Pub SAPO pushdown

Lisbonary

segunda-feira, janeiro 02, 2017

Ao contrário dos outros anos, para este não tracei grandes planos. Na verdade, não tracei nenhum. Bom, mentira, há pelo menos um, assim um bocadinho mais delineado e que quero mesmo cumprir: fotografar mais. Desde que vim de Nova Iorque pouco peguei na máquina. Parece que quando estamos em casa há menos predisposição. Não apetece andar sempre com a máquina por arrasto e parece que se tem um olhar viciado e cansado sobre os sítios de todos os dias. Olha-se, mas não se vê. E eu quero ver, e quero fotografar e quero ter a capacidade de me surpreender com os lugares e as coisas de sempre. Foi por isso que decidi ressuscitar uma ideia que já tem uns meses, dar-lhe mais corpo e transformá-la em algo  consistente. O projecto chama-se Lisbonary, podem ler aqui mais em detalhe como surgiu a ideia, mas eu explico rapidamente: há uns meses, num workshop de fotografia, foi-nos pedido que fôssemos para a rua desenvolver um projecto. Eu resolvi pedir a estrangeiros que me descrevessem Lisboa numa palavra, na sua língua materna, e que me deixassem fotografá-los. Tão simples quanto isso. Ao projecto inicial acrescentei uma outra ideia: uma foto que ilustre cada palavra. Porque gosto [tanto] de Lisboa, porque quero saber como os outros a vêem, porque quero olhar para a cidade com um olhar novo, menos cansado. E então assim vai ser: uma pessoa por dia, uma palavra por dia, uma foto por dia. Começou ontem, dia 1, e  vamos ver até onde vai. Não sei o que me estará reservado para este novo ano, se haverá coisas melhores ou maiores, mas desconfio que o Lisbonary será o menino dos meus olhos em 2017.

30 comentários:

  1. Ideia, fabulosa! Que o projecto se desenvolva em grande harmonia e, felicidades para quem o desenvolve.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela ideia, muito original, muito diferente e bem apresentada.
    E Bom Ano para todos, com muita saúde,calma e sorte.
    bjs, Ana

    ResponderEliminar
  3. Que projeto tão bom Pipoca :)

    Um feliz 2017
    Beijinhos
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hum a ideia desculpe que diga é um pouco imitação do Alfaiate Lisboeta, certo? Paisagens, não de pessoas, neste caso de Lisboa com estilo. Ok ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando o facto de ambos fotografarmos pessoas, não estou a ver semelhanças entre os dois projectos. O Zé fotografa pessoas segundo os seus padrões estéticos ou de estilo, nacionais ou estrangeiras, em Lisboa ou em qualquer lugar (e muito à semelhança do que já se fazia, por exemplo, no Sartorialist). No Lisbonary fotografo exclusivamente estrangeiros, em Lisboa, e o foco é a palavra, não a pessoa. É indiferente se são giras, altas, magras, com mais ou menos pinta. Depois há a parte de acrescentar uma foto minha, de Lisboa. Posto isto, não estou mesmo a ver a semelhança entre uma coisa e a outra.

      Eliminar
    2. Admito que à primeira vista também achei muito parecida. Mas depois fui ao site e li mais sobre a ideia e vi que não tem mesmo nada a ver :) Que bonito projecto, Pipoca!

      Eliminar
  5. Embora eu não goste de aparecer em fotos, adoro ver fotos, ainda mais se for de lugares lindos como Lisboa. Como estrangeira e a viver em Portugal há mais de 10 anos, acho difícil resumir Lisboa numa só palavra ou um só sentimento (ou sensação/emoção). Sou filha de italianos, com um bisavô português ao meio e amo Portugal mais que tudo. A primeira vez que pisei na baixa de Lisboa, fiquei sem fôlego, e o único pensamento que me veio a mente foi: «Meu espírito estava perdido durante séculos a procura do seu lugar e de paz, encontrei: Lisboa».
    Hoje já não vivo em Lisboa, mas a cidade ainda me deixa profundamente emocionada quando lá vou.
    Acho que esse novo projecto será um grande sucesso.
    Vai ser curioso ver o que as pessoas tem a dizer.
    Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  6. Tudo de bom pipoca. Nós regressamos a Londres domingo para a nossa vida. Regressamos em Julho mas todos os dias vemos o blogue. Em Janeiro de 2016 também não sabia que estava reservado uma mudança de casa e de País. Mas temos de enfrentar a vida é seguir de cabeça erguida e sempre em frente. O melhor dos mundos para ti. Beijinhos Filipa

    ResponderEliminar
  7. Adorei o projecto :)

    ResponderEliminar
  8. Espero que vás partilhando desse projeto connosco pois fiquei muito curiosa e adorava ver as tuas fotos!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo projeto!

    ResponderEliminar
  10. Ideia inteligente numa altura em que Lisboa está na moda. Mas a meu ver com demasiados turistas corre se o risco da descaracterização. Qualquer dia em lx não se encontra um tuga! :)

    ResponderEliminar
  11. Vou estar atenta porque nasci em lx e tenho curiosidade em saber o que pensam "os outros" de nós. Para mim lx actualmente é sinónimo de trânsito de confusão de lojas caras de uma certa boémia e bancos. Gostaria de voltar a ver uma lx talvez mais genuína mais florida mais inocente talvez... Catarina

    ResponderEliminar
  12. O blogue tem vindo a virar-se mais para a fotografia, o que é uma pena. Gosto de fotografia e apesar de não ser uma paixão entendo a ligação do blogue da Ana e a necessidade de fotografar mas isso faz com que falte conteúdo ao blogue porque hoje em dia toda a gente tem uma câmara profissional, toda a gente tira as suas fotos "profissionais" e para ver isso basta abrir o instagram ou outra qualquer rede social. As pessoas passam por diferentes fases na vida, e eu entendo a parte em que o seu blogue reflete isso, mas sendo este o seu trabalho, há muito tempo que não se encontra aqui criticas sobre assuntos atuais, desabafos da vida e dilemas e muitos outros textos que a caracterizam, pela maneira mais ousada e sarcástica com que enfrenta os temas. Sinto que já passa muito tempo desde que venho aqui e paro para ler um texto maior, uma opinião, uma perspectiva... Gostava desse lado deste blogue, visto que o outro, o das fotografias e das mil viagens, é tão esmiuçado em tantas outras páginas e não acrescenta nada de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Aqui há dias, a propósito do post do "fechado para baçanço" teci um comentário semelhante, manifestando que já não me identificava muito com o conteúdo do blog por, ultimamente, se focar muito em passatempos e menos nos conteúdos que tão bem caracterizam a Pipoca. Para meu espanto, esse meu comentário mereceu a censura da Pipoca, o que me entristeceu um pouco - pois não fui indelicada ou rude nas minhas palavras - justamente por sentir que muitas vezes é dada palavra a comentários ofensivos que só desestabelizam e desconcentram as outras leitoras para a guerrilha e descarregamento de frustrações. Desejo todo o sucesso a este blog e, como sua leitora, disse e repito, continuarei a vir cá diariamente, sempre na esperança de "ler a Pipoca" na sua essência, que, no fundo, foi o que a trouxe até aqui. Bem haja Pipoca.

      Eliminar
    2. Concordo. Sempre adorei o 'hoje deu-me pra isto' pelo meu gosto é interesse por 'trapos', no entanto encontro o mesmo em tantos outros sítios. Gosto de vir aqui diariamente na esperança de encontrar aquele sarcasmo e humor negro sem papas na língua de que tanto gosto. Muito sucesso!

      Eliminar
    3. Subscrevo na íntegra. Sou leitora há uns anos e o que me faz cá vir são os textos de opinião, desabafos, aqueles "testamentos" sobre coisas em geral. Mas ultimamente encontrar um texto desses é como encontrar uma agulha num palheiro... Compreendo que a publicidade dê dinheiro, que os passatempos tragam visitas e que isto é o seu trabalho. Mas blogs "montra" há por aí aos pontapés e a sua escrita é tão boa que é uma pena reduzir-se a isso. Por favor, volte pipoca! Acredite que se esta é a sua profissão, deve-o muito aos seus textos brilhantes e sarcasmo inconfundivel. Parabéns pelo projeto e muita sorte! Mas temos saudades suas por aqui, sim? Beijinhos e bom ano!

      Sandra

      Eliminar
  13. pois. não passa de megalomania ou excesso de confiança, vai dar ao mesmo, neste caso. acresce que o impulsionador da "ideia" nem sequer é referido. acresce ainda que andar só pelos souks de Marrocos... pois pois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é o impulsionador da "ideia"?

      Eliminar
    2. você saberá.

      Eliminar
    3. Hmmmm... Tendo em conta que a ideia é minha e que fui que decidi desenvolvê-la, diria que a impulsionadora sou... eu?

      Eliminar
    4. nada como ignorar o óbvio.

      Eliminar
    5. Minha boa alma, se tem alguma coisa a dizer, concretize. Se é só para ficar a fazer insinuações descabidas deixe-se estar em sossego. E em silêncio.

      Eliminar
  14. É sempre assim, os turistas acabam conhecendo a nossa terra melhor que nós, vêem com olhos de ver :)
    Projecto interessante, gostei!
    https://maria-a-procura-de.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Olá Pipoca! Acho muito gira a ideia e tenho uma sugestão a fazer. Colocares os textos também em inglês, pelo menos. Acho que o projeto tem todo o potencial para ser partilhado além fronteiras, mas estar só em português acho que limita um pouco. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  16. Ola Pipoca :)
    Paraste com este projecto? Gostei muito do conceito, mas estou farta de visitar o site e ver a mesma foto, que ja data do final de janeiro

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis