Pub SAPO pushdown

Publicidade assinalada em blogs? ALELUIA!

segunda-feira, maio 25, 2015
A notícia saiu na semana passada e houve logo cambalacho facebookiano: a partir de agora, e segundo o novo Código da Publicidade, os blogs vão ter de passar a assinalar todos os artigos publicitários. Segundo este artigo do Dinheiro Vivo, esta é "uma alteração que poderá afetar a forma como blogues com muitos seguidores, como Pipoca Mais Doce ou Daily Cristina, por exemplo, poderão ter de alterar a forma como apresentam marcas e opinião". O Dinheiro Vivo não fez bem o trabalhinho de casa,  porque desde Janeiro de 2014 que já faço isso aqui no blog. Como sabem, no final de cada texto publicitário ponho a indicação de que o mesmo foi feito em parceria com a marca x. É uma questão de transparência e todas as marcas que trabalham ou querem trabalhar comigo sabem que é assim. Algumas não o querem fazer e eu percebo mas, nesses casos, também não se avança com a parceria. São as regras do jogo. A verdade é que esta coisa da publicidade nos blogs tem vindo a evoluir muito rapidamente, sobretudo nos últimos dois ou três anos. E, claro, blogs com dimensões diferentes também trabalham de formas diferentes. Já o disse muitas vezes
, tanto aqui como em entrevistas que dou sobre o assunto: apesar de o blog ser a minha maior fonte de rendimento e de me assumir como "blogger profissional" (um conceito inimaginável quando comecei esta brincadeira), todos os dias recuso propostas de parcerias. Só aceito o que tem a ver comigo, o que acho interessante ou o que me parece válido para os meus leitores. E, por isso mesmo, todos os dias digo "nãos" e todos os dias deixo de ganhar dinheiro, mas é a vida. Sou eu que estabeleço os critérios e é importante para mim e para quem trabalha comigo saber quais as linhas orientadoras do blog. É verdade que tenho muitas parcerias, muitas marcas com as quais trabalho, dos mais variados sectores, mas há que contemplar a imensa transversalidade do blog. Nunca foi um blog monotemático, nunca foi dedicado exclusivamente a isto ou aquilo. Mesmo que o rotulem como blog de moda, não é. É um blog pessoal que fala sobre muitas coisas: moda, beleza, viagens, restaurantes, livros, filmes, desporto, temas de actualidade, coisas da minha vidinha e muito mais. E, por isso mesmo, é normal que aqui também caibam muitos tipos de publicidade. Já acho mais estranho que blogs assumidamente de moda ou de culinária de repente estejam a falar de impressoras ou coisa que o valha. Mas toda a gente tem de se fazer à vida, não é verdade, mesmo que isso implique uma certa desorientação de critérios. 
Aplaudo de pé esta medida e acho que só peca por tardia. Acho que os leitores merecem saber o que é publicidade, se bem que há muitos que só o querem saber para se poderem indignar com o facto de alguém estar a ganhar dinheiro. Quantas vezes não me dizem que leram um texto do qual gostaram muito mas depois ficaram chateados por chegarem ao fim e saberem que é publicidade? Não percebo porque é que uma coisa invalida a outra. A publicidade existe, de que outra forma podíamos ficar a saber de novos produtos, restaurantes, hotéis, serviços? E eu procuro envolver-me com as marcas com as quais trabalho, não me limito a reproduzir o press release que me enviam, como tanta gente faz e que eu acho que só revela preguiça ou falta de criatividade. Tento sempre contar uma história, mas isso é o que faço sempre, com tudo, não só com os textos feitos em parceria. Não é uma história inventada, é quase sempre uma partilha sobre algo que tem a ver com a publicidade em causa. 
Nesta coisa da publicidade em blogs há "n" formatos possíveis. Pela parte que me toca, 90% funcionam com base numa tabela de valores. Querem "x" pagam "x". Aquela coisa de fazer um texto a troco de um baton é muito gira para quem está agora a começar ou para quem tem outra profissão que lhe pague as contas, para mim já não dá. Mas claro que também há parcerias que funcionam assim,  só na base da permuta. Mas não estamos a falar de creminhos, como é óbvio. Segundo a nova lei, "a promoção de bens ou serviços, mediante contrapartida financeira ou material, sob a aparência de opinião pessoal deve ser claramente identificada como publicidade". Tudo certo. Mas eu recebo todos os dias dúzias de coisas e não considero que isso sejam parcerias publicitárias. É óbvio que são coisas que as marcas enviam na expectativa de as verem no blog, mas não há nenhum acordo, nenhuma obrigatoriedade, nenhuma contrapartida (e não, como já expliquei, receber um perfume há muito que deixou de ser uma contrapartida). Falo de pouquíssimas coisas que me oferecem, quando falo é porque me apetece.  Nesses casos, não considero publicidade. É a minha opinião sobre um produto que me foi oferecido. Porque, se assim for, então também todas as revistas terão de dizer que os produtos que lhes enviam são publicidade e não opinião. Não é a mesma coisa? As marcas enviam os produtos aos jornalistas (e pagam-lhes viagens, e almoços, etc e tal) porque querem que os mesmos sejam publicados, cabe a cada jornalista decidir sobre o que escreve ou não. Fiz isso durante cinco anos como editora na Time Out, no blog é a mesma coisa. A verdade é que ainda há quem ache (mais para implicar do que outra coisa) que TUDO o que aparece no blog é publicidade. Ou me pagaram ou me ofereceram. Mesmo quando faço aqueles shoppings com 20 marcas (da Louboutin à Zara). Era bom, mas não é verdade. Falo de coisas só porque sim, porque me apetece, porque acho informação relevante. Mas não tenho problema nenhum em dizer que fui convidada para ir a um restaurante, ou a um hotel, ou outra coisa qualquer. Faço-o muitas vezes.
Esta nova lei virá  revolucionar, de facto, a forma de publicitar em blogs e estou muito curiosa para ver como isto vai funcionar. Tanto para as marcas como para alguns blogs que insistem em assumir uma posição mais questionável nestas matérias (alguns quase que juram pela vidinha da mãe em como não é publicidade, como se não se percebesse a 34 quilómetros). Pela parte que me toca, estou tranquila e acho a medida útil, que isto estava a ficar uma selva. Da vossa parte, se quiserem saber mais alguma coisa sobre o assunto é perguntar. 

51 comentários:

  1. Portugal é perito em legislar, e depois em não punir quem foge à legislação.
    Os conteúdos pagos deveriam ser assinalados, claro, mas como funciona a publicidade por baixo da mesa?
    Por exemplo, um hotel oferece um fim de semana à família Doce, sendo que em troca esta tem de escrever um texto sobre o mesmo no seu blog. Não há transacção financeira, não há provas físicas de um negócio, neste caso. Será considerado publicidade, e portanto, terá de ser assinalado?

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    1. Nesses casos (e já o faço) penso que não há problema nenhum em dizer que se esteve no hotel a convite.

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  2. Gosto da nova lei e da tua frontalidade. detesto aqueles posts do genero "Ah estava eu hoje sem saber o que vestir e lembrei-me do site xis" -com link para o site- e depois mais 20 links até ao fim do post, ou aquele sposts sobre os produtos favoritos e vai tudo linkado e para o mesmo site, assim como quem não quer a coisa...
    Acho que a celeuma sobre a publiciade e patrocinios, pela parte que me toca, tem a ver com credibilidade ...Há uns anos atrás quando os blogs não davam dinheiro, se alguém dizia que tal creme resultou comigo, eu sabia que era uma opinião pessoal de alguém que não tinha nada a ganhar ou perder com ela...hoje em dia e por mais que as bloggers sejam honestas, já me custa mais acreditar piamente...não que se minta, apenas acho que se não foss epela publicida e aquele produto não apareceria ali entre os favoritos... E depois ainda ha aqueles produtos que aparecem na mesma semana em 20 blogs...penso logo:pronto, este ate pode ser bom, mas não esta aqui por ser mesmooooo bom...Posso estar a ser injusta, mas e´assim que funciono...é como ler as opiniões sobre um hotel no site do hotel em vez de ver a sopiniões no booking ;)

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    1. Isso de as marcas comprarem posts em dez blogs ao mesmo tempo é uma péssima estratégia, de facto. Já avisei várias vezes, ninguém me ouve.

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    3. Aqui há uns tempos andavam todos os blogs e mais algum a publicitar o pingo doce. Não deu nada bandeira que era uma manobra de publicidade ahah Péssima estratégia realmente!

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    4. Estou com a Catarina. Pior que as estratégias péssimas por parte das empresas, são os blogs que perdem credibilidade por se venderem desta maneira.

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    5. Nem a propósito! A publicidade ao Selenium que acabou de ser publicada neste blog já a vi replicada em dúzias de blogs e em outros tantos posts do facebook. É que nem na mensagem são originais. O Selenio é importante o ano todo para combater os radicais livres. Eu tomo como suplemento à corrida porque se há coisa que envelhece a pele é a corrida (porque a prática de exercício físico aumenta significativamente a produção de radicais livres).
      Eu por acaso uso essa marca há pelo menos 4 anos, mas confesso que o bombardeamento da mesma em tudo o que é publicação me anda a enervar e me faz ponderar mudar para outra marca.
      Carla

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    6. Concordo plenamente com os comentários acerca de ver os mesmo produtos em 20 blogs. As marcas devem nos achar parvas. E garanto-lhes que a publicidade na maioria dos blogs em que aparece não é barata.

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  3. A verdade é que já o fazes há algum tempo e esta medida só vem reforçar o que já vens defendendo, portanto, só pode ser bom :)
    P.s. Mas, o que nós queremos mesmo, isto porque com publicidade ou não, a malta gosta do que escreves e comentas, é um post (ou vários) a falar dos vestidos dos Globos :)

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    1. Minha menina estas a ser patrocinada por nós póneis mais doces, vai lá mais é trabalhar e falar dos trapos dos globos Di oiro :P

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    2. É isso mesmo! Queremos o post dos vestidos dos Globos vá... eu nem vi aquilo tudo ontem, que estava secante, porque pensei que seria mais divertido ver os vestidos aqui com os respetivos comentários! Vem hoje o(s) post(s) não vem? vem? vem, não vem?

      É que também estou sem tempo/paciência para ir procurar noutros sítios...

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    3. Queremos comentários aos vestidos dos Globos tugas!!!!! pipocas, vá láaaaaa, já andei a ver se nos davas gargalhadas com os teus comentários!

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  4. Estou a começar agora e como é natural, de inicio, quase ninguém nos conhece, mas concordo com tudo o que escreveu pipoca. Quando existe alguma marca que necessita da publicidade, a mesma deverá ser paga e como tal visível a todos...não vejo problema nenhum, mas pronto, existe sempre quem "viva" para reclamar e afins...

    Beijinhos *

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  5. Eu admiro a tua maneira de publicitares algo, é realmente inovador e demonstra cuidado com o que fazes. Mas quando começas a contar uma história eu já consigo detectar que vem aí publicidade e isso torna-se aborrecido. No entanto, sei que faz parte e não sei se faria melhor.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

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  6. Eu acho esta medida muito boa, mesmo que tenha chegado tarde no campeonato. Podiam ter feito isto há 2 anos atrás.

    Mas pergunto-me se os bloggers vão mesmo cumprir com isto.
    E se continuarem a escrever posts sobre produtos patrocinados SEM assinalarem nada?

    Como vão «apanhá-los»? Como vão castigá-los?

    Será que a polícia vai ter pessoas cujo único trabalho é visitar 1000 blogs por dia, a varrer cada post e tentar descobrir se "há gato"?

    É muito bonito fazer leis disto e daquilo... mas se depois não as implementam não serve para nada. É como as leis sobre dejectos de cão no chão... todos ignoram, ninguém é punido.

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    1. Acredite, já há muita gente que faz esse trabalho sem haver lei, a polícia só precisa de aguardar os print screens. Se tiraram print screens ao post sobre a Sofia Alves nos Óscares e enviaram para tudo quanto era sítio, mais rapidamente se tonam agora detectives.

      Quanto ao assunto, acho que a Pipoca sempre conseguiu mostrar que não recebe dinheiro para falar das coisas, mostra que realmente usa e gosta do produto com a mais valia de poder ganhar algum dinheiro com isso. E esta diferença nota-se de blog para blog!

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    2. Não recebe?claro que recebe!A própria já o disse!

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  7. Na minha opinião, faz diferença se um produto foi oferecido ou não. Há muitos produtos que eu usava e elogiava se me fossem oferecidos, mas daí a gastar dinheiro neles...

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    1. Exactamente, mas os bloggera continuam a fingir não perceber a diferença

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    2. EXACTO! É que ninguém aborda esta questão. Imaginemos que lhe enviam um creme MARAVILHOSO, mas custa 200 euros. Vai dizer que recomenda porque é, de facto muito bom. Mas vai dizer que não "re-comprar"? ou, neste caso, "comprar".

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  8. Espero que as pessoas fiquem mais esclarecidas ao ler isto. De facto, é algo que aqui no blog já se vê. E mesmo que a parceria não estivesse indicada, percebe-se o que é, ou não, publicidade. Qual é o mal de se falar da marca x se gostamos dela?Enfim, pessoas.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

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  9. Acho que a medida faz todo o sentido. Cada vez mais se vê publicidade nos blogs e por uma questão de transparência e honestidade, deve ser claro para o leitor o que é publicidade ou não. No entanto, era bom que todos fizessem como tu e só aceitassem parcerias de marcas ou produtos com os quais se identificam. É mais genuíno e penso que resulta melhor porque se torna mais credível.

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  10. Concordo plenamente e faço exactamente a mesma coisa. Aliás, acho que o post publicitário apenas ganha ao ser frontal e transparente. Pelo menos eu tenho as leituras do meu blog como inteligentes, ninguém iria ao engano num post publicita´rio, por isso esclarecer tudo é o natural. Não percebo que marcas achem isso chato ou prejudicial, o qcontrário é que me parece que é... mas elas chegam lá.

    Quanto aos produtos oferecidos, eu refiro sempre quais são os produtos oferecidos, não só para assinalar a publicidade (para mim ainda é), mas sobretudo para esclarecer quais foram os produtos que eu decidi comprar e os que vieram parar à minha mão de outra forma. Sendo certo que gosto de todos, de outra forma nunca teriam tempo de antena.

    Qual é a parte complicada disto tudo? Avança Portugal, avança!

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  11. Eu quando comecei a ler, pensei "a pipoca já faz isso lol". Eu não acho problema nenhum em dizer que um certo produto foi oferecido etc. So what? :)

    Dorky-and-weird.blogspot.com

    Xoxo Jessy

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  12. Já o disse no Facebook mas repito: basta ler os artigos 2.º, 3.º e 4.º do atual Código da Publicidade para perceber que os blogues estão abrangidos pelo mesmo e, consequentemente, devem indicar sempre que existe atividade publicitária.

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    1. Farto-me de dizer isso! Sempre que vejo suspeita de publicidade não identificada comento isso. Embora na maioria das vezes os comentários nem são aceites. Ou se são, vem as desculpas de que se nota perfeitamente que é publicidade e que como tal, não era necessário informar... Ou pior, juram que não é, quando uma pessoa com o mínimo de inteligência percebe que é. Enfim. É o país que vivemos com a mentalidade típica.

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  13. Acho que o fundamental é as pessoas se manterem fieis a si mesmas, independentemente de ser num blogue ou numa conversa de café. Obviamente que a Pipoca já anda por estas bandas há muito tempo, mas cada vez mais vê-se posts cada vez mais descontextualizados.

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  14. A Ana é um excelente exemplo de estratégia e de gestão, já que se o blog é a sua empresa nada como geri-lo como tal, infelizmente em Portugal isso não é o normal como seria de esperar, já que mesmo que o blog não seja a principal fonte de rendimento do blogger se dá algum rendimento deveria ser encarado como um pequeno negócio.
    Mas o problema é dos dois lados dos blogers que aceitam tudo sem qualquer critério e das marcas que fazem parcerias com 10 blogers ao mesmo tempo e como se não bastasse nem se preocupam como é os bloggers apresentarão os conteúdos.
    A legislação pelo menos obriga a identificar os textos como publicidade.
    Língua Afiada
    http://a-lingua-afiada.blogspot.pt/2015/05/blogues-obrigados-assinalar-publicidade.html

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  15. Sim, concordo contigo.
    Quando uma marca me envia algo, fica ao meu critério falar dela ou não.
    E se optar por falar, será sempre a minha opinião enquanto consumidora.

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

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  16. Eu nunca tive problemas em assinalar do blog que o produto x tinha sido oferecido pela marca y ou que tinha sido convidada para jantar no restaurante xpto, ainda que como a Ana mesmo descreve muitas vezes são ofertas que nos fazem e sem esperarem contrapartidas,a té porque me recuso a escrever algo sobre o qual não gosto.
    Acho muito bem esta medida que inclusivamente existe noutros países. como no Brasil... A questão aqui é, e nem é preciso repetir a situação das revistas que recebem montes de coisas e depois escrevem artigos, quem é que vai fazer o controlo da dita legislação? E nos casos em que não há nada que prove uma transação? Ou seja, no papel é tudo muito lindo e cor de rosa, mas na práctica é uma perda de tempo.

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  17. Pipoca, seja honesta, que nós merecemos! So comecaste a assinalar os post depois de muito levares na cabeça, caso contrario, nunca o terias feito! Quereres passar por algo que nao és, fica-te mal.

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    1. Pede honestidade. Comenta em "anónimo". Touché.

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    2. Rita, os anónimos são pessoas que não têm conta no google, não se estão a esconder!

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    3. Ser anónimo é ser desonesto? Não percebi.

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    4. Só porque a Ana não se importa de / pretende partilhar tudo (ou quase) sobre a sua vida pessoal não quer dizer que todos os outros o queiram também.
      Ou acha que basta por o nome no post para deixar de ser "anónima"?

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    5. Sim.O seu nome aparece, mas isso não faz qualquer diferença, nem acrescenta nada de valor ao seu comentário, que aliás é bastante despropositado.Certamente não pensou antes de o escrever.

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  18. Existem muitos blogs que antes seguia diariamente e que hoje não passam de blogs de publicidade, o que me fez perder o interesse neles. O seu blogue não é um deles, de certeza. Acho que tem conseguido equilibrar bastante bem as coisas e por isso continuo a segui-la diariamente.

    A Lei ou a ausência dela não me faz confusão, até porque muitas vezes vê-se claramente quando se trata de publicidade paga, seja de que maneira for. Afinal a culpa de se ir atrás de publicidade a toda a hora, é de quem? De quem a faz? Não me parece.

    Continue o bom trabalho =)
    Beijinho
    Rita*

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  19. Ana concordo com o que te disse, só tenho uma coisa a referir/pedir: A Ana apregoa (e muito bem) um estilo de vida saudável no seu blog, não faz sentido nenhum que faça publicidade a alimentos que de saudáveis não têm nada como bolachas e iogurtes repletos de açúcar. Na minha humilde opinião, a bem da coerência, devia terminar essas parcerias e substituí-las por outras de alimentação saudável.

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  20. Pipoca, eu adoro o seu blog. Adoro seu jeito de escrever e sempre divirto-me imenso com seu senso de humor irónico. Adoroooo. Além disso acho-a uma pessoa extremamente inteligente.
    Como vimos comentários no site q publicou a matéria sobre a "nova lei", eu sei que vc sempre menciona que é parceria. Mas ao contrário de você, blogs como a Mini-Saia e a Cocó na Fralda não citam isso nos posts. Só que vemos lá, vemos cá, e logo tiramos a conclusão que se vc disse que era parceria, mas elas não disseram; então é publicidade e perdemos totalmente a confiança em seguir a opinião dada. Péssimo para as marcas, péssimo.
    Tb acrescento que acho muito difícil isso ser controlado, até porque há muita gente que compra o produto e faz posts porque de facto comprou, pagou, usou e gostou e quer partilhar. Quer partilhar ou porque tem um blog como hobby ou pq aspira um dia chegar aos pés de uma Pipoca; por esta razão creio que será muito complicado controlar isso.

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  21. Tambem acho muito bem! Transparencia acima de tudo. Se bem que nao sei como vao controlar, a nao ser que sejam as proprias marcas que patrocionaram o produto / activade.
    No meu caso nem tenho de me preocupar muito pq nao tenho publicidade :)

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  22. "Segundo a nova lei, "a promoção de bens ou serviços, mediante contrapartida financeira ou material, sob a aparência de opinião pessoal deve ser claramente identificada como publicidade". Tudo certo. Mas eu recebo todos os dias dúzias de coisas e não considero que isso sejam parcerias publicitárias. É óbvio que são coisas que as marcas enviam na expectativa de as verem no blog, mas não há nenhum acordo, nenhuma obrigatoriedade, nenhuma contrapartida (e não, como já expliquei, receber um perfume há muito que deixou de ser uma contrapartida). Falo de pouquíssimas coisas que me oferecem, quando falo é porque me apetece. Nesses casos, não considero publicidade. "

    Tudo certo, exceto esta parte. É claramente intenção do legislador, com o uso dessa redação, incluir no conceito de publicidade essas opiniões sobre produtos oferecidos. Não é por a Pipoca achar que não que deixa de incumprir a lei...

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  23. Concordo plenamente com a sua opinião. Enquanto leitora acho que uma publicidade disfarçada de opinião pessoal perde credibilidade, quando adquirimos algo porque alguém se referiu a um produto ou serviço é porque confiamos de alguma forma na pessoa que se referiu a tal, com a consciência de que podemos ficar ou não satisfeitas pois não vamos todas gostar da mesma coisa ou ia efeitos não são iguais para todas (no caso de alguns produtos). Quando a informação é transmitida de forma clara (publicidade ou opinião) só revela o respeito pelo transmissor, neste caso a pipoca ou outro blogger.

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  24. Epaaaa, esqueceram de avisar a Mini Saia e a Cocó...ahahaha

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  25. No reino dos YouTubers esta identificação é feita claramente: colocam "ad" no fim do título do vídeo.

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  26. Mas a pipoca já disse antes que não considera receber produtos das marcas publicidade e o que diz claramente no artigo é que promoção de bens ou serviços, mediante contrapartida financeira ou material são considerados publicidade.
    A pipoca só indica que os post são publicidade quando faz posts pagos, e não dos produtos que recebeu,

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  27. Quando li o artigo no Dinheiro Vivo pensei exactamente "então mas a Pipoca não escreve no final que foi em parceria ou sou eu que sonho?".
    E, claro, não posso deixar de aplaudir este texto. Devia haver mais pessoas a pensar (e agir) assim.

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