Pub SAPO pushdown

Manolo report

terça-feira, outubro 30, 2012
Ora o primeiro dia do Manolo cá em casa foi para cima de espectacular. A minha grande preocupação era a noite. Estava preparada para que começasse a ganir às dez da noite e só parasse às dez da manhã, mas não. Foi uma paz. Só acordou por volta das sete, mas mesmo assim resistimos e ainda se aguentou mais uma horita sozinho. Cheira-me que hoje já vai ser muito diferente. Claro que já está cheio de manhas. Já percebeu que odeia estar na zona dele, devidamente delineada por uma grade de protecção. Assim que o ponho lá começa o berreiro. E hoje, espertinho como é, já engendrou uma forma de puxar a grade com os dentes e e pôr-se em fuga. Só quer estar ao colo ou a receber festinhas, e eu estou a tentar que ele perceba que o simples facto de estar alguém em casa não implica que ele tenha de estar ao colo ou no mesmo espaço do que nós. Se eu estiver no sofá e ele no chão, lá vem o gemido de sofredor (era o que estava a fazer há alguns minutos, mas eu ignorei e acabou por se deitar no chão, em cima da manta dele). E hoje de manhã achou que o melhor sítio para dormir era em cima dos meus pés, enquanto eu lavava os dentes e tratava da minha vidinha. Assim que o pus na cama passou-lhe o sono. Não vai  ser fácil, mas eu sou persistente e  ele há-de perceber. Xixis e cocós nas fraldas de resguardo? Pois, a ideia é bonita, mas ainda não chegámos lá. Baby steps. Sempre que faz fora lá vou eu pô-lo em cima da fralda, mas acho que ele ainda não associou uma coisa à outra. Ainda é limitadinho, coitado. De resto, muito mimo, muita festa, muito "não" e muita correria pela casa. De manhã andámos a fazer sprints no corredor, e o bicho já corre que se farta. Apesar de me apetecer esganá-lo a cada cocó e/ou xixi, ao fim de dois segundos já só me apetece apertá-lo e dar-lhe beijinhos. É um amor de cão.

Ontem foi também dia de veterinário. Portou-se lindamente no raio-x e na desparasitação. Como ainda está doente e a antibiótico, a primeira vacina foi adiada. Está safo até aos dois meses e meio. Levou muito mimo de todos os médicos (é uma espécie de menino Jesus em versão cão) e ainda ganhou um brinquedo novo (a tal corda que vocês tanto recomendaram).  E pronto, para já tudo normal. É mimado, é chatinho, mas é querido que não se aguenta! =)

Cara de coitadinho. Eu no sofá, ele no chão. Não é fácil resistir a isto.


Perguntinha básica: quando se põe o bicho de castigo, quanto tempo o deixamos lá? É que o pequeno cabeçudo já sabe o que é o castigo e laaaaaaaaaaadra furiosamente até o tirar de lá. Dois minutos? Cinco? Meia-hora?

78 comentários:

Soraia Carvalho disse...

Fofo até mais não... Lindo.

Ana Queiroz disse...

Não é mesmo nada fácil. Mas tem que ser, para a sanidade mental de todas as partes...ah ah ah

at.home.ideas disse...

Que queridooooo*

http://at-home-ideas.blogspot.pt

Anónimo disse...

Este relato é igual a (quase) todas as pessoas que têm um cão com 2 meses em casa :) Não preocupes que nós bem te compreendemos ahah

Boa sorte, o Manolo é lindo e aposto que só passou um dia mas já não te imaginas a viver sem ele :)

Inês

Rita disse...

Esses olhinhos são irresistíveis! :)

S disse...

Ainda é muito bebé e está num sitio desconhecido é normal que queira muito miminho e colo! É para se sentir seguro! Depois passa-lhe! É tão fofinho!
Bj S

Miluna disse...

oh tão fofo...deixa mulher essa fase dos cocos e xixis é isso mesmo...uma fase...vais ensinar-lhe e quando deres por ti vai parecer que ele sempre veio fazer na rua!!!espero que tenhas sorte e que ele não faça atrás de uma porta e que em seguida a vais abrir...tas a ver o cenário não tas!!!
***beijitos

Red Velvet disse...

Ainda tens muito pela frente mas vale a pena, são do melhor que existe! Beijinhos*

Carla disse...

Muito bem Pipoca eu sei que é dificil resistir a esse olhar, mas é mesmo como dizes, assim que saiu dos teus pés e foi para a cama dele, passou-lhe o sono. Cara de matreiro esse palerma. Mas custa-me a acreditar que não lhe dês colinho, eu cá não lhe resistia. O meu Rotax é um palerma igual e um mandão! Força nessa determinação. Bonito bonito que só ele!

nikas disse...

Pipoca um truque para o ensinar com os cocós/xixis. Normalmente os cachorros fazem as necessidades quando acordam e depois de comer. Portanto nessas alturas se tiveres perto dele é po-lo logo no resguardo até ele fazer. Custa ao inicio mas é uma questão de hábito.
Quanto aos brinquedos é necessário ter em atenção se ele não os destrói e engole bocados. é muito comum acontecer.

De resto muita disciplina e muito mimo =D

PAGINA AO LADO disse...

Com essa carinha vai ser difícil impor respeito!

http://paginaaolado.blogspot.com

A Chata disse...

O bicho tem um ar adorável!

Jo disse...

Imagino que não :) Tão lindinho!

Anónimo disse...

é mesmo adorável! :) fico muito contente por teres o cão que sempre desejaste! Acho que a partir de agora vais ser ainda mais feliz. Nada como um cãozinho para tornar uma casa num verdadeiro lar, aproxima ainda mais as pessoas.

Marta P. disse...

Com esse olharzinho vai ser difícil resistirem-lhe muito tempo. Vai ser um belo de um mimadinho. Mas compreende-se porque ele é tão lindo e tão fofinho e tão irresistível que só dá vontade de dar beijinhos!

Ana Catarina Fernandes disse...

ai que coisa mais linda e fofinha!

Ana Filipa Rodrigues disse...

Os cãezinhos são todos iguais. A primeira coisa que o meu Pu fez quando chegou lá a casa foi um xixi. Custou um pouco habituá-lo a não fazer em casa, primeiro habituou-se à varanda e depois à rua. Agora só faz em casa se não aguentar mesmo e antes choraminga muito, como quem sabe que pode vir a fazer uma asneira.

O Manolo é amoroso que só ele! Dê-lhe miminho que ele precisa :)

carla disse...

Ohhh que coisa mais linda !Como fizeste durante a noite, deixou a luz apaga ou acesa ?ele nao chorou ? é quase um milagre . estou a espera para buscar minha bela semana que vem, e estou me preparando desde ja para a primeira noite de choro .
parabens, ele é mesmo irresistivel !

Anónimo disse...


Limitado é quem quer "humanizar" os cães com fraldas e afins... ter em consideração a natureza dos comportamentos e instinto caninos é respeitá-los. Se pretende que o Manolo comece a fazer as necessidades numa determinada área da casa a melhor forma de o fazer é preencher essa mesma área com jornal e sempre que realizar o comportamento desejado optar pelo reforço positivo, que pode ser por exemplo, o educ da Royal Canin (à venda em lojas de animais ou até mesmo nos centros veterinários), ou seja, sempre que o comportamento for o desejado reforça o mesmo com o pequeno biscoito. Depressa fará a associação, mas lembre-se que cada cão é um cão e, por isso mesmo, tem o seu tempo próprio. Mais tarde, quando tiver a vacina e puder ir à rua normalmente deve continuar com o reforço para passar à próxima fase de associação. Para criar uma rotina os passeios devem ser regulares e às mesmas horas do dia e da noite, com a continuação e consoante for crescendo passará a aguentar mais tempo entre os passeios. Quando perceber que já há uma automaticidade no comportamento pode retirar aos poucos o reforço.
Quanto à saída infeliz "apetecer esganá-lo a cada cocó e/ou xixi" guess what? Os cães fazem mesmo cocó e xixi e se tiverem 2 meses com muita frequência aliás, mas lá está ter cão dá algum trabalho mas muito amor incondicional também.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O cachorrinho deve ficar no máximo 5 minutos de castigo. A partir daí ele vai esquecer porque está de castigo e não vai ter efeito nenhum, só o vai fazer sofrer!!! Boa sorte!!!

Kátia Pinheiro disse...

Óh que carinha de coitadinho meu Deus, não dá p/ resistir...rss

Filipa Leite disse...

é até ele se calar, é como as crianças, se os pusermos de castigo, eles berram, se os tirarmos eles associam que berrar tira-os de lá.
Cão é igual, castigo é castigo, fica lá até acalmar e ficar bem caladinho xD

os primeiros meses sao uma dor de cabeça, mas mal eles estejam ensinados nao há melhor.

Anónimo disse...

Uma grade para delimitar o espaço de um cão num apartamento? Um apartamento por si só já é suficientemente limitante para um cão.

OnePlusTwo disse...

Com esse focinho todos vão te pena... Tão querido!!

oneplustwoblog.blogspot.pt

Brown Eyes disse...

O Manolo é demais!

Carla disse...

Oh castigo?! O melhor castigo é ignorá-lo, não prestar atenção aos pedidos de atenção dele. Usa sempre a mesma frase para ele perceber que o que fez está errado! Tipo Bicho feio!!. Ou tipo "quem fez isto! Dá-lhe tempo que ele percebe, mas disciplina é fundamental.

becas disse...

O cão não sabe o que é isso do castigo! As correções são feitas no ato da asneira. Isso de castigo é para seres racionais que tem a capacidade de entender as coisas. Os cães são educados na hora.

Catarina Ferreira Pinto disse...

Eu deixo os meus uns 10 minutos porque são dois e quis que se habituassem a estarem juntos - quando um faz, o outro paga também - foi a maneira de ensinar o marduk a não comer relva, porque a nicky começava a morder-lhe as orelhas! Juro que não é brincadeira!

Boa sorte :)

Anónimo disse...

O castigo devia ser de modo a que parasse de chorar. Porque cinco minutos passados a chorar, se depois o fores buscar, ele vai associar a choradeira ao sucesso de sair do castigo. Ele tem de aprender a minimizar o choro. Como? Eu diria que também ajudaria um ralhete, como um pequeno "AH!" a olhá-lo nos olhos sempre que começa o ganido, de modo a que associe esse ralhete ao facto de ele próprio estar a fazer barulho. Com a minha cadela também ajudava dar um toquezinho no focinho (mesmo suave, como encostar o dedo ao nariz). Mas acho que o mais importante é mesmo que ele perceba que choradeira não é aceitável e que não o faz ter o que quer.

Xs disse...

Opah!
Essa foto é demais! Não há quem resista!

m3 disse...

"Perguntinha básica: quando se põe o bicho de castigo, quanto tempo o deixamos lá? É que o pequeno cabeçudo já sabe o que é o castigo e laaaaaaaaaaadra furiosamente até o tirar de lá. Dois minutos? Cinco? Meia-hora?"

a resposta nessa idade é até ele se calar, por muito que custe há que resistir!

Ana disse...

Agora quando saires de casa não deixes o Roomba ligado, caso tenhas. Ou vais saber o que é um verdadeiro loop de caca...!

Beijinhos, tudo a correr bem com o bichinho!

Anónimo disse...

Gosto tanto quando gente muito literal (anónimo das 19:48) gosta de vir meter veneno.. Vamos dar um reforço positivo a este anónimo..
Se o sr anónimo for cuidar da sua vida leva um biscoitinho se não tiver vida própria (que com esse sentido tão literal deve ser o caso) leva um biscoitinho quando a arranjar.. Boa??

O Manolo é um fofo e dá para ver que é um manhoso com essa cara de safado por estar no chão... Boa sorte com todas as fases do manolo.

Esperemos que não seja o caso, mas só para deixar um exemplo, o meu cão era obcecado com um certo tipo de tecido e, mesmo quando já tinha aprendido que xixi e coco só na rua, assim que chegava a casa fazia logo naquele tipo de tecido, que por sinal so havia no meu quarto e era logo na colcha da cama nos cortinados e numa daquelas coisas horrorosas que se punha naquelas mesas redondas medonhas. Assim que retirámos essas coisas todas acabou se.

Se notar que ele implica mais com certo tipo de tecido já sabe.. é mudar a vestimenta da casa ;)

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Ahahah que fofinhooo e as melhoras!!
Quanto aos seus xixis e cócós não desistas, bem sei que as vezes só apetece desatar aos gritos mas isso só piora porque podem pensar que fazer necessidades é uma coisa má.
A minha Mia que mora connosco há uma semana e meia já sabe que o xixi se faz no absorvente, mas quando a vejo a cheirar o chão que nem doida tenho de ir até ao seu wc para ela vir atras e faz logo lá. Enfim, é como os bebes tadita.. O cócó ainda não chegamos lá, está mais teimosa. Quanto ao castigo não sei, mas quando ela faz as coisas no sitio errado agarro nela, meto-a no absorvente e deixo-a naquela divisão... um minuto, dois vá. Não sou capaz de mais. ehehe

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

ahh outra coisa, eu uso um daqueles sprays para por no wc deles, para aprenderem que é ali.... isso e muitas festinhas quando faz lá o xixi. mas não penses que é facil, no inicio chegava a estar cerca de 20minutos com ela ao pé do absorvente até sua excelencia se decidir a fazer.

Style Yourself! disse...

O Manolo está a ficar com ar reguila e sabichão! Eheheheh.
E a idade é apropriada para fazer tropelias.

http://sstyleyourself.blogspot.pt/

Pipa T disse...

Eu nunca tive cães, mas eu diria que o castigo é até ele parar de ladrar. Quando parar ou já percebeu a mensagem ou já se esqueceu porque estava a ladrar :)

Anónimo disse...

Coitadinho! É muito pequenino. Tem que ter paciência e aguentá-lo ao colo!
Maria João
Aveiro

Hortelã Doce disse...

Agora vem uma fase muito engraçada em que a paciência vai ter que andar de mão dada ctg ! :)

Fernanda disse...

Eh, pá, que coisa mais fofurudinha! Tão giro! Dá vontade de lhe encher aquele focinhozinho de beijos! Tudo de bom para o Manolo

Anónimo disse...

É lindo o pequeno! E tem ar de esperto... E eu sei o que custa olhar para essas carinhas que só dizem "Deixa láaa! Sou tão fofo!"

Quanto ao castigo, eu deixo o meu 15min, mas ele já é mais velhinho... Mas só o deves tirar do castigo quando já não estiver a refilar, para perceber que fez porcaria.
E quando o corriges NUNCA digas o nome dele. O nome só deve ser associado a coisas boas, a recompensas, porque, alias, ouvir o nome transmite euforia e excitação.
Quando faz algo que não devia é Nao! ou Para! ou Mau!

Unknown disse...

Boa noite!
O Manolo é um amor! Parabéns pelo "filhote" lindo que vai ser certamente muito feliz convosco. Uma dica para os cocós e xixis, há um spray que se compra nas lojas de animais, poderá perguntar à veterinária o que ela acha. A minha tia tinha esse problema e comprou o dito spray. Borrifa-se a zona onde queremos que eles façam "a coisa" e ao fim de algum tempo eles associam o cheiro ao local + a coisa. Depois à medida que crescem deixa de ser necessário o spray.

Unknown disse...

O Manolo é tão, mas tão lindo! Impossível 'resistir a tanto charme'. :)
Tem um focinho de mimalhinho tão lindo!
Se tivesse um assim não ia ser tarefa fácil para ele e para mim.

maria mura disse...

:D

Daqui a 6 meses vais ter que restaurar o chão.

Acho bem a divísória criada para ele.

Só porque temos um cão, não temos que fazer da nossa casa, uma casota.

Suzana disse...

O Manolo é msm uma fofura!!! Eu assisto o seriado Dog Whisperer que passa na sic mulher e acho fantástico a maneira como ele consegue disciplinar os cães usando a psicologia canina, e não a humana como costumamos fazer. Penso q é um ótimo programa para quem acabou de adquirir um cão, deve ajudar a tirar algumas dúvidas :)

Boa sorte!!!

Anónimo disse...

o pulguento e muito fofo!

Red Velvet disse...

O cão não percebe o castigo. Para aprender tem que ser repreendido no acto da asneira, contudo a melhor forma de ensinar é através do reforço positivo. Aconselho-te a fazeres um treino com ele para perceberes a dinâmica dos cães e para conseguires educa-lo de forma correcta e sem cometeres erros associados a ideias ultrapassadas que a maioria do senso comum comete. Podes também sempre ver o programa "Encantador de Cães" que dá na Sic Mulher (já ajuda um pouco). Beijinhos*

Anita disse...

Tira-o do castigo só quando parar de ladrar e assumir posição descontraida (sentar/deitar) calado

Anónimo disse...

MAISSSSSSSSSSSSS

Ana Maria disse...

Se conseguir veja um programa que dá na SicMulher, chama-se Encantador de Cães... normalmente é para reabilitar cães com certas manias, mas houve uns episódios dedicados a ensinar cães bébes a fazer tudo e mais alguma coisa.

Mj disse...

Um cão independente do tamanho precisa de espaço e já basta um cão viver num apartamento para que ainda tenha uma grade :| Vivo numa casa e tem quintal e o meu cão delira se não for à rua no final do dia.. Ao menos que tenha liberdade para andar por onde queira (refiro-me ao chão). Em relação às necessidades tens de ser firme e dizer o 'não!' sem qualquer remorso na hora, eu sei que com essa carita a olhar é difícil.. Castigo não concordo. Apenas levá-lo ao colo para o local que queiramos que faça os xixis e dizer 'aqui!' (apontando para o chão e apenas após ter feito as necessidades). O meu aprendeu muito rápido e só faz necessidades na rua e no quintal, até mete a casa abaixo se for preciso mas não faz nadinha :D Boa sorte com o bebé :P

Anónimo disse...

Pipoca um conselho precioso que te posso deixar e que me ajudou imenso com a minha pequena cadela foram as aulas de educação canina pelo positivo. Aprende-se a respeitar o animal e a tornar a relação homem/animal o melhor possivel! Nós andamos na Vinculum Animal há 2 meses e temos 2 aulas por semana, também existe em Lisboa (eu sou do Porto) e começas a ver melhoras logo na primeira aula. Seja em qualquer fase é preciso ter paciência com os bichos, eles tem o seu tempo de aprendizagem mas acabam por aprender a ser sociáveis segundo claro as nossas regras de convivência! Nas aulas também podes aproveitar para ir tirando algumas dúvidas sobre alguma coisa que o Manolo possa estar a fazer de obssessivo ou assim. A aulas tem um lema: Com reforço positivo de uma ação, esta tende a repetir-se!
Isto é o meu conselho!

Joana

Sra. Química disse...

isso do castigo depende pipoca.. eu ponho a minha cadela de castigo mais ou menos tempo consoante a asneira que fez e a ultima asneira a fazer, por exemplo, se ela vai ao caixote do lixo (sim, ela aprendeu a abri-lo, nunca o temos aberto)hoje, vai 15min para a varanda, mas se já fez a mesma brincadeira ontem já vai 25min!se fez um xixi ou um coco (é muito raro já, mas por vezes acontece) fica uns 40min lá fora! Os castigos dela agora são muito grandes porque ela já tem noção de que está a fazer asneiras... tanta, que quando chegamos a casa ela vem a correr cumprimentar-nos, mas se fez asneiras não vem! Agora o seu Manolito ainda não sabe bem, aconselho-a entre 5 e 15min, quanto ao ele ladrar no castigo... depois do tempo passar vá buscá-lo, mas só quando estiver caladinho... nem que isso implique que fique especada a cada passo que dá, ao fim de uns tempo ele vai entender que não adianta ladrar, aliás, eles tÊm tanta noçao que a minha menina quando sabe que o castigo acabou, dá um leve resmungo baixinho, só para me lembrar de olhar para o relógio! Quanto ao espaço e blablabla.. um cão só precisa do espaço que lhe damos... há quem lhe dê o espaço deste mundo e do outro e não lhe dê o essencial, carinho, boa alimentação, exercício e estimulos mentais (coisas novas, passeios novos etc) ele pode ter um prado inteiro para correr que não vai ser muito mais feliz, é apenas um estilo de vida, tal como há pessoas que gostam do campo e outras da cidade, a grade.. bem a grade ao longo do tempo acaba por não ser necessária, mas agora vai-lhe dar muito jeitinho para o educar melhor!

bjinhos

Anónimo disse...

Liiiiiiindoooo! Não consigo resistir a isso :)

Nat disse...

Uma dica: quando ele fizer cocó/xixi fora do sítio leva-o lá e assim que ele cheirar o que fez diz "NÃO" ou "FEIO" num tom muito sério e firme. De seguida, limpa esse cocó ou xixi com o resguardo (eu costumava usar jornais) onde é suposto ele aprender a ir, põe o resguardo no sítio do costume e leva lá o Manolo. Assim que ele cheirar o cocó/xixi no sítio certo fala com ele num tom muito feliz, celebra como se ele tivesse acabado de fazer tudo direitinho e brinca com ele. Repete o processo sempre, e vais ficar impressionada com a rapidez com que um cachorrinho aprende a ir sozinho à "casa-de-banho". E claro, sempre que ele for sozinho, faz-lhe uma festa!!! :)

Miss Q disse...

Que amor de cão :) De certeza que vai animar os vossos dias. Mais um membro na família. Boa sorte e qualquer coisa dá uma vista de olhos no programa Dog Whisper que ajuda muito na edcuação dos cães.

Zoana disse...

Pelo que tenho lido não é preciso muito tempo de castigo.
Eles têm memória curta, por isso ao fim de um bocado já não se lembram do que fizeram. É como nas repreensões... Só vale a pena repreender e castigar quando os apanhamos em flagrante, senão eles não vão perceber o que fizeram de mal.

Não sou perita nisto, também ainda estou a aprender com a minha!

Quanto aos resguardos, tem esperança que é capaz de ser rápido... A minha ao fim de 3 ou 4 dias já começava a perceber o funcionamento da coisa. Ainda não vai sempre, sempre lá, mas já vai 80% das vezes...
Os cócós é que esquece lá isso...
Enfim...

E o Manolo é lindo lindo lindo!

Anónimo disse...

não acho que o sr. anónimo esteja assim tão errado. o cão é, de facto, uma fofura, mas é um cão e convém não esquecer isso. é claro que vai fazer xixi e cocó fora do sítio muitas vezes, tem de ser treinado e enquanto for um cachorro vai fazer essa e outras asneiras. as fraldas não fazem qualquer sentido. o que vai acontecer a essas ricas fraldas é que o jovem manolo as vai arrancar à dentada :)

cara pipoca, usufrui do teu canito... mas deixa-o ser canito a sério! deixa-te lá de fraldas e limitadores de espaço! quem tem um cão, tem para as boas e as más coisas :)
felicidades ;)

Anónimo disse...

Pipoca vê o Encantador de Cães na sic mulher.
Comprei tambem o livro pela amazon e ajudou BASTANTE

Annabelle disse...

Cada caso é um caso.
Todos os cães que tive, tiveram de ser educados de formas diferentes. O que resulta para um, pode não ser o correcto para outro.
Mas de facto, com esta trombinha de parvo, quem é que pode resistir! :)

Inês Santos Alves disse...

O castigo nesta idade simplesmente não vale a pena: ele é muito pequeno, está num ambiente novo, não vos conhece (vocês não o conhecem a ele). Portanto, a ideia é dar-lhe o mimo necessário, mostrando-lhe, obviamente, algumas regras (onde está a comida, onde se faz xixi, onde é que ele deve dormir). Mas, para já, sem grande rigidez. A ideia das grades também não me parece muito correta... O Manolo tem de se inteirar da casa, tem de a conhecer, deve descobri-la. E depois sim distinguir quais os espaços dos donos e quais os dele. Mas numa fase posterior. A minha cadela - hoje com 8 anos (é uma Fila de S. Miguel) - passava longos períodos ao meu colo quando chegou a casa. Não é por isso que hoje não entra numa determinada divisão porque sabe que não pode, que não dorme única e exclusivamente na cama que lhe comprámos. Os hábitos vão-se criando aos poucos, devagar. E a um cachorrinho não se pode exigir tudo de princípio. Para já, importa que se conheçam. Experimenta também começar a dar-lhe horários. Género horário para comer e horário para dormir (sim, ir para a cama). Isso sim é importante. E comigo e com a Carlota (amiga canina) funcionou e funciona até hoje. Boa sorte.

Unknown disse...

Que coisa mais linda...
Agora lembrei-me do teu outro post: vais para Nova Iorque? Como vais aguentar longe desse focinho? Eu tinha o meu gato mais velho há dois dias e fui internada para ser operada e não só custou os dois dias internada com dores da operação como estar longe do meu "filho" que conheci dois dias antes de surpresa como prenda do home!!!!
Quanto a educação, não te posso ajudar, tenho gatos, outra raça. A verdade é que quanto aos colos, eu sigo esta regra que vou aplicar também se algum dia tiver filhos (opinião minha e sem qualquer intenção de vir para aqui deitar postas de pescada), vou dar colo e miminhos sempre que puder e conseguir, porque o tempo passa rápido e não tarda são grandes e já não querem colo nem mimos e quem perde sou eu, que adoro dar colo e miminhos.
Beijo grande.
AH! Leva as barbatanas para Nova Iorque, vais precisar.

Anónimo disse...

Oh mulher, dá-lhe lá o colinho e pronto... sem dramas.. tu é que ficas a ganhar...´há lá coisa melhor no mundo do que ver um bom programa com o bicho no colo...

Anónimo disse...

Coisa mais linda...Faz-me tanto lembrar o meu Snoopy quando era bebé. =) O meu já sabe quando está de castigo nós ralhamos e ele fica cerca de uma hora sem tentar aparecer.

lulu disse...

Fofo, fofo, fofo é um pipoquinho lol

Anónimo disse...

Fofinho!

Iza disse...

Que coisa mais fofinha *.*

Unknown disse...

Acho que passado uns 5 minutos o cão ja nem sabe porque ta de castigo...por isso ralha na altura e pronto...la vai ele a vidinha e voce tambem :)

Anónimo disse...

the dog whisperer na sic mulher é a solução! dá à hora de jantar.

Alexandra disse...

Ó que gente!

Fraldas de cão são quadrados de fralda que se põem no chão para delimitar o sítio onde fazem as necessidades. Simplesmente são mais higiénicas do que os jornais.

Pipoca, cuidado com os castigos. Eles não percebem. Mais vale o ralhete na hora e ignorá-lo. Nunca o ponhas de castigo na cama dele ou na zona dele pois associará essa zona a castigo e sentir-se-à mal sempre que o puserem lá.

Quanto às necessidades, se o apanhares em flagrante delito, pega logo nele e põe-no em cima da fralda. Depois, faz-lhe uma festa enorme. Tipo: "Que lindo!" com muitas festinhas. Sempre que fizer na fralda faz uma festa enorme. A minha aprendeu em uma semana.

O manolo é um fofo. :)

Anónimo disse...

Parece-me que com "fralda" a Pipoca quer dizer aquelas toalhas absorventes que se usam nas camas dos acamados e afins. Deixem de ser tão basicozinhos... Mas a Pipoca alguma vez ia enfiar o cão numa fralda?

Anónimo disse...

Olá! Tenho um jack russel e posso assegurar que eles são muito inteligentes e aprendem depressa. Persistencia e muita paciencia. Tambem devo dizer que o pior ainda está para vir! São maquinas de destruiçao. Muita atencao ao que lhes é deixado ao seu alcance. Essa fase éncomplicada e dura uns meses - dos 4 aos 9 - depois passa e tudo fica mais tranquilo. Boa sorte!

Susana disse...

castigo? até ele se cansar de ladrar... mas acho que primeiro devem ficar vocês consados de o ouvir xD

HOPE disse...

Já varias pessoas o disseram, mas vale sempre a pena reforçar: os cães nao entendem o castigo!! A atitude correcta é dizer NÃO na altura da asneira e ignora-lo nos momentos seguintes.

ritabm disse...

O Manolo é uma fofura!! :)
Fala com o veterinário sobre alimentação mais correcta. Façam alguma pesquisa. Para o bem do pequenote. Tenho uma golden, com 11 anos. E foi-lhe diagnosticado cancro. Fizemos uma longa pesquisa e agora com ajuda do veterinário mudámos-lhe a alimentação e ela está-se a dar muito bem. Tivemos sempre o cuidado de procurar uma ração completa, rica mas eles são cães, são carníveros.Digo-te isto porque quando ela estava bem se eu soubesse o que sei hoje e lhe tivesse feito a alimentação correcta se calhar ela estaria bem melhor e porque eu tinha adorado que alguém me tivesse avisado para o facto de as rações apesar de serem bem práticas não são o melhor para eles.

Anónimo disse...

querida pipoca o teu cao e um amorzinho parece o meu jack tb e um jrt quando era bebé, os castigos sao funcionam quando apanhas o bicho em flagrande caso contrario o cao nunca ira associar ou pode associar errado ao que lhe castigas. eu pessoalmente nao concordo muito com castigos pois so o facto de o ignorares ja e um bom castigo, mas bem que as vezes apetece, tens de ter paciencia com os presentes que ele te deixa no inicio, mas caso o apanhes no acto dizes Nao firme e levas o para onde keres que ele faça as necessidades e se fizer la optimo podes recompensa lo com um biscoito ou festas assim ele xegará lá :). o meu jack tem 8 meses e descobri que gosta de maças nao lhe dou comida de casa mas o veterinario diz que nao faz mal ele comer um pouco de maça bem pequeninho.felicidades para esta nova etapa e muita paciencia

lv e jack

Ana FVP disse...

Bem, respondendo à tua pergunta que eu tenho dois lá em casa e bastantes diferentes.

O chihuahua, como tínhamos a informação que era um cão pouco inteligente e muito difícil de ensinar, foi mais massacrado: cada vez que fazia um xixi esfregávamos (devagarinho porque eles são uma delícia)o focinho no chão perto da zona onde tinha feito a porcaria e depois levávamos para a rua (neste caso levas para a fralda) para ele perceber que era ali que devia fazer. Cada vez que ele fazia na rua fazíamos uma festa (chegámos a ficar 1hora e meia à espera que ele fizesse as necessidades na rua para fazermos a tal festa. LOL. a coisa resultou tão bem que levou um mês a perceber e porta-se muito bem mesmo em casa de outras pessoas. Nem na varanda faz! Só em casas onde habite outro cão. Aí é escusado porque é instinto.

Agora o outro pequenito que já veio para nós com 2 anos e meio e cheio de maus hábitos está a ser um problema. Como foi um bocadinho mal tratado a esfrega do focinho não resultou em nada. O que é para ele um verdadeiro castigo. Ficar sozinho fechado numa divisão. Deixo-o ficar 1 minuto se fez uma asneira pequenino, ou 5 minutos se fez ou asneira grande. Ele ralha, chora, raspa a porta... só quando se cala é que o tiro de lá. Normalmente dura uns segundos. Como já sabe que é castigo limita-se a esperar.

Espero ter ajudado :)

Ana FVP disse...


Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis