Pub SAPO pushdown

Vamos lá?

sábado, setembro 15, 2012
Ao início eu achava que as medidas de austeridade eram um mal que tínhamos de aguentar pelo bem do País. Depois, as medidas foram sempre aumentando. Vi vários amigos a ficarem sem emprego. Vi alguns outros que desistiram de acreditar e se puseram a andar para outros sítios. Sítios com mais esperança. Vi os salários cá de casa a serem reduzidos. Vi os meus pais, reformados, a serem prejudicados ao fim de uma vida de trabalho. Abre-se o jornal, liga-se a televisão, e são só histórias de gente que não sabe como sobreviver até ao fim do mês. E então deixei de achar que isto tudo é pelo bem do País. Já só acho que é demais. O meu benefício da dúvida já lá vai há muito.  Hoje vou à manifestação. Sei que é para o lado que os nossos governantes dormem melhor. Dá-lhes igual se somos cinco ou 5 milhões, mas vou na mesma. E acho que toda a gente que se sente minimamente incomodada com isto deve levantar o rabo do sofá. Toda a gente reclama entre quatro paredes, agora têm a oportunidade de o fazer na rua, por isso não a desperdicem. E não me venham com merdas de que eu vou à manifestação mas depois compro sapatos caros, porque cada um sabe de si, do seu dinheiro e dos motivos pelos quais se manifesta. Não serei o caso mais grave, sei que sou uma privilegiada em muitas coisas, sei que temos a sorte (e o mérito) de ainda conseguir trazer um salário decente para casa ao fim do mês, mas do dia de amanhã ninguém sabe. E, a continuar assim, teme-se o pior. Por isso  deixemo-nos de coisas, deixemo-nos de dedinhos apontados, que haverá sempre, sempre quem esteja pior do que nós nesta vida. Do mesmo modo que haverá sempre quem esteja melhor. Hoje vou para a rua pelos que estão numa condição mais grave do que a minha. Mas vou também pelo País, pelo futuro e para ver se, pelo menos, a esperança nos é devolvida. 

41 comentários:

  1. Pensasse toda a gente assim! Os meus parabéns pelo texto, pela atitude e pelo blog de sucesso. Confesso que não era grande fã e caia na tentação de confundir com futilidade muitos dos conteúdos que aqui via. Mas tem toda a razão cada um sabe de si e quem pode pode e faz muito bem em investir naquilo que gosta. Gostei muito da sua ia ao você na tv (há 1 ou 2 semanas atrás?). Extremamente simpática e cheia de dicas úteis (:

    ResponderEliminar
  2. Eu também estarei lá. Faço questão!

    ResponderEliminar
  3. "Primeiro levaram os comunistas,
    mas eu não me importei,
    porque não era nada comigo.

    Em seguida levaram alguns operários ,
    mas a mim isso não me afectou,
    porque eu não sou operário.

    Depois prenderam os sindicalistas,
    mas eu não me incomodei,
    porque nunca fui sindicalista.

    Logo a seguir,
    chegou a vez dos padres,
    mas como eu também não sou religioso, também não liguei.

    Agora levaram-me a mim e,
    quando percebi,
    já era tarde."

    Bertolt Brech.

    ResponderEliminar
  4. Fazes muito bem. Na minha cidade, Viana, não há manifestação. E se eu não tivesse uma loja aberta ao público, acredita que iria.

    ResponderEliminar
  5. Apesar do assunto ser extremamente sério e a indignação já não se conseguir conter, acho que se deve fazer tudo em grande estilo! Nessa linha e dado que de estilo percebes tu Pipoca qual o outfit aconselhável para este evento! Não me levem a mal mas este assunto tem-me deixado intratável nestes últimos dias pelo que estou a tentar aliviar o desânimo relativamente ao rumo que querem dar ao nosso país! Aguardo indicações Pipoca.

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo!
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Ana Oliveira, a tarde vai estar quentinha, por isso calções, t-shirt e sapatinhos confortáveis! =)

    ResponderEliminar
  8. SUBCREVO!! Estar na manifestação não tem nada a ver com aquilo que ainda vamos, ou não, podendo comprar. Ou temos de estar na mais pura miséria, para ter opinião?!
    Tem a ver com o dizermos BASTA a estas medidas, que não vão melhorar em nada a capacidade das familias portuguesas!
    Hoje também vou. É a minha estreia numa manifestação, porque chegou a vez de dizer BASTA!

    ResponderEliminar
  9. E eu vou estar lá! Eu no Porto, mas todos juntos, por todo o país, à mesma hora. Porque em escalas diferentes isto toca a todos!

    ResponderEliminar
  10. Eu não vou. No dia que o país inteiro parar numa greve geral, aí sim, vou. Prque aí vai doer a quem de facto manda neste país. Mais a mais, de minha casa até á praça José Fontana preciso de apanhar pelo menos dois transportes públicos, e não tenho dinheiro para os pagar. Aliás, hoje para o meu filho comer uns ovos ao almoço eu não vou almoçar. Por isso nem me falem em manifestações ao sabado quando eu vou passar fome, falem-me é em realmente fazer algo que tenha peso: GREVE GERAL. PAREM O PAÍS!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe mas acho a sua conversa surreal... Nao tem dinheiro para transportes e para comer mas para ter internet já tem?!?! E que tal estabelecer prioridades?!??

      Maria Mendes

      Eliminar
  11. Concordo Pipoca, com tudo o que (muito bem) escreveste. Parabéns pelo sucesso!
    PS - Conto de fadas, em Viana há manifestação sim, hoje as 15 na Praça da Republica, vemo-nos lá?

    ResponderEliminar
  12. Acho k vamos estar perante a maior manifestação de todos os tempos. Cheira-me que finalmente os portugueses se fartaram de serem chamados "bananas" e os jovens perceberam que se calhar vale a pena ir para a rua! Eu tb vou lá estar, tb sei que não sou das que mais se pode queixar mas por este andar irei ser das próximas a contar moedinhas para poder comer.
    Mas o que me revolta mais é cortarem-nos a esperança e os sonhos... Viver já não vivemos (pelo menos com qualidade) e sobreviver sem esperança e sem sonhar torna-se mesmo muito difícil

    ResponderEliminar
  13. Um amigo e colega ensinou-me que, mesmo que estejamos bem na vida devemos de ir para a rua. não por nós, mas pelos outros que não tem 1/3 que nós.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Palavras para quê? Conseguiste dizer tudo!

    ResponderEliminar
  15. Mais nada pipoca!!!;) Vemo-nos lá!

    ResponderEliminar
  16. Gostava mto de ir, mas com 2 filhos pequenos (1 e 3 anos) é mto complicado. Para alem disso estou cheio de receio de atitudes mais violentas que alguns possam ter... Se assim nao fosse fazia me à estrada com os 2!!

    ResponderEliminar
  17. Lá estarei. Há limites!
    Cátia

    ResponderEliminar
  18. Eu não vou pelo simples facto que este tipo de manifestações não dão em nada. Assim que a manifestação acabar volta tudo ao mesmo e não melhora nada. Enfim, pura perda de tempo.

    ResponderEliminar
  19. Pipoca quando andavas a defender as medusas devias ter feito Uma reflexao e ja se sabia q isto ia acontecer... Ja se sabia q I Pedro nao tinha qualificacoes mas ninguem quid saber preferiram ser engano dos e olha q eu sou psd mas pronto agora pensas difference e amanha defended con Unhas d dentes outra coisa sem saber as consequences... As pessoas vêem o agora mas nao pensam nas consequências até as sofrerem na pele... Se tivessem pensado nao precisavam sair a rua agora... Enfim...

    ResponderEliminar
  20. eu não vou porque a essa hora vou estar a trabalhar para que mais alguns dos meus euros vão para o estado

    ResponderEliminar
  21. Nem mais Ana! Desculpa não ter ido à Fnac na 5ª...mas estava com a soraia na stradivarius. Beijinhos e MUITAS vendas!!! *

    ResponderEliminar
  22. Tive imensa pena de estar a trabalhar e nao poder ir...

    ResponderEliminar
  23. Não temos que protestar apenas por nós, podemos ter a sorte de estar numa boa situação financeira mas não se sabe o dia de amanhã. E além disso podemos-nos manifestar também como forma de apoio com pessoas que conhecemos e que estejam em dificuldades.

    ResponderEliminar
  24. Monica, não nos vemos porque não fazia ideia! Aliás, nem as rádios locais sabiam (a minha irmã trabalha numa e não sabia...). Enfim, o problema desta cidade é a falta de divulgação!

    ResponderEliminar
  25. Tens toda a razão Conto de Fadas!
    Eu só soube ontem, pelo facebook. Temos de nos organizar mais e com mais antecedência, mesmo assim também nos começamos a mexer, ainda bem!!

    ResponderEliminar
  26. Resposta Mint Julet - O primeiro passo para se chegar a uma greve geral é aderir às iniciativas que até lá são convocadas, essa atitude manifestadea reflecte um conformismo e falta de indignação. De facto não tendo comida para almoçar não desperdiçe o pouco que ainda sobra com a internet...

    ResponderEliminar
  27. Estava a ver q chegava ao fim do texto sem ler que ias, não só por ti, mas pelos que estão pior do que tu! Há que ter consciência que há vidas para além do nosso umbigo! A mim também me tiraram muito, entre salários congelados há anos, subsídios de Natal e ferias, taxas suplementares, uma carreira que não progride... Felizmente continuo a poder ter 3 filhos no Colegio, a fazer ferias duas vezes por ano, uns fins-de-semana em bons hotéis e a comprar coisas de marca.
    Mas, sim, sei que há quem esteja muito pior do que eu, quem tira da boca para dar aos filhos, quem não pode sequer pagar medicamentos que lhe são essenciais, quem não tem dinheiro para pagar médicos, renda de casa, agua, luz e gás. Sei que o futuro dos meus filhos está em risco, sei que o futuro do meu país tem de ser defendido com unhas e dentes!
    E foi por isso que hoje também fui à manifestação e levei o meu filho mais velho comigo. A democracia tambem se ensina.

    ResponderEliminar
  28. Até que enfim, Pipoca!
    Tinha ideia que só se preocupava com as ditas "futilidadezinhas".
    Folgo em saber que também se preocupa com coisas importantes!
    aas

    ResponderEliminar
  29. Pipoca eu bem quero não gostar de ti ;-).............Mas não dá! Estiveste bem, mais uma vez :)

    ResponderEliminar
  30. Mas esta tudo parvo? Neste momento estou ligada à net numa aldeia perdida no país e NÃO ESTOU A PAGAR NADA! "Estabelecer prioridades"...estabeleceu-as quando decidiu alimentar o filho mesmo tendo que passar fome.

    ResponderEliminar
  31. Linda a festa.
    É o que o povo quer, festa!
    http://vidademulheraos40.blogspot.pt/2012/09/foi-boa-festa-de-ontem.html

    ResponderEliminar
  32. Ola Pipoca!! Concordo com a manifestação mas só por si não basta. Claro que atacar os policiais que estão a fazer ali o seu trabalho não leva a lado algum, mas é preciso mais que um dia destes para mudar o país... Parabéns pelo Blog!

    ResponderEliminar
  33. Adoro estas manifestações em Setembro, pós-férias, pós-festivais de verão etc.
    Impecável.

    Uma perguntinha : mas afinal com tanta conversa o que é que a malta quer ? e como querem resolver a situação ? Já sabemos que se pode reduzir os tachos e tal. Mas na pratica isso nao vai resolver a maioria dos problemas.
    Começa-me a fazer confusão esta conversa tipica de crianças :
    "ai mãe os meu colegas compram calças de marca a 100 euros, e sapatinhas a 200 e têm Iphone e eu também tenho direito". O problema é que os pais dos colegas ganham X e os da criança ganham 20% de X.
    Ok vamos protestar, mas e depois ?
    já sabemos quem foram os culpados. Fomos todos nós. Estão à espera que o Socrates venha pagar as dividas ?

    Precisam-se ideias concretas.

    ResponderEliminar
  34. É por isto que também a admiro Pipoca!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  35. E depois há sempre os anónimos... Ouça lá, também já todos sabemos isso e os culpados não fomos todos nós coisíssima nenhuma. Porque além de mim,que não devo coisa nenhuma a ninguém muito menos a qualquer banco, há muitos milhares como eu. A questão aqui foi falta de controlo por parte de entidades reguladoras e dos próprios bancos que aliciaram o povinho todo ao consumo durante anos a fio. Esses sim podem ser culpabilizados e todos os outros à volta deles.
    E sobre como resolver a situação? Por acaso fomos nós que nos metemos nela? Por acaso foi a nós que nós pagaram milhares para governar o país? Fomos nós os contratados para auditar/ fiscalizar finanças nacionais, despesas, investimentos a fundo perdido e milhões em derrapagens orçamentais?? Acho que não... Já que ninguém dá ouvidos aos iluminados anónimos nacionais, a classe política que se reuna e se coligue se o entenderem e que encontrem soluções que é para isso que foram e continuam a ser pagos por todos nós.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis