Pub SAPO pushdown

Memories...

segunda-feira, maio 27, 2013
Quando ouvi na televisão que foi há 15 anos que abriu a Expo98 ia-me dando um pequeno AVC. Oi? Come again? Quinze anos???? Como assim? Como é que já passaram 15 anos? Se me tivessem dito que tinha sido há sete anos eu achava perfeitamente normal. Ou há nove, pronto. Mas 15?? Quinze é quase metade da minha vida, e eu lembro-me da Expo como se tivesse sido ontem. Foi na Expo que tive o meu primeiro trabalho. Tinha 17 anos, estava inscrita naquelas agências de hospedeiras, e chamaram-me para ir distribuir brindes de um banco. Não era propriamente um emprego de sonho, mas para quem estava no 11º ano e não tinha qualquer espécie de rendimentos, foi para cima de espectacular. Para além disso, era na Expo, o sítio onde toda a gente queria ir. Foi logo nos primeiros dias, chovia que Deus a dava e aquilo estava quase às moscas, por isso deu para visitar muita coisa. Depois disso voltei mais não sei quantas vezes: com a escola, com os pais, com amigos. Aquilo foi uma alegria, era um evento ir à Expo, era aquela loucura de andar com o passaporte, de pavilhão em pavilhão, a recolher carimbos. E depois, claro, a noite do encerramento, onde estava o mundo inteiro. Foi um belo Verão, sem dúvida. E eu juro que tento não me consumir excessivamente com a passagem do tempo, mas é impossível não ficar ligeiramente transtornada com a rapidez com que se passaram 15 anos. Se olhar com detalhe, sei que fiz muita coisa mas, assim de repente, parece que não aconteceu nada. É esquisito. Também não sou muito dada a "ses", mas de quando em vez é impossível não pensar  em todas as escolhas que fazemos e que condicionam a nossa vida. Não que quisesse outra vida que não a que tenho agora, mas às vezes lá se pensa. Enfim, acho que estou a ficar velha. Mas é normal... a Expo já foi há 15 anos.





52 comentários:

  1. Recordo com muita saudade a última noite. Tantas mas tantas memórias dessa noite...

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu vou ser mázinha, mas tenho "orgulho" em dizer que...EU NUNCA FUI À EXPO!
    Primeiro era criança, depois tinha medo de tudo, e para finalizar ficava nervosa nas filas de espera e seria melhor eu não ir com a minha turma. E é isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tens "orgulho" porque?

      Eliminar
    2. Orgulho??? Eu teria pena... Eu tinha 6 anos e tenho imensa pena de não me lembrar de quase nada! E fui três vezes: uma com a escola, uma com os pais e uma com os avós no dia do Gil!

      Eliminar
    3. Orgulho? Mas esta gente anda doida? Orgulho de ter perdido o maior evento internacional que Portugal ja teve? Com o maior encontro de culturas possível? Medos, tudo bem. Mas escolha as palavras. Ter orgulho por nunca ter pisado a expo, com ou sem idade para tal, ou qualquer outra desculpa é no mínimo ridículo. Tinha 11 na altura e adorava que voltasse um evento do género (se não corressem os tempos que vivemos). Saudades!

      Eliminar
    4. Exacto, o que eu não dava para que este evento se repetisse, agora que já tenho idade para o saber apreciar como deve ser... Deve ter sido épico! Os meus pais contam-me que foi espetacular..

      Eliminar
    5. Orgulho?! Tenho é pena que não tenhas ido....

      Eliminar
    6. Pois eu nao fui e acho que não perdi nada. Andava na faculdade e já dava despesas que chegassem aos meus pais.
      estou aqui viva.

      Eliminar
    7. eu também n fui, por questões financeiras, estava na faculdade, com todos os encargos que isso também acarreta...e lembro-me que quando me perguntavam dizia que tinha ido, pois quem n tivesse ido era visto quase como um grande "atraso de vida", e se dissesse que não tinha ido por questões financeiras "para além de atraso de vida, não tinha onde cair morta". Isto da crise é mau, mas possivelmente muitos de nós já não olhamos com sobranceria para as pessoas que não têm 25 euros para gastar numa ida à Expo.

      Eliminar
    8. Poupem-me as teorias financeiras. Se fosse hoje, nao comprava roupa ou qualquer outro "acessório" durante o ano todo só para ir à expo. As coisas conseguem-se, há que ter vontade, o que me parece nao ter sido o caso. Paciência, nao haverá outra tão cedo.

      Eliminar
  3. É verdade! Não há como não nos sentirmos velhas. O tempo passa depressa demais para quem gosta de viver!

    ResponderEliminar
  4. Bem... agora que falas nisso, também fiquei um bocado em choque! Bolas... Na expo 98 comecei a namorar com o meu 1º namorado! Tinha eu 15 anos... e estávamos os dois na expo adrenalina a ver os saltos! Parece que foi ontem! Recordo-me de cada dia que lá estive, como se fosse ontem! Credo! Um beijinhos... Quis só partilhar contigo que, esse sentimento que tens, também me assiste!! :)

    ResponderEliminar
  5. Tive a mesma sensação quando ouvi essa notícia. Em 1998 tinha exactamente 15 anos e lembro-me como se fosse hoje! O passaporte era qualquer coisa de fantástico (se bem que o meu está cheio de carimbos de países que nunca tinha ouvido falar e também nunca mais vou ouvir, só mesmo para encher!!)! É incrível como a Expo marcou uma geração... e o nosso país! Afinal até conseguimos ser muito bons em algumas coisas (tirando as derrapagens financeiras, mas isso agora não interessa nada)! :)

    ResponderEliminar
  6. Também me recordo muito bem e tinha apenas 10 anos... Ainda tenho os bilhetes e o "passaporte" guardados! :)

    ResponderEliminar
  7. É verdade Pipoca! Aconteceu-me o mesmo, não acredito que passaram 15 anos desde a Expo!! A minha irmã também trabalhou lá no Pavilhão do conhecimento :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  8. A Expo foi um marco na nossa vida e na do país. E não, não podem ter passado 15 anos, já. ;)))

    Giveaway @ THE GLITTER SIDE
    Facebook

    ResponderEliminar
  9. Já foi há 15 anos? Caramba. Lembro-me tão bem de lá ir e de toda a gente falar da Expo. Já se passaram 15 anos... puff o tempo não passa a correr, passa a voar.

    www.letirose.com

    ResponderEliminar
  10. Também tive o meu pequeno AVC ao ouvir a notícia, senti-me como tu. Tinha na altura 18 anos (parece que foi ontem)e pensei... caraças (ups), já??? É certo que hoje estou casada e com dois filhos, mas pensar que já passaram 15 anos desde aquele maravilhoso verão é, no mínimo, chocante :-)

    ResponderEliminar
  11. foi fantástico! Tinha 15 anos e a ultima noite acho que ficou na memoria de todos os que na altura estavam nesta faixa etária ou perto disso...que boas memorias :)))

    ResponderEliminar
  12. Oh Ana, também eu tinha 17 aninhos e como tu candidatei-me a uma empresa de hospedeiras e passei o Verão de 98 a trabalhar no pavilhão de Israel! Gostei tanto tanto tanto ! Especialmente porque conheci gente muito interessante e recebi 700 dólares em notas ! A minha primeira compra foi uma mochila da Mango ! Que saudades desse tempo !

    Bjs

    Joana

    ResponderEliminar
  13. E quando , daqui a 15 anos, vos disserem que passaram 30 anos e ficarem assim apalermadas, como agora? Pois é que eu sendo mais velha ( já ando nos 50) e fico assim chocada quando vejo que certos acontecimentos , aconteceram há 30 anos. Fico assim: como? para onde foi o tempo? parece que foi ontem e já passou assim tanto tempo? Pois...

    ResponderEliminar
  14. aahhh tanta queixa de teenagers na altura e eu aqui a pensar que já tinha 25 anos!! bolas, realmente, estes 15 anos passaram a voar.

    ResponderEliminar
  15. E eu que tinha 5 e ainda me lembro daquilo tudo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria tu só tens 20 anos???? És um ano mais nova que eu???? Que coragem em teres ido assim sozinha para Nova Iorque! Sempre achei que tinhas uns 25 anos!

      (Desculpa tratar-te como se te conhecesse de algum lado, mas gosto muito de teu blog e nunca pensei que fosses mais nova que eu!)

      Eliminar
  16. eu tinha 11 anos e lembro-me tão bem dos 3 dias que lá estive. os meus pais não tinham muito dinheiro, mas eu queria tanto ir que a minha mãe fez um sacrifício e lá juntou dinheiro para dois bilhetes, e adorei!

    ResponderEliminar
  17. Bons tempos, sem dúvida. E vim do Funchal, de propósito, para a Expo 98, foi uma experiência enriquecedora. Ter os representantes de quase todas as nações do mundo em Lisboa foi surreal...Saudades!

    ResponderEliminar
  18. Deixa lá... eu cá tenho 18 e ainda tenho umas memórias da Expo98! :D

    ("Para que é que tenho de sair do carrinho para ver o fogo-de-artifício? Já o vi da outra vez!")

    ResponderEliminar
  19. Em '98 o meu irmão foi à expo na barriga da minha mãe. Hoje, tem quase 15 anos e é maior que eu.. Me-do

    ResponderEliminar
  20. eu tinha 14anos e perdi os meus óculos de sol à abrunhosa :) boas recordações...eu fui feliz na expo! e fui à de sevilha mt mais pequenita não me lembro de grd coisa.mas orgulho-me de todas as passeatas que a minha família me proporcionou!

    ResponderEliminar
  21. Também vi... E também me senti meio mal. Na altura da Expo tinha cinco anos, mas lembro-me de muita coisa. A minha tia tinha os seus 19 e trabalhava na Pizzahut, fui com ela algumas vezes e lembro-me daquela gente toda lá! Sei que tive medo do Gil e por isso não tenho fotos com ele... Ahah!

    Mas foi um belo evento, sim senhor (: e tenho vários pins que a minha tia coleccionava da Expo!

    Beijinho! ^^

    ResponderEliminar
  22. Sinto exactamente o mesmo que tu Pipoca; eu tinha 20 anos e realmente...já lá vão 15 anos...

    ResponderEliminar
  23. O que é a Expo98?

    ResponderEliminar
  24. Belas Recordações!!Foi um Evento ESPETACULAR!!Ao ler os comentários,fiquei "com pele de galinha"! Estas memórias é que ninguém nos tira!!!

    ResponderEliminar
  25. Pois eu nunca lá pus os pés e com muito orgulho! Esperar 30 horas em filas para ver outras tantas mil pessoas enfiadas em pavilhoes, nao obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos 2. Já vai bastar a eurodisney,.daqui a 5 anos com o rapaz.

      Eliminar
    2. Isso não é orgulho, é só ignorância! com a idade passamos a saber distinguir melhor as nossas emoções.

      Eliminar
  26. Joana Barradas28 maio, 2013 04:23

    Faz muito tempo que não vinha parar aqui... Estava em frente ao computador depois do trabalho. Apenas a tentar relaxar um pouco antes de ir dormir e, pensei na Pipoca mais doce.
    Queria ler algo construtivo, e que me fizesse sentir bem!
    Mulheres como tu e que escrevem assim trazem-me paz de espirito. Fazem-me sentir que viver os "30" com muito mais vontade e menos receio.
    Bjinhos grandes ... e também não senti que a Expo 98 foi assim à tanto tempo!

    ResponderEliminar
  27. Tinha três anos em 98, sempre ouvi falar da Expo, mas para mim nem parece uma coisa real. Nem parece que aconteceu.

    ResponderEliminar
  28. Eu concordo em tudo, sou tal-e-qual como descreves muitas vezes em posts: a "consumir-me excessivamente com a passagem do tempo". Eu era bem mais novinha na altura da Expo (agora tenho 25) mas lembro-me do bom feeling do evento e só tive pena de não poder explorá-lo a sério na altura. Quem me dera que voltasse a haver! Mas não podemos iludir-nos porque que o nosso país já não está para tais investimentos ;)

    A grande herança da Expo foi sem dúvida o Parque das Nações. Sempre tive um fascínio por esta zona e mudei-me para aqui há meses atrás, excedeu quaisquer expectativas. Aqui parece uma zona de férias durante todo o ano, é evoluído, tranquilo, educado, tudo tão lindo, limpinho, meio tropical, perfeito. O meu "síndrome do tempo a passar" faz com que queira aproveitar isto tudinho, porque a Expo não volta, mas esta zona é uma agradável surpresa a cada dia q passa ;)

    ResponderEliminar
  29. Tal e qual. Fiz uma excursão do Algarve com a família, tinha 14 anos e fixei o acontecimento como algo muito importante. Estávamos no tempo das vacas gordas, vivia-se bem. Lembro-me como se fosse hoje de quase tudo o que visitei :D

    ResponderEliminar
  30. Ainda me lembro de ir à Expo com 8 anos com a minha mãe e avó que na altura andava de cadeira de rodas devido à artrite reumatóide, e estarmos na fila como manda a lei e alguém nos explicar que podíamos passar à frente por causa da condição da minha avó.. a partir daí foi um ver se te havias a visitar pavilhões ^^ que saudades!

    ResponderEliminar
  31. Fui à Expo e tinha quase 7 anos. Ainda me lembro de muitas coisas. Também o meu irmão tinha meses na barriga da minha mãe, hoje tem quase 15 e mede mais de 30 cm que eu.
    Devo também ter sido uma das muitas crianças que na altura se perdeu. Estava eu, a minha mãe e uma prima a ver um dos muitos concertos, decido ir à casa de banho sozinha (nem devo ter dito nada à minha mãe), e puff já não soube voltar. Lembro-me de me ter dirigido para o sítio onde estavam as crianças que se tinham perdido, e a minha mãe chegar lá aflitíssima depois de imenso tempo à minha procura.

    Memórias que nunca se irão perder! :)

    ResponderEliminar
  32. Eu fui!
    Tinha 8 anos e foi mais ou menos tudo o que sonhava. (excepto o frete que foi o pavilhão de Portugal, onde fiz uma birra porque a minha mãe achava que eu estava a brincar quando dizia que tinha de ir à casa de banho, e não me quis deixar ir, e eu estava prestes a deixar a minha marca à frente de toda a gente)
    Foi a primeira vez que vi coisas da televisão ao vivo, tirei fotos com o Gil e a Docas (que me roubou a fita do cabelo), apanhei grandes molhas nos vulcões, comi pizza todos os dias... foi de sonho! Só tive pena de não ver o Oceanário, porque só lá estive 3 dias. Ma os meus pais disseram-me que ia ser permanente, e voltei dois anos depois.
    Nunca tive oportunidade de ir à Disney, e a Expo 98 foi a minha Disney.
    <3

    ResponderEliminar
  33. E os relógios Swatch com esses bebés!! Ainda o tenho apesar de estar super amarelão :D Era eu uma criança e aquilo sim, era O evento! :D

    beijinho maior para o baby :)


    http://pensamentoemrascunhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Eu trabalhei como hospedeira na EXPO'98, foi - provavelmente - a melhor experiência da minha vida (e eu sou mais velha que tu e já fiz tanta coisa, mas nada como a Expo!). Trabalhei muito, tanto que até perdi peso, mas também me diverti muito. E no último dia chorei baba e ranho. E custa pensar que já passaram 15 anos...

    ResponderEliminar
  35. eu queria ver se fosse hoje com preços a rondar os 5 contos- 25 euros se havia muitos portugueses a la colocar os costados, pelo menos mais do que uma vez... Isto fundamentalmente dá muito que pensar... Se bem que há sempre aqueles que se queixam muito da vida e depois ...

    ResponderEliminar
  36. Tive exactamente a mesma reacção quando vi a noticia no telejornal. (tipo WHAT?)15 anos???!!!! No way!!! Eu não fui visitar mas lembro-me de todos os dias haverem noticas sobre isso...Foi uma coisa e tanto. :)

    ResponderEliminar
  37. Finalmente encontro alguém que também era um maluquinho pelos carimbos nos pavilhões! Ainda tenho uma caixa cheia de revistas com os carimbos de países que eu nem sequer sabia que existiam... Tenho a impressão que nos últimos 20 anos o país teve dois anos realmente muito felizes: 1998 (por causa da Expo) e 2004 (o Europeu de futebol). Gostávamos de sair, conhecer coisas novas. Ainda me lembro da loucura que era para entrar em alguns pavilhões ou no Oceanário. Ou dos espectáculos na Praça Sony. E daqueles magníficos vulcões de água. Também fui lá umas 3 ou 4 vezes, pela escola, com a família. Uma pessoa ficava cansada ao fim do dia, mas passados 15 anos não me importava nada de voltar a assistir a uma coisa grandiosa como a Expo.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis