Pub SAPO pushdown

Porra, Ana, que saudades

quarta-feira, janeiro 13, 2016

Andava eu na primária quando a "Ana dos Cabelos Ruivos" estreou em Portugal. Nessa altura ia para a escola e voltava a pé, tinha as chaves de casa, não havia cá medo de nos roubarem os putos. Levava pão com Tulicreme para o lanche, numa bolsinha de pano, ainda hoje lhe sinto o cheiro. Era apaixonada pelo André, que me pregou o primeiro beijo na boca quando brincávamos às escondidas nas escadas da escola, e que tantas vezes me acompanhava a casa (para grande irritação minha que, com sete ou oito anos, não queria que o nosso amor fosse público). Nessa altura lia a revista da Rua Sésamo, que saía uma vez por mês e pela qual eu aguardava com mais excitação do que pelo Natal. Brincava na rua, comprava cromos na papelaria da Suzy e via o "Agora, Escolha", onde a loura e linda Vera Roquette nos dizia o menu do dia. Quando havia "Ana dos Cabelos Ruivos" parava tudo. O meu mundo, pelo menos, parava. Eu ADORAVA aquela menina de longas tranças ruivas, sardas e olhos verdes. Pronto, ajudava ser órfã e viver com uma "tia" um bocado amarga, uma pessoa compadece-se logo da desgraça alheia. Mas depois tinha a Diana Barros como melhor amiga, e isso era espectacular. Porque eu também queria ser a melhor amiga da Ana. Pois se ela até tinha o mesmo nome do que eu e tudo! Faltavam-me os cabelos ruivos, e as sardas e os grandes olhos verdes, mas de resto éramos almas gémeas.  Até porque o genérico dizia "Ana, Ana, vamos ser amigas" e acrescentava "amigas mas de verdade", uma relação séria, não havia cá essas merdas de amizades interesseiras ou de curta duração. Era uma cena para a vida, uma coisa mesmo profunda. Enfim, a Ana era a minha IBFF (imaginary best friend forever) e foi-o durante muito tempo. Depois crescemos, a vida separou-nos, foi cada uma para seu lado. Até hoje, quando leio a notícia que a Ana vai voltar à televisão em 2017. Pequeno detalhe: a nova série vai ser escrita pela Moira Walley-Beckett, uma das argumentistas do "Breaking Bad", o que quererá dizer que esta nova Ana, muito provavelmente, é traficante de metanfetamina (ou viciada em coca, ou sucumbiu aos meandros da prostituição, sabe-se lá). É raro fazerem remakes melhores do que os originais, por isso não tenho grande fé nesta nova Ana. Mas também já não tenho sete anos, já não como pão com Tulicreme e o André já não me traz a casa. Decididamente, não vai ser a mesma coisa.




69 comentários:

Unknown disse...

Ohhhh Ana também adorava a Ana dos cabelos ruivos,tanto que há uns anos apesar de já ter 33 anos comprei a temporada completa no planeta agostini e tenho os episódios todos guardados :)

Só Eu disse...

Xiiii, outra Ana que adorava a serie! Também não sou ruiva mas no verão tenho sardas! 😁

Ana disse...

Deste lado outra Ana que adorava a Ana dos Cabelos Ruivos....tão bom!!!

Cláudia disse...

O que eu implorei por um vestido com mangas de balão tal e qual como a Ana queria. Que viagem no tempo boa que me fizeste ter! Obrigada

Anónimo disse...

Só te digo uma coisa: Tu és a Maior!!!!!
Fizeste me voltar aos meus 7/8 anos :-) só me faltva a revista da Rua Sesamo..... OBRIGADA!!!!!

Por favor, salvem a Professorinha! disse...

Opá, hoje já foi o Friends e agora a Ana dos Cabelos Ruivos... Espero bem que não sejam boatos e que passem mas é à práctica senão o meu pobre coração não se aguenta com o desgosto...

Marisa disse...

Não te conheço pessoalmente, mas, cada vez que leio um texto destes, fico a gostar mais de ti.... tens boa pinta. Gosto de ti ;-) e obrigada!

Anónimo disse...

Era tao mas tao bom esse o pao com tulicreme. Hoje nao damos isso aos filhos porque faz mal

Licas disse...

O meu mundo também parava quando dava a Ana ❤❤ que saudades!!!!

Anónimo disse...

Fiquei emocionada com o teu texto, por breves minutos voltei aos meus 7anos!!!!

Anónimo disse...

O pão com Tulicreme continua a saber pela vida, mesmo com a "ditadura" da Nutela!

Anónimo disse...

Que inveja! Gostava tanto tanto desta série. Foi talvez a minha preferida... com a qual mais brinquei e imaginei. Era pedir à minha mãe para me fazer umas tranças e lá ia eu toda contente brincar no bosque (como quem diz: no campo). Como era feliz! Saudades dessa vida simples... hoje aos 34 anos dou por mim a desejar voltar a esses tempos nem que fosse por uns instantes apenas...
Obrigada Pipoca por me relembrares bons momentos!
Bárbara

Ana Sousa disse...

Ohhh, que nostalgia. O que eu adorava ver a Ana dos cabelos ruivos. :)

Anónimo disse...

Tulicreme é tulicreme!!!, :) Tb adoro a ana dos cabelos ruivos

Anónimo disse...

já revi esta serie 2 vezes, sem duvida uma das melhores series da minha infância :)

Deemak Twins disse...

Oh que saudades da ANA... fez-nos voltar no tempo...
Também adorávamos ver e há uns anos comprámos a temporada e de vez em quando lá andamos a ver.
Mais um post 5 estrelas :))
Obrigada por nos fazer recordar tempos tão bons.
Beijinhos,
Lucília e Isabel

Catarina de Carabá disse...

Nunca vi os desenhos animados (só nasci nos anos 90), mas a minha mãe era fã e o livro "Anne dos cabelos ruivos" que ela me aconselhou é agora um dos meus favoritos :)

Cartas da Mamã disse...

Ohhh, gostei muito do texto Ana :)
Só tenho 20 anos, mas a minha infância ainda foi um bocadinho parecida...
Que saudades :)

Simplesmente Ana disse...

Mais uma fã da série. Sou Ana e tenho sardas, por isso quantas vezes me imaginei a ser a Ana dos Cabelos Ruivos!

E o envelope de pano com o pão que a minha mãe me arranjava para o lanche? Velhos tempos ;)

Anónimo disse...

Era tão bom! Tb vinha da escola a correr ansiosa por ver a minha 'amiga' Ana dos cabelos ruivos...devorava o pao c tulicreme de cacau (pq havia o de caramelo e detestava) ou então pao c manteiga Planta ou Flora (era so as que haviam, ou a famosa 'manteiga de vaca')!
E lembro me tb da Candy...do Tom Sawyer, do Bocas...
Saudades desse tempo...

Sandra Manso disse...

Realmente... Que saudades daqueles tempos... :-/

Ana disse...

Sou Ana e filha única portanto a Ana dos cabelos ruivos era a minha Ana, a minha amiga. Ainda hoje era mulherzinha para voar para casa ou acordar cedo só para a ver...que saudades!!

Anónimo disse...

Eu via a Ana e a Joaninha (além do Tom Sawyer, os Mosqueteiros (em que o Aramis era uma mulher, etc), não sei se se lembram (tenho 35 anos).
Mas esta, definitivamente, era das melhores. O "Agora Escolha" era um dos meus programas preferidos (mesmo quando a Vera Roquette mostrava os desenhos feitos pelos miúdos). Estive sempre tentada a ligar para lá para escolher a minha série preferida, mas nunca o fim.
Também estou desejosa de ver a nova série, mas... não há amor como o primeiro.

Unknown disse...

Op eu amava a Ana, ainda gosto. Aquilo sim eram desenhos animados giros, que alimentavam o nosso imaginário e nos faziam sonhar. Eu não pensava em ser amiga da Ana, eu identificava-me com a Ana que adorava inventar histórias na cabeça e gostava de escrever. Eu era a Ana. Sem aqueles dramas claro, haveria de ter outros.
E o que chorei com aqueles desenhos animados e com o Matias. O Matias que arranjou o vestido de mangas de balão para a Ana.
Que bela notícia que me trazes. :) Já tornaste a minha semana melhor.

Unknown disse...

Adorava, que saudades desse tempo!

Ana disse...

É por isso, que o Blog da Pipoca, não acaba!
Fala de Tudo e de Nada, mas bem escrito. (em bom!)
E, agora, vão criticar o quê?!
- Que o blog está infantil?
- Que falar de celulites, e afins, é bem melhor.
Ora, ai está, não levar tudo a “peito”!
Sorrir mais!

Brown Eyes disse...

Oh, como eu me lembro da Ana e do genérico. Adorava :)

Anónimo disse...

Que post fofinho! Adorei.

Anita disse...

O vestido de mangas de balão :)... Mas que, coitada, apesar de ter as tão sonhadas mangas de balão era castanho... :) saudades

Unknown disse...

Que saudades mesmo..., e a série sem ser em desenho animado ainda gostei mais!!!, a memória que tenho é de ver as paisagens lindas enquanto ela passeava pelas dunas...

Anónimo disse...

Eu tb adoravaaaaaaa. Gostava tanto de voltar a ver a serie completa. Podiam voltar a passar, fizeram isso com a heidi :(

De Tudo Um Pouco da Patrícia disse...

xiiiiii A Ana dos cabelos ruivos. não perdia um episódio

TricotdaTicha

Melancia disse...

Ainda sei a letra toda do genérico, bem como o da Bia, a pequena feiticeira. Não sou de nostalgias e de pensamentos "ah, no meu tempo é que era bom", mas confesso que esses desenhos animados me deixam saudades.

Anónimo disse...

Ao ler também consegui sentir o cheiro do meu pão com tulicreme guardado no saquinho de pano ... Que nostalgia ,.. Xana

Raquel disse...

Eu tenho todos os dvds que a Planeta Agostini lançou há uns 8 anos destes desenhos animados. E sou fã incondicional dos filmes Anne of Green Gables realizados pelo Kevin Sullivan. Mas sim...não vai ser, de certeza, a mesma coisa.

A Menina disse...

Não sou Ana, mas também adorava ver a série e levava pão com tulicreme numa bolsa de pão (isso era, ainda, melhor que ver a Ana). Aguardo pela nova versão, a ver se não me desiludi.

Anónimo disse...

E o que foi feito desse André, sabes? :)

Quem rapa o tacho? disse...

E quando a Ana pintou o cabelo, lembram-se?
Também eu adorava a Ana dos Cabelos Ruivos e Tulicreme. :D

Anónimo disse...

Não costumo deixar comentários, mas hoje não resisto...
O meu 1º amor chamava-se José Pedro, nunca me deu um beijo e nunca me levou a casa, mas ainda hoje me lembro dele. Também eu levava o lanche para a escola num saco de pano, feito pela minha mãe, não me lembro se levava pão com tulicreme, mas salivo só de pensar o quanto gostava de o comer. A Ana dos cabelos ruivos também faz parte das minhas memórias, embora mais tardias porque tenho uns aninhos mais do que a Pipoca, mas ainda me lembro bem do prazer que era ficar em frente à TV a ver aquela menina sardenta...
Obrigada por me fazer recordar e reviver momentos das vida que às vezes me esqueço de recordar... deixou-me com um sorriso no rosto :)

Sílvia Costa disse...

Adorei! Fizeste-me recordar a infância! Muito bom texto! Sou tua fã. Também criei um Blog que só está a dar os primeiros passinhos. Se puderes dá uma espreitadela. Bj ;)

Isabel Patrício disse...

que texto tão bonito ! Parabéns ...Ana

Anónimo disse...

Escreves tão bem...
Também via...saudades!

Anónimo disse...

Boa, Pipoca!!
Até que enfim que este blog está a regressar aos bons velhos tempos, com textos pessoais que toda a gente adora.
Também sinto que as bloggers têm feito uma pausa nos posts sobre corridas mas, confesso que temo com a chegada da primavera.
É natural que um blog desta dimensão viva de publicidade mas até nisso acho que já não está tão exagerada ou, pelo menos, melhor disfarçada. Por vezes, acho graça as pessoas criticarem imenso a imensa publicidade dos blogs mas havendo passatempos, são as primeiras a concorrerem.
Continua assim, Pipoca!
Beijinhos.

Unknown disse...

Este texto fez-me sorrir e relembrar. É tão bom fazer isso!
Obrigada Ana! Enriqueceu um bocadinho mais o meu dia!
A Ana dos cabelos Ruivos já me apanhou na adolescência :) (sou de 74).
Mas lembro de ser pequena e de esperar com grande ansiedade pelos desenhos animados que o Vasco Granja apresentava.
Sou do tempo do Dartacão e os Três Moscãoteiros, do Ursinho Jacky e do seu amigo indio, do Tom Sawyer, da Volta ao mundo em 80 dias com Willy Fog, dos Estrunfes!
Lembro-me do Tulicreme, do Caprissone, daqueles gelados líquidos que se compravam em pacote e se punham a congelar, do leite Nido (detestava) e das pastilhas revolucionárias Bubbaloo, do Toddy e das bombocas de laranja!
Lembro do Cubo Mágico, do jogo do Liga 4, dos iô-iôs, do Aquaplay!
E do meu primeiro namorado, na primeira classe! Que me deu uma pulseira de prenda de Natal, tão bonita que me deixou o pulso meio azul :)

Anónimo disse...

Eu simplesmente adorava a Ana dos cabelos ruivos. Tanto que há uns anos comprei os dvds na esperança que se um dia tiver uma filha, lhos possa mostrar! :)

Anónimo disse...

Ai o Bocas... ainda bem que me lembraste.
Tulicreme havia de cacau e avelãs, não seria esse?
A manteiga da vaca (a azul?) era tãoooooooooooo, mas taooooooooooooo boa... :-)

Anónimo disse...

O meu tinha o meu nome bordado. E era aos quadrados verdes e brancos. :-)

Unknown disse...

Saudades da infância...ADORAVA

Sofia disse...

Não ficou verde ou lá que foi? Tenho uma vaga lembrança dessa cena :D

Anónimo disse...

Ainda hoje tenho o sonho de ter longos cabelos ruivos e isso deve-se à adoração que eu tinha pela Ana! Que boas memórias! Quando ela vestia o vestido preto ficava tãaaaao linda!... e eu queria taaanto ser assim! Obrigada Pipoca por trazeres de volta estas emoções! ❤️

Anónimo disse...

Ainda hoje tenho o sonho de ter longos cabelos ruivos e isso deve-se à adoração que eu tinha pela Ana! Que boas memórias! Quando ela vestia o vestido preto ficava tãaaaao linda!... e eu queria taaanto ser assim! Obrigada Pipoca por trazeres de volta estas emoções! ❤️

Unknown disse...

Não há como não ter saudades da nossa infância :)

Anónimo disse...

A ânsia que sentiu pelos episódios do "Making a Murderer", sentia eu pela Ana dos cabelos ruivos. Parecia que a hora de um novo episódio nunca mais chegava lol

Anónimo disse...

Aqui me confesso (o meu segredo para a Casa dos Degredos): em criança fui apaixonado pela Ana dos cabelos ruivos... Sim! Tive uma paixão por um desenho animado.

Anónimo disse...

Pipoca, o meu mundo parava quando dava a Ana dos cabelos ruivos. Curiosamente há uns anos quando saiu em DVD (naquelas edições planeta agostini ou algo do género), e mostrei, muito orgulhosa à minha irmã 9 anos mais nova que eu, o que tinha perdido na sua infância por na altura dela a Tv já não passar a Ana dos Cabelos Ruivos, sai-se ela com este comentário: "ah bem agora já entendo porque tens tendência para o dramatismo, esta Ana é uma histérica e tu ficaste influenciada!" LOL Não era a reacção que estava à espera! Mas a verdade é que eu continuo a adorar a Ana dos cabelos ruivos! :)

Anónimo disse...

.... As mangas de balão 😍😍😍😊😊😊

Anónimo disse...

Ficou verde mesmo! Eu nunca pintei o cabelo graças a essa cena! (Na adolescência; agora com 37 já preciso de cobrir os brancos!)

Sara disse...

Pipoca, eu que sou um pouco mais velha gostava mesmo era da Candy Candy, mas melhor que os desenhos animados que falas é a minisérie canadiana "Ana dos cabelos ruivos".
Passou pela RTP1 talvez nos finais dos anos 80. Tenho a série gravada em cassete VHS, desde essa altura e à pouco tempo saquei a série da net para matar saudades.
A actriz Megan Follows que faz de Ana é simplesmente encantadora e capta perfeitamente todo o carácter da personagem.
Aqui vai o link da série no site imdb: http://www.imdb.com/title/tt0088727/
E um dos vários clips que estão no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qdglss_WHjU
Pipoca tu que és apreciadora de séries devias mesmo ver esta, é simplesmente maravilhosa.

Cristiana disse...

Também adorava a Ana e o seu inocente sonho de ter um vestido com mangas de balão! :)

Filipa disse...

Adorava a Ana dos Cabelos Ruivos, que saudades! O mundo parava para ver o Agora Escolha: D'Artagnan (não Dartacão), Joaninha, Tom Sawyer! Maravilhoso!

ana disse...

Bem, o que este post me fez recordar.... Eu vivo em Chaves e em pequena via muitos canais espanhóis, era a "fibra de há 30 anos" e lembro-me de nas ferias acordar as 8 para ver a Ana na tele5 e depois voltava a dormir. Dps veio em português, e vi tudinho!!! Dps em crescida comprei os episódios todos e vi-os todos de fio a pavio. Adoro! É tão bom voltar a infância.
A ver o que está nova Ana nos reserva!!! ;)

Alexandra disse...

Adoro a colecção de livros. Tenho em inglês, uma edição antiga, os livros vêm numa caixinha muito gira. São uma espécie de tesouro! Haverá quem ache infantil ou ridículo, mas tenho para mim que tudo o que nos faça lembrar uma infância feliz é sempre um bocadinho tesouro!

Alexandra disse...

Também já vi e adorei. O "episódio" seguinte também é bom. A partir daí não tem nada a ver com os livros. Mas esses dois primeiros episódios são bons. E a Megan Follows é uma Ana de se lhe tirar o chapéu!

Alexandra disse...

Ao ler este post podia ter pensado que velha estou, e que rápido que passa o tempo, e outras coisas que tais. Mas na verdade a única coisa que pensei foi que sortuda que fui. Por ter podido viver uma infância saudável, em que os desenhos animados eram assim, simples e até básicos, mas que mostravam mundos bonitos e onde a violência se resumia a uma ardósia partida na cabeça de um miúdo atrevido!

Unknown disse...

Foi a minha série de infância favorita! Contava os minutos para começar, que saudades...

xxx disse...

Obrigada por este post, parecia que tinha sido eu a escrevê-lo! Até o meu namoradinho, que durou do 1º ao 7ºano, se chamava André :) Eu adorava a Ana e fico super triste porque falo com imensas pessoas, da nossa geração, que não se recordam dela.. lembro-me das tardes infinitas de verão a brincar na rua que só eram interrompidas para vir a casa ver a Ana, obrigada pela nostalgia boa que me fizeste sentir ;)

Unknown disse...

Ai Ana! É por isto que eu adoro o teu blog. Também sou Ana, tenho 34 anos, vinha a correr da escola na hora do almoço para ver o agora escolha, adorava a Ana dos cabelos ruivos e ainda há bem pouco tempo recomecei a dar-lhe no tulicreme!! Mas tem de ser com aquelas carcaças da padaria, senão não tem o mesmo sabor da infancia. Ai como foi bom este bocadinho :).
Obrigado!!

Ana Cristina disse...

Gostei muito do texto, eu também adorava ver a Ana dos cabelos ruivos. Bons tempos.
Também ia e vinha da escola a pé, também brincava na rua. Tenho muitas saudades desses tempos.

Beijos

Soraia disse...

A serie é linda, esta super bem caracterizada linda de morrer.
E faz nos viajar no tempo e lembrar dos tempos de meninice em que tudo parecia mais vivido intensamente e com inocência.
Devias dar uma vista de olhos.

Beijinhos

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis