Pub SAPO pushdown

Home, sweet home!

segunda-feira, abril 04, 2011
O meu pai nunca me disse, mas acho que sempre teve um grande desgosto por eu morar numa casa arrendada. Tenho para mim que lhe parti o coração. Homem da velha guarda, sempre achou que não há nada como termos "a nossa casinha". Acho que é aquela coisa tipicamente portuguesa do sentimento de propriedade. Do género, antes dever ao banco do que a um senhorio. Por isso, quando este fim-de-semana lhe disse que vamos começar a procurar casa para comprar, percebi que ficou mais contente do que se lhe tivesse anunciado uma gravidez. Pela parte que me toca, nunca me fez confusão morar numa casa arrendada. A renda é porreira, os senhorios são cooperantes, e somos completamente apaixonados pela casa. Temos o melhor de dois mundos: uma casa linda e que não dá chatices (quando dá, o senhorio resolve). Mas temos noção que não é para sempre. Que o contrato é limitado. Que um dia os senhorios vão voltar lá de longe para o seu T5 solarengo. E que nós, inevitavelmente, vamos ter de procurar outro sítio para sermos felizes. Por isso, e porque já somos pessoas crescidas e porque dá um ar sério ter casa própria, começámos a nossa busca. Decidimos comprar uma casa antiga e remodelá-la, para que fique mesmo como queremos (e porque uma casa nova no centro de Lisboa é para esquecer). Não queremos sair das Avenidas Novas, gostamos da zona, temos tudo ali à mão e é um bairro porreiro. Hoje fomos ver duas bem catitas. Quer dizer, podem vir a ficar catitas, porque para já são apenas dois (grandes) ninhos de ratos, meio escavacados. Mas depois de uma intervenção à Querido, Mudei a Casa, podem ficar para cima de espectaculares. Posto isto, se alguém tiver dicas daquelas mesmo, mesmo boas, é favor partilhar. Tipo, um sítio muito bom em Figueiró dos Vinhos para comprar tintas, ou uma casa em Carrazeda de Ansiães com materiais de construção ao preço da chuva, ou uma tia-avó que é muito boa em decoração, ou um electricista que trata do recado em três tempos. Todos os conselhos são úteis. Pelo sim, pelo não, vou já tratando de me abastecer de comprimidos para os nervos, que cheira-me que vou precisar.

75 comentários:

Não sei que diga disse...

Podes crer que vais precisar Pipoca. Eu costumo dizer aos nossos amigos que se não me divorciei do meu marido enquanto andamos a construir a nossa casa já não nos divorciamos mais, é para a vida. E o meu conselho para eles também é, se querem casa nova, não façam, comprem feita, poupam anos de vida!

Supimpona disse...

Cara Pipoca, eu sou a prova viva de quem sobreviveu a uma remodelação. A casa que comprei também estava abandonada!
Ainda não te posso dizer se compensa todo o trabalho, pois mudei-me há 2 semanas, mas para já estou a começar a render-me a todo o esforço dispendido. O conselho que te deixo é: prepara-te para tudo, desde o prazo que dão para a obra e depois demora mais, até ao orçamento que queres gastar e o que realmente vai sair do bolso. Mas também te digo, nada como delegar as coisas de trolha ao marido e ficar com a parte do "eu quero a parede em branco ostra", "não quero a coluna espelhada", "quero dois lavatórios". Não vais precisar de comprimidos, mas as corridas de certeza que vão dar para aliviar o stress. O que me safou também foram os treinos.
Desejo-te muita sorte, pois nem a uma benfiquista eu posso desejar todas as preocupações pelas quais passei.
Isto já está um testamento, mas sobre remodelações....uiiii....há muito a dizer.
Good luck e vai dando notícias supimpas.

http://masquesupimpa.blogspot.com/

Marisa R. εïз disse...

Enviei email.

Marisa

o stressado disse...

Arquitecto, não querem?! Temos pena, ia ser um prazer!

Girls Next Door disse...

Hum... electricista ocorre-me um pouco conceituado J.Jesus ;)

Uma casa antiga remodelada fica magnifica. Boa Sorte no arranque das obras!

Cláudia disse...

Tb adoro Lisboa, e não me via a viver nos arredores. Eu fiz o mesmo, comprei velhinha e remodelei!

p.s. Se precisares de orçamentos para pintura e obras, diz.

O meu pai é do ramo.

Os Faz Tudo disse...

Eu faço obras a preços muito competitivos: pintura, azulejos, tectos falsos, remodelações de casa de banho e cozinha. E obras mais pesadas. Para o material, tenho acordos com alguns fornecedores. Se precisar contacte-me através do mail os.faz.tudo@gmail.com. Também pode consultar o meu blog http://remodelacoes-interiores.blogspot.com/
Obrigado
Luís

Fashion Faux Pas disse...

Better Homes and Gardens. Eu vou sempre buscar inspiração e alguns truques aí.

Anónimo disse...

Desejo-te imensa sorte para a procura de casa, compra e remodelação.
Tenho 20 anos e adoro decoração. Se tivesse dinheiro remodelava a minha.

E concordo contigo no facto de comprares uma casa velha e remodelar. Fica mil vezes mais barato e por vezes ficam bem melhores que aquelas novas em folha no meio da cidade.

(já agora, qual é o site em que fizes-te aquela boneca que supostamente és tu?) *

Ana Cafum disse...

Ai...mudanças....Sim dá BASTANTE trabalho fazer remudelações e adaptá-la a nós...Mas vamos ser sinceras...não existe nada mais gratificante depois da casa prontinha e à espera para que as nossas coisinhas entrem pela porta dentro. E o melhor de tudo é organizarmos o nosso cantinho e mergulharmos na nossa roupa, malas, sapatos, maquilhagem...podia mudar de casa de 5 em 5 anos que não me importava nadinha...
Beijinhos e boa sorte Pipoca...Depois actualiza-nos quanto ao desenvolvimento da casa nova.

myrtille disse...

Electricista?? Ouvi dizer que no estádio da Luz há um muito bom... :-)

Susana Almeida disse...

Tenho uma dica para ti... para a cozinha, roupeiros, casas de banho e chão flutuante pede orçamento aqui:
http://moveisjoseribeiro.blogspot.com/
21 297 60 66 / 91 401 14 93
São super profissionais. Fizeram-me a cozinha, os roupeiros e colocaram-me o chão na casa toda e ficou muito bem mesmo! Toda a gente que vai lá a casa pede-me o contacto.
Se quiseres depois mando-te fotos da minha cozinha.
bjs
Susana

meeeeeeeee disse...

É preciso coragem... eu já desisti de comprar casa em Lisboa...aproxima-se uma vida dura de obras ... como diria a minha avó "Deus te Ajude" =)

Caixa disse...

Boa sorte!!! :)

Liliana Couto disse...

olá, tenho seguido o teu blog e as noticas que dão sobre ti. parabéns por todo o sucesso.
fizeste uma boa escolha em fazer uma remodelação de uma casa , em Lisboa é sempre complicado fazer uma de raiz e reconstruir é a melhor opção.
o meu namorado tem uma empresa de remodelação de casas, apartamentos, têm electricista e canalizadores credenciados e podem dar-te depois um orçamento gratuito.
se precisares é só enviares um email para coutoLILIANA@hotmail.com
beijinhos e boa sorte

Anónimo disse...

Boa sorte... ;)

Bárbara Pereira disse...

Electricista?

Olha , que tal O jesus?

LOOOOOOL

Mariana disse...

tu, certamente, não vives numa casa alugada, mas sim arrendada :p

Boa sorte com isso da casa, acho uma óptima ideia :D

inês disse...

deixo-te com este site: http://home.colantes.com/loja/ ideias originais para casas modernas :)

pili disse...

Uma casa antiga remodelada tem sempre muito mais charme!
Sou arquitecta, faço projecto de remodelação e mediação de obra, para que não precises de comprimidos para os nervos. Depois dessa fase, tenho os melhores contactos para arranjares móveis únicos.

Anónimo disse...

Boa sorte. E muita paciência.

Juanna disse...

Olá Ana. Vinha só avisar-te para leres com muita, muita, muita atenção qualquer papel antes de assinar (de preferência dá a um advogado) porque eu fui bem aldrabada aquando da compra da minha casa. E se estiver numa Zona Histórica, esquece obras. Tenho a minha casa embargada e abandonada porque não me deixam fazer obras, preferem que a casa caia de podre.

Mariana Costa Veludo disse...

Um desafio e tanto, remodelar e decorar uma casinha antiga, mas que deve dar o maior prazer do mundo ;)
Boa sorte e muita inspiração !

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Desejo-te toda a sorte. E sim toma os comprimidos que bem sei do que falo. Estou neste momento a pequenos passos de iniciar a construção de um a habitaçao mas tenho a dizer que andei 1 ano embrulhada em papeis e mais papeis. Prepara-te que a coisa não é nada facil.

Patrícia Teodoro disse...

Homekeep são excelentes demoram é um pouco de tempo.beijos

fdamlo27 disse...

Pipoca,
Se precisar de uma empresa de remodelações de confiança...tenho quem recomendar...são optimos, nada caros e o engenheiro é uma simpatia e de um profissionalismo espectacular.

fdamlo27@gmail.com
Cumprimentos
Filipa Lourenco

Paula Cristina disse...

Uma coisa muito boa que aprendi com um casal de velhotes ex emigrantes da Suiça que remodelaram um hotel de 1 milhão de €, foi, contratar uma empresa fiscal de obras, que te elabora um caderno de encargos, onde até a marca das lâmpadas vem especificada, assim como preço da obra e prazos de entrega. Quando algo não fica de acordo com o assinado, eles é que resolvem, eles é que têm as dores de cabeça!! Não sei se será uma fortuna, mas é capaz de compensar.Pelo que eu ouço dizer, quando os artistas se apanham com algum do dinheiro, ala para outra obra...

lisbon new-yorker disse...

Realmente uma casa renovada à nossa maneira fica sempre mais como nós...força aí, pipoca ;)

crónicas da vida disse...

Alguém não anda a ver as noticias... comprar casa com a crise que ai se adivinha não me parece de muito bom senso, a não que haja por ai alguns patrocínios não é!!! Eu comprei uma casa antiga há um ano e fiz remodelações. Um ano depois ainda há coisas dentro e fora de casa para melhorar. São obras eternas para ter as coisas exatamente como se quer. A não ser que se tenha rios de dinheiro e ai se possa fazer as obras todas ao mesmo tempo. Alguem disse aqui que fazer uma remodelação fica mil vezes mais barato que comprar casa nova, mas não fica não (depende da remodelação claro). Os orçamentos depois na pratica são sempre ultrapassados, e reforço o sempre. Ah atenção eu não vivo em Lisboa, logo os preços das casas são prai metade. A minha moradia T7 custou 95mil. Por curiosidade fui pesquisar apartamentos T5 para remodelar nas Avenidas Novas e vi que não há nada mais barato que 200mil. Dou um conselho, compre algo já pronto prontinho a habitar. Vai poupar dinheiro, tempo, dores de cabeça e ansiedade. Mas vá eu percebo… é o sonho.

Filipa Rodrigues disse...

boa sorte, Pipoca :)

usadoquasedado@gmail.com

Panda disse...

Eu fiz o mesmo e sim as obras são do que pior há para os nervos.
Mas no fim compensa tanto :D

lau-lise disse...

boa sorte miss :)

mary disse...

pura hablidade é uma empresa de arquitetura e design que faz restauros e decoração, recomendo vivamente!

Dias Cães disse...

Antes de mais, e por pior que isto lhe vá soar, há burocracias que terá de enfrentar. Vá à Câmara Municipal de Lisboa (Departamento de Obras) saber o que pode, e o que não pode, fazer. Aliás, aconselho que o faça ainda antes de fechar negócio, para saber se não está a adquirir um "presente envenenado". E, lá mais para a frente, é muito provavelmente venha mesmo a precisar de um arquitecto... e de instruir processo de licenciamento.
Segunda dica... sabia que 30% dos casais discutem ou terminam relações no decurso de obras em casa?
Mas por um sonho vale tudo, lá isso é verdade :)
Boa sorte!

http://diascaes.blogspot.com

Gucci & Bentley disse...

Olázinho!
E q tal a ajuda de uma agente imobiliária para encontrarem a casucha ideal?
Deixo os meus contactos, caso possam vir a ver úteis.
96 219 07 39 | actavares@remax.pt

Alexandra disse...

Atenção aos prédios antigos (canalizações, sistema de esgotos, electricidade, telhado). Se estes não estiverem nas melhores condições e se os restantes moradores forem velhotes, é uma complicação arranjar seja o que for. As reformas podem não permitir grandes gastos.

De resto, boa sorte. Podes sempre participar na remodelação. Pintar, por exemplo, pode ser divertido e é um exercício de não te levantares no dia seguinte.

Seja como for, tudo o que é feito por nós tem outro sabor.

La Boheme disse...

Calculo que com o que paga de renda por um" T5 solarengo no centro de Lisboa", vai poder pagar ao banco uma prestação mensal de crédito à habitação (mesmos com as loucas taxas que agora por aí andam) que lhe permita comprar um mega apartamento em Lisboa, novinho a estrear ou um casarão por restaurar, sem ter de ir comprar tintas a Figueiró dos Vinhos e muito menos materiais de construção ao preço da chuva em Carrazeda de Ansiães...Mas que sei eu dessas coisas que vivo num mini T2 alugado nos subúrbios de Lisboa e mesmo trabalhando que me farto, talvez daqui a uns 40 anos deixe a precariedade contractual com que lido e me concedam um crédito. O importante é não perder a esperança nisso ou em ganhar o Euromilhões.... Aí talvez até poderíamos ser vizinhas!

teresa disse...

Uma opinião de arquitecta sem puxar a brasa à sua sardinha:
Arranjem um projecto de arquitectura SIMPLES antes de meterem a mão na massa!!! Não precisa de ser xpto, nem do arquitecto conhecido, este projecto servirá apenas para porem algumas ideias no lugar e orçamentos mais realistas das coisas, evita surpresas desagradáveis e têm um guia para a vossa remodelação, é muito bonito querer tirar a parede daquele sitio mas o prédio todo pode cair por causa disso, o arq pode arranjar uma solução para isso.... O pedido do projecto não implica que o arquitecto o execute, pode ser o sr.manel que tu conheces a executar. Não é caro e vai sair com toda a certeza muito mais barato ao longo da obra, e uma remodelação bem feita não sai mais caro do que comprar uma casa nova, mas tem que ser bem feita! Só uma opinião =)

Verduxa disse...

Para o caso de não terem um arquiteto, recomendo um amigo meu - Paulo Henrique Durão! Claro que sendo meu amigo, é normal que o recomende e que goste imenso do trabalho dele, mas separando as águas, é mesmo um arquiteto fora de série!

ana disse...

nice! boa sorte nessa demanda.

Caracoleta disse...

Eu comprei uma casa antiga para remodelar. Antes de mais convém que leves alguém que perceba mesmo de construção para escolherem a casa e depois prepara o stock de medicamentos para os nervos, analgésicos para as dores de cabeça e começa a despedir-te dos pares de sapatos que pensas comprar...
A zona onde está a casa também é importante porque pode trazer muitas restrições ao que pensares fazer a nível estrutural ou arquitectónico, os senhores das finanças também não costumam ser simpáticos com avaliações para IMI's e afins.
Encontrar um construtor honesto é uma missão quase impossível, prepara-te para as derrapagens nos orçamentos, nos prazos, nos trabalhos mal feitos, para coisas que não ficam iguais ao projecto, para muita desculpa esfarrapada, para preços exorbitantes...
Mas depois quando acaba, sabe muito bem viver no TEU espaço.

Caracoleta disse...

E tal como já várias pessoas aqui disseram, o processo anterior às obras é demorado. No meu caso a Câmara Municipal demorou um ano a aprovar um projecto que segundo a lei deveria demorar 30 dias. Pediram mil e uma coisas que também segundo a lei não seriam necessárias, muita incompetência junta, muitas alterações ao projecto, enfim...

Bernardo_Gois disse...

Aluga-se qualquer coisa móvel. Um imóvel arrenda-se. Ai esse português.

Saltos Altos Vermelhos disse...

sugestão: http://www.bewise.pt
trabalhos excelentes

Ritinha disse...

Boa sorte, Pipoca pois sem querer ser péssimista, as obras dão sempre mais dores de cabeça do que esperamos! Além de o orçamento acabar por ser o dobro!

No entanto, terás a vantagem de poder escolher a tinta das paredes, a cor de verniz do chão caso tenhas soalho de madeira e podes decorar a casa ao teu estilo!

Mas boa sorte e dá especial atenção a detalhes! ;) :)

Maria disse...

Olá Pipoca, não te metas em obras sem a ajuda de quem percebe… eu falo por mim que também fiz o mesmo e ainda hoje tenho pesadelos com isso. O meu primo fez obras em casa e contactou uma empresa especializada www.saltoalto.net, também podes procurar em Saltoalto no facebook. Fizeram um trabalho espectacular e antes do meu primo contratar o serviço desta empresa, foram à sua casa a custo 0 avaliar o potencial da casa antes dele a comprar e deram-lhe um valor muito realista de quanto ele tinha que gastar para por a casa toda nova.

Boa Sorte!
Maria A.

CMGA disse...

se precisares de arquitecto eu sou e a minha irma também: http://www.soleira.org/
se quiseres que te mande fotos da minha casa ( anos 50, deve ser da mesma altura que procuras, uma vez que falas em avenidas novas)do antes e depois de remodelada diz.
para materiais: quintão em Fernão Ferro. sanitários cifial. revestimentos revigrés (rectificados). ferragens portas JNF. caixilharias deleme. torneiras OFA. para Obras sr.Domingos empreiteiro, não tenho o nº aqui à mão.

Juanna disse...

Ah e deixa-me acrescentar que ANTES de comprar a casa, deves ir à Câmara saber se existem processos sobre ela. No meio do embargo à minha obra, descobri que a minha casa é.....ILEGAL!

Histórias Soltas disse...

Boa sorte!!

Um pequeno, grande aparte a revista time out lisboa só se vende em lisboa?? Aqui na minha zona ja revirei td e não há :(((

CMGA disse...

meninos e meninas,

as obras são o melhor do mundo é uma emoção ver as coisas crescer como nós sonhámos...mas não é para leigos que pensam que contratam um empreiteiro e depois pensam que é só dizer que querem 2 lavatórios e uma parede rosa e outra verde.
os arquitectos servem para isso. para pensar nas melhores soluções ao melhor preço, para elaborar um bom caderno de encargos, medições e o cliente sabe exactamente o que vai pedir de orçamento ao empreiteiro e o que quer. está tudo medido e contabilizado e as surpresas são nulas.
além de que um arquitecto sabe o que fazer se quiser tirar uma parede e tiver que reforçar para não debilitar a estrutura do prédio.
quanto aos meninos que dizem que é preciso ir à câmara, NÃO é preciso ir a cãmara nenhuma, são obras interiores, a não ser que faça alterações na volumetria do telhado, revestimentos exteriores na fachada, alteração da configuração de varandas, subir andar, etc....
não falem do que não sabem e contratem um arquitecto. cada macaco no seu galho.

Unknown disse...

CARRAZEDA DE ANSIÃES!!! Fantástico...
Arranjo lá uma casa magnifica com mto espaço exterior... e mtas obras para fazer.
Lojas de materiais de constução tb n faltam ;-)

Cat disse...

O sr canalizador canalizador que trabalhou cá em casa é 5 estrelas e comparando com outros preços que me pediram é económico; é claro que ter que ir para Lisboa encarece quelquer coisa mas pode compensar.

TRANSMONTANA disse...

Olá Pipoca, talvez não encontres materiais de construção ao preço da chuva, aqui em CARRAZEDA DE ANSIÃES, mas temos muitos motivos dignos de ser visitados, e é pena não quereres reformar uma casa por estas bandas, é bom viver aqui.
Quanto ao meu comentário para alem de te desejar boa sorte para a casa nova é tambem para dizer que gostei de ver o nome da minha terra no tem Blog. beijos

Lília disse...

Lamento informar, mas nunca viveste numa casa alugada! Para uma pessoa ligada às letras deverias saber quando usar o termo "alugar" e "arrendar"... aliás, não pagas "aluguer", mas sim uma renda.
Tinha que fazer este reparo!

Unknown disse...

Sara Queirós:

Boa tarde, sou arquitecta numa empresa de Arquitectura e Decoração, AÇODECOR,LDA. A Açodecor é uma empresa que se dedica à prestação de serviços na área da Arquitectura, Construção e Decoração. Prestamos serviços de Arquitectura e Design, no entanto tornamo-nos especialistas na Arquitectura de Interiores,desde a sua criação à concepção na modalidade “Chave na Mão”.


Se estiver interessada enviaremos o nosso portefólio, para uma melhor apreciação dos nossos serviços.

Os email para contacto são: geral@acodecor.com; saraqueiros@acodecor.com.

Aguardamos contacto.

Obrigada,

Timido disse...

Materiais de construção mesmo à meneira (e publicidade à parte...) é Portero e Escober em Badajoz...
A 200kms de Lisboa IVA 5% mais barato, e os preços também são bastante em conta... e Não, eu não recebo comissão...
Quanto às tintas mesmo aqui em Lisboa há uma casinha ali em Sacavém (que por acaso nãos ei o nome, mas facilmente descubro se for preciso) que também faz uns preços simpáticos...
Alguma coisa estou à disposição...

Rui disse...

Compra apenas remodelada ao nível de canos e coluna de electricidade. Tudo o resto é menos chato.

Mafaldix disse...

Muito boa sorte para as obras. Eu e o meu marido também gostamos de comprar casas velhas - já vamos na segunda - para depois remodelarmos todas a nosso gosto, mas esta última saiu-nos cara. Há muita inveja, uma vizinha denunciou-nos e estivemos 1 ano com a casa parada! Mas não há nada como ter uma casa com a nossa cara.

Maria Gulosa disse...

Olá pipoca digamos que tenho a loja perfeita para a decoraçao (falo de experiencia propría). Faz trabalhos espectaculares e são muito profissionais. É na praça de Espanha , "DROPER ABATJOUR-DECORAÇAO". Rua D. Luís de Noronha, nº9A ( rua em frente a gulbenkian). Pode visitar o site nas paginas amarelas http://droper.pai.pt/
Espero que seja uma ajuda.

MakingMoney disse...

Sugiro que passes pela Fil nos próximos dias. Há-de estar "em exibição" a feira de materiais de construção que este ano é dedicada à remodelação. Procura por Simac, ou Sk, creio que ainda é assim que se chama. Em alternativa, tens a expoconstroi na Batalha, perto de Leiria.

Dias Cães disse...

Há por aqui arquitectos que se estão a meter por atalhos.
Se calhar quem aconselhou a ir à Câmara não o está a fazer só por ser perverso.
Se calhar se o disse é porque vai ser mesmo preciso.
Se calhar, quem aconselhou também é arquitecto.
Se calhar quem aconselhou, é do tipo de arquitecto, que não se esquiva ao licenciamento de obras.
Se calhar quem se deu ao trabalho de dar uma dicas é porque até trabalha numa Câmara...
Pois é, nunca se sabe quem aparece por aqui!

Juanna disse...

Carla Guerra...cuidadinho com o que diz porque se assim fosse eu não teria um embargo à obra da minha casa. E olhe que eu só tirei umas coisinhas DENTRO da casa. Há zonas de Lisboa em que é mesmo necessário fazer uma Comunicação Prévia ou um pedido de Licenciamento. Não sei qual é a zona da Pipoca, mas mais vale perguntar antes de fazer trampa.

Beatrix Kiddo disse...

boa! :)

algumas ideias:
http://aervilhacorderosa.com/2008/03/mosaico-hidraulico/

http://www.crereportugal.com/

http://www.theselby.com/

Alexandra disse...

Bem, o que para aqui vai...

Primeiro de tudo.

Estás interessada numa casa. Sendo antiga, nada como uma peritagem. O caro pode sair-te barato. É que as estruturas não parecem nada más mas afinal estão carcomidas pelo bolor.

Depois, queres comprar. Pede certidões válidas (Máximo seis meses mas valoriza as mais recentes porque durante esse período pode acontecer muita coisa.) que atestem o proprietário e que o imóvel está livre de qualquer obrigação.

Vai à Câmara, Conservatória do Registo Predial e Finanças. É extremamente importante para não teres surpresas desagradáveis. Se o imóvel estiver hipotecado, nada de fazer escritura sem o distrate do banco.

Quanto às obras, o licenciamento pode ser necessário em função do tipo de obras e da zona. É o caso das obras de reconstrução, ampliação ou demolição de edifícios que façam parte do património e dos prédios situados em zonas históricas ou protegidas.

Nada como consultar um advogado ou a legislação.

Quanto ao projecto, arquitecto, sim senhor se quiseres fazer alterações maiores do que rebocar e pintar paredes e mudar o chão(mas confirma os pormenores legais). É como a medicina. advocacia preventiva livra-te de uma série de dissabores. De qualquer forma, o que não falta são fontes de informação, quer na net, quer nas instituições.

CMGA disse...

Juanna, obviamente se a sua casa é ilegal e recaem processos sobre ela como disse, é necessário ir á Cãmara. Também é preciso ir à câmara se alterar a estrutura da casa e ainda bem, pois pode colocar em perigo os restantes residentes. Só que em Lisboa muitas casas são paredes resistentes e não estrutura pilar/viga e muitas pessoas deitam abaixo paredes e pensam que são só umas obrinhas! Obviamente se a sua casa for um imóvel classificado, em vias de classificação, numa área de protecção ou zona histórica pode além do mais o projecto ter que ir ao IGESPAR...pelo que percebo da pipoca ela deve querer casa na av.roma e por aí...não a estou a ver em Alfama ou na sé...no entanto e para não adiantar mais a conversa é consensual que SE DEVE CONTRATAR ARQUITECTO até para evitar chatices!

Unknown disse...

Querida pipoca,gostaria de deixar o meu testemunho e alertar que contactei a empresa Açodecor e fiquei impressionada com os serviços prestados.
Há algum tempo atrás comprei uma casa para remodelar, contactei esta empresa e adorei o resultado final com preços acessíveis.

boa sorte para a tua casinha nova,beijinhos.

Mamã disse...

Não quero desmoralizar. Há uns anos passamos pelo mesmo idealismo. Mas comprámos já remodelada. E passados 2 anos começaram os problemas. E não foi no nosso apartamento que era lindo. Foi no prédio: conduta de gás velha, elevador velho sempre a avariar, conduta de água e, finalmente telhado (que os vizinhos não queriam arranjar porque "estava bem assim"). Como éramos o último andar um dia entrou-nos o telhado pela casa a dentro. E ficámos 1 ano com um quarto descapotável há espera que todos dessem o dinheiro para arranjar o telhado e à espera que parasse de chover. Vê com atenção todos esses pormenores, se o prédio está bem, se há vizinhos que pagam condomínio... E mais outra coisa: se existirem escritórios no prédio é outra praga. É que há Srs que acham que por terem um escritório não têm de pagar algumas coisas do condomínio.
Nós acabámos por desistir e sair de lá com os bolsos bem mais vazios.
Não queria desmoralizar mesmo, é só para avisar que é preciso escolher muuuito bem.

Wish! disse...

Pipoca fica como estás, porque ter casa própria é pior divórcio primeiro que te consigas desfazer dela....uiui.
É só dores de cabeça, eu por mim falo.

Beijinhos

ana menezes disse...

Casas antigas, sem dúvida!
Vê uma marca inglesa de decoração:
www.designersguild.com
Até tens uma colecção desenhada pelo Christian Lacroix, que vale a pena ver.

MafaldaMacedo disse...

Olha que quem se mete nisso costuma arrepender-se, demora muito mais do que imaginamos e acaba por sair quase tão caro como comprar novo. Mas boa sorte, adoro o blog. *

Paula disse...

Tenho contacto de um senhor "tipo faz tudo"/ empreiteiro por conta própria que faz preços acessíveis e tem mãos e paciência de ouro. Se estiverem interessados eu passo..

Telma T. disse...

Bem, depois destas 72 teorias espectaculares ficam aqui os meus dois tostões: comprei uma casa e estou a remodelá-la no momento. Tem sido uma aventura que ainda está longe de terminar (tenho arquivado tudo aqui: http://diariodacasa.posterous.com/). O meu conselho é: poupar antes de gastar, ter bem presente o orçamento, ter muita paciência e pouca pressa. Acima de tudo, não ter medo de mudar pedir uma décima opinião, que pode mesmo vir ser a ideal. Boa sorte!

Anónimo disse...

Olá Pipoca. Vários conselhos. Uma empresa de construção que nos poupa nervos e trabalho: X-log (josé augusto lopes). Não conheço nenhuma melhor. Uma óptima conselheira para decorar a casa: a minha mulher. Também não conheço melhor. Se precisar de ajuda de arquitecto, posso dar uma mãozinha. Quanto aos comprimidos....vai precisar.

Remodelações Blog disse...

Olá Pipoca, andava para aqui a procurar o mesmo. Desde a ultima mudança de casa que tento estar mais por dentro destes assuntos de remodelações até porque como tenho sempre muito que fazer lá por casa, é sempre bom ver como os outros fazem, tentar aprender com erros alheios e depois aplicar o melhor possível. Desejo-te felicidades e se quiseres e tiveres tempo (ou vice-versa), podes sempre passar pelo meu bloguezito.

Unknown disse...

CASA PRO ERA pode ser a solução! Construímos o seu sonho num ano e com o orçamento acordado. Como o sonho é seu, com a CASA PRO ERA cada imóvel é desenhado de acordo com as suas necessidades, estilo, orçamento e ainda respeitando o terreno que possui ou vai adquirir. No catálogo CASA PRO ERA encontra mais de 30 modelos de moradias personalizáveis, à sua medida em função do seu estilo (do moderno ao clássico), orçamento e terreno que possui ou vai adquirir com arquitectura bioclimática resultando numa elevada poupança de gastos energéticos.“Uma escolha clara, quando apenas o melhor serve!” - Descarregue o catalogo com modelos de CASAS em www.casaproera.com

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis