Pub SAPO pushdown

New York, New York #5

terça-feira, novembro 06, 2012
NYC in the morning.

Tal como já tinha dito, hoje tirámos uma bela parte do dia para ir ao MOMA ver O Grito, um dos quadros mais emblemáticos do Munch, mas estando ali era um desperdício não ver o resto da colecção. 








 Junto ao The Starry Night, de Van Gogh

 The Park, do Klimt. Um quadro lindo, lindo, lindo.

A nossa interpretação do famoso O Grito (bastou nós começarmos com a parvoíce para a seguir termos montes de gente a fazer as mesmas figuras). Dos quatro existentes,  este é o único que pertence a uma colecção privada. Os outros três estão em Oslo. O quadro é muito pesado e, de facto, consegue transmitir uma expressão de terror e desolação estranhamente hipnotizante. É um quadro frio, não transparece nenhum sentimento bom mas, ao mesmo tempo, é impossível não ficar uns largos minutos a olhar para ele. As linhas são muito mais simples do que aquilo que estava à espera, parecem um bocadinho toscas e rudimentares, mas é um quadro absolutamente impressionante.


Dance, de Henri Matisse


Les Demoiselles d'Avignon, de Picasso

Nós e o Agaphantus (Monet)

The Empire of Light (Magritte). Se pudesse roubar um quadro do MOMA era este. O contraste de luzes é impressionante.


Lips (Tom Wesselmann)

20 comentários:

Tudo M'irrita disse...

Pareces tão serena a ver um museu tão imponente. Eu estaria a lamber as paredes.



tudomirrita.blogspot.pt

maria moura disse...

Grande partilha, obrigada.

bjinho

at.home.ideas disse...

Linda a exposição*

http://at-home-ideas.blogspot.pt

Maria Oliveira disse...

Olá! tenho adorado tudo o que tens posto aqui sobre NY, como já te disse tenho andado a tomar notas! :)
bjinhos
http://skinnygirlintights.blogspot.pt/

homem sem blogue disse...

A foto do grito está muito boa!

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

C.S disse...

Pipoca, invejinha da boa. Estás a pôr-me cá com umas saudades de NY que nem te digo. Ainda por cima com esse frio e solinho, a cidade fica ainda mais linda. Sempre que aí fui era verão, por isso apanhei sempre com a caloraça descomunal e sufocante, mas apesar disso andei quilómetros. Calculo que com este tempo mais fresco se faça melhor. Esse museu AMEI, perdi horas e horas sozinha aí dentro, sentei-me no chão e interiorizei os quadros que mais me hipnotizaram, sem pressas (concorre na minha lista de favoritos com o Van Gogh em Amesterdão, onde me emocionei imenso). Tenho saudades das ruas, dos restaurantes, das lojas, do Central Park. Estou aqui estou a reservar bilhete e hotel...ai ai, culpa tua!

Bi disse...

O MOMA é deslumbrante! Dos meus favoritos!! E NY com sol é qualquer coisa de espectacular... com neve também! ;)

Anónimo disse...

Estiveste perto de alguns dos quadros mais marcantes de correntes como cubismo, impressionismo, etc. Gosto bastante d'O Grito! Que sorte.

P.S. És muito bonita, nunca tinha visto fotos tuas :)

MJ With Love disse...

Eu já tinha este amor incondicional por NYC, mas as tuas fotos têm-me feito querer ainda mais visitar (um dia, quando for possível). Por isso, please, continua a partilhar, que é para eu me regalar, enquanto não puder lá ir.

xoxo

Anónimo disse...

Olha vou ser muito sincera: dantes achava-te uma parvinha fútil. Estava enganada... és uma mulher inspiradora, parabéns pelo sucesso e sucessos :)

Happy Woman disse...

O The Empire of Lights parece mesmo uma foto. Impressionante. Óptimas dicas para um eventual visita a NY! Obrigada por isso.

Artista disse...

Na realidade o Munch nunca quis transmitir esse sentimento\ideia com "o grito", mas sim apenas representar uma pessoa numa ponte ao pôr do sol... :) O resto é pura interpretação e associação de ideias, que num mundo moderno se tornou facilemnte um ícone... :)

Rita disse...

Será que podias dizer de onde é a roupa? A camisola é linda.
Diverte-te

Eu disse...

Acho que sou uma das poucas pessoas que não morre de amores por NY, mas as fotos que tens partilhado dão-me vontade de lá ir!
E que belo tempo apanharam!
;-)

Maria disse...

O quadro do Magritte! O que eu escrevi sobre estes quadros e sobre ele! Amo-o de paixão, o René Magritte! Sobre este "luz e sombras": http://fashionstatement-mulherescomestilo.blogspot.pt/2011/11/luz-e-sombras-urgencia-do-optimismo_22.html
Boa estadia em NYC. Grande sortuda! Obrigada pelas fotografias! Parece que estamos aí também, no meio dos arranha céus. Os quadros.... alguma coisa se vê. Mas sentir: só ao pé deles mesmo! Beijinho blogueiro da Maria.

Atlântida disse...

A mim parece que ele está a gritar, mas a chamar por alguém, ou alguma coisa, assim como quando colocamos as mãos ao lado da boca para insultar o árbito, na esperança que nos ouça. Acho que se estivesse a gritar de horror, a cabeça estaria mais recolhida sobre o peito, e não esticada para dar alcance à voz, como aqui.

Esta é a minha interpretação. Mas gostei da foto!!

Tamborim Zim disse...

Fabulosas fotos! Fruir arte, e então belíssima pintura, é um hidratante anímico ímpar! Boas viagens.

Por entre malas e cupcakes disse...

Um dos museus que esta no topo da minha lista para visitar. Um sonho mesmo =)
Rita

Ana L. disse...

Oh Pipoquinha, explica-me uma coisa, eles deixam tirar fotos assim à maluca dentro do MOMA e principalmente às obras??!!
Eu digo isto porque costumo ir a muitos museus dentro e fora de POrtugal e cada vez que tento uma mísera foto, os seguranças todos caem-me em cima!

De resto, que inveja boa de andares por ai a passear...

Beijinho

Anónimo disse...

onde compraste essa blusa q ten vestida?

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis