Pub SAPO pushdown

Dez novas expressões com animais para alegrar o PAN

segunda-feira, dezembro 10, 2018

A PETA lançou na semana passada uma campanha com o intuito de acabar com alguns provérbios e expressões populares que metem animais ao barulho. Por exemplo, "pegar o touro pelos cornos" deverá ser substituído por "segurar a flor pelos espinhos". Quer dizer a mesma coisa? Não, não quer, mas não interessa, foi o melhor que se arranjou para tirar o touro do caminho. Também a expressão "mais vale um pássaro na mão do que dois a voar" deverá ser substituída por "mais vale dois pássaros a voar do que um na mão",  e eu por acaso até concordo, que se um pássaro na mão vai cagar tudo e dar-nos bicadas até nos deixar um dedo em carne viva, imaginem o que seria com dois pássaros. Claro que o PAN achou esta ideia espectacular e veio dar todo o seu apoio. E eu, que não sou menos do que o PAN, também quero dar o meu contributo e pôr fim a algumas expressões. A saber:

- Pinar como um coelho
Meus amigos, os coelhos também amam. Os coelhos também têm sentimentos. Os coelhos também fazem amor. Há coelhos que, inclusivamente, enviam mensagem no dia seguinte a dizer que gostaram muito da noite e há até o caso de um coelho que, em 1993, em Benavente, enviou um ramo de flores. Posto isto, parem de diabolizar o coelho e de reduzi-lo às suas habilidades sexuais, porque ele é muito mais do que isso. Sugiro que se mude a expressão para "amar como um coelho" ou "ser fofinho como um coelho" porque, de facto, não há nada mais querido do que aqueles rabinhos em pompom.


- Má como as cobras
Eu não sei como é que alguém se lembrou de tal expressão, porque se há bicho que é conhecido pela sua bondade e queridice é a cobra. Ahhhh, a delicadeza com que elas abocanham uma vaca e a engolem em três segundos, que mimo. E têm mesmo cara de boas pessoas, olhamos para uma daquelas cobras de 20 metros de comprimento por três de largura e apetece-nos rebolar no chão com ela, apetece-nos enchê-la de festas, apetece-nos levá-la para e deixá-la dormir aos nossos pés. Cobras más, ele há com cada uma! Sugestão para uma nova expressão: "fofinha como uma cobra morta"", porque acho que só morta é que uma cobra consegue ser fofinha.Mas calma, PAN, eu não estou a sugerir que demos cabo do canastro às cobras. Estou a falar de cobra morta mas de causas naturais, tipo velhice ou enfarte. 

- Ser uma cabra
Se eu pudesse apostar, metia dinheiro em como esta expressão foi inventada por uma cabra para se referir a outra cabra. Só o sexo feminino é capaz destes requintes. Problema, nem todas as cabras são cabras, por isso é injusto usarmos esta expressão para nos referirmos a uma mulher maldosa, estúpida, capaz de passar por cima de todos. Sim, verdade, toda a gente conhece alguém assim, não precisamos é de chamar-lhe cabra. Porque há cabras queridas e boazinhas. Há cabras que fazem voluntariado em África. Há cabras que tricotam camisolas para cabrinhas carenciadas. Por isso vamos parar com esta merda de enfiar todas as cabras no mesmo saco (é só uma expressão, PAN, eu não quero MESMO sufocar as cabras dentro de um saco). A minha proposta: "fofinhoca que nem uma cabra" (inserir emoji de coração).

- Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera
Eu não quero ser intriguista nem levantar aqui suspeitas, mas acho que esta expressão só prova a falta de solidariedade e corporativismo que há entre a classe das andorinhas. Então morre uma andorinha e continua tudo a fazer a sua vidinha e a assobiar para o ar? Grandes cabras! Ai, desculpem, já não se pode usar "cabras" neste sentido. Mas que são más como as cobras disso não haja dúvidas! Merda, também já não podemos dizer "más como as cobras". Olhem, pronto, são umas putas ingratas.

- Gorda que nem um texugo
Numa altura em que tanto se fala de bodyshaming acho incrível, INCRÍVEL, que se aponte assim o dedo às barrigas gorduchas dos texugos. Sabem que há texugos que andam há uma vida a lutar contra o excesso de peso? Já tentaram tudo! LEV, acumpuntura no Pedro Choy, banda gástrica, lipo com o Dr. Ângelo Rebelo,  dieta líquida, tudo! E pumba, sempre que se avista uma gorda lá vem alguém dizer que parece um texugo. De cada vez que se usa esta expressão há um texugo que engorda 370 gramas. O que parece pouco, mas tendo em conta que um texugo pesa uns dez quilos, 370 gramas são coisa para levar dois anos a abater. Acabemos com esta pouca vergonha. A minha sugestão: "tem o corpo possível como um texugo".

- Meteu-se na toca do lobo
Pessoas, eu sei que isto da habitação está mau, as casas estão pela hora da morte, está horrível para arrendar, pior ainda para comprar, mas também não vamos agora andar aí a invadir propriedade privada. O lobo tem a sua toca, deu uma entrada jeitosa, tem um crédito-habitação de 38 anos (com um spread muito jeitoso que lhe deram na Caixa Lobal de Depósitos) e vem agora um chico-esperto qualquer a querer lá enfiar-se. Tenham modos!  A minha sugestão: "deixar o lobo sossegado e arrendar um t2 com mais quatro amigos em Agualva-Cacém".

- Pela boca morre o peixe
Eh pá, depende do peixe, também não vamos estar aqui a generalizar. Pode morrer de aneurisma, de anemia aguda, de depressão por ter sido deixado por uma peixa, de hipotermia, de septicemia, de acidente de iate (há peixes mais ricos do que outros), não vamos achar só que é só pela boca, porque isso depois até cria falsas expectativas nos peixes e faz com que descurem a saúde. Pensam que é só pela boca que podem morrer e quando menos esperam, tau, levam com uma traineira nas ventas. A minha sugestão: "de variadíssimas maneiras morre o peixe... tal como qualquer outra pessoa ou bicho".

- A cavalo dado não se olha o dente
Acho muito bem que se mude esta expressão, porque é por não se olhar para os dentes dos cavalos que depois temos para aí uma camadona de cáries que não é brincadeira. E depois tentem lá marcar um dentista pelo Serviço Nacional de Saúde. É o marcas! Quando der por isso já o cavalo está a colar uma placa com Corega. Vamos parar com esta mania de negligenciar a saúde oral dos cavalos e sempre que vos oferecerem um cavalo (coisa que, imagino, acontece com bastante frequência) tratem de lhes olhar para a dentuça. E mudemos a expressão para "a cavalo dado olha-se o dente". Acho que simplifica bastante.

- Lobo em pele de cordeiro
Pronto, querem ver que agora o lobo também não pode usar uma pelezinha para se aquecer no Inverno? Não pode limpar o sebo a um cordeiro para tricotar um casaquinho de lã? As pessoas também implicam com tudo. Pronto, então mude-se para "lobo em pele sintética da Zara". Está bom assim? Comichosos.

- Grão a grão enche a galinha o papa
Isso. Deixem-na encher-se de grãos, não fiquem de olho e de repente a vossa galinha virou um cachalote. Se não deixamos os putos comerem todas as merdas que querem, por que raio deixamos a galinha entupirem-se de grãos? Ainda por cima é uma coisa que incha a barriga e dá flatulência. Depois admiramo-nos que a galinha da vizinha seja melhor do que a nossa. Claro, a galinha da vizinha faz crossfit quatro vezes por semana, só bebe batidos de aipo e brócolos e ainda tem dez por cento de desconto na Prozis. A minha sugestão: "um grão por semana e temos a galinha anoréctica mas a caber num 34".

76 comentários:

  1. Se formos ver bem essas expressões realmente não fazem sentindo. Ofender alguém com: cabra, vaca, cão (cadela) para mim nunca fez sentido já que só as pessoas têm atitudes de maldade. Não concordo com a sugestão do PAN (acho descabido) mas também não sei onde foram tirar certas expressões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei onde as foram tirar, mas não têm mal nenhum. Ou consta-lhe que os bicho têm ido ao psquiatra tratar a depressão por causa dos provérbios tradicionais? Se os deputados e os partidos políticos se preocupassem com a corrupção que por aí vai faziam melhor.

      Eliminar
    2. E quem é que disse que ser vaca/cabra/cadela tem a ver com atitudes de maldade (conscientes) e não com comportamentos de instinto animal?! 😝 Acho que faz todo o sentido..

      Eliminar
    3. Eu também não concordo com o PAN neste aspecto (fui eu que fiz o comentário inicial) mas quando se chamam estes nomes é com o intuito de ofender e não encontro nada de ofensivo numa cabra ou numa vaca, só isso.

      Eliminar
  2. A pipoca está de volta!!!
    Obrigada ��

    ResponderEliminar
  3. Oh Vasco, vamos ao centro comercial cortar o cabelo e aproveitamos compramos os tênis, matamos 2 coelhos com uma só cajadada. Diz o Vasco, o quê, MÃE??? Horrorizado coitado ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadinho do Vasco que acabou de descobrir que os coelhos também morrem...

      Eliminar
    2. E ficam tão saborosos quando cozinhados em vinho tinto.

      Eliminar
    3. Não, tadinho do Vasco que pensou que ia ao centro comercial com a mãe matar coelhos!
      "É burro ou faz-se", anónimo?

      Eliminar
  4. Atirei o pau ao gato tu tu ,mas o gato tu tu ,não morreu eu eu ,dona chica...lol

    ResponderEliminar
  5. Já não há paciência para tanto fundamentalismo!!! A sério que o "pan" não tem mais que legislar???👎

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pan, partido com a sigla pessoas animais e natureza, até hoje só vi propostas pelos animais e raramente pela natureza, ainda não vi nada relevante pelas pessoas.

      Eliminar
    2. E quem é que falou em legislar?

      "Mas o PAN não quer que estas tentativas se transformem em iniciativas legislativas(...)", do link que a Pipoca colocou no texto.

      Eliminar
    3. Querido anónimo das 21h49 tem de estar mais atento, e nem é preciso procurar muito. “PAN quer alterar lei para que sexo sem consentimento seja crime de violação” isto é de hoje mas óbvio que há mais. Informe-se antes de falar

      Eliminar
    4. Anónimo das 21h49, ora instrua-se um bocadinho: http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/ActividadeDeputado.aspx?BID=5777&lg=XIII#bini

      Eliminar
  6. GOSTEI! CONCORDO A 1000%. Mas as sondagens para as legislativas já dão 4% a estes patetas que nem ecologistas dignos desse nome são. São verdadeiros patetas.
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patetas ou não só os únicos que lutam pelos direitos dos animais...

      Eliminar
    2. Concordo, acho o PAN um dos piores partidos que anda para ai, como é que há pessoas que não vêm isso ? Faz-me uma confusao.

      Eliminar
    3. São patetas porque lutam pelos direitos dos que menos força para o fazer têm, sejam os animais ou a natureza e também pelos desfavorecidos, pelas pessoas com deficiencias... Enfim...

      Eliminar
    4. Há pessoas que criticam só porque sim e sem conhecimento de causa, enfim. Embora não concorde com todas as propostas do PAN (como na generalidade não concordo com as de nenhum partido) acho que fazem um trabalho ótimo na defesa dos animais, se não fossem eles os maus tratos a animais ainda não teriam sido considerados crime...

      Eliminar
    5. Anónimo11 dezembro, 2018 10:41

      Eu tenho conhecimento de causa provavelmente muito mais de que a senhora/o e critico porque acho que é um partido mediocre.
      Permite-me ?

      Eliminar
    6. Como é que há pessoas que não veem que não sabem sequer escrever, anónimo das 2h37?

      Eliminar
    7. Anónimo11 dezembro, 2018 12:02

      Saber ou nao escrever nao implica que as pessoas tenham ou não opiniao, ou que a sua opiniao tenha ou não merito.

      Pelo que até vejo nas redes sociais , normalmente quem faz de corrector ortografico (há sempre a pessoa corrector ortografico, sempre) é que é a mais agressiva e o que tem menos para dizer.
      No geral é isso que acontece.

      Eliminar
    8. Anónimo11 dezembro, 2018 11:25

      Só achar que tem mais conhecimento de causa do que uma pessoa que nem sequer conhece já diz alguma coisa sobre si :)
      Se acha que é um partido medíocre tem o seu direito mas é o único que tem feito algo pela defesa dos animais. Ou acha que os mais tratos a animais não deveriam ser considerados crime?

      Eliminar
    9. Anónimo11 dezembro, 2018 16:00

      Esse comentario do conhecimento de causa é para o Anónimo11 dezembro, 2018 10:41, sendo ele que referio Inicialmente que OS outros é que nao tinham conhecimento de causa.
      Certo ?

      "Ou acha que os mais tratos a animais não deveriam ser considerados crime?"
      Eu acho que um partido politico não deveria ter isso como sua principal causa para Governar um pais. Para se governar um pais de 10 milhoes num mundo global é necessario considerar politicas economicas, de educaçao, sociais , saude, relaçoes internacionais, segurança nacional e internacional.
      Um partido que tenha capacidade e interesse em dominar todas estas facetas deve existir para governar um pais, os outros sao anedotas, sao area para os olhos.
      Só considerando todas estas coisas é que podemos ter qualidade de vida para todos , inclusive os animais.


      Percebeu ? ou só vê caes e gatos á frente ? Percebou que Governar um pais vai para alem dos direitos dos animais e que um partido é feito para governar um pais num mundo Global. Essa é a intençao de um partido politico.

      Eliminar
    10. 15h48: A sua resposta é típica de uma pessoa sem qualquer humildade. E, já agora, agressiva foi a sua resposta.

      Eliminar
    11. 22h49: Você é dos mais agressivos aqui da caixa de comentários.

      Eliminar

    12. Anónimo12 dezembro, 2018 23:27

      Entendo, nao gostou de ser chamada á razao, nao gostou que dissesse que afinal quem insinuou que os outros nao tinham conhecimento de causa era o anonimo inicial.

      Tambem nao gostou que se chamasse a atençao para quais as obrigaçoes de um partido politico e a importancia que isso tem para a sociedade...inclusive para os animais.

      Entendo que nao tenha gostado, mas é o que é , e as pessoas tem que parar de ser demagogas e só verem um lado para passarem a ser realistas e verem o global, para o bem de todos nós .

      Eliminar
    13. Anónimo11 dezembro, 2018 16:00

      Não se preocupe tanto visto que o PAN nunca irá governar o país, mas se não fosse um único deputado do PAN ainda hoje os animais eram considerados coisas. Como já disse não concordo com todas as propostas que fazem mas há que admitir que fazem um bom trabalho na defesa dos animais (que mais nenhum partido faz).

      E sinceramente prefiro ver só cães e gatos à frente do que certo tipo de pessoas (pode-se incluir nesse grupo).

      Aqui fica uma frase para si : “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados” Mahatma Gandhi

      Eliminar
    14. Um partido não tem que ter como objectivo governar e pelo que vejo o objectivo tem sido bem mais... governarem-se.
      PS Há mais animais do que cães ou gatos!

      Eliminar
    15. 14h33: Só me dá razão! Acha mesmo que é o detentor da verdade e da certeza! Não tem humildade nenhuma! Tente crescer um pouco.

      Eliminar
    16. Anónimo13 dezembro, 2018 15:58

      Pois eu, mesmo que nao me queira ver á frente (e a muitas outras pessoas), continuo a preferir o seu bem e luto por isso, pelo seu e pelo meu, por todas as pessoas.
      Acredito que o PAN não é o partido certo para isso, acho até que esta no espectro oposto.

      Eliminar
    17. Bala

      Eu tambem acho, mas o PAN nao acha como se pode ver pela sua postura durante a epoca de incendios.

      Eliminar
  7. É a maior, neste tipo de textos. Sou fã da sua escrita, do seu humor, parabéns Ana, mesmo por usar essa lupa é descrever tão bem aquilo que todos pensamos, mas não conseguimos fazê lo como faz. Mafalda.

    ResponderEliminar
  8. Realmente falta de conteúdo dessa coisa chamada PAN... apenas com humor e sátira se atura tamanha idiotice. Vivam os acéfalos que acham que gostam de animais.....

    ResponderEliminar
  9. A galinha virar um cachalote é mt agressivo :)

    ResponderEliminar
  10. Que moca!!!! Adorei o texto! F
    Fartei-me de rir!!!

    ResponderEliminar
  11. Vivemos no século dos ofendidinhos! Acho que uma enxada para cavar, fazia bem a muita gente!

    ResponderEliminar
  12. Gostar e proteger os animais é ajudá-los, não é nada destas tretas que o chamado "PAN" anda a inventar. Enfim...

    ResponderEliminar
  13. só mesmo a Ana para alegrar a minha semana. obrigada.

    ResponderEliminar
  14. O PAN não pretendeu legislar coisa alguma, porque sabia que não se podia atentar a liberdade de expressão das pessoas. É ler a notícia com atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ler o que eu escrevi com atenção. Onde é que eu disse que o PAN pretende legislar a alteração das expressões? Eu disse que a PETA lançou a campanha e que o PAN apoiou.

      Eliminar
    2. Pois é Pipoca, mas veja, pelas respostas da maior parte dos comentadores, que não sabem ler ou interpretar (continuam a achar que o PAN quer legislar isto).

      Eliminar
    3. Não Ana, o PAN não apoiou: https://bit.ly/2GcQbx9

      Eliminar
  15. Deixem os proverbios em paz! A minha filha já nem o atirei o pau ao gato me deixa cantar... é atirei o pão ao gato, mãe! e o pão não comeu! Já alguém deu pão a gatos? acho que eles até acham mais graça a um pau...

    ResponderEliminar
  16. Ao ler este texto torna-se evidente que apoiar esta ideia dos provérbios NÃO faz sentido nenhum, parece que há falta do objectivos concretos na defesa dos animais ainda mais em Portugal parece que ainda nada se fez.

    ResponderEliminar
  17. Delicioso! Soube-me a pato, este texto!! Ups, pato não...a prato de...sopa de legumes biológicos.
    Já o La Fontaine brincava com os animais nas suas fantásticas fábulas. E todos nós lemos e tirámos a moral de cada uma. Será que entretanto tb acabam com as ditas? Ou, por outra, será que vão ser de leitura obrigatória dado que personificam os animais? Hummm🤔

    ResponderEliminar
  18. ahahaahah! e mais uma vez estou eu a rir-me para o computador e os meus colegas acharem que me passei de vez!!! Boa Pipoca!

    ResponderEliminar
  19. Pipoca, vou-me lembrar sempre que não posso ler os teus posts enquanto faço refeições!!!! Quanto a esses parvos, q não têm absolutamente mais nada que fazer, que tal irem mamar na 5ª pata do cavalo???

    ResponderEliminar
  20. A chorar de tanto rir. Do melhor que já li da PMD. Brilhante. Eheheheheheeheheeh

    ResponderEliminar
  21. A grande questão é : "e baba de camelo, podemos comer?!?!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh nãoooo, espero que a PETA e o PAN (best friends forever) nao percebam essa, vao querer abolir a baba de camelo, ou se forem bonzinhos permitem que se chame mulhanga maravilhosa cor de cócó
      Oh nãooooo alguem ofendido vai proibir a palavra cócó.
      Estamos tramados.

      Vamos ter que comer pao de ló até ao resto dos nossos dias.

      Eliminar
    2. E Línguas de gato...como vai ser?

      Eliminar
    3. E as línguas de veado?
      Vão deixar de existir?

      Eliminar
  22. Gostava da sua opinião sobre isto. https://maisfutebol.iol.pt/liga/vitoria-setubal/vidigal-somos-intensos-e-agressivos-mas-nao-somos-maldosos. Num mundo em que cada palavra inocente origina discursos de odio, em que dirigentes, treinadores e desportistas são castigados só por dizerem um palavrão ou ironia,permite-se este discurso machista que nem pensava ser possivel oivir que ofende adeptos e adeptas de futebol, jogadores, habitantes de Setubal, pescadores, mulheres, homens, https://maisfutebol.iol.pt/liga/vitoria-setubal/vidigal-somos-intensos-e-agressivos-mas-nao-somos-maldosos

    ResponderEliminar
  23. Em vez de se preocuparem em tentar acabar de vez com as touradas, andam preocupados com a merda dos provérbios, que em termos de acção não fazem mal a ninguém.

    ResponderEliminar
  24. concordo que o pan exista , mas podia fazer realmente alguma coisa pelos animais, tentar junto do governo veterinários do estado,mais condicoes na cidade para animais brincarem junto das camaras... e coisas do genero...nao... querem animais dentro de restaurantes , querem torna los pessoas quase , entao que os ponham a dar rendimento monetario... amo animais.

    ResponderEliminar
  25. Opá, não batam mais no ceguinho...ups,sorry

    ResponderEliminar
  26. Muito bom!! Aplausos

    ResponderEliminar
  27. Sugestao de posts: reuniões e grupos de pais (medo!) e os tipos de pais na escola (dá pano para mangas), mundo fit no seu melhor/pior, mundo veggie no seu melhor/pior (nada como gozar um bocado c o marido de vez em quando..).. a bumba está para os vídeos como a pipoca para a escrita humorística (os stand ups não conheço por isso não posso opinar). Deviam juntar-se as duas e fazer uns videos juntas.

    ResponderEliminar
  28. Excepto que o PAN não disse isso 🙄🙄🙄🙄🙄source: https://bit.ly/2GcQbx9

    ResponderEliminar
  29. E os sapinhos na boca do bebé? Até os bebés, seres que julgávamos nós serem tão inocentes! Com que então andam com os sapos na boca ao invés de os terem nos charcos :) Malta, nada de exageros, e ainda bem que existe alguém com sentido de humor para levar estas questões na brincadeira, uma vez que se lembraram dos direitos dos animais agora. Sempre tiveram “direitos”, direito ao respeito, ao seu espaço, ao seu estatuto enquanto animal, mas não confundam as coisas que já por sim estão confusas. De grosso modo as pessoas estão a confundir tudo, e a inverter até os papeis. Na realidade existem pessoas que mais parecem animais, e amimais que de tanta transformação parecem pessoas, mas ainda assim existem diferenças, porque afinal não somos todos iguais. Continuemos a respeitar os animais certamente, quem não o faz talvez seja uma sensibilização, mas moderação como tudo na vida.

    Milicas Saraiva

    ResponderEliminar
  30. Cara Pipoca, este texto contém uma ofensa inadmissível. No final, refere que as galinhas podem virar cachalotes. E os cachalotes, não têm sentimentos? Enchem-se de depuralina para quê? Para serem assim enxovalhados? Shame, Pipoca, shame

    ResponderEliminar
  31. Acabei de descobrir este blog. Acho que não me ria assim tanto desde 2000.
    Eu nasci em 2000.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis