Pub SAPO pushdown

Ainda sobre a Alexandra

quarta-feira, outubro 24, 2012
Muitas pessoas manifestaram vontade de ajudar a Alexandra e perguntaram-me como o podiam fazer. Eu ofereci-me para pagar as vacinas e os óculos, mas isso já está resolvido, por isso agora é preciso dar uma ajudinha no pagamento das propinas e de tudo aquilo que a Alexandra necessita enquanto universitária (livros, alimentação, etc e tal). Assim sendo, aqui ficam os NIBs para quem quiser e puder contribuir:


NIB CONTA ALEXANDRA DELGADO: 0018 0003 3177 3666 02082 (Alexandra Delgado)
NIB CONTA PAIS ALEXANDRA NIB: 0018 0000 4075 5083 00138 (António Delgado – Santander TOTTA)
 
Obrigada a todos!

41 comentários:

  1. Boa!
    É já :)

    Obrigada pela info.

    ResponderEliminar
  2. Realmente falam mal do povo português mas quando nos unimos para um fim e para ajudar quando podemos é que se vê o nosso valor=)

    Muitos parabéns Ana e assim se vê, apesar de não teres que provar nada a ninguem, que não pensas só em malas e sapatos.

    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
  3. Pipoca foi uma atitude
    Muito nobre da tua parte! ;-)

    ResponderEliminar
  4. bonita acção a sua pipoca... o mundo precisa de actos destes!! também eu irei contribuir com o que puder.. beijinhos. su

    ResponderEliminar
  5. Não vi o programa, mas não entendo como é que tem propinas para pagar se os pais vivem com pouco mais de 300 euros. E que vacinas são essas que tem de pagar do próprio bolso?

    ResponderEliminar
  6. Acabei de fazer uma transferência. Não é muito mas espero que ajude. No mundo em que hoje vivemos ela é um exemplo de força e luta contra as adversidades. Desejo-lhe felicidades e que os seus objectivos se concretizem.
    IG

    ResponderEliminar
  7. Toda a gente paga propinas, mesmo quem tem bolsa de estudo!

    ResponderEliminar
  8. Eu é que agradeço.
    Leonor

    ResponderEliminar
  9. eu diria ao senhor "anónino" que deveria procurar ver o programa mas posso já adiantar que as suas questões não serão esclarecidas nele..Como é quem têm propinas para pagar?? que vacinas são essas??

    hum..tá.

    ResponderEliminar
  10. Admiro o teu ato Pipoca é muito generoso. Espero que esta onda de solidariedade possa contribuir para melhorar a vida da Alexandra e dos seus pais.

    ResponderEliminar
  11. caro anónimo das 13:20:
    Informe-se pois há vacinas que não constam do plano nacional de vacinação (a da hepatite A, por exemplo) e q as pessoas imunocomprometidas têm q levar. A da hepatite B realmente é comparticipada, mas apenas as suas doses "standard" para pessoas imunocompetentes. As propinas, não terão que pagar na totalidade com certeza, se tiverem direito a bolsa.
    Muitos parabéns Ana por este gesto!

    :)

    ResponderEliminar
  12. E quem quiser contribuir sem ser em dinheiro? Por exemplo, eu tenho "facilidade" em comprar livros. Alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  13. As vacinas são para a Hepatite (são caríssimas e estão excluídas do PN de Vacinação). E as propinas toda a gente tem que as pagar, seja rico ou pobre, tenha bolsa ou não.

    ResponderEliminar
  14. Pipoca,

    A Alexandra tem com certeza direito a bolsa de estudo. Dessa forma, o que ela tem que pagar já é o seguro escolar, de 2€. As propinas, basta que ela entregue na sua secretaria um papel em como é candidata a bolsa de estudo, nao terá que as pagar até que saia o resultado e o dinheiro da bolsa lhe seja depositado.

    De resto, acho a iniciativa brilhante. É de gente como tu, empreendedora e solidária, que o nosso mundo precisa.

    Infelizmente eu nao posso ajudar a Alexandra, também eu passo por muitas dificuldades, mas deixo-lhe a esperança que me acompanha de que melhores dias virão.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  15. Eu já ajudei. Não é muito, mas por pouco que seja, se muitos ajudarem, com certeza que faremos a diferença na vida da Alexandra.
    A ela e aos pais, desejo-lhes as maiores felicidades.
    Pipoca,obrigada também por chamares a atenção para estes temas e, à tua maneira, ajudares. Sou madrinha de uma criança da Helpo e sempre que existem ações de solidariedade tento contribuir com o que posso. Um dia que possas, explora também este tema e dá-lhe visibilidade para que mais crianças possam ser apadrinhadas. Obrigada

    ResponderEliminar
  16. As propinas pagam-se sempre, mas ela pode sempre candidatar-se a uma bolsa de acção social junto os serviços respectivos na universidade onde anda.
    Se tiver capitação para tal, terá direito à bolsa. Um valor a dividir pelos 10 meses do ano lectivo.

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente o plano nacional de vacinaçao nao inclui algumas vacinas que, no caso particular da Alexandra, poderao fazer muita falta. e sim, as vacinas sao estupidamente caras. para entrar no ensino, seja ele a que nivel for, os alunos tem de apresentar o boletim de vacinas actualizado.
    com rendimentos ou nao, um aluno no ensino superior passa a ser uma fonte de despesa para os pais... e as propinas sao para todos, bolseiros ou nao bolseiros, com dificuldades financeiras ou a nadar em dinheiro. mas para que estar aqui com explicaçoes??? quem quer ajudar ajuda, quem nao quer tambem nao precisa de chatear nem criticar. alguem obriga alguem a alguma coisa???

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela iniciativa

    Muito nobre o teu gesto

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. A quem perguntou como é possível uma família que tenha um rendimento de 300e paga propinas tenho a dizer o seguinte:

    Este País é uma merda e nada funciona bem a não ser o gamanço dos boys. Quem tem direito a bolsa, recebe-a sim mas tipo em Janeiro. Ora, até Janeiro as pessoas têm de ter dinheiro para comer, pagar passes, comprar fotocopias ou tinteiros, comprar livros, comprar um computador caso não tenha nenhum.

    Pipoca não consegues entrar em contacto com a rapariga (tens conects na sic de certeza) e perguntar o que precisa mais? Quero contribuir e não tenho problema em transferir dinheiro mas se ela precisasse de alguma coisa além dos óculos e das vacinas era bonito organizar uma vaquinha e entregar-lhe em mão.

    A.

    ResponderEliminar
  20. Cara Maria Mendes. Vacina da hepatite A é indicada em militares, quem vive ou viaja para áreas endémicas, cohabitantes de infectados, algum pessoal de saude, homossexuais imunocomprometidos, utilizadores de drogas IV, quem precisa de transfusões frequentes. Os reforços da hepatite B sao APENAS INDICADOS se os CD4 estiverem muito baixos (abaixo de 400) e NESSA SITUAÇÃO SAO TITALMENTE GRÁTIS NO SERVIÇO DE DOENCas infecciosas do hospital de residência. Quanto as propinas, qualquer filho de pais com salário de 300 e poucos euros ten bolsa TOTAL como eu tive e n passara fome porque eu também n passei. Esclarecida?

    ResponderEliminar
  21. Muito sinceramente não louvo este tipo de atitudes!
    Se por um lado as pessoas não querem ser discriminadas porquê são seropositivas ou têm o vírus da sida, mas quando se trata de receber donativos ou qualquer outro tipo de ajuda financeira em como têm alguma patologia, nesse caso o assunto já é diferente!
    Pelo que pude perceber foi um incentivo da pipoca, mas muito sinceramente se as pessoas não querem ser tratadas de maneira diferente não entendo porque agora vão doar dinheiro à Alexandra! Esta atitude só mostra preconceito, porque estão a tratá-la de maneira diferente! Ninguém doa dinheiro a pessoas com hipertensão, diabetes ou depressão que são patologias crónicas!
    Não sou insensível a este tipo de patologia, porque tenho um irmão que tem a sida e muito sinceramente ele sempre foi tratado como uma pessoa normal! Ele está na faculdade tem namorada, amigos e uma vida normal para um rapaz da sua idade! Como é óbvio tem que pagar propinas, renda e as despesas normais da faculdade e com os tempos de crise também é complicado!

    ResponderEliminar
  22. Sabe Ana...gosto mesmo de si!

    A caridade não é para ficar escondida sob a falsa modéstia..Chegou a hora das elites (intelectuais, empresariais e não só) deste país mostrarem á sociedade o caminho a seguir.

    Hajam exemplos que o povo corre atrás!

    ResponderEliminar
  23. Obrigada pela ajuda que estão a dar à minha amiga. Nem sabem o quã feliz fico ao ver que ela também está feliz!

    MUITO OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  24. Achei o teu gesto muito bonito pipoca e acho a Alexandra grande exemplo de força, mas não estou a perceber comentários de pessoas que dizem que quem tem ou não bolsa de estudo paga propinas (falo só de propinas mesmo). Eu tenho bolsa e o dinheiro que recebo dessa bolsa é para pagar as propinas, ou seja, não sou eu que as pago...
    Mariana

    ResponderEliminar
  25. Pipoca és GRANDE!!!

    ResponderEliminar
  26. Já dei o meu contributo :) Parabéns Ana por este gesto. Ao Sr. Anónimo das 18:13h só lhe desejo que nunca tenha necessidades, e que consiga fazer a sua vida sem a ajuda de ninguém, e que comece a pensar que precisamos de toda a gente. Hoje é a Alexandra amanhã posso ser eu ou o Sr..
    Ass. Ju

    ResponderEliminar
  27. Pipoca sou um pau virado, no entanto,logo que receba farei a minha pequena contribuição.
    Ainda bem que a Pipoca pode ajudar, ela merece!

    ResponderEliminar
  28. Caro anónimo das 17:52,

    não fui eu que prescrevi as vacinas à Alexandra, baseei-me naquilo que foi dito na entrevista, pelo médico dela. Por acaso já viu a reportagem? Novamente quanto às vacinas: a vacina da hepatite A NÃO é totalmente comparticipada, dou-lhe 100% certeza disso. Aliás, o preço dela já oscilou entre os 20 e os 100euros, com as percentagens diferentes de comparticipação que já teve. A da hepatite B, sinceramente, achava que também não era 100% comparticipada pelo estado quando não se tratasse dessas tais doses standard mas se fizer tanta questão de saber, posso perguntar amanhã a um colega.
    Porque foram prescritas estas vacinas? Bom, o melhor será perguntar ao médico da alexandra, mas se perceber alguma coisa de HIV e de imunodeficiências, por certo, compreenderá.
    Esclarecido? Se não, posso indicar-lhe uma vasta bibliografia para se informar.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo das 18:13 - 24 Outubro, 2012. Eu não acho que as pessoas estejam a ajudar só porque a Alexandra seja portadora de Hiv. Acho que estão a ajudar porque as pessoas não podem ajudar toda a gente que passa dificuldades mas, por vezes, acontece conhecermos uma determinada pessoa que nos cativa e que precisa de ajuda. Lembro-me de uma frase do filme "O fiel jardineiro", em que a esposa do protagonista quer ajudar uma moça grávida algures num país de terceiro mundo que não tem como ter ajuda médica, e ao tentar ajudá-la, alguém diz:
    - Eles são muitos não os podemos ajudar a todos !
    Ela responde:
    - Não podemos ajudar todos, mas esta moça está aqui e podemos ajudar esta.
    (qualquer coisa deste género, mas por outras palavras).
    Ora de a Alexandra nos cativou e é um rosto para lá dos números, é normal que as pessoas gostem de ajudar.

    Deixo ainda um poema maravilhoso do Bertold Brecht:
    Como eu não me importei com ninguém

    Primeiro levaram os negros
    Mas não me importei com isso
    Eu não era negro

    Em seguida levaram alguns operários
    Mas não me importei com isso
    Eu também não era operário

    Depois prenderam os miseráveis
    Mas não me importei com isso
    Porque eu não sou miserável

    Depois agarraram uns desempregados
    Mas como tenho meu emprego
    Também não me importei

    Agora estão me levando
    Mas já é tarde.

    Como eu não me importei com ninguém
    Ninguém se importa comigo.

    ResponderEliminar

  30. Basta uma pessoa querer ajudar e há sempre meia dúzia de entendidos a botar faladura e a criticar. Que mesquinhice tão grande!!!!!
    Faz-me lembrar um idiota - cheio de dinheiro - que me disse um dia não perceber qual q razão porque eu ajudava associações de animais e de sem abrigo, porque na óptica do inteligente não podíamos ajudar todos...Portanto ele não ajudava ninguém! Perfeito!

    ResponderEliminar
  31. Cara MMendes (olá novamente!). No serviço de doenças infecciosas do hospital da residência, repito, essas vacinas sao TOtalmente grátis. E, trocando por miúdos, para que entenda mesmo, so se houver indicação é q se faz a vacina. E ninguém lhe disse qual é a razão. Será ela militar? Hnmm, nao me parce... Mas se for, nao se preocupe porque no centro de saude n tem mas no hospital tem a vacina sim grátis! Quanto a Que Portugal n presta, nao é descabido de todo, mas tenhode fazer uma ressalva. Temos um dos melhores planos de vacinação do mundo. E isso é um facto. Para doenças infecciosas, também mto apoio e comparticipações sao feitas. Eu sei do q falo, MESMO! Nao digo para n ajudar. Mas n se agarre a essas razoes para o fazer porque n sao validas. Ajude porque é uma rapariga q merece comprar um vestido, ou sair c amigos, ou poder ir ao cinema... Mas por razoes de saude, acredite em mim, ela se as procurar as ajudas já existem!!!

    ResponderEliminar
  32. Já dei o meu pequeno contributo, espero que a Alexandra consiga alcançar todos os seus sonhos.

    ResponderEliminar
  33. É isso mesmo... realmente, vê-se que miúda está ali para ver se engana alguém. Até o médico participou na reportagem e tocou propositadamente no assunto da vacina só para ver se conseguia que alguém pagasse a vacina à miúda. A sic gastou tempo e dinheiro a fazer uma reportagem só para atrair a solidariedade alheia. Shame on them... E shame on you gente solidária, que consegue ver o melhor das pessoas.

    ResponderEliminar
  34. deve estar tudo louco. É uma miúda, precisa de apoio para a escola, vacinas, e coisas necessárias para manter a sua saúde estável. Sim, talvez o médico possa ter feito propositadamente para alguém solidário ajudar a Alexandra na compra das vacinas, e depois? É para o bem dela, e ele viu na reportagem um método bastante eficaz da Alexandra conseguir as vacinas.
    Não percebo a cabeça de algumas pessoas. E espero que a Alexandra tenha um futuro brilhante á frente dela!

    ResponderEliminar
  35. Isto há gente mesmo sem coração.

    Para quem toma por garantido que ela tenha as propinas pagas... a minha mãe ganha mal, como a maioria de nós, tinha 3 filhos na faculdade e nós recebíamos 95 euros de bolsa (o equivalente ao valor mensal das propinas). Sim, de facto pagavam a propina... importa referir que não éramos da cidade onde estudávamos, a casa custava 400 euros + contas. Tínhamos de comer, de andar de transportes, de pagar livros e tudo mais. Por sorte, o pai foi ajudando, mas a verdade é que ele já não constava no agregado familiar e, por lei, já não tinha de nos dar nada.

    Portanto, veja lá se vos faz comichão a rapariga ter bolsa.

    ResponderEliminar
  36. Olá. O meu pai já nao participava no agregado familiar quando eu fui para a faculdade mas esta na lei que a pensão de alimentos é enquanto há aproveitamento académico (independentemente da idade). Por isso recebi pensão até aos 24 anos! Nao diga "o meu pai ia ajudando" porque é efectivamente a obrigação dele!

    ResponderEliminar
  37. Boas, espero que o pouco que tive a possibilidade de donar possa dar uma ajuda à Alexandra, que passou a constar na minha lista de exemplos a seguir.
    tambem sou estudante universitário e a conjuntura não é propicia, imagino para quem passa o mes com 300€. se alguem souber de alguma atividade profissional na zona da alexandra que tente contactar a família, nota-se que são gente séria.
    vamos lá pessoal somos 10milhões e é uma de nos que precisa de ajuda!!!

    ResponderEliminar
  38. Uma bolsa para a Alexandra:

    http://www.forum.pt/estudantes/noticias/7578-ana-ajuda-candidatos-a-universidade.

    ResponderEliminar
  39. é de louvar esta solidariedade.. hoje é a Alexandra quem precisa.. amanhã podemos ser nós. Força Miuda*

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis