Pub SAPO pushdown

segunda-feira, abril 19, 2010
- Eles dizem que eu não sou bailarino...
- Não és bailarino? Então és o quê?, perguntava ontem uma mãe enfurecida, depois de ver o seu rebento chumbado nos castings do Achas que Sabes Dançar?

Pois. O problema é mesmo este. As televisões anunciam os programas de talentos e os paizinhos saltam no sofá. Vá, vamos embora inscrever o pequeno, que tem tanto jeito, dança tão bem, não há quem o bata nos bailes da paróquia. Pelo que eu vi, aquele rapaz com excesso de peso que se apresentou no palco a dançar samba, não era bailarino. Até pode gostar de dar uns saltinhos descoordenados a que chama samba, até pode achar que sabe dançar. Mas não sabe. Não sabe e o júri pô-lo a andar. Claro que a mãe não concordou com o veredicto. Ora essa. Um rapaz tão jeitoso, que dança desde os dois anos, e vem agora esta gente dizer que o meu menino não é um Fred Astaire dos tempos modernos. Eu gostava que, nestas coisas, a culpa fosse só de quem participa. Muito bem, decidiram atirar-se aos lobos, agora aguentem-se, façam para aí figuras infelizes para um milhão assistir. Em casa até nos rimos e agradecemos muito que haja gente sem qualquer capacidade de discernimento para se auto-avaliar. Para perceber se, efectivamente, tem ou não jeito para a dança. O problema são as mãezinhas como aquela. Incapazes de fazer uma análise suficientemente isenta. O que importa é que o rebento vá à televisão, que se mostre, que apareça no jornal no dia a seguir. Se depois se vai falar disso durante um ano, pelos piores motivos, não interessa rigorosamente nada. Se o vídeo vai parar ao You Tube, que se lixe. E depois falam de bullying. Há pais que são os primeiros a promovê-lo. A sede de fama é tanta que se perde, por completo, o juízo. E depois vem a indignação, a incredulidade. Constroem-se sonhos de tal modo fantasiosos que depois o tombo é grande. E o problema é mesmo esse: os paizinhos não percebem a diferença entre apoiar um sonho e apoiar um disparate. Entre apoiar um talento que realmente existe e uma vontade tão grande de ficar famoso que leva a que se faça tudo. Incluindo dançar samba na televisão, de forma completamente ridícula e risível. É a política do atirar o barro à parede, do "vamos lá tentar a sorte", do "não se perde nada em tentar". O problema é que se perde. E eu tenho a certeza que muita desta gente que não tem o menor talento e se vê no pequeno ecrã a ser renegada, vai perder muito. Em confiança, em auto-estima e em orgulho. Parece-me normal.
Também se podia falar da qualidade do programa, da dualidade de critérios, do júri que está ali meio perdido entre o "ai, vou ser sensível e chorar com esta desgraçada que perdeu a mãe aos 23 anos" e o "agora vou ficar uma hora a rir-me na cara deste gajo que diz é caixa de supermercado". Não sabem se optam por ser bonzinhos ou apenas idiotas. Para já, têm sido apenas idiotas.

39 comentários:

Melissa disse...

Não entendi bem onde o bullying se encaixa aí...

Cate disse...

É um horror de programa.

OC disse...

Infelizmente é a sociedade em que vivemos.
E quem sofre as consequencias são sempre os mais fracos (mais novos, neste caso).
Este post devia ser publicado, não só aqui, mas em vários jornais, a ver se esta gente acorda.

OC disse...

Melissinha,
A partir do momento em que as pobres crianças / adolescentes / jovens são humilhados na televisão (onde são vistos por milhares de pessoas) é bem provável que venham a ser vitimas de bullying nas escolas.

apipocamaisdoce disse...

Melissinha, se os jovens são expostos ao ridículo na televisão, é meio caminho andado para o serem também na escola. No café. Nos escuteiros. Em muitas das coisas onde estão inseridos. É normal que sejam gozados até ao infinito por isso, pelas tristes figuras que fizeram na televisão. Isso é bullying. E, em muitos casos, a culpa é dos paizinhos e do seu incentivo descabido e desprovido de sentido de realidade.

SoFake300% disse...

É um programa dos infernos, à boa maneira tuga. Mas o que se pode esperar de um país onde a dança, no seu sentido lato, é negligenciada?

Metam os olhos no So you think you can dance? e recolham o queixo para não ficarem belfos.

http://300porcento.blogspot.com/

Anónimo disse...

Pipoca, não sei se sabe mas este programa é muito criticado, e ainda dizem que lá fora a versão do "Achas Que Sabes Dançar?" (versão original "So You Think You Can Dance") ainda consegue ser melhor que a nossa! Pudera, lá fora é só grandes talentos, cá é apenas talentos medíocres...

Enfim, é o que a gente tem hoje em dia...e depois queixam-se que os videos vão lá parar ao YouTube...

Bjs e uma boa continuação do seu exelente blog! Já agora, podem visitar o meu, se puder:

http://cherry-and-cola.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Bravo! Finalmente! Devo confessar que a esperança de a ver de saltos altos, já por diversas vezes me levou a provar pipocas; o amargo de boca que me afugentou, não foi porém mais forte que a libido e eis me de volta. Mas hoje que me interessa a sensualidade se posso usufruir da sensibilidade. Estou de acordo, e se não é bullying, é no mínimo bowling, tal é a violência por vezes enviada a toda a velocidade por um júri sem ideias, apoiado por gente sem escrúpulos; é a sociedade do espectáculo, é o espectáculo do social: pobre e triste, para que alguns se não sintam tão sós.

Ana Maria disse...

infelizmente aquilo que se passa neste concurso e que a pipoca tão bem descreve é transversal à sociedade portuguesa. os pais apoiam os filhos nos maiores disparates (e neste caso, refiro-me a cursos superiores que NUNCA terão saídas profissionais no nosso país e que servem apenas para enriquecer instituições de ensino que não deveriam ter porta aberta) para depois viverem uma vida de frustração porque não são suficientemente bons para fazerem o que gostariam mas sem incentivo dos pais para progredirem para outra área na qual eventualmente poderiam ser úteis e felizes. e depois acham estranho que haja uma taxa de desemprego de 21% entre os jovens...

BG disse...

E a maezita a dizer "já foi bom teres chegado aqui"! O quê? Mas ali não chega toda a pessoa que quiser? Ok, talvez seja preciso um pouco de coragem ou talvez, idiotice, mas tudo bem! Na realidade a versão americana é bem melhor, mas claro que eles têm a "cultura" da dança, eles aprendem na escola, têm mais oferta, etc. Mas isso, não desculpa a falta de coerência do programa!

Ana Rita disse...

em Portugal não há talentos? apenas talento medíocre???? perdão?? não vivemos no mesmo país? talento temos muito! que não haja reconhecimento, sim é verdade que não há. que não haja promoção, também é verdade. é verdade que muitos dos "nossos" talentos têm de ir para fora, para conquistarem "o seu lugar ao sol" mas basta irem aos nossos conservatórios de dança e música para se renderem aos muitos talentos que lá temos...

Anónimo disse...

Concordo plenamente.
Tudo bem, percebemos que o filho é o seu mais-que-tudo e nanana, mas há que aceitar que não é perfeito. E se não sabe dançar, mesmo que a realidade o deixe triste, a mãe devia dizer-lhe a verdade.
E, sei lá, ajudá-lo a descobrir o seu hidden talent.
Mas o problema é mesmo da mãe, que não percebe nada de dança.

Beijinho, Pipoca [:

Anónimo disse...

Tive um professor na Universidade que sempre que ias discutir trabalhos apontava para um papel que tinha na parede que dizia:
Ás vezes mais vale parecer ignorante do que abrir a boca e comprová-lo!!

Sinto que faço isso todos os dias. Para que é que arrisco fazer algo que não sei fazer para depois sentir-me pior?
Concordo contigo e, acho que alguns pais deviam proteger mais os filhos. Deviam apoiar mas não incentivar tanto!!!

Um pequeno T1 disse...

Não podia estar mais de acordo, há gentinha que não tem a mínima noção do que é ser ridículo. E o juri!? por amor de Deus, nem sei que diga. Enfim,é o País em que vivemos.

Mafalda disse...

O que eu mais gostei foi da mãe a dizer-lhe: "Já foi bom chegares até aqui." Ora, que eu saiba, basta ir para a fila do casting para "chegar até ali", ou estou enganada?

Tozezini disse...

Bem ... apesar do que possam dizer do programa e ainda que o layout seja o mesmo do Americano pelo menos uma coisa o povo vai aprender e é que para ter nivel é preciso ter formação! Não basta ter jeitinho nem potencial nem dar uns passinhos! Claro que não estaremos ao nivel do programa americano mas acho que vai haver surpresas, não nos devemos menosprezar! Mas o fenomeno é o mm que o dos Idolos e na fase de triagem há-de haver sempre o cantores de karaoke e de chuveiro para encher chouriço! Mas que dá pena vê-los ....isso dá ... é aí que entra o bom senso! Mas cada um faz as figuras tristes que acha que deve fazer! Saudações à Pipoca!

Anónimo disse...

Pipoca concordo com tudo o que dizes, mas não foi a mae do rapaz mais gordito que dançou o samba que disse "nao és bailarino, então és o que?", esse comentario foi feito pela mãe de outro que foi dançar danças de salão ou coisa que o valha...
A mãe do rapazinho do samba estava mais do que convencida que ele não passava...

ckage disse...

Não, isso NÃO é bullying. Isso, é a tentativa de normalizar e desculpar agressores, e usar termos "da moda" sem conhecimento de conceito ou de causa.
Bullying não se resume a gozar com o tipo que faz figuras tristes; e mesmo que se resumisse a tal, NADA justifica o tipo de violência física e psicológica que tal prática implica. Usar tal termo desta forma, é, entre outras coisas, desprezar, culpabilizar e minimizar as vítimas.

Camille disse...

mafalda: para chegarem ao juri ainda têm que passar por dois pré-castings.Ou seja, esses que aparecem lá a dançar mal já passaram nesses dois castings. É ridiculo que os deixem passar para depois serem humilhados. No primeiro pré-casting danças uma coreografia feita por ti e se passares vais ao segundo, que é em grupo em que eles põe uma música qualquer e os concorrentes têm de dançar consoante a música. Se passarem neste, vão ao juri.

Suses disse...

e uma avantesma que la foi que tinha o curso da escola superior de dança??!! Viram?? que medo a rapariga parecia a maluca do 1º programa. Nos EUA também aparecem cromos e alguns muito piores que os nossos há um de cabelo comprido que foi a todos os castings do programa americano em todas as seasons e a mãe foi sempre com ele apesar de o gajo parecer uma alforreca com espamos a dançar lolol.

Luisa martins disse...

O júri do programa é, de facto, idiota..alguns têm que saber dançar todos os estilos e mais alguns, outros tudo bem podem só dançar uns passinhos de salsa e "tá a andar"....não entendi ainda os critérios deste júri e muito menos o que é que está lá a fazer um DJ que só sabe dizer quem são as gajas bem "bouas" e de dança percebe tanto como eu da criação de bambus na china!

Carla disse...

Concordo inteiramente com o que aqui escreveste. O mal passa muitas vezes pelos pais, que não sabem dizer basta, em muitas opções que os filhos querem levar adiante. Não sabem discernir entre serem engraçados e não terem o minímo jeito para a coisa e depois são tão de tão baixa moral, que não se importam nada de serem motivo de chacota a nível nacional. Quanto ao programa, é idiota até mais não, a começar pelo júri, que é de fraquissíma qualidade. Só dá mesmo para rir de tanta idiotice.

Venham os ídolos.

Ana disse...

"Eh pah!" Agora levanto-me e tiro-lhe o chapéu... esta opinião, esta opinião, sim, é serviço público! É destas opiniões que se deveria construir um País.
É por estes textos que aqui para o Je a menina pipoca continua a ser um "produto" a consumir...


Vá vamos lá esquecer os posts anteriores... que aquilo é vermelho a mais para a minha jubita...

Estamos a falar de criancinhas e lá no fundo no fundo esta atitude vem da veia mais profunda da pipoca...

Haveremos de ter um Joaquin Cortez, ai isso é que havemos!

Francisca Carneiro disse...

Concordo TOTALMENTE!

Sara disse...

Bom, tirando o Miguel Quintão (do juri) que está lá a fazer sabe-se lá o quê, acho que o programa está giro.

Maria disse...

Para mim, o pior é saber que o que mostram no programa já é o terceiro casting a que os "bailarinos" se sujeitaram. Como é que aquelas pessoas chegaram até ali????? Que juri é aquele que passou estas pessoas nos primeiros castings??? É para mostrarem "o coitadinho"???? Enfim, é disto que o meu povo gosta!

SonSo disse...

A Pipoca errou ao dizer que a mãe do rapazito ficou furiosa. E se tiver dúvidas, espreite aqui:

http://sic.sapo.pt/online/sites%20sic/achas-que-sabes-dancar

Acho até que a senhora esteve muitíssimo bem.

Anónimo disse...

"O problema são as mãezinhas como aquela. Incapazes de fazer uma análise suficientemente isenta."

Ó menina, veja o vídeo antes de processar a mãe do rapaz. Ok? O trambolho não dançou nada, é verdade, mas a mãe não estava furiosa. Antes pelo contrário. Até se riu.

Papoila disse...

Concordo perfeitamente com essa análise.;)

River disse...

Grande post. Concordo em absoluto!
Ontem, enquanto assistia ao programa, tive o mesmo pensamento.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Tocaste num ponto muito importante, o que o rapaz que trabalha no supermercado foi gozado, epá revolveu-me o estômago a idiotice da situação que se gerou ali, como se trabalhar num supermercado fosse desprezível, como se a pessoa devesse ser achincalhada por tal... há tanto para dizer acerca disso.
Então e o outro que foi dançar dança do ventre e lhe perguntaram pela cabeleira? São tão à frente, estão tanto no mundo artístico e tão abertos e depois saem com uma estupidez destas. São três tristes idiotas que ali puseram.

Ana disse...

Fiquei extremamente desapontada com o primeiro episódio que nem me dei ao trabalho de ver o segundo. Dez vezes pior do que os Ídolos.

Anónimo disse...

Gosto muito do teu blogue mas essa do bullying achei um pouco estranha, pipoca. Até acontece como dizes, é verdade, mas muitos miúdos que fazem estas figuras chegam no dia seguinte às escolas como heróis. Eu nunca entrei em nada dessas coisas e vivi três anos de bullying numa escola secundária dos arredores de Lisboa.
Mas numa coisa dou-te toda a razão do mundo: essas mãezinhas são mais inimigas do que amigas quando apoiam tais disparates. Isenção precisa-se. Beijinhos.

Unknown disse...

Pois é vou retirar aqui uma dúvida que atormenta muita gente, e que a mim também me atormentaria não tivesse eu uma pessoa chegada que participou nos castings. Então vamos lá desvender o mistério daqueles que dizem: "ah já foi muito bom chegar até aqui"! Quando ouvimos isto todos pensamos: então mas este está parvo? ali não chega quem quiser" pois é aí que está! Este não é o primeiro casting! antes de haver esta fase de fazer o solo, ao contrário do que estava previsto, fez-se uma primeira selecção dos candidatos. Agruparam-nos por estilo, ou melhor, disseram-lhes para escolherem um estilo qualquer que em nada ia influenciar aquilo que iam dançar e que serviria apenas para fazer grupos e 15. Após isto mandaram-nos entrar, e toca de lhes mandar um berro e mandar os 15 para cima do palco ao monte para dançarem uma música escolhida pelo júri adequada ao estilo que supostamente serviria apenas para efeitos de organização. Daí seleccionaram-se aqueles que se vê na TV. Xaran, mistério resolvido :). Este programa cheirou-me a palhaçada logo a partir daí, acho que não me enganei....

nightcrawler disse...

Concordo com o post, mas houve um comentário ali mais a cima, de uma senhora Ana Maria, que me pareceu muito a despropósito. A senhora defende que é um erro os pais apoiarem os filhos a tirarem cursos que não lhes dão garantias de emprego. Minha senhora, lamento muito informá-la, mas tirar um curso na área de que se gosta, mesmo que isso nos leve a trabalhar como caixa num supermercado, pode fazer muita gente feliz. Eu tenho um curso que não me dá garantias nenhumas, mas passei três anos a aprender algo de que realmente gosto. E é por muita gente pensar como a senhora que Portugal é um país de infelizes e frustrados que nem sequer se deram ao trabalho de seguir os próprios sonhos para ver se resultavam.

Violeta disse...

Só vi o primeiro programa e os mais idiotas ali são mesmo os elementos do júri. Em relação aos pré-castings, também aconteciam no Ídolos. O que acontece é que esses pré-castings servem exactamente para separar aqueles que têm algum potencial e aqueles que são ridículos. Os que não dançam nem bem nem mal ou têm qualquer característica que os distinga e crie audiência são logo eliminados. Isto é o que sei e, se estiver errada, por favor alguém me corrija pois estes concursos também me fazem muita espécie.

BG disse...

Oi Loja, pois agora percebo o "pelo menos chegou até aqui", mas depois pergunto-me, para quê essa selecção, se não selecciona nada? Ou será que escolhem logo os melhores e os piores, deixando cair os médios? Para usar e humilhar os cromos? Bem, então é ainda pior do que eu pensava!

Sininho disse...

Eu não costumo seguir este tipo de programas, excepto os primeiros programas. São os castings que me interessam, porque me fazem rir muito! Depois, quando aquilo começa a ficar sério e ficam apenas os que realmente sabem dançar ou cantar, desisto! Gosto mesmo é da paródia! Mas também não percebo como é que há pessoal que não tem a mínima noção do que lá vai fazer e, pior, como não têm ninguém próximo que lhes abra os olhos, pelo contrário, incentivam-nos! Acho que não foi isso que aconteceu com esse rapazinho que foi dançar samba, parece que tinha par e que este desistiu quando se aproximou a hora H. Quando ele disse isso imaginei logo que o par tinha mais juízo do que ele, viu logo onde estava metido!
Já não acho é tanta piada a este júri. Aquela coisa do “vem buscar o passaporte” soa-me um bocado a falso! E gozarem com alguém porque é caixa num supermercado…. Ou com um rapaz que pratica dança do ventre… não só não têm jeitinho nenhum para aquilo, com também são mal-educados e arrogantes.

Unknown disse...

Sim ffiffas, é isso mesmo, eles escolhem os melhores e os cromos! aqueles que não são nem bons nem maus não interessa. É que se o júri ainda tivesse piada não estavamos muito mal, mas assim...

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis