Pub SAPO pushdown

Vamos lá cuidar da pele #3: cremes

quinta-feira, março 15, 2018
Depois dos desmaquilhantes, séruns e tónicos, hoje é dia de falar do maravilhoso mundo dos cremes. Mais uma vez, com a ajuda da Dra. Helena Toda Brito:


É verdade que a pele se habitua aos cremes?
Em termos de eficácia esse problema não se coloca. Ou seja, se encontrarmos um produto que funciona bem com a nossa pele, podemos continuar a utilizá-lo por meses ou anos, enquanto a nossa pele continuar a reagir bem a ele.

Contudo, o que acaba por se verificar na maioria das pessoas (e pode ser confundido com habituação aos cremes) é que as necessidades da nossa pele mudam com o tempo. A pele é um órgão vivo, cujas características e necessidades mudam ao longo da vida (não só com o envelhecimento como também com as estações do ano, por exemplo), havendo necessidade de ir adaptando os produtos utilizados.

Em termos de efeitos adversos a determinados ingredientes (ex: irritação causada por ácido glicólico ou retinóides), felizmente ocorre geralmente aumento da tolerância com o tempo, o que não deve ser confundido com perda de eficácia.


Quais as verdades e mitos mais frequentes no que diz respeito à hidratação da pele?
Alguns dos mitos mais frequentes são:
- "Quanto mais caro o produto, mais eficaz": felizmente existem produtos eficazes aos mais variados preços. Devemos preocupar-nos mais com a lista dos ingredientes activos (ex: retinoides, anti-oxidantes, aalfa-hidroxiácidos, ceramidas) do que com o preço dos produtos.
- "quanto mais água beber, mais hidratada fica a pele": apenas em situações de desidratação grave do organismo é que a falta de água se traduz no aspecto da pele; numa pessoa saudável com níveis normais de hidratação, beber mais água não se vai traduzir numa pele mais hidratada.
- "as pessoas com acne não devem usar creme hidratante": as pessoas com acne também podem ter pele seca (alguns tratamentos para acne podem ser responsáveis por este problema) e nestes casos, a pele seca e irritada pode resultar no aparecimento de mais borbulhas. Existem no mercado cremes oil-free, não comedogénicos, que hidratam a pele sem agravar a acne. 
- "quanto mais produtos aplicar, melhor vai ficar a pele": muitas vezes em dermatologia menos é mais. Não é por aplicar 15 produtos diferentes que a pele vai ficar melhor. A aplicação excessiva de produtos pode ser contraproducente, podendo provocar irritação e inflamação.
- "só se deve começar a usar cremes anti-envelhecimento aos 30 anos, para não habituar a pele": não existe uma idade definida para se começar a usar produtos anti-envelhecimento, uma vez que as pessoas envelhecem a ritmos diferentes (consoante a genética, exposição solar, hábitos de vida). Os produtos anti-envelhecimento podem ser começados aos 20 anos se necessário, sem qualquer risco de perderem a eficácia no futuro.





51 comentários:

  1. Alguém que perceba do assunto me esclareça a dúvida: se "muitas vezes em dermatologia menos é mais", como é que com creme de dia, sérum de dia, protector solar, maquilhagem, água micelar, desmaquilhante, sérum de noite, tónico, creme de noite, e afins, a pele alguma vez respira? A pergunta não é provocatória, de todo, é mesmo uma dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      A pele não respira, porque senão seriamos anfíbios ;)

      A pele tem capacidade de absorção de vários produtos e uma rotina simples como a que está a ser sugerida, vai ajudar a manter a pele mais saudável.

      Limpeza: permite remover toda a sujidade do rosto e preparar a pele para a absorção dos produtos seguintes
      Tónico: ajuda a equilibrar o ph da pele e ajuda na absorção dos produtos seguintes, já que ao ter a pele húmida para o passo seguinte melhora significativamente a capacidade de absorção do produto
      Sérum: produto que permite chegar a camadas mais profundas da pele, comparativamente a um creme que apenas trata a superfície
      Creme: produto que permite tratar a camada mais superficial da pele

      O que calculo que a dermatologista queira dizer, é que não é por usar 30 produtos que vai ter uma pele melhor. Aliás existem produtos que combinados entre si causam inflamações cutâneas. Claro que para quem não tem uma rotina no tratamento de pele, possa parecer à partida, que as sugestões dadas são demasiado complexas. Mas será uma questão de hábito ;)

      Diria que o essencial a reter é que uma rotina simples, deve ter pelo menos 3 passos essenciais: limpar, tonificar e hidratar.

      Eliminar
    2. :) eles consideram menos, porque ha quem use toneladas de produtos para alem destes :D

      MC

      Eliminar
    3. Há aí alguma confusão...

      A maquilhagem serve como forma de embelezamento da pele, portanto você só usa se quiser e quando quiser.
      Em relação ao creme de dia e ao protetor solar, a maioria dos cremes de dia já têm protetor solar, o que é sempre a combinação ideal.
      A água micelar é um três em 1, por isso pode optar por usar um gel de limpeza e o tónico ou somente a água micelar.
      Pode usar o mesmo sérum, seja dia ou noite.

      Pense desta forma: durante o dia está exposta à poluição do meio ambiente, do fumo dos carros, do pó, do ar condicionado, transpiração, suor, etc...portanto, à noite, é preciso limpar a pele desta sujidade toda. E o que faz durante o dia? Proteger a pele, precisamente como protege a pele do sol na praia.

      Agora, em relação ao menos é mais, é importante conhecer a sua pele, saber identificar o que quer tratar ou corrijir e começar a partir daí. Ir conhecendo os produtos do mercado e, sobretudo, não se deixar influenciar pelas marcas e pelo marketing. Use apenas os produtos que considera serem necessários para a sua pele e para a sua carteira.

      Eliminar
    4. Porque há alturas em que ajuda muito a pele ter uma camada extra - no inverno, por exemplo, faz sentido usar um serum antes do hidratante (o serum normalmente tem melhores ingredientes ativos, e o hidratante forma uma camada mais espessa, quase de barreira entre a pele e o ambiente.
      De resto maquilhagem é opcional, e só é preciso usar e desmaquilhante se usarmos maquilhagem.
      Os tónicos respondem a problemas mais específicos da pele, mas ninguém obriga a usar os produtos todos numa só vez.
      Pode-se fazer em dias alternados, por exemplo.
      Ah, e normalmente os cremes / seruns que são específicos para usar à noite têm os tais ingredientes ativos que, com exposição solar, podem causar graves danos à pele.

      Eliminar
    5. Tenho exactamente a mesma dúvida!! Por isso é que só ponho um creme de dia e outro de noite.

      Eliminar
    6. Olá Anonimo das 14:18

      A agua micelar nunca substitui um tónico, porque tal como o nome indica tem micelas, que são agente de limpeza...ou seja em suma detergente. Como tal nunca devem ficar no rosto, deve sempre enxaguar-se o rosto após a aplicação da água micelar ;)

      Mesmo as marcas que dizem que são um tudo em um...tretas micelas nunca são para deixar na pele ;)

      Eliminar
    7. Anónimo das 22:03,

      Fiz uma pesquisa sobre a água micelar:

      O que é a água micelar e o que são micelas?
      Uma água micelar é um cuidado de higiene sem enxaguamento adaptado a diferentes tipos de pele, constituída por micelas que por sua vez lhe conferem capacidade de limpeza, inclusive ação desmaquilhante. As micelas são estruturas globulares formadas por ésteres de ácidos gordos biomiméticos, moléculas muito semelhantes aos fosfolípidos das nossas membranas celulares, ajudando a reconstruir naturalmente o filme hidrolipídico, garantindo assim uma elevada tolerância e conforto.
      Quais são os benefícios da sua utilização diária a longo prazo?
      Dada a total compatibilidade com a nossa pele, as águas micelares permitem, num só passo, limpar/desmaquilhar, tonificar acalmar e refrescar a pele, respeitando a 100% a barreira cutânea. O facto de não ser necessário enxaguar torna a rotina de higiene diária mais dinâmica e prática.

      Quantas vezes ao dia deve aplicar-se?
      Deve embeber um disco de algodão e exercer pequenos toques sem friccionar no rosto e pálpebras duas vezes ao dia, não sendo necessário manter a utilização do tónico. Graças à dupla afinidade dos ácidos gordos a água micelar é capaz de remover impurezas por adesão ao disco de algodão. Não há necessidade de enxaguar após aplicação de uma água micelar, uma vez que as micelas se fixam ao algodão, pela parte hidrofílica, e são biomiméticas, isto é, semelhantes aos constituintes da nossa pele. Limpa, desmaquilha, descongestiona, acalma e refresca. Tudo num só gesto.

      Ass: anónimo das 14:18.

      Eliminar
    8. Olá Anónimo das 22:03 subscrevo, a água micelar nunca substitui um tónico e ao utilizar deve enxaguar-se para retirar as micelas que podem obstruir os poros, o problema é que cada vez mais estão a substituir os tónicos pela água micelar!!!

      Eliminar
    9. Obrigado por todas as respostas ao primeiro comentário com a dúvida.

      Eliminar
    10. Um bom creme muita agua e uma boa alimentação são a chave para a pele saudável.se não tivermos bem hidratados e uma alimentação saudavel, livre de lácteos e gorduras saturadas,vamos precisar destas toneladas de produtos que as marcas precisam de vender.sim uso cremes e desmaquilhante mas pouco mais, e tenho tendência para acne, que melhorou quando mudei os meus hábitos.

      Eliminar
    11. Parabéns pela pesquisa anónimo das 14:18
      O piqueno problema é que as micelas vão continuar a 'limpar' quando a pele já está limpa, podendo originar problemas de pele como irritações.
      Se quiser use como tónico à vontade, está no seu direito.
      Mas desaconselho fortemente.
      E mais, cuidado com o alcóol nos tónicos, já foi muito usado por deixar a pele com a sensação de firmeza, mas seca-a em profundidade (não sendo esse o objetivo do tónico, para começar).

      Eliminar
    12. Eu uso água micelar todas as noites para limpar a pele (mesmo que não tenha posto maquilhagem) e a seguir um tónico nutritivo - tenho a pele muito seca e sensível. Também tenho essa dúvida se faço bem em usar tónico depois da água micelar mas a verdade é que noto diferença na hidratação da pele com o tónico, por isso não quero abdicar dele. Alguém com conhecimento de causa para me dizer se é preferível trocar a água micelar por gel/leite de limpeza para continuar a poder usar o tónico? Ou se não há problema em combina-lo com a água micelar? A senhora da wells disse que não se usam os dois juntos mas eu experimentei e tenho gostado...

      Eliminar
  2. Eu uso os da Esthederme quer de dia quer de noite, quer o serum quer os solares, quer os de limpeza etcetc, já usei a gama quase toda devidamente adaptada ao meu tipo de pele (mista e já considerada madura... ou seja já com rugas). Não só aliam aspectos estéticos como farmacêuticos ou medicinais (não sei como explicar melhor).

    ResponderEliminar
  3. Tenho lido este segmento de cuidados de pele e lembrei-me de partilhar aqui um site (o site?) para quem gosta deste tema e de beleza em geral: https://intothegloss.com
    Já o sigo há uns anos, e gosto pela sua abordagem nada chata, sem certezas absolutas, e com espaço para todas as vozes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tb sigo ;) !
      Ja ha alguns blogs portugueses na área de "skincare" porreirinhos.
      MC

      Eliminar
  4. Mariana Santos15 março, 2018 11:10

    Estudos da DECO chegaram a apontar o Creme hidratante Aqua da marca Cien do Lidl como um dos melhores do mercado. Comentários sobre este creme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso esses cremes desde há muitos anos e não tenho uma única mancha ou ruga (54 anos). E andei anos a gastar fortunas em cremes de marca

      Eliminar
    2. É o melhor em qualidade / preço. Só significa que, para um creme tão barato, até hidrata.
      Claro que uma comparação com a marca Sisley o torna automáticamente a melhor escolha, pela disparidade de preços.

      Eliminar
    3. Porque é que não há marcas de farmácia?
      Não são caras e usam as últimas inovações cosméticas. Os de supermercado andam com componentes do século passado.

      Eliminar
    4. Maria Rodrigues15 março, 2018 16:27

      Também li esse estudo da DECO e a partir daí tenho usado sempre, tanto o creme como o serum. Gosto do resultado, para mim é o melhor a nivel de preço/qualidade

      Eliminar
    5. Já usei. E francamente acho que é um bom hidratante. Pelo menos não fico com aquela sensação de pele repuxada, ao contrário de outros que supostamente também são hidratantes.

      Eliminar
    6. Mariana,
      Sou completamente leiga neste assunto, apenas lhe respondo por experiência: utilizo diariamente e adoro.
      A minha pele é oleosa na zona T, mas sensível e com tendência a rosáceas e pela seca nas bochechas, ou seja, um filme para encontrar o creme ideal. Com esse controlo bem a oleosidade ao mesmo tempo que hidrato. A textura e o cheiro são também bastante agradáveis: leve, fácil de espalhar e não ficamos com o cheiro preso nas narinas o resto do dia!
      Acho que o melhor é mesmo experimentar, o preço é acessível por isso não se perde nada :)

      Sofia

      Eliminar
    7. Eu estou a usar o de noite,da tampa preta "Caviar"da Cien, do lidl.É bastante hidratante, acho é que tem demasiada água, demora tempo a absorver.Não há cá milagres, mas tenho alguma confiança em laboratórios alemães...junto uso o óleo detox de noite da Caudalie, esse sim, estupendo. Sou um bocado anarca com os cremes, vou variando marcas mais caras com mais baratas, e tento fazer render o peixe.Os da Nivea tb me agradam bastante (lá está,alemães...).quanto aos estudos de Deco, é suposto serem isentos e serem de confiança, mas não sei se haverá ali alguma publicidade encapotada (se alguém me souber esclarecer quanto a isto agradeço, é uma dúvida que tenho...)

      Eliminar
    8. Por causa dessa publicação,tb comprei para experimentar. Gostei mt. Hidratante e não oleoso. Acabaram-se os preconceitos. Custou cerca de 3€.

      Eliminar
    9. Sou a anónima das 13,57 e também uso o sérum e o creme da linha Caviar. Estou muito satisfeita, absorve lindamente e rapidamente. E quanto aos cremes de supermercado usarem componentes do século passado, o que é que isso tem? Se os cremes são bons e fazem o seu trabalho qual é o problema? Nem tudo o que é novo é melhor do que o velho. E sei do que falo, sou engenheira química. Esta mania de se desprezar o que é supostamente "velho" irrita-me solenemente.

      Eliminar
    10. Anónimo das 13:57, não terão sido esses caros de marcas que usou durante anos que evitaram o aparecimento de rugas e manchas?

      Eliminar
    11. É só uma questão de avanço científico.

      Eliminar
    12. Também uso esse sérum caviar e adoro o da tampa rosa para o dia. Já usei da Estée Lauder e fui aconselhada pela esteticista a parar, já usei Chanel e não gostei, já usei La Prairie e não gostei nem desgostei e já usei o Genifique da Lancôme e adoro! Mas o que vos queria dizer é que os supermercados ALDI têm uma gama de cremes biológicos, logo com menos químicos, a preço dos do Lidl. Nunca usei, não sei a que cheiram e desconheço a eficácia, mas fica a dica.

      Eliminar
    13. Sim, a vantagem é que, o que é velho já foi testado e aprovado e voltado a testar!

      Eliminar
    14. Fui eu quem disse que usavam ingredientes antigos.
      Se funcionarem tão eficientemente (leia-se em termos de produzirem resultados no mesmo espaço de tempo) como os mais atuais, por mim não têm problema nenhum.
      Agora, também deve saber, porque é Engenheira Química, que devemos apostar no progresso, se olharmos sempre para trás não andamos para a frente.

      Eliminar
    15. Mas não percebi o suposto benefício do creme.
      Não se importa de explicar?
      Assim como o formato em que foi embalado, os boiões favorecem a perda de eficácia dos ingredientes de forma mais rápida do que uma bisnaga ou 'pump', certo?

      Eliminar
    16. Esse estudo (que não é da DECO portuguesa mas de uma empresa parceira)foi posto em causa em diversos países como aliás todos os estudos da DECO sobre os produtos do LIDL(que são sempre os vencedores!). Do que pesquisei na altura, os ingredientes dos produtos do LIDL não aquecem nem arrefecem, o creme cian tão falado é quase igual em termos de formulação ao nivea da embalagem azul. Se for só para ter a cara aparentemente hidratada, serve.

      Eliminar
  5. Eu segui o conselho da sua amiga/agente Diana e passei a usar óleo de coco biológico, correu muito bem além de ser barato. Infelizmente na minha pele não é suficiente para aguentar o inverno porque fica muito seca, por isso uso um creme da marca REN, que encomendo online, uma marca de produtos biológicos e com menos químicos.

    ResponderEliminar
  6. La roche posay tem creme hidrantes ótimos. O sérum hidrante da Vichy é maravilho. Uso-o no inverno e não vivo sem ele(Hidração extra sem o rosto ficar brilhante). Creme olhos Nuxe. Oléo ricínio para sobrancelha e pestanas. Faço em casa a massagem da Renata França .Dá mesmo resultado! https://www.youtube.com/watch?v=Eut3g2Xn0XE

    ResponderEliminar
  7. Quando saiu esse teste da DECO, também decidi experimentar a marca CIEN e dos vários que experimentei, gosto de todos! Já usei o Q10, e dois da linha GOLD até agora, tenho gostado bastante! Eu intercalo entre 3 ou 4 que tenho (esses, e um da Cetaphill, que gosto muito e também é barato, quando comprado fora)...Já tive um hidratante de uma marca cara, que me foi oferecido (eu não dei sugestão nem escolhi) e também gostei muuuuito! Basicamente,gostei do caro mas a carteira gosta mais dos baratos, e se não me faz alergia e eu me sinto bem, o dia todo, não tenho qualquer tipo de preconceito! ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu uso o antigo creme benamor e adoro!
    Deixei de usar uns tempos, mas já voltei a comprar.
    Hidrata, matifica onde é preciso, atenua manchas, acne... e é um optimo primer. É a chamada "pomada giboia" dá para tudo, parece "parvo" mas a verdade é que dá mesmo! Não dispenso! Nem eu nem a minha mãe que tem 62 anos e pele linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem uso, principalmente como primer, mas as vezes nem sequer uso maquilhagem por cima. Tenho 27 anos

      Eliminar
    2. Há quem diga que como primer fica bonito, mas com o passar das horas que fica a pele oleosa, o que acham?

      Eliminar
  9. Agora estou na Thalgo. Adoro

    ResponderEliminar
  10. Olá. Um problema agora comum é o acne em idade adulta, nas mulheres provocados pela alteração ou términus da pílula que tomavam. Algum creme ou tratamento desses que aconselharam no blog pode ser eficaz? Apenas limpo a cara com água micelar e uso desmaquilhante quando uso maquilhagem. E isto não está a resultar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu recomendo produtos biológicos por serem mais "leves" na pele, mas claro que há toda uma gama de marcas.
      Tudo depende de a sua pele ser seca com acne ou oleosa com acne.
      Como já foi dito aqui, limpeza, tonificação e hidratação (o hidratante pode actuar directamente sobre o seu problema e não ser apenas um hidratante) são os passos essenciais. Evite o uso de base. Apenas sobrecarrega a pele, por mais leve que seja.

      Será sempre bom ir a um dermatologista. Evite pedir conselhos em lojas onde os funcionários dependem em demasia das comissões.

      Não há milagres. Os produtos do Lidl são baratos porque alguém foi lixado ao longo da linha de produção. E serão eficientes, apostaria eu, a curto prazo, em pessoas cuja pele não tem assim tantos problemas e à custa do uso de ingredientes mais agressivos.

      Novamente, os produtos biológicos têm um preço mais justo relativamente ao preço real do produto. Não, não custam todos de 50 euros para cima. Há produtos a 10 euros, mas, obviamente, são menos potentes ou mais limitados na sua acção.

      Pessoalmente, considero a Clinique e a Shiseido extremamente agressivas.

      Não espere acertar logo. Nem sempre será ideal usar a linha completa da marca. Por vezes, será bom misturar marcas.

      Eliminar
    2. Ir a um dermatologista é a melhor opção.

      Eliminar
    3. Eu uso o la roche posay ha uns anos e gosto bastante. Faço os 3 passos: lavo com o gel, passo o tonico e no fim uso o creme effaclar. Nunca ir p cama sem lavar o rosto e todas as semanas fazer uma mascara (uso da vichy). Importante beber mt agua e ter cuidado com os doces.

      Eliminar
    4. Acne de idade adulta só resolve com dermatologista. Quanto mais rápido for melhor, sem tratamento adequado só vai piorar. Experiência própria!

      Eliminar
  11. O Mirror fez um estudo semelhante com protetores solares e o melhor do teste foi o Lacura suncare spray, uma marca de supermercado para toda a família.

    ResponderEliminar
  12. Para quando um post a indicar os produtos que usas para o cabelo? :p
    Vou pintar pela primeira vez (balayage, nada de extraordinário) mas como não quero fazer manutenções constantes, gostava de saber a tua opinião em relação à melhor maneira de proteger os fios pintados. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  13. Experimentem o creme hidratante embryolisse.Por baixo uso um serum da caudalie.Não vivo sem, uma maravilha!

    ResponderEliminar
  14. Eu não sou dermatologista nem coisa parecida mas acho fabuloso que tanta gente opine sobre a pele dos outros via caixa de comentários de um blog. Vamos lá a ver: as pessoas são todas diferentes e o creme do LIDL ou um creme de 100 € pode ser fabuloso com a pessoa A e B que corro sempre o risco de em mim correr mal. É o que é porque todas temos características diferentes. É como o cabelo. Adianta muito que a Pipoca gabe o produto X ou Y se o cabelo dela é liso e seco e o meu ondulado e normal... As dicas ajudam para experimentarmos produtos que normalmente não conheceríamos mas isto não é um consultório nem garante resultados, ok?
    Da minha parte, que tenho pele atópica e muito sensível, não me estou a ver a usar os cremes do LIDL. Sim, tenho preconceitos mas também tenho cremes a preços parecidos e que pelo menos levam alguns ingredientes bio na Yves Rocher, por exemplo. E sugiro que simplifiquem ao máximo. Tendo pele atópica uso religiosamente creme hidratante no rosto e corpo desde que me conheço como gente e acredito que não seja à toa que me fazem sempre muito mais nova do que sou. Não uso exfoliantes, faço uma limpeza simples com uma água micelar ou leite de limpeza pouco agressivos, volto a hidratar e siga. e tem resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O creme do Lidl causa-me alergia. Já experimentei n cremes e foi a primeira vez que me aconteceu.

      Eliminar
  15. Olá, gostei do seu blog é muito interessante, eu tenho um blog onde escrevo os meus textos de diferentes temas , Fico aguardando a sua visita se gostar pode me seguir.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis