Pub SAPO pushdown

Dramas com o IRS? Não estão sozinhos no mundo

quinta-feira, abril 14, 2016
Tudo o que diga respeito a Finanças, ainda que remotamente, é coisa para me deixar de cabelos em pé. Regra geral, nunca são boas notícias ou é tudo tão confuso que uma pessoa leva um mês para perceber o que nos estão a tentar dizer. Quando recebo cartas, mails ou esbarro em notícias ligadas aos temas "facturas", "portal das Finanças", "recibos verdes", "sobretaxas", "IVA", "IRS" e outros que tais, a minha vontade é fazer como as crianças: tapar os ouvidos e começar a cantar muito alto "LÁ-LÁ-LÁ, eu não estou a ouvir nada, LÁ LÁ LÁ". Na impossibilidade de o fazer (bem-vindos à vida adulta) chuto o assunto para a santa da minha contabilista e ela lá me troca tudo por miúdos. 

A verdade é que eu acho que estes assuntos estão todos muito mal explicados, chegam-nos sempre numa linguagem demasiado técnica, chata, muito pouco amiga do consumidor. E acho que é também por isso que depois há tanta gente com problemas nas Finanças, por causa de tanta informação desinformada. Agora, por exemplo, temos o drama da entrega do IRS. Apesar de o processo estar mais facilitado desde que a entrega começou a ser online e em que muitos dados já vêm preenchidos, continua a ser um pesadelo para muita gente. E não falo só de pessoas mais velhas e menos dadas a estas coisas. Conheço imensa gente que não faz a mínima ideia de como é que se preenche uma declaração, que tipo de despesas pode apresentar, como é que pode maximizar o reembolso (ou aliviar o valor a pagar), etc e tal. 

Durante muitos anos fui eu a preencher o meu, mas a coisa foi-se tornando mais complexa e, lá está, chutei a tarefa para a minha contabilista. Mas nem toda a gente tem uma Santa Joana, como eu. E é a pensar nessas pessoas que a DECO lançou o IRS Sem Custo. Basicamente, é possível esclarecer dúvidas sobre o IRS e descarregar um programa que ajuda os contribuintes a preencher a declaração, a deduzir as despesas e a reduzir o imposto.

Entre outras coisas, o IRS Sem Custo ajuda:
- A preencher a declaração sem dificuldade;
- Perceber como é que se pode pagar menos IRS;
- Ter direito ao apoio jurídico de especialistas;

Só têm de se inscrever em irssemcusto.pt. Acho uma iniciativa óptima, bato-lhe palmas de pé e espero que isto ajude muita e muita gente.




Post em parceria com a DECO

9 comentários:

  1. Uma vez ouvi um fiscalista a dizer na Sic que o M.Finanças faz de propósito , ou seja, cria esta linguagem quase encriptada para o cidadão não perceber ao que vai e ao que vem e assim ser enganado.
    Quem o disse não é a uma pessoa qualquer era um fiscalista bem conhecido. Acreditei plenamente em tudo.
    A linguagem confusa, cria confusão e a confusão é geradora de caos. O caos é benéfico ao estado porque te pode sacar algumas massas mais, por desconhecimento teu das leis.
    Teoria da conspiração?
    Nem pouco mais ou menos! É a mais pura das verdades.

    ResponderEliminar
  2. Não poderia estar mais de acordo com tudo o que disseste! Ainda não tenho de lidar propriamente com isso mas vejo muitas vezes a minha mãe aflita com esse tipo de coisas, é uma dor de cabeça mesmo!
    Sinceramente, espero mesmo que essa iniciativa ajude muita gente :)
    Adorei o post!

    Beijinhos, Beatriz ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A DECO para mim perdeu toda a credibilidade quando começou a fazer campanhas vergonhosas de telemarketing (sei do que falo, pois trabalhei num call-center onde também se realizam campanhas da DECO). Quando quem devia defender os direitos dos consumidores também entra nos mesmos esquemas poucos claro, está tudo dito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... tenho exatamente a mesma sensação.
      Sempre achei que faziam um trabalho fantástico e até já fui sócia. Mas, depois que começaram a ligar-nos consecutivamente para chatear, mesmo depois de já termos dito várias vezes que não estávamos interessados, comecei a duvidar das suas competências de defesa do consumidor.
      Não digo que não façam um bom trabalho, mas essa questão do telemarketing (e a forma agressiva como reagem quando deixamos de ser sócios) descredibiliza muito a DECO.

      Eliminar
  4. O meu IRS é facílimo (solteira, sem filhos, apenas com rendimentos categoria A, todos da mesma entidade patronal) e adoro preencher a delcaração porque, invariavelmente, tenho um reembolso chorudo a receber (porque a minha entidade patronal retém a mais na fonte durante o ano e tenho bastantes despesas a deduzir). Entrego logo mal começa o prazo, para receber o mais depressa possível também :)

    ResponderEliminar
  5. Tenham muita atenção no preenchimento da vossa declaração, existem algumas rasteiras, que podem resultar numa diferença significativa nas contas finais.

    Bom fim de semana

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Pena este programa n dar para Mac...

    ResponderEliminar
  7. Sou contabilista se poder ajudar !

    ResponderEliminar
  8. Andréia Neves01 maio, 2016 15:17

    Foi o primeiro ano que tratei do meu IRS sozinha, e entreguei pela net,mas já devia ter recebido o reembolso, pois entreguei logo nos primeiros dias de Abril.
    Pelos vistos vou ter de esperar mais um pouco.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis