Pub SAPO pushdown

A Alicia chegou e disse

segunda-feira, junho 06, 2016


A Alicia Keys chegou e disse "meus meninos, acabou-se o cambalacho, a partir de agora nunca mais vou usar maquilhagem". Instalou-se o sururu, a internet por pouco não foi abaixo com a notícia. Houve vozes contra e a favor (o costume), há quem aplauda, há quem diga que é só uma jogada de marketing, mas a verdade é que a decisão foi corajosa. Porque, pela parte que me toca, gostava muito de ser capaz de fazer o mesmo. Tenho uma relação amor-ódio com a maquilhagem. Por um lado, adoro todos os produtos maravilhosos que existem e adoro também os pequenos milagres que operam diariamente na minha cara. Por outro, odeio maquilhar-me, odeio o tempo que perco a maquilhar-me (odeio mesmo) e odeio preferir ver-me com maquilhagem do que sem. É uma necessidade. É a vida, não fui abençoada com uma daquelas caras que estão frescas e fofas logo pela manhã, que podem sair à rua sem um pozinho que seja porque ninguém lhes perguntará se estão doentes, se dormiram mal ou se estão com algum problema grave na vida. É o que me acontece. Nos dias em que
decido cometer a loucura de não esfregar nada na cara, há sempre alguma alma que se abeira para dizer "ai filha, que cara é essa?". É a minha, o que é que querem que vos faça? Pareço uma foca com desinteria, por isso não posso chegar agora ao mundo e dizer "chega, nesta cara não toca mais maquilhagem ". No Verão a coisa melhora ligeiramente, porque o douradinho do sol permite-me deixar de lado metade dos produtos que uso todos os dias. Os meus dias mais felizes são aquelas duas semanitas em que vou de férias e na mala não entra nem um lápis de olhos. E essa liberdade é fantástica, sobretudo no que toca a poupança de tempo. Mas no tempo frio não há volta a dar, sou basicamente escrava da maquilhagem. E - atirem-me para aí pedras à vontade  - eu acho que (quando bem aplicada) a maquilhagem favorece a grande maioria do mulherio. As que já são giras ficam ainda melhores, enquanto as outras conseguem trabalhar os pontos menos favoráveis (claro que também vejo mulheres com tamanha camada de maquilhagem em cima que dá vontade de lá ir esfregar um Kleenex com vigor). E é um mundo muito sedutor, óbvio. Os produtos são bonitos, as marcas passam a vida a inventar necessidades que não temos, e nós lá vamos indo na cantiga. Mas agora eis que vem a Alicia e diz que se acabou a brincadeira. Que quer ser livre. Que quer mostrar as sardas e o cabelo ao natural. Que não quer andar coberta, nem a tentar ser perfeita, nem a tentar agradar aos outros, nem a tentar sobreviver aos julgamentos alheios (sobretudo ao das mulheres). Corajosa, hein? Ainda por cima também fica gira sem maquilhagem. Na verdade, parecem duas pessoas diferentes, mas se ela gosta mais de se ver de cara lavada, então força nisso. Quem não deve estar a achar tanta graça são as marcas de beleza, que provavelmente estão todas a ter pequenos enfartes com esta medida. É que se isto vira moda estão bem desgraçadas, vão ter de dedicar-se a outra coisa. Não acredito nisso, acho que é uma das indústrias mais poderosas de sempre, mas nunca fiando. Pelo menos comigo podem contar, estou aqui para dar a cara, meus amigos. Até porque não tenho outro remédio.




97 comentários:

  1. É a mesma pessoa????? Não posso!
    Uma coisa é um pozinho para tirar a cara de lula, agora isto, já é ... publicidade enganosa. Não porque ache que fique mais feia, mas simplemsente porque "não é a mesma" pessoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de maquilhagem, a primeira fotografia também tem retoques de photoshop. Acho que se vê bem que é a mesma pessoa.

      Eliminar
  2. Se ela não quer usar mais maquilhagem acho que faz muito bem em não usar - eu nunca usei e sinceramente acho que também não "preciso", porque nunca senti falta (ok, numa festa ou num jantar mais especial sou capaz de pôr rímel e um batonzinho discreto).
    A meu ver, o problema da maquilhagem é que muitas mulheres (que têm por hábito maquilhar-se) sentem-se inferiores, feias, incompletas etc. quando não se maquilham, e não deviam sentir. Ok, podem preferir usar maquilhagem, acho legítimo, mas essas pessoas de quem eu falo simplesmente "morrem" se não se maquilharem. Respeito que tenham esse hábito - eu tenho os meus - mas não gosto de as ver com a auto-estima tão em baixo só porque não metem produtos na cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que não precisas ? de certeza ?

      Eliminar
    2. Não sei o porquê desse come tário, Anónimo. Eu também não uso maquilhagem. De vez em quando ponho um batom. Mas odeio rímel e odeio ainda mais base na cara. Mas tenho a sorte de ter uma pele super lisa e sem borbulhas. Mas se calhar é porque trato muito bem da pele e não uso bases nem nada dessas coisas. Limpar, lavar e hidratar com bons cremes, sempre. De manhã e à noite, quer esteja em casa às 8 da noite ou às 5 da manhã. Não faço folgas.

      Eliminar
    3. Esse comentário mete-nojinho era mesmo necessário, Anónimo das 14:28? Percebe que é uma daquelas pessoas que, como não se sente bem consigo própria ao natural, quer que toda a gente sinta o mesmo para se sentir acompanhada e aceite?

      Ninguém *precisa* de maquilhagem. Quem gosta usa, quem não gosta não usa.

      Eliminar
    4. Uso maquilhagem,quase todos is dias.. Nao porque tenho a auto estima em baixo nada que se pareca mas sim porque realca a minha beleza. Maquilho me desde novinha mas nunca fui de carregar na maquilhagem. Tudo muito natural. Less is more. A julia belard tb tem sardas e esconde com base.

      Eliminar
    5. Eu não acho que quem se maquilhe tenha problemas de auto-estima, nem quero que percebam isso do meu comentário, porque não foi isso que quis dizer :) O que eu quis dizer - e disse mesmo - foi: conheço pessoas que quando não se maquilham ficam mesmo com a auto-estima baixa.

      Eliminar
    6. Anonimo das 15:11 isso de ter uma pele perfeita nada tem a ver com a maquilhagem, até porque hoje em dia cada vez mais os produtos tentam ser hidratantes e bons para a pele. Não digo que não prejudique de certa maneira, é capaz, mas acho que tem muito mais a ver com os genes e as hormonas do que outra coisa há quem tenha a sorte de ter uma pele perfeita e maravilhosa e quem não tenha. :) btw eu também noto que ando com a pele melhor quando uso muitas vezes maquilhagem porque acabo por ter mais cuidados de limpeza de pele.
      Também é facil criticar quando nunca se passou pela fase do acne, muitas raparigas começaram com a maquilhagem por causa disso.
      Para mim maquilhar-me é um processo divertido, já tive pouca auto-estima sem maquilhagem sentia-me mal sem ela porque sofria de acne e tal mas hoje vejo como um processo divertido para mim, uma espécie de hobbie que gosto muito e me dá prazer, adoro aquele tempo que passo a maquilhar-me, no entanto também sou capaz de andar sem maquilhagem sem problema, e ando muitas vezes, dependendo um pouco do estado da minha pele pois gosto mais de andar sem ela quando ando com a pele mais bonita. Assim como em tudo, cada caso é um caso e não acho que se deva julgar nem as mulheres/homens que gostam de usar como as que não gostam, cada um que ande como se sinta bem :)

      Eliminar
    7. Tem a ver é com idade! Aposto que todas as de pele fantástica sem maquilhagem tem 20's...depois dos 30, filhos e noites mal dormidas,duvido muito que qualquer mulher fique linda e maravilhosa para uma reunião sem uma base e um rimel

      Eliminar
  3. Concordo e subscrevo.

    http://lifeworklive.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Entendo até certo ponto, a indústria da música neste momento vive muito pouco do talento e demasiado da imagem.
    Sou suspeita porque não entendo como é que ela tem o sucesso que tem, e provavelmente sou a única alminha que acho que a rapariga desafina por todos os lados e que foge a sete pés quando ouve a música New York.

    Mas convenhamos que com aquela cara até eu andava sem base todos os dias ;) É sempre fácil dar o "grito de ipiranga" quando não te tem a cara branquíssima e marcas de borbulhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesmo. eu tenho manchas na cara e apesar de sair de cara lavada, sei que é um bocado inestetico...sim, não somos perfeitas, sim é bom reconhecer isso e não ter vergonha, mas deve ser um maximo ter uma pelezinha de rabinho de bebé...

      Eliminar
    2. Concordo com a totalidade do seu comentário, Joana. A New York é uma das pouquíssimas músicas que desligo logo assim que começa, que nervos que aquilo mete! :)

      Também eu andava sempre sem maquilhagem se tivesse a cara e a pele dela... Ela é linda! Não percebo porque andou a esconder as sardas tanto tempo!

      Eliminar
    3. Nao e so na industria da musica. Aqui em Portugal e quase todis os trabalhis vao pela imagem.. O que e simplesmente triste!

      Eliminar
    4. ALELUIAAAA! Alguém q pense como eu. Ela desafina mesmo por todos os lados. A malta não pesca é nada de canto, tudo soa maravilhoso.
      Mas acho bem q n use make-up se não lhe apetece. além de que eu adoro sardas!

      Eliminar
    5. Ai tanta gentinha fã do Tony Carreia e seu clã...só pode, para estarem a dizer mal da Alicia que tem uma voz de anjo...

      Eliminar
    6. Eh que exagero, voz de anjo onde? que me diga que a sara maclan tem voz de anjo ainda lhe dou um desconto, mas a Alicia Keys?
      Eu não gosto, acho desafinada. E este é que é o encanto da música (e não só): toca a cada pessoa de forma diferente.

      Eliminar
    7. Não acho a Alicia desafinada mas também não gosto da voz dela tem qualquer coisinha que me dá ali nos nervos de uma maneira ahah mas acho que é uma questão de gostos, também nao consigo ouvir por exemplo o adam levine porque a voz dele irrita-me apesar de achar que ele canta bem.

      Eliminar
  5. Tambem sou com tu... Um salva vidas diario a minha make up!!! Mas... sabem bem aqueles domingos de cocooning sem make up.. é o que chamo a ronha total!!!

    ResponderEliminar
  6. Adoro a maneira como escreves :) Essa da "foca com desinteria" é demais :D

    ResponderEliminar
  7. Fico muito feliz pela decisão da Alicia. Tal como a Pipoca gosto da capacidade que a maquilhagem tem de realçar a nossa beleza natural e disfarçar as pequenas imperfeições, quando bem aplicada. No entanto não a costumo utilizar, só mesmo em ocasiões muito especiais. Vivo bem com a minha aparência e não sinto a necessidade de usar maquilhagem, e apesar de ser muito branquinha e ouvir comentários como os que referiu no texto, já não nem ligo. O importante é nos sentirmos bem e felizes, independentemente de usarmos ou não maquilhagem diariamente.

    ResponderEliminar
  8. Acho bem que uma mulher (ou um homem, por que não?) se maquilhe para si própria; acho mal que se maquilhe para os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...ainda bem que a sua opinião vale o que vale, ou seja...nada. Eu uso maquilhagem e adoro!

      Eliminar
    2. Ó Sra. D. Pilar, é óbvio que em primeiríssimo lugar, 80% das adeptas de maquilhagem básica, ou mais exuberante em momentos específicos, usam-na para se sentirem mais bonitas, vistosas, arranjadas....ou seja, para se sentirem bem consigo mesmas, é o que acontece comigo.Em alguns setores "profissionais", a maquilhagem bem "carregada" é um "instrumento de trabalho" dirigido a terceiros, com a finalidade de agradar e angariar... todas o sabemos, mas penso que essa realidade extravasa o âmbito deste post!
      Depois, acho que atualmente já não há escravas de Makeup...já lá vai o tempo em que se viam senhoras maquilhadas e com o cabelo super arranjado em plena praia!

      Teresa

      Eliminar
    3. Não vejo como é que o meu comentário em cima pode originar essa revolta do anónimo das 23:03. Se adora maquilhar-se ainda bem, seja feliz que é isso que interessa, que eu fico feliz por si. Conheço pessoas que não são felizes a usar maquilhagem porque não o fazem com prazer como o anónimo faz, e nesses casos acho mal, acho que não deviam fazer esse sacrifício, mas pronto.

      Anónimo das 11:30, claro que sim, nem eu disse o contrário. Como o assunto é maquilhagem, comentei apenas aquilo que tenho a comentar sobre o assunto. E se o valor é mesmo esse (80%) então ainda bem :)

      Um resto de um bom dia.

      Eliminar
  9. Ela fica super diferente sem maquilhagem, mas fica super gira na mesma, só que de uma maneira diferente.
    Nunca pensei que ela tivesse tantas sardas! Nesta foto ela faz-me lembrar uma Pipi das Meias Altas. Está tão querida e bonita :) Parece uma menina, mas já tem 35 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uhh já tem 35 anos... Com os pés para a cova portanto...

      Eliminar
    2. Lamento que não tenha percebido o meu comentário.
      Eu não chamei velha à Alicia Keys, muito pelo contrário. Apenas comentei que ela parece uma menina jovem, fazendo-me lembrar alguém nos seus 15 anos, apesar de já ter 35.
      Se as pessoas não fossem sempre tão irritadiças não viam mal em todos os comentários...

      Eliminar
  10. Eu junto-me à Alicia. Nunca uso maquilhagem e odiava ser escrava disso. Não sou capaz de dizer que "não preciso", porque também tenho sardas, olheiras e borbulhinhas. Mas vivo muito bem com isso e prefiro assim do que às tantas já não conseguir sequer ir despejar o lixo sem base (conheço umas quantas assim). Mas isto sou eu :p

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é como eu! não tenho a pele perfeita, de todo, mas nunca uso maquilhagem. sinto-me bem assim, é a minha cara, quem não quiser que não olhe, não ando aqui para agradar ninguém...

      Eliminar
  11. Já fui "dependente" da maquilhagem. Não saía de casa sem cumprir um ritual chato e confesso que se tornou uma necessidade para mim. Quando não o fazia sentia-me ali meia morta viva.mas depois dos 35 mudou a minha perspectiva sobre a beleza e, acima de tudo, sobre a auto-confiança. Hoje em dia saio de casa só com rímel (muitas vezes sem nada, dependendo da ocasião)e batom hidratante (sem cor) sem me sentir minimamente preocupada com a possibilidade de estar com má cor ou com olheiras. A verdade é que passamos a vida a encher a nossa cara de produtos que têm químicos, que nos fecham os poros e que, por melhores que sejam as marcas, não são benéficos. Aprendi a gostar de me ver assim e, em boa verdade, nunca ninguém diz que estou com má cara. À noite, o acto de desmaquilhar tornou-se bem mais simples, já que não uso bases, blush e afins. Um bom bífásico nos olhos, uma água micelar e está feito.

    ResponderEliminar
  12. Eu também acho que a maioria das mulheres fica melhor com maquilhagem que sem. Acho é que o problema destas discussões (não do teu post, da discussão sobre o uso de maquilhagem em geral) é estarem centradas no conceito de beleza. Não penso que seja errado acharmos que ficamos mais bonitas maquilhadas, acho é errada a pressão para sermos lindas. Os homens também ficariam mais bonitos maquilhados (maquilham os atores no cinema), mas não têm essa imposição porque o seu valor enquanto pessoas não está tão ligado à sua aparência física como o nosso. Eu maquilho-me todos os dias e até gosto, mas gosto por ser um processo de embelezamento, cinco minutos no final dos quais fico a parecer mais gira do que sou. Não tenho dúvidas de que fico mais bonita com maquilhagem, mas gostava de me estar a lixar, no dia-a-dia, para a minha beleza ou falta dela. Não gostava de poder sair à rua sem maquilhagem e sentir-me bonita, gostava de sair à rua sem maquilhagem e não querer saber se estou bonita ou feia. Enquanto mulheres, a nossa auto-estima está intrincada na beleza e eu acho que deve ser verdadeiramente libertador marimbarmo-nos para isso - eu (ainda) não consigo, mas gostava.

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário podia ter sido escrito por mim. Sinto exatamente o mesmo. A idade tem ajudado um pouco, mas ainda não cheguei a esse lugar de liberdade total em que me estou a marimbar. Mesmo assim já estou muuuito melhor. :)

      Eliminar
    2. Os homens ficam bem com maquilhagem? Meu deus.. Q parvoice.ta bonito isto..

      Eliminar
    3. Oh anónimo das 17:11, nao me diga que pensava que os homens que aparecem em filmes/series e no tapete vermelho não estao a usar maquilhagem..

      Eliminar
    4. Este comentário é perfeito. É exactamente isto que eu sinto e penso também.

      Sim, Anónimo, os "gajos bons" usam todos maquilhagem nos filmes, séries e sessões fotográficas. Ou não sabia?

      Eliminar
    5. A questao e ficar bem ou nao e homem q e homem nao usa maquilhagem a nao ser filmes sessoes series.

      Eliminar
    6. Desculpe, anónimo, não sei o que significa isso de "homem que é homem" (nem "mulher que é mulher", já agora.

      Eliminar
    7. Anónimo das 23:33 acho que está enganado...
      Há muito homem a usar Maquilhagem no dia a dia, obviamente que mais direccionada para eles.

      Eliminar
    8. Celia lopes enganada oy nao. Tenho uma opinuao assim como a senhora tem a sua! Eu fico c a minha e nao vou muda la. Nao vale a pena entrarmis em artritos por um tema destes.

      Eliminar
  13. Eu maquilho-me e adoro maquilhar-me, seja para o dia a dia, seja para ocasiões especiais...é um ritual que gosto e gosto do resultado ...mas também saio à rua sem maquilhagem "na boa". se a moça tomou essa decisão, se está feliz com ela, ótimo!Eu nunca a tomaria porque é algo que me dá bastante prazer e porque não sou escrava da maquilhagem :)

    ResponderEliminar
  14. Por acaso hoje até nem me maquilhei, porque saí de casa a correr para ir a uma consulta e não sou daquelas que se maquilham no carro e nos WC's dos consultórios, mas também gosto mais de andar maquilhada. Nem que seja só um fond de teint e um ar de blush e parecemos logo mais saudáveis.

    ResponderEliminar
  15. Sinto o mesmo que tu Pipoca!
    Se saio à rua sem maquilhagem parece que me falta qualquer coisa.
    Uso muito pouca maquilhagem, um corrector de imperfeições, base ou BB creme, um pózinho, e depois sombra/batom de vez em quando para alegrar.
    Não sinto que preciso da maquilhagem diariamente para me "embelezar" mas para corrigir imperfeições - tenho couperose e não acho nada bonito.
    No outro dia a propósito do tema maquilhagem uma colega perguntava-me porque que é que eu me dava ao trabalho de me maquilhar todos os dias. "Não se nota nada!" Foí aí que eu pensei que devia estar a fazer isto bem, porque se aparecesse só de cara lavada toda a gente ía notar ;)

    ResponderEliminar
  16. Eu também tenho uma relação amor/ódio com a maquilhagem. Tanto adoro ver-me com uma boa maquilhagem como odeio ter de recorrer a ela para disfarçar as minhas olheiras de meio quilómetro ;)

    ResponderEliminar
  17. Acho que a percepção tem mesmo a ver com a existência ou não de necessidade de maquilhar. Eu não concebo sair de casa para dar voltas normais com maquilhagem; mas não costumo sair para almoçar ou jantar sem. No meu caso, a pele é lisa e bonita; só reforço mesmo os olhos para me sentir especial; mas se não tiver não me sinto mal.
    Uma coisa que ajuda imenso a sair de casa de cara lavada são as extensões de pestanas; fica-se com os olhos maiores logo ao acordar; acho que resulta lindamente.

    ResponderEliminar
  18. Ahahaha tal e qual. Problema é que nem todas são como a Sra Alicia e não acredito que vá adotar esta politica muito tempo.

    www.aburguesa.pt

    ResponderEliminar
  19. Quero lá saber da maquilhagem...Adorei foi essa da "foca com desinteria". Demais!

    ResponderEliminar
  20. É o que dá a Alicia ser fã do Agir, levou a peito "Ela é linda sem make up".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Musica da treta.

      Eliminar
    2. O agir tb só fez esta música porque tem uma namorada lindíssima!

      Eliminar
  21. Às vezes a maquilhagem é uma necessidade e um verdadeiro salva-vidas e não estou a falar de olheiras mas sim de doenças de pele. Até descobrir este mundo era um martírio para mim ir a um café ou a um restaurante. Ficava com a rosácea activada, tão vermelha e com tanto calor que quase perdia a consciência. E ainda tinha que ouvir os comentários de que parecia o borrachinho da aldeia... A maquilhagem permite-me disfarçar o vermelho e os pós ajudam na transpiração. O pior é que quando saio com pessoas que não se maquilham tenho SEMPRE que ouvi-las dizer que não gostam de perder tempo com isso, que acham que não precisam porque estão bem com elas mesmas como se eu tivesse dito alguma coisa. Se não querem não andem mas não venham dizer que quem anda tem baixa auto estima ou assim. Podemos apenas necessitar ou até mesmo gostar de ter esse único tempinho para nós (costuma ser um dos conselhos quando se têm depressão).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uso precisamente pelos mesmos motivos. Ao natural tenho aquele ar de bêbado da aldeia, com o nariz e as bochechas mais vermelhos que tudo o resto! :) E como tenho pele oleosa, a base e pó matificantes ajudam a controlar o brilho.

      Eliminar
    2. Pois eu tenho rosácea mas sou uma analfabeta total no que a make up diz respeito e a dermatologista diz que para disfarçar só posso aplicar protector solar factor 50 com cor, que fica horrível e deixa-me a pele oleosa... :/
      Na verdade isto afecta-me imenso a auto-estima, além de me fartar dos comentários "o que tens? É cieiro?" (lol)
      O que seria fácil de aplicar e de eficácia mais ou menos garantida?! :/

      Eliminar
    3. a shiseido tinha um stick verde bestial que servia como base antes da base, para controlar a rosácea. Não sei se ainda tem, mas aconselho vivamente
      (mais uma do grupo que parece sempre bebeda nas fotos de grupo às 8 da noite, só porque está calor...)

      Eliminar
    4. Maria Isa pergunte à sua dermatologista se não pode usar o protetor solar facial Cleanance da Avene e um pouco de pó translúcido da mesma marca por cima. Disfarça bastante imperfeições e não fica oleoso.

      Eliminar
    5. existem imensos cremes com factor 50 proprios para nao deixar a pele oleosa. Va a uma farmacia onde trabalhe alguem que perceba do assunto (eu infelizmente nao estou a trabalhar em portugal :) ) e peca conselhos que vai ver que fica admirada :D. Existe um por exemplo da Roche Posay muito bom para peles cm tendencia a oleosidade (lembrei-me desse porque costumo aconselhar aqui na Noruega) mas em Portugal ha uma miriade de cremes bons :D

      Eliminar
    6. Bêbadas de aldeia, unamo-nos. Também passo sem tudo, menos a base: se não uso, a pergunta da praxe é "eish, estás com uma alergia!!!!"
      Ou, num jantar onde só bebi água "epah, já não bebes mais, estás vermelha que nem um copo de tinto"

      # cansei

      Eliminar
    7. Obrigada pelas dicas :)
      E sim, "bêbadas de aldeia" de todo o mundo, uni-vos!! :D

      Eliminar
  22. A maioria das pessoas que conheço e que nunca se maquilham, é porque não descobriram o que a maquilhagem faz por elas... as que não conheço, imagino que seja igual.
    E não falo especificamente da base que muita gente com boa pele e bom tom, realmente não precisa, mas por mais bonitos que uns olhos sejam não há olhos que não fiquem ainda melhores com máscara...ou com lápis. Não acho que a maquilhagem torne ninguém bonita, apenas potencia a beleza natural de cada um. E embora por aí se veja muita desgraça e muita gente que ainda usa sombra azul até á sobrancelha, que gosta de se ver de cara cor de laranja e que acha que o blush causa o mesmo efeito que uma chinelada em cada bochecha, felizmente acho que no geral a maquilhagem também entrou na onda do LESS IS MORE e os looks se têm mostrado mais suaves e "naturais".
    Quanto à Alicia, embora ache bonita sem maquilhagem parece de facto outra pessoa... Não precisava de nos ter andado a "enganar" é o tipo de cantora cuja voz colmata todo o resto. Podia ser podre de feia que continuaria a achar que canta muito...

    ResponderEliminar
  23. Por isso que digo sempre , não existem mulheres feias , existem mulheres pobres que não tem dinheiro para se maquilharem e ficarem lindas... temos aqui o exemplo...bonita sem maquilhagem...não sei onde!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual! Eu não uso maquilhagem porque não tenho dinheiro pra comprar produtos minimamente bons, mas se pudesse não hesitaria!

      Eliminar
    2. Acho que existe um pouco de tudo: quem compre caro, quem compre barato, quem gosta e usa e quem não gosta e não usa.
      O conceito de beleza é muito relativo. Depende do que cada mulher considera importante e para muitas a maquilhagem não é uma prioridade e sentem-se bem de cara lavada.
      Atenção que cara lavada não implica que não se tenham cuidados com a pele.

      Eliminar
  24. Adoro que digam que as mulheres que se maquilham e porque se sentem inferiores, feias e incompletas..a verdade é que na maioria das vezes é exactamente o contrário. Não me venham com merdas de, 'Ah não preciso', 'as mulheres são é lindas naturais', 'isso de se maquilhar todos os dias e para as feias, e que gostam de chamar a atenção dos homens.'.
    Oh minha gente, eu maquilho-me todo o santo dia, não saiu de casa sem base e sem rimel, e sabem que mais, não, não me acho feia, e não, não é para chamar a atenção de ninguém, e porque me sinto melhor assim. Por isso não me venham cá com merdas, que ninguém fica bem com olheiras estilo Smeagel, manchas que parece um dalmata e olhos de carneiro mal morto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se este comentário é em resposta ao meu, da minha parte não disse que as mulheres que se maquilham o fazem porque se sentem inferiores, feias e incompletas. O que eu disse foi, e repare na diferença: conheço mulheres (portanto já não são todas as mulheres, mas só estas que eu conheço) que quando NÃO se maquilham se sentem inferiores, feias OU incompletas :)

      Eliminar
    2. Ó Pilar, você está em todos!

      Eliminar
    3. Ahahahahahahha! A Pilar tirou o dia para responder aos comentários, está visto!

      Eliminar
    4. Não tenho mais nada para fazer :) Mas peço desculpa pelo incómodo!

      Eliminar
  25. Eu uso maquiagem praticamente todos os dias. Coisinha simples, como uma base clarinha, após o hidratante, para uniformizar a pele e um rimel. Batom hidrante quase sempre sem cor.
    Gosto mais de me ver asim, mas não me sinto escrava de nada.
    Se me apetecer e tiver tempo ponho maquiagem, senão não ponho. Tão simples como me vestir. Gosto de andar sempre arranjada, mas se me apetecer sair "mal amanhada" como eu digo, saio.
    O importante é sermos livres de decidir.

    ResponderEliminar
  26. Parece-me uma questão de hábito. Da minha parte, como nunca usei muita maquilhagem, uso cada vez menos, sinceramente sinto-me mais velha e pesada quando a uso. Não se trata apenas da minha assumida falta de jeito, pois já fui maquilhada por profissionais e nem assim me rendi :) o que noto é que quando me maquilho mais, mesmo limpando cuidadosamente à noite, fico com ar de guaxinim deslavado no dia seguinte e vai de pôr mais maquilhagem para remediar a coisa! Na. Rimel+bâtonzinho neutro = anónima feliz :)

    ResponderEliminar
  27. Eu desde que me lembro sempre adorei maquilhagem. Quando era mais nova era-me permitido ter um hidratante labial com cor e eu delirava. Passava a vida a roubar os batons da minha mae e a usa-los. Adoro usar maquilhagem, uso praticamente todos os dias e acredito que o simples acto de passar mascara de pestanas (que demora uns 30 segundos, se tanto) faz logo a diferença.
    Acho que as pessoas agir de acordo com as suas prefencias pessoais e nao por imposição de outros

    ResponderEliminar
  28. Raramente uso maquilhagem mas é porque não tenho paciência nenhuma. Faz-me confusão ter "coisas" na cara que podem ficar borradas se esfregar os olhos. Detesto marcas de batom nos copos e ficar com as pestanas duras do rímel.
    Quando estou com paciência uso rímel e bb cream e, de facto, a cara fica um bocadito melhor mas sou daquelas pessoas que acha que fica com um ar pesado quando põe mais que um risco nos olhos, anti-olheiras e um bocadinho de bb cream. Nunca me dei bem com pós, sombras de olhos, batons e blush.
    Também tenho que confessar que não sei maquilhar-me, não conheço nenhuma técnica para a coisa e , se tentasse, mais depressa ia parecer pronta para uma noite de halloween que uma mulher arranjada.
    Mas não tenho absolutamente nada contra a maquilhagem (nem estou a ver o que poderia ter), cada mulher ou homem faz como quer com a sua cara e, se sabem usar a maquilhagem para ficar mais bonitos pois acho até muito bem. Cada um faz como acha melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou assim. Só de longe a longe uso cc cream e rimel, mas quando uso, sinto que tenho a cara suja! Mal chego a casa, tiro logo!

      Eliminar
  29. Não me maquilho por hábito e quando o faço é sempre super discreto mas às vezes preciso mesmo, mesmo no dia a dia.
    A minha irmã tem 18 anos e maquilha-se diariamente, já há alguns anos. Não sei o que fará à pele dela mas sei o que lhe faz à auto-estima portanto acho que faz muito bem!

    ResponderEliminar
  30. Cheira-me que ela andou a ler o mesmo livro que eu: http://www.mariadaspalavras.com/este-blog-nao-e-sobre-livros-5-o-virus-449417

    Sobre o porquê de acharmos beleza em certas coisas e de como talvez sejamos...contaminados (!) para isso...

    Aconselho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio que todo o conceito de beleza é adquirido por experiências, pelas imagens que somos bombardeados todos os dias e as marcas usam isso a seu favor, não é preciso ser um génio para saber isso. Por isso todos os países têm padrões de beleza diferentes, é normal e faz parte assim como todas as regras da sociedade não vejo isso como uma coisa negativa (tirando certas excessões).

      Eliminar
  31. Tenho acne adulta e não consigo sair de casa sem corrector,bb cream e pó. O não ter tempo para essas coisas para mim não existe faz parte da rotina diária.

    ResponderEliminar
  32. Opiniões postas de parte, ri-me imenso com este texto =p

    ResponderEliminar
  33. Tenho a dizer que o Agir pensou nisto antes da Alicia.

    ResponderEliminar
  34. Enquanto li os vossos comentários apliquei o bifásico, o desmaquilhante, o tónico e o creme hidratante. O ritual repete-se á mesma hora amanhã! A maquilhagem é como o verniz para as unhas, para se tornarem mais atraentes, mais bonitas, uma tentativa de atingir a perfeição (mediante as épocas). Somos livres de fazer o que quisermos, se quisermos usar maquilhagem podemos se não o quisermos também. Interessa que quando nos olhemos ao espelho sejamos nós a primeira pessoa a dizer: És Linda! (com ou sem maquilhagem)

    ResponderEliminar
  35. Gosto que as figuras públicas "se libertem", dada a influência que têm na sociedade :) não me interessa se usam ou não a maquilhagem, apenas esta mensagem importante de que cada um deve ser feliz como entender, mais disfarçado ou versão original. E o mundo seria melhor se cada um tivesse a coragem de andar como se sente mais feliz, poder ser genuíno sem enfrentar julgamentos :)

    Ah, e adoro a Alicia Keys, dos melhores concertos da minha vida!! Mulher enorme.

    https://before7am.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  36. Nao tenho uma pele perfeita, mas tenho os cuidados basicos de limpeza e adoro a sensaçao de estar "limpa" sem maquilhagem. Gosto do que vejo no espelho e sinto-me bem :)
    Tenho colegas que chegam todos os dias com camadas de maquilhagem e acho q fica horrivel, penso ca para mim "tanto trabalho..se ao menos ficasses bonita lol".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. normalmente o problema das "carradas de maquilhagem" tem a ver com saber ou não maquilhar, pode usar-se "carradas de maquilhagem" e estar um look super natural que nem se nota que tem muita maquilhagem. Ou pelo contrario, usar-se o minimo de maquilhagem e estar feio e depois parece que a pessoa usou montes de maquilhagem em cima. É uma questão se escolher bons produtos (e bons não implica necessariamente caros) e saber as técnicas.

      Eliminar
  37. Uso maquilhagem todos os dias, mas muito simples e discreta, tipo segunda pele.
    Por vezes em ocasiões especiais uso mais carregada, mas acabo por não gostar tanto de me ver, já não sou eu. Mas as fotos ficam outra coisa...
    Gosto da minha base que se funde com a pele, o meu blush que apenas dá uma corzinha discreta à minha falta de cor (pareço anémica) e o meu rímel (que após por base acho que as pestanas ficam "apagadas").
    Batom hidrantante e já está. Com cor só em ocasiões especiais.
    Fico com um ar de "não maquilhada" que adoro.
    Mas saio na boa só com hidrante e protector solar! (sem isso é que nunca)!

    ResponderEliminar
  38. Estou a ver que sou a única a não gostar de ver a alicia Keys sem maquilhagem. E o cabelo? Ai desculpem, está mau!!!

    Sandra R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a cara dela ao natural e é o cabelo dela ao natural. Como é que pode ser mau?

      Eliminar
    2. Pois eu também partilho dessa opinião...digam o que disserem, a Alicia ficava bem mais gira com maquilhagem...

      Eliminar
    3. Não, não é a única,ainda que a considere gira, com um rosto fresco e jovial ao natural, o cabelo frisado, sem definição de caracóis está péssimo!
      A vantagem dos cabelos naturalmente lisos ou ligeiramente ondulados é,e sempre foi a de serem muito mais versáteis e fáceis de trabalhar...
      Depois, é preciso reconhecer que a Alicia K com maquilhagem fica uma linda morena, dotada de uma belíssima voz!
      Quer queiram ou não, a Makeup opera verdadeiras transformações, mulheres com rostos vulgares e desinteressantes, ficam maravilhosas e irreconhecíveis...
      Quem não gosta de se sentir bonito ou mais bonito? Deixemo-nos de hipocrisias, a resposta é- NINGUÉM.
      Muitas, por falta de meios, outras por preguiça, falta de tempo, motivação, baixa autoestima, outras ainda por mera "panca" existencial ou convicção religiosa preferem always rosto, cabelo, pelagem ao natural...é uma legítima opção, mas o "ar impecável" dificilmente lhes assiste! (sem ofensa)

      MDM

      Eliminar
  39. Bem parva és Alicia querida, se ficavas tão mais gira com make porquê deixar de usar?

    ResponderEliminar
  40. O Agir é que é o culpado disto tudo.....

    ResponderEliminar
  41. Eu tenho-me vindo a libertar. Depois dos 18, 19, 20 e poucos, em que saía muito e me maquilhava muito tenho reinventado um bocado o meu estilo e forma de me apresentar. Comecei pelas sobrancelhas, que usava muito delineadas e deixei crescer livres (também porque se usava mais confesso). Aos poucos fui-me maquilhando cada vez menos no dia-a-dia e hoje só uso um bb cream beeeem leve para uniformizar, até porque tenho sardas e adoro-as e, raramente, um batom discreto. A última conquista - e a mais difícil - foi o cabelo. Toda a vida lutei contra os meus caracóis, desde os 16 anos fiz alisamento atrás de alisamento até que, com a minha gravidez o ano passado, deixei de fazer e decidi assumir a minha cabeleira encaracolada que hoje uso qual Shakira orgulhosa ;) Continuo a achar muita piada a maquilhagem e ao mundo da beleza, gosto de ver as novidades, se for a um sítio/ocasião mais especial ponho um blush, um bronzer, rímel, eyeliner e um batom mais colorido, mas faço-o para me divertir e não para impressionar ninguém, e penso que aí está a principal diferença Pipoca, à medida que a malta cresce e fica mais segura de si passa a marimbar no que os outros pensam e faz aquilo que a faz genuinamente feliz. Na maquilhagem como em tudo na vida.

    ResponderEliminar
  42. Por acaso acho que estamos a discutir o sexo dos anjos. A Alicia da primeira foto não é apenas uma Alicia com maquiagem. A imagem está claramente tratada, a luz foi escolhida a dedo, tem pestanas falsas, etc...
    Mais importante que usar maquiagem é cuidar da pele desde, pelo menos, a adolescência. Tratar a acne, não apanhar sol direto na cara, usar SEMPRE protetor solar, beber água, comer de forma saudável, fazer desporto... Por muita maquiagem que se coloque nada substitui uma pele bem cuidada. É que a maquiagem não é Photoshop...

    ResponderEliminar
  43. Muito sinceramente acho que este é um não tema em Portugal. Isto porque acho que a maior parte das mulheres não usa maquilhagem. Basta andar na rua, nos transportes públicos com olhos atentos e ver que é assim. Claro que numa ocasião mais especial, a coisa dá-se, mas no dia-a-dia... A portuguesa não é fã de maquilhagem, estamos a falar de uma pequena minoria que usa esses produtos diariamente. Por isso, who cares! Além disso, se as mulheres que usam se sentem mais bonitas assim, porque não?? Hoje em dia discute-se cada coisa...

    ResponderEliminar
  44. Pertenço ao grupo que só se maquilha quando o rei faz anos. Por dois motivos :
    Primeiro não quero ser daquelas mulheres que já nem se consegue olhar ao espelho e achar se bonita sem estar pintada.
    E segundo, odeio ter que me desmaquilhar.

    ResponderEliminar
  45. Cada um(a) usa o que quer. Ponto. Em Portugal raramente me maquilho porque esta' mais calor e parece que a maquilhagem derrete na minha cara mesmo com o primer, normalmente so ponho rimel e o concelaer - tenho umas olheiras fundas, que me valem a tipica pergunta parva "Estas doente?". Aqui na Irlanda uso sempre uma base adequada porque ajuda a controlar a oleosidade. Ter acne aos 25 anos, por motivos de saude, nao e' engracado e atinge a auto-estima de qualquer pessoas.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis