Pub SAPO pushdown

sexta-feira, abril 01, 2011
Eu percebo as greves (bem, algumas). E acho que a malta tem todo o direito a manifestar-se e a zelar pelos seus direitos e interesses. Mas gostava que alguém percebesse que eu e outros milhares de pessoas pagamos um passe mensal. E que já não há quem aguente tanta greve do metro e da Carris. Para a semana o metro volta a fechar por duas manhãs (dias 5 e 7) e, como é hábito, os autocarros vão vir à pinha. E o mais provável é que eu tenha de ir a pé para o trabalho, novamente. Não é que não me faça bem, mas já que paguei pelo metro, dava-me jeito poder usá-lo. Já perdi a conta às greves de transportes que houve nos últimos tempos e, tanto quanto sei, não há qualquer espécie de reembolso para os clientes lesados. Se há, avisem-me, que eu reclamo tudo o que for preciso.

47 comentários:

Alexandra Neto disse...

Ando a dizer isso há algum tempo! Ainda por cima eu em Lisboa só tenho que apanhar o metro, portanto nunca pago Carris. Mas quando há greve do Metro tenho que apanhar DOIS autocarros (3€!!!!). Portanto eu - literalmente - fico bastante lesada com estas brincadeiras! E acho que devíamos ter direito a reclamar!!!!

Sissamar disse...

Se as greves são para lixar os patrões, então uma coisa bem feita para os lixar sem afectar o pessoal pagante, era oferecer algumas centenas de senhas de passes. As pessoas agradeciam (e muito!), o patrão sofria pq o dinheirito entrava menos.
Mas claro que isto nunca seria viável, pois quem se lixaria seria o pessoal das bilheteiras! Mas pronto era bem metida... não fosse o contra!

Mariana Costa Veludo disse...

Eu entendo as graves, mas não as trezentas mil greves sucessivas ! As da Cp então já são por demais, boicotam a vida daqueles que estão dependentes daquele meio de transporte por completo. Falo por mim, que levo com greves da cp às 6fas e fico sem comboio para ir às aulas :S

*

Anónimo disse...

Se não causassem nenhum transtorno público, as greves seriam quase irrelevantes.

Catas disse...

E tu não precisas de apanhar o comboio para trabalhar como eu. Em greve deste meados do Fevereiro, vejo os meus comboios a serem suprimidos todos os dias. Talvez um dia destes, quando me pedirem o passe eu também lhes anuncie " lamentamos, mas foi suprimido".

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

E já agora, havendo quem entenda de que tanto se queixam os senhores maquinistas que sempre se usaram do seu poder de influenciar a vida de milhares ao longo dos anos (alguém se lembra de outra profissão que greve tanto?) que, por favor me explique que eu começo a achá-los um bando de meninos mimados egoístas que não entendem o panorama actual e de joguetes nas mãos dos sindicatos que os representam que sedentos de manter o seu poder em instituições quase falidas fazem o quanto podem para sodomizar os passageiros à conta de pretextos absurdos.
E, senhores admnistradores se fossem comprar carros topo de gama com o dinheiro das vossas mãezinhas faziam melhor.

As instituições somos nós que as erguemos, as instituições somos nós que as derrubamos.

Nonô disse...

Engraçado que hoje vinha a pensar o mesmo. Talvez devêssemos lançar uma petição "Pelo reembolso dos dias perdidos com a greve do metro", se fosse nos USA de certeza que seria assim, ah é verdade eles lá não têm greves. Se calhar é por isso é que são o país mais rico do mundo!

ana disse...

apoiado! já não se aguenta...

Susana Happy Days disse...

Realmente nãç sei se está contemplado em algum lado o cliente ser restituido de alguma maneira do facto de não puder usufruir do serviço para o qual pagou (já não falando das despesas extra que se faz pronão haver metro=.
Mas porque não tentas pedir o livro de reclamações??? No mínimo a empresa do metro vai ter que dar resposta!!! Pode ser que façam uma espécie de desconto no mês seguinte, ou assim!
;)

Tânia Ferreira disse...

Eu vou escrever uma reclamação no metro a agradecer as greves pois fez-me perceber que o caminho até ao meu trabalho não é muito e que posso bem ir todos os dias a pé.
Obrigado srs do metro... fizeram-me poupar dinheiro :)

Anónimo disse...

A greve da CP já mete nojo! Têm todo o direito de se manifestar mas já chega, não?!

Imensidão dos dias disse...

Como eu te percebo. Tenho exactamente o mesmo snetimento que tu.

http://electricvanilla.net/ disse...

sim reclamente!! agora é os meses todos em greve como se isso resulta-se.
O que todos nos deviamos fazer era sempre que houvesse greve pedir-mo o livro de reclamações... secalhar depois ja faziam menos greves... xD

http://electricvanilla.blogs.sapo.pt/


beijinho

Joana Leitão disse...

Dá-te por feliz só usares o metro.. Que a CP anda há dois meses a fazer greves diárias..

Anónimo disse...

Acho que todos podemos e devemos lutar pelos nossos direitos, sempre e quando não interfiram com a dos outros que nada têm haver com isso. Pelo menos na Espanha é assim que se pensa, por isso quando há greve, deve também haver serviços mínimos (um 50%). Quando no ultimo Verão o sindicado e trabalhadores do metro de Madrid fizeram greve a 100% (a chamada greve selvagem) a direcção teve todo o direito dos meter em tribunal, e foram considerados culpados, terão que pagar uma multa (não sei muito bem se a história terminou aqui). Em Portugal se não há uma lei assim deveria haver, para proteger também os direitos do resto da população.

Carolina Jordão disse...

é por isso que este mês eu estou de greve e não compro o pass!

Nanita disse...

Proponho: "Greve aos Passes e aos Bilhetes, vamos saltar os Torniquetes."

Cláudia disse...

só uma questão: "vão vir"?1?
(não quererá dizer irão, virão, ou qualquer coisa dentro do género?)

Raquel Felino disse...

Eu também não entendo... Tenho uma ideologia extremamente conservadora a nivel politico e as greves que fazem o país parar ou funcionar ainda pior transcendem-me...

(Quando estão aqui os banners do corte ingles isto fica meio empancado e ainda por cima não tenho sequer perto de casa para aproveitar as promoções)

Anónimo disse...

Se um dia destes vires nos noticiários uma maluca a avançar com um taco de baseball contra um comboio... devo ser eu.
Estou mesmo a pensar fazer os meus 2 trajectos diários de comboio com uma T-Shirt a dizer "CP tás cá dentro"!!

Zé Carlos disse...

O direito à greve é totalmente legitimo, mas à semelhança de Lisboa. a greve também afecta Porto, Braga, etc. E estou a falar da cp, da greve da cp, pois é a que tenho "vivido" mais de perto. Sendo a Cp uma empresa pública, sendo que o passe é comprado no inicio do mês, logo as viagens ficam automaticamente pagas, o minimo que a cp deveria promover, seria um transporte alternativo, mas isso não acontece, por vezes até parece que brincam, pois só dão a indicação da suspensão do comboio 5 minutos antes da hora marcada...
Mais, tendo em conta que é uma empresa pública e por isso, para além do passe ou bilhetes que pagamos, pagamos todos nós a empresa e os valores que chegam a público, dos prejuízos causados pela greve só em Fevereiro rondam o meio milhar!!! de Euros, contando Março e tendo em conta as ameaças de Abril... é demasiado dinheiro, estando o país como está!
Acho bem a greve e a luta pelos direitos de cada um e dos funcionários da cp, mas também não podem ser sempre os mesmos a penar...

Sara disse...

percebo-te perfeitamente. Tenho lidado com as greves da CP durante quase os dois últimos meses, todos os dias. Não sei se é assim também no Sul ou é exclusivo do Norte mas realmente têm-me a atrapalhado bastante a vida, tenho medo de contar o número de aulas da faculdade que tive que perder devido aos inúmeros comboios suprimidos.

CAP CRÉUS disse...

Já avisei que da próxima vez que me pedirem o passe para fiscalizaram, se vão dar mal!

Mafaldix disse...

Concordo! Acho bem que as pessoas façam uma greve para mostrar descontentamento, mas 2, 3 ou 4 por semana é um abuso! façam uma como deve ser, com manifestação e tudo se for preciso, mas parem com esta palhaçada que já os descredibiliza! E estão a ir contra quem? Nem governo temos! Quem se lixa somos nós, pessoas normais que usamos os transportes públicos para ir trabalhar! Eu (como todos) tenho que fazer uma ginástica danada e usar transportes alternativos. E na próxima 5ª feira estou bem entalada!

http://vidasdanossavida.blogspot.com/

Unknown disse...

Toda a razão

Alex Fernandes disse...

Ando a sofrer com o mesmo! Aqui em Torres Vedras houve greves o mês de Março todo! Não havia maioria dos comboios e os que tínhamos era sempre com mais de trinta minutos de atraso! E agora ainda querem continuar. Querem lixar os patrões, mas também lixam o pessoal que quer usar o comboio para ir para o trabalho. No meu caso é a escola e não convém ir a pé, pois estou a 14 quilómetros. Chovem reclamações por aqui à CP.

Monique Mendes disse...

Pior que tudo é a CP. Que anda numa de greves... infinitas!!

E quem me dera que o trabalho não ficasse a quase 1h a pé!

CatarinaLoureiro disse...

De facto, têm toda a razão, vocês pessoas que se queixam das greves. O país está na m****, os preços não param de aumentar o governo baixa os salários, aumenta os impostos e no fim passa-se ao fresco. Andamos todos muito preocupados com os censos e a pergunta dos recibos verder. Mas greves?? Não me lixem e trabalhem lá sossegaditos que eu quero chegar cedo a casa...
O problema amigas, não é a greve, é o facto das empresas não quererem gastar dinheiro com transportes alternativos.

Os Meus Postais disse...

Olá Pipoca,


(Este texto é para substituir o anterior, pode ser? o outro tinha erros ortográficos e foi sujeito a correcções :-)

Eu moro na linha de Sintra e confesso que já me habituei às greves, lol...aliás acho que de alguma forma até estão a contribuir para a minha boa disposição e estão a tornar-me numa pessoa mais tolerante...eu explico.

Um dia destes e já nem sei precisar qual, pois parece-me que fazem greve todos os dias...depois de um dia stressante de trabalho, ia eu no comboio, a caminho de casa, numa viagem com mais tempo de paragem entre as estações do que propriamente nas estações, eis que "alguém" se lembrou de dizer que o comboio por razões de ordem técnica teria de ficar ali e que o povinho (incluindo eu, antes que alguém se manifeste) tinha de sair e ficar à espera do próximo...claro que houve confusão, com pessoas aos gritos, mas para mim até foi bom, pois despertou-me do sono profundo que a viagem me provocou e deu-me algum alento para o trabalho doméstico que me esperava, lol.

Depois de termos sido corridos do comboio, qual não foi o espanto, meu e de todos, quando este prosseguiu a viagem vazio...por momentos achei que seria o nosso excesso de peso que tinha provocado a avaria (e aqui faço uma sugestão: vamos todos a pé para o trabalho, sim? e eles assim já não precisam de fazer greves, boa?)...adorei...fez valer o meu dia, aliás, estou a pensar pedir um "repeat", lol.

Outro episódio e este bem mais recente foi estarmos todos dentro do comboio e o "senhor" dizer que o comboio que ia partir não era aquele em que nós nos encontrávamos, mas sim um outro que estava ao lado e que provavelmente (na opinião dele e note-se expressa pela boquinha dele) não iríamos conseguir apanhar...hilariante o comentário do "senhor"!

E hilariante foi, mais uma vez ver o povinho a sair do comboio, a correr, a descer as escadas para apanhar o outro comboio...eu confesso, se não tivesse com pressa de chegar ao trabalho até lhe ia dar uns beijinhos e agradecer por estar a dar outro sentido às minhas manhãs, por me fazer sorrir, por me "obrigar" a fazer exercício...confirma-se o meu outro pensamento relativamente ao excesso de peso...

Por estas situações e por outras a que tenho assistido...aqui me confesso, venham mais greves, lol

Bom fim-de-semana!

Unknown disse...

A Pipoca devia considerar-se sortuda por poder ir para o trabalho a pé. Não será das mais lesadas com as sucessivas greves de transportes
Há quem tenha que apanhar 3 (autocarro, metro e barco) para chegar ao local de trabalho. Esses sim, são os que devem reclamar.

;)

Ana disse...

A partir da última greve do metro em Março, jurei que iria apresentar reclamação no Metro sempre que fizessem greves selvagens, e uma reclamação já lá canta! Faz sentido fazerem greves sem transportes alternativos, afectando milhares de pessoas, na CAPITAL do país (não é numa cidadezinha qualquer) e, principalmente, numa das empresas públicas mais falidas de Portugal? Faz sentido? Para mim, não e vou continuar a reclamar.

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=c9BksPw6wSw
Como sei que gostas de anatomia de grey..Ontem saiu mais um episodio, um episodio cantado. Tens de ver!! A Callie Torres canta mt!

Pedro disse...

Pipoca, infelizmente não há mis nenhuma forma de luta por parte dos trabalhadores. Nenhuma. Os patrões pedem diálogo etc e tal mas nunca dialogam, pq o q apresentam nas reuniões é sempre para "bater" nos trabalhadores. Só qd há greves é que os trabalhadores conseguem, Às vezes, ser ouvidos. Infelizmente vivemos num mundo assim, os trabalhadores estão sempre tramados.

O curioso é q greves nos transportes públicos são uma benesse para as empresas pois poupam dinheiro em combustivel e ordenados quando já têm do lado deles o dinheiro dos passes...

Unknown disse...

Então imaginem eu e a minha irmã estudantes em braga e para nos deslocarmos nos comboios da cp temos de telefonar a perguntar se há comboios e nunca nos dão certezas de nada! Às vezes apanhamos o comboio e a meio do percurso (onde supostamente muda de revisor) dizem-nos que não se efectua o percurso até ao fim..e ninguém nos reembolsa e ainda são super antipáticos para nós..Tb já tiramos bilhete (e garantiam que havia os comboios)e, como tenho de apanhar 2 comboios diferentes, o primeiro houve e o segundo não e só havia outro comboio passado 3horas..e ainda gozam na nossa cara com a situação!!!

Cátia disse...

É verdade sim...eu não uso comboios mas vejo q é de mais... -.-

Gostei muito do teu blog :)



http://behindcatiseyes.blogspot.com/

Drinha disse...

Haja paciência de quem precisa...Parece que agora passou de ocasional a frequente!

Mary disse...

Aqui em Nova Iorque já assisti a algumas greves, e o que os trabalhadortes fazem é juntar-se em frente à empresa onde trabalham e lá ficam a marcar a sua posição! Para mostrar que estão em greve, colocam uma grande ratazana insuflável em frente ao edifício!
Em Portugal, fazem-se greves à sexta-feira e os funcionários aproveitam o fim-de-semana prolongado...
Enfim, são apenas formas diferentes de pensar, julgo eu... E diferentes atitudes perante as adversidades, também! Aqui também há crise, apenas não é o tema que abre os noticiários ou que enche as primeiras páginas dos jornais!
Mas a crise em Portugal e a queda do governo foi notícia de capa pelo menos no The Wall Street Journal!

hello, sweetheart disse...

Eu sinceramente já não percebo. Eu não percebo nada do assunto, mas para mim o que eu tenho a dizer sobre isto é que dá-lhes jeito não trabalhar. Não querem fazer nada e prejudicam todos os outros. EU FICO FULA E QUASE QUE DE MAU HUMOR O DIA TODO! É que não percebem que no meio dessa palhaçada toda (que para mim já não tem outro nome porque já são greves e manifestações a mais) há pessoas de fora a quem o trabalho e o dinheiro dá jeito. Pá acho bem que lutem pelos seus direitos, acho a sério que acho...mas aiiii não tem dado em nada. Bem eu já ando fartíssima disto e já não consigo perceber qual é a piada no meio disto tudo, se é que há alguma.

http://dress-to-impress.blogs.sapo.pt/


Beijinho

Ana Rodrigues disse...

Já para não dizer que dá ideia que são as pessoas que têm o emprego mais seguro e garantido que mais reclamam por direitos... porra para isto!

E num assunto completamente diferente, fiquei com impressão que te vi na inauguração da peça da Joana Vasconcelos no Colombo; fiquei curiosa se teria sido a propósito da TimeOut ou aqui do blog.

:)

Mary disse...

Já eu não percebo a maioria das greves. Para não dizer todas. Pelo simples facto de o transtorno público que elas visam/acarretam tirar a moral aos grevistas para protestarem contra qualquer transtorno privado que possam estar a sentir.

Sandra disse...

é que se os clientes fizessem greves 2x por semana a pagar o passe ainda levavamos multas... (e note-se que o nosso pagar ou não não mexe com as vidas de milhares de utentes em lisboa por dia...)

MafaldaMacedo disse...

Também concordo. Na escola em que estudo 80% doa alunos andam de comboio, ora no dia em que há greve, a escola está fazia e não há aulas. Isto pode parecer fantástico para muita gente, mas a verdade é que com tantas greves seguidas só nos está atrasar o programa e a fazer perder aulas importantes.
O efeito que poderia surgir com as greves, se fosse para aconteçer, já tinha acontecido. Nesta altura, já se tornou um pouco ridiculo. *

Vanessa Gonçalves disse...

Estou tão de acordo! Eu já ando saturada, já nem tenho vontade de sair do trabalho, porque sei que vou levar um monte de tempo até chegar a casa, ou porque o comboio foi suprimido, ou porque não há metro ou não passam autocarros. Eu sei que as coisas não estão bem, e que há pessoas a passarem por dificuldades por causa dos seus ordenados baixos mas as coisas assim nunca vão melhorar.

Cocas disse...

Como eu concordo com este post... Entre greves de metro e comboio, e exagerando um pouco, tenho que arranjar alternativas que acabam por me sair caras... Como é difícil ir para Lisboa, de transportes, sem ser por comboio, acabo por levar o carro, e pago gasóleo, portagens e estacionamento da Universidade. E o mesmo acontece aquando das greves de metro, em que confesso, entre pagar aquilo ou pagar um autocarro cheio cheio cheio, prefiro a primeira opção. Mas mesmo que optasse pelo autocarro, saía do meu bolso e não me reembolsam o passe.

Malena disse...

Também estou completamente fartinha e no meu caso, se não é a do Metro é a da Cp... os prejudicados fomos mesmo nós, que já pagámos o passe pois os que estão lá no alto do poder não andam no meio de nós, nos transportes públicos, têm os motoristas que os levam aonde querem.
abraços

Narrador disse...

No Japão não há greves. Em primeiro lugar porque é proibido no sector privado, em segundo porque os trabalhadores gostam do seu trabalho. De facto em alguns casos o método de protesto adoptado é subir a produção em 200% para demonstrar que com mais benefícios os trabalhadores estão dispostos a fazerem mais.

Em Portugal os trabalhadores não gostam do que fazem, sentem-se sempre rebaixados, e querem sempre mais por fazerem menos. Tenho a certeza que só não fazem novamente greves a 100% por que é ilegal e estas empresas são obrigadas por lei a prestar os serviços mínimos. Generalizando, nós Portugueses, somos um pais de miseráveis. Não devido ao estado do País, mas porque vemos sempre o lado negativo da situação e só nos importamos com nós próprios, somos egoístas, generalizando.

Quanto ao reembolso dos passes do metro, temos de ter em conta que o que pagamos é apenas uma quantia simbólica, o estado paga sempre uma parte por cada bilhete/passe que compramos, caso contrário o valor destes subiria para valores que apenas quem não precisa do metro poderia suportar. Vejamos por exemplo o valor dos passes do metro em Londres, cujo valor por passe SEMANAL equivale a aproximadamente três passes mensais no nosso país (sub23).

Não sou a favor da greve, e não me parece que sejam estes fins-se-semana prolongados, ou as horinhas de sono a mais que vão levar avante a vontade dos trabalhadores e talvez seja bom pensarem que não estamos no momento certo para se fazerem certos 'pedidos'. Aconselho a quem está descontente com o seu trabalho que peça a demissão, pois tenho a certeza que há muitos pais solteiros, muitos jovens ou muitas outras pessoas no desemprego que agradeciam por aquilo que vocês já têm, ordenado ao fim do mês, ou pelo menos a promessa disso.

Patricia disse...

Os funcionarios da Carris fazem greve e saiem noticias que foram adquiridos nao sei quantos carros de luxo para os Senhores que mandam....por isso é que a crise se instala desta maneira, é uma vergonha que os funcionarios estejam a passar tanta dificuldade e os chefões gastam tanto dinheiro em coisas desnecessarias!

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis