Pub SAPO pushdown

segunda-feira, setembro 03, 2012
Não gosto de touradas. Não acho graça, faz-me espécie o bicho ser espicaçado, e aquela coisa do forcado marialva engatatão que não perde uma feira da Golegã, faz-me revirar os olhos. Nas touradas, a parte a que ainda consigo achar alguma graça é à das pegas, por me parecer a mais justa. De um lado os homens, do outro o touro, e agora entendam-se para aí (sendo que, invariavelmente, estou do lado do touro, que, desgraçado, não pediu para estar ali). Não sendo apreciadora desta "arte" (coff, coff), também não sou pessoa para me meter em manifestações, lançar petições ou deitar-me no chão do Campo Pequeno a simular que me estou a esvair em sangue por ter sido espetada com ferros (sim, eu já assisti a isto). Temos a infelicidade de viver num país onde as touradas são permitidas, resta esperar que alguém com bom senso perceba que já vai sendo hora de acabar com estes processos ancestrais. E não me venham agora os defensores das touradas, em massa, dizer o quão bonita é a aficção, a alternativa, a tradição, as raízes, e trá lá lá, e que eu tenho é de ir ver a tourada certa para começar a apreciar. Não vai acontecer. Mas bom. Dias depois de um forcado ter, muito lamentavelmente, ficado paraplégico, um cavaleiro achou que era uma ideia espectacular avançar com o cavalo para cima de um grupo de manifestantes na praia da Torreira (Aveiro). Ver o vídeo é deprimente, ouvir as explicações tontas do jovem ainda mais. Diz ele que estava a aquecer os cavalos antes da corrida, e que começou a ser insultado. Ora bem, se alguém decidisse avançar com um cavalo contra mim, desconfio que a coisa mais fofinha que lhe conseguiria chamar seria "atrasado mental". Tanto espaço para aquecer o raio do cavalo, tinha mesmo de o largar em cima das pessoas? Um perfeito idiota. E depois ainda vem dizer que perseguiu um dos manifestantes porque ele lhe disse qualquer coisa como "vai espetar ferros nas costas da tua mãe". Uhhhhhhhhhhhh! Atropelar pessoas com um cavalo é perfeitamente normal, mas não lhe falem da mãe, que aí é que o rapaz fica transtornado e pode tornar-se violento. Diz também que o cavalo estava a ficar stressado, e que ele é que impediu que o bicho avançasse para cima das pessoas, evitando uma desgraça. Que engraçado, eu vi o vídeo e ia jurar que ele é que incentivou o cavalo a galopar para o meio do povo. Mas pronto, se calhar sou eu que não percebo nada destas merdas das touradas. E se as touradas são isto, então é que não quero mesmo perceber.

148 comentários:

Anónimo disse...

E pronto, está tudo dito! Não tenho nada a acrescentar.

Anónimo disse...

ora ai é que esta!!!PARABENS!!! ;) gosto ainda mais de ti!

Unknown disse...

Já gostava TANTO deste blog!


Agora, ainda gosto mais.

Anónimo disse...

Partilhei no meu face. não podia estar mais de acordo!!!

Unknown disse...

Completamente de acordo....deviam era acabar com as touradas de uma vez por todas!!! (Mary)

(dis)Grace disse...

Vivo numa terra ligada aos touros e odeio-o. Sou das que odeia os betos e as largadas e touradas e corridas e tudo o que lhes está inerente. Mas o Nuno, o forcado que está tetraplégico, foi da minha turma, eramos amigos, ate que a vida da aficción como lhe chamam o levou para outras andanças e deixamos de nos falar com o tempo. Hoje passavamos lado a lado e ficava apenas o aceno de cabeça quando calhava estarmos num grupo com mais conhecidos. No dia da pega soubemos logo todos por aqui, o que se tinha passado poucos minutos depois de ter acontecido. Sabiamos que ele sabia que nao tinha retorno. Era forcado amador, nao recebia nada para ir ali, ser atropelado por um touro todos os meses. Quando soube, só me saiu um " ninguém o mandou ir lá se meter". A probabilidade do touro lhe ganhar SEMPRE é de 100%. O chouriço do cavaleiro que teve a brilhante ideia de fazer o que fez, é da terra também e fez o que fez em protesto, por achar que se estão a aproveitar da situação recente do forcado para aumentar o ódio às touradas. Conseguiu precisamente que isso se inetnsifica-se. E uns processos em cima.
Nada vai mudar o que aconteceu ao Nuno, ele não maltratava o boi, o boi é que os maltratava a eles. Nao entendo como se tira prazer disso mas a verdade é que eles dizem que sim. Nenhum amigo dele vai deixar de ser forcado, e muitos mais irão correr o risco de ficar como o Nuno, ou pior. Alguém que páre com isto. Pelo menos que deixe de ser um culto, que deixe de ser ver na TV. Façam às escondidas em clubes privados, sem apoios à crueldade nos dois sentidos. Pode ser que se vá perdendo no tempo e acabe de vez.. um dia.

S disse...

Também vi o video, via-se perfeitamente o idiota a incitar o desgraçado do cavalo para cima dos manifestantes que não estavam a fazer absolutamente nada, estavam sentados com cartazes contra as touradas, e claro que depois de levarem com um cavalo em cima chamaram nomes ao idiota que estava em cima do cavalo, até me admira só lhe terem chamado nomes e não o terem tirado do cavalo e dá-do uma tareia!

Nobre Sandra disse...

:) Gostei muito deste post!

http://nobresonho.blogspot.pt/

Unknown disse...

Nem mais, concordo totalmente
Sempre fui contra as touradas, não sei qual é a verdadeira piada.

Visitem----- http://amoda-pelomundo.blogspot.pt/

Unknown disse...

Concordo com tudo que foi aqui escrito, as touradas são um espetáculo da época medieval, já não fazem sentido hoje em dia.

Anónimo disse...

Ui onde posso encontrar o vídeo? Eu sou de perto e faço praia na Torreira!

Joana disse...

Muito bem dito Pipoca!! : D
Orgulho-me de que apesar das constantes presenças dos teus queridos ''anónimos infelizes'' este continua a ser um blog directo e sem pápas na lingua : )

Joana disse...

Adorei pipoquinha :)

Anónimo disse...

Se eu tivesse alguma autoridade no meio impedia este cavaleiro de tornar a entrar num recinto.

Anónimo disse...

CLAP CLAP CLAP CLAP! Mais nada!! E quem fala assim não é gago!! Eu já gostava de ti, e agora ainda mais. É sempre bom ver mulheres bonitas e cultas. Quanto à barbaridade das touradas, custa acreditar como podem ainda existir, tendo em conta que no ano de 1836 D. Maria II mandou proibir as touradas em Portugal por as considerar "um divertimento bárbaro impróprio de nações civilizadas". Quanto regredimos mentalmente desde então...Beijinhos Pipoca ****

Lu Kerr disse...

E mais não digo. Aliás digo sim, se eu lá estivesse, e tivesse sido atacada, metia lhe um processo de tentativa de homícidio. Coitado do cavalo que agora tem de assumir as culpas da besta que o montava!

Anónimo disse...

Concordo também a 100%, Pipoca! O Miguel Torga, em "Bichos" tem um conto, "Miúra" que é lindo e retrata na perfeição a "magia" que é a tourada! Infelizmente acho que este espactáculo degradante e sádico irá continuar enquanto aquelas famílias das ganadarias mantiverem as suas influências. Se as touradas acabarem, acaba também toda uma "linhagem" de pais, filhos, netos, tudo toureiros... e acaba-se o negócio!

http://ohpinturas.blogspot.com

Anónimo disse...

para quem queria ver o vídeo: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/09/03/cavaleiro-tauromaquico-ataca-manifestantes-contra-tourada-na-torreira-concelho-de-aveiro

Sophie disse...

Não é preciso acrescentar mais nada!
A Verdade é que vivemos num país demasiado e ainda (com muita pena minha!) retrógrado em que as touradas ainda é permitido.
Se formos a algumas cidades em Espanha vemos que foi proibido...mas aqui não, aqui é bonito!

S* disse...

O senhor cavaleiro era mesmo um valente... mas só em cima do cavalo. Se há coisa que me enoja é a tourada.

Unknown disse...

eu sou totalmente contra touradas e as pegas são igualmente estúpidas.Não se julgue que são mais justas e que o touro está em "pé de igualdade" com o forcado porque a verdade é que o touro antes de entrar na arena já levou uma carrada de choques eléctricos. É horrível, é uma tradição que me mete nojo.

E tenho muita pena do toureiro que ficou paralítico mas tinha mais pena se fosse alguém que tivesse a trabalhar nas obras ou assim e não a sacrificar um animal. Provocou , levou por tabela. Teve o que colheu!

Cris disse...

Tanto mais que os cavalos mesmo empânico tentam evitar calcar as pessoas. Era bem mais animal a besta que o montava

Cláudia Barbosa disse...

Nojo dessa gente ignorante.

Anónimo disse...

Portanto, não é «pessoa de se meter em manifestações ou lançar petições», e considera que «resta esperar» que alguém com bom senso perceba que já vai sendo hora de acabar com as touradas... Parece-me a mim que se ninguém fizer manifestações ou lançar petições, podemos todos esperar. Sentados.

Ana

Anónimo disse...

Onde posso por um grande LIKE????

Nana

Anónimo disse...

Mas o senhor era forcado porque queria, há riscos como há em outras profissões... Ma não se esqueçam que um touro que participa numa tourada vive ao ar livre, em plena natureza por 3,4,5 anos, enquanto que se assim não fosse era passado a bifes ao fim de uns meses... Eu nunca fui a nenhuma tourada, não sou a favor nem contra, agora também não venham coitadinho do touro, fazer guerras e manifestações.

Anónimo disse...

Esta tua opinião acerca das touradas podia ter sido escrita por mim!
100% de acordo contigo!

Diana disse...

Concordo com tudo Pipoca!

Pampa disse...

Assino por baixo

Tourinho disse...

Excelente, Pipoca! Obrigado.

Lurdes Salgado disse...

"Temos a infelicidade de viver num país onde as touradas são permitidas, resta esperar que alguém com bom senso perceba que já vai sendo hora de acabar com estes processos ancestrais."

Concordo plenamente! Sou Ribatejana de gema e infelizmente sou obrigada a conviver de perto com a febre das touradas. Sou contra as touradas e não consigo sequer conviver com quem as defende (imagina agora a minha sina por terras ribatejas lol), especialmente os que utilizam pseudo argumentos sem qualquer tipo de fundamento como "é tradição, ou faz parte da nossa cultura" ou "se não fossem as corridas os touros estavam em extinção" ou o pior de todos - que os animais não sofrem! Argumentos utilizados por quem só pode padecer de uma doença mental grave ou para lá caminha. Não consigo compreender como alguém aprecia e chama de espetaculo onde o único objetivo e torturar um animal até a exaustão. O que motiva alguem aplaudir de pé a farpa que espeta o animal? Estas férias vi turistas completamente pasmados a olhar para a montra de um café, onde era transmitida uma corrida, como se fosse algo de surreal o que estavam a presenciar. E é de facto surreal e inconcebível. Vergonhoso é a RTP apoiar, transmitindo as corridas em directo, promovendo um espetaculo deprimento, isento de valores morais, completamente primitivo e bárbaro. Mas claro que por trás estão os interesses de quem vive desta máquina de fazer dinheiro. Enquanto são cortados subsídios a idosos e a pessoas com deficiência, ganadeiros que em nada contribuiem para o desenvolvimento do país, mas antes para o atraso de mentalidades continuam a receber subsídios chorudos! No ano de 2011 o IFAP atribuiu subsídios no valor de €9.823.004,34 às empresas e membros das famílias da tauromaquia. Dinheiro que sai dos nossos bolsos... Também não sou de me meter em manifestações, mas as vozes de bom senso tem que se começar a ouvir...

Anjo-de-Mel disse...

Fogo... Onde está esse video? Aconteceu aqui tão perto de mim e ñ ouvi nada... Sou contra as touradas tb, of course... Acho deplorável e dizerem q é 'arte', 'tradição' e sei lá mais o quê ñ muda o facto do touro andar ali a ser provocado, confuso e a caminhar/correr em direcção à morte! Bjinhos!

Iza disse...

Há pessoas muito anormais e viu-se que esse jovem é um deles!

Subscrevo tudo :)

Anónimo disse...

Pelas criticas duras e impiedosas chego à conclusão que os defensores dos direitos dos animais são, além de vegetarianos,pessoas tão obcecadas pelos ditos que chegam a regozijar-se com o facto de um rapaz ter ficado paralégico...+E vergonhoso torturar um animal,mas é bem mais vergonhoso dizer que o forcado teve o que merecia! Uma coisa é defender os animais,outra é tornarmo-nos irracionais por afinidade com os mesmos e esquecer que este rapaz tem uma familia que pode ler os vossos comentários,uma familia que está em sofrimento.E não, a mãe do touro não consegue ler esta vossa defesa acérrima,que os animais são inteligentes mas ainda não conseguem ler!

Alex Fernandes disse...

Concordo plenamente contigo. Bom post, sem dúvida.

Rui disse...

Deixo um vídeo que poderá impressionar alguns, mas o argumento que tem patente resume a minha opinião sobre a tourada. Foi uma campanha proibida de passar na tv.

http://www.youtube.com/watch?v=EzQ_NBV5Z4g

Anónimo disse...

"desconfio que a coisa mais fofinha que lhe conseguiria chamar seria "atrasado mental"."

Devo depreender que os atrasados mentais, por definição, são pessoas más com acções condizentes?

Anónimo disse...

E mais nada Pipoca. CLAP CLAP CLAP

AnaLu disse...

Obrigada por este post.

Anónimo disse...

As touradas repugnam-me, adoro animais nada a fazer. Lembro-me de há uns anos atrás no jornal da noite da sic realizarem um debate que opunha defensores da tauromaquia a fundamentalistas dos direitos dos animais da associação ANIMAL. Só a título de exemplo, nunca mais me esqueci da brilhante argumentação de um miúdo, filho de um toureiro qualquer aí da praça, daqueles cujo sobrenome leva hífen, quando o jornalista lhe pede para dizer de sua justiça em defesa da tourada. Ele só disse isto e passo a citar: " Eu odeio praia e então vai-se acabar com a praia?". Brilhante comparação! Essa sim é a verdadeira teoria absolutamente espectacular. E está tudo dito no que vai nas cabecinhas inhas inhas dos aficcionados...

Anónimo disse...

Já cá faltava a questão dos bifes. Os débeis mentais que amam a tourada têm sempre os mesmos argumentos:

-tradição
-ah e tal mas comem carne

Dá para entender que entre matar num matadouro para comer e matar por prazer e fazendo pouco do bicho tem diferenças?

Fodasse mais aos aficcionads! Bora seguir a tradição e metê-los numa arena e espetar-lhes o lombo?

A.

Tamborim Zim disse...

Stop tourada! Violência, covardia, impiedade. Não respeitar a senciência animal bestifica-nos a humanidade.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 23:55: Ora nem mais!

De facto isto é tudo muito bonito, e pobre do touro que sofre tanto e bla bla bla. Eu também não gosto de touradas, assim como não gostaria de ver o percurso do touro pelo matadouro e posto isto, tenho bom remédio: não vejo... mas como. Como eu e comem a maior parte de vocês que tanto defendem o animal. Quanto ao forcado, tenho imensa pena do rapaz e, de facto, ninguém o mandou meter-se lá, assim como ninguém manda os pilotos de carros e motas enfiarem-se nas pistas para sofrerem graves acidentes e assim como os paraquedistas, que também caem e ninguém os manda atirarem-se do cimo de uma serra! Sejam coerentes e deixem-se de hipocrisias. Quanto ao cavaleiro, é oficial, concorre ao óscar de imbecil do ano!

Filipa L

Anónimo disse...

Não sou grande apreciadora do teu blogue nos últimos tempos, mas é por pérolas destas que continuo a vir cá. Também vivo na terra do forcado infeliz e já muita vezes disse que não gostava de touradas e afins e, uma das vezes, iam-me comendo viva e até fui brindada com um "não gostas, vai viver para outro lado!", como se a única coisa que identificasse quem aqui vive fosse touradas e uma festa que dura 10 dias e que nada tem de interessante e que deixa a vila imunda, barulhenta e insuportável. Resta dizer que esta vila, sede de concelho, não tem um cinema, uma sala de espetáculos e a actividade cultural, durante o ano, é nula ou próxima disso...triste, não é?

Annabelle disse...

Tudo igualito, sem tirar uma vírgula. :)

Anónimo disse...

A minha família (parte dela espanhola) é aficionada por touradas. Adoram o espectáculo e, claro está preferem as touradas espanholas que, para mim, ainda são mais brutais. Assim, com uns 12 ou 13 anos, fui obrigada a ir a um tourada onde a senhora minha madrasta comprou um "espeto" (não sei o nome) porque disse ser bonito...enfim. Tal como tu, só gosto da pega, por ser a mais justa. Luta corpo a corpo sem vantagem sobre o touro. E claro está que passei a tourada inteira a olhar para o lado e a chorar de cada vez que as pessoas vibravam com aquela brutalidade...
O tal argumento em que dizem que "só quando vires uma é que vais perceber e vais gostar" é totalmente mentira! Vi uma, com os olhos meio tapados mas vi, e continuo a odiar e desprezar tal "arte". Espetar as costas da mãe seria horrível, tal como fazer um espectáculo destes com "homens", mas fazê-lo com animais não tem mal nenhum...porque os "homens" ainda se acham superiores aos animais. E afinal, também o somos, não é? Apenas racionais (e aqui tenho as minhas sérias dúvidas).
Só digo isto: Evoluam, minha gente. Evoluam!

Simplesmente Ana disse...

Nem esperava ler outra coisa sobre o assunto neste blog. Eu também não gosto de tourada, aliás, abomino. É absolutamente bárbaro.

Luísa disse...

Subscrevo na totalidade!

homem sem blogue disse...

Muito bem dito!

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

duvcert disse...

Totalmente de acordo!!

Unknown disse...

não podia estar mais de acordo!

Anónimo disse...

é que não podia estar mais de acordo!

Maria d disse...

Excerto retirado da obra "Os Maias" de Eça de Queiroz

“Pois é verdade, tenho esse fraco português, prefiro touros. Cada raça possui o seu sport próprio, e o nosso é o touro... Mas sabe o Sr. Salcede qual é a vantagem da tourada? É ser uma grande escola de força, de coragem e de destreza... E acredite uma coisa: é que se nesta geração moderna ainda há em Lisboa uns rapazes
com certo músculo, espinha direita, e capazes de dar um bom soco, deve-se isso ao touro e à tourada...Aquilo é que era dar a filosofia do touro! E havia imbecis que falavam em acabar com os touros! Oh! Estúpidos, acabais então com a coragem portuguesa!...Tiram a tourada, e não ficam senão badamecos derreados da espinha, a melarem-se pelo Chiado!..."

Retirado de "Os Maias", de Eça de Queiroz

Anónimo disse...

Imaginem não gostarem de touradas... imaginem não suportarem tamanha crueldade para com um animal, o toiro. Imaginem-se ribatejanas e a viverem numa terra de aficionados. Agora imaginem-se afastadas dessa actividade, a fazerem a vossa vidinha normal até vos aparecer o HOMEM da vossa vida. Imagem só que é forcado. Vá de lutar contra isso, vá de pensar que ele é maluco, vá de negar sentimentos. Mas o amor não escolhe lugar e imaginem que vocês escolhem ser feliz, apesar do "pequeno" pormenor. Agora imagem que, com o passar do tempo, começam a entender o querer, a crença, força e a coragem dessas pessoas e começam a apoiar (dentro do que são as vossas convicções) o tal Homem. Imaginem-no a fazer algo que vocês não gostam mas que sabem que o deixa muito muito feliz, e que vos faz assim um bocadinho mais feliz. Imagem ter o coração nas mãos de cada vez que ele entra dentro da praça para pegar um toiro. E só para terminar, imaginem-no fazer isso segundos depois do amigo/ outro forcado ter ficado paraplégico para sempre. Conseguem imaginar??? Que isto sirva para pensar que a vida dá voltas e que o que hoje é uma convicção amanha pode ser outra.

Anónimo disse...

Pois... as lutas de gladiadores e leões na arena também podiam ser consideradas culturais.

Márcia de Pina disse...

Tive mesmo que partilhar no Facebook!
Sem msm mais nada a acrescentar. Está tudo dito!
:D

C. disse...

Eu não compreendo como é que no seculo XXI ainda possa existir essa tradição mas enfim. Em cima de um cavalo é que ele é valente. Se viesse cá para baixo a história já não era a mesma.

Anónimo disse...

E este argumento do toureiro:
"Estavam a atirar pedras ao cavalo"
ahahahahahahahahahahaha. É mesmo isso. Defensores de animais a atirar pedras ao cavalo. Parvalhão!
O que me admira é esse gajo não ter sido detido na hora pela GNR! Atentou contra a integridade física daquelas pessoas e devia ter sido levado por isso.

Unknown disse...

Concordo plenamente e mais, a caracterização de forcado marialva engatatão encaixa em todos os que já conheci!

Atlântida disse...

Ufff... Tanta intolerância!

"Os débeis mentais que amam a tourada têm sempre os mesmos argumentos"

"Fodasse mais aos aficcionads! Bora seguir a tradição e metê-los numa arena e espetar-lhes o lombo?"

"Nojo dessa gente ignorante."

Acabei de fazer um rascunho sobre a intolerância na religião (mais precisamente o Islamismo) e deparo-me com outro tipo de intolerância. Ufffff!

E assim se mata. E assim se começam guerras.

Há milhares de frangos a viver em condições horríveis nos aviários. E de patos. E peixes em aquacultura. E porcos. E vacas. Que são DIARIAMENTE torturados para que possamos ter comida no prato. Aos milhares de milhão! Quantos touros são "torturados" nas touradas, anualmente?

Tanto ódio!! Credo!

Já agora, serão os manifestantes anti-touradas, os mesmo manifestantes do pró-aborto?!


Baby Q disse...

Sou duma aldeia (pareço o Tony Carreira) perto de uma terra de touradas. Quando era pequena ia muito com os meus pais e tios. Eentretanto fui há uns 9 anos à Garraiada dos estudantes na FF e achei divertido, mandeia capa e as fitas e tal... No ano passado fiz de anfitriã a uns amigos e levei-os à tourada da terra...estava super nauseada, incomodada e em alguns momentos à beira das lágrimas. Não esperava nada aquela reação... Mudamos não é?

Authentic Petite disse...

também não gosto... mas há sempre quem goste e tenha as suas razões.

Love,
RP.

Sarinhas disse...

Sou uma aficionada por touradas e não tenho qualquer tipo de problema em assumir que adoro e que vibro com os ferros a serem espetados no lombo do bicho.

A pipoca não gosta não vê, pelo menos é a filosofia que aplica na sua página do facebook.

Não sejamos todos santos e hipócritas porque se for preciso aqui os defensores dos pobres animais nunca ajudaram nenhum ou nenhuma instituição. Tentem saber como se mata um animal no matadouro e vão ver se os animais são ou não são também massacrados.

Que as touradas continuem e não me venham com teorias da avozinha.

Desejo as melhoras ao forcado

Anónimo disse...

Pipoquinha,
Não tenho nada mais acrescentar ao teu depoimento. Parabéns, eu não faria melhor.
Vi o video e o fulano é um cobardolas ao atacar pessoas empoleirado no pobre do cavalo, que não tem culpa de ter uma besta em cima dele.

Acho que o teu marido deve mesmo oferecer-te o cachorrinho que tu tanto queres, pois terã uma vida feliz tendo-te como dona!
MW

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo pipoca!! E ainda há mais uma questão: cada vez que um valentão se mete em frente de um touro e fica maltratado, vai parar a um hospital (normalmente público) e quem paga a conta? Todos!!

Ana

Anónimo disse...

Fantástico é isso mesmo Pipoca, assim se faz um comentário ou uma critica inteligente. Deixou-me sem palavras e como sempre com um sorriso. Obrigada

Anónimo disse...

Anónimo das 10h58, por ventura sabe que Os Maias datam de 1888? Por ventura já se apercebeu que já chegamos ao séc XXI? De facto, esse texto fazia todo o sentido para a mentalidade da época...e a seguir vai desencantar textos do séc XIV para justificar a tortura e a vindicta privada?

Anónimo disse...

Anónimo das 11h03: o seu texto só vem provar duas coisas. A primeira é a de "quem feio ama, bonito lhe parece". Se o meu filho matasse alguém, eu também o ia defender com unhas e dentes até ao fim da minha vida. E depois? isso legitimaria a crueldade de que forma? A segunda, é a de que, de facto, é mesmo muito mais fácil educar o ser humano para a violência, para o linchamento,etc, do que para a tolerância e para a bondade. Porque é que foi ele que a levou a aceitar a violência, e não foi você que o levou a aprender o respeito pelas outras espécies?? Grande testemunho seria o seu, se viesse contar como tinha influenciado o seu namorado forcado a respeitar os animais, a refrear a violência. Agora assim...nada de novo.

Anónimo disse...

“Não gosto de touradas. Não acho graça, faz-me espécie o bicho ser espicaçado, e aquela coisa do forcado marialva engatatão que não perde uma feira da Golegã, faz-me revirar os olhos.”

Gosto de touradas, sempre gostei, a mim faz-me espécie a excitação à volta de uns “Louboutin”, de um colar novo e a devoção pelo Benfica, faz-me revirar os olhos.

É assim, gostos não se discutem. Mais, aprendi à muito que religião e corridas de toiros também não.
E como alguém já referiu lá em cima, quem não gosta não vê… afinal, não é o seu lema??

Susana disse...

Independentemente de se gostar ou não de touradas - cada um terá os seus gostos próprios - uma coisa é lamentável: que, na generalidade das opiniões que tenho lido por esta internet a fora em comentário a textos predomine um discurso violento de intolerância e, muitas vezes, odioso.

E, como notou a Atlântida aí em cima, não é preciso ir mais longe, basta ler a caixa de comentários deste blog.

Isso, mais do que se gostar ou não de touradas, é muito lamentável! É que, infelizmente, um discurso deste tipo não nos torna melhores humanos - ao contrário do que muitos fundamentalistas anti-tourada parecem consider. Pelo contrário, na minha opinião, só os diminui numa coisa maravilhosa com que o Homem foi dotado: inteligência.

Lamento igualmente que, por detrás de um ecrã apareça tanta gente tão radical na sua defesa pró-animal a manifestar opiniões completamente agoniantes, pela violência e crueldade que expressam. Muitas das quais as mesmas que, na altura de comprar, comer, vestir, medicar... se estão pouco borrifando para saber como é que os produtos que necessitam apareceram na prateleira da loja (e ficariam espantados com a quantidade de coisas que bebem, vestem, tomam, comem que tem origem animal).

Não considero que uma pessoa que goste de touradas seja mais cruel do que uma pessoa que se regozija com o mal alheio. E, infelizmente, nos últimos dias tenho visto muito disso...

Anónimo disse...

Não diria mais, concordo com cada frase. Sou anti fundamentalismos quer dos anti como pró tourada, mas a minha opinião é partilhada com o que foi escrito neste post.
:) T.

Anónimo disse...

Aplaudido! Mas acho ainda assim que nos devemos manifestar.
Marisa

Anónimo disse...

haha os defensores das touradas são um prato! como tentam defender o indefensável, acabam por perder a noção. Então é assim: eles publicam textos do ano de 2012, como as crónicas do Miguel de Sousa Tavares para defender a tourada. Nós, anti-tourada, dizemos que eles são retrógrados, ultrapassados, e que a sua mentalidade já não tem lugar no séc XXI. E eles vêm, em resposta, publicar textos do séc XIX (Os Maias) para nos provar isso mesmo!! que a sua mentalidade é igual à da sociedade do séc. XIX! hahahahahahahaaaaa Brutal!!
Lúcia

BK disse...

Parabéns pipoca, um dos teus melhores posts, como aqui já foi dito, eu não o diria melhor!!! Tenho exactamente a mesma opinião que tu, e adorei a descrição do marialva engatatão, não podia ser mais real. Sou veterinária e posso dizer que lá pela faculdade havia muitos desses, uns figurões;-)
Só queria ainda responder à chichi cama: que visite um matadouro antes de se pôr a opinar, apesar de estar longe de se ser ideal - o stress existe sempre e é terrível - os animais são mortos SEM dôr! Isto significa que, ao contrário do que se faz nessa "maravilhosa arte", eles NÃO SENTEM o golpe. Enquanto que na vergonha que são as touradas a grande diversão se centra no acto de Provocar dôr aos animais, simplesmente desumano, excepto para aqueles que realmente de humano têm muito pouco.

apipocamaisdoce disse...

Anónimo das 12:47, como imagina, ou devia imaginar, o problema das touradas é o facto de haver mortes envolvidas. De haver sofrimento envolvido. As pessoas não implicam com as touradas só porque sim. Por isso, não percebo a tontice da comparação com o meu gosto por sapatos ou pelo Benfica. Assim de repente, como é que isso prejudica alguém? Não há mesmo argumentos melhorzinhos para justificar a coisa?

Anónimo disse...

Anónimo das 11h03 vivo em terras ribatejanas e não podia deixar de comentar o seu testemunho. Não consigo perceber como "o que hoje pode ser uma convicção amanhã pode ser outra". Muda assim tão facilmente de valores e ideais? Parece-me que refrear convicções em prol do "amor" não é um caminho de carácter e identidade. Por amor mudamos e fazemos loucuras mas deverá esse mudar ser no que faz parte de nós e nos define? Acho incrível as namoradas chorosas a ver as corridas e os grandes planos feitos em tv das caras larocas (que é a única coisa bonita que se vê nesse "espectáculo"). Acho incrível como se apela ao sentimentalismo e quase compaixão por elas/vocês quando na verdade também só lá estão metidas porque querem (como de resto os vossos namorados), sim só lá estão porque querem pois o "amor" não vos apontou uma pistola. Acho incrível que os vossos "HOMENS" gostem mais de se sentir como tal (para se porem á frente de um touro a mostrar a sua força e muita "coragem")do que realmente serem HOMENS e mudarem isso por amor (se é que isso se muda). Enfim...mais do mesmo...a conversa dos srs forcados é igual e pelos vistos a das namoradas também. Se imagino o que descreveu? Não. Nunca me seduziria uma mulher que fosse completamente contra os meus princípios e valores. Portanto simplesmente não acredito na sua dor. Acho que é bastante disfarçada. De qualquer modo, as melhoras para o forcado magoado e já agora para a cabeça do seu "HOMEM" também. Pode ser que esta situação lhe dê juizinho...ou então não. Pode ser que daqui a um tempo lhe dê papinha à boca, queria ver se aí as suas convicções também já eram outras.

Miriam Ferreira disse...

Sou contra touradas PONTO FINAL.

Vi o video e ouvio a dizer que estavam a atirar pedras ao cavalo... Ó jovem, tu é que deves estar com uma grande pedrada!

Anónimo disse...

Susana: o seu texto não é nada tendencioso...quem a ler, há-de pensar que os discursos ofensivos vêm todos de quem defende os animais. Pois desengane-se. Já cheguei a ler comentários absolutamente hediondos de quem defende as touradas. Aliás, é da parte dos defensores da tourada que vêm os piores comentários, porque eles têm alguma coisa a perder: o fim dos subsídios, o fim da diversão que retiram daquele "espectáculo". Quem defende o fim das touradas luta por um ideal,não têm nada de específico a ganhar (temos todos, aliás), só isso. De resto, é normal que num assunto terrível como este, haja de ambos os lados quem perca a noção.

Anónimo disse...

Pipoquinha, é claro que eles não têm argumentos melhor do que atacar o teu gosto pelos sapatos...eles não percebem (não percebem mesmo, não vale a pena...)que quando determinada prática envolve violência, tortura e sofrimento, então não deve haver lugar a comentários como "eu não gosto mas respeito quem goste" ou "se não gostam, não vão ver". Muitas felicidades para ti, pipoca! beijinhos

A Bomboca Mais Gostosa disse...

O anónimo do meio dia e tal para além de ser, vá, parvo, não sabe escrever e não percebe que o "à muito" teria de levar "h". Adiante. Post muito bem conseguido, não tirava uma linha ao que escreveste.

Anónimo disse...

Realmente os únicos argumentos que os aficcionados têm são o facto de ser 'cultura', 'tradição', 'o touro não sofre' e o melhor de tudo 'ahhh e tal mas os defensores dos animais gostam de um bom bife, e não ajudam animais abandonados' bla bla bla bla bla.

Pois aí é que está o problema, o que é que matar para comer tem a ver com matar por diversão???

(eu sou vegetariana, contra touradas, voluntária numa associação de animais, não uso peles, não uso produtos testados em animais, etc etc etc)

Sarinhas disse...

Mas desde quando é que um aficionado tem de justificar os seus gostos perante os leitores deste blog? Arranjar argumentos? Nós não precisamos de argumentar nada, visto que, as touradas continuam e não são os tais argumentos ricos em inteligência e hipocrisia que vão acabar com as malditas touradas que ainda existem em pleno séc XXI.

Também não são os leitores sem-coração-parvos-maus-repugnantes-nojentos-burros-estúpidos-a-favor-das-touradas que estão a ser mal educados e a desejar mal a um humano.

Adriana disse...

COMPLETAMENTE DE ACORDO Pipoca! Está tudo dito.

Beatriz disse...

Gostava de saber que sensibilidade têm os manifestantes em relação aos animais quando decidem atirar uma pedra em direção ao cavalo/cavaleiro? E porque realçam as atitudes não civilizadas do cavaleiro, para depois descerem tão baixo, ao ponto de pintarem e riscarem os carros de outras pessoas envolvidas nas toiradas? Bom senso tem que o haver para os dois lados

Anónimo disse...

Ai, ai. Essa tal de chichi, cama! deve ter algum "probleminha"...

Anónimo disse...

Eu não gosto de touradas.
Mas sou a única no meu círculo de amigos.
Mas não é porque "coitadinho" do toiro, estão a magoá-lo e a gozar com ele. É porque não consigo sentir nenhum entusiasmo, nem excitação, nem qualquer tipo de prazer ao assistir a uma corrida de toiros. Sinto o mesmo em relação a um jogo de ténis, ou voleibol.
Quanto ao toiro, passa de facto ali umas horitas pouco agradáveis, mas até chegar à arena, teve toda uma vida de liberdade ao ser criado no campo, em espaço aberto, coisa que os animais que comemos não têm. Comparem a forma como os toiros de lide são criados, com os animais que são criados para comprarem no talho, muitas vezes enfiados em espaços em que só dá para levantar e deitar, para gastarem pouca energia e engordarem mais depressa - toda a vida deles, desde que nascem até que morrem.
São milhões de vaquinhas amorosas e boizinhos simpáticos que vivem assim toda a sua vida, para que nós lambões, possamos comer 20x mais de carne do que seria a nossa real necessidade.
E se desatassem a comer só 1 bifinho por mês para que as vaquinhas possam ser criadas em regime extensivo, no campo ao ar livre?

tania

Anónimo disse...

(Fonte: aventar.eu)
Transcrição de dois trechos do 2º volume dos « Cadernos de Lanzarote» de José Saramago

«O touro entra na praça. Entra sempre, creio. Este veio em alegre correria, como se, vendo aberta uma porta para a luz, para o sol, acreditasse que o devolviam à liberdade. Animal tonto, ingénuo, ignorante também, inocência irremediável, não sabe que não sairá vivo deste anel infernal que aplaudirá, gritará, assobiará durante duas horas, sem descanso. O touro atravessa a correr a praça, olha os “tendidos” sem perceber o que acontece ali, volta para trás, interroga os ares, enfim arranca na direcção de um vulto que lhe acena com um capote, em dois segundos acha-se do outro lado, era uma ilusão, julgava investir contra algo sólido que merecia a sua força, e não era mais do que uma nuvem. Em verdade, que mundo vê o touro?» (…)
«O touro vai morrer. Dele se espera que tenha força suficiente, brandura, suavidade, para merecer o título de nobre. Que invista com lealdade, que obedeça ao jogo do matador, que renuncie à brutalidade, que saia da vida tão puro como nela entrou, tão puro como viveu, casto de espírito como o está de corpo, pois virgem irá morrer. Terei medo pelo toureiro quando ele se expuser sem defesa diante das armas da besta. Só mais tarde perceberei que o touro, a partir de um certo momento, embora continue vivo, já não existe, entrou num sonho que é só seu, entre a vida e a morte».
Quando José Saramago leu o texto a sua mulher, Pilar, disse – «Não podes compreender…”

Anónimo disse...

Sou aficionada e amante de animais e existem argumentos "anti" que até posso tentar entender...
Mas fico estupefacta perante comentários como a do Anónimo das 11:51 (Ana). O dito comentário leva-me a questionar a senhora sobre quem paga as contas da Interrupção voluntária da gravidez num hospital público? Não existem formas de evitar uma gravidez não desejada?
Subentendo que se o forcado ou cavaleiro só está na arena porque quer e se magoa porque quer então também só engravida quem quer e só aborta quem quer (salvo as raras excepções conhecidas por todos). Que comentário tão tolo!

Anónimo disse...

A partir do momento em que as touradas são subsidiadas com dinheiros dos impostos pagos por todos nós, os aficionados têm de justificar e apresentar argumentos válidos, sim, a todos os leitores deste blogue, de qualquer outro blogue, e a todos os portugueses em geral. Ou então criem uma associação e façam lá as vossas festinhas com dinheiros pagos exclusivamente pelas quotas dos sócios. Só para ver quantos meses ainda se iria aguentar a "festa brava".

india disse...

http://www.youtube.com/watch?v=So1Lwin8jcY&feature=share

Este video é uma entrevista ao dito senhor, e digam-me se é para levar a serio -_-' ?

"Entrevista a Marcelo Mendes"

"Mas por vezes as pessoas argumentam que os touros sofrem… quer dizer… não sei se os touros sofrem,… o que é um facto é que os touros começam a ser lidados e nós cravámos dois, três ferros compridos e os touros investem sempre sobre o castigo.

Portanto, se um touro… se nós dermos um pontapé a um cão, o cão a seguir vai fugir e não vai voltar a levar outro, não é? Portanto, está provado, que o castigo que os touros sofrem, não… quer dizer, sofrem… ou que os touros estão sujeitos, não os faz sofrer, assim tanto como as pessoas pensam apesar de ver o sangue a correr… eu creio que é isto… que é que eu posso acrescentar mais? "

Anónimo disse...

Cara Pipoca, sou o anónimo da 12:47, como imagina, ou deveria imaginar o meu revirar de olhos, não pretendia de todo argumentar coisa alguma. Até porque, como já referi, não discuto nem religião e nem toiros. E a sua referência ao “forcado marialva e engatatão que não perde uma feira da Golegã” e o consequente revirar de olhos, é argumento para coisa alguma?
Quanto ao facto de haver sofrimento envolvido, oh minha cara, não entremos por aí, já viu alguma vez como são confeccionadas, à custa de quem e em que condições, alguns dos trapinhos, que tão orgulhosamente exibe?
Já para não falar da forma como galinhas, patos e porcos são mortos nos matadouros. A diferença entre estes parcos exemplos, haveriam muitos mais, e as corridas de toiros é que aos primeiros ninguém assiste de camarote, são feitos por baixo do pano e às corridas as pessoas assistem. Sabe o que chamo a isto?
Hipocrisia….!!!
“Pena que não se vê, coração que não sente”
Portanto, minha cara há muitas, muitas coisas erradas neste mundo umas vimo-las, outras não, de umas temos conhecimento, de outras fingimos não ter….
Parabéns pelo seu novo livro.

Margarida disse...

Sou contra as touradas, critico quem as faz e quem as vê por gosto. É inconcebível para mim alguém vibrar com o sofrimento de outrem. Para além de repugnante, chega a roçar o doentio. Apesar desta minha opinião, tenho pena do que aconteceu ao forcado, tal como tenho pena de quem cai de mota ou em um acidente de carro. Não vi aqui ninguém deseja mal ao senhor forcado, como já foi dito por algumas pessoas. Simplesmente, aconteceu porque ele se meteu à frente de um touro. Ninguém o pôs lá, ninguém o obrigou a ir para lá, tal como acontece em outro tipo de acidentes.
Mas vivemos num país triste onde manda o dinheiro e o poder. Não suporto touradas, e sou obrigada a vê-las na RTP, televisão pública. O dinheiro público é utilizado para isto.
Quanto ao argumento da tourada ser tradição, a escravatura também o era e foi abolida!
Se há coisas piores neste mundo? Há, de facto, mas não isso não é desculpa nem justificação.

Nádia disse...

.....e viva a pipoca, abaixo as touradas...

Anónimo disse...

Quem não gosta não vai ver! Eu também não gosto de paneleiros e tenho que levar com eles sem poder expressar a minha opinião. Estamos numa democracia ou temos que gostar todos do mesmo?

Andreia Gonçalves disse...

A-D-O-R-E-I! Está mesmo mesmo tudo dito!

Anónimo disse...

chichi cama: a sua argumentação é tao básica que dói.

"A pipoca não gosta não vê, pelo menos é a filosofia que aplica na sua página do facebook."

Acredita mesmo que é possível comparar espetáculo feito em torno do sofrimento animal com o facto de se ler o que quer que seja que não goste?

Se querem defender as touradas ao menos tenham a decência de arranjar argumentos válidos.

Anónimo disse...

Só o ultimo parágrafo parabéns pla lucidez e inteligência ! Enquanto houver touradas tb nao precisam de fazer mais nada , entretém o povo com touradas e nao fazem mais nada...

Alexandra disse...

Concordo plenamente!!

Anónimo disse...

Na Inquisição a igreja também queimava mulheres na fogueira se calhar só por escrever livremente o que transcreveu iria lá parar nessa altura... Mas isso seria nessa altura... Felizmente... Bem vinda ao séc XXI. Já cá estamos há 12 anos...

Unknown disse...

É, mais ou menos, como a história da caça, so called, desportiva... sem comentários!

CAP CRÉUS disse...

"Quanto ao toiro, passa de facto ali umas horitas pouco agradáveis, mas até chegar à arena, teve toda uma vida de liberdade ao ser criado no campo, em espaço aberto, coisa que os animais que comemos não têm. Comparem a forma como os toiros de lide são criados, com os animais que são criados para comprarem no talho, muitas vezes enfiados em espaços em que só dá para levantar e deitar, para gastarem pouca energia e engordarem mais depressa - toda a vida deles, desde que nascem até que morrem.
São milhões de vaquinhas amorosas e boizinhos simpáticos que vivem assim toda a sua vida, para que nós lambões, possamos comer 20x mais de carne do que seria a nossa real necessidade.
E se desatassem a comer só 1 bifinho por mês para que as vaquinhas possam ser criadas em regime extensivo, no campo ao ar livre?"
Isto merece ser comentado. Já nem sei quem foi a totó que o escreveu, mas é um pouco como dizer e salvo as devidas diferenças. É pá tu foste rica toda durante uns bons anos, mas agora temos pena e vais ser pobre, mas pobre, mesmo pobre, está bem?
E de vez em quando ainda te vamos picar com uns ferros, para ver se gostas.
No limite, e porque entendo que esta merda das touradas envolva muita gente, porque não criar uns ferros sem pontas, mas que ficassem presos a uma trampa qualquer que estivesse no dorso do bicho? E para criar algum elan à coisa, deixem de serrar os cornos ao touro. Ah! E deixemos os cavalos de lado. É mano a mano.
Deixem-se de tretas, cambada de saloios armados em finos.A tourada é uma feira de vaidades bacoca. E a partir do momento em que os meus impostos servem para subsidiar este nojo, posso opinar as vezes que eu quiser.
E de vez em quando, aplaudo os post da Ana Garcia Martins. Para não ser sempre a bater.

Anónimo disse...

Adoro o "minha cara" paternalista, arrogante e grosseiro. Ei cara já pensou que não é por haver outro tipo de crueldades com animais que se defenda que terminem com as touradas e a morte dos animais para comermos deve ser feita o menos dolorosa claro para isso deve haver fiscalização. Ei cara e nao discute religião , nem touradas não?? Ninguém diria oi!!!

apipocamaisdoce disse...

Como é óbvio, o comentário do anónimo das 16:50 não merecia ter visto a luz do dia, mas às vezes gosto de publicar este tipo de comentários, só para as pessoas perceberem que, na vida real, há mesmo gente assim. Que pensa assim. Que sente assim. E que ainda usa o termo "paneleiros". Medo.

Margarida disse...

Ahahahah! Há cá gente com alguns probleminhas ;)
Primeiro que tudo, não comparem a alimentação de carne com as touradas porque é COMPLETAMENTE DIFERENTE! Comemos carne por uma questão de saúde, porque precisamos das proteínas, mas ir a uma tourada e aplaudir a tortura ao animal não é essencial...é assim que se divertem?? Então sim...tem problemas mentais.
E meus meninos, aprendam também a definição de atrasado mental: é uma pessoa com uma deficiência a nível neurológico e que não mede as consequências das suas ações porque é inconsciente...não foi o que o otário do cavaleiro fez? (talvez terá medido as consequências...quem sabe?) porque que eu saiba a pipoca NUNCA disse que um atrasado mental era uma pessoa má :)
E depois ainda falam da maneira que os animais são mortos nos matadouros, que também é muito má. Pois...mas por acaso nós aplaudimos cada vez que matam um porco? Vamos lá festejar, bater palmas, rir, atirar rosas para o corpo? NÃO! Tem que ser, precisamos, e o que custa comer quando nos vem à cabeça a forma como o animal foi morto? Right...that's what I thought!
Mas há mais, há ainda quem diga que a pipoca não tinha nenhum argumento quando chamou aquilo e o outro aos forcados...quem vos disse? Eles estavam lá com ar de florzihas, estavam a dizer para o touro fazer o favor de ir até eles? NOPE! Era tudo com um ar do mais maniento e machão que podia haver :|
Ladies and Gentlemen, caros aficcionados por esta "diversão" ridícula...façam o favor de voltar ao século 21 e de começarem a divertir-se com o que realmente interessa desde que não haja tortura, façam o favor de deixar de ser idiotas e de virem cá armar-se em senhores do seu nariz.
Espero bem que o FDP do cavaleiro seja punido e sinceramente desejo as melhoras ao forcado (fez as piores escolhas, sabia os riscos, mas ainda assim o fez...no entanto é sempre triste ver uma pessoa naquele estado e ninguém merece, verdade seja dita!)

Andreia S. disse...

Eu vi o vídeo vezes e vezes sem conta e é de se notar o amontoado de pessoas e dos seus respectivos gritos em volta do animal. O cavalo pode ser um animal robusto mas facilmente se assusta. Eu não acredito que o toureiro tenha investido sobre as pessoas, mas pronto. Cada um vê aquilo que quer ver.

Sarinhas disse...

Mais uma vez, eu não tenho de me justificar a ninguém, muito menos a pessoas que não conheço de lado nenhum, nem arranjar argumentos "válidos" que justifiquem o meu gosto por ferros espetados nos lombos dos toiros.

Quanto ao Anónimo de 04 Setembro, 2012 16:52 não sei se é a burrice que o assiste mas em nenhum comentário que aqui fiz defendi as touradas e nem fiz nenhuma comparação, disse apenas que, quem gosta vê, quem não gosta não vê.
Acha me básica? O seu comentário é que é básico, acredite que não é isso que me vai tirar o sono porque você não me conhece de lado nenhum e quem me cheira tem uma opinião diferente. Agora se vive mal com os gostos dos outros, problema o seu.

Rita Oliveira disse...

Em relação ao toureiro... São praticantes de equitação? É exactamente como a Andreia S. disse. Um equino é um animal que facilmente se assusta, principalmente na rua. E lá por estar a ser montado por um cavaleiro experiente que o tenta "convencer" a seguir um certo caminho, é um ser com vontade própria. Quem pratica equitação há alguns anos sabe perfeitamente que o que sucedeu é totalmente plausível. O cavaleiro não me parece ter investido contra os manifestantes. Mas isto é o que os olhos, de alguém que lida com cavalos há uma série de anos, vê.

Anónimo disse...

Se as touradas nao existissem, a raça brava a muito que estava extinta. Aceito perfeitamente que haja quem nao goste, mas o touro vive o periodo normal (4, 5 anos), tratado com o maior carinho por parte dos ganaderos e se nao fosse lidado numa praça iria certamente parar ao prato de muita gente.

Anónimo disse...

Esperemos que o acto deste cavaleiro não fique impune. A tourada é dos actos mais ridículos e selváticos que existe e tenho realmente pena de viver num país que ainda permite estes actos públicos! Chamar anormal e besta a este cavaleiro era pouco, este caso devia ir a tribunal e ser punido exemplarmente!
Pipoca parabéns pelo blog...

abanar-do-ser.blogspot.pt

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo!

Beijinhos Pipoca!
ADORO O TEU BLOG

maria disse...

amiga chichi cama voce não da argumentos validos em relação a tourada não é porque não quer, eles simplesmente não existem!

Anónimo disse...

Nos comentários só leio Adoro o teu Blog, Lindo Pipoca, blá blá blá.
E comentarem o tema em vez de passar graxa pura!

Anónimo disse...

Esperemos que o cavaleiro não fique impune - bem verdade, mas também espero que não fiquem impunes os manifestantes ditos amigos dos animais e que apedrejavam o cavalo (talvez se tenham esquecido que queriam apedrejar o cavaleiro mas o cavalo estava no mesmo local...), insultavam cavaleiros, forcados e público em geral que ia assistir à tourada, que, quer queiramos quer não, é legal neste País (e há muito quem goste pois as praças continuam cheias).
Alias, coisa que já vem sendo hábito há muito...insultos que vão desde "assassinos" e outros mais... tudo se ouve nestas manifestações ditas pacíficas e de gente que se considera amiga dos animais...e sim, pedradas, carros riscados, vidros partidos e ameaças a quem participa ou assiste ao espectáculo, tudo isso passou a ser comum...
Podemos ser a favor ou contra, é um direito! Mas também é um direito assistir quem quer em segurança pois não me parece que tenha sido proibido...mas é óbvio que a atitude do cavaleiro não foi minimamente correcta, só que também não vi nenhum noticiario abrir a falar dos ataques dos manifestantes ao outros...é a informação "Pouco tendenciosa" do nosso País!!!

Anónimo disse...

Sou leitora assídua deste blog, e acho um piadão à forma como escreve!
Nunca deixei qualquer comentário, mas desta vez não resisti, porque de facto escreveu acerca de um assunto que me toca particularmente.
Respeito a sua opinião e a de todos aqueles que não gostam de touradas, assim como gostaria que respeitassem a opinião daqueles que gostam das corridas.
Eu por vezes sou a primeira a dizer " Quem me dera que acabassem as touradas!!" Mas por outros motivos, por medo de perder ou de ver magoados aqueles que amo.
Nasci numa familia aficionada e que sempre viveu da criação de toiros e da festa brava. E os rendimentos provinham do trabalho e não de subsidios como alguns referem.
Ao ler os comentários, quer neste post, como em outros, fico chocada com a violência e com o ódio que os anti-taurinos evidenciam.
Fiquei perplexa ao ler comentarios acerca do Nuno Carvalho: como é que pessoas que se preocupam tanto com o Toiro podem ser tão cruéis com um jovem?
Acerca do episódio do toureiro: quem não estava lá não viu e nao deveria opinar. Mas a verdade quem estava, viu que os manifestante apredajaram o cavaleiro e o cavalo, isso não é mau trato?
Todos têm o direito de se manifestar, mas devem fazê-lo com respeito e quem tem estado presente nestas manifestações e seja coerente, sabe que os manifestante têm ultrapassado o limite do razoável, e têm demonstrado bastante violência, agressão e intolerância e não são estes os valores que defendem?
Querida Pipoca,este blog é seu e têm todo o direito de escrever o que sente e pensa, mas em certos assuntos não deveria escrever sem conhecimento de causa.

Sarinhas disse...

Maria para si até pode não haver mas eu não preciso de argumentos "válidos" para me conduzirem ao Campo Pequeno ou a Festa da Moita. Basta eu gostar para meter-me a caminho e para comprar um bilhete com o meu dinheiro.

Vocês, que têm tantos argumentos "válidos" contra as touradas não conseguem acabar de uma vez por todas com as touradas porquê?

Não vale a pena estarmos neste tic-tac porque eu não vou deixar de gostar de touradas e não vou mudar a minha opinião/visão sobre as mesmas. Aposto que acontece o mesmo com o outro lado.

Este assunto fez -me lembrar uma situação, um tal partido dito defensores dos animais, anti touradas, envolveu-se bastante numa polémica onde defenderam até ao fim os direitos dos touros, o ponto focal da defesa era os touros não merecerem morrer, no entanto, esse mesmo partido era e é a favor do aborto, engraçado.

Agora é que as pessoas se lembraram dos touros e das touradas, a isto chamo "os novos defensores dos animais" ou não.

Anónimo disse...

Mas o que é que ser a favor do aborto tem a ver com ser contra touradas?

Sou o mais possível contra as touradas mas também sou contra o facto de se pôr uma criança indesejada no mundo. Criança essa que provavelmente acabaria numa instituição sem ter uma família de verdade. Não quero com isto dizer que seria capaz de abortar, acho simplesmente que deve haver liberdade de escolha, porque como bem sabemos, acidentes acontecem.
Mas isso seria outra discussão.

Só não entendo porque é que os aficcionados tentam minimizar a nossa causa 'fim das touradas' com outras causas que não têm nada a ver.

Inês

Anónimo disse...

Aí é que se engana o ponto fulcral não é os touros morrerem , é ser torturado para divertimento de alguns e encher de dinheiro meia dúzia de familias saloias e desumanas. Morrer todos morremos. É fazer um espectáculo da morte... Que choca.

CAP CRÉUS disse...

E para terminar de vez com esta conversa de merda, porque já se viu que não se vai a lado nenhum, termino a dizer que o anónimo das 02:13 diz praticamente tudo em poucas linhas.

* A menina saloia que vai à feira da golegâ vestida de bimba e que diz que monta a cavalo, vê o que quer ver, porque apesar de ter razão no que diz no que toca ao cavalo ser assustadiço (os cavalos, para sermos mais precisos), vê-se claramente que o merdas do seu amigo, aquele mariquinhas pé de salsa, está a fazer os possiveis para guiar o cavalo até aos tipos que estão a fugir.
** O tipo que diz "paneleiro" está em grande. Coitado, vive no século passado e é pouco viajado. E ler livros, não?

Pedro disse...

Lá vem o patético argumento de como são tratados os bichos que comemos.
Sim isso tem que ser revisto mas estamos a falar de maltratar um animal por puro divertimento.

Não conseguir perceber a diferença diz tudo dos apoiantes das touradas...

Anónimo disse...

Percebo perfeitamente que não se goste de touradas, percebo que existe pessoas com opiniões e maneiras de pensar diferentes, mas dai a fazerem manifestações ? Manifestações essas que atiram pedras ao cavalo ? Aiiiii coitadinhos dos animais estão a sofrer invuluntáriamente, e os cavalos ? ALGUEM PENSOU NISSO ANTES DE O APEDREJAR?
Percebam que as touradas não vão acabar não vale apena serem hipocritas. Não percam tempo queridos, vão procurar um emprego deixem-se disso.
Quanto ao que perguntaram, sim tem haver com o aborto! Ora bem... ah e tal coitadinhos dos animais vão para ali sofrer (1º iriam morrer de qualquer forma, 2º deviam ter orgulho no nosso pais e não serem uma cambada de ressabiados, 3ºos touros que são mesmo bom, são tratados e voltam a fazer criação, 4º no matadouro tambem sofrem, se são ou não razões validas é a vossa opinião... não sei se já perceberam mas par os aficionados conta zero...) Não se preocupam com as criancinhas, são a favor do Aborto, não querem saber se o humano sofre ou não.. Deixem-se de merdas mazé.

Pipoquita isto nada tem haver contigo, adoro o teu blogue e gostei da forma do teu texto este comentário não é para as pessoas que têm uma opinião diferente da minha mas sim para aquelas que arranjam merdas a toda hora.

Anónimo disse...

Sou completamente aficionada às touradas !!! Não li todo o post porque comecei logo a discordar na 2ª frase - o forcado marialva!!! ui!! essa espécie!! Parece-me que o que não falta aí são marialvas, estejam eles no Lux ou na Bica do Sapato!
Apesar de sermos apelidados de animais e bárbaros, pelo que li em alguns dos comentários os anti - taurinos não são assim tao pacifistas quanto isso! Isto é daquelas questões, que quem gosta não vai deixar de gostar só pq uns se metem nus enquanto nos chamam nomes! e o contrário tb é verdade!
a verdade é que já ouvi (e vi) mt disparate, entre eles gritos a desejar a morte aos forcados! Fora isso, acho descabido alguns comentários como "encher de dinheiro meia dúzia de familias saloias e desumanas".

Maria

CAP CRÉUS disse...

Fds!
Para o anónimo das 09:58...
Não se escreve ..."haver com o aborto..." mas sim " ter a ver com o aborto". Certo? Não volta a repetir?
E já agora, como assim como assim vamos todos morrer, porque razão não nos andamos a matar uns aos outros com mais frequência? Deixavamos de ser um fardo para a segurança social, não era?
Vai lá dizer isso ao touro meu badameco ou minha ignorante!

Mas é e não mazé...Espero que não andes a estudar à conta do Estado!

Anónimo disse...

Eu sinceramente não percebo certo tipo de argumentos. E o que mais me "faz espécie" é o de que "serão os manifestantes anti-touradas, os mesmos manifestantes do pró-aborto". Alguém me pode explicar qual o sentido disto? Que raio tem uma coisa a ver com a outra?

Mas já que estamos nesta, 'bora lá inverter as coisas: Não serão os apoiantes das touradas uma grande maioria dos que se manifestam contra o aborto? Pensem nisto. :)

E o argumento de que os animais sofrem no matadouro, sofrem sim. Muito.
Pessoalmente não sou grande consumidora de carne mas o ser humano é uma espécie omnívora; o nosso corpo necessita das proteínas da carne. E isto nada tem a ver com a tortura de animais por puro prazer!

Sim, sou contra as touradas. E totalmente contra a subsidiar estes "espectáculos" com o dinheiro que todos nós pagamos de impostos!
Grande parte do povo português está a ganhar consciência relativamente a este tema e a expressar o seu desagrado. Não deveríamos nós ter uma palavra a dizer perante o Governo, quando se trata do NOSSO dinheiro???
Mais uma questão para pensarem.

Anónimo disse...

Não querendo puxar a brasa à minha sardinha (não como carne), nós não precisamos da proteína da carne, precisamos de proteína, a da carne é absolutamente indispensável já que a encontramos no feijão, lentilhas, soja, seitan, etc.

Mas fora isso, por favor aficcionados percebam uma coisa de uma vez por todas: matar para COMER não tem nada a ver com matar para DIVERTIR.
São coisas diferentes, e como diz um anónimo lá em cima, já que vamos todos morrer porque razão não nos andamos a matar uns aos outros com mais frequência?
Não faz sentido não é? Então porque é que continuam a usar o argumento de que o touro iria morrer de qualquer maneira? Por favor

Rita Jacinto disse...

Este tipo de assunto mete ainda mais raiva do que o sobre a tristeza do Cristiano Ronaldo...
Na minha opinião quem não gosta não vê.... se querem abolir as touradas da tv então podem também abolir o futebol e os programas ridículos que dão na televisão e que dão tempo de antena a pessoas que "são psicólogas e sabem cozinha"....
Enfim....

Anónimo disse...

Não querendo ofender ninguém, muito menos ser desagradável, compreendo perfeitamente as pessoas que são contra as touradas. Pois, eu sou a favor, e se eu compreendo o vosso lado gostaria que também entendessem o nosso, tal como eu, muitas pessoas cresceram no meio das touradas, ligados a ganadarias, coudelarias, cavaleiros e até mesmo forcados. Eu sou de uma familia de forcados, sei o risco que eles correm cada vez que participam numa corrida. Mas entendam uma coisa, isto é uma cultura, é aficion, é tradição. Por isso não falem mal de quem gosta. Simplesmente não vejam, não participem. Obrigada

Anónimo disse...

Apenas um à-parte:
Anónimo das 13:29, respeito a sua opinião e tenho amigos que a partilham, mas não concordo.
A proteína das leguminosas ou do seitan não é nem de longe a mesma coisa do que a proteína da carne, especialmente para quem pratica actividades de esforco físico. Noto bem a diferenca no meu treino, que me rende muito mais quando ingiro proteínas de carne ou peixe.

Ass. Anónima das 12:47

Anónimo disse...

Melhor ainda foi uma entrevista, em que explica a "Teoria" dos touros e cães...ai percebe-se muita coisa não haja dúvida...
Aconselho a ver...deplorável.

Alexia disse...

Gosto muito do teu blogue e aprecio o que e a forma como escreves, mas em relação a este tema, tenho que manifestar a minha opinião, que é contrária à tua.Por acaso se não existissem touradas os ditos coitadinhos dos touros também não existiam, certo, pois eles só servem mesmo para isto "touradas"....e além disso, felizmente vivemos num país livre, quem gosta vai, quem não gosta, não vai ou muda de canal.....sinceramente há tantas outras coisas mal feitas e ingratas no nosso país e no mundo que se fazem com pessoas que a preocupação com a touradas é muuuuiiitooooo secundária...enfim, gostos são gostos, eu cá por mim ADORO!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

apoiada a 100%! também odeio touradas.. não sei qual é o gosto de ir ver um animal a ser atacado mas há quem vá e ache um piadão.. há gostos para tudo mesmo!! enfim enfim

maria
10cmdesaltoalto.blogspot.com

S disse...

Fora de brincadeiras eu acho mesmo que as pessoas que defendem as touradas tem um qualquer problema nalguma zona muito importante do cérebro que as faz dizer o que dizem porque não é normal o que dizem! Revela ou muita burrice ou problemas mentais!

Anónimo disse...

Partilho da mesma opinião, mas em relação a si S. !!!

Anónimo disse...

Bolas...Numa coisa os defensores de touradas dão 10 a 0 aos anti-touradas...É na educação!!
Quem defende as touradas consegue faze-lo sem ofender ninguém, já o contrário...tanto adjectivo ofensivo, tanto palavrão, tanto baixo nível.
E eu que nem gosto de touradas.

Anónimo disse...

Gostaria de salientar que vivemos num pais livre e democrático, conquistamos essa liberdade através de muitos anos de opressão que resultaram na sociedade em que hoje estamos inseridos. Parece-me a mim que, nomeadamente a Zara, não têm os melhores e mais honestos métodos de confecção, pelo que apurei, a Zilian também sofre do mesmo mal, a exploração infantil parece estar patente em muitas das roupas que envergamos no nosso dia a dia.A forma como é confeccionado o tão famoso foie gras também deixa muito a desejar relativamente aos direitos dos animais. Não quero, de todo, comparar situações, até porque existe um sem numero de assuntos complicados e por explorar por estes campos, mas se passivamente assistimos a todas estas formas de exploração,penso que entramos em contradição gravíssima quando emitimos determinadas opiniões sobre as corridas de touros. Porque a tanto custo, a pulso firme, a coragem e a valentia desmedida, conseguimos hoje , livremente, estar aqui a escrever a nossa opinião, penso que o caminho prudente seria, dizermos o que pensamos, manifestarmo-nos pacifica e ordeiramente contra ou favor dele mas acima de tudo respeitarmos os gostos e os ideais de cada um. Não devemos entrar de rompante sobre as pessoas com os cavalos, também não devemos entrar em excessos de ofensas e de comentários absurdos, seria tão mais fácil entendermos que todos temos direito a ter uma opinião e a expressá-la livremente sem que isso conduza a comportamentos tiranos.Gostava de referir que a Golegã é conhecida em Portugal e no mundo principalmente pela Feira do cavalo, e que essa mesma feira,dinamiza e promove o turismo, nele incluido, aluguer de casas, aluguer de hotéis,restaurantes lojinhas e todo o tipo de comércio com um volume de negócio dez ou vinte vezes superior ao do ano todo.Desta forma, penso que não devemos menosprezar aqueles que , como eu, todos os anos fazem questão de visitar a feira da Golegã e de mostrar com orgulho as capacidades hospitaleiras daquela pequena vila ao País e ao mundo, bem como a promoção de um dos mais belos e valentes animais - o cavalo. Ana Telo

Anónimo disse...

Concordo em pleno com a Alexia, quem gosta vai quem nao gosta nao vai....
Mas os Anti touradas e defensores dos animais so se preoucupam com a toiros, e entao com a caça, isso ja nao faz diferença, andarem a correr atras dos animais para os matarem... Enfim...
mas quem acha que os toiros sofrem nas touradas, façam uma visita a um matadouro, mas assim de surpresa, para verem aquilo que eu vi... animais que chegam a tar dias e semanas amarados com as patas sem se poderem mexer e alguns ja doentes e a seguir matam-se de qualquer maneira....
eu sou esposa de um forcado e nao acho nao de bom tom certos comentarios acerca do Nuno, que infelizmente teve pouca sorte, que Deus o ajude... em todos os desportos nos podemos magoar...
Devemos e preoucurpar-nos com o estado lamentavel do país, porque isso sim influencianos a todos...
deixem la a touradas em paz...
quem quer vai, quem nao quer vá ha bola...

Anónimo disse...

Impressionante como as pessoas se deixam influenciar tanto pela globalização... Do outro lado do mundo dizem que as touradas devem acabar e o tuga revolta-se contra as touradas. Do outro lado do mundo proíbem o tabaco em todo o lado e o bom do tuga proíbe o tabaco em todo o lado. Do outro lado do mundo põem as pessoas a beber legalmente aos 21 e o bom do tuga sobe a idade mínima para beber para os 18. Oh santa tristeza... Esperava mais de ti pipoquinha... A esquerda quer acabar com tudo o que seja tradição para construir o seu modelo por cima. O povo entende como causas "na moda" e adere. E vão nisto e é ver quem é que berra mais alto lol Alguém ouviu as entrevistas? Péssimo! Levarem crianças para uma manif, apedrejarem um cavalo, vandalizarem carros... gente triste e manipulável que precisa de uma causa a todo o custo e aceita o que o BE oferecer. Gente que só considerará Portugal um país em condições quando formos iguais aos miseráveis dos americanos, coitados... Enfim.

Anónimo disse...

texto fantástico!

Anónimo disse...

Levar crianças para as 'manifs' é mau, mas para uma tourada já é óptimo querem ver? Ok ok

Anónimo disse...

parabéns pipoca!! nem mais! apoiado a 100%!!

Anónimo disse...

Bla bla bla...Pipoca, é deixá-los discorrer as teorias de treta que quiserem. As touradas vão ter um fim natural (e cada vez mais próximo, tendo em conta que até a Catalunha já proibiu as touradas, coisa impensável há uns anos atrás...)como tudo aquilo que alimenta a crueldade tem tendência a acabar. Acabaram as queimas na fogueira, a vindicta privada, as penas infamantes, a tortura, a pena de morte na Europa. Proibiram-se as lutas de cães, a matança do porco caseira e cada vez se fecham mais matadouros sem condições...É assim. FELIZMENTE é assim...A evolução tende a abolir a crueldade, lentamente, num passo de cada vez, mas é inevitável. Por isso, eles que esperneiem pelas tradições deles, ofendam, berrem "olé" por tudo e por nada e lutem como quiserem contra o resto da humanidade. Porque há duas coisas que eles não poderão nunca travar (nem eles nem ninguém): a passagem do tempo e a evolução de mentalidade que o passar do tempo traz. Felizmente! Sempre foi assim e sempre será. :)

Anónimo disse...

De facto, tanta bondade, exemplos de modernidade e tolerância ... quando compram os loubotins e semelhantes e não dispensam ums semana sem gastar em trapos por alguém disse que estão na moda sem ver se o material é plastificado e de países ditadores que abusam de animais e crianças ... não pensam em aplicar o mesmo peso na balança e ser tão cool, modernas e liberais (ou não no meu ponto de vista). Boys will be boys, daí o culto do filme fight club. Antes on forcados, que nobres e bravos dispendem ai as suas energias que acumular raivas e frustrações e andarem a se matar de formas enviesadas atrasando a vida de todos. E não me admiro que tenham sido atiradas pedras (mal apontadas) pos há muito cínico amigo do animal quando lhe convém mas verdadeiras bestas frustradas com a própria família!

haja paciência.

Evoluam vocés antes de doutrinar! e com exemplos! a humanidade, o país, e o mundo, agradecem!

sofia

Anónimo disse...

anónimo das 20.33 de 6set ahahahahaha que desinformação!!!!! impressionante a malta só se rege mesmo pelos headflashes e primeiras páginas da imprensa! Na cataluña, este ano, por INICIATIVA POPULAR FORAM REINSTAURADAS AS TOURADAS! Aliás, nisso nuestros hermanos nos superam, têm sentido acrítico. O governo pode ser populista e damgogo, mas depois as autonomias decidem o que lhes covêm e em sua casa cada um é o seu rei.

Evolução?! Na mina humilde opinião os senhore ditos anti-touradas e toda uma cultura com base em valores que traicionam nas suas vida quotidianas é que têm que evoluir na corência.

Hao-de desaparecer?! por isso é que perduram há séculos!!!!!

o texto de Eça, realça, o treino de uma igual luta animal/homem. Que até faço a assocação de muito por essa 'escola intrínseca de ser e estar na vida' a revolução que permitiu a liberdade neste país até para tanto idiota se revelar, inculto, desinformados, mal formados e muito muito mal educados.

ps.: carne de touro é muito tenrinha ....

Anónimo disse...

Oh anónimo das 00h14, você anda aí com muitos conflitos interiores para resolver...quanta agressividade. Chega a meter medo. Reinstauradas ou não, foram (ainda que temporariamente) proibidas, o que, quer você goste ou não, era impensável que acontecesse há uns tempos atrás. A tourada dura há séculos e por isso é que não vai acabar? certo...Grande argumento.E a pena de morte? sabe quantos séculos durou na Europa? E ainda existe? Pois, bem me parecia. Os cães ladram e a caravana passa. E basta estudar um bocadinho de história para perceber que a evolução vem no sentido de cada vez se respeitarem mais os animais. E com isso, é inevitável que as touradas venham no futuro a acabar. É assim, e se não gosta, azar. E acho de uma graça chamar de "incultos" os anti-touradas, quando é você que não consegue escrever uma frase inteira sem um erro ortográfico. Se calhar largava a "cultura" das touradas e agarrava-se antes à cultura dos livros. Pelo menos essa não magoa ninguém.

Sarinhas disse...

Deixem-se de tretas. Isto ainda dura? Credo.

E por falar em touradas, não tarda começa uma na RTP

Anónimo disse...

Vivo na Cataluña e a tourada continua ilegal!

Unknown disse...

Então vê o blog farpas, para ver os titulos "Heroi investe sobre arruaceiros".
O comentário dele sobre o que acha da festa brava, é uma loucura, "epah um cão leva um pontapé e vai-se embora, um toiro não volta investir contra os ferros" epah ca granda animal.
Se gosta, gosta, mas não chame estupido aos demais e fiquei com pena do Nuno, pois conhecia bastante bem e fazia desporto com ele, era boa pessoa.
Não sou fã da festa brava, mas ver comentários do "temos pena" epah é do mais imbecil que se pode ser, se houver um acidente de automovel não digo temos pena, andassem a pé.
Epah morreu na construção civil, trabalha-se no escritório...
enfim

Anónimo disse...

Olá Pipoca. Começo por lhe endereçar os meus parabéns pelo sucesso do seu blogue. Quanto aos toiros, quero apenas dizer-lhe que ou se gosta ou não se gosta, de todo. Não há meio-termo. É um daqueles temas que não dá para discutir pois desperta em si paixões e sensações que ultrapassam o limite imposto pelo lógico e racional. Repare, muitos dizem que é já uma tradição muito antiga, sem sentido em pleno século XXI, todavia outros dizem que é precisamente por ser uma tradição muito antiga que se deve preservar em pleno século XXI. Leio muitos dizerem, mesmo aqui no blogue, que é uma arte bafienta destinada a rurais que vão à feira do cavalo da Golegã. Bem, eu nasci, cresci e estudei numa grande urbe, gosto de moda, arquitectura, design, automóveis, barcos, enfim, no fundo do melhor da vida, e também gosto de toiros, e inclusive, da feira da Golegã. Aliás, é curioso que quem me despertou o gosto pelos toiros, desde tenra idade, foi uma avó Lisboeta de gema, bairrista, muito apaixonada pela vida urbana de Lisboa e da Linha, e como imaginará, nada rural. No fundo, pretendo apenas afirmar que não é por eu gostar de toiros que não posso gostar do seu blogue, ou do Chiado, ou do 100 Maneiras, ou de um bom rooftop bar. É com muita sobranceira que alguns pseudo-urbano-liberais falam dos toiros, e é pena. Termino dizendo, que espero muito sinceramente, que o dito forcado fique recuperado, volte a ter muita saúde, e que, caso o faça feliz e caso assim queira, possa voltar aos toiros. Tolerância!

Anónimo disse...

Bem deixem me ver se percebi, entao se nao gosto que violem crianças nao vejo, nao me queixo, eu nao gosto mas como ha quem goste tenho que ter tolerancia!! Como ha pessoas a morrer de fome no mundo, nao posso comprar comida no supermercado. Como ha outras situacoes problematica no mundo tais como fome, guerra, pessoas que passam mal, matadouros, prostiruicao, abortos, animais abandonados, animaisna varanda, animais na forma de sapato da PIPOCa, etc, nao podemos estar formalmente contra uma dessas coisas que esta mal.

Temos que proteger os touros de outros animais, teoricamente "superiores", os toureiros, e temos que proteger os toureiros, forcados e aficcionados da sua própria incapacidade cognitiva,, porque nao é bonito ver um ser vivo magoar se na ausencia de um proposito maior, seja o toiro ou o homem, dois animais magnificos, mamiferos, complexos. Infelizmente ou felizmente, nao descobri ainda, ha tambem dentro da especie humana diferentes niveis de complexidade.

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis