NYC in the morning.
Tal como já tinha dito, hoje tirámos uma bela parte do dia para ir ao MOMA ver O Grito, um dos quadros mais emblemáticos do Munch, mas estando ali era um desperdício não ver o resto da colecção.
Junto ao The Starry Night, de Van Gogh
The Park, do Klimt. Um quadro lindo, lindo, lindo.
A nossa interpretação do famoso O Grito (bastou nós começarmos com a parvoíce para a seguir termos montes de gente a fazer as mesmas figuras). Dos quatro existentes, este é o único que pertence a uma colecção privada. Os outros três estão em Oslo. O quadro é muito pesado e, de facto, consegue transmitir uma expressão de terror e desolação estranhamente hipnotizante. É um quadro frio, não transparece nenhum sentimento bom mas, ao mesmo tempo, é impossível não ficar uns largos minutos a olhar para ele. As linhas são muito mais simples do que aquilo que estava à espera, parecem um bocadinho toscas e rudimentares, mas é um quadro absolutamente impressionante.
Dance, de Henri Matisse
Les Demoiselles d'Avignon, de Picasso
Nós e o Agaphantus (Monet)
The Empire of Light (Magritte). Se pudesse roubar um quadro do MOMA era este. O contraste de luzes é impressionante.
Lips (Tom Wesselmann)
20 comentários:
Pareces tão serena a ver um museu tão imponente. Eu estaria a lamber as paredes.
tudomirrita.blogspot.pt
Grande partilha, obrigada.
bjinho
Linda a exposição*
http://at-home-ideas.blogspot.pt
Olá! tenho adorado tudo o que tens posto aqui sobre NY, como já te disse tenho andado a tomar notas! :)
bjinhos
http://skinnygirlintights.blogspot.pt/
A foto do grito está muito boa!
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Pipoca, invejinha da boa. Estás a pôr-me cá com umas saudades de NY que nem te digo. Ainda por cima com esse frio e solinho, a cidade fica ainda mais linda. Sempre que aí fui era verão, por isso apanhei sempre com a caloraça descomunal e sufocante, mas apesar disso andei quilómetros. Calculo que com este tempo mais fresco se faça melhor. Esse museu AMEI, perdi horas e horas sozinha aí dentro, sentei-me no chão e interiorizei os quadros que mais me hipnotizaram, sem pressas (concorre na minha lista de favoritos com o Van Gogh em Amesterdão, onde me emocionei imenso). Tenho saudades das ruas, dos restaurantes, das lojas, do Central Park. Estou aqui estou a reservar bilhete e hotel...ai ai, culpa tua!
O MOMA é deslumbrante! Dos meus favoritos!! E NY com sol é qualquer coisa de espectacular... com neve também! ;)
Estiveste perto de alguns dos quadros mais marcantes de correntes como cubismo, impressionismo, etc. Gosto bastante d'O Grito! Que sorte.
P.S. És muito bonita, nunca tinha visto fotos tuas :)
Eu já tinha este amor incondicional por NYC, mas as tuas fotos têm-me feito querer ainda mais visitar (um dia, quando for possível). Por isso, please, continua a partilhar, que é para eu me regalar, enquanto não puder lá ir.
xoxo
Olha vou ser muito sincera: dantes achava-te uma parvinha fútil. Estava enganada... és uma mulher inspiradora, parabéns pelo sucesso e sucessos :)
O The Empire of Lights parece mesmo uma foto. Impressionante. Óptimas dicas para um eventual visita a NY! Obrigada por isso.
Na realidade o Munch nunca quis transmitir esse sentimento\ideia com "o grito", mas sim apenas representar uma pessoa numa ponte ao pôr do sol... :) O resto é pura interpretação e associação de ideias, que num mundo moderno se tornou facilemnte um ícone... :)
Será que podias dizer de onde é a roupa? A camisola é linda.
Diverte-te
Acho que sou uma das poucas pessoas que não morre de amores por NY, mas as fotos que tens partilhado dão-me vontade de lá ir!
E que belo tempo apanharam!
;-)
O quadro do Magritte! O que eu escrevi sobre estes quadros e sobre ele! Amo-o de paixão, o René Magritte! Sobre este "luz e sombras": http://fashionstatement-mulherescomestilo.blogspot.pt/2011/11/luz-e-sombras-urgencia-do-optimismo_22.html
Boa estadia em NYC. Grande sortuda! Obrigada pelas fotografias! Parece que estamos aí também, no meio dos arranha céus. Os quadros.... alguma coisa se vê. Mas sentir: só ao pé deles mesmo! Beijinho blogueiro da Maria.
A mim parece que ele está a gritar, mas a chamar por alguém, ou alguma coisa, assim como quando colocamos as mãos ao lado da boca para insultar o árbito, na esperança que nos ouça. Acho que se estivesse a gritar de horror, a cabeça estaria mais recolhida sobre o peito, e não esticada para dar alcance à voz, como aqui.
Esta é a minha interpretação. Mas gostei da foto!!
Fabulosas fotos! Fruir arte, e então belíssima pintura, é um hidratante anímico ímpar! Boas viagens.
Um dos museus que esta no topo da minha lista para visitar. Um sonho mesmo =)
Rita
Oh Pipoquinha, explica-me uma coisa, eles deixam tirar fotos assim à maluca dentro do MOMA e principalmente às obras??!!
Eu digo isto porque costumo ir a muitos museus dentro e fora de POrtugal e cada vez que tento uma mísera foto, os seguranças todos caem-me em cima!
De resto, que inveja boa de andares por ai a passear...
Beijinho
onde compraste essa blusa q ten vestida?
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares