Pub SAPO pushdown

Alexander McQueen @MET

segunda-feira, junho 20, 2011
Queria muito, muito, muito ver a exposição do McQueen no MET, e valeu a pena. Estive uma hora e tal numa fila gigantesca, mas mereceu cada segundinho. Claro que gostava muito mais de ter visto a exposição sossegadinha e em descanso, sem 437 mil pessoas a darem-me encontrões e sem ter de andar à cotovelada para poder ver as coisas decentemente, mas pronto, ninguém disse que ir ao MET num sábado chuvoso era uma boa ideia. A exposição é avassaladora. Acho que se o próprio do McQueen estivesse vivo e tivesse sido ele a organizar, seria igualzinha. Absolutamente brutal. A iluminação, a música, o vento, os vídeos, a forma como as peças estavam expostas, tudo com uma carga dramática enorme. É quase comovente poder olhar para os detalhes das roupas e dos sapatos, ali tão pertinho. Tive vontade de tocar numa data de peças, mas tive de me conter. Uma miúda à minha frente ousou tirar uma foto com o telemóvel e ia sendo presa. Enfim. O homem era um artista, não há dúvida. Não fazia nada banal, nada assim-assim. Não me identifico particularmente com o estilo (e ali também só estavam as coisas mais artísticas e menos vestíveis), mas é impossível não lhe reconhecer a genialidade. O que eu gostava de saber é como é que tinha tempo para pensar naqueles vestidos e para os executar, tudo feito com a máxima perfeição. Verdadeiras obras de arte. Não sei se este século terá outro estilista tão bom como ele.


















19 comentários:

Anónimo disse...

ABSOLUTAMENTE G-E-N-I-A-L!!! ADOREI O POST! :o) www.pulsacoesplanetarias.blogspot.com

pili disse...

Para quem admira Mcqueen mas não vai a NY em breve, podem ver uma (ou duas?) das suas criações até 2 de Outubro no MNAA. Estejam também atentos ao MUDE, já estiveram por lá algumas.

A Liga Azul disse...

Muito interessante MESMO!! Espectacular!

Já agora só um a parte, não colocas aqui as participações das vencedoras GUAM? :)

http://ligaazul.blogspot.com/

Mariana Costa Veludo disse...

fantástico, brutal, genial, maravilhoso, enorme .. sei lá mais quantos adjectivos poderia arranjar para qualificar o trabalho deste génio McQueen.
Adorei o post, a descrição que fizeste dessa exposição que deve estar qualquer coisa de arrepiante, de estrondosa. e quando dizes que não sabes se haverá outro designer, neste século, que iguale ou ultrapasse McQueen eu concordo.

beijinho

Anónimo disse...

Simplesmente fantástico... adorei o que escreveste, adorei as fotografias, mal posso esperar por observar essas obras de arte ao vivo também!
beijinhos

Unknown disse...

Como conseguiram dar o movimento aos vestidos?! fantástico!
Pipoca-e os sapatos armadillo? como são ao vivo? devem ser completamente impraticaveis,hein...? ;)

Devil Wears Louboutin disse...

fantastico! que inveja :)

www.devilwearslouboutin.blogspot.com

Anónimo disse...

Aqueles sapatos são tal e qual os da Lady Gaga !!!

Margarida V disse...

um verdadeiro artista

Margarida disse...

Essa exposição deve ser o guarda-roupa de sonho da Lady Gaga!

Miss Luna disse...

Adoro!!!

Anónimo disse...

Obrigada por este texto. Vê-se que foi escrito com um sentimento especial. Gostei e já partilhei no facebook ;)

Bruna

Vanessa disse...

Quem me dera! Ele era sem duvida um génio,as suas roupas era verdadeiras peças de arte. Deve ter sido uma experiência única mesma, deve ter valido a espera.

Mary disse...

Eu estive lá num dia de semana e já estava caótico, imagino nesse sábado em que choveu a cântaros! Eu andei na rua durante toda a tarde e uma boa parte dela foi passada em Starbucks e lojas, à espera que parasse de chover! Quanto à exposição, é realmente impressionante! Eu pensei que fosse muito mais pequena, fiquei surpreendida com a dimensão e com a forma genial como está organizada. Dá para conhecer melhor todo o percurso e influências de McQueen. Agora, quero ver se passo lá ainda para comprar o livro da exposição. Dei uma vista de olhos na altura e pareceu-me muito bom, com fotos de todas as peças expostas bem como de outras que não estão lá.
Alegre-se quem tem viagem marcada para Nova Iorque nos próximos tempos, a exposição foi alargada até 7 de Agosto! E quer-me parecer que vai continuar a ser alargada, tendo em conta a grande afluência de visitantes.

crónicas da vida disse...

Claro que tem outro estilista tão bom como ele... Galliano. Apesar da polémica, não deixa de ser o Mestre. Ainda estou para perceber como uma pessoa que se inspira em outros povos e culturas pode ser racista! Estava embriagado, as imagens o comprovam. E quantos de nós não dizemos disparares quando estamos menos sóbrios!? Cheirou-me a estratégia para o tirar de circulação, Galliano estaria a ser demasiado fantasioso e pouco comercial para a marca.
MCQueen era sem dúvida uma mente criativa, cada desfile uma surpresa, um passar barreiras do impensável de usar. Mas Galliano é o mestre, a perfeição nos detalhes, das histórias que servem de inspiração a cada colecção, o inventor dos showrooms teatrais.
Estilos diferentes, mas ambos geniais, cada um á sua maneira. Curiosamente ambos viveram a ascensão e a queda. Mas para sempre ficarão peças de arte que nos fazem sonhar.

Vaidosa e Prepotente disse...

Arrepiante. A obra deste senhor é algo de fenomenal, pergunto-me onde estes génios vão buscar a imaginação... Recordo-me do momento em que soube que o vestido da Kate para o casamento real seria da casa Mcqueen e pensei "Deus, o que vai sair dali" e no entanto conseguiu surpreender e não chocar:).
Uma publicação maravilhosa Pipoca, muito obrigada.

Beijinhos

crónicas da vida disse...

"Vaidosa e Prepotente" o vestido da Kate é da marca MCQueen sim, mas já com a estilista Sarah Burton á frente da casa. Sarah é bem mais contida nas suas criações (apesar de se lhe notar uma certa abordagem ao estilo do ex criador), contudo, devido ao evento que se tratava, o vestido jamais seria para chocar.

Rita disse...

Adorei.
E confesso que fiquei com inveja.

Unknown disse...

Acho que isto responde à pergunta que deixei no outro post (peço desculpa, já não visitava o seu blog há bastante tempo... =) ). Adorava poder lá ir também... McQueen era um dos meus designers preferidos... mas vou ter de me contentar com as imagem... é a vida...

Beijinhos! =)
http://theperfumerecipe.blogspot.com/

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis