Pub SAPO pushdown

15 anos, 15 histórias: 2010, trolls e casamento

segunda-feira, janeiro 21, 2019

Quando eu criei o blog o Blogspot era uma plataforma tão rústica que, basicamente, só dava mesmo para escrever. Não havia cá a hipótese de eu publicar fotos ou de os leitores poderem deixarem comentários. O que - sei agora - não era necessariamente mau. Mas eu queria saber o que as pessoas pensavam, por isso instalei uma aplicação para que fosse possível comentar. Nessa altura a forma como as pessoas estavam na internet era muito diferente da forma como estão hoje. Ainda não havia os chamados trolls. Mesmo quem não concordava com aquilo que eu escrevia, manifestava-se de forma cordial, sem ser acometida daqueles desvarios mentais que baixam em muito boa gente que anda por aí. Ora foi em 2010 que eu percebi que
as coisas estavam a mudar. Provavelmente, porque coincidiu também com a altura em que o blog começou a ficar mais conhecido e isso, regra geral, provoca sempre alguma urticária. E foi por isso que criei uma das rubricas mais famosas, o "Blog Meu, Blog Meu, haverá comentador mais parvo do que o meu?", em que respondia a comentários de trolls. As acusações eram quase sempre as mesmas: que eu era fútil, que eu tinha a mania, que eu tinha arranjado um namorado rico (ah ah ah), que eu só trabalhava porque tinha cunhas, e mimimimi. Foi também por essa altura que começaram a aparecer os primeiros indignados, pessoas que se sentiam melindradas com TUDO o que eu escrevia, que conseguiam arranjar problemas em cada frase, o que também fez com que fosse ficando mais comedida. Porque não me apetecia estar sempre a aturar gente chata.

Em 2010 o blog fez seis anos e escrevi: "acho que olho para este espaço mais ou menos como uma mãe olha para um filho. Já me ajudou em muitas alturas. Abriu-me portas. Deu-me um livro. E mais oportunidades para a escrita. Fiz amigos para a vida. Descobri que há gente maquiavélica como nos filmes. Já me apeteceu mandar tudo à fava. Muitas vezes. Mas depois penso sempre que as coisas boas sempre foram mais, muitas mais, do que as coisas más. Gosto de ver a reacção das pessoas. De ver o que as comove, o que as irrita, o que as diverte. O que causa divergência e discussão útil. Gosto da crítica construtiva. Gosto de fazer delete aos comentários que trazem carimbado o selo da estupidez, da intolerância, da parvoíce e da tão comum incapacidade para perceber o humor ou a ironia. Há seis anos que gosto de aqui vir. E espero que vocês também". É engraçado, nove anos depois acho que penso mais ou menos o mesmo.

2010 foi um ano marcado pelos preparativos do casamento, que viria a acontecer em Setembro. E foi depois do casamento que mostrei a minha cara pela primeira vez. Sabia que havia tanta gente que gostava de me ler que senti que publicar uma foto do casamento podia ser a minha forma de lhes agradecer. Uns tempos antes tinha escrito um texto a explicar porque é que nunca mostrava a cara. E não era por nenhum motivo em especial. Não queria ficar anónima para sempre, mas queria que as pessoas me lessem por aquilo que eu escrevia e não pelo meu aspecto físico, não queria que isso condicionasse a forma como me "viam". E assim aguentei o blog seis anos, sem uma única foto.

Nesse ano o blog chegou às dez milhões de visitas e às mais de dez mil visitas diárias. E eu senti, pela primeira vez, que ter um trabalho a tempo inteiro me impedia de me dedicar ao blog a tempo inteiro. Foi quando comecei a pensar que talvez devesse largar tudo e investir exclusivamente no blog, mas demorei muiiiiiiiito tempo até tomar essa decisão. 

Ficam algumas fotos:


Mais um ano de Benfica campeão

 No porto palafítico da Carrasqueira

Na Luz

Na despedida de solteira

E cá está ela, a primeira foto minha aqui no blog

No dia seguinte ao casamento houve um Benfica-Sporting na Luz e lá fomos nós, vestidos de noivos.

Lua-de-mel na Índia

No Rio de Janeiro

25 comentários:

  1. Sabe tão bem ler estes testemunhos Pipoca. De verdade! Eu estou na fase em que os cometários são poucos e sempre (ou quase sempre) para o bem. Nada perto das 10 000 visitas por dia , mas a crescer, de dia para dia e isso sabe tão bem! Será que um dia vou pensar em deixar tudo e criar só conteúdos para o blog?!! Era bom sinal, não só pelo blog, mas poruqe gosto tanto desta área, que não havendo lugar numa revista ou site especializado, é mesmo esta a forma que arranjei para fazer aquilo que gosto!

    Parabéns pipoca.´
    Aqui fica o meu blog, para quem quiser dar uma espreitadela e se gostarem, vão passando ;) eu adoraria ter-vos por lá

    https://fashionwords.blogs.sapo.pt/

    Beijinhos*Dora Costa



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui espreitar o seu blog e, não sendo de todo um assunto que me interesse, deixo ainda assim uma opinião. Cuidado com a construção de um trabalho (blog/site/o que for) só com material dos outros. Se não traz nada de novo ou original ao mundo, como é que se diferencia de todos os outros (e já nem falo nos problemas que a nova legislação de direitos de autor pode levantar)? O grande mérito da Pipoca é o de tentar sempre dar um cunho pessoal às coisas e se mostra looks com fotos retiradas de outros sites também tem muito conteúdo original e é por isso que as pessoas cá vêm regularmente.

      Eliminar
    2. Por acaso concordo. Mais do mesmo. Se já temos 300 blogs destes, não é ao seu que vamos parar, com certeza.

      Eliminar
    3. outra vez arroz?

      Eliminar
    4. "Outra vez arroz" vindo tantas vezes de quem não sabe cozinhar...

      Tem de se começar por algum lado, para fazer bem é preciso primeiro de tudo começar. Falhar, corrigir, levantar a cabeça e seguir. Se todos os grandes empreendedores desistissem à primeira nunca teriam chegado a ser grandes.

      Eliminar
  2. Aiii, esse mindinho, coitaaaado! Sobreviveu? xD
    Fora de brincadeiras, não me lembro em que ano te comecei a ler (li tudo quando cá cheguei, mas não sou dos inícios), pelo texto diria que foi em 2010 e estou-me a sentir tãoooo velha... Como é que há 9 anos eu já tinha idade para ler blogs?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esse seu cotovelo coitaaaaado!Sobreviveu?xD
      Fora de brincadeiras...com tanta dor já deve estar em coma!

      Eliminar
    2. AHAHAHAHAHAHAH
      Isto é uma observação que a Pipoca faz imensas vezes, quase que sou capaz de apostar que pensou o mesmo quando olhou para a própria foto...
      Inveja de quê, anónimo?

      Eliminar
  3. Acho bem compensar a falta de 6ª feira com duas publicações hoje... Os seus pequenos póneis merece ;)

    ResponderEliminar
  4. Estavas muito bonita no teu casamento😊. Acho que és uma pessoa 5 estrelas....tirando o facto de seres benfiquista😅. Estou a adorar viajar no tempo com os teus textos.

    ResponderEliminar
  5. Na foto da despedida de solteira o dedinho mini está a sair do sapato? Lol

    Perguntinha... riste na parte do namorado rico. Se bem me lembro foi o Ricardo que ofereceu a primeira Louis Vuitton e a primeira viagem a Nova Iorque certo? Intitulavas te como “não ter onde cair morta” certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só os ricos têm malas de marca? Só os ricos vão a NY?
      Então sou podre de rica!!! #not

      Eliminar
    2. Isso é de marido rico?

      Eliminar
    3. Olha, afinal sou rica e não sabia!!!

      Eliminar
    4. Eu também sou rica e não sabia.

      Eliminar
    5. Claro que não é de rico. Então não se vê meio mundo de Louis Vuitton e a ir pra Nova Iorque? A pipoca só não tinha lá ido antes (a NY) e só não tinha o armário cheio de Vuittons porque tinha que poupar para o bus de Madrid pra Lisboa.

      Eliminar
    6. Rita, admito que nem todas as pessoas possam ir a NY e comprar uma Vuitton, mas daí a chamar de rico quem o faça vai uma longa distância. Não deve saber muito bem o significado de riqueza...

      Eliminar
    7. Rita, recebo um salário líquido de cerca de 900€. Vivo sozinha, não tenho filhos, por isso consigo poupar cerca de 200€. Além disso, há os subsídios (férias e natal) e o reembolso de IRS. Por isso, não sendo uma pessoa rica, conseguiria agora fazer, sem problema, uma grande viagem.

      Eliminar
    8. Concordo com o anon das 9:55h, nem todos o podem fazer, mas não é preciso ser rico. Falo por mim quando quero comprar uma mala da LV ou outra, basta-me poupar meia dúzia de meses. O mesmo aplica-se a viagens, aliás ir a NY nem é das viagens mais caras, os voos até são a preços razoáveis.

      Eliminar
  6. Parabenizo-a por estes anos todos, sou sua fã e admito muito a sua escrita, farto - me de rir e adoro a lupa com que vê a vida. Partilhar a foto do seu casamento foi um grande ato de generosidade e quando finalmente vi o seu rosto, tudo se compôs ... Estava td perfeito Obrigada, por este anos. Já agora, se tivesse que alterar algo na indumentária do seu casamento o que modificaria? Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. E foi por vos ver na Luz vestidos de noivos que te comecei a seguir! Achei aquilo lindo e só pensava... damn it como gostava de fazer igual! Ahahah... apesar de ter sido só aí, comecei a ler o blog do início... e puff viciei! 😁

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma curiosidade... Porque foram vestidos de noivos no dia seguinte ver o jogo?! Se fosso no mm dia ainda percebia, mas no dia seguinte porque?!
    Vãnia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque há aquela tradição de fazer o trash the dress. Que nao implica obrigatoriamente estragar o vestido mas usá-lo noutra situação. Uns amigos meus fizeram uma sessão fotográfica dentro de cascatas naturais. É uma oportunidade diferente de usar o vestido

      Eliminar
    2. Também conheço um casal que fez uma sessão fotográfica um tempo depois do casamento, com os fatos.

      Eliminar
  9. 10 milhões em 6 anos é brutal, é o Benfica a ajudar:)
    As fotos estão todas bonitas, mas a primeira do blogue esta o máximo.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis