Pub SAPO pushdown

sexta-feira, setembro 03, 2010
Aqui há um ou dois anos costumava acompanhar um blog que fazia parte das minhas leituras diárias. Era giro, divertido, levezinho, uma portuguesa que trabalhava numa qualquer revista de moda em Nova Iorque. Às tantas, a coisa começou a entrar no campo da ficção (na verdade, sempre tinha sido) e deu para perceber que aquilo era tudo inventado por uma jovem que, aparentemente, viu O Diabo Veste Prada  demasiadas vezes. Tinha uma chefe que era pior que a Anna Wintour, um namorado escocês que era um menino da mamã, e blábláblá. Quando deixei de acreditar que aquilo tudo pudesse ser verdade, foi também quando deslinkei o blog e deixei de o visitar. Para mim, perdeu a graça. Obviamente, cada um escreve o que quer no seu blog, mas se eu quiser ler ficção vou à FNAC e compro um livro de jeito. A menos, claro, que o autor seja um escritor em potência e use o blog para ir publicando os seus devaneios literários, mas assumindo sempre que é disso que se trata. Nesse caso, tudo bem. Se há blogs que se dedicam a temas como a pesca, também faz sentido que haja blogs de escrita de ficção. Mas acredito piamente que há blogs que inventam cenas só porque sim. Para parecerem pessoas mais interessantes, para cativarem leitores, para porem em teste ideias para um livro, porque acreditam mesmo no que estão a escrever, mesmo que seja uma mentira pegada e fantasiosa, seja lá pelo que for. Inventam-se realidades paralelas (e, muitas vezes, paranóicas) e é assim. Se fazem mal? Não. But is not my cup of tea.

50 comentários:

  1. Ui o blog deve ser brutal ! ahahaha

    ResponderEliminar
  2. também conheço o blog e acompanhei. Achei estranha a forma como acabou mas sempre achei que era verdadeira. A história da sogra era um pouco rebuscada e quando saltou para a gravidez aí achei que a rapariga não tinha mesmo sorte. No entanto nunca duvidei que não fosse verdade. Obrigada pipoca por me teres esclarecido!

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, acho que também lia esse blog. Depois ela foi para a Escócia e a sogra era má e o namorado nunca a defendia. Agora não sei se ficou grávida ou se foi o que achei natural acontecer a seguir.. Já nem sei qual era, mas gostava de saber como acabou.

    ResponderEliminar
  4. pipoca, nada tem a ver com este post, mas digo desde já, que acompanho diariamente o teu blog e, como tal, não pude deixar de ler os teus posts sobre o CC, sobre os quais concordo plenamente e, enquanto estava a ler o site dele apercebi-me de que a conta acabou de ser cancelada... E porque será?

    Beijinho, continua com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Estás a falar do blog perguntas de gajas.

    ResponderEliminar
  6. eu também lia esse blog, e deixei de ler, mas agora que falas nisso, fiquei curiosa... como será que aquilo está? (já nem me lembro do link)

    ResponderEliminar
  7. Acho que ninguém percebeu o teu post... mas eu creio ter percebido. Há pessosas fantasistas e sobre um blogue em especial isso também já me ocorreu, mas como não há provas continuo a acreditar na história recambulesca da menina.

    ResponderEliminar
  8. Sim, todas percebemos o post da pipoca.

    Eu também me lembro desse blogue e na altura a rapariga começou a ser questionada precisamente porque começaram a duvidar da veracidade da história que contava. Entretanto, num post disse que tinha voltado para ao pé dos pais e que estava grávida e que tinha optado por não contar ao namorado. Depois disso nunca mais actualizou e por isso deixei de seguir.
    Ficção ou realidade, o que interessa é que a história até era interessante. E sabe-se lá... até podia ser mesmo verdade!

    ResponderEliminar
  9. Eu li um pouco do blog e parece qualquer coisa saída de uma temporada de uma daquelas séries ou filmes que se destacam por expressões como "seguir o coração", "nunca lhe disse que tivesse sido pai", "ele é a própria mãe, não a vê com os que eu a vejo" e blá blá blá! Pá, não me convence. E a história acaba por ser um cliché. Mas se a faz feliz, que o continue a fazer. Talvez um dia dê para fazer um filme xb

    ResponderEliminar
  10. Yap. Também acho que sei do que falas, e há algumas semanas que penso o mesmo de um blog em especial.

    ResponderEliminar
  11. e se as histórias não forem reais? se gostamos de as ler é porque não tem o seu interesse XD
    Será como ler um romance, mas de forma totalmente gratuita.

    ResponderEliminar
  12. Desconheco o Blog mas o que há mais por ai são blogs fantasiosos com pessoas que são sempre BUEDA felizes... sim sim... vou ali já venho... mas é o que tu dizes ás tuas leitoras não gostam não leiam e mainada!!

    Beijinhos pipoca!

    ResponderEliminar
  13. Pipoca, agora tocaste na "ferida". Há realmente histórias rebuscadas demais, cinematográficas demais, que tantas voltas dão que começam a parecer "uma mentira pegada e fantasosa".
    Mas como diz a Cabra Nazi... que provas temos para pensar que tudo aquilo não é verdade?

    ResponderEliminar
  14. É este o blog? http://perguntasdegajas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Cada um tem o seu propósito ao escrever. Para mim só faz sentido escrever o que é verdade para mim.
    Mas concordo contigo. Se assumirem as pseudo-histórias tudo bem.

    ResponderEliminar
  16. Estou com a cabra-nazi, mesmo porque a pessoa em causa (se estiver a pensar na mesma que a Pipoca e a Cabra-nazi) já admitiu que mistura ficção com realidade... Assim nunca se sabe o que é real ou não... Not my cup of tea either

    ResponderEliminar
  17. tenho um bocado de pena dessas pessoas..

    --

    usadoquasedado.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. LA a conta não foi cancelada. Estão 10 milhões de portugueses a tentar ver o site e a coisa não está a funcionar bem.

    ResponderEliminar
  19. Ninguém o diz mas obviamente fala-se de um fenómeno blogosférico tradicionalmente feminino.

    ResponderEliminar
  20. Pipocas:

    Nunca comentei aqui, embora a leia com frequência.

    Mas que bem que me soube ler este seu post!!!!! Realmente, neste momento, há um blogue que eu acompanhava pelo qual até tinha algum "respeito" assim como pela sua autora e acreditava no que ali se escrevia e que de repente comecei a ver que era FANTASIA a mais da conta!!!! E agora duvido de tudo o que li e em que acreditei.São cenas de uma autêntica novela que vão saindo aos episódios e mantendo o suspense. Mas olhe que a autora até é esperta, assim vai mantendo os leitores "apegados" à história.

    Até eu estou curiosa para ver o que dali vem mais...será que a menina volta? Será que o aviador volta? E o médico irá recuperar de doença tão grave? Haverá uma gravidez no meio disto? Hummmmmm...vamos acompanhando.

    ResponderEliminar
  21. As xícaras de chá bebem-se sempre pela nossa própria boca... E assim sendo, os blogues cativam-nos pelo chá que nos apresentam e pela essência do seu conteúdo.

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  22. Cabra-naxi..eu também acho que percebi!

    ResponderEliminar
  23. que novela, agora queria ler :P mas e quando conheces alguém assim? Que faz filmes o tempo todo? Eu já conheci uma pessoa assim e é verdadeiramente doentio. É que para além da pessoa passar a acreditar naquilo, tu ingénuamente também acreditas. Mas quando descobres duvidas de tudo e de todos. too sad.

    ResponderEliminar
  24. Posso dizer que tudo o que escrevo no meu blog é verdadeiro alias cometi o erro de falar demais da minha vida agora as pessoas que acompanham o meu blog só o fazem para me ofender porque dou muitos erros mas quem não os dá eu gosto que me corrijam mas que ao fazerem não me magoem nem me ofendem isso não ademito porque quando magou alguem eu peço desculpa á pessoa que magoei o meu blog chegou ao ponto de fazerem dele um contra blog só para falar mal de mim eu se lá foi uma ou duas vezes foi o muito.

    ResponderEliminar
  25. Ah ah ah ah!!!! Muiiiiiiiiito bom! Eu juro que já começo a achar uma certa piada, afinal eu em pequenina tb tinha um amigo imaginário (aliás até tinha um romance com o cantor dos Duran Duran mas isso acabou por ir embora com o tempo) sei (de ouvir dizer) que há certas raízes e ervas que são alucinogéneas, certas drogas põe-nos a ver coisas e o álcool, senhores, o que o álcool faz, agora neste caso em particular pode ser, hummm, tinta com demasiado diluente, os boiões de cola das actividades com os miúdos muito próximos das narinas, hummm, ou os produtos do cabelo que páginas tantas provocam visões.
    Eu(até) percebo a reacção mas parece-me que é uma luta que ela está a travar sozinha e a dada altura vai atirando bolas ao ar para entreter a plateia. E há sempre quem ache maravilhoso o manejar de três bolas pelo ar...

    Música para este comment "insane in the membrane, insane in the brain" (não sei quem cantava isto, é muito anos 90.)

    ResponderEliminar
  26. Ah ah ah ah!!!! Muiiiiiiiiito bom! Eu juro que já começo a achar uma certa piada, afinal eu em pequenina tb tinha um amigo imaginário (aliás até tinha um romance com o cantor dos Duran Duran mas isso acabou por ir embora com o tempo) sei (de ouvir dizer) que há certas raízes e ervas que são alucinogéneas, certas drogas põe-nos a ver coisas e o álcool, senhores, o que o álcool faz, agora neste caso em particular pode ser, hummm, tinta com demasiado diluente, os boiões de cola das actividades com os miúdos muito próximos das narinas, hummm, ou os produtos do cabelo que páginas tantas provocam visões.
    Eu(até) percebo a reacção mas parece-me que é uma luta que ela está a travar sozinha e a dada altura vai atirando bolas ao ar para entreter a plateia. E há sempre quem ache maravilhoso o manejar de três bolas pelo ar...

    Música para este comment "insane in the membrane, insane in the brain" (não sei quem cantava isto, é muito anos 90.)

    ResponderEliminar
  27. Pensas como eu. As pessoas que escrevam o que lhes aptecer no blog delas, desde que eu não tenha seja obrigada a ler, por mim tudo bem.

    ResponderEliminar
  28. Olá!A meu ver, para quê escrever realidade paralelas ao invés de viver as suas próprias realidades? Que perda de tempo, não achas?
    Beijinhos,Sofia

    ResponderEliminar
  29. Minha nossa, gente dessa a mim causa-me urticária!

    ResponderEliminar
  30. Não conheço o blog, mas percebo perfeitamente o que queres dizer...

    ResponderEliminar
  31. Bem, não conhecia este blog mas conheço algumas 'amalucadas' da blogosfera que vivem tendo devaneios, desde a contar mentiras como q foram convidadas para ir a este ou aquele spa, bem como ir a blogs alheios deixar comentarios agressivos.
    Enfim como eu sempre digo....Há de tudo, há de tudo neste mundo.

    Agora pior do q tudo isso são alguns blogs aos quais visitamos diariamente e depois sem 'que nem porque' deixam de fazer posts. Acho isso uma total falta de respeito!
    Fazer o que né? Se em nosso dia-a-dia já nos deparamos com 'tipas' estranhas imagine aqui na net.
    Bjs e bom domingo.

    ResponderEliminar
  32. Omfg...... Not again! :O

    "Adoro" chegar a casa a esta hora, ler cenas destas e pensar "**** (sim, é o meu nome) bocadinhos de ti continuam a falecer sempre que visitas este blog quando estás embriagada.... :x Fuck.

    Yeaaah, I'm soooo ready for the stoning! :D

    ResponderEliminar
  33. Andamos a ler os mesmos blogs, ahahah. Já há uns tempos que eu e a minha irmã começamos a achar que a moça do blog tinha enlouquecido com tanta fantasia mirabolante... se for tudo verdade, my bad, mas então ela que seja mais convincente na escrita, é que soa tanto a romance de cordel mal escrito...

    ResponderEliminar
  34. Pipoca, com todo o respeito, mas se as pessoas não fossem "fantasiosas" ou de certo modo apologistas de alguma ficção...seriam desde logo conhecidas pelo aquilo que são na realidade, sem anónimatos, e nem sequer inventariam nicks para escrever e viajar na Net.
    Antes de ter caido o véu sobre a sua verdadeira identidade, também você vivia no mundo da ficção. As opiniões/aventuras que relatava eram da Ana, não da Pipoca, certo?

    Devo dizer também que, na parte que me toca, nunca conheci/visitei nenhum site ou Blog que não tivesse alguns resquícios de fantasia ou ficção.
    Mas continuo a visita-los porque apesar de não revelar a verdadeira "faceta" das pessoas, revela porém a sua "essência", tornando todo esse seu mundo interessante.

    ResponderEliminar
  35. fiquei curiosa para saber qual é o tal blog :s lol
    sabes dizer qual é?

    adorei o teu blog

    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Os blogs podem dar uma ideia de proximidade. É natural que cada um de nós desenvolva simpatia pelos autores dos textos que nos tocam. Por isso, quando sabemos que aquilo que parecia relato de quotidiano era, afinal, fantasia, sentimo-nos defraudados. Porque "acreditámos" naquela "pessoa" com aquela "vida", a que ela "nos contava". Mas, muitas vezes, acontece que confundimos a mensagem com o mensageiro. Que vemos no que a outra pessoa escreve, não uma construção, mas um fragmento da sua realidade - vivida ou imaginada. Entendo o teu sentimento, este mundo dos blogs está, de facto, muito carregado de ilusões, máscaras e sombras.

    ResponderEliminar
  37. Pois eu acho que neste momento acontece o mesmo comigo... :/ ha um blogue que sofreu taal reviravolta, e que começa a ja nao ter pés nem cabeça e me leva a pensar que é tudo uma invençao... :/

    ResponderEliminar
  38. Eu também lia esse blog e até certo ponto também acreditei que tudo seria verdade.
    A certa altura também achei que era fantasia a mais e deixei de acompanhar as aventuras dela com a sogra e o namorado.

    ResponderEliminar
  39. Eu fiquei curiosa acerca desse tal Blog fictício - alguém pode divulgar mais dicas para que eu possa "googlar"?

    Mas pelo que mencionaram, a tal menina deve sofrer do mesmo mal que muitos psicopatas: acreditar na sua própria mentira e pior, viver a mesma!

    E, realmente, tenho lido alguns blogs que ao descreverem vidas tão perfeitas deixam alguma descrença no ar...

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  41. Sinceramente não estou a reconhecer qual seja. Mas cada um escreve sobre o que quiser como quiser e nós lemos aquilo que mais nos agradar e pronto.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  42. Dar uma pipocada no meu é que era!!!
    Que ando aqui a tentas acabar com as neuras ;-)))

    ResponderEliminar
  43. Há quem tenha uma vida tão monótona que tenha necessidade de inventar para a tornar interessante!!!
    Eu, de boa vontade dá-va pessoas da minha familia a essas pessoas, assim era mesmo só relatar os factos!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. O nosso mais conhecido e lido mundialmente escritor desdobrava-se em heterónimos de seu nome: PESSOA.

    “É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".

    ResponderEliminar
  45. Agora a sério, Pipoca! De que blog estás a falar? Não me refiro ao antigo mas ao(s) actual(is)??

    Dos que sigo, há um que já há algum tempo me anda a decepcionar - diariamente... Ando a ver se a coisa melhora mas é vira o disco e toca o mesmo, e parace tudo mentira... Se calhar até nem é mas, ou as coisas não são bem contadas, ou há muita ficção em cada post! :(

    ResponderEliminar
  46. Também não gosto! Precisamente por achar que a realidade é sempre o mais interessante, é que o meu blog poucas visitas tem. lol

    ResponderEliminar
  47. O link já foi referido num dos comentários acima ;)

    E sim, eu também lia o blog.
    Mas acho que nunca pensei que a história fosse real...

    ResponderEliminar
  48. ela ora diz que não levem demasiado a sério o que aqui se escreve, e nem tudo o que escrevo aqui se está a passar neste momento comigo, como jura a pés juntos que é tudo verdade, verdadinha. não sei é onde vai encaixar o aviador, a ver vamos. acho que até ela já se esqueceu que tinha inventado um aviador.

    xx

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis