A IKEA convidou-me para vir até Milão conhecer em primeiríssima mão a sua nova colecção IKEA PS (um lançamento inserido na Semana do Design), e claro que era uma proposta irrecusável (ou não fosse eu a maior fã que o IKEA alguma vez já teve). Para quem nunca ouviu falar, a colecção PS (Post Scriptum) é uma linha um bocadinho mais exclusiva e que privilegia ainda mais o design. A primeira IKEA PS foi lançada em 1995 e, mais ou menos a cada três anos, é lançada uma nova colecção. Esta é a sétima e o desafio lançado aos designers foi muito simples. Depois de terem tido acesso a todos os catálogos que a marca lançou desde os anos 40 até aos dias de hoje (sim, ninguém diria mas o IKEAjá tem mais de 60 anos), foi-lhes pedido que criassem uma peça inspirada na história do IKEA. A ideia não era fazer uma colecção vintage nem criar novas versões de peças antigas, mas sim "transformar o passado em futuro", como nos explicou o responsável pela IKEA PS, Peter Klinkert. O resultado foram 46 produtos, desenvolvidos por 19 designers, e que têm em conta os cinco pilares do IKEA: forma, função, preço, qualidade e sustentabilidade.
Para além de poder ver as peças antes de chegarem à loja, foi giro ter a oportunidade de falar com alguns designers e perceber como foi o processo criativo e quais as inspirações. A designer Wiebke Braasch contou-nos que o candeeiro de pé que desenhou se inspirou num pequeno candeeiro de mesa que encontrou nos arquivos do IKEA: "Era muito pequeno, muito tímido e, de certo modo, parecia um tutu de ballet, já que o seu abajur estava revestido de tule". O novo candeeiro não é nada pequeno nem nada tímido. Foi uma das peças mais fotografadas na exibição e, apesar de não ser bem o meu género, reconheço todo o potencial dramático que o envolve.
O designer Marcus Arvonen criou duas taças que, aparentemente, só diferem na cor. Uma é verde, a outra é preta. Mas uma foi produzida em plástico reciclado PET e a outra em WPC (um combinado de madeira com plástico). O PET é mais fácil de reciclar, mas a produção de WPC é menos agressiva para o ambiente. O objectivo é pôr os clientes a pensar sobre as vantagens e as desvantagens dos materiais, e provar que a sustentabilidade não é um tema tão linear quanto isso.
Uma das histórias mais giras foi a da designer Anna Efverlund (uma sexagenária completamente exótica e super divertida). Acho que já aconteceu a muita gente ir comprar uma peça de loiça e reparar que tem um pequeno defeito ou uma marquinha de tinta. Efverlund decidiu aproveitar as peças defeituosas, tapando as pequenas imperfeições com decalques em forma de bola, que são aplicados individualmente em cada peça (o que as torna únicas). Pessoalmente, adorei a ideia.
Fiquei de olho em algumas peças. Por mim, podem ir lá para casa assim que quiserem.
Esta vitrina foi inspirada nas composições de molduras que as pessoas costumam fazer. Parece que tem várias portas, mas é só uma. Estou apaixonada, enviei logo mensagem ao senhor meu esposo a dizer que temos de arranjar um cantinho lá em casa para a instalar.
Floreira vertical (para quem não tem jardim... )
Amei todos os tecidos e roupa de cama.
Cómoda composta por vários módulos, em pinho (não gosto de pinho, mas pintadinha de outra cor fica o máximo)
Estas cadeiras também são do Marcus Arvonen e são produzidas em plástico e madeira.
Sim, é uma máquina fotográfica digital, feita em cartão, com USB e capacidade para 40 fotos. Pelo ar frágil, ninguém diria, mas as fotos saem mesmo com qualidade. Ora atentem nestas três que eu tirei:
A colecção IKEA PS 2012 chega às nossas lojas já em Maio!
26 comentários:
Olá pipoca!
Sou seguidor do teu blog já lá vai uns anos... Dou-te os parabéns pelo o sucesso que tens tido, e admiro o trabalho que tens desenvolvido, pois a blogesfera não é a mesma desde que a pipoca apareceu, Alias há o antes da pipoca e o depois! Mas sinceramente tenho suadades da pipoca de antes, com menos publicidade, mais pessoal, com o qual muitas pessoas se identificavam. Tenho saudades do tempo em que não sabia quem eras, não tinhas uma cara, mas sim uma história. Neste momento o blog parece uma pagina publicitaria...
Eu percebo, ama tenho saudades!
Também sou uma apaixonada pela Ikea! Deve ter sido uma experiência, como dizer, do caneco!
Não sei como é que vou fazer isto, mas tenho de arranjar espaço cá em casa para duas ou três coisinhas! A floreira, a vitrina, as taças são coisas que uma verdadeira Ikeaómaniaca não consegue perder!
Já agora, cara Pipoca, confesse-nos, não se vai a Milão sem vir com dois ou três saquitos de compras, pois não?! :p
P.S.: É por isto que não comento muito... sou pessoa que escreve em doses industriais.
Execelentes ideias...esperemos que o IKEA chegue algum dia à Madeira (antes 2050)!:P
Blogger madeirense...visitem:
www.omundodetina.blogspot.pt
***
otimo post, pipoca, obrigada por partilhar as novidades ikea ps!
Mui mui mui bom! Então a loiça com as bolinhas a tapar as imperfeições... new soul mate.
Ani
tudomirrita.blogspot.com
adorei toda a coleçao e especialmente a maquina fotografica
Uau.... Good report....
Wow! Coisas tão giras! :D
Fiquei também impressionada com a máquina fotográfica de cartão. Está demais!
ai que gira, quanto custa a piquena máquina? (:
Maria
A ideia dos pratos e da vitrina está muito bem conseguida. Acho que em Maio vou fazer uma visita ao Ikea.
Que máximo!!!! Adoro a floreira vertical e o tecido encarnado com as bolinhas brancas!!
A cómoda de pinho é fantástica. Estou contigo: outra cor e uns puxadores novos e fica um mimo!
Extraordinário como confundem o tipo de madeira que é, com a velatura que poderão dar ao móvel ;). Meninas informem-se antes de dar opiniões ok? Convêm no minimo saberem do que falam, para depois não serem acusadas de ignorantes. Tá girissima a colecção!.
A cómoda de pinho pintadinha, de verde menta, ou branco, ou cinza ou sei lá mais que cor, a vitrina fofinha que parece um conjunto de molduras e a floreira vertical deixaram-me para aqui a babar !
Omáximo essa coleção. E quanto a ti, sortuda, mas parece que é bem merecido. Jinhos.
Obrigada Pipica por nos trazeres estas novidades em primeira mão! Sou fã incondicional do IKEA e ainda hoje estive a espreitar o site para escolher os novos sofas-cama para a casa de férias.
Obrigada!
vidademulheraos40.blogspot.com
A câmara digital é impagável. Adorei!
Por cá também somos fãs incondicionais da IKEA. Adorei o sofá forrado com uma mistura de tecidos. Também transformámos 2 sofás com tecidos IKEA (fotos no blog) mas ficaram mais sóbrios, agora acho que devia ter arriscado mais! Para o ano volto a forra-los. :)
A colecção está linda. adorei a floreira, que provavelmente irei comprar, sou doida por plantas dentro de casa. podes dizer-me se neste novo catálogo vai ter alguma novidade em relação a camas altas- tipo mezanine. pretendo comprar uma para o quarto do meu filho, e se houver novidades, aproveito e espero mais um pouco. bjs Fernada
nandacrafts.blogspot.com
Oi Pipoca!
Fiquei apaixonado pela máquina de cartão. Quero uma... ou várias!
Aproveita e passeia por essa cidade linda
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Boa, boa :)
Adorei seu blog, muito fofo, muitas idéias de decor ótimas, eu bem que queria que tivesse Ikea no Brasil!
Bjo
www.rockandglamour.com.br
Adoro o seu blog...
É o maximo...
As coisinhas do IKEA são sempre muito fofinhas... Gosto mt de comprar lá coisas para casa...
Beijinhos.
SUBSCREVO O PRIMEIRO COMENTÁRIO!!!!!
Gostei de tudo, mas a máquina bate mais forte. :D
Obrigada pelas novidades sobre o IKEA.
Ui aquele último sofá tem de ser meu !
Vcs nem imaginam que aquela cômoda de Pinus da PS é feita no Brasil. haha.
ë linda aquela comoda. Qualidade A.
Apenas um fornecedor no mundo faz essa comoda, e ele localiza-se no Brasil.
Temos uma trade da IKEA no Brasil, em Curitiba.
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares