Pub SAPO pushdown

Sushizólica anónima

quarta-feira, março 20, 2013
Eu podia gostar de sushi. Podia só gostar. Achar piada. Comia assim de vez em quando, de forma espaçada, e ficava feliz. Mas não, eu babo por sushi. Eu tenho vontade de comer sushi todos os dias. Eu fico de lágrimas nos olhos só de pensar em temakis e nigiris. Eu começo a ressacar se fico mais de dois ou três dias sem afinfar o dente num rolinho de arroz com algas. E não sou a única. O meu homem é pior do que eu. Mais de três dias sem sushi e começa a ficar impaciente e a dizer que "há semanas que não comemo sushi". Felizmente, temos várias amigos sempre prontos a acompanhar-nos nas sushizadas, o que é bom. Chato é o que se gasta neste vício. Sushi, sushinho do bom, não é barato. Mas perdoa-se o muito que se gasta pelo bem que sabe. E antes nisto do que na droga, não é verdade?

Passam a vida a perguntar-me por restaurantes de sushi, por isso aqui vai a minha ultimate list. Que não é bem ultimate, porque estou sempre a descobrir novos sítios. Assim de repente, acho que não há nenhum sushi de Lisboa onde eu ainda não tenha sentado o rabo. Mas pronto, vamos lá ao top:

É o meu preferido. Adoro o espaço, adoro o sushi, adoro a esplanada no Verão, adoro tudo. Se nunca lá foram, experimentem umas bolsas orientais, ou o strawberry maki, ou o tártaro de salmão... OH-MEU-DEUS! O Sushi Café Avenida tem um irmão mais velho nas Amoreiras e tem uns corners simpáticos no Colombo e no Atrium Saldanha, que dão para desenrascar quando se está com mais pressa.



Durante muitos anos, foi o meu japonês de eleição. Tinha um restaurante mínimo na Rua de O Século, com salas privadas, onde fiquei muitas vezes à conversa com amigos até altas horas. Agora o Origami tem um novo espaço (muito maior, com esplanada), mas continua óptimo. A Patrícia e o Rui, os anfitriões, são uma simpatia, queridos que só eles. Experimentem o menu de degustação, que é assim qualquer coisinha.


É o restaurante do chef Paulo Morais (que já passou pelo Midori, no Penha Longa, e pela Bica do Sapato) e abriu recentemente no Chiado (antes estava na zona de São Bento). Não é um restaurante só de sushi, é de comida oriental, mas o sushi é muito, muitoooooo bom.


Fica em Cascais, no Farol Design Hotel, e é uma descoberta recente. O sushi é maravilhoso (até me babo só de pensar nos temakis), mas a localização, mesmo em cima do mar, é ainda melhor. Bom sushi (palminhas para o chefe Pekel) com vista para o mar é assim o melhor de dois mundos. Vale a pena ir ao fim-de-semana e ficar por lá a vegetar.


É um dos mais antigos em Lisboa (em Santos), mas continua a não defraudar expectativas. Fica no primeiro piso do Estado Líquido e, para muita gente, é o melhor sushi da cidade. A única coisinha que me chateia é o facto de a maior parte dos lugares serem baixos, ao nível do chão, mesmo à japonesa. Tirando isso, é um sítio muito cool.



5. Sushi Fashion
Por ser no Chiado, costumo ir lá almoçar com frequência. Tem um menu muito simpático ao almoço (só de sushi, ou de sushi e sashimi) e dá para sair de lá a rebolar. É raro encontrar menus de sushi "all you can eat" que tenham qualidade, mas este é um deles. O serviço não é famoso (um bocadinho lento), mas o sushi compensa.


Fica em Algés e é absolutamente imperdível para os puristas do sushi. Se a malta quiser saber como é que se come realmente no Japão, este é o sítio. O chef Tomoaki (que chegou a ser chef da embaixada japonesa) tem ar de poucos amigos e facas que custaram quase tanto como a dívida nacional, mas ninguém percebe do assunto como ele. O espaço não é o mais giro do mundo, mas aqui isso é o que menos interessa.



É o único sushi que conheço no Porto (Matosinhos). Sempre que lá vamos, não falha a visita. É um daqueles restaurantes bons para se ir com quem não come sushi, porque também tem uma carta de pratos "normais". Mas experimentem o sushi, vale mesmo a pena.



Acho que estes são os meus preferidos, mas há outros que também servem para acalmar os desejos de sushi:
- Arigato (Twin Towers, Parque das Nações e Campo Pequeno): tem um menu de degustação muito simpático e em conta. Podem repetir, e repetir e repetir;
- Noori: o do Chiado não tem quase espaço para uma pessoa se sentar mas tem uma variedade enoooorme de temakis. Acho que já experimentei todos.

127 comentários:

  1. Eu, viciada em sushi me confesso! =D Ainda tenho de ir ao SushiCafé Avenida (o das Amoreiras é muito muito bom e o SushiCorner no Colombo também) e confidencio aqui que não fui muito à bola com o Estado Líquido.... Conselho: vai experimentar o Gaijin em Paço de Arcos, tem "coisinhas" deliciosas =) E que sorte! Podes comer sushi estando grávida? =D

    ResponderEliminar
  2. Já experimentaste o sushi factory (lx factory)? Se sim, o que achas?

    ResponderEliminar
  3. Se me permites acrescento a Confraria que há na Rua do Alecrim e ainda no centro de Cascais!!

    ResponderEliminar
  4. Tem que experimentar o Peisheirada no Rato! É do melhor!

    ResponderEliminar
  5. Quando vier ao Porto tem que experimentar o sushi do L'Kodac feito pelo sushiman João Vitorino , na praia do Aterro , em Leça ! Maravilhoso !!

    ResponderEliminar
  6. Eu também adoro sushi!! Além de ser maravilhoso (quando bem feito, quando é mau é mesmo mau e enjoa que dói), é uma comida saudável, pelo que também já percorremos quase todas as capelinhas sushianas que por aí andam. Para mim o melhor, o top do top, o incomparável, é mesmo o Estado Líquido - tão, tão bom. A seguir vêm os Sushi Cafés Avenida e Amoreiras (e corner para desenrascar) e o Origami. O Umai não me diz nada, não achei especial, mas só fui quando era em S. Bento. Já ando há um tempão para experimentar o de Cascais, a ver se é desta que lá vou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olhe que não é nada assim tão saudável... o arroz tem açúcar e segundo uma nutricionista bem conhceida e cotada em Lisboa só se deveria comer 1 x por mês! A não ser sashimi, claro, que é super saudável!

      Eliminar
  7. Pipoca atenção que as grávidas não devem comer o que quer que seja que esteja mal cozinhado! Tem atenção nisso do sushi =)

    ResponderEliminar
  8. Mas pode comer sushi estando grávida? Seu médico disse que sim?
    Minha médica proibiu, e foi muito difícil... mas sobrevivi!

    ResponderEliminar
  9. Ahahah gostei do post! Obrigada pelas sugestões :)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Pipoquinha,
    experimentei quase todos os que disseste. Mas faz-te um favor. Vai ao Sushic. é na saída para Almada/Cristo Rei. Fica logo aí na rotunda do Centro Sul, nas arcadas dos predios coloridos.
    A Localização pode não ser a melhor (mas torna-se perto) mas é decidida-me um dos melhores sushis do mundo.http://www.sushic.pt/

    Bom Apetite.

    ResponderEliminar
  11. Podia ser eu a escrever tal e qual...até sonho...ADORO :)

    ResponderEliminar
  12. "Terra" no Porto, vale muitoa pena conhecer. Nhami!!

    ResponderEliminar
  13. Eu estou de 29 semanas e não posso comer sushi estou a ressacar tanto....

    ResponderEliminar
  14. Pipoca quando fores ao Porto vai ao Goshò. Dizem que é o melhor do país!! Fica na Av. Boavista, junto ao Porto Palácio. E já agora... podes comer sushi estando grávida? É uma duvida que sempre tive...

    ResponderEliminar
  15. Um dos melhores sushis que já comi (e no qual também se pode comer até cair para o lado) é o Sushisan. Há no Rato, no Parque das Nações e no C.C. da Beloura (a este nunca fui, mas já fui aos outros dois e gostei imenso). Aconselho a sangria branca com frutos vermelhos para acompanhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui com uma amiga, gostamos de experimentar sítios novos. Atendimento jovem e os sabores de fusão são bons, confesso que gostei, mas infelizmente tive de reCorrer ao wc passadas umas 20 peças :s

      Eliminar
  16. Se algum dia a pipoca visitar a minha terra (São Paulo) vá conhecer o Shintori, para além do luxo a comida é divinal, o sushi inesquecível e ainda há uma área onde o 'mestre cuca' cozinha em nossa mesa, senscional.

    ResponderEliminar
  17. Quando vierem ao Porto têm de experimentar o Góshó, na avenida da boavista. É caro, é, mas é muito muito bom!

    ResponderEliminar
  18. Sou fã confessa de sushi e se fico poucos dias sem o trincar... Já é um problema muito grande. Tenho a sorte de o meu rapaz também gostar, embora eu diga que ele é um pseudo-apreciador visto só gostar dos teka maki, mas é uma excelente companhia. Já fui a vários restaurantes de sushi e o meu de eleição, por enquanto, é o Gaijin, em Paço de Arcos. No sushi in Amoreiras jurei para nunca mais ir lá depois de quase uma semana internada por intoxicação. E olhem que intoxicação de comida crua é para lá de horrível!
    Mas, estando grávida, podes comer sushi?

    ResponderEliminar
  19. quando vieres ao porto tens que experimentar o SHIS!!!

    ResponderEliminar
  20. Amooooooooooo Sushi, mas o preço...esquece!

    ResponderEliminar
  21. Pipoca acho que não se deve comer sushi quando se esta grávida, à excepção dos quentes :/

    ResponderEliminar
  22. Viva, Adoro Sushi mas agora grávida desaconselharam-me... Tu continuas a comer sushi?

    :)

    ResponderEliminar
  23. ADORO o noori sushi!!! não tenho só desejos de sushi, tenho desejos de NOORI SUSHI!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O noori é um fast-sushi, é bom para desenrascar nos temakis, mas para sashimi nem pensar, o peixe sabe a água..

      Eliminar
  24. Eu confesso-me uma grande parola, nunca comi peixe cru! Mas gosto muito de peixe frito e assado, na brasa então... :)

    És imune à toxoplasmose, certo?...

    Dona Diana de Sófia

    ResponderEliminar
  25. Nagoya! Muito bom e barato! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nagoya, osaka e semelhantes é só minimamente razoável. Não é muito bom. Os puristas diriam que isso não é sushi a sério. Esses japoneses onde antes eram restaurantes chineses...

      Eliminar
    2. A palavra 'barato' nunca pode estar associada a um bom restaurante de sushi. Um bom restaurante de sushi tem que ter peixe de excelente qualidade, e esse, por mais voltas que dêem, nunca poderá ser barato.

      Eliminar
    3. Sinceramente, o Nagoya não é um restaurante que se deva aconselhar para comer sushi.

      Eliminar
  26. E assim te apropriaste de um texto que tinha alinhado. Raios e coriscos!

    Estamos de acordo para o 1º lugar no pódio.

    ResponderEliminar
  27. Olá Ana. Não sei se já conheces- é provável que sim- mas o "Aya", ficou com a "sucursal" tapete, com um antigo sushi-man do Aya (ou Kaisen-Comboio, como eles lhe chamam), no piso -1 nas twin towers. É muito bom (para o preço e por ser "tapete") e eu julgo que me enquadro nas "puristas" do Tomo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. o sushi não tem a ver com a toxoplasmose e sim com uma bicha, nada simpática, de nome Listéria.
    Eu sou para lá de imune à Toxo. (a minha mãe teve grávida de mim e fiquei auto-imune) e adoro sushi.
    A Listéria é uma bactéria resistente ao frio e que não tem a ver com a qualidade do peixe.
    Ou seja - até no Sushi Avenida pode existir peixe com listéria.
    E é uma porra.
    Pode causar morte fetal.
    Estou gravida de 4 meses e confesso que a semana passada, já em ressaca profunda, fui ao Hotel Aqueduto Mar d`Ar e comi o fantástico suhi do chefe Kenzo.
    Foi estupido da minha parte.
    Até dormi mal, pq conheço de facto uma amiga que perdeu não 1, mas 2 bebés (gémeos) por causa daquilo que se soube mais tarde (depois da biopsia aos bebés) ser derivado da Listéria.
    Por isso, Ana, se achar bem um conselho de uma grávida igualmente fanática por Sushi, não coma nesta fase...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima das 15:03, não me leve a mal esta resposta, porque não quero que pense que duvido do que disse.. Apenas para informação de várias grávidas que possam estar a ler estes comentários.. Eu já trabalhei em Auditorias de Segurança Alimentar, tenho formação académica na área e comia livros disso mesmo ao pequeno-almoço.. E quanto à dita Listeria que referiu, posso garantir-lhe que pode contraí-la de várias maneiras.. leite cru, produtos derivados do leite (queijos não curados, gelados, legumes crus, carnes (vaca, aves, porco) e peixes incompletamente cozinhados. Sim o sushi é um peixe mal cozinhado.. Mas todas as grávidas, ou não-grávidas comem produtos derivados de leite.. E comem carne, seja ela de vaquinhas, avezinhas ou porquinhos.. E nem as grávidas vegetarianas se safam.. Porque nos legumes existe igualmente essa possibilidade.. Eu acho que temos é que ser racionais e ponderadas durante a gravidez.. Se formos a pensar em bactérias, então não comemos nada.. Porque toda a comida tem potenciais perigos.. E como nao conseguimos viver sem comer, temos que pensar é em dar o máximo de nutrientes ao nosso bebé diversificando a nossa alimentação.. De preferência preferir alimentos bem cozinhados, saladas bem lavadas e desinfectadas (podem usar vinagre que fica bem mais barato que aquelas coisas que dão na TV para desinfectar e bem mais caras).. E claro que não é saudável comer sushi a todas as refeições, mas mais uma vez lá vem a ponderação.. Há médicos em pleno Séc. XXI que continuam a dar informação erradas aos pacientes em relação à toxoplasmose, alimentos e afins.. Tenho pena que alguma mãe tenha que enfrentar a morte dos seus bebés por causa destas bactérias chatas, mas que existem em TODO lado.. Não nos transformemos em pré-mamãs que têm que viver numa bolinha "fuga-microbios e bacterias" e transformemo-nos em pré-mamãs ponderadas e sobretudo informadas.. Felicidades a todas as pré-mamãs que aqui navegam..

      Eliminar
    2. Obrigada Bárbara pela explicação. Já não se aguenta tanta mania de "mandar" nas barrigas alheias!

      Eliminar
    3. eu sou a anónima da Listeria e também agradeço a informação :)
      como disse, também estou gravida e esta foi a recomendação que me deram.
      Sabia o que disse (relativamente aos outros alimentos - mas no caso, como se falava em sushi, só me referi ao sushi) exceto - Leite.
      Caramba, também no leite?
      Isso é que não sabia.
      Mas concordo com a parte do bom senso e sobretudo - a cada grávida, cada barriga.
      Verdadeiramente é uma fase em que somos completamente responsáveis pelo ser que aí vem :)
      Bárbara, Obrigada :)

      Eliminar
  29. Grávida a comer sushi?

    http://brasil.babycenter.com/x2400196/gr%C3%A1vida-pode-comer-qualquer-tipo-de-peixe-e-frutos-do-mar

    parece que nao...

    Cuidado pipoca!

    ResponderEliminar
  30. Eu quando estive grávida fartei-me de "enfardar" sushi.. Também adoro e por mim comia várias vezes por semana. Mudei-me para o Luxemburgo, e se achas que o sushi é caro em Lisboa, experimenta aqui.. Uff se é carote...
    Em relação às perguntas: "estás grávida e comes sushi.. e és imune à toxoplasmose"... Sim, quando se está de "esperanças" pode comer-se sushi "como se não houvesse amanhã"... Peixe crú nao tem nenhum perigo inerente a uma "incubadora humana"... Em relação à toxoplasmose, recomendo a pesquisarem, pois esta bactéria existe apenas na CARNE e frutas/saladas que nascem na terra (vulgar chão)(ou nos cocós dos gatos que comem carne crua).. E que eu saiba, pode comprar-se carne de cavalo em vez de vaca, mas nunca ouvi falar de comprar uma bela costeleta a pensar que se está a comprar uma bela dourada, ou quiçá salmão... Em relação às intoxicações alimentares, podem apanhar-se com sushi ou com uma sopa juliana, ou com ovos.. Por isso ninguém está livre disso, mesmo cozinhando em casa.. Pipoca, usa e abusa no sushi porque é peixe e a minha mãe sempre me disse:"Come peixe que te dá saúde!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fale do que não sabe. Qualquer alimentos pode provocar intoxicação alimentar, mas o peixe cru tem maior porbabilidade. Por exemplo, como quem fuma tem maior probabilidade de contrair cancro do pulmão, são tudo probabilidades.
      Peixe cru pode provocar listeriose (pela bactéria listeria e não por toxoplasmose), intoxicação alimentar que pode levar, nas mulheres grávidas, a partos prematuros, infecções grave no recém-nascido ou mesmo morte fetal. A Listeriose afecta principalmente mulheres grávidas, recém-nascidos e adultos com o sistema imunológico comprometido. Os adultos saudáveis e crianças são ocasionalmente infectados com Listeria, mas raramente ficam gravemente doentes.

      É obvio que depois é tudo uma qustão de probabilidades e sorte, você, ou o seu filho neste caso, teve sorte, simples.

      Eliminar
    2. "come peixe que te dá saúde" quanta irresponsabilidade nesta sugestão.

      De qualquer maneira a médica da Pipoca deve te-la alertado sobre gravidez e alimentos.

      Eliminar
    3. A minha obstetra (que é assim uma pessoa que me parece que sabe), disse-me nas 3 gravidezes, que podia comer sushi à vontade. Podia apanhar uma intoxicação alimentar? Sim. Podia comer sushi estragado,como podia comer ovos estragados, ou qualquer outra comida que estivesse estragada.
      E sempre comi. E como grávida ainda sabia melhor, comi MUITO!

      Eliminar
  31. Estou a leste deste mundo, pois em quase 27anos de vida nunca comi sushi

    ResponderEliminar
  32. Só as grávidas não imunes à toxoplasmose estão proibidas de comer sushi ( e saladas e frutas com casca e outras coisas).Eu também adoro o Origami e já agora sugiro o Aya das Twin Towers que não tem só sushi e tem uma versão mais económica na cave, Aya Bistro, com uma decoração girissima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim!!!
      O sushi não transmite a toxoplasmose pois, em principio, não teve contacto com a terra. O problema do sushi para grávidas são as bactérias que o peixe e a carne mal passadas podem conter e que só as altas temperaturas (ou a congelação) podem eliminar totalmente.
      Se o peixe tiver sido congelado é seguro, mas é pouco provável que algum sushiman informe que usa peixe congelado!!!

      Eliminar
    2. Confirmo e acrescento: o sushi também pode ser proibido devido ao mercúrio de peixe de águas profundas, pode provocar alterações no feto.

      Eliminar
  33. Ozeki - MA-RA-VI-LHO-SO! Especialmente para amantes de sashimi.
    http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteOzeki

    ResponderEliminar
  34. Então, ainda te falta ir a outros, e bons. E são eles:

    O Assuka, em São Sebastião da Pedreira;

    O Bonsai, na Rua da Rosa e japonês à séria, mas mesmo à séria. Descarregam autocarros de excursionistas japoneses à porta e não é para qualquer um. É mesmo comida japonesa a valer.

    E uma pérola do sushi da área metropolitana de Lisboa, uma lufada de ar fresco: o Sushic (www.sushic.pt) em Almada. Põe a um canto 99% dos restaurantes mencionados no post.

    Pat.

    ResponderEliminar
  35. UUii tenho mt que experimentar! só conheço quarentae4 e estado liquido!

    ****

    ResponderEliminar
  36. Pipoca.. isto é Serviço Publico... beijos e sushi pá frente :)

    ResponderEliminar
  37. Quando voltares ao Porto tens também como sugestão o Temaki D'Lux e o Lama's Temple! Ah, e o Gosho no Porto Palácio Hotel. :)

    ResponderEliminar
  38. Pelo Porto sugiro mais três: Gosho, Lama's Temple e Temaki D' Lux! ;)

    ResponderEliminar
  39. Tenho um amigo japonês que diz que o verdadeiro sushi e a verdadeira comida japonesa estão no Tomo, de que também falas. O aspecto do espaço é realmente o pior do mundo mas ao que parece a comida compensa.
    (Mas ele diz que a melhor comida japonesa de Lisboa está em restaurantes ilegais em casas particulares. Quem souber de algum, é experimentar)
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ao Tomo há uns tempos porque me disseram que era espectacular... quant a mim não conta só o bom sushi. O restaurante tem um cheiro entranhado a peixe, e está muito velho, precisaria de uma restauração para nos sentirmos que estamos num sitio limpo. Gostei da comida. Mas adoro o Confraria em Cascais e O Coral Sushi no hotel Mirage.

      Eliminar
  40. Lista a guardar religiosamente. Oh, porque foste falar do tártaro de salmão do Avenida num dia em que almocei um rissol e um sumo? Vou passar a tarde a sofrer em silêncio.

    ResponderEliminar
  41. Eu tambem sou viciada em sushi ... das tuas sugestões há 2/3 que ainda não conheço, mas tenho de tratar disso lol
    Adoro de paixão o sushi cafe avenida :)
    Deixo-te aqui 2 sugestões que recomendo e muuuuuito - o Sushic Restaurante Fusão em Almada e o Suntory no Picoas Plazza (Decoração muito gira e Sushi Divinal, desde que provei não consigo escolher entre este e o Sushi Cafe Avenida).
    Em relação aos "palpites" sobre estares gravida e comeres sushi ... segue os conselhos do teu medico ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a indecisão entre o Suntory e o Sushi Café Avenida...

      Eliminar
  42. O melhor, bem sabemos, está em Évora no Mar d'Ar, pelas mãos do chef Kenzo.

    ResponderEliminar
  43. Ah, no Porto acho que são muito muito bons o Goshò, na Boavista, e o Shis, na Foz! Ainda não fui a nenhum deles, mas disseram-me de fonte segura hehehe está para breve. Quanto à questão da gravidez, mas acham que a Pipoca não ia perguntar ao seu médico se podia comer sushi ou não? Se come é porque pode...

    ResponderEliminar
  44. Ora aqui está um post deveras interessante e útil. EU tb adoro sushi e fico doida quando estou mais de uma semaninha sem meter as mãos num bom sushi. Ja agora as grávidas não deveriam ficar longe do sushi? como é que fazes?

    Ana

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Noori noori noori noori noori =))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso não é sushi de qualidade. É razoavel. De qualquer maneira é simpatico haver sushi para todas as carteiras. De vez em quando tb lá ccomo, mas nada a ver com sushi.

      Eliminar
  46. Faltam aí dois muito bons:

    Sushimoto, no estoril

    Sushíssimo, em Cascais.

    ResponderEliminar
  47. Falta aí a Confraria de Cascais!

    ResponderEliminar
  48. Aconteça o que acontecer nunca entrem no Budha sushi em frente ao miradouro de são pedro de alcântara. É barato mas em termos de qualidade e higiene vale 0. Felizmente nunca lá entrei, só o aspecto é de fugir, mas conheço malta que já lá apanhou peixe estragado e até baratas a passear... Uns amigos meus comeram um único bocado, pagaram o preço do menu e foram embora jurando nunca mais voltar. O barato saiu caro. Não se percebe como é que aquilo está sempre cheio...

    ResponderEliminar
  49. Experimenta isto: https://www.facebook.com/sushiemcasacascais?fref=ts maravilhoso!!!

    ResponderEliminar
  50. Eu estou p'ra mim que a Time Out vai aproveitar este post para mais um artigo do género Best-of-Japonês...
    Eu não vou discutir os melhores japoneses (há muitos em Portugal, mas eu conheço especialmente os de Lisboa).
    Mas vou sugerir um (que quase ninguém há-de conhecer), que é um restaurante de bairro (por acaso o meu - Benfica!!!), não está num sítio da moda, mas que oferece o M-E-L-H-O-R menú de almoço qualidade/preço que já experimentei. As iguarias japonesas são M-E-S-M-O muito boas e é buffet. Eu só paro de comer quando olho para as horas e penso que vou ser despedida se me demorar mais 15m!!! Aqui fica www.sushillout.com. Enjoy!

    ResponderEliminar
  51. Olá Pipoca concordo com a tua lista e também sou frequentadora de alguns dos espaços que referiste, mas.. e o Sushic em Almada?
    A sério, é mesmo muito, muito bom!
    Experimenta, não te vais arrepender ;)

    ResponderEliminar
  52. Tens de provar o sushi alentejano do Gustus, perto do El Corte Ingles! É um conceito diferente, mas muito bem conseguido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, mas isso não é sushi, nem um conceito diferente, é só estúpido.

      Eliminar
  53. Bem, por acaso nunca fui ao Quarenta e 4! Mas quando voltares ao Porto experimenta o Góshò ou o Kanpai Fusion Sushi (este último tem o festival de sushi, género de all you can eat)!

    ResponderEliminar
  54. Takumi Sushi Lounge na Alameda! Nao é o sushi tradicional a que estamos habituados mas é uma delicia e o servico é excepcional!

    Na última vez que estive de férias por Portugal fui lá 3 vezes numa semana! :D

    ResponderEliminar
  55. Falta aí um intervalo de preços para aqui os pobres fazerem as suas decisões :P

    ResponderEliminar
  56. No Porto:
    Goshò, Terra, shis, kyoto e o novo Gull :)

    ResponderEliminar
  57. Não sou médica nem nada do género, mas segundo o que sei as grávidas não devem comer sushi, por causa das bactérias... Quando se cozinha algo, mata os bichos, mas quando não se cozinha... :S Não é por causa da pessoa, é mesmo por causa do feto indefeso, que não tem os anticorpos necessários para combater a ingestão de certas bactérias...
    Mas não há nada como perguntar a um especialista da saúde ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não pode comer sushi quem não for imune à toxoplasmose, quem tiver imunidade não tem problema nenhum.

      Eliminar
    2. No Porto: Terra (é o meu preferido), Gosho, Shis, L'Kodac (estes últimos recomendo de dia por causa da vista) e Sushihana.

      Para almoço o Kyoto na Baixa é baratinho e bom (se bem que já foi melhor....).

      Agora abriu o Gull, o sítio é giro mas o meu homem não gostou (eu ainda não experimentei).

      Eliminar
    3. No site da NHS (os Serviços de saúde cá das Inglaterras), eles avisam as grávidas que apesar de se poder comer sushi de vez em quando, não se pode abusar ;)

      Contudo também ressalvam que se vivermos longe dos salmões e atuns, e estes forem congelados previamente o risco é quase inexistente!

      Eliminar
  58. Também ADORO sushi! ADORO mesmo! Até já fiz um curso com o Paulo Morais e andei ali uma altura que fazia imensas vezes em casa. Agora nem por isso...
    No Porto conheço o Góshò, que é simplesmente maravilhoso.
    Mas o meu preferido é sem dúvida nenhuma o Confraria, em Cascais. Delicioso, não muito caro e mesmo ao lado de casa :=) Agora também abriu na Rua do Alecrim.

    ResponderEliminar
  59. eu enjoei sushi na minha gravidez....comi uma unica vez enquanto gravida e soube.me tao mal....
    agora...continua a nao me saber como antes...e eu babava por sushi tambem...sniffff

    medy

    ResponderEliminar
  60. Também gosto muito do confraria LX!!!! :)

    ResponderEliminar
  61. ADORO SUSHI! sou tão viciada!
    Já fui ao estado liquido, origami e café avenida e adorei!


    ResponderEliminar
  62. Tens que experimentar o Sushic em Almada (adoro todos, em especial uns picantes que são de comer e chorar por mais, e não sou apreciadora de picante) e o SushiLove no Barreiro (Óptimo sushi, de boa qualidade e com uma vista lindíssima, pena agora já não abrir aos almoços de fim de semana).

    ResponderEliminar
  63. Pipoca, definitivamente falta o Suntory no Picoas Plaza! O atendimento é muito bom, a decoração é linda e o sushi, bem, o sushi é simplesmente fantástico! O meu número 1, sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar
  64. Pipoca, não tem nada a ver com sushi, mas já ouviste falar d'O Cocho? Mercearia Alentejana que abriu recentemente em LX??? Podes sempre deliciar-te com coisinhas boas e únicas do (Alto) Alentejo! Tu vai e vais ver que não desiludes!

    kiss
    you rock pipoca girl! ;)

    ResponderEliminar
  65. Igualmente viciada, viciados todos nós os 4 cá em casa.

    ResponderEliminar
  66. Adoro sushi. Mas detestei o Tomo. Comi um carapau crú, partido aos bocadinhos, com a cabeça a coroar o corpo esventrado. Com olhinhos e tudo. Blharc!
    O melhor restaurante de Sushi onde estive, foi em S. Salvador (um bocadito longe) e chama-se Soho. De babar, comer e chorar por mais, tudo o que possas imaginar e mais um par de botas.

    ResponderEliminar
  67. Não gosto de sashimi. O resto até vai, mas se for cozinhado "vai" muito melhor, tipo tempura, hot rolls... Esses restaurantes é que têm muita pinta!

    ResponderEliminar
  68. Tens que ir ao restaurante Peisheirada, que é simplesmente maravilhoso!!! É uma tasca de sushi, um conceito super diferente, que fica no largo do Rato e vale mil a pena!

    ResponderEliminar
  69. E a Confraria?!! É divinal!!!

    ResponderEliminar
  70. Tinhas de falar de sushi? Pronto agora é a minha vez de salivar!

    O meu nome é ML. E ando completamente viciada desde há 2/3 anos.

    Sushizólica anónima nº 34267

    ResponderEliminar
  71. Estava mesmo à espera que depois de falares de Sushi aparecessem os comentários sobre a gravidez, a toxoplasmose e blá blá blá, whiskas saquetas!

    Concordo de forma genérica com a sugestões do sushi no Porto, acrescento ainda um daqueles de topo: o Kyodai. Um dos sushimen é brasileiro e até já "cozinhou" para o imperador do Japão.
    Para os mais puristas há Ichiban, na Foz.

    ResponderEliminar
  72. Dos melhores posts de sempre! Também sou uma viciada assumida e n passo uma semana sem sushi. Já foram aqui falados, mas reforço: Sushisan (para comer em quantidade com razoável qualidade), Arigato (muita qualidade para um buffet) e o top dos tops SUSHIC (nunca comi nada tão bom!)

    ResponderEliminar
  73. Sushi Time - para quem gosta de sushi de fusão! No parque das Nações

    ResponderEliminar
  74. Sou completamente viciada em jardineira de vitela.

    ResponderEliminar
  75. Um excelente no porto é o L'Kodac: http://www.lkodac.com/
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  76. Assim que li o título pensei "olha um post dedicado a mim" ;) Como agora vivo em Odemira (yeah, real end of the world!) só quando vou para casa aos fins de semana é que dou um saltinho a Lisboa para me deliciar :) Este fim de semana lá vou matar o vício! ahahah

    ResponderEliminar
  77. O que eu gosto mesmo é de um cabrito no forno!!! ou umas papas de sarrabulho! Ai como me babo por umas papas de sarrabulho...

    ResponderEliminar
  78. A Pipoca estando gáavida não deveria evitar comer peixe cru? Não que eu perceba muito destas coisas, mas sempre ouvi dizer que é de evitar.. :P

    Flávia M.

    ResponderEliminar
  79. Pessoalmente achei o sashimi do Bonsai superior ao do Tomo, embora sejam os dois óptimos. O Tomo de facto tem umas instalações que faz favor...

    Fiquei curiosa por não teres mencionado o Bonsai da Rua da Rosa, junto ao Principe Real, se é por não conheceres ou por não teres gostado...

    A comida é maravilhosa e a delicadeza dos empregados só acresce. E é muito pequenino por isso não há confusão nenhuma. Óptimo. Para mim o melhor, de longe.

    ResponderEliminar
  80. A pipoca sabe que não pode coemr sushi durante a gravidez não sabe? Juizo!

    ResponderEliminar
  81. Pipoca é uma grande falha não teres experimentado o Terra no Porto, para mim o melhor restaurante de sushi do país. Em Lx só conheço os da altura em q aí vivia, o Origami na rua do século (q tb era o meu preferido), o estado líquido, o haia, os meninos do rio (ainda existe?). Como aqui falas sp tão bem do sushi café avenida recomendei a amigos cá do Porto qd foram aí a lx (recomendação do género.. não fui mas ouvi dizer que é bom..eheh) e eles disseram que sim senhora era bom mas não era o Terra. Pronto, já deu para perceber que sou fã.


    Em relação a não se poder comer sushi durante a gravidez, depende a que é que se está imune. E depois a probabilidade de ter por ex uma gastroenterite é a mesma estando ou não grávida, só que claro convém evitar ficar-se doente pk as consequências podem ser mais nefastas do q numa não grávida.

    ResponderEliminar
  82. Credo! Eu não sabia que gostavas assim tanto de sushi! Eu também gosto, não sou fanática mas gosto. Mas esses restaurantes devem ser deliciosos!!! ;-)

    ResponderEliminar
  83. Pipoca, concordo plenamente com a tua lista, já tive em todos exceto o Tomo e o do Porto, mas de resto são todos fabulosos! Acrescentava à tua lista no 2.º lugar o Suntory (no Picoas Plaza) é maravilhooooooso! E também o Sushisan - no Principe Real, Parque das Nações e Beloura - com um Menú de Rodizio Gourmet que é excelente, principalmente qualidade/preço, contudo ºe um sushi muito mais fusão mas muito bom para variar e qdo se quer algo mais em conta! :)
    O Sushic em Almada também é uma referência! E ótimo para fugir à confusão da capital.

    Continua a partilhar novas descobertas q a malta agradece! :)

    ResponderEliminar
  84. Sushi Time. É simplesmente delicioso, um ótimo espaço ali no Parque das nações. Aconselho vivamente e espero que gostem !

    ResponderEliminar
  85. Esteja grávida ou não, o consumo de peixe cru deve ser moderado porque pode causar Anisaquíase. Por alguma razão o Japão é dos países com mais incidência de cancro do estômago.

    ResponderEliminar
  86. Conheço-os todos e também acrescentaria os Suntory.

    ResponderEliminar
  87. tenho que acrescentar o lucullus, em Cascais! adoro, o preço do buffet do jantar é muito aceitável e o sushi é de óptima qualidade, muito bem confeccionado!

    ResponderEliminar
  88. Sushic em Almada
    Sushill Out no Alto dos Moinhos, Benfica
    E sushi na gravidez os médicos de facto têm diferentes opiniões mas a qualidades frescura dos ingredientes é o mais importante. Quanto à Toxoplasmose só há perigo no sushi que tem "coisas da terra" ( pepino, morangos e outros afins)!

    ResponderEliminar
  89. E o Kampai em São Bento

    ResponderEliminar
  90. Eu gosto é de feijoada!
    Ui! Três dias sem feijoada já o meu homem diz:"ó mulher parece que há semanas que não como feijoada!"
    ASS. Feijoadoeiros anónimos

    ResponderEliminar
  91. Em Almada, o Sushic é maravilhoso.
    No Parque das Nações há um novo muito bom: o Unsushible (na rua dos Amores)

    ResponderEliminar
  92. Terra no Porto. Melhor do que qualquer um dos mencionados (dos 5 primeiros pelo menos)

    ResponderEliminar
  93. sushi é no sushi pearl

    ResponderEliminar
  94. Pipoca! A semana que passou deram me a conhecer uma verdadeira tentação no que respeita a Sushi! Fica na margem Sul. Em 15 minutos pus-me lá... ART SUSHI! Sushi que é uma tentações! Espaço fantástico e uma esplanada linda! Hoje já é a terceira vez ue lá irei! Tem uns gunk

    ResponderEliminar
  95. Yakuza para quem percebe de sushi :-)

    ResponderEliminar
  96. Desculpa mais essa análise e ridícula esses mensionado são de longe os melhores

    ResponderEliminar
  97. No Porto há melhores que o mencionado, recomendo o shis e o góshò

    ResponderEliminar
  98. Bom eu adoro sushi e já comi em vários mas o melhor de todos para mim e para uma pesquisa realizada o 2o melhor restaurante de sushi fora do Japão o SUSHIC simplesmente maravilhoso fica no hotel Almada Lisboa no pragal Almada, e onde vou sempre comer também maravilhoso o Verde e Amarelo da costa de caparica pois é nunca pensei que o sushi fosse bom mas é maravilhoso....

    ResponderEliminar
  99. Quando vier ao Porto vá ao Ichiban na Foz! É TOP! Sushi sem "aditivos"....

    ResponderEliminar
  100. Bushido em Matosinhos, é do melhor e tem a melhor sangria do mundo (vinagre balsamico). E depois mais económico é ir às terças, quarta e quintas ao festival, é comer até rebentar!!! 😁

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis