Na na na. O texto abaixo não é SÓ sobre a função pública. Antes fosse. Muitos dos exemplos dados foram plenamente inspirados no sector privado. Oh, se foram! E, óbvio, eu própria já prevariquei algumas vezes. Quem não, senhores, quem não?
E já se sabe que as generalizações rebéubéu pardais ao ninho e há sempre um funcionário-muito-exemplar-em-Reguengos-de-Monsaraz-que-trabalha-14-horas-por-dia-benzó-Deus. As generalizações não passam disso mesmo: generalizações.
Querido FMI, esqueci-me só de uma coisinha: somos um povo ramboieiro, que somos, mas sentido de humor é coisa que não abunda pelas nossas bandas. Temos outros talentos.
E já se sabe que as generalizações rebéubéu pardais ao ninho e há sempre um funcionário-muito-exemplar-em-Reguengos-de-Monsaraz-que-trabalha-14-horas-por-dia-benzó-Deus. As generalizações não passam disso mesmo: generalizações.
Querido FMI, esqueci-me só de uma coisinha: somos um povo ramboieiro, que somos, mas sentido de humor é coisa que não abunda pelas nossas bandas. Temos outros talentos.
39 comentários:
Sim... E gostamos muito de criticar os outros mas temos dificuldade em apontar os nossos próprios defeitos.
Os outros. A culpa é sempre deles.
Temos sentido de humor pois temos, contudo preferimos usar o veneno aqui e ali porque afinal andamos chateados com o Mundo :D
Se fizessem ideia que guardar o veneno para nós emagrece, era ver toda a gente a guardá-lo para si e a viver mais feliz.
Afinal comigo funciona, qual Gisele Bündchen qual quê ;)
PS: Agora que todos já falaram e citando a Pipoca "rebéubéu, rebébeu" podemos falar de coisas sérias e voltar aos posts de sapatos, roupa, viagens e futilidades??
Agradecidos :)
ahaha p alem de ter gostado do texto anterior devo dizer que concordo sublinho tudo e garanto tambem que nao é so no sector publico que acontece. xx
Estes desabafos estão de LUXO!!
Pois temos, como fazer manifestos sobre ideias alheias quando, no fundo, não damos uma para a caixa.
Nem énão ter humor, é achar-se que se é mais do que os outros. Uma coisa que tenho percebido nestes 11 anos de função pública - sim, é igual no privado - é que as pessoas acham que se tiverem um ar sério, arrogante mesmo, parecem mais responsáveis e eficientes. É um ser-se do contra, mas em "inho".
Balelas!
O pessoal todo a fugir com o rabo à seringa e a culpar "só" a função pública, querem ver... pois, sim...
Por acaso eu acho que temos sentido de humor, pelo menos nós os alentejanos temos de certeza. Se não como é que a gente aguentava tudo o que nos tem caído em cima?
AHAHAHAHAH!! Eu li o texto e fartei-me de rir, porque já passei por várias experiências assim, quer no sector privado quer no público! Mas porque motivo não podemos aligeirar as coisas e levar tudo com um sorriso nos lábios? Porque vêm logo os velhos do restelo defender a sua honra? Oh raça de gente! Riam-se de vocês mesmos, é o melhor! Viva o humor! Bla, bla, bla...adorei!
SSF
Ya, eu coloquei o teu texto no meu fb e levei logo na cabeça.
Ora aí está a grande verdade, fingimos ter sentido de humor ,mas na verdade n temos...humor é para parvos, é o que acha a maioria :)
Costuma-se dizer que a quem servir a carapuça que a enfie. Neste post foi o que aconteceu! Uns usaram-na e remoeram-se mais um pouco, outros riram-se de um retrato em tom de caricatura. Não passa disso!
Anyway, parabéns ... faz falta rirmo-nos de nós próprios e depois se é verdade porquê ficar ofendido? Ih ih ih :D :D :D :D
O post anterior já vai em 105 comentários… isto de escrever crónicas polémicas da resultado heim… “falem bem ou mal de mim mas falem”!!!
Sentido de humor não é abanar o chocalho e rir muito a tudo o que dizes. =)
Mas acho que te falta sentido de humor para perceber isso =P
Bem, oh Pipoca, adoro o teu blog e venho cá todos os dias (e claro que vou continuar a vir, escusam de vir com comentários de "NÃO GOSTAM NÃO VENHAM CÁ" que isto não é bem assim, mas de facto as criticas que te fizeram não foram por falta de sentido de humor, mas sim porque a maioria dos funcionários, públicos ou não, não são como a figurinha que retrataste. Se achas que estás certa, muito bem, estás no teu direito - tu és sobejamente orgulhosa e é parte do que te dá graça - mas este último post era, err como dizer, escusado.
tenho pra mim que os portugueses simplesmente nao gostam de se ver retratados publicamente...entao quando alguem o faz sentem-se muito insultados coitadinhos...são uns pobrezinhos...é por muitos não dizerem as verdades que outros merecem ouvir que o país está como está...
Não concordo. Há muitas pessoas por aí.. com um excelente sentido de humor!
I quite liked the blogpost e ainda acrescento que acho que retrata (secalhar infelizmente) uma grande parte da nossa realidade. Sim que seja de lamentar e até pode ser um pouco dificil de crer but that's it, é o que nós temos.
E digo desde já que desde há muito tempo que sigo o blog (e o livro) e vou adicionar :)
Achei por bem, por-te a par da nova iniciativa que se vai realizar brevemente no nosso país!
http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Sociedade/Pedalar-nu-pelo-ambiente-e-pela-mobilidade-em-Lisb.aspx
Acho que está adquado aos tempo que vivemos, já que o país já nem dinheirinho tem para continuar de tanga!
Beijinho
o teu texto esta simplesmente genial. Tive de postar la no nosso blog um bocadinho disto!
´
É mesmo isso tudo sem tirar nem por!
Maria
Até porque o texto da Ana Garcia não passa de um monte de clichés. Não vamos dar mais importãncia ao que não tem assim tanta.
E numa coisa tu acertas. Há bons e maus em todo o lado.
Mania de virem todos armados para falar mal dos FP.
Levamo-nos demasiado a sério e muitas vezes nem sequer se sabe o verdadeiro sentido da seriedade! Enfim, por cá vivemos!
Pocas, 105??? Já vai em 105 de ralhice? Tschhhh, olha, toda a gente bate muito no peito "eu não, que sou muito profissional" mas a verdade é que as falhas que TODA a gente observa são feitas por alguém!!! Agora que estejam aptos, muitos, a reconhecer pequenos vícios diários que já consideram como normais e que são as tais atitudes de não-profissionalismo, isso já vai uma légua. E é de tudo, desde a mãe da colega que liga para ela lhe comprar cenouras, aos detalhes da vida privada entre colegas no horário laboral, às familiaridades excessivas com utentes/clientes (e aqui senhores, aqui há um mundo) a usar informação privilegiada laboral no meio de convívio (baste notar alguns blogues) vê-se de tudo. E de um tudo que não sei por que raio os formadores andam com jogatinas de trampa nas formações esquecendo que para a pessoa saber trinchar um perú tem primeiro de reconhecer a faca e o próprio perú.
Só a minha opinião que sou uma idiota observadora do caraças.
Sim, temos mesmo muita dificuldade em olhar para o nosso próprio umbigo. O quadro que foi traçado assenta que nem uma luva em muitos dos trabalhadores portugueses. Eu, sou funcionária pública e não fico em nada ofendida!!
olá pipoca, hoje quando passei na rua augusta estavam uns senhores bens vestidos a comer um belo de um marisco, a beber um belo vinho verde e a aproveitar o belo do sol :)
parecia-me os sr do fmi rendidos ao nossos sol ;)
AMEI a carta aberta ao FMI. Genial amiga.
Há muito tempo (desculpa a franqueza) que não lia por aqui um texto tão bom como o que escreveste abaixo. As generalizações são sempre perigosas, mas o facto é que são incontornáveis quando oito em cada dez encaixam no perfil...Este texto trouxe de volta o teu humor :). Escreve mais destes. Neste momento não faltarão motes :):)
Beijinhos
Ai que o "FMIzinho" vai doer tanto a FP!! ainda ontem descobriram que ha mais 17 mil funcionarios da FP que nao estao la a fazer nada...este país em grande parte e so "sangue-sugas"!
Concordo com a Gila!
O veneno que "paira" no ar às vezes, é surreal!!!
Certas pessoas ficam mesmo incomodadas com o bem estar dos outros lol!
Infelizmente, existem povos com menos Sol externo mas mais Sol "interno" e melhor sentido de humor!!! :)
E de repente... tão caladinhos que ficaram!
De facto, infelizmente, este é um vírus que não afecta SÓ a função pública; continua a alastrar por aí.
Mas enfim, "a vida dos outros é tão simples para mim!"
Obrigada Pipoca, pelo justo esclarecimento.
P.S: Não, não sou funcionária pública.
Pois eu trabalho na empresa mais privada e pseudo-chique que há e a verdade é que vejo tudo isso e mais alguma coisa.
Bull's eye!
Oh gente, mas por que é que estão a resumir o post a "um retrato fiel" ou "uma coisa sem sentido"? É assim tão difícil entender que isto é apenas uma CARICATURA do que é o funcionário e o funcionarismo portugueses? Claro que as coisas não são fielmente assim, mas são um bocado, e já foram piores. A burocracia está instalada em todos os segmentos - público e privado - mas claro que o privado se agilizou mais do que o público e conseguiu tornar-se mais eficaz. Não tentem ver nos posts retratos fiéis das coisas, porque isto é um blogue, não é o Diário Económico. E sim, quem não se consegue rir de uma caricatura não tem sentido de humor.
Aiiiii, Chatas!!!
Já chega desta conversa!!
Todos já falaram, já deram opinião, já está tudo esclarecido ...
Vamos ser criativos e falar de coisas diferentes, do género ...
Fim de semana e Sol :)
Temos sentido de humor e do bom, sim sr!! Ou srs do FMI!
Mas alguém acha q TODOS os trabalhadores portugueses são assim??? Tá tudo doido? É OBVIO q há de tudo, como na farmácia! E generalizar não é bonito pq?? Eu achei bonito e fartei-me de rir! Não acredito q quem leu não se identificou com nenhuma das situações...
Bolas Pipoca, se os seus leitores não tivessem sentido de humor, isso era sinal que o seu blog era uma seca, não? Claro que têm e muito... Mas já diz o povo (que é sábio nestas coisas) que: "quem não se sente, não é boa gente"... O certo é que pelo menos gerou partilha de ideias e opiniões!
Isto não é humor. É apenas ridicularizar uma parte, por sinal a mais frágil-quem trabalha. Pena que o seu "sentido de humor" não tenha achado nada para apontar ao patronato e ao grande capital financeiro, muito menos aos governantes. Foi pena. E este discurso é, lamentavelmente o mais corriqueiro, o mais banal, o que mais se ouve por aí. É afinal de conta, o mais fomentado.
"Carta ao FMI de uma portuguesa emigrante na Suiça" em http://conversas-de-sofa.blogspot.com/!
Bem...uma vez que a palavra "Ramboieiro" não aparece no diccionário, sou forçado a concordar contigo.
Somos campeões para não aparecer em lado quando é preciso...
O sentido de humor é uma coisa muito pessoal. Não pode criticar os outros por não acharem graça às mesmas coisas a que a Pipoca acha graça.
Sabemos que nem todos são iguais, mas por vezes o povo português para além de não levar algumas brincadeiras com um certo humor, mostra o ser ar de arrogante e superior, quer ser sempre superiores aos outros :
"Ei ei,é uma falta de educação ultrapassar as pessoas ó menino" mas quando não se quer perder tempo para não perder o último episódio do "Fringe" pensa-se "Enfio-me já aqui, discretamente, também por um ninguém morre". E basicamente somos assim, embora não esteja a englobar a totalidade.
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares