num restaurante espectacular? Não se preocupem, a Follow Me trata de tudo e mais alguma coisa. Quando soube que eu vinha para os Estados Unidos a Catarina deu-me uma data de dicas tanto para Nova Iorque como para São Francisco, e estão a ser mesmo muito úteis, sobretudo porque tem muita coisa gira e fora do roteiro turístico. O Umami foi um desses casos, assim como o Slanted Door, o restaurante onde almoçámos ontem. Mantenham a Follow Me debaixo de olho, porque é mesmo útil e compromete-se a planear toda uma viagem aos melhores preços.

maria moura disse...

Que incrivel experiência, fiquei a conhecer Alcatraz sem lá ter ido.

Acho que é o melhor da vida, viajar.

bjinho

OnePlusTwo disse...

Que local com tanta carga emocional. Realmente, é um privilegio conhecer.

oneplustwoblog.blogspot.pt

Ana disse...

Essa rua que te custou subir aparece em imensos filmes de perseguições! Precisamente por causa desse efeito de onda , os carros parecem que voam quando a descem a altas velocidades!

Carolina disse...

Grande reportagem! Obrigada!
Beijinhos Carolina

Patrícia Teodoro disse...

bem já viajei um bocadinho por aqui, agora vou trabalhar. Vai contando tudo da viagem que a malta gosta à brava

Anónimo disse...

Pipoca. obrigada por nos fazeres "viajar" ctg!!!

Maria disse...

Que giro, Pipoca! Sinto-me a viajar contigo :)

Brown Eyes disse...

Estou com uma "inveja" saudável da tua visita a Alcatraz; adoraria lá ir.

Ana Rita disse...

obrigada pelos belos textos. dá a impressão que estamos aí contigo. e pra pessoas como eu, que não podem viajar, é muito bom ficar a conhecer os sitios com relatos assim. ler acerca deles em livros ou na net não é igual de todo.

Obrigada, Pipoca!
Foi uma "vista guiada" espectacular :)
Espero ficar a conhecer ainda mais coisas nos EUA(graças a ti, pois eu provavelmente nunca lá irei...!)

Raquel

homem sem blogue disse...

INVEJA (da boa)

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

A Perua de Tenis disse...

Obrigada por partilhar a viagem, a quem nao pode ir la, fica a conhecer atraves dos teus olhos. Muito bom!!!adorei , )

Style Yourself! disse...

Realmente os Estates têm coisas e cidades para ver muita bonitas, sem ser apenas NYC!
Ainda bem que tens mostrado tantas fotos fantásticas (e inspiradoras). Bom, por motivos vários não conseguirei ir aos Estates nos próximos tempos... mas vale a pena sonhar!

Anónimo disse...

Não podia deixar de comentar este post...sempre fui "fanática" pelos "States" (especialmente Nova York) que morro para conhecer :) Mas depois de ver esta "foto reportagem" a S. Francisco posso dizer que ficou quase em pé de igualdade com New York. Sempre gostei muito de história e locais com grande carga emocional (quer historicamente quer simbolicamente). Por isso, alcatraz (que conhecemos essencialmente dos filmes), depois do que relatas-te aqui, vai ser, certamente, um local a conhecer, absorver e registar (fotograficamente e na memória)o máximo possível. Obrigada Pipoca por esta "viagem" fantástica que nos proporcionas-te aqui no blog :)

BdeBrilho disse...

Opá, que sortuda! Também quero! Quanto à rua mais inclinada, essa é para amadores ;): então tem que ir à Madeira ou Trás-os-Montes (os dois sítios onde encontrei as ruas mais inclinadas da minha vida!!), aí é que chora mesmo! Não é preciso sair do nosso Portugal para isso!

Algures no Oeste disse...

Gostei muito das fotos e dos relatos, obrigada pela partilha.
Fiquei cheia de vontade de visitar S. Francisco e Alcatraz...
:-)

Pele Fresca disse...

Quando vejo estas fotos lembro-me da minha viagem à 5 anos.... Foi aí que "produzimos" a nossa 1ª filha!!

bjs.

at.home.ideas disse...

Lindas as imagens*

Maria Joao disse...

Obrigada pela partilha!!
Desde que descobri este "cantinho" fiquei fã!!! :)
Beijinho
Maria João

ana sofia santos disse...

essa rua castro será em homenagem ao carlos castro? lolol

Pipoca,

A visita turística foi espectacular e fiquei com muita vontade de conhecer ao vivo! Mas não menos importante... amei a tua saia!De onde é essa fofura?

Beijinhos,
JP

Unknown disse...

Fotos muito giras e divertidas =)

Anónimo disse...

Só tenho uma palavra: MARAVILHOSO! Consegues transmitir tanto em poucas palavras. Já lá "estive" agora mesmo... sem ter saído do ecrãn.
Vais perdoar mas só não gostei da foto em que estás "presa", não gostei e nem sei explicar porquê. O resto adorei a descrição, és fantástica! Parabéns!

Close Up! disse...

Disso de ninguém ter escapado de Alcatraz...então e o Sean Connery? :)

Anónimo disse...

Obrigada por este post pipoca! Muito interessante :)

Estou a adorar estas mini reportagens sobre o que andas a fazer pelos States ;)
Continua, porque para quem não pode fazer uma viagem dessas, é sempre bom ouvir as experiências e ficar a conhecer lugares sem lá ir...

Anónimo disse...

Foi dos teus posts que mais gostei :)

Mafalda disse...

Sweet November....

Atlântida disse...

Muito bom... Quem sabe um dia?

Pipoca, uma pergunta: como é que aguentas andar horas em cima de saltos altos. Eu viajo sempre de ténis e, ao fim de 2 dias, pés e pernas estão num estado lastimável! Uau!

A Meu Gosto disse...

Existe uma série gira sobre Alcatraz, chama-se exactamente Alcatraz!
beijinho

Anónimo disse...

querida, de onde é a tua saia? é fantástica :D

Mais uma a querer saber de onde é a saia (não menosprezando a qualidade do post quanto ao tema principal ;) )! :D

Olá Pipoca, estive ha cerca de 1 mês em SF e posso garantir que foi a viagem da minha vida. Adorei Alcatraz tb e a única recomendação que lhe faria era ter ouvido a visita em inglês pois o relato é feito pelos guardas que serviram em alcatraz na altura. Tenho mais duas recomendações para si se quiser: se não quiser ver mais malucos não vá à haight, é conhecido por ser o bairro dos hippies mas é onde esta a maior concentração fé malucos por m2. A segunda recomendação é pesquisar o City passou: agora aí em SF creio que já não lhe vá ser útil mas para a proxima pode visitar Alcatraz + SF MoMA + Aquarium of the bay + Exploratorium + Academy of the Sciences + bilhete para o Muni valido para 7 dias por 60$. Se quiser acho que o City Pass tb existe noutras cidades norte-americanas. Resto de uma boa viagem e coma um pretzel por mim :) Inês F.

Sapato 42 disse...

Pipoca...obrigada pela partilha fantástica de todas estas fotos...elas fazem nos viajar também :)

Vespinha disse...

O que eu adorava ir visitar Alcatraz! Tenho é duvidas se tiraria lá fotografias sorridente como a Pipoca o fez, acho que certos locais não se compadecem com isso... É como ir a Auschwitz e tirar fotografias a fazer pose, como vi algumas pessoas fazerem. Chocou-me.

Atlântida disse...

Vespinha,

Vi isso no Memorial, em NY. E pessoas encostadas às "fontes" em amena cavaqueira e na risota... Fiquei pasmada!

Anon disse...

O melhor restaurante japonês, que serve coisas como tacos, puré de batata, bife tártaro e couves de bruxelas. Parece-me perfeitamente legítimo.