Pub SAPO pushdown

Sim, bebo água da torneira e estou aqui fresca

terça-feira, junho 09, 2015
A minha melhor amiga é uma esquisitinha da pior espécie no que toca a água e isso é motivo de piada há muitos anos. Torce sempre o nariz a beber água da torneira, acha que sabem todas mal e por isso, quando vem cá a casa, tenho sempre de ter água engarrafada porque a menina não bebe outra. Eu sou, como é sabido, uma esquisita da pior espécie, mas problemas com água é coisa que não me assiste. Quando saio de Portugal reconheço que temos das melhores águas engarrafadas do mundo, mas estando cá não me faz confusão nenhuma beber água da torneira. Aliás, em casa é só mesmo dessa que consumo. Noto algumas diferenças de região para região mas, no geral, acho que a nossa rede de água é realmente boa. O que já faço há algum tempo é filtrar a água com uma garrafa para o efeito, da BRITA. E, por isso mesmo, achei graça quando a própria da BRITA me pediu que experimentasse os produtos deles, porque a verdade é que já sou cliente. Já há um bom tempo que tenho um jarro BRITA em casa e que lhe dou uso diário. 
Ora bem, vantagens de filtrar a água da torneira: fica a saber melhor, ou com menos "sabor" (sim, por mais que digam o contrário a água tem "sabor"), reduz o calcário, o cloro e outras impurezas, é um processo simples e que não demora nada e, claro, é mais ecológico. É pôr a água da torneira no jarro e o filtro trata de tudo em segundos. Depois de filtrada, a água pode ser mudada para uma garrafa ou ficar na BRITA. Agora no tempo quente tenho sempre a minha no frigorífico, que apesar de não ser esquisita com a água, pelo menos fresca tem de estar. 
Para mim o sistema de filtragem é prático e económico. Pelo menos, mais prático do que ter de estar a acartar garrafas de água do supermercado. Há seis modelos BRITA diferentes, todos com o mesmo sistema de filtragem e com preços que vão dos 17 aos 30 euros. Valores perfeitamente acessíveis para uma função tão importante. Eu tenho uma Navelia cor-de-rosinha, que tem um design mais trabalhado e está disponível em quatro cores. Se quiserem mais variedade têm a Marella, com dez cores. A BRITA tem quase 50 anos e é reconhecida no mundo inteiro. Começou por ser uma pequena empresa familiar e, actualmente, está em mais de 60 países.


Post escrito em parceria com a BRITA 


53 comentários:

  1. Também sou fã da água da torneira, embora não ingira tanta água quanto deveria e sou cliente da Brita - o meu jarrinho está sempre no frigorífico também e é uma opção excelente e que não ocupa espaço.

    A minha mãe tem um sistema de filtragem, o Lar Ozon, é de facto excelente, mas implica algum espaço e manutenção.

    ResponderEliminar
  2. Também não sou nada esquisita em relação à agua, bebo bastantes vezes da torneira. Mas também tenho uma Brita e foi a melhor aquisição que fiz. É muito prática e o que eu noto mais diferença é o sabor.

    ResponderEliminar
  3. Também não gosto de água da torneira, mas filtrada fica completamente diferente, muito melhor!

    ResponderEliminar
  4. Apesar dos pesares, como diria Vinicius de Moraes, filtrada ou não, a água da torneira tem sempre sabor (sim, concordo com a Pipoca!) a água da torneira...mesmo com os filtros Brita

    ResponderEliminar
  5. Eu admito: sou uma esquisitinha com a água da torneira. Não que pense que me vai fazer mal mas porque tem "sabor". Sinto diferença consoante a região do país mas não me tentem enganar que eu vou perceber que a água é da torneira!! :)

    ResponderEliminar
  6. Não sou, mas eu podia ser a tua amiga!!! haha Sou tal e qual, ou pior...sou tão esquisita com a água (e gosto tão pouco de a beber) que só consigo beber Fastio :s eu sei, é ridículo, mas nenhuma água sabe igual, noto imensas diferenças e se já é difícil obrigar-me a beber pq sei q faz bem e blablahaha, então ao menos tem de ser a suportável.
    Em casa também aderimos à Brita e devo dizer que faz muita diferença (ou isso, ou são as manias a funcionar! :) mas mesmo assim fico-me pela Fastio. Uma chata eu, bem sei!

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma Brita "Maxtra" há já algum tempo também. A água fica com um sabor diferente, mais leve, gosto muito. A única desvantagem que vejo são nos próprios filtros... acho que são excessivamente caros em Portugal, por isso agora mando-os vir de fora a metade do preço de cá. 9,90€ por 1 filtro ou 29.90€ por um pack de 3, é um valor exorbitante tendo em conta a durabilidade dos mesmos (dá para uns 10 jarros). De qualquer forma, só pelo facto de não ter de carregar com garrafões que nem "burra", fiquei fã desde a minha primeira utilização! :-)

    http://achineladacinderela.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. A água da torneira é uma autêntica purga. Água do garrafão é um investimento na saúde. E não me venham dizer que é cara. Cortem no que não interessa, ou vamos aqui discutir que há bens mais essenciais do que a água? Quem encosta a barriga, com regularidade, à tábua de passar a ferro sabe bem a quantidade de calcário que o ferro liberta. E não, não uso água destilada para o ferro. Não tenho propriamente amor à saúde do ferro. E quem se queixa que não dá jeito transportar a água para lindos e espaçosos apartamentos em prédios sem elevador é simplesmente preguiçoso! O exercício físico não está "supé na moda"? Aproveitem! Se as pessoas acham que beber água engarrafada é "coisa de gente com mania", então o governo que torne, pelo menos, obrigatório o uso destas Britas. É que deve haver aí gente que por dentro deve parecer a pedreira de Estremoz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a "pedreira de Estremoz" :D

      Eliminar
    2. http://tararecuperavel.org/2014/07/24/agua-engarrafada-um-desperdicio-de-dinheiro-um-atentado-ambiental/

      Eliminar
    3. Mentes tão retrógradas... Vai ser sempre assim

      Eliminar
    4. Miga/o onde estão todas as fontes para essas constatações? E não, o calcário que vê no ferro lá de casa não serve como uma fonte credível.

      Eliminar
    5. Muito bom Anónimo das 13:57!

      Eliminar
    6. Sabia que o calcário de que se queixa é essencial para a sua saúde? Informe-se antes de bolsar baboseiras...

      Eliminar
    7. Anónimo das 21.20 poderia explicar porque razão é o calcário essencial para a saúde? Eu realmente só conheço os inconvenientes.

      Eliminar
    8. Ai anonimo, anónimo tanta pedrinha nessa cabeça... continue a pagar balurdios por água de garrafão! Sandra

      Eliminar
    9. O maior embuste do mundo essa da água engarrafada e os já de si ricos, metem ao bolso o dinheirinho do palerma que compra água vinda de uma qualquer fonte. Enquanto isso, a agia da torneira é mais controlada do que a água que os tristes carregam de forma desenfreada. Estivessem em África, que até a água de lavar os pés vos sabia a champanhe francês.

      Eliminar
    10. Anónimo das 22h24, um excerto que resume a resposta à sua questão: "Hard water is not a health hazard. In fact, the National Research Council (National Academy of Sciences) states that hard drinking water generally contributes a small amount toward total calcium and magnesium human dietary needs. They further state that in some instances, where dissolved calcium and magnesium are very high, water could be a major contributor of calcium and magnesium to the diet." (fonte: http://www.water-research.net/index.php/water-treatment/tools/hard-water-hardness)

      Eliminar
  9. Sou fã dos jarros da Brita, recomendo vivamente e também sou adepta da água da torneira mas, se for ainda mais purifica, melhor!

    ResponderEliminar
  10. Adoro a verde menta, mas neste momento não sinto necessidade em filtrar a água.

    ResponderEliminar
  11. Os filtros, que duram um mês, não são propriamente baratos, mas vale a pena o investimento.

    A água depende de rede para rede, a que consumo já não tinha "sabor" antes de usar a filtragem. Não sei qual a diferença em outras redes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho os meus filtros 3 meses e continuam a cumprir a funçao na perfeição! Vendem a ideia que duram um mês para comprar mais...não caia nessa

      Eliminar
  12. Ora aqui está quem é capaz de comer qualquer coisa venha ela de onde vier... mas incapaz de beber água da torneira....blec aquele sabor a cloro... ca nojo :) e sim a água tem sabor... só quem não gosta de beber água é que não sabe, quem aprecia o bom copo de água fresca sabe disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizer ca nojo quando se trata de cloro é no mínimo estranho...

      Eliminar
  13. Gosto das duas mas tenho particular afeição pela engarrafada tenho que confessar!
    Cris

    ResponderEliminar
  14. Com ou sem filtro, não consigo beber água da torneira em absolutamente região nenhuma. Sofro quando vou para o estrangeiro porque raramente consigo encontrar água que não seja intragável para a minha pessoa. Podem-me tirar tudo, mas não me tirem a minha água que não sabe a calcário nem a coisa nenhuma <3

    ResponderEliminar
  15. "Esqueceste-te" de referir a necessidade de trocar os filtros, com que frequência e o seu preço. Parecendo que não, são informações importantes para quem esteja a considerar comprar este produto.

    Também não gosto do sabor da água da torneira e até há pouco tempo bebia apenas engarrafada (qualquer uma menos a do Continente, que consegue saber pior que a da torneira!), mas entretanto comprei uma garrafa Bobble e nota-se imenso a diferença no sabor. Qualquer destes produtos é muito mais ecológico do que andar sempre a comprar garrafas e garrafões de plástico e a deitá-los fora, por isso é bom que as pessoas tenham conhecimento da sua existência.

    ResponderEliminar
  16. Eu consumo dos dois tipos mas depende da zona do país onde me encontro.
    Quando vou visitar os meus pais ao norte bebo água da torneira porque é pura e não tem sabor absolutamente nenhum.
    Quando vivi em Lisboa, mesmo dependendo da zona, conseguia ou não beber água da torneira.
    Agora que vim para o sul do país é impensável beber água da torneira porque tem imenso calcário e a água parece choca e não me sacia.
    Faço um consumo desmesurado em água engarrafada.
    Já tentei estes jarros mas sou sincera, não acho que eliminem o gosto da água. Até podem melhorar as propriedade mas o sabor fica praticamente igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O termo "puro" é aplicado quando a água está isenta de qualquer substância que a torne imprópria para consumo.
      A água é uma substância molecular composta por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. Para ser potável, tem que ter na sua composição certos sais que vêm devidamente identificados nos boletins de análises. A água, como composto molecular não é potável. Diga, antes que a água é de boa qualidade

      Eliminar
    2. Caramba, tanto preciosismo.
      Não percebeu o que eu quis dizer?
      Sou uma ignorante, desculpe-me por isso.
      (é que até a falar de água consegue aparecer aqui gente embirrante)

      Eliminar
  17. Eu prefironfazer exercício e trazer as garrafas do continente a 0,12€ cada do que pagar 1€ por jarro só no filtro, Mais o custo da brita mais o custo da água da torneira!
    Assim faço exercício e poupo dinheiro!!!!
    Água engarrafada sim.
    E com as garrafas reciclo, faço brincadeiras com os miúdos ou servem para usar para levar nas idas a passeios e afins!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim não poupa é o ambiente...

      Eliminar
  18. Eu sou uma esquisitinha do pior com a água! Não bebia água da torneira há anos, até ter experimentado um jarro idêntico à Brita, mas de marca branca (da Worten). Nunca mais comprei água para casa. Ah... e os filtros duram mais que um mês ;)

    ResponderEliminar
  19. eu bebia água da torneira antigamente. agora nem pensar, é impossível...e eu sei do q falo. mas tb tirando a água do lusa, Penacova, as outras não valem nada...a do fastio então..é um autentico fastio..(já sei q não vai publicar este comentário - sempre q falo mal das marcas, não publica) - tá certo...agree

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo beber fastio! :\

      Eliminar
  20. Eu também já fiz as contas, e sai mais barato um garrafão de 5/6 litros por pouco mais de 50 cêntimos, do que a manutenção de um jarro desse tipo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será verdade?
      Por acaso estou na dúvida se abandono ou não o uso de água engarrafada e passo a usar o jarro Brita mas o meu receio é mesmo a manutenção.
      Pipoca, sei que a maioria das vezes só respondes às pessoas que te ofendem, mas como não sou dada a essas coisas, será que, mesmo assim, podes dar algum esclarecimento acerca dos filtros nomeadamente custos e a duração média de um filtro? Obrigada.

      Eliminar
  21. A minha irmã é exatamente o oposto, não suporta água engarrafada. Não há quem a convença!
    Quando vamos a algum lado e nos esquecemos desse pormenor, prefere morrer de sede do que ir a algum lado comprar uma garrafa de água. Cada maluco com a sua maluquice!

    Amigas do Closet
    amigasdoclosetblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou igual. Abro a torneira em qualquer casa de banho e encho a minha garrafa tupperware :-). É uma mina de dinheiro para os ricos a água engarrafada.

      Eliminar
  22. As pessoas '' ai eu só bebo água engarrafada'' nem imaginam o mal que fazem à saúde. A água engarrafada é muito ácida, comparativamente à da torneira, e basta olharem para o pH, para o constatarem. Claro que se a água de vossa casa não é bebível, esta regra vira exceção.

    ResponderEliminar
  23. Só mitos e produtos inventados para fazer gastar dinheiro. A água da torneira é própria e aconselhada para consumo.

    ResponderEliminar
  24. Serviço público: https://youtu.be/FnCnf-1-iRk
    Deixemo-nos de tretas.

    ResponderEliminar
  25. Qual o problema de não beber água da torneira? Eu também não bebo porque não gosto do sabor. É como não gostar de cebola ;p

    ResponderEliminar
  26. Pipoca, uma vez que este post é publicitário, foi a BRITA que exigiu que dissesses que bebes água da torneira? Se foi, compreendo, são questões contratuais, se foste contratada para dizer que bebes água da torneira, há que respeitar.
    Se foste tu que decidiste dizê-lo só para parecer um texto mais pessoal, em vez de um texto publicitário tout court a explicar os benefícios e vantagens de adquirir uma BRITA, digo-te já que não consigo acreditar que o faças. Amanhã és bem capaz de fazer um post a dizer que só bebes água do Luso, desde que te paguem como pagaram quando foi da Luso com gás. Preferia mil vezes ler um texto publicitário tout court do que esta "experiência pessoal", que a mim só me soa a falso, mas posso estar a fazer um julgamento errado e realmente tu bebes água da torneira.
    A minha mãe tem uma jarra Brita mas como sai mais caro do que comprar água engarrafada está arrumada num armário qualquer. Ainda por cima a água da rede pública na zona dela só sabe a cloro e os filtros brita não era suficientes para anular esse sabor, parecia que estávamos a beber água com lixívia. Eu sei que as águas da rede pública são potáveis e seguras para a saúde, mas as da minha zona sabem mesmo muito mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente,alguém lúcido!;)))

      Eliminar
  27. também bebo água da torneira and I'm alive. Mas os jarros têm cores muito bonitas!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Sou uma dessas esquisitinhas que bebe água engarrafada... Noto que água da torneira sabe realmente a cloro e é mais "pesada". Há muitos anos atá bebia água da torneira, mas desde que comecei a beber engarrafada... Nunca mais houve retorno..

    ResponderEliminar
  29. Deviam de ter água com um gostinho a lodo da barragem que logo viam.

    ResponderEliminar
  30. Já eu sou daquelas que pega no jarrinho e sai de casa para ir buscar água da nascente. Não há água melhor, e para minha sorte é pertinho da minha casa.

    ResponderEliminar
  31. Onde se compra o modelo Marella?

    ResponderEliminar

  32. Se firezem bem as contas o continente entrega em casa 40 garrafoes de 5 litros por 6 euros

    ResponderEliminar
  33. O que eu gostava mesmo de saber era a composição do filtro, o que é que filtra a água, será dolomita e turmalina negra ??? e esse filtro altera a acidez da água ??? torna-a mais alcalina ?? se me puder responder agradeço imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passei por aqui apenas para ver se podia por a minha Brita no frigorífico, mas tendo em conta a data do seu post, achei por bem, responder a dúvida.
      Quanto a acidez, os jarros mais caros, até trazem um medidor de ph, e não só inserido na tampa, que desce até ao reservatório, para se ter uma noção mais exata de como esta o filtro e a qualidade da água.
      Quanto a composição do filtro, já começa a depender do jarro que usa. Mas é esta a informação que disponho:
      O material do cartucho filtrante MAXTRA contém uma mistura de resinas de permuta iónica e de carvão ativado, que foi testada quanto à sua qualidade alimentar. A resina de permuta iónica utilizada reduz a dureza carbonatada (calcário) e os metais, como o chumbo e o cobre, que podem estar presentes como resultado de instalações domésticas. O carvão ativado remove as substâncias que possam prejudicar o sabor, como o cloro e os compostos de cloro (quando presentes).
      Pela minha experiência, torna a água mais leve, mais fácil de beber.
      Mas também se sabe que depende da região onde se vive, porque há águas da torneira, que nem sei como se pode dar aquilo a alguém, como o caso do Algarve, em que acho a água horrível, e em Alverca, que é do pior que já bebi.

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis