Pub SAPO pushdown

Os culpados e os outros

sexta-feira, novembro 16, 2012
No início da manifestação de 15 de Setembro um petardo rebentou mesmo ao meu lado. Assustei-me e disse ao meu marido que se era para aquilo íamos embora na hora. Mais à frente, junto aos escritórios do FMI na avenida da República, alguns manifestantes começaram a lançar pedras e garrafas à polícia que, como é óbvio, estava apenas a proteger o local dos vândalos costumeiros. Chama-se trabalhar, um conceito difícil de entender para algumas pessoas. Uma vez mais, disse ao meu marido que não ia ficar ali parada a olhar para aquilo. Que o mais certo era que a polícia se fartasse da brincadeira e que carregasse. Com legitimidade. Não fiquei lá para ver o que aconteceu. Simplesmente, não compactuo com coisas destas. Eu e muitos outros milhares fomos na expectativa de uma manifestação pacífica e ordeira e, felizmente, foi isso que aconteceu, pelo menos a maioria do tempo. Podem dizer que não teve impacto nenhum, precisamente por ser pacífica, mas cada um acredita no que quer. Eu (mas atenção, sou só EU) não acredito que apedrejar polícias horas a fio seja sinónimo de evolução ou de qualquer outra coisa positiva. Não acredito que faça de nós um povo corajoso, um povo destemido, um povo heróico. Aquela meia dúzia que foi ontem para a Assembleia com o simples intuito de causar distúrbios tem pouco ou nada de heróico. Na verdade, assistir às imagens daquela gente a apanhar pedras do chão e arremessá-las violentamente contra a polícia só me deixou com vergonha alheia. E com pena dos desgraçados que estavam ali a trabalhar e aguentaram aquilo estoicamente. Mas depois veio a surpresa porque a polícia carregou. Que estranho. Depois de duas horas a levarem com pedras e petardos de forma totalmente gratuita. Porque sim, toda a gente sabe que a polícia é a verdadeira culpada desta merda em que estamos todos metidos. É a polícia que aprova os cortes nos nossos subsídios, é a polícia que fecha fábricas, é a polícia que não  nos arranja trabalho. Sacanas dos polícias, que estavam mesmo a merecer levar com uma pedrada no meio da testa. As pessoas foram avisadas. Os culpados e os não culpados. Todos foram avisados. Todos tiveram uma oportunidade para seguirem com as suas vidinhas. Até porque a manifestação oficial já tinha acabado. Mas não. Toda a gente ficou para ver como é que aquilo ia acabar (como se já não soubessem). E ao ficar, todos os que ali estavam compactuaram com o que estava a acontecer. Eu (mas atenção, sou só EU) jamais teria ficado ali a ver polícias a serem apedrejados de forma selvagem. Mas se lá tivesse estado, se lá tivesse ficado, seria a última a poder queixar-me de ter sido apanhada na chuva de bastonadas. Quando a polícia recebe uma ordem de carga não tem propriamente tempo nem discernimento para estar ali a investigar quem prevaricou ou não, quem atirou ou não uma pedra. Mesmo que o quisessem fazer, duvido que ao fim de duas horas de insultos e agressões ainda lhes restasse alguma boa vontade. São polícias, não são a reencarnação da Madre Teresa de Calcutá. E a partir do momento em que a multidão recebe, REPETIDAMENTE, uma ordem para dispersar, quem insiste em manter-se já está em incumprimento. E a polícia TAMBÉM existe para isso, para repor a ordem. Se preciso for, com recurso à violência (está na Lei, culpem a Lei). É bom? É agradável? É de louvar? É bonito de ver? Não. Mas ninguém ali pode dizer que foi apanhado de surpresa, ninguém ali pode dizer que não fazia ideia que a polícia ia carregar. E ninguém, mas ninguém mesmo, pode ser inocente ao ponto de acreditar que só os maus iam ser punidos. Foram muitos os que levaram por tabela, mas tirando os que estavam a passar por ali ocasionalmente (vindos do trabalho, a caminho de casa), e foram apanhados no meio do caos, todos os outros são também, à sua maneira, culpados.


 (um claro pai de família para aí de 12 anos que não tem o que pôr de comer na mesa dos filhos)


(e como já sei que vão fazer 370 leituras diferentes daquilo que eu escrevi, acrescento já alguns pontos:
1- Não, não sou contra manifestações, comecei o texto a dizer que tinha estado numa. E já fui a várias ao longo da vida;
2- Não, não acho que as pessoas devam ficar quietinhas no sofá à espera que os outros resolvam os problemas por elas;
3- Não, não fui à manifestação, pelo simples facto de que estou em Nova Iorque. Não me ficava assim muito em caminho;
4- Não, não usem o argumento de que eu só defendo esta posição porque tenho emprego e dinheiro para viajar. Já fui a manifestações quando ganhava 500€ a recibos verdes e nem por isso me senti com legitimidade para atirar pedras a quem fosse;
5- Nesta situação, apenas condeno os que atiram pedras e os que ficaram a ver atirar pedras. Não faço qualquer juízo de valor sobre os motivos que levam cada um a manifestar-se e nem é isso que está em causa;
6- Sim, acharei SEMPRE que não há NADA nesta vida que justifique o que aconteceu. Porque também acredito que atirar pedras a quem está só a fazer o seu trabalho JAMAIS resolverá o que quer que seja nas nossas vidas)

145 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com tudo aquilo que escreveu!Parabens!

S disse...

Foi muito feio o aconteceu de facto!
Bj S

Anónimo disse...

Querida Pipoca:
Concordo plenamente com tudo o que escreveu.
Quando descobri o que aconteceu em Lisboa a primeira coisa que pensei foi: que VERGONHA!! Tambem eu ja fui a varias manifestacoes mas sempre pacificas e 'e assim que devem ser.
Ana

Anónimo disse...

yaaah a policia depois de duas horas interviu e não teve tempo de ver quem é que causou distúrbios (aceito o teu argumento para desculpa-la). Contudo, as pessoas que cometeram aqueles actos não têm desculpa? Com estes cortes todos... conseguir uma boa sopa para o jantar já é dificil. Cortes e mais cortes, o dinheiro não chega para pagar as contas actuais nem aquelas que se avizinham como o acerto da água, luz, etc.. Filhos? faculdade? Esqueçam.. E depois disto não é desculpável perderem a cabeça desta maneira? Nao. Viver debaixo da ponte ao frio e à chuva é melhor. Com isto tudo NUNGUÉM ATENÇÃO NINGUÉM NO SEU PERFEITO JUIZO PERDE A CABEÇA. Enfim.. que Deus nos ajude.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que disse! Ainda há pouco li um comentário de alguém no seu facebook a propósito deste mesmo assunto em que a pessoa dizia mais ou menos isto: "Só diz isso porque não estava lá a sua mãe ou algum familiar". E eu estive quase para responder .. mas e se o seu pai ou familiar fosse um polícia? A levar com pedradas durante quase duas horas? Mas achei que não valeria a pena!
Claro que foi um horror as pessoas inocentes terem sido injustamente agredidas, mas verdade seja dita: ao primeiro aviso, nem eu, nem familiar meu, nem ninguém que estivesse comigo continuaria ali, nem estaria a compactuar com o que estavam a fazer aos policias! (De louvar, foi o bom senso de duas jovens que se puseram à frente da polícia a implorar que os "mascarados" parassem).
Vergonhoso!

Anónimo disse...

A crise agora é desculpa para a violência???

Nota-se que a Grécia tem evoluido bastante...É para isso que estamos a caminhar?

Violência gera violência.

Todos se queixam da crise, mas quem é que enche os estádios de futebol todas as semanas?Quem é que esgota festivais de Verão?Quem é que esgota concertos que só acontecem daqui a 6 meses, em apenas 4 horas de venda de bilhetes?Quem é que enche discotecas com entradas a 20€ e bebidas brancas a 7€?São estes arruaceiros que na 4a feira pintaram montras de lojas em Lisboa, assustaram adultos e crianças, pegaram fogo a caixotes do lixo, apedrejaram policias.

Vergonha do que aconteceu.E vergonha de ver que ainda há quem os defenda.

(Pipoca, parabéns pelo texto!E have fun em NY!)

Joana

Diana disse...

Concordo plenamente com o que disse.
Em relação ao anónimo que pede que compreendam a posição dos que atiram pedras, porque estão em dificuldades devido aos cortes, pense que também os polícias têm filhos para criar, contas para pagar e comida para comprar e que estão igualmente descontentes com a situação actual do país. Não merecem levar pedrada apenas por estarem a cumprir o seu trabalho.

Anónimo disse...

Anónimo das 02:09: interveio.

Anónimo disse...

Poderia dizer aqui muita coisa, mas a verdade é que este é um assunto que me deixou sem palavras de tanta vergonha. E como concordo plenamente contigo, fico apenas contente por haver mais uma pessoa decente neste país!

Anónimo disse...

100% de acordo.
Parabens Pipoca!!!
Um bando de deliquentes que destroi o chao publico de Lisboa, nao tem interesse pelo trabalho nem pela defesa do trabalho. Tem interesse pela Vadiagem e pela criminalidade.

Marta P. disse...

Concordo plenamente com tudo o que disseste. E aproveito para dizer que pais que carregam filhos pequeninos para a frente da Assembleia quando já toda a gente sabe que as coisas lá ganham proporções maiores e mais violentas são uns perfeitos inconscientes e com muito pouco amor às suas vidas e à dos seus filhos. Ao contrário do que dizem a polícia ordenou que dispersassem, aguentaram mais que muito e puf!! Saíram-se à bastonada, não contra os manifestantes pacíficos, mas sim contra os vândalos que destruíram parte do património municipal só porque sim e lançaram de tudo (excepto coisas fofinhas) à polícia. Não é legítimo? Aguentem horas a fio a levar tareia a ver se não reagem muito pior. A diferença é que a polícia apenas está a cumprir o seu trabalho, não estava ali para se divertir com violência gratuita e injustificada.
Pais de família que nada têm para alimentar os filhos e para pagar a casa não se mandam a agredir polícias, uma vez que não são eles os culpados da austeridade e roubalheira dos políticos. Também sofrem as consequências da crise. E se esses pais se viram contra os polícias...são uns tremendos estúpidos!
Ganhem juízo!

Anónimo disse...

Finalmente alguém que diz alguma coisa acertada no meio desta palhaçada toda. Os meus parabéns. Finalmente leio alguma coisa com 2 dedos de testa sobre essa manifestação.

Ana Burmester Baptista disse...

Finalmente, vejo quase todos de acordo neste assunto. Parabéns, Pipoca. É tudo isso que foi dito.

Cláudia disse...

Obrigada! ...de alguem que não tem o dom de expressar a sua opinião da melhor forma (nao tenho mesmo jeitinho nenhum para a escrita)o meu muito obrigada por pôr em palavras tudo aquilo que me passou pela cabeça ao assistir a este triste espectaculo! Concordo com tudo o que disse e mais um bem haja á Nossa policia, que foram impecáveis!!!

sofa disse...

Clap, clap, clap!
Concordo plenamente contigo pipoca, a crise não é desculpa para criar um país marginal, sem lei e sem respeito pelos outros!

Anónimo disse...

10000000% de acordo. Foi uma vergonha

OnePlusTwo disse...

Não podia concordar mais :)

oneplustwoblog.blogspot.pt

Bailarina disse...

Parabéns Pipoca!! Não conseguiria expressar-me melhor...

Pedro disse...

Mais do mesmo...

Nem vale à pena falar sobre o assunto. Violência não é resposta para NADA. E já dizia uma personagem de um filme "E no fim tudo correrá bem. Se ainda não correu bem, é porque ainda não está no fim". Façam sim manifestações, greves, vão para a televisão falar mal deste governo, que sinceramente, não sei se outro não estaria a implementar as mesmas medidas. Anos à fio a gastar dinheiros públicos com "merdas" e depois olha, estamos na pior.

Anónimo disse...

Para além de tudo o que disse que concordo, o que eu fazia também era sair logo ao 1º aviso! E ainda há os que sofreram sem culpa nenhuma, como já se viu nas notícias, pessoas que ficaram com os carros destruídos, e que não participaram na manifestação, apenas moravam ali ou estavam a trabalhar. Como um imigrante ucraniano (acho!) que lhe partiram o vidro do carro (não seria com certeza um super carro) mas que agora o arranjo lhe vai custar bem caro. Onde estão os responsáveis por isto! É preciso destruir os carros só porque sim? É preciso destruir montras, só porque sim? Não me parece...

Miss F disse...

Subscrevo plenamente!

Anónimo disse...

À pessoa que veio para aqui defender os apedrejadores: um acto irreflectido por causa da crise, da situação em que vivemos, do desespero é, por exemplo, o da senhora que interrompeu a cerimónia do dia 5 de Outubro, situação essa que não implicou violência e que se viu claramente que era fruto do desespero de uma pessoa.
Outra coisa são miudos de 18 anos que, se for preciso, estão ali a atirar pedras à polícia e no dia seguinte pedem 50€ aos pais para irem ver a Rihanna ao Pavilhão Atlântico, fazerem o que fizeram. Porque estar 2h a, metodicamente, retirar pedras da calçada tipo linha de montagem (todos os jornais descrevem assim o cenário), para as passarem aos outros que estavam na linha da frente para estes arremessarem contra a polícia, isso é tudo menos "desespero", "revolta contra a crise" e "impotência por não poder pôr comida em casa todos os dias". É ver as fotos que foram divulgadas dos apedrejadores, bem como os que foram detidos e estavam alinhados no Cais do Sodré, e ver que era só miudagem que está na idade da parvoíce e quer confusão, quer meter-se no meio do barulho e ir para lá fazer porcaria, quer mostrar aos amigos como são badasses e atiram pedras à polícia. E quem ficou lá a ver isso, às 18h de um dia em que fizeram greve e já tinham tido mais que momentos para se manifestarem ordeiramente, já não iam fazer nada mantendo-se na AR àquela hora e, em vez de irem para casa, ficaram ali a ver aquilo a acontecer, durante 2h, só podem ser estúpidos.
E acho muito bem que esses miudos tenham sido identificados, detidos, e deviam era ser condenados a calcetar as pedras todas que tiraram num dia de Verão com 30º ao sol. Porque actos desses, de miudagem estúpida, vejo eu todos os dias... quer seja com pedras a riscar janelas do metro, quer seja a arrancarem sinais de trânsito na rua, quer seja a "grafitar" paredes que a Câmara acabou de gastar dinheiro a pintar... esta atitude na manifestação considero-a idêntica a essas, só que aconteceu numa manifestação, mas resulta apenas de actos de gente que está habituada só a fazer porcaria onde vai e ainda estão na idade da parvoeira.

Ana disse...

Nada justifica agressões gratuitas, mas creio que isso funciona para os dois lados, não? Por certo ainda não ouviste os relatos das centenas de pessoas que lá estavam e que disseram que não ouviram nenhuma ordem de dispersão. Pessoas 'normais', pacíficas, como tu e eu, que tiveram de se esconder em prédios quando já se dirigiam para casa para não levar com a multidão em fuga e com a carga policial.
Manifestações pacíficas sim. Estou completamente do lado da polícia, aliás, é simples, estamos todos do mesmo lado. Agora, pagar o justo pelo pecador, lamento, não aceito. Fazê-lo era aceitar calada esta austeridade que nos consome e pela qual eu, 'justa' - que não sou funcionária pública nem assessora, que sempre paguei impostos, que não fiz qualquer empréstimo bancário e que nem vivo acima das minhas possibilidades - pagasse pelo 'pecador', aqueles que gastaram indevidamente o meu dinheiro ou também aqueles que fogem sistematicamente aos impostos e que depois assobiam para o lado.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que o Anónimo 2:09 disse. Ninguém sabe o que realmente se passa. Há pessoas a pasasr fome para meia duzia andarem-se a pavonear. Cortam a torto e a direito aos mais fracos e depois dá nisto. Infelizmente o povo português bate sempre no mais fraco, sempre. As pessoas devem-se manisfestatar da maneira que acharem melhor e depois sofrem as consequências dos seus actos. Agora estarem a vir para aqui dizerr que os policias são bons e os outros são maus é a parvoíce total. Enquanto uns andam a passear, a jantar fora a fazer compras, outros ( e muitos ), andam a contar os cêntimos ao meio do mês a ver se dá para comprar pão. E falo de psesoas que trabalham e recebem uns miseros 500€ de ordenado! Por isso vamos deixar de julgar, é muito fácil julgar o mais fraco. Porque não julgar o mais forte? Temos um PR que está enterrado até ao pescoço e ninguém vem para aqui falar nele. E não é só ele... tantos outros e estão completamente inpunes ao julgamento de alguma pessoas porque saõ "intocáveis". é dizer os "bois pelos nome" e correr com essa cambada de corruptos tofos. Este ano está mal, mas com a aprovação deste OE, para o ano vai estar muito pior. Vamos deixar de olhar só para o nosso umbigo e só nos comerçarmos a preocupar quando nos bate à porta.

SS

C.S disse...

Pipoca, acabaste de escrever tal qual (mas com mais eloquência, diga-se, porque eu estava enervada) aquilo que respondi há dois minutos a uma amiga a propósito de chamar ignorantes às pessoas que defendem a polícia de choque. Quantas mais horas era suposto a policia ficar impávida a levar com pedras e garrafas, então? Quantos mais carros eram pra ser incendiados, quantas montras de lojas partidas? Isso é que é uma manifestação? Palminhas para os caras tapadas. Quem estava ali pacificamente tinha de se ter ido embora assim que viu o rumo que aquilo estava a tomar, é simples. Percebo a indignação dos inocentes que levaram por tabela, e obviamente que não concordo. Se fosse eu que estivesse a sair de um café e levasse uma cacetada também não gostava. Mas o que me irrita é que os maus da fita são sempre a polícia, quando o que aconteceu foi uma REação à AÇÃO daquela meia dúzia de atrasados mentais de cara tapada. Porra, eles não carregaram do nada em 5 minutos, ficaram horas a ser atacados, tinham de retaliar, ou não?! Eu não queria acreditar quando vi as imagens! Digo-te, não fui lá porque (ainda) tenho trabalho, mas se eu me fosse manifestar pacificamente e visse aquela situação, tinha mais que tempo para virar as costas e me vir embora, porque não compactuo com aquelas merdas! Aquilo não é uma manifestação, é vandalismo! E se for preciso aqueles atrasados vivem de algum subsídio que NÓS andamos a pagar com os nossos impostos, ou então sempre viveram e agora estão descontentes porque lhes cortaram a mama... Os verdadeiros necessitados/revoltados não iam prestar-se aquele papel. Aquilo foi uma desculpa para incendiar carros e caixotes e lançar petardos. Tudo bem, as imagens estão na net e cada um pode ter a sua opinião, agora não me venham dizer que estou cega ou ignorante ou que não apoio o meu país por achar que os desgraçados dos polícias ainda aguentaram mais que a conta.

Di disse...

Pipoca e tu não estás por cá para ver os telejornais e assistir ás lamentações de quem apanhou e vem para a tv dizer que não fez nada, só estava ali quietinho ( foi cumplice, é essa a palavra). É uma tristeza. Apanharam pouco, precisavsm de mais uns tabefes, é o que é.

SBarreiros disse...

Eu vivo fora do país e só tenho uma palavra para tudo isto: VERGONHA!

CVi as imagens e os vídeos e obviamente os media gostam muito de descontextualizar as coisas, para manifestantes e polícias.

Sinceramente para mim greves NÃO ADIANTAM NADA. Apenas prejudicam quem quer trabalhar, tem filhos, consultas, etc.

As pessoas juntam-se no anonimato e acham que assim se fazem ouvir.

Eu sou a fazer de criar movimentos cívicos, provocar pressão nos meios e nos partifos, na Assembleia, em Belém.
Mas como os portugueses infelizmente, e no meio de muitas coisas boas, graças a Deus, também têm muito de cobardes. E entao juntam-se ali todos a achar que berrar palavrões ao Governo e à Angela adianta muito.
Que é que mudou? que é que vai mudar?
NADA...

Acho tremendamente injusto imporem medidas de austeridade aos cidadãos quando os Governantes, Bancos e entidades internacionais andaram a viver de especulação e outros "fenómenos financeiros". É injusto, é péssimo e a médio prazo irá ser contraproducente. Por famílias endividadas e pobres nao consomem. E se nao se consome, nao se produz, etc etc etc.

Todavia os cidadãos também têm a sua parte no cartório!
Na faculdade eu era das poucas que trabalhava ao mesmo tempo! +Porque me dava jeito o dinheiro e porque simplesmente SIM... Havia pessoas de famílias com muito menos poder de compra e diziam aos filhos "que nao queriam que se desfocassem dos estudos, que o seu trabalho era so estudar". Pois bem, a mim nunca me faltou trabalho e algumas dessas pessoas agora... sabe-se Deus.
Emigrei, sim, mas por razoes pessoas e fiquei na MESMA empresa.

Fechei a minha conta bancária no BPI e o senhor que me atendeu dizia que a emigrar seria para a Bélgica, ao que lhe respondi que bom bom é na Suiça. Sabem o que me respondeu? "Que horror, jantar fora na Suiça é caríssimo".
Pois bem, é um exemplo isolado mas retrata parte da nossa mentalidadezinha pós-ditadura: todos a jantar fora, todos a comprar carros e casas, todos a ter, ter e a ter.
Sacrifícios nem vê-los e depois a culpa é toda do Governo.

Obrigada.

Anónimo disse...

concordo plenamente se mais pessoas pensassem assim o pais andava para a frente, assim somos so uma mancha feia e negra na europa...

amola-tesouras disse...

Assino por baixo e aplaudo de pé.

É preciso que as pessoas entendam de uma vez por todas que democracia não é desresponsabilização.

ana disse...

muito bonito. adoro as justificações para bastonadas indiscriminadas. pode ser que um dia vos calhe.

Sapato 42 disse...

não poderia estar mais de acordo contigo...é uma vergonha que em tempos de crise,algumas pessoas aproveitem a situação para se valerem de tudo para mostrarem os bandidos que realmente são...muito triste o que aconteceu nessa noite

Sweet C disse...

Texto fabuloso, Pipoca.

Xs disse...

Está tudo dito nesse texto.
Assino por baixo, e acrescento que os que lá ficaram para fazer merda e apanharam, deviam é ter apanhado mais, e espero mesmo que sejam apanhados e punidos.

Anónimo disse...

Vergonha tenho eu da polícia e dos seus superiores!
Homens fortes com quem é fraco e fracos com quem é forte!
Homens treinados para bater!
Homens sedentos de sangue!

Tenho tanta pena de não saberem como a grande maioria dos polícias funciona fisica e psicologicamente. Com certeza que teriam mais cuidado com o que pensam e escrevem.

Pela forma que escreves, ainda estaríamos na ditadura, esfomeados e amordaçados. E tu pertencerias a essa minoria ditatorial, para poderes ter a vidinha que tanto queres ter. Certamente que não irias parar ao Aljube.

Ainda bem que os nossos militares milicianos não deram ouvidos a gente como tu, medrosa, acomodada, egoísta. Só é pena estares a desfrutar da liberdade que os outros conquistaram por ti! E que continuamente conquistam.

Quando a pobreza chegar às tuas clientes conversaremos.

Ana disse...

Não podia estar mais de acordo com o que foi escrito pela Pipoca!
Os que mandaram pedras são vândalos que querem apenas causar problemas e conflitos.
Por causa deles, levaram da polícia aqueles que estavam pacificamente à frente da AR.
Gostei do reparo que fizeste à foto!
É o que disse anteriormente - é só para andarem à porrada e mostrarem "olha para mim!que mau eu sou!que rebelde!"
Depois fazem-se de vítimas quando a policia os apanha.

Tamborim Zim disse...

Com certeza que a violência é condenável, e a q aconteceu foi d euma ilicitude e de uma estupidez indiscutíveis. Mas... (quase sempre há mas...)as imagens da carga policial deixaram bem claro que havia pessoas de costas voltadas e a afastar-se, e às quais continuavam a ser aplicadas bastonadas policiais com insistência. Isso n é correto. E incorreto tb foi a espera de tanto tempo p os polícias agirem. Quem prevarica numa manifestação deve ser retirado, nem q se condicione a manifestação, p q outras pessoas tenham o direito de se concentrar em paz, ou em ordem. Este é um ponto. O outro ponto é q, face a um extremo, n nos admiremos q surjam outros. O extremo da austeridade, da injustiça e da desconsideração (tb incorreto e violento), quase forçosamente gerará o extremo da desordem, da estupidez reativa e do disparate (tb incorreto e violento).

Rita Lucas disse...

Olá
Este assunto tem dado que falar, mas relembro que não foram apenas as pedras da calçada que foram arrancadas (e quem paga esse arranjo somos todos nós, assim o disse um dos calceteiros que foi entrevistado no jornal da noite) então e os vidros partidos, os carros encendiados e amolgados e os caixotes do lixo encendiados....e por ai fora.... é pena que tenham sofrido pessoas inocentes, mas não é atirando pedrada a policia que se resolvem as coisas.
Já vi que ha muita gente a pensar que a policia anda a ganhar bem e por aí! Será que as pessoas sabem que a policia paga as fardas do proprio bolso??? E sabem tambem que cada peça de vestuario ou acessorio não é nada barato????
Pois secalhar nao sabem!!!
Mas pronto longe de mim estar aqui a defender a policia!!!
Vamos antes defender aquele rapazito com ar de 13/14 anos coitado que deve ter os filhos em casa a passar fome!

Margarida disse...

Não estando em Nova Iorque, e recebendo € 614,70 de ordenado, subscrevo na íntegra tudo o que li !

Cláudia disse...

Ainda bem que há pessoas sensatas, com a cabeça no lugar! Os que vêm aqui defender os pobrezinhos que destruiram propriedade pública devem pensar que só crime porque existe polícia...francamente! Seria melhor viver na anarquia, rebente-se com isto tudo, assim já não há crise! Santa paciência, evoluam!

Anónimo disse...

fico chocada ao saber q andam jovens pela europa a participarem nas manifestações desses paises...
são manifestantes profissionais?
sim o país está um caco, devemos todos sair à rua... ainda á poucos dias tinham sido os policias, q tal como muitos(incluindo eu) ganhamos mal, dificuldades diárias, medo de perder o emprego...
mas não daquela forma,,,o desespero está apoderar-se de todos mas devemos estar unidos na luta e não atirar pedras ao cidadão, o q foi feito no dia da visita da chanceler alemã? NADA, ELA SIM LEVAVA UM PEDRADA

Janjinha disse...

Assino por baixo. O que aconteceu foi vergonhoso. Os policias são das pessoas que mais cortes salariais têm tido e que infelizmente o trabalho deles é aquele. Foi muito mais bonito, quando aquela rapariga deu um abraço ao policia na ultima manif. A violencia nao poe comida na mesa de ninguem.
Nunca pensei ver aquilo, senti me revoltada...

ME disse...

Este tipo de manifestações com violencia não são coisa nossa. Nunca foram. Sempre houve manifestações em Portugal, pelos mais variados motivos e o denominador comum foi sempre a ordem, a paz e o civismo! Estas variantes vêm de fora, encomendadas a profissionais da destabilização com o objectivo de descredibilizar os esforços feitos pelos portugueses para superar esta crise.

Pats disse...

Concordo plenamente. Subscrevo por baixo. E ninguém me vai fazer mudar de opinião. Os que lá ficaram compactuaram com os que atiraram pedras, e isso, é completamente vergonhoso.

Unknown disse...

Tens toda a razão. As pessoas em geral gostam de ver na polícia o bicho papão, mas a polícia não é o bicho papão. A polícia existe para manter a ordem e sinceramente aguentar duas horas, ou que fossem 10m, a apanhar com insultos acompanhados de pedras da calçada (a sério, nem a decência tiveram de trazer pedras de casa e decidiram destruir aquilo que de mais bonito temos nas nossas praças!!!!) previa-se que iria terminar em carga e acho muito bem. Temos pena se estavam outras pessoas no caminho. Foram avisadas.

Jo disse...

Concordei a 100% contigo no post, nada a dizer nem a acrescentar, nomeadamente no facto de a maior parte dos anarquistas que estão na linha da frente a fazer disparates e a criar toda esta confusão, serem putos parvos que só têm esses ideais porque nunca fizeram um peido da vida e têm tudo de mão beijada, ou enão passam dificuldades porque não querem "vergar a mola". As observações, acho que podias deixar de lado, não tens que agradar a gregos e a troianos e o texto justifica-se a si próprio, já sabes que uma opinião publica dá sempre azo a comentários a favor e contra, portanto não vale a pena antecipares justificações quando acabaste de mostrar as tuas convicções. Mas de resto, tens toda a razão e devemos ter sempre bem presente quem foram os verdadeiros culpados de estarmos todos na fossa...

Jo
http://belowfeet.blogspot.com

Telma disse...

Não é em vão que leio o seu blog e sou seguidora no facebook. gosto de partilhar com o mundo o que escreve( com os devidos creditos e link associado claro).
Acho que fala a sua verdade a sua forma de pensar e não tem medo de a exprimir. revejo me em muitas das suas palavras. desculpe mas não quer ser a nossa OBAMA? Desejo lhe tudo de bom na vida.

Happy Woman disse...

Não tirava uma vírgula, um ponto final ou um parênteses. Belíssimo texto que descreve muito bem a vergonha que se passou nesse episódio (o que não deixa de ser um contrasenso... um texto tão belo a relatar uma situação tão horrenda e vergonhosa). Cambada de idiotas ( haviam agora de limpar tudo e repor tudo no sítio e muito mais).

Teresa disse...

Quem está mesmo desesperado com a crise não faz isto. Uma pessoa desespereda mata a senhoria por estar à beira de um despejo e não tem para onde ir, como já aconteceu. Uma pessoa desesperada faz uma espera a um ministro e insulta-o e tenta agredi-lo. Isso sim são atitudes compreensíveis de quem está com a corda ao pescoço.(Mas atenção, NAO sou a favor da violência.) Agora quem tem como objetivo apedrejar a policia e destruir o que estiver no caminho não é de quem está desesperado...Aposto que a maior parte dos "senhores" que atiraram pedras não têm ainda responsabilidades na vida, como o da foto que é claramente um adolescente. Não digo que ele não sinta a crise, talvez os pais estejam em dificuldades,mas muito sinceramente parece-me que foram para lá pelo puro prazer de armar confusão e fazer manchetes.

crónicas da vida disse...

Ve a coisa de outro ponto de vista:

Es jornalista,estás ali a TRABALHAR, tens que ficar até ao ultimo segundo para ver como as coisas desenrolam. E as tantas levas bastonadas até sangrar, porque a policia levou tudo a eito. Então como ficamos!?

Joana disse...

Finalmente alguém põe os pontos nos iiiss.
Não podia estar mais de acordo consigo.

Catarina disse...

Concordo com tudo! Muita bem dito Pipoca! =)

A'Ca'ti disse...

Nem mais. Parabéns pelo texto.

Kitty disse...

Concordo plenamente com o teu texto.
Kitty

Anónimo disse...

Concordo plenamente consigo. Texto muito bem escrito, refelte o que eu também penso. A crise não poder ser utilizada como desculpa para a falta de civismo.

CM disse...

Portanto a actuação da força policial foi proporcional? A sério? O abuso de autoridade é apenas um mito urbano? A sério? É daquelas coisas que a maioria das pessoas só entende no dia em que lhes calha. Uma pena, como em tudo.

Pepa Xavier disse...

Concordo com tudo e assino por baixo!

Joana Almeida disse...

Subscrevo! Não diria melhor tal triste facto que aconteceu!
É nestas alturas que tenho vergonha do meu país.

Um beijinho Pipoca, e divirta-se pelas Américas (já estive em NY há dois anos e AMEI)

Anónimo disse...

Foi ver os cobardes que estiveram horas a arressar pedras, petardos e insultos a agentes da autoridade correr como meninas quando as UNICAS VÍTIMAS de agressão resolveram defender-se e acabar com aquela vergonha! Cobardes nojentos!

Anónimo disse...

Tu tens razão, sim, mas eu também consigo perceber um pouco a atitude de ALGUMAS pessoas que agiram dessa forma, nem todas lançaram pedras apenas por divertimento ou para causar distúrbios, algumas pessoas chegaram ao limite, NÃO HÁ O QUE COMER, tal como os polícias não têm discernimento passado duas horas de ataque, o povo também perde o discernimento passado anos de roubo por parte do governo. Eu não defendo a atitude, como já disse no blog do Arrumadinho mas eu consigo entender, infelizmente consigo. Quem me dera que nao conseguisse entender este tipo de violência. E aquele miúdo pode não ter filhos nem ter de os alimentar, mas pode ter que crescer num país em que nem o passe pode comprar, quanto mais ir para a faculdade. É mau, muito mau estar no 12º ano por exemplo, e tudo o que vê à frente é a sua própria vida a afundar-se. Chega-se a um limite.

Anónimo disse...

Li um comentário que "uma pessoa desesperada mata a senhoria quando esta a ser alvo de um despejo", como se os senhorios que exercem um direito legal - não são a Santa Casa da Misericordia e que precisam das rendas para viver e estão tão "desesperados" como a inquilina - merecessem morrer por causa do desespero alheio. Quem está desesperado mata-se! Não faz mal aos outros!!!!!!! Como tem sucedido em Espanha infelizmente.

Ana Cruz disse...

Quando li no facebook uma pessoa a justificar a merda que houve na 4ª feira como sendo "o desespero da juventude portuguesa" esgalhei-me a rir. E a foto que colocaste é a prova disso.
Garotos que saíram agora do colo da mãe têm tempo para fazer merda e duvido que passem fome porque atiravam pedras com uma pujança descomunal.
Não tenho pena NENHUMA!! que aquela gente tenha levado no focinho porque mereceram. Porque não sei o que foi pior, se os anarquistas ou os mirones.
E com isto tudo, o que aconteceu? À pala dos meninos que agora são os "heróis", alguém vai ter que pagar a despesa das destruições que foram feitas e pagar aos policias que fizeram horas extras, e quem melhor para pagar? Quem? NÓS!!! OS CONTRIBUINTES E TRABALHADORES!!!
E à pala desta porcaria vai haver MAIS AUSTERIDADES!!!

Obrigado "heróis"!!

Filipa disse...

Subscrevo completamente

verniz escarlate disse...

Concordo plenamente contigo. Só se perderam as que caíram no chão. Muito bem dadas. Só lá ficou quem quis. Levaram e levaram muito bem.
Não sei em que raio é que atirar pedras à policia e incendiar carros faz o país andar para a frente. Para mim estas pessoas merecem ser presas e condenadas, para mim (e para a lei) cometeram crimes.

Anónimo disse...

pipoca, longe de mim defender quem agride os outros seja lá porque motivo for, mas diga-me lá, acha mesmo que se a polícia quisesse não conseguia cercar os 20 ou 30 idiotas que estavam a atirar pedras? Isolados, ainda por cima, porque o resto das pessoas afastaram-se dado que não queriam nem compactuar com aquilo nem levar com uma garrafa na cabeça? Acha mesmo que era necessário percorrer ruas à pancada a tudo o que se mexesse, tivesse ou não mandado pedras, tivesse ou não sequer ido à manifestação? e o que acha de depois nao haver direito a telefonemas, a coacção de assinaturas de papeis em branco,ao impedimento do contacto com os advogados? Esta tudo certo? Não a acho tão ingénua nem tão estúpida assim.

Anónimo disse...

Há MUITO MUITO tempo que não lia uma coisa tão justa e verdadeira!!

*ovação*

Anónimo disse...

concordo plenamente com a pipoca. O meu pai è policia (psp) trabalha que se farta noite e dia para fazer face as despesas. Estou na faculdade, temos o emprestimo da casa para pagar e as despesas diarias que toda a gente tem. Foram lhe retirados os dois subsidios e as despesas continuam as mesmas ou mais altas. Falo por experiencia propria, vida de policia nao è facil, è um trabalho pesado, extremamente desgastante a nivel fisico e psicologico. Por isso as pessoas que estao contra a policia pensem um bocadinho, eles tambem estao a passar por dificuldades, sao tao ou mais prejudicados que as restantes pessoas, porque ha policias com mulheres desempregadas. Eles tambem têm que.comer todos os dias, tambem sao pessoas. Estao a fazer o trabalho deles, manter a ordem mas tambem sofrem por dentro, quase em silencio , por isso quem vai para as manifestacoes apedreja.los pense um bocadinho, se a policia assim reagiu foi porque a provocaram, pois se fosse uma manifestacao pacifica isso nao acontecia. Veja.se o exemplo da mnifestacao que a policia fez dia 6 ou 7 deste mes, nada de semelhante se passou, ao menos soube dar o exemplo.

Anónimo disse...

Olá Pipoca, concordo plenamente com o que escreveste. Já estive em manifestações no Porto, e depois de relatos de violência (por parte dos manifestantes), confesso que até tive um bocado de receio de me juntar a tanta gente irada com medo que desse para o torto.

Anónimo disse...

respondendo à cm.
Gostaria de saber como iria reagir se estivesse duas horas a ser apredejada , ja estaria com os cabelos em pè, e para ajudar à festa ainda mais o stresse de lhe estarem a cortar tudo e mais alguma coisa. Alguns queixam.se mas os subsidios ainda lhes caem. Agora a policia se fz faz se.nao faz nao faz enfim. Claro que muitas pessoas levaram sem terem culpa, mas policia tambem nao tem e sofreu abusos piores.

Matilde disse...

Concordo!

Andreia Tomaz disse...

Se existem alturas em q nao concordo com o q escreve, esta definitivamente não é uma delas!
Respeito e gosto imenso de ler as opiniões da pipoca, caso contrário não seria seguidora assídua do blog e é isto que faz de nós pessoas civilizadas, o respeito pelo próximo.
Todos os polícias e militares que conheço estão tão insatisfeitos com esta situação quanto os restantes portugueses!

Esta não é a forma de resolver as coisas e lamento dizer isto, mas se me mandassem patardos e pedras durante duas horas a fio eu também ia ter vontade de 'molhar a sopa'!

Não estamos na idade da pedra!

P.S.: Quero só chamar a atenção para a ironia, de q o vandalozinho tem uma camisola com o simbolo da paz vestida... Há com cada personagem!

Anónimo disse...

Tirou-me as palavras da boca! Obrigada por dizer tudo aquilo que penso, mas que eu talvez não conseguisse exprimir tão bem, como a Ana o fez.

Fernanda disse...

Apoiado Pipoca. participei em manifestação desde o 25 de Abril. Nunca vi tamanha violência! As pessoas manifestavam-se para obter os direitos que agora nos "roubam". Pessoas! Quem, como esse "chefe de família" e outros da mesma idade, se manifestam atirando pedras da calçada, destruindo património de todos nós e que vai ser reposto com dinheiro de todos nós (muito certamente já será nem do dele nem dos seus progenitores), não merece nem respeito, nem consideração! Tive vergonha, sim! O que vale é a força da razão, não é a razão da força! Levaram? Em casa, a olhar para a tv, perguntava-me que raio estavam os polícias à espera para os pararem e, se possível aplicar-lhes um corretivo que os fizesse pagar à sociedade, em trabalho cívico, o que tinham destruído! W, pensava que se fosse eu já lhe tinha dado fortes e boas: NÃo precisamos deste tipo de gente marginal e arruaceira. Não são eles que resolverão os nossos problemas. Quem se mete nas confusões, sujeita-se!Quem defende este tipo de violência gratuita, é igual a quem nos anda a governar. Desde quando a violência paga a renda de casa, as propinas dos filhos e põe pão na mesa) Só nos tira é a razão!E eu quero ter razão em reclamar os meus direitos!

Fernanda disse...

Para a CM: Não foi proporcional? Pois não! Deveriam ter pegado em pedras e tê-las arremessado contra eles também, durante duas horas, depois de terem fechado as saídas!Assim teria sido muito mais proporcional (é que os polícias não podiam sair do seu posto de TRABALHO). Ah, e não vivemos, já, numa ditadura, portanto essa conversa de abuso da autoridade é mito urbano, sim! Deveria ter vivido há 50 ou 40 anos atrás, em POrtugal e aí é veria o que era abuso de autoridade!POis, esqueci-me! Não poderia ter sequer escrito isst e muito menos teria tido a possibilidade de ter pensado, sequer, em tirar pedras do chão, muito menos de as arremessar. (como fala parece mesmo que esteve lá).Agora falar é fácil, não é?

Paula disse...

Magnífico post Pipocea!
Dizes TUDO o que eu penso e defendo.
Os "inocentes" que ficaram para ver o que aquilo dava, são cúmplices do que aconteceu e já saberiam como aquilo ia acabar. Eu teria preferido ver os inocentes a ir embora. Mas muitos não foram. Por sua escolha.
vidademulheraos40.blogspot.com.

mikasha disse...

No meio de tudo isto (comentários a favor e contra o post), e ainda que não concorde com a maioria das opiniões/conselhos/perspectivas que a autora do blog publica (mas o que querem? acho piada a pessoas que agarram na vida e fazem o seu caminho, ainda que não possa concordar que se todos formos assim todos teremos sucesso), numa coisa tenho de dar razão:
- quem ficou ali, duas horas, à espera de ver "o que a coisa dá", não se pode queixar muito. Se passava lá por acaso e foi apanhado na onda, é - mesmo - de lamentar.
Se ficou à espera de ver o circo pegar fogo... chamuscou-se.

É de lamentar? É. Principalmente porque os heróis do dia e as vítimas do dia são ora os apedrejadores ora a polícia (dependendo da ideia de cada um), e o mais importante - a luta, a indignação, o protesto - passa para segunda linha.

É pena.

Joana M disse...

Até dói ler.
Tantos polícias à paisana inseridos no seio da manifestação que poderiam ter detido aqueles 20 indivíduos (nada) pacíficos, evitando o que se viu. Que animais. Tão animais quanto os presentes na linha da frente da manifestação.
É-me impossível não me questionar acerca do porquê das duas horas de espera para a polícia reagir. E fico pasma frente à cegueira dos mesmos, na hora da justiça. A sede de sangue custa-me a engolir. A ausência de discernimento provoca-me náuseas.
Enfim.

Rute Bento disse...

Nunca comentei o teu blogue.
MAs hoje sinto tanta necessidade de aplaudir TUDO o que disseste.

Eu não teria dito melhor.

Obrigada pelas tuas palavras

Diana disse...

É por isso que eu gosto tanto de ti Pipoca.. nao deixes de nos escrever e de demosntrar a tua opiniao... estou 100% de acordo.. só digo uma coisa... quem arrancou as pedras da calçada... se fosse chamado para trabalhar a calceteiro nao aceitam pk é um trabalho duro.. mas para fazer aquilo... ja é bonito... é triste :( beijinho! continua!

Anónimo disse...

Sim, as pedradas eram completamente escusadas mas a policia que estava em trabalho nao tinha propriamente necessidade de espancar crianças e jornalistas que tambem estavam a fazer o seu trabalho.. Eu acho que se fosse Jornalista e tivesse ido fazer a cobertura da manifestação e só isso nao gostava de ter sido esbofeteada por estar ali.. Sinceramente, acho que a actuação das duas partes foi uma vergonha, nem ha necessidade de haver hooligans nem os policias têm de ser a pancada em forma de gente..

Mas pronto, é a minha opinião, vale o que vale :) /Rita

Unknown disse...

Parabéns pelo texto ! Muito bem escrito!
Concordo com tudo, o facto de estarmos em crise, de haver mil e um motivos para estarmos descontentes com a nossa situação , não justifica a crise de valores de alguns manifestantes.

Tatiana disse...

Leste relatos de pessoas pacíficas que estiveram na manifestação? Os avisos não foram ouvidos, muitos manifestantes foram pedir aos que estavam a manchar aquela manifestação para pararem com aquele triste espectáculo. Violência com violência se paga? Se eram meia dúzia de indíviduos que estavam a causar os distúrbios (como disse o Sr Ministro da Administração Interna) porque foram as pessoas que se estavam a manifestar de forma PACÍFICA e com todo o direito, que levaram com as bastonadas??

Como é que as pessoas não percebem q os indíviduos que estiveram a apedrejar são um caso isolado e deviam ter sido tratados como tal?? e que isto não foi mais que uma pseudo legimitação para se poder agredir tudo e todos??

pode ser que para a próxima tu e o teu marido sejam apanhados numa destas manifestações e engulas estas palavras vergonhosas. ou se amigos ou familiares teus tivessem levado, se calhar não estavas assim a cantar de galo.

mas quando é com os outros é sempre tão fácil.

Joana disse...

Parabéns!
Subscrevo a 100% o que escreveu.
O que aconteceu foi um verdadeira vergonha. A crise não pode ser uma desculpa para a violência!

Quinn disse...

Não poderia concordar mais! Há gente muito parva, mas pensam que atirar pedras à cabeça de outros trabalhadores resolve alguma coisa?!

Fashion Faux Pas disse...

Espero que os palhacinhos que lá foram atirar petardos e pedras e fazer merda paguem bem caro. Espero que as forças policiais que ATACARAM indiscriminadamente quem estava apenas a passar, ou que sim, estava lá mas a manifestar-se de forma ordeira - e sim, uma abécula inocente que acredito que se eu estiver a ser pacifica e a afastar-me quando a tal me mandam as forças da autoridade NÃO me vão partir a boca á bastonada como fizeram a pessoas que começaram a afastar-se quando a tal as ordenaram - espero que esses também recebam sanções. POrque a partir do momento em que as forças policiais começam a perseguir e espancar indiscriminadamente, estamos a um passo de ter a PIDE de volta.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

Anónimo disse...

Pipoca isto de tomar posições extremistas tem muito que se lhe diga. Neste assunto culpabilizo as duas partes da barricada. Por um lado, não estou de acordo com a meia dúzia de perturbadores, mas também não percebo porque é que, se eram só meia dúzia, não foram imediatamente afastados pelas forças policiais. lê isto:http://arrastao.org/2688518.html. por vezes é necessário ponderar e pensar pelos dois lados da situação antes de escrever um texto destes.

p.s. e falar dos policias como se fossem bambis e anjinhos e vitimas da sociedade também é qualquer coisa de hipócrita (falando na generelildade, claro). a policia deixou de prestar serviço ao povo, neste momento temos uma policia politica, tudo uma cambada de chibos fascistas. era tudo muito mais facil se tivessemos as autoridades do nosso lado. chega de hipocrisia, sff.

p.s.2. dizer que em situaçao alguma defenderia a violencia é falar de corpo quente e barriga cheia, acredita. acredita mesmo. aquela piramidezinha das prioridades que se dá em economia dá um jeitao para perceber estas coisas.

Anónimo disse...

Crónicas da Vida agora dou-lhe outro exemplo: você é policia,ganha menos 20% do que ganhava há 5 anos atrás,é enviado em trabalho para a porta da AR para manter a ordem e durante 2 horas leva com pedras da calçada no focinho. Por ordem dos seus superiores não pode fazer nada,tem de levar com as pedras e manter-se quietinho. Quando há ordem para dispersar a multidão queria que a PSP fizesse o quê? Ditribuisse impressos para os manifestantes preencherem ou formulários de culpado/inocente??? Ou que usassem espanadores para dispersar a multidão? Foi pena não ser o seu carro a estar lá e a ficar destruido...de certeza que ía achar que a porrada tinha sido pouca!

Dora Silva

Rita Costa disse...

Realmente, falar daquilo que não se sabe, ou de que não se viu é triste.

Só consegui chegar a esta manifestação poucos minutos antes da carga

policial ( sim, ainda há pessoas no nosso país que não podem fazer greve

com medo de serem despedidas). Rápidamente percebi que os ânimos estavam

exaltados e que não me ia demorar muito tempo por ali. O que não percebi

e de certeza mais de 90% das pessoas que lá estavam tb não perceberam é

que ia haver uma carga policial. Percebi mais tarde pela televisão q o

aviso tinha sido dado por um policia no cimo da escadaria. Para quem já

teve numa manif percebe perfeitamente o rídiculo da situação no ambiente

ruidoso daqueles.

Concordo em pleno com todos os que dizem q aqueles anormais que estavam

provocar desacatos deveriam ser capturados, julgados e até quem sabe

vigiados em futuras manifestações. Mas vamos todo pensar um bocadinho

mais, seria assim tão complicado a policia controlar 20 a 30 individos

alguns deles adolescentes?! Individuos que a policia está farta de

encontrar e conhecer em todas as manifestações... E depois mais grave

ainda, quem comanda uma operação daqueles permitiu q os pobres dos

agentes aguentassem perto de duas horas aquela violência, como q a

deixar os "cães" a atissarem? A mim parece-me sádico...

Penso que nada justifica uma carga policial numa manifestação passifica,

nós temos umas das melhores polícias, eu acredito que a policia tem

meios e capacidade para muito mais, tem pelo menos inteligência para

muito mais. Quem já foi escoltado, por exemplo numa claque de futebol,

sabe bem como a policia consegue e tem competência para gerir focos de

conflito. Não o consegue numa manifestação?! Conseguiu-o no dia 15 de

Setembro pq não o conseguiu ali?

Pois é... "não o conseguiu" e o resultado foi o que se viu, muita

tareia, completamente indiscriminada, pagou o justo pelo pecador. Ou

então como eu já li por aí, aquelas pessoas se estavam lá é pq estavam

todas a apoiar aqueles anormais... Ridiculo...

Resumindo só uma parte ficou a ganhar... o nosso querido e amado

governo... Toda a opinião pública se concentrou da defesa dos pobres

policias, esta malta das manifs são todos uns gandulos.
Mais importante ainda é que mal se falou da grave geral, pelos vistos

uma das maiores dos últimos tempos. Não surgiu nada de novo

politicamente falando e pronto o povinho gosta é de umas boas imagens de policia a cascar em "marginais".

Por ultimo e aquilo que considero mais importante... conseguiram que a pessoas ficassem com MEDO. Tenho a certeza que muita gente vai pensar duas vezes antes de entrar numa manifestação. Nada melhor para o nosso querido governo do que um povinho em casa a engordar, a ver tv e pagar impostos. Querem melhor resultado para o governo no dia de greve geral?!
Eu acho GENIAL...

Por experiência própria digo-lhe que foi uma das minhas primeiras manifestações, não levei nenhuma cacetada, fiz pela primeira vez a D. Carlos I a correr acabei o dia com um sentimento de tristeza e de impotência sobretudo pelo q vi, por aquilo q não mostraram na tv, a policia a bater e a empurrar pessoas que nem sequer estavam na manifestação, estavam tão simplesmente a sair do emprego ou a panhar o autocarro. Pessoas de idade e pais com filhos. Mas garanto que fiquei com muita vontade de voltar, de forma pacifica claro.
Medo é coisa que não vou ter e já agora lavagens cerebrais támbém não obrigada :)

Anónimo disse...

Ola Pipoca, é a 1º vez que comento alguma coisa no teu blog, sigo-te a ja algum tempo ja tive vontade de publicar mas ate agora nao o fiz.
adorei o teu post, concordo em absoluto com tudo o que disseste,eu estava a lanchar no meu local de trabalho onde ganho 642€ e tive a sorte de ficar efetiva este ano e estava indignada ao ver o que estavam a fazer aos policias, pois sao esses marginais que nao contribuem em nada para este pais a nao ser para estas vergonhas, meninos encomendados so para ir arranjar confusa gratuita.
a atitude da policia justifica-se? nao mas comportamento gera comportamento,as pessoas foram avisadas porque é que ficaram a olhar porque é que nao fizeram nada??é a policia a culpada do estado do pais??é a policia a culpada da crise e da fome?? por amor de deus os policias estavam a cumprir o seu trabalho,a tentaram proteger um estado ao qual fizeram um juramento.
isto é ridiculo, entao se fizessem aqui o que a policia em espanha fez meu deus o que nao faltaria.
obrigada por teres expressado aquilo que eu penso pipoca

Anónimo disse...

Olá Ana, gosto dos teus textos e, geralmente, concordo sempre com o que dizes. No entanto, mesmo que não concordasse, é a tua opinião e não tens que te explicar. É neste sentido que venho agr dar a minha opinião: é que acho que tens tornado a tua escrita um pouco agressiva devido a meia dúzia de pessoas que têm uma má interpretação do texto. Faz lembrar quando nos serviços públicos temos que "gramar" com montes de papelada só porque uns espertinhos contornam a lei e para evitar que esses chicos espertos temos a burocracia toda "à perna"... Por favor não abandones o teu modo de escrever por causa de meia dúzia de espertinhos... Bom trabalho! :)

Pearl disse...

Concordo plenamente consigo!

beijinho

Cátia disse...

Completamente de acordo.

Cat disse...

Concordo totalmente!

Anónimo disse...

Assino contigo!
E quando é que a malta vai perceber que é o Passos Coelho e a sua tropa mas que se fosse o Ramalho Eanes, o Mario Soares (ou qualquer outro de qualquer outra "confissão" politica) a situação do pais era exactamente a mesma que é hoje? A merdinha que Portugal esta a viver não é por causa dos erros que se fazem agora. Mas é à conta de erros que se fizeram no passado. Ora vamos là ver... se me recordo bem ainda aqui ha uns anos eram emprestimos para comprar carro, casa, moveis, a alma do Diabo e mais o raio que parta! Quanta gente comprou carro com um crédito de que so começava a pagar mensalidades dai a dois anos? (muitos espatifaram o carro antes mesmo de começarem a pagar crédito). E depois as pessoas vêm com criticas aos emigras (e que so vêm chatear, e que armam em não se o quê). Pois pessoal! So que o emigra aperta o cinto todo o ano para passar uns 15 dias de férias "à larga" no seu pais no verão. E se fizesse a vida que muitos fazem em Portugal, não juntavam testo. Mas alguns portugueses que vivem em Portugal vivem à larga TODO O ANO (eu disse "alguns", que enfie a carapuça quem quiser).A titulo de exemple e so para que se saiba, o parque automovel português é bem melhor do que o Francês ( Viver acima das posses durante anos... não admira que o pais esteja entulhado em dividas até ao pescoço. Mas a culpa não é do português, não é. A culpa é de quem permitiu tais aberrações (governos, bancos, etc).
E não me venham com calhaus na mão: não sou emigrante enão ando de Mercedes nem de BMW e quando vou de férias a Portugal não peço "jambom" no talho (mas fiambre) e não deito o lixo na "poubela" mas no caixote do lixo!

Anónimo disse...

A. T., o símbolo que o vandalozinho tem na T-shirt não é o da paz, não, é o da anarquia. O que é perfeitamente coerente com o resto da imagem.

Anónimo disse...

E é por agredir a polícia que isso tudo se resolve? Um dia você mesmo pode ser agredido na rua porque alguém perdeu a cabeça e só lhe resta desculpar. E como a Pipoca disse, eles estavam apenas a trabalhar e não se esqueça que muitos desses polícias podem passar as mesmas dificuldades. Embora muita gente se esqueça, eles são pessoas iguais a mim e a si.

Anónimo disse...

plenamente de acordo com o que escreveu. parabens bjs isabel

Anónimo disse...

Desculpa mas não podia discordar mais de ti quanto à reacção da polícia! Se a polícia esteve duas horas a ser atingidas por pedras atiradas sempre pelas mesmas pessoas tinha mais é que identificá-las e prende-las para que aquilo acabasse ali, tempo tiveram eles! Em vez disso deram avisos imperceptíveis e carregaram contra toda a gente, foi uma maneira de legitimar a violência que querem que se exerça sobre o povo. Agora eles foram aumentados em mais de 10% quando cortam em tudo. Porque será? Porque o estado tem medo deste tipo de revoltas populares e quer começar a exercer mais pressão e medo, é o que é.

Anónimo disse...

boa noite
eu sou PSP eu estive lá não na frente, mas presente...
obrigada pelas suas palavras e muitos dos comentários aqui feitos......
não sei se voces sabem mas muitos dos que ali incentivaram e apedrejaram são mesmo profissionais em confrontos e tumultos com a policia alguns estrangeiros que são pagos para este tipo de açoes, e depois vêm outros atrás e fazem estas coisas...mas estes são os primeiros a fugir e sabem quando o devem fazer....os outros ficam e acabam por ser apanhados de "surpresa", mas foram avisados 3 vezes.....por isso só ficou lá quem quis....bem haja a todos

Sue disse...

Tudo dito pipoca!! Beijinho

Anónimo disse...

Ficou lá quem quis não. Eu estava lá e nenhum dos avisos foi perceptível, pelos menos para as pessoas pacíficas que se encontravam atrás. Claro que quem estava a criar violência na primeira fila ouviu muito bem e foram os primeiros a ir embora! Os outros, inocentemente, deixaram-se ficar e foram quem levou com toda a carga policial. E não venham com a história de que a polícia agiu muito bem porque o que depois foi feito na esquadra aos que foram detidos foi uma VERGONHA para a democracia portuguesa! Sem acesso a advogados? Obrigados a assinar papeis em branco? Detidos sem saberem do que eram acusados!? Lindo lindo foi ver as pessoas que prenderam, a maior parte foram pessoas que não agiram violentamente em nenhuma parte da manifestação, mas pronto, era pessoal de esquerda ..

Anónimo disse...

Eu adoro ler blogues de moda mas depois venho aqui e é com cada barbaridade que é aqui escrita sobre o que se passou. Querida A.T. , o símbolo não é de paz, é de anarca! Meu Deus meninas, é preciso olhar para o espelho mas também é preciso pensar .. e muitos dos comentários que aqui vejo não são de quem pensa na sociedade tal como ela está, é de quem viu os acontecimentos directamente a partir do sofá, não tem dificuldades e formula uma resposta simples e reaccionária aos acontecimentos da passada quarta feira, tal como o nosso governo pretende que seja

Sílvia disse...

Pipoca..pipoca..as coisas não são assim tão lineares. Eu também sou contra a violência gratuita e não aprovo o que se passou, mas é por causa de discursos como o teu que um dia destes estarás a desejar ter alguma liberdade de te expressares em algum sítio e talvez encontres dificuldades em fazê-lo. Temos que ter um sentido crítico das coisas e não ver o lado "bom" e o lado "mau" só porque parece óbvio.

Anónimo disse...

"Quero só chamar a atenção para a ironia, de q o vandalozinho tem uma camisola com o simbolo da paz vestida... "

Ai santa ignorância! Aquilo é o símbolo da anarquia, não da paz.

HOPE disse...

Provavelmente quem anda por aqui nao participou nas manifestaçoes de estudantes de 1992/93. Nem deve lembrar-se delas.
Houve uma manif convocada pelas associações de estudantes de Lisboa que culminou em confrontos com a policia de choque. Os estudantes foram corridos à bastonada de uma forma brutal. As reacções de todos os quadrantes políticos, da direita à esquerda, foram unanimes em considerar a actuação da policia uma barbaridade. O presidente da republica à data (Soares) indignou-se na TV. Só o primeiro ministro da época (Cavaco) nao teceu considerações contra a carga policial. Foi um escândalo nacional que deu origem à maior manifestação de estudantes de sempre que ocorreu pouco tempo depois.
Eu, estudante de Coimbra, estive nesta mega manif, solidária com aqueles colegas de Lisboa que tinham levado com os bastões.
Lembro-me de estar nas rampas relvadas, mesmo ao lado das escadas, da AR e de meter conversa com um policia de choque que lá estava. Eu nao queria apanhar, claro, e disse-lho. Entre dentes ele respondeu que também nao queria bater em ninguém.
Nunca mais me esqueci deste momento.

As nossas manifestações eram organizadas, claro. E era repetido até à exaustão, para que todos tivessem essa consciência, que havia gente que entrava nas manifs só para provocar confusão, para andar à pancada. Tive a oportunidade de verificar isto mesmo. Na frente das manifs em que participei havia sempre gente que ninguém conhecia e eram esses os provocadores.

Esta manifestação, 20 anos depois daquelas, obedece ao mesmo padrão. Na frente da manif estavam meia dúzia de arruaceiros, vândalos, delinquentes, criminosos. Só que estes destruíram calçada, sinais de trânsito, carros, montras... Agrediram polícias à pedrada durante 2 horas, desobedeceram a ordens directas de agentes da autoridade, só pelo prazer de provocar "desacatos".
A policia avisou que ia carregar. Mais do que uma vez. Há uma reportagem, julgo que da SIC, que mostra esses momentos.
Quando a policia decide avançar nao pergunta. Quando a policia avança, faz o que tem de fazer: dispersa a multidão. Chama-se a isto "varrer" e só ficou lá quem quis.

As reacções a esta carga policial sao quase unanimes e de todos os quadrantes políticos, só que desta vez para considerar foi adequada e proporcional. Concordo.

Se há gente que foi apanhada na confusão? Há. Aqueles que por acaso iam por ali a passar. Estavam no sítio errado, à hora errada. Tiveram azar, acontece.
Agora aqueles que estiveram ali à pedrada, aqueles que compactuaram com eles e aqueles que nao foram embora (estava-se mesmo a ver como aquilo ia acabar), esses nao se podem mesmo queixar.


Ana disse...

Jamais poderei concordar com a violência e pelas atitudes lamentáveis dos vândalos da linha da frente. Infelizmente, por motivos de trabalho, não pude mesmo comparecer à manifestação. Contudo, conheço pessoas que foram, pessoas que foram reivindicar os seus direitos e, sobretudo, pessoas pacíficas. A polícia diz que avisou. A polícia avisou uma só vez com um megafone. Um megafone para milhares de gente que nem se fez ouvir. Notou-se uma agitação por parte da polícia, mas o tal "aviso" de que tanto se fala, não se ouviu. Simplesmente não se ouviu.

Anónimo disse...

Obrigada Pipoca pelas palavras!!!

concordo em pleno...e um aparte é mto triste estarmos em família(3 gerações) a assistir tudo em direto e rezar com o nosso coração muito pequenino que aquela nossa pessoa que lá estava não sofresse mal algum...

Anónimo disse...

Se a manifestação tinha acabado e se "as vitimas" nao concordavam com a atitude dos arruaceiros, o que estavam lá a fazer???? Nao ouviram o aviso. Pois... Mas tb apostou que nao foram lá pra violência. Se nao foram... O que estavam lá a fazer??? Santa
Paciência!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo! É óbvio que não podemos ficar em casa a lamuriar-nos, mas também não é com estes métodos que vamos conseguir alguma coisa! As pessoas que atiraram pedras e que partiram para a violência, nem devem ter reflectido minimamente sobre o que estavam a fazer! Então estamos a manifestar-nos porque o país não tem dinheiro, que pagamos demasiados impostos, que isto e que aquilo, e vamos nós, manifestantes desta causa, destruir o pouco que temos? A calçada portuguesa é muito cara, e os prejuízos que uma greve causa já são mais que suficiente para aguentarmos. Há que ter em consideração que de cada vez que estas situações acontecem, o grande prejuízo é nosso, porque o zé povinho é que vai pagar! É claro que temos que mostrar o nosso ponto de vista, mas não é piorando a nossa situação não é? Além de que violentos e desordeiros não são propriamente adjectivos que queira ver perto da palavra portugueses...

E

Ricardo disse...

Olá, e desde já parabéns pelo Blog.
Sou agente da PSP e é bom saber que há pessoas que compreendem e aceitam as nossas funções.
As pessoas deviam tentar perceber que trabalhamos muitas vezes em situações adversas; entre outras coisas, não estamos imunes à austeridade e temos sofrido os cortes que os governantes acharam necessários para levar este "barco" a bom porto. (Escuso-me a comentar ou opinar)
Atenção, nós compreendemos a situação das pessoas, compreendemos e aceitamos o direito à greve e à manifestação (também nós nos manifestamos), é um Direito Constitucional que deve ser posto em práctica quando os cidadãos sentem essa necessidade.
E aqui dispo a farda e falo como cidadão comum e, sobretudo, como filho da minha mãe.
Uma grande Mulher que sempre me ensinou:

1- Não faças aos outros o que não gostariam que te fizessem a ti.
2- A tua liberdade termina quando começa a dos outros.
3- Respeita e dá-te ao respeito.

Dito isto, não é bonito o que se viu dia 14.

Antes de ser polícia já era filho da minha Mãe, e se um dia, por qualquer acaso, deixar de ser polícia, continuarei a ser filho da minha Mãe. O que ela me ensinou, e eu apreendi, acompanhar-me-á sempre no meu percurso de vida e nunca imaginaria, como cidadão, destruir propriedade alheia ou agredir terceiros para provar um ponto de vista, para levar a minha avante...
Nem sequer me colocar ao lado de quem o fizesse.
As pessoas têm Direitos, mas também Deveres.

Tiago disse...

''Anónimo disse...
yaaah a policia depois de duas horas interviu e não teve tempo de ver quem é que causou distúrbios (aceito o teu argumento para desculpa-la). Contudo, as pessoas que cometeram aqueles actos não têm desculpa? Com estes cortes todos... conseguir uma boa sopa para o jantar já é dificil. Cortes e mais cortes, o dinheiro não chega para pagar as contas actuais nem aquelas que se avizinham como o acerto da água, luz, etc.. Filhos? faculdade? Esqueçam.. E depois disto não é desculpável perderem a cabeça desta maneira? Nao. Viver debaixo da ponte ao frio e à chuva é melhor. Com isto tudo NUNGUÉM ATENÇÃO NINGUÉM NO SEU PERFEITO JUIZO PERDE A CABEÇA. Enfim.. que Deus nos ajude.''
16 Novembro, 2012 02:09

Este comentário foi triste. Claro que com estes cortes todos, uma pessoa fica desesperada. Mas não acho que atirar pedras à policia vá resolver isso. Estão lá a fazer o trabalho deles. Sei que é preciso fazer alguma coisa, mas assim não. Depois vêem para as noticias dizer que houve brutalidade policial. A sério? Eu acho que a policia deva ter começado mais cedo aquilo. Era da maneira que não havia tanta destruição. Você fala, mas se fosse policia ali a ter de trabalhar, ou se tivesse lá uma loja, ou um carro, e destruíssem, gostava de ver qual era o seu comentário.

Tânia Costa disse...

Concordo a 100%.

Anónimo disse...

Concordo a 100% com o escrito pela "Pipoca"

Ana disse...

Vergonhoso e absolutamente condenavel...
Assino por baixo!

Anónimo disse...

A PSP esteve muito mal...à primeira pedrada deveria ter actuado um pelotão armado com espingardas com balas de BORRACHA e gás lacrimogéneo.

Maria Eugênia disse...

Bravo Pipoca, bravíssimo!

Anónimo disse...

Pois, também não concordo com a violência, mas continuo a achar muito estranho a policia não ter neutralizado os arruaceiros logo que começaram as agressões. Afinal, para que é que estavam ali? Além do mais, com a quantidade de agentes à paisana infiltrados na multidão, esta ação teria sido rápida (tenho familiares policias e sei bem como é que isto funciona). Agora, acredito sim, que tudo não passou de uma manobra politica de diversão. Vamos deixar estes delinquentes atirarem pedras e petardos durante algumas horas, para depois justificarmos a carga policial sobre tudo o que se mexa e, de caminho, fica o aviso para quem tiver a ousadia de pensar em manifestar-se, seja de que forma for. Sou de uma família de policias (durante e depois da ditadura) e sei muito bem, infelizmente, como é que as coisas se passam.
Além do mais, estes homens são treinados para bater, por isso, quando lhes dão rédea solta, acredito que fiquem completamente descontrolados e que seja muito difícil parar...
Maria Lopes

Anónimo disse...

Penso que o comentário da Silvia foi verdadeiramente pertinente. Não se deve julgar tão rápido as coisas. Na verdade o que esta carga policial fez foi desviar as atenções durante uns bons dias do que realmente importa e do que vamos todos padecer. Nem tudo é preto e branco. Mas já que querem falar de bons e maus, em todas as manifestações existem agentes infiltrados para identificar os potenciais agitadores e assim rapidamente neutralizá-los.. porque não o fizeram? Seriam verdadeiros agitadores? Pois, toda esta agitação e debate sobre bons e maus veio mesmo a calhar não veio? Assim as pessoas vão pensar duas vezes em ir a uma próxima manifestação não vão?

Sofia

Sem Costumes disse...

Pipoca, é óbvio que tens razão, mas tens que perceber que quando a polícia foi carregar, carregou em dezenas de pessoas inocentes. Houve gente a esconder-se dentro dos prédios com muito medo da polícia! Há fotos de velhotes desfeitos, atenção! 30 atiraram pedras, o resto levou com cacetadas. Enfim, sem te atacar, acho que deves moderar a arrogância quando escreves sobre assuntos mais sensíveis. Eu também sou arrogante quando acho que tenho razão, mas com o tempo tenho vindo a perceber que há sempre um lado que eu posso não conhecer (não digo isto directamente sobre este artigo).

Um beijinho e enjoy ny!

Algodão Doce disse...

Toda a gente têm o direito a manifestar-se , mas ninguém têm o direito de agredir ninguém , como foi o caso . acho que muito aguentou a psp, noutro pais aquilo tinha corrido mal logo às primeiras pedradas. Agora não se façam de vitimas e de coitadinhos, como tenho visto nas redes sociais.
Por isso concordo plenamente contigo.

luísa disse...

acho isto muito bonito de se dizer e defender e mesmo não estando do lado de alguns deliquentes, lembrem-se que do outro lado estão deliquentes bem piores (porque as pedras não são para a policia mas para quem esta esta a defender)as pessoas não podem justificar a sua revolta com estarem a trabalhar a recibos verdes...os verdadeiros revoltados são os que SENTEM as dificuldades e a pobreza independentemente de estarem a recibos verdes ou não...quando os senhores politicos gozam com a vida das pessoas como estão a gozar a revolta cresce e rebenta com as pessoas. Não é preciso ser pobre para compreender a pobreza ou a revolta das dificuldades...o que me parece é que para os senhores do governo essa realidade é muito distante, nem se interessam em conhecê-la...não querem é trabalhar...e, infelizmente, o que parece das suas opiniões há muito tempo é que também não compreende essa revolta e pobreza...não por ser rica ou coisa do género mas porque não lida com ela, não lhe é assim tão chegada em vertente nenhuma da sua vida...e não é a adesão a meia duzias de causas que faz com que as pessoas "compreendam" a pobreza. A violência por hobbie não é nunca justificada mas quando todos os meios parecem estar a falhar acredito que as pessoas deseperem e nem é preciso dizer que alguns dos policias estavam mortinhos por uma coisa dessas pois as imagens mostraram alguns bastante sedentos...

Carla Lima disse...

Olá Pipoca
Concordo plenamente com o que disse apesar de ter ficado lesada pois não consegui ir trabalhar por falta de transporte :/
Gostei de conhecer o blogue parabéns!!
bjkas

Anónimo disse...

Boa noite Pipoca.
Não foram só os policias que bateram, lamento muito verificar que o governo está a conseguir os seus intentos: DIVIDIR PARA REINAR!! As pessoas deveriam unir-se, mas mais uma vez quem está bem borrifa-se e não quer saber de quem está mal.dizem que tem muita pena e tal, mas na primeira oportunidade, toca a julgar e criticar.
Gosto de ler algumas coisas do que escreve Pipoca,mas não sou hipócrita e não vou dizer que concordo com tudo o que diz. Mas lembre-se que as nossas opiniões estão quase sempre condicionadas ao momento que vivemos, se estamos bem e sem problemas o que passa cá para fora, muitas vezes e até sem querer, é uma certa arrogância, mas quando tudo nos corre mal e não há trabalho, dignidade, esperança, a opinião vira revolta e desespero. E afinal quem somos nós para julgar os outros, não é verdade? hoje mesmo ouvi uma frase no programa 60 minutos do Jornalista Mário Crespo, de uma pessoa que fez fortuna nos EUA que saiu do Paquistão, porque não havia esperança, dignidade e qualquer possibilidade de continuar no país dele. Aquilo calou-me muito fundo, porque o meu sentimento é exactamente o mesmo em relação ao meu País. E sabe Pipoca doí muito, muito mesmo.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto!
Subscrevo inteiramente! Parabéns pela frontalidade e pelo respeito sempre demonstrado nos seus comentários :)

Carolina disse...

Realmente, tens toda a razão pipoca . Muitas das pessoas são 'adolescentes' como eu, e ao verem que o pais nao avança para nenhum lado , nao pensao no melhor , mas sim encaram isto de outra forma, no gozo/brincadeira. Acho que se o país continuar assim e as pessoas nesta forma nunca iremos chegar a nenhum lado e nao estou a dizer que nao devmos fazer manifestaçoes pelo contrario acho que devemos lutar pelos nossos direitos enquanto humanos!

Unknown disse...

É verdade que as pessoas estão a passar por muitas dificulades e que muitas estão na miséria mas os pobres do policias não têm culpa de nada e mesmo que tivesses não era por serem apedrejados que as coisas iam mudar.

R.L. disse...

Ora nem mais. Não é bonito de ver e é abominável o que aparentemente foi feito na zona do Cais do Sodré e nas esquadras, mas a carga policial foi necessária.

É triste, mas o que esses grupos mais ou menos organizados estão a conseguir é dividir o povo e atiçar parte dele contra a polícia e ainda mais contra o Governo.

Há quem ainda não tenha percebido que a verdadeira liberdade e democracia só existam em segurança.

Além do já escrevi no meu blogue, aproveito para referir apenas mais umas coisas:

1. A polícia pode ter demorado a reagir, sim, e daí? Talvez alguma informação tivesse chegado, em como alguém se preparava para atirar cocktails perigosos.

2. A polícia só podia carregar daquela forma, não há tempo para fazer de outra maneira. Bastava hesitar um pouco e tornava-se vulnerável e dava tempo a que os que estavam na linha da frente e outros elementos perigosos no meio da multidão, reagissem. Isso não podia acontecer.

Foi a forma mais eficiente de dispersar. Se apenas se tivessem cingido ao grupo da frente, mais violento, julgam que outros elementos perigosos, camuflados no meio da confusão não teriam agido? Não teriam sido mais violentos e muito mais perigosos?

L. disse...

Um bem haja pelas suas palavras. Bravo.

Anónimo disse...

Pois mas o que se passou a seguir já ninguém comenta: os detidos foram obrigados a despirem-se um a um e a serem revistados por droga, foram agredidos física e psicologicamente, impedidos de contactar advogados, obrigados a assinar declarações em branco, foram completamente HUMILHADOS quando a maior parte não fazia parte desse bando de vândalos que criaram a desordem. Quando calhar a vocês ou aos seus, suas dondocas, aposto que se importaram mais com o zé povinho que está a lutar não só pelos seus direitos mas TAMBÉM PELOS VOSSOS!

Anónimo disse...

Oh mulher! na minha terra quando alguém diz alguma coisa muito acertada, alguém diz: "Boca Santa", pois eu só digo "BOCA SANTA MESMO!!!" Margarida Pereira

Anónimo disse...

Isto é tudo muito lindo... mas espero bem que o país se mantenha pelo menos como está, porque como toda a gente sabe (quer dizer aqueles que fazem viagens, tem brutos carros e brutas casas e que olham para a carteira e não tem problemas financeiros, secalhar não sabem) é que quando o governo retirar o RSI e o subsidio de desemprego e todas essas coisas, que até concordo que era uma boa medida, depois só peço é que esse grande numero de pessoas, que tenham a capacidade de "limpar" todos aqueles que têem muito. E depois quero ver se ainda vai escrever um blogue com tanta hipócrisia junta... porque quando estamos na mó de cima... esqucemo-nos dos que estão na mó debaixo... e certamente se trabalhou a recibos verdes como indicou... de certeza que não ficava muito contente... a menos que tivesse um bom suporte financeiro... tenho 28 anos a minha mulher está desempregada graças ao NOJO de pessoas que este país tem nomeadamente (chefes, responsáveis, directores, acessores e essa corja toda) eu não assisti ao 25 de Abril... mas adorava poder assistir a uma reviravolta já em no inicio de 2013... uma verdadeira revolução não se faz com cravos.... ahh e outra coisa não quero ferir susceptibilidades, porque pode haver aqui muita sensibilidade... E como todos sabem as manifestações pacificas foi chão que já deu uvas... porque enquanto dão cabo das vozes os fofinhos dos nossos politicos estão nas suas belissimas casas no conforto e se for preciso ainda gozam com a nossa cara! Sou contra a violência... mas sou mais contra os atentados terroristas de que somos alvo por parte de quem teoricamente deveria de defender os nossos interesses, como crianças a passar fome, crianças que não tem uma casa para viver isso sim deixa-me realmente triste. Já nem falo por mim porque se tiver uma carcaça e um copo de agua vivo... agora uma criança e os idosos... não funciona assim!

Anónimo disse...

os policias foram apedrejados, chama-se a isso danos colaterais, se tivessem saido da escadaria para se fazer o que realmente tem de ser feito... talvez se tivesse evitado aquela confusão toda... e para aqueles que vão pensar "este deve ter sido um dos arruaceiros que fez e aconteceu..." corto já o raciocinio... porque até estava no conforto do meu lar a assistir aquele cenário na televisão!

Anónimo disse...

Olá Pipoca. Sou a Ana Teixeira de 28 anos do Porto e acabo de ler o teu texto em lágrimas.... porque sou a irmã de um desses policias de intervenção que tanto um povo critica e maldiz. Porque sou a irmã e filha como ele, de uns pais com o coração nas mãos sempre que o seu filho de 24 anos sai para uma intervenção sem saber se chega bem a casa, ou dá entrada no hospital mais próximo, porque faltou a mais um jantar em família, a um mimo a um xi coração. Que paga as fardas e o equipamento que veste do seu próprio bolso (!!?), que come sentado numa carrinha com outros sete homens à espera que mais uns quantos malucos se lembrem de dar cabo do vizinho do lado que os nossos impostos posteriormente pagaram o reparo, que chega a casa depois de 12 horas de serviço quando inicialmente seriam só as 6h e ainda tem um sorriso de menino pra mãe e pro pai que tanto o amam. e depois penso nos outros, filhos, maridos, irmãos de alguém sentados num sofá ou do alto do seu nariz dizendo que se querem sentir seguros e só criticam. por isso sim Pipoca OBRIGADA por este teu texto. Obrigada por ainda existirem pessoas como tu que compreendem, que olham com olhos de ver as situações e defendem o que é justo. Como a maioria aqui não sabe uma ordem de carga tem por lei que ser mencionada 3 vezes antes da verdadeira carga começar a cair. Deram cerca de 15 minutos para dispersarem e quase ninguém arredou pé. Eles policias que já não tiveram subsidio de férias e de natal o ano passado, que o subsidio de risco é de partir o côcô a rir onde mais vale comprar um bolo na pastelaria ao lado e daria o total do que recebem, que o ordenado base para quem não sabe é de 700€ e não, infelizmente não há comissão sobre as multas que passam e sim isto é como tudo, há profissionais bons e maus, uns que roubam e outros que cumprem a lei mas que estarão lá para nos defenderem quando a vontade deles de se fazerem ouvir é igual à nossa. espero que entendam que trabalho é trabalho e depois de duas horas seguidas a serem eles carregados não esperem compaixão ou discernimento quanto todo um procedimento foi cumprido até ao extremo. Mais uma vez te agradeço e não me entendam como radicalista mas irmã de alguém a quem amo muito e entendo como as coisas estão a ser feitas pois só depois de ele lá entrar é que os deixei de criticar como antigamente.

Anónimo disse...

Não é "um claro pai de família para aí de 12 anos que não tem o que pôr de comer na mesa dos filhos" Mas secalhar é o filho de um pai de família que não tem o que por de comer na mesa dos filhos.
Bjs

Anónimo disse...

Boa noite Pipoca e leitores deste blogue.

Vou apenas partilhar um ponto de vista, sobre este tema que me diz muito, que vale o que vale. Não é para concordar/discordar com a visão da blogger Pipoca, como a maioria faz (e atenção que isto não é estar a julgar, apenas esclarecer a minha intenção) é somente em virtude dos vários comentários que li. Desses comentários achei alguns injustos e por isso apeteceu-me partilhar a minha perspectiva (se não for inoportuna, da minha parte).

Acho que a manifestação de 14 de Novembro não é uma novela portuguesa,onde só existem os bons e os maus e os últimos acabam sempre na prisão ou na miséria. Trata-se, antes de mais, de uma parte da realidade deste país que deve ser analisada com muita imparcialidade.

Mas antes da análise, parto com dois princípios de base: primeiro, enquanto país estamos a viver condições economico-sociais miseráveis; o governo não está a exercer a sua principal função que é defender o povo (que por acaso o elegeu). Sim, muitos podem concordar, outros tantos discordar. Não me importa porque a minha finalidade é apenas deixar algumas pessoas a pensar sobre o que têm vindo a dizer. Não pretendo roubar protagonismos a ninguém, até porque nem sou comentadora assídua deste blogue (visito-o esporadicamente para ler algumas informações de moda). Não consegui foi ficar indiferente a este tema!

Retomando a análise do que se passou na manifestação, refiro que estive presente, e como tal, assisti ao que se passou (in loco e através das reportagens fotográficas e televisivas).

Começo por esclarecer que os manifestantes agressores estiveram mal ao atirar pedras, garrafas e material em chamas aos polícias que estavam a fazer o seu trabalho. Muitos deles estavam a provocar a autoridade para incharem o ego. Outros, acredito que perante dificuldades verdadeiramente adversas, vendo que (na sua perspectiva, é claro) as manifestações pacíficas não levam a resultados imediatos, sem grandes opções decidiram atacar. O que não desculpa a atitude agressiva, é claro! Mas convém perceber porque razão as coisas acontecem, antes de fazer juízos de valor.

Os polícias que estavam a fazer seu o trabalho (de forma pacífica apenas no ínicio) estiveram mal. Isto porque, sabiam perfeitamente quem estava numa postura claramente abusiva e agressiva. Era bastante perceptível. Os manifestantes pacíficos afastaram-se do grupo delinquente numa atitude de separar as "águas". Os polícias viram isto também! Mas, a verdade é que, quando avisaram que iam à carga, acabaram por atacar pessoas inocentes que sabiam perfeitamente não estarem ligados aos manifestantes delinquentes. Portanto, considero condenável a acção policial. Se acho que os agentes da autoridade mereceram a agressão? É óbvio que não. Se percebo que quisessem atacar, percebo, mas apenas os agressores.

Agora, não se esqueçam que isto aqui não são os heróis de um lado e os vilões do outro. Existem dois lados, comportamentos repreensíveis diversos de ambos os lados. E a legítima defesa nem sequer serviu como argumento para defesa nem de manifestantes agressores, nem de polícias.

Agora, acrescento outro facto para completar a minha ideia. Depois da polémica toda, é noticiado que o salário dos polícias vai aumentar por volta dos 10%. Onde quero chegar? Que afinal não há heróis nesta história como alguns parecem fazer questão de mencionar. Acho muito curioso que, os salários dos outros trabalhadores não aumentem também. Afinal a crise é só para uns?! A meu ver, esta decisão de aumentar os salários dos polícias é puramente estratégica. Porquê? Ora, assim evita-se que os polícias se juntem ao povo e se revoltem também. Isso seria o caos e implicaria a demissão deste (des)governo. De estratagemas de monopólio percebem "eles" (os líderes da nação) muito bem, caso ainda não tenham percebido! O governo zela muito pela sua própria protecção e pelos seus interesses (que relembro, não é defender o povo, como manda a Constituição).

Boas meditações!
Filipa

airam disse...

http://www.youtube.com/watch?v=H3zEVlcVl20&feature=share

Acho que deverás gostar de ver este vídeo.

CM disse...

Precisamente.

http://napontadamadeixa.blogspot.pt/2012/11/ainda-violencia-do-dia-14112012.html

Patrícia disse...

http://expresso.sapo.pt/comeca-a-fazer-se-luz-sobre-a-carga-policial-de-14-de-novembro=f767990

Dê uma espreitadela. É que os arruaceiros podiam e deviam ter sido detidos. Todos os outros tinham o direito de lá estar e estando pacificamente não tinham que dispersar. A opção de ficar ou não é de cada um, não tem de ser imposta porque supostamente vivemos em democracia e com liberdade de expressão.

Patrícia disse...

Compreendo o seu ponto de vista e até acho muito interessante este relato, mas então era necessário que os manifestantes pacíficos (não os outros que bem mereciam as bastonadas que não levaram)estivessem também protegidos com capacetes, escudos e bastões para se defenderem de igual para igual.

alpha L disse...

Muito bem dito, Pipoca. Eu não diria melhor.

Ana Rodrigues disse...

Teria que chegar o dia. Pela primeira vez concordo contigo.

Atlântida disse...

Anónimo,

Porque é que não atiraram pedras ao Paços e Cª? Não são eles os culpados?

A polícia não está, também, a sofrer com os cortes?

"As pessoas devem-se manisfestatar da maneira que acharem melhor " ??? Desde que não se mnifestem contra si, suponho...

Unknown disse...

Concordo com a Anónima Filipa, mas para além disso também há que ver que no meio desses "arruaceiros" existiam também muitos policias à paisana e que de certa maneira incentivaram esse tipo de comportamento. Vários deles já não é a 1ª manifestação em que têm esse serviço... Essa parte, sinceramente não compreendo e é frustrante ver que tudo começa e acaba com eles.

Anónimo disse...

Muito em breve muitos de nós só terão as pedras da calçada para comer...
Margarida

Anónimo disse...

Eu tenho 47 anos,começei a trabalhar com 14 ,deixei de estudar porque os meu Pais não tinham dinheiro para me manter a estudar, levantava-me ás 6h00 da manhã para estar ás 7h45 no armazém onde trabalhava como ajudante de motorista passava o dia a carregar com grades,no verão tinha horas de entrada mas de saida não,tive dias de chegar ás 23h00 e até á meia-noite,no inverno fazia a campanha do lagar em turnos de 12h00 horas do meio-dia á meia-noite e vice-versa,só ia a casa no fim de semana e dormia num palheiro, já andei no derrube de pinheiros e eucaliptos,fui vendedor,operário fabril,vigilante,trabalhador independente,projéccionista de cinema ,durante 30 anos numca gozei 10 dias seguidos de férias,passei por fome,várias restrições a todos os niveis e estou aqui vivo sem fazer um unico dia de greve muito menos de compactuar com crianças sem educação,que não sabem o que é a realidade e a verdadeira vida.

Caucau disse...

Em relação a alguns comentários anónimos só tenho a dizer que é por isso que o país está como está. A culpa é do governo, mas acima de tudo a culpa é nossa. Ou já se esqueceram do 25 de Abril? Se é que me faço entender. Gostei do que li da Pipoca e deste último comentário da Filipa. Bjs***

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis