Pub SAPO pushdown

quarta-feira, maio 05, 2010
Ontem foi dia de entrega de diplomas na faculdade. Momento lindo, emocionante, gente em lágrimas.... naa. Na verdade, foi uma bela de uma chatice. Ia a contar com aqueles chapéuzinhos à americana, que no final toda a gente lança ao ar, mas não. Toda a gente muito normalzinha (quer dizer, oscilava-se ali entre a calça de ganga e o vestido à baile de finalistas), tudo muito apagado. Os responsáveis de cada curso chamavam os nomes e uma pessoa lá ia ao palco dar um beijinho ao reitor e posar para a foto de família. Consegui não me espetar, que era o meu grande medo, e lá trouxe para casa um diploma que irei emoldurar e pôr em cima da televisão, que anuncia que sou pós-graduada em Marketing Management com a nota "bom". Vamos lá a ver se para o ano, quando for apresentar a tese de mestrado, a coisa corre igualmente bem. E quem diz para o ano diz daqui a dois... ou três, que nisto de escrever teses não há pressinha nenhuma. Portanto, agora, para além de licenciada, sou duplamente pós-graduada. E para que é que isso serve exactamente? A primeira coisa que me ocorre é... para nada, excepto para me andar a descabelar entre exames e trabalhos. O ano passado jurei que nunca mais me metia noutra mas, entretanto, já tenho outra pós-graduação debaixo de olho (primeiro acabar o mestrado, primeiro acabar o mestrado, primeiro acabar o mestrado... tenho de dizer isto muitas vezes para me mentalizar). Uma pena que seja tão caro estudar neste país. Ah, e tal, a formação, e é tão importante, e os jovens, e mimimimi. Pois. Quando se pede cinco ou seis mil euros por uma pós-graduação, numa universidade pública, passa logo toda e qualquer vontadinha de aprender.

51 comentários:

Li disse...

Bom dia Pipoca,
eu fui buscar o meu diploma dois anos depois, já vinha cheio de pó pois eles guardaram para lá numa arrecadação (espero eu)!
Infelizmente é como dizes, fica muito caro estudar aqui em Portugal, mal vêm alguém interessado ora vamos lá por assim preço jeitosito para limpar carteiras! :D
Mas também te digo, tão cedo não me meto em mais. Estou fartinha de trabalhos, exames, testes sei lá mais o quê.
Volto a fazer-lo quando tiver mesmo imensas saudades de estudar!
Beijinhos grandessss e vá primeiro tens de acabar o mestradoooo! Sim primeiro o mestrado, depois o mestrado, seguindo-se o mestrado, e depois logo se vê!

S* disse...

Infelizmente a educação custa e muito. O meu lindo Mestrado está-me a sair bem cara. Ainda por cima, para quem não é do Porto ou de Lisboa (ou de qualquer outra cidade com universidade) sai bastante mais caro.

Poisoned Apple disse...

Parabéns! :)

Anónimo disse...

ISEG ?
:)

Anónimo disse...

Parabéns ;))Beijinhos

CMar disse...

Pipoquinha, Parabéns! Mas concordo contigo, estudar fica muito caro e implica abdicar de algumas coisas. Pelo menos que o resultado final valha o esforço. Bom, é BOM ;-)Coragem para te agarres ao mestrado. Beijinhos!

Anónimo disse...

pois... os jovens é que n querem aprender. sim sim!!
Tivesse eu uma bela carteira e era licenciada e doutorada em mta coisa lol

Juanna disse...

Nao eh so ai... estou em Madrid e o mestrado que eu quero fazer em Mkt Online custa 16.500 euros, coisa que nao tenho. E nao eh dos caros. Portanto, que se lixe o meu futuro.

Dreia disse...

Parabéns Pipoca, como te entendo na parte da falta de motivação para prosseguir com os estudos, depois de ver o quanto é necessário desembolsar!!Bjim

Carla disse...

Muitos parabéns!
É pena neste pais ser tudo tão caro!!!

misalbino@gmail.com disse...

Parabens pelo mestrado.
Realmente é pena a educação ser tão cara.

António Prates disse...

Os meus sinceros Parabéns! Pela consumação da chatice e pela conclusão de mais uma etapa importante da vida. É certo que os diplomas valem o que valem, mas também é certo que todos esses testemunhos de aprendizagem são uma prova da nossa dedicação, em prol do nosso engrandecimento intelectual e do aperfeiçoamento da nossa própria educação; - embora, em muitos casos, o tempo transcorrido na companhia dos livros e a arte de decorar coisas, para se obter um diploma, não seja um sinónimo da boa educação ou até mesmo uma prova convincente da presença de neurónios inteligentes. Mas como ser falível que sou posso estar equivocado!

Sobre o preço exagerado que pagamos pela nossa Educação, pela nossa Saúde, e por tudo o que atalha as utopias ilusórias dos Sonhos de Abril, acho que usufruímos dos muros que construímos e da valas que cavámos… Se ganhámos uma enormidade de brinquedos elaborados para o deleite desmedido das crianças grandes que somos, perdemos muitos dos valores éticos e morais que os nossos antepassados analfabetos tinham e que hoje já nos fazem suspirar de saudades. Estamos cada vez mais embutidos numa selva perigosa e invisível... E, mais uma vez, posso estar equivocado!

Helena Barreta disse...

Muitos parabéns!

afonso disse...

Cara Pipoca,

nao serei o seu fa numero um mas gosto muito de como escreve, de uma forma inteligente e acutilante. Alem disso, sempre regadissimo com um maravilhoso sentido de humor.

Os meus parabens!

Vera Dias António disse...

Olha, tenho 3 filhos, sou gaja para arranjar tempo para estudar mas faltam os muitos mil euros... é uma tristeza, realmente!

Anónimo disse...

Parabéns!!!
E mais nada... a verdade é para ser dita...
Qd me dizem que a saude e a educação são gratuitas neste país...
Só me dá vontade de rir

Cláudia disse...

Realmente estudar neste País não é fácil...

Parabéns (:

Vitoria disse...

duplamente pós-graduada? tens duas pós-graduações?

Sinceramente, este ano fiquei super contente por ter continuado a estudar ( mestrado) porque o dinheiro do IRS que vou receber é muito reflexo das despesas em educação.

Em breve, também já tenho em mente outro mestrado, mas agora tenho de acabar este, também estou na parte da tese...que espero ser rápida.

Vitoria

tata disse...

gogogo!

Porque ... disse...

Parabéns Pipoquita!

Rita disse...

Ah, pois! Já no Ensino Superior se começa a gastar um balúrdio cada ano, pelo menos no meu curso são uns 1,000 eurónios por ano, e isto durante 6 anos...

Bem, pelo menos agora parece que já se acaba com o mestrado feito ao mesmo tempo. Coisa estranha, agora com Bolonha é tudo assim...portanto não sei até que ponto vale de coisa alguma ter um mestrado hoje em dia agora que todos os cursos e mais algum são de "Mestrado integrado em (Estudos Eslavos? Sapatos? Limpeza do Rebordo do Bidé?)" o que acaba, de certa forma, por tirar um bocado o valor ao Mestrado...na minha opinião. Mas quem pode, pois, que faça! ;)

(Já agora, recebi hoje uma GRANDE prenda, os meus primeiros Louboutin ali direitinhos da Fashion Clinic! Tenho direitos a miminhos pipóquicos especiais?! :D

Anónimo disse...

Doutoramento...... Força

ana disse...

muuuuuitos parabens. sei quanto custa fazer uma tese. monetária e espiritualmente...boa sorte para a tua!

Chokkie disse...

Parabéns pela pós-graduação:) Eu também já fiz a minha e a nível profissional não colhi ainda frutos nenhuns mas enfim o saber não ocupa lugar. Em Portugal não só não ocupa como ainda alivia a conta bancária e de que maneira! É uma vergonha o que se paga para estudar depois das licenciaturas.

Princesa Minhoca disse...

Só de pensar em apresentar tese fico com arrepios =/

Anónimo disse...

PUBLICA ALGUMAS FOTOS DA SESSÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
please! +.+

Belicious disse...

Grande coincidência, hoje qd saí das aulas peguei no guia dessa pós-graduação para vir analisá-lo em casa.
Venho espreitar o teu blog com ele na mão e vejo isto... Mt bom, já agora gostava de saber se valeu a pena, n conheço mais ngm q o tenha feito. (btw, estudo no iseg)

N. disse...

Ponto numero 1... Rita tens uns Louboutin (baba escorre pelo meu queixo) boa boa! :D

Pipoca, parabens pela pos-graduaçao :)
Eu lá terei de ir fazer mestrado ou algo do genero porque graças ao bolonha, um cursozito de 3 anos nao é nada!!! E sim, estudar é realmente caro. Eu ainda nem sequer fui buscar o meu diploma de licenciada porque para o fazer tenho de desembolsar 100 euritos, e 100€ ainda da para alguma roupa :P

'Mimi disse...

É ridiculo um Mestrado na pública custar tanto como numa privada. E sem o mínimo apoio... Depois queixem-se que é preciso vir mão-de-obra de fora

Rute disse...

Realmente existem Mestrados bastante caros. Eu terminei este ano o Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica na Universidade do Minho e foram apenas 2750 euros (pelo ano de aulas e o ano de tese).
Pipoca em que Universidade tiras-te o teu? Como é que já recebes-te o diploma sem a dissertação feita? Eu só vou receber o meu daqui a um ano (deve demorar muito para imprimir concerteza)...
No entanto, tanta formação e qualificação e a verdade é que estou DESEMPREGADA.
A vida tem destas coisas.

Bjinhos e continua :)

Confessions of a Shopaholic disse...

Parabéns! :) e se puderes e tiveres possibilidade segue para outra... não há nada como estarmos constantemente a aprender e a apostar em nós!

D. Satanás disse...

Pipoca, querida, gostei deste seu post, especialmente porque vejo que conseguiu subir mais uns degraus na sua vida (o que não deve ser fácil com tantos saltos altos). Sugiro que junte o seu gosto por Loubotin à pós-graduação e faça uma candidatura espontanea. Quem sabe ainda passa o dia a trabalhar rodeada por solas vermelhas? Continue com essa lingua viperina que é isso que o povo gosta. Cpts.

Anónimo disse...

Qual gostavas agora?

Anónimo disse...

mas os doces nas mesinhas tinham bom aspecto!!!

Vencida da vida disse...

Espera aí, espera aí! Tu não és aquela gaja que só vais aos Spas e dão-te tudo? Hum? E fazes pós graduações?!!!!! E gostas de trabalhar e estudar para isso?!!!! És bonita e inteligente?!!!!! Estranho contraste! Aposto que não tarda nada vão te estar a dizer que ganhas-te o diploma ao 20 º sapatinho comprado na Zara! Prepara-te que vem aí mais matéria para as terças! B, VM

Sara non c'e disse...

Dizer que estudar é caro neste país... comparado com quê, com o Botswana?

kiss me disse...

Também acho muita piada aos cursos, mestrados, etc. pós-laboreis e começam às 17h. Ora mesmo que eu saísse às 17h do trabalho (que não saio, nem às 18h) nunca conseguiria chegar a tempo. Eu e a amior parte das pessoas que trabalha, claro está. Enfim...

Maria S. disse...

Para que é que serve a dupla pós-graduação? E que tal para teres aprendido? Porque é que tem de haver um fim diferente de... APRENDER? Eu, por mim, estudo o resto da minha vida. É um fim em si mesmo, não um meio para atingir um outro fim qualquer. Mas é natural que quem pensa em malas de 5 mil euros não atinja a verdadeira dimensão do que é aprender por aprender, para saber mais.

apipocamaisdoce disse...

Maria S., para mim também "é natural" que quem só pense em estudar até ao resto dos seus dias não consiga perceber o alcance das minhas palavras. É óbvio que o objectivo primeiro de qualquer curso é aprender, é a valorização pessoal, mas se a isso se puder juntar uma qualquer mais valia em termos profissionais também é bom, não? Não seja tontinha nem tente fazer os outros passarem por tal.

Cate disse...

Ai, como eu te percebo Pipoca. Estou agora a acabar de tirar uma pós-graduação e quero tirar outra (mestrado ainda não tive coragem!), mas os preços que pedem são tão escandalosos que me fazem engolir em seco.

Maria S. disse...

Por não ser tontinha é que sei que quanto mais sei, melhor exerço a minha profissão, mais aumento a minha rede de contactos e mais probabilidades terei de ver o meu esforço reconhecido. Porque é óbvio que estudarei toda a vida a trabalhar ao mesmo tempo, sou eu quem me sustenta.
Mas não tenho como profissão andar às compras, lá está; assim também é compreendo que poucas pós-graduações lhe servirão.
A escrever crónicas do tipo da Maria e a dar a imagem que dá de si também poucos empregadores lhe darão grande crédito. Já pensou bem nisso?

apipocamaisdoce disse...

Que engraçado, já somos duas. Eu também não tenho como profissão ir às compras. Gostava muito, mas não dá. É que ir às compras implica ter dinheiro. E ter dinheiro implica trabalhar. Uma merda, mas é verdade. Mas assim que enriquecer deixo logo de trabalhar e torno-me compradora profissional. Isso é certinho.

Quanto às "crónicas do tipo da Maria"... pois... os empregadores pagam-me para isso. E não me posso queixar. Logo, acredito que me dêem crédito. Ou acha que escrevo por desporto? Tivesse eu mais tempo e para mais sítios escreveria. Já pensou bem nisso?

X disse...

Parabéns para nós! Também lá estive a receber o meu diploma (25ª edição). Partilho também do memso vicio de estudar e, embora o meu Tico e Teco estejam a desesperar por férias, já me meti noutro curso entretanto e em novos projectos. Mas não vivo sem a expectativa de aprender coisas novas.

Boa sorte com a tese de mestrado!

Maria S. disse...

Sabe uma coisa? Eu já fui compradora da Time Out. E, não raras vezes, reparei que o que mostra aqui que "comprou" ou quer "comprar" vem a aparecer na secção das compras da Time Out.
Além disso, chama-se Ana Garcia Martins, não chama? Na ficha técnica da Time Out vem o que a seguir ao comentário se lista. Se não é ser compradora ou consumidor profissional, não sei o que será...

Outra coisa: as pós graduações são caras e uma malinha não é? E os 100 euros mensais em sapatos? Interessante a sua lista de prioridades :-D De rebolar a rir.
Outra coisa: as pós graduações não se pagam todas de uma vez. Mas pois, têm o "defeito" de não poderem ser pagas com cartão de crédito...

Sabe porque é que me demoro a escrever isto? Porque feliz ou infelizmente a Pipoca tem muitos leitores diários. Espero que muitos sejam guilty pleasures. É que, a não serem, o que aqui escreve pode influenciar pessoas que estão ver os valores serem completamente invertidos. Como o da valorização da malinha em detrimento da pós graduação e do saber.

Editorial

Director João Cepeda

Director Adjunto João Miguel Tavares



A Grande Alface Ângela Marques

Na Cidade Catarina Mendonça Ferreira

Arte Miguel Matos

Livros Ana Dias Ferreira

Filmes Luís Salvado

Miúdos Catarina Figueira

Palco Ana Dias Ferreira

Música Luís Filipe Rodrigues

Noite Luís Filipe Rodrigues

Gay Bruno Horta

Comer & Beber Mariana Correia de Barros

CONSUMO Ana Garcia Martins

Televisão Rodrigo Nogueira

Listas Rui Rato, Renata Lobo

Copydesk Sara Figueiredo Costa

Estagiária Ana Catarina Alberto

Colaboradores permanentes André Santos, Catarina Figueira, Diogo Novais,

José Carlos Fernandes, Lourenço Viegas, Maggie Oliveira, Rui Monteiro,

Tiago Pais, Tiago Rio

apipocamaisdoce disse...

Maria S, obrigada pela ficha técnica da Time Out, é uma coisa sempre útil. Ainda assim, minha cara, há uma grande, uma enooooorme diferença entre escrever sobre COMPRAS e andar às COMPRAS. É só assim uma diferençazinha de nada, coisa pouca. Pessoalmente, preferia muito mais comprar do que andar a ver e a sugerir coisas para os outros comprarem. Mas lá está, quando enriquecer, dedicar-me-ei em exclusivo à primeira actividade.

Já agora, em que parte é que eu disse que preferia comprar uma mala a pagar uma pós-graduação? Já paguei duas, ambas a prestações, porque as faculdades o permitiam e porque não tinha todo o dinheiro necessário. E se deixassem pagar a formação com cartão de crédito, qual era o drama? Se se pagam tantas merdas a crédito, a educação seria só mais uma. E olhe, adivinhe?, não tenho nem nunca tive um cartão de crédito na vida. O que quero pago na hora. Se puder. Se não puder, azarucho, fica para a próxima.

De rebolar a rir são os juízos de valor que vem para aqui fazer, sem me conhecer de lado nenhum. Sabe lá você quais são as minhas prioridades ou no que é que prefiro investir o meu dinheiro. E, mesmo que soubesse, o que é que tem a ver com isso? Assim de repente... nada, não é? Pois.

Por isso, e como já disse, continue a fazer-se de tontinha e a interpretar as minhas palavras da forma que mais lhe convém. Pelos vistos, tanta formação não tem dado resultado. Também agradeço a preocupação com os meus leitores que podem ver os seus valores subvertidos depois de lerem o blog. Felizmente, espero que a grande maioria tenha um pouco mais de inteligência do que a Maria S. É porque só mesmo a menina é que conseguiu ler em algum lado que há uma "valorização da malinha em detrimento da pós graduação e do saber". Hãaa?? Enlouqueceu de vez, foi? Lamento se a incomoda que para além de um curso superior e duas pós-graduações (e meio mestrado) eu também goste de gastar dinheiro em sapatos. Daí a achar que uma coisa é muito mais importante do que a outra já é dedução (parva) sua.

Rute disse...

Esta Maria S. só pode ser tontinha, ou tanta garganta tanta garganta e ainda nem deve ter terminado a Licenciatura. Tadita, o Tico e o Teco não devem dar para mais e vem para aqui descarregar a sua frustração de não conseguir estudar nem ir às compras...
Minha senhora arranje uma vida sua e não critique a dos outros.
Vá lá descansar ou aprender como se faz uma multiplicação, ou como se diz "eu sou uma ressabiada" em inglês.

Marisa S Reis disse...

Uiii..
tanto veneno da Maria S.!! Deve ser uma daquelas mulherzinhas bem bem azedas, coitadita... Deve ter um limão bem ácido enfiado.... não interessa, o que ela quer sei eu.. PROTAGONISMO!Espero que não incluas nos comentários parvos, pq é msm isso q ela quer que faças, serão os seus minutitos de fama, o ponto mais alto da vida desta senhora. Eu realmente tenho pena destas pessoas, estão tão focadas em maldizer aqueles que têm sucesso que não fazem nada de interesante e produtivo durante a sua pobre existência.
E cá acho que tu estás de parabéns, eu também sou estudante estou no 3º ano de um mestrado integrado. Embora o faça a tempo inteiro, garanto que está a dar uma grande trabalheira, admiro aqueles que além do seu emprego diário, das lides da sua casa, gestão do casamento ou relação conjugal, conseguem asssistir a aulas e concluir a sua formação.
Quanto ao preço da educação, eu penso que realmente não nos podemos queixar, somos um dos paises com educação de qualidade e serviços de saúde mais baratos do Mundo. Imagina que eras americana, já te imaginaste a pagar milhares de dólares por ano??
lá se iam as prendinhas bonitas... OMG!! Nãããããoooooo!

Go go girl!!! Atira-te de cabeça para essa tese, daqui a 3 anos, qd tiver no 6º ano tb terei de defender a minha.

beijokas, pipoquita

laury disse...

Se isto fosse no facebook, clicaria simplesmente no "Gosto".
Parabéns. :)

laury disse...

Se isto fosse no facebook, clicaria simplesmente no "Gosto".
Parabéns. :)

Vencida da vida disse...

Eu não disse?!!! Apareceu logo uma tóto, leia-se Maria S. a dizer disparates! Se a formação não serve para as pessoas aplicarem e desenvolverem o bom senso, para que estudam? Olhe, vá lá comprar sapatos e esqueça os estudos porque é o que parece que gosta mais de fazer e causa-lhe inveja ver outros a fazê-lo. Patarequinha! Força Pipoca, manda-os cagari! (sim, não estudo, pronto! mas dou estalos que é uma doçura e ponho a mão na anca que é um estilo só). Pronto, agora vou ver o WWW da terça de hoje. VM

Tuga em Londres disse...

OK, não é barato. Mas as pós graduações são caras em todo o lado. Em Inglaterra ainda são mais caras e então se olhares para o Estados Unidos, então isso sim é caro a rondar os $100,000. Portanto visto bem as coisas, afinal os €4000 em portugal já não parecem tão maus assim.

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis