Pub SAPO pushdown

A gripe anda aí. Vacinem-se!

quarta-feira, dezembro 12, 2018

Esta que vos escreve é, provavelmente, a pessoa que mais padece de gripe em Portugal. Acho até que é o meu estado natural, já que estou assim umas 18 vezes por ano. Quê? Mas mesmo no Verão, quando estão 37 graus? Sim, até em Agosto eu já apanhei gripes de caixão à cova. Às tantas era tão frequente que sugeriram que pudesse ser alguma coisa a nível de alergias, mas não. Fiz todos os testes e nada. É só mesmo um sistema imunitário muito fraquinho, o que é que querem que vos faça? E, claro, o Inverno ainda não começou e já eu estou para aqui toda ranhosa, e com tosses, e com sensação de atropelamento e com cenas várias. Que sina. Já sei tão bem quando a gripe está para chegar. Num dia começo assim com uma ligeira impressão na garganta, uma coisa muito leve, e já sei que no dia seguinte estou de cama. A coisa evoluiu a galope, é impressionante.

Apesar de andarem por aí o ano todo, o tempo mais frio é, por excelência, a época preferida para as gripes se instalarem de armas e bagagens. E é uma treta, porque naqueles casos mais graves ou em pessoas mais fraquinhas (como eu), é coisa para ter de se ficar de molho uns quantos dias. E apesar de haver grupos de risco - crianças, grávidas, idosos, pessoas com doenças crónicas - a sacana da gripe ataca toda a gente, não tem preferidos. E, em alguns casos, quando não é devidamente curadaa, as gripe derrapa para coisas mais graves e complicadas de tratar.

O que é que se pode fazer para prevenir a gripe? A vacina é uma óptima hipótese a considerar. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é  não só a melhor maneira de prevenir como também de ajudar a reduzir os riscos de complicações mais sérias. Eu, que todos os anos digo que a vou tomar, acabo sempre por me esquecer. Só quando sou apanhada pela gripe é que me lembro, e depois é claro que me arrependo. 

De qualquer forma, a vacinação é importante. Porque pode evitar que fiquemos doentes, porque pode reduzir a gravidade da gripe caso fiquemos efectivamente doentes, porque pode impedir que tenhamos de ser hospitalizados ou até que morramos de gripe. Sim, pessoas, é possível morrer-se de gripe, por isso todas as medidas são poucas. Em Portugal o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza a vacina gratuitamente a maiores de 65 anos e a alguns doentes específicos  Ainda assim, a vacina é altamente recomendada para os restantes grupos e é preciso que nos vacinemos todos os anos. 

A vacina da gripe custa menos de 4 euros para quem não é abrangido pela vacinação gratuita, e está disponível nas farmácias através de prescrição médica.  Convém tratar do assunto até Dezembro, que é quando o vírus costuma atacar em força, por isso esqueçam lá o medo das picas e tratem do assunto!

29 comentários:

  1. nos ultimos anos tenho intercalado a decisão de tomar e não tomar
    sempre que tomei nunca me escapei a ficar de cama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando não tomou?

      Eliminar
    2. E, infelizmente, ainda levou com uma dose de hidróxido de alumínio que é um veneno para o sistema imunitário.

      Eliminar
    3. O hidróxido de alumínio não so não é um veneno como é necessário para a eficácia lol. Alerta maluquinho do autismo.

      Eliminar
    4. Desculpe Maria, mas este seu comentário tira-me do sério. Vamos falar em nomes em concreto? O tal dito autismo que taaaanto é argumento pelas pessoas anti-vacinação era associado ao timerosal, um constituinte conservante das vacinas, que foi contornado com o uso de vacinas unidose na maioria dos paises desenvolvidos. Estudo esse que já se soube que foi mal feito e que foi patrocinado por pessoas com grande interesses por trás.

      Esse hidróxido de alumínio que fala é um disparate, mas sim, vamos todos voltar a morrer de cólera, tuberculose, poliomielite, haja paciência!!!

      A única contra-indicação de maior para a vacina da gripe é para quem tem algum tipo de reação alérgica a ovos, porque o vírus é inoculado em ovos de galinha! (razão pela qual as vacinas são tão limitadas, devido ao uso de ovos para inoculação)

      E acabou de ganhar um aula sobre ciência, de nada!

      Eliminar
    5. Lol Maria, você é uma cómica!

      Eliminar
    6. Obrigada Anonimo 19:28 ainda há muita iliteracia relativamente ao tema vacinação em particular, vacina da Gripe. Eu levo todos os anos por recomendação medica já que por duas vezes fiz pericardites (virus no pericardio) e sou diabética (tipo II) pelo que assim evito a "entrada" de mais estirpes de vírus. Por ter levado a vacina nunca fiquei de cama como muita gente afirma. A PMD ao apelar à vacina da gripe esta de facto a fazer serviço publico de informação mas depois não dando o exemplo, comporta-se como ainda muita gente que prefere ignorar, não me parece correcto. Ou se apela e na pratica agimos ou então não faz sentido nenhum.

      Eliminar
    7. ines rodrigues: isso é porque a vacina da gripe é dirigida a algumas estirpes do vírus Influenza, mas não todas. Assim como há outros vírus que causam os mesmos sintomas e que não são abrangidos pela vacina. Vale a pena tomar? Na minha opinião, em crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas ou outros problemas de saúde sim, mas de resto não.

      Eliminar
    8. Acrescento só que mesmo as pessoas alérgicas ao ovo podem/devem fazer no centro de saúde com as devidas medidas ou em meio hospitalar

      Eliminar
    9. Ponham os olhos no testemunho da "Anónimo12 dezembro, 2018 23:01", ignorantes.

      O Hidróxido de alumínio é um coadjuvante sim, mas isso não significa que deixe de ser perigoso.

      O autismo que querida anónima "Anónimo12 dezembro, 2018 19:28" sugere, é o menor dos problemas patológicos que daí podem advir. E muitos estudos continuam apontar o Hidróxico como um componente com diversos efeitos iatrogénicos de curto e médio prazo. Já para não falar que há 30 anos as vacinas administradas eram 5 ou 6 e actualmente são mais de 30 interposições que fazem parte do Plano. As quantidades de exposição não são relevantes? ...para os ignorantes, não.

      É o que dar não saber a ponta sobre ciência e comer o que a Industria dá como irrefutável e ao nível do divino. Se soubesse um pouco de História, e mais concretamente sobre a história da Medicina (que aliás é a minha área profissional), teria a humildade de reconhecer os grandes e inúmeros flops que marcaram o desenvolvimento das ciências médicas. É com eles que aprendemos.

      Recomendo também que aprofunde um pouco os conhecimentos entre a diferença entre: ser contra a vacinação, e ser contra a imunização. São semânticas diferentes. De nada!

      Eliminar
  2. Querida pipoca.
    Tentei ontem comprar a dita vacina, pois só ontem consegui receita médica. Conclusão :vacina esgotada, possivelmente sem reposição. Flop!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode comprar sem receita ou levar a receita depois... A diferença no preço é mediocre.

      Eliminar
  3. este post está uma confusão!

    a gripe é causada pelo vírus Influenza. A vacina da gripe é para várias estirpes do vírus Influenza (as que se pensam que estarão mais a circular no inverno em questão). mas há muitos outros vírus que causam constipações/síndromes gripais/rinofaringites (muitos nomes para a mesma coisa, já que é tão comum!). para (quase) todos esses vírus NÃO há vacina. se a Pipoca tem "gripe tipo 18 vezes por ano", incluindo em agosto, a esmagadora maioria dessas vezes, tecnicamente, não será uma gripe, porque não foi causada pelo vírus Influenza. a esmagadora maioria dessas constipações NÃO seria portanto prevenida por esta vacina.

    tomar a vacina da gripe protege contra a gripe, mas não contra todos os vírus que causam sintomas semelhantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. E' o tanto confundir alhos com bogalhos que depois da municoes aos maluquinhos dos anti-vax. Ninguem tem 18 gripes por ano, mas ha muita constipacao muito longa e mazinha. Gripe da cama no minimo 7 dias, temperaturas altas, dores no corpo, a coisa e' grave. E e' contra o virus da gripe (alguns) e nao constipacoes que a vacina protecte, como diz as aves.

      Tomam a vacina da gripe e ficam a pensar que nao se constipapam todo o ano. Depois ao primeiro espirro culpam a vacina de nao ser eficaz e causar a doenca. Este post desinforma de modo perigoso.

      Um dos beneficios da vacina nao mencionados e' a imunidade de grupo. Pelo facto de eu me vacinar e reduzir o meu risco de contrair gripe, tambem reduzo o risco dos que me rodeiam. A vacina nao e' gratis para adultos saudaveis porque nao e' custo-efectiva, infelizmente, ja que o risco de contrair gripe e esta se com complicacoes, nesses subgrupos de populacao, e' muito pequeno. Mas faz bem publicitar a vacina, mesmo em adultos saudades.


      E ja agora, aproveite o lanco, e publicite tambem a vacina do sarampo e outras em criancas, que essas tambem precisam urgentemente. Esta-se a perder a imunidade de grupo porque a cobertura e' inferior 95% e ja se veem surtos de sarampo nos US e UK, doenca que ja estava erradicada ha anos. As pessoas ja se esqueceram da quantidade de criancas que morriam com sarampo (o meu tio foi uma delas) em Portugal nos idos tempos.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. É uma pena haver tanta desinformação. E é também lamentável que as enfermeiras dos centros de saúde não esclareçam as pessoas. Este ano fiz um teste e resolvi fazer algumas perguntas sobre a vacina contra o HPV às enfermeiras e não obtive respostas satisfatórias. Eu adiei a vacina da miúda e recorri a minha ginecologista que me deu todas as informações que precisava. A resposta: tem que levar senão não lhe dou o papel para entregar na escola não é suficiente. Pelo menos não para mim. A ignorância leva a mas decisões e alguns profissionais têm uma grande responsabilidade nesse aspeto. Cada vez mais as pessoas querem respostas e quando não as têm recorrem a fontes pouco crediveis. Eu não tenho que aceitar uma vacina porque sim. Quero saber exatamente o que estou a receber, se há por exemplo vacinas melhores no mercado... Enfim...

      Paula

      Eliminar
  4. Eu sou doente oncológica e fui desaconselhada a levar a vacina. Até ter sido diagnosticada as gripes não me pegavam, depois disso tenho umas 567 por ano (o raio do Linfoma deixou marcas no meu pobre sistema imunitário). Segundo o meu especialista a vacina tem componentes que devem ser evitados por qualquer pessoa, podendo estes "facilitar" a entrada dos vírus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doentes com sistemas imunitarios comprometidos sao desaconselhados de tomar algumas vacias. Peca as pessoas de familia ou com quem lida diariamente para tomarem elas.

      Eliminar
    2. Não me parece que a toma da vacina facilite a entrada do vírus (neste caso a vacina estava a facilitar a doença e não prevenir como é suposto)...
      Como doente oncológica fui aconselhada a tomar a vacina mas isso cada médico pode ter opinião diferente..

      Eliminar
    3. O seu especialista é médico oncologista?

      Eliminar
  5. Aqui em casa fomos contemplados com alguns males sanzonais e crónicos: asma para o filho, amigdalites para a filha, alergias/rinite para o pai e duas gripes anuais de caixão à cova para mim nas principais mudanças de estação e outras menos agudas. Resultado: muita pesquisa e consultas entre o alternativo e o convencional. Vou partilhar convosco as minhas descobertas. Primeiro: existe a vacina oral para a família que se toma nos primeiros 10 dias de cada mês durante três meses, no início do frio. Ainda vão a tempo porque o frio a sério só agora vai começar. Contudo há dois anos que não tomamos. Não me lembro da última vez que estive constipada e também não houve mais ataques à saúde de ninguém em termos imunitários/vírus... de há cerca de dois anos para cá. E porquê? Eu e o meu marido bebemos TODOS os dias de manhã um chá de gengibre (raíz cortada), casca de limão e canela para aí há uns 3 anos; os meus filhos fazem comprimido homeopático de equinacea que pode ser tomado todo o ano ou só a partir do final do Verão. Pipoca, se não estiveres a amamentar experimenta estas duas coisas. Vais sentir muitas melhorias, garanto-te. Se quiseres tb te dou o número de telefone da minha homeopata que dá consultas em Lisboa. Ela tem sido a nossa salvação. Boas melhoras a todos os engripados porque não há pior do que um "dariz entupido"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o gengibre, mas homeopáticos? São tão malucos quanto os anti vacinas.

      Eliminar
    2. A homeopatia esta mais que provada que nao funciona, e' so mesmo efeito placebo e mesmo esse muito pouco.

      Ja a equinacea, nao em solucao homeopata que nao tem principio activo nenhum, mas o componente activo mesmo em farmaco, e' a unica coisa que tem comprovado algum efeito em reduzir a severidade das constipacoes (tens na mesma, mas sao mais fracas), se tomada 7 dias antes de as ter... o que significa que tens que andar a tomar comprimidos de equinacea o inverno todo, que e' uma chatice. Ao primeiro calafrio comeca a tomar a equinacea com sumo de laranja e se tiveres sorte a coisa resolve-se mais depressa (mas nao evita!). Ja agora, cha de limao com mel tem exactamente o mesmo efeito, ou melhor, que xarope da tosse.

      E nao me venham ca com historias que e' so' diferenca de opiniao, porque nao e'. Nao sou medico, sou cientista, e faco estudos rigorosos para provar (ou nao) a eficacia e efectividade de tratamentos, sejam eles farmacologicos ou nao, alternativos ou convencionais, e de qualquer origem do plante.

      Eliminar
    3. Por aqui também somos adeptos de suplementos naturais, as minhas filhas tomam óleo de fígado de bacalhau,uma em xarope enriquecido com geleia real e a mais velha em cápsulas e raramente se constipam.

      Eliminar
    4. Efeito placebo, ou não, o certo é que a minha filha nunca mais fez antibiótico mês sim, , mês sim. Naturalmente que não tomam equinacea uma semana antes da constipação. Tomam a partir do fim do Verão. Também é verdade que cada caso é um caso. Aqui em casa são 4 casos de sucesso. Também admito que sabe muito bem um chá de limão com mel nos dias frios. Mas a canela tem efeitos anti-inflamatórios e, até ver, não engorda...

      Eliminar
    5. Para o Anónimo de 13 dezembro, 2018 12:53 - como explica então os bons resultados em bebés e crianças? E mais que provada onde? Eu deixei de usar anti-histamínicos graças aos óleos essenciais que me ajudam também a combater as dores incapacitantes de um problema de saúde crónico e se é efeito placebo, então parabéns ao efeito da mente. Comigo resulta e se os efeitos secundários de medicações terríveis que tinha que tomar.
      Joana

      Eliminar
  6. Principal maneira de combater gripes (e outras doenças que tais): ter um sistema imunitário forte. Comam de forma saudável, pratiquem desporto (ou tenham um estilo de vida activo pelo menos), durmam bem e reduzam o stress ao mínimo.

    Tive uma fase da minha vida em que, por motivos profissionais, não tinha nenhuma das coisas acima. Passei os últimos 6 meses nesse sítio (que por acaso coincidiram com o inverno) sempre doente, nada de grave, mas sempre com constipações, febre ligeira e outras maleitas, andava um caco. Saí de lá, comecei a ter uma vida decente e nunca mais estive doente :) Quando começo a sentir algum sinal de constipação (normalmente porque no inverno os colegas começam com elas e é difícil não ter contacto com eles no trabalho), vou para casa mais cedo, bebo imenso chá, banho quente mais longo, mais cedo para a cama e acordo como nova no dia seguinte. Passo o ano sem tomar qualquer medicação e nunca fico doente (e ando todos os dias a pé, às vezes com frio/chuva).

    Agora estou grávida (8º mês), fiz a vacina da gripe porque era aconselhada a esse "grupo de risco" e, apesar desta fase potenciar uma imunidade diminuída, tenho-me sentido super bem e nada de constipações/doenças.

    ResponderEliminar
  7. Não estamos a confundir gripe (doença grave e perigosa que requer resguardo) com constipações e faringites, pois não, Pipoca?

    ResponderEliminar
  8. Duas dicas q deixo:
    - Chá de equinácea, maravilhoso p o sistema imunitário. Só há q n exagerar na regularidade c q se toma p n viciar e enfraquecer, sendo assim contraprocucente. O Celeiro tem um maravilhoso com canela e gengibre, mas outros também, só c equinácea p quem preferir.

    P a tosse, simplesmente mágico e aconteceu comigo: água morna numa boa caneca cheia, umas pedras de sal; gargarejar todo o líquido. A mim, a tosse passou praticamente toda nos minutos seguintes e não tive de repetir!

    Bom inverno e boa saúde!

    Sónia

    ResponderEliminar
  9. Votos de um excelente dezembro, sem gripes, mas com muitas festas.
    Bjs

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis