A semana passada fui a uma loja de animais e parecia um burro a olhar para um palácio. Queria começar a comprar o enxoval para o Manolo, mas fiquei perdida no meio de tanta coisa. Que tipo de cama? E as taças para a comida? Escova? Trela? Coleira*? Ração? Valha-me Deus, que não sei para onde me virar. Decidi ir para a parte mais gira da coisa e já lhe comprei toda uma variedade de brinquedos para ele roer. A ideia é manter o bicho entretido e longe dos meus sapatos, por isso brinquedos não lhe faltarão. Para além das coisas de borracha (bolas, ossos and so on, tudo sem guizos e apitos irritantes), comprei-lhe também um amigo para dormir à noite. A parte de dentro do boneco pode ser aquecida no microondas, por isso tenho esperança que o Manolo se apaixone por ele e durmam felizes e quentinhos pela noite fora. De resto, trouxe-lhe só dois ou três pacotes daqueles biscoitos baixos em calorias para lhe dar quando ele fizer alguma coisa bem (cheira-me que um pacote vai dar para três anos). Estou disposta a gastar todas as minhas energias a transformar este cão num exemplo de bons modos e educação! Ou isso ou estrafegá-lo com mimos. O fim-de-semana passado fomos visitá-lo outra vez. Continua a ser o mais pequenino e o mais tranquilo (os irmãos adoraram os laços das minhas sabrinas), por isso tenho cada vez mais a certeza que se vai transformar num monstrinho de quatro patas, absolutamente destruidor. Mas é tãooooooo lindo! E eu passo a vida a contar os dias para o ir ver outra vez. Entretanto, lá por casa já estamos a delinear uma área para o Manolo e eu já olho para as coisas com outros olhos. Tudo o que for potencialmente atraente para a dentuça dele tem de sair do caminho. O meu homem está muito tranquilo, acha que ele vai ser um paz de alma e que tudo está a salvo. Eu olho à volta e só vejo coisas que ele vai adorar destruir. Vai ser bonito. No próximo fim-de-semana vamos falar com a tratadora e tentar perceber o que é que o Manolo vai precisar MESMO de ter assim que chegar a casa. E também já ando a ler alguns livros e já me inscrevi em alguns fóruns. É todo um novo mundo. Vou ficar uma expert.
*Para já, para já, estou de olho na coleira da Vuitton, mas o homem fez um olhar de desaprovação assim que falei no assunto. Vamos ver quem leva a melhor! Ah ah!
*Para já, para já, estou de olho na coleira da Vuitton, mas o homem fez um olhar de desaprovação assim que falei no assunto. Vamos ver quem leva a melhor! Ah ah!
91 comentários:
O Manolo vai ser um sortudo, está visto!
Desejosa que o Manolo chegue ao novo lar! =) Vai ser lindo ler sobre as traquinices do pequenote!
Cafezinha
querocafecoleite.blogspot.pt
Relax, it's just a dog :)
Pipoca,
Dou-te um conselho que gostaria que me tivessem dado( a tempo). Atenção aos ossos com cheiro e sabor... Se ele os leva para os tapetes ou para a cama dele, ou ate para o sofá, lembra-te que depois esses sitios vão ficar com o cheiro ou sabor dos ditos ossos... E quando ele tiver devorado os ossos, vai atacar tudo o resto!
LOL Bem este post so me fez lembrar a minha aventura com a Maggie, a minha super princesa em forma de gata com apenas 7 meses. É que me revejo em cada linha, sem tirar nem pôr.
Fiquei com a Maggie que era uma das gatinhas da ninhada da gata de uma amiga minha, fui LOGO vê-la no dia em que nasceu e até levá-la para casa (com um mês e uma semana que foi a altura em que deixou de mamar) ia ve-la todas as semanas. Na ultima visita antes de a trazer para casa disse com a maior tristeza "Mas porqe é que os irmãos andam ali todos numa correria e ela nao ? Secalhar só vai dormir". Bem... Só tenho a dizer que ela é uma peste, não me estragou nada (excepto umas pantufas da Primark e só lhe arrancou o penduricalho que é o brinquedo preferido dela), mas não pára quieta, até com flores secas ela joga à bola !
É uma experiência brutal e lá em casa estamos todinhos apaixonados ao ponto de ela estar a coisa mais mimada que eu já vi, mas nao faz mal =)
Miminhos bons para o Manolo !
Conselho de quem não tem um cão, mas uma grande amiga que acabou de ter:
Se puderes levar o manolo aí para casa a uma sexta-feira seria optimo, porque asseguras que os 2/3 primeiros dias ele não está sozinho em casa. Normalmente os cães põe-se a roer tudo porque estão sozinhos em casa e não sabem que é proibido. Ou seja, o facto de nos primeiros dias estares em casa ajuda porque podes reprimi-lo de fazer isso. Lembra-te também, que são que nem crianças: tem que se repetir várias vezes as mesmas coisas, porque ele agora vai ser muito pequenino e às vezes ainda é pequeno demais para perceber. Mas se acentuares e mantiveres os mesmos "nãos" ao longo do tempo, e se não fores ambígua, ele rapidamente percebe. Boa sorte! (AMO jack russels)
Compra daquelas bolas em que se poe ração lá dentro e vai saindo à medida que ele brinca, assim qnd tiver sozinho nao vai comer os sapatinhos. E experimenta fazer uns cursos de obediência qnd o tiveres, são mt úteis e aprendes dicas incríveis e basta um fds que ajuda bastante.
Já vi que o Manolo vai ser um cão muito Feliz.. ~isso é muito bom
Coleira Vuitton? Acho que vou virar cão também ahha :)
:) Não lhe dês logo muitos brinquedos porque senão desinteressa-se. Bastam dois ou três para que sinta que os quer muito. Não apresentes logo todos mas um a um (um num dia, outro noutro) e brinca muito com esse brinquedo quando o apresentares. Depois, tenta sempre brincar com os vários. Sempre que ele pegar noutra coisa, diz um não firme e sentido e mostra-lhe o brinquedo em alternativa.
De início queremos sempre torná-los no melhor exemplo, depois só queremos que eles não nos desgracem a cabeça 8e não só). Com o tempo ficam mais ajuizados.
Vai ser um sortudo mas vocês serão ainda mais. Aviso ainda que nós mulheres desenvolvemos facilmente o instinto maternal com eles e depois é o remorso do "Ai, não o trouxe", do "Ai que o deixei", "Ai que tenho saudades". Bem, não é assim tão mau, para dizer a verdade (Até sabe bem.).
Felicidades a todos. A minha Cacau foi uma princesa, literalmente comeu as cadeiras da cozinha e arrancou a base de toda a bancada (Uns 6 metros.)
Pipoca, nãaao!, não dê ossos de roer ao cão, nem bonecada para o efeito. Eles tomam-lhe o gosto e depois vai tudo a eito. Acredite em mim, tenho cães desde que me lembro.
Ola Ana,
fiquei super contente por saber que não sou a unica com esta ansiedade toda.. hoje vou buscar o nosso mainovo! Ontem já andamos às compras e creio que compramos o essencial! Uma dica para o futuro: existem umas fraldas (que se colocam no chão, semelhante às que se colocam aos acamados) e são otimas para quem mora em apartamentos, uma vez que eles se habituam a fazer chichi em cima das fraldas. Existe também um spray para colocar na fralda para eles fazerem o reconhecimento da fralda e não se enganarem!!
Cris A.
Para além dos ossos, da ração adequada e da transição da mesma (caso a mudes), da caminha pq vem aí o inverno, ele quer mesmo é mimo. É muito pequenino e, nesta fase de afastamento da mãe e dos irmãos, precisa disso.
Há outra coisa que eles adoram roer, além de sapatos... os livros. Gostam muito. Cuidado com as prateleiras mais baixas.
Carla Silva
Pipoca, ACORDA! :)
A vida com animais dentro de casa é um inferno. Confesso-te de experiência própria: o meu primeiro pensamento de manhã geralmente é homicida. Dava tudo para não ter um animal de estimação dentro de casa.
Este não rói nada, mas como eu gostava de ter paz! Sempre debaixo dos meus pés, sempre a fazer sprints pela casa, a riscar o chão, a pedir comida assim que se entra em casa, um pincel para ir de fim-de-semana, para ir de de férias, cuidados onde se deixa isto e aquilo à vista para não acabar estragado, passar a vida a fechar portas para o bicho não entrar (e não estragar), andar à procura dele para sair de casa (quando estás cheia de pressa) e não descobres em que divisão da casa está, o cagalhão, o vomitado... é um inferno de uma vida.
Se o bicho tivesse chegado depois de mim, palavra de honra que tinha saído de casa. Sou incapaz de o tratar mal, mas como desejo que se fine!
Olá pipoca, eu cá não tenho um cão, mas sim dois gatos. Sempre fui uma defensora de gatos, tive a minha primeira gata e era uma paz de alma, esteve comigo 16 anos e não me lembro de nada que tenha estragado. Já estes dois gatos alentejanos sairam-me uns rufias de primeira. Devem ter um fetiche pelos meus sapatos e vestidos, posso dizer que vestidos ja me estragaram uns 4, já sem falar nos 2 fatos ao homem e mais umas gravatas. Não gostam de sofás, nem cortinados, lá devem achar que a nossa roupa dá mais "pica".. enfim. Mas já não consigo viver sem eles... Tenho a certeza que vais amar o Manolo :)
Ana
Tal e qual eu quando fui buscar a minha cadela! Uma das melhores coisas que podes fazer é começar logo aos 3 meses na escola de cães, assim sabes que não vais ter problemas nos próximos anos. "Nós" andamos nesta: http://www.cicbenfica.com/
É um admirável mundo novo!
O Manolo é um sortudo por ter donos assim :)
http://shortstoryoflifeandstyle.blogspot.com
A coleira da Vuitton, parece-me bem. Nada como ter um cão com estilo e atitude.
Agora, a parte do bonequito que dá para aquecer no micro ondas, esquece lá isso!! Não vai demorar 2 dias para ele roer a coisa e tirar o recheio cá para fora em menos de nada.
Isso de ser o mais sossegado da ninhada...só te posso dizer : começa a orientar-te, porque por norma, são esses que se transformam em verdadeiras pestes, aquilo agora deve ser só manha porque o vais visitar e ele quer dar a ideia que é um anjo, mas assim que viras costas, na sua cabecita de cão ele pensa "sucker!!!"
Tou a brincar, vai correr tudo muito bem :)Mas esconder malas e sapatos, também é uma boa opção.
Bem não querendo ser desmancha prazeres o nome não é o mais adequado.. os cães só ouvem/respondem a duas sílabas logo ou ele vai ser o "Mano" ou o "Tolo".. ;)
E calma que um cão no inicio pode ser complicado mas aprendem depressa,e os brinquedos que ele mais vai gostar vão ser obviamente os não brinquedos x)
Tirando isto não há nada para não ficar completamente apaixonada pelo Manolo :P
Tenho uma boxer os feitios são um pouco diferentes mas no geral isto aplica-se a todos :)
Olá Pipoca. É tão giro o Manolo!!! Eu tive uma cadela Dogue Alemão (tipo Scooby Doo) e tenho umas fotos de alguma da destruição - se for proporcional ao tamanho do animal estás melhor que eu :) mas sugiro-te aulas de obediência; são até mais úteis para quem nunca teve cães e são momentos de partilha muito giros com outros donos. Se te interessar procura no Facebook o Hospital Veterinário Central, na Charneca da Caparica; eles organizam aulas na praia, é muito divertido!! E um beijinho de boas vindas ao Manolo ;)
Pipoca, tenho um jack russel muito hiperativo, não para quieto um segundo, mas nunca roeu nada !Penso que esses cães não são muito destruidores.
Por aqui estão proibidos os brinquedos com barulhos o que inclui bolas que ao bater no chão façam demasiado barulho (p.e. as de ténis). Isso de cheiros e sabores também me parece estranho... Voltando às bolas! Não lhe dês bolas que caibam debaixo do sofá. Caso contrário, vais ouvi-lo a ladrar para o sofá até que alguém vá ver o que se passa. Acredita, é muito irritante... Ontem o Zeca andava a brincar com uma rolha... Às vezes, até com a comida brinca... Não te preocupes demasiado com isso, eles descobrem com o que brincar! Que venham os relatos das aventuras do Manolo! ;)
Eu cá também achava que essas coisinhas com baixas calorias não iam voar, mas bem que voam.
Vai sair todos os dias à rua com o cão? Eu cá tentei nas primeiras semanas, mas eu estudando e chegando a casa "ás quinhentas" passou a ser complicado.
Deram-me a ideia de experimentar a por areia de gato, e até hoje (já com 1 ano) a minha Cookie vai sempre lá.
Quando tenho disponibilidade levo-a à rua, pelo menos para ela brincar, de resto é a minha companhia cá de casa (já que estudo fora de casa)e o meu peluche de estimação já que ela não rói nadinha, a não ser os seus ossos.
Muitos parabéns pelo Manolo, é um nome bem adequado.
Olá Ana,
antes de mais parabéns pelo Manolo!
Quero deixar uma sugestão para a alimentação dele, não sei se já conhece a NATUREA PETFOODS, uma marca 100% portuguesa que segue o conceito de Grain Free - Comida Biologicamente Adequada para cães e gatos.
Eu tenho um gato e só come NATUREA e ADOOOOORA!
Sei que eles vão estar no GREENFEST, se passar por lá procure-os e coloque todas as questões e mais algumas, a equipa é uma simpatia!
Deixo o link para que possa pesquisar com mais calma e até ver os videos da marca!
Bjs
Olá Pipoca! desde que nasci que convivo com cães e já tenho 33 anos! Aconselho os pratos para a comida de alumínio (1 para a água e outro para a comida)porque os de plástico são lindíssimos, mas para os dentes deles são uma brincadeira. Para comer sem dúvida alguma, Royal Canin para puppys, mas isso o próprio criador te pode ajudar ou o veterinário! Esquece tudo o que for brinquedos de peluche, porque em 2 tempos ele vai estragar isso e encher-te a casa de esponja e coleira, para um cão da raça dele, até aconselho um peitilho para o levares à rua, mas nais uma vez, o próprio criador te pode falar das características da raça e aconselhar qual o melhor método!um dos meus cães é um PUG e com ele só resulta o peitilho e não coleira de pescoço! Beijinhos e felicidades para o Manolo!
O Manolo não vai ter, com certeza, a chamada "vida de cão"!
(http://alpha-lady.blogspot.pt/)
Não te inscrevas no Forum da Sapo (Arca de Nóe), é um conselho...
Aquela gente que por lá anda não interessa nem ao menino Jesus!
kika
LOL @Poisoned Apple.... Concordo e subscrevo, a minha sempre esteve e sempre estará no jardim... Adoro-a sem limites, mas cada macaco no seu galho. Casas a cheirar a cão, não obrigada.
Nada de malas e sapatos a menos de dois metros do chão. Sim, porque ele é pequeno mas chega longe, vai por mim... Depois tens que nos mostrar o manolo (x
Dos brinquedos tentem perceber qual ele gosta mais e usem-no para interagir com ele. Esse brinquedo NUNCA deve estar à disposição dele, apenas quando vocês querem pq assim podem premiá-lo com a brincadeira quando ele se porta bem.
Os biscoitos podem ser uma boa solução mas eu ía mais longe, mais radical, com algo como fiambre, por exemplo, onde o sabor é mais intenso, para esta fase inicial de aprendizagem.
A Maçã de Eva:
"ACORDA!"? Really!?
Se a Maçã não gosta de animais e não tem paciência para eles, é lá consigo. Não venha é agoirar quem gosta, neste caso, a Pipoca.
O Caramelo nunca ligou aos ossos para roer por mais sabores que tenham.
Pega no osso e anda um dia inteiro com ele na boca pela casa fora à procura do melhor sitio para o esconder. Normalmente debaixo da caminha dele, com o cobertor e TODOS os brinquedos por cima para ter a certeza que ninguem encontra. Tambem já escondeu DENTRO de um sapato do meu pai, debaixo da minha cama e quando está bom tempo vai enterrar no jardim, voltando com o focinho com terra até às orelhas. MUITO CÓMICO!
Nunca li nada tão mau como o que escreveu a poisoned apple...
Desejar que ele se fine é o mesmo que tratar mal.
Ele faz sprints pela casa porque tem energia e quer brincar com o dono, está feliz com a sua presença.
E ao fim de semana vai ser difícil deixá-lo, mas o pensamento não vai ser "o raio do cão só me traz problemas" e sim "qual é o meu amigo com mais jeito para tomar conta dele...não quero um só para a comida!Exijo um que o encha de mimos!!".
Quando ele se esconder mesmo antes de saíres de casa e andares à procura não te vem à cabeça "o raio do cão só me atrasa a vida", só te ris para ti mesma da situação e do facto de provavelmente estares a chamar por ele há horas e ele nem sequer se dignar a aparecer (com os gatos acontece com mais frequência).
Isto claro, quando se gosta de animais. Este é o primeiro requisito para se ter um. A coleira vuitton é um miminho mas gostar incondicionalmente é o mais importante.
Como passei pela experiência de ter uma cadela bébé lá em casa à pouco tempo (agora tem 6 meses) tenho a memória fresca e digo já não é fácil mas rapidamente aquele ser passa a ser parte da familia.
No meu caso a minha cadela não é de destruir coisas a não ser aquelas que lhe damos para destruir garrafas de plastico, caixas, garrafões àgua (sim porque a minha pequena de 8 meses pesa 35 Kg) que grande vai ser, mas isso com muito treino e "nãaaaaaaooo" e por vezes uma palmadita :( mas tem que ser. Alguém na casa tem que ser alfa da matilha e nunca mesmo nunca pode ser o cão.
Fora isso muita paciência, amor, brincadeira e algum só algum rigor.
Quanto à alimentação procura na net existe sites de organizações que fazem testes à comida, investiga porque à rações que tem coisas que nem é bom pensar que os nossos ´bebés" comam.
Boa sorte neste grande passo.
Beijinhos
Patricia
Acho optima ideia falares com a tratadora....entretanto alguns comentários que te deixaram quando falaste do manolo pela primeira vez tb te podem ser muito úteis ;)
Quanto à área do manolo..bom sou da opinião que com a tua supervisão toda a área pode ser disponível..só assim, contigo a educa.lo e a dizer-lhe o que pode ou não fazer é que ele ficará a saber o que lhe é permitido fazer no novo lar.
A ideia do amigo aquecido é genial e da coleira Vuitton tb ;)
o pequeno contributo de quem tem um Jack Russel: as taças da comida devem ser inox e NUNCA de plástico - as nossas de plástico foram à vida em 2 meses - e MUITA ATENÇÃO aos comandos da TV!
de resto relax and enjoy it, são do melhor e fazem imensa companhia!
beijinhos e boa sorte
pipoca
por mais k compremos brinquedos e outras coisas para evitar os "sapatos roidos" e "roupas rasgadas", eles descobrem sempre forma de lhes chegar... conheço um labrador que comeu (literalmente) uma meia numa mera passagem pelo cesto da roupa suja... 1 minuto apenas de distração...
deixo uma dica: MUITA paciencia, firmeza nas ordens dadas (mesmo quando eles fazem aquele ar perdido...).
Muitas felicidades para o Manolo (que é muito giro)
A Poisonned Apple é com certeza uma pessoa muito infeliz... anyway Pipoca o Manolo vai te dar que fazer, claro, mas depois nao vais saber o que seria da tua vida sem ele :) tenho a certeza que vai ser muito bem tratado. Estou ansiosa para ler as peripécias dele :)
Viver com a Poisonned Apple, é que deve ser um inferno! :/ Pipoca, costumo comprar as coisas para os meus cães, na Tienda Animal! Tem imensa coisa e é barato: http://www.tiendanimal.pt/
Vai tudo correr bem, felicidades :)
Se antes já gostava de ti agora ADORO-TE! É impressionante como há uns anos atrás não te agradava muito a ideia de ter cães perto de ti e agora...estás com toda essa excitação e a alegria em ter um elemento novo na família e, estou a adoro ISSO! Eu tenho cães e eles são o melhor do MUNDO! Mas prepara-te dão muitas alegrias mas também muitas dores de cabeça, preocupações e claro, muito sentido de responsabilidade.
Ahhh e muito importante...os animais não são uma peça de roupa que ficamos cansada dela e deitamos fora. São para o resto da vida.
Que exagero!!!!!!!!!!!!!!!!! :o
Quando escrevi o meu comentário, hesitei. Ando há dias para dar a minha opinião à Pipoca, mas não a queria assustar nem deixar zangada. Era uma opinião de alguém que ela conhece (eu) e não uma uma opinião desconhecida. E hesitei porque não queria que ficasse ofendida comigo e porque sabia que iam brotar aqui defensores dos animais com pedras na mão. Os defensores dos animais não aceitam que uma pessoa possa não gostar de animais de estimação. Mas essa é uma guerra que eu não tenho interesse em meter-me.
Eu não digo que as pessoas que gostam de animais de estimação não os devem ter, mas não sei como aguentam. No entanto, ainda bem que há quem goste, eles precisam de uma família e de carinho. Aprovo completamente que adoptem animais de estimação, mas não é mesmo um assunto para mim.
Se antes não apreciava animais de estimação, depois de ir viver com alguém que tem um, passei a odiar. E não faço segredo disso nem trato mal o bicho que não merece.
Despesa, trabalho, coisas estragadas, cocós, pêlos, vomitados, falta
de liberdade, etc., não são sinónimo de felicidade e alegria para mim. Eu não consigo ver alegria em ter um animal dentro de casa, não me traz nada que compense, só vejo um inferno de uma vida.
Tive animais de estimação enquanto vivi com os meus pais e não gostava. Agora odeio porque estou farta daquilo a que obrigam. Estou consumida na minha paciência.
E foi isso. Não quis demover a Pipoca de ficar com o cão, que é lindo de morrer, uma gracinha de apertar ao peito, quis apenas avisar e contar qual era a minha realidade. É que depois a vida a dois é outra coisa. E um animal é um bicho que deve ficar em família enquanto for vivo, não é para abandonar ou dar a alguém. Por isso é uma decisão de muita responsabilidade.
O bicho que tenho em casa é muito bem tratado, seria incapaz de lhe fazer mal. Nunca seria capaz de lhe dar uma palmada como às vezes leva do dono e fico horrorizada quando acontece. Furiosa. Dizem que não dói e que é assim que se educa, mas eu acho isso uma anormalidade. Não lhe falto com nada, sou eu que o alimento e dou água, trato de levar para o quarto à noite, mas eu gosto disto? Não. Nada. Odeio! É um "tem de ser", muitas vezes a revirar os olhos e a suspirar.
O dono uma vez lembrou-se "ah e tal, e outro para lhe fazer companhia?". Avisei imediatamente que saia de casa se aparecesse com mais um animal. Animais de estimação são para quem gosta e tem paciência, não são para pessoas como eu. Assumo perfeitamente que não gosto, não tenho paciência, não quero e não me ficava bem fazer de conta.
Em suma, só quis ser honesta com a Pipoca e avisar para outra realidade que não é de amor e carinho (que é o que os animais precisam) quando por aqui só leio histórias de alegria. Nunca disse que a Pipoca não devia ficar com o bicho. Espero que fique e que não sinta nada do que eu sinto. De coração.
Cara Pipoca, dado que eu tenho 3 ( 2 labrador e 1 golden) comecei a fazer biscoitos para eles na bimby!!! e devem ser uma delicia pq eles ficam maluquinhos e soberbos.... qt ao resto, ainda no domingo fiquei sem o cabo q liga o modem ao computador....
Uma boa ideia para as primeiras noites inquietas é trazer um cobertor/manta com cheiro da mãmã... Assim ele não vai sentir tanta falta.
E para as horas que possa passar sozinho ligar a TV e o rádio também é óptimo! Resulta muito bem.
Boa sorte com ele. Vai ser giríssimo vir aqui ler as aventuras do Manolo...
Poisoned Apple?!?!?? E guardares esses pensamentos para ti? Acredites ou não, as pessoas que gostam de animais, têm até paciência para essas coisas que tu dizes, quando queremos sair de casa e não os encontramos, ou correm pela casa, por exemplo. Aliás, eu adoro ver a minha gata a correr pela casa! É sinal que está feliz, bem tratada e tem energia. Vê lá tu, que até tive paciência para ensiná-la a fazer as necessidades na liteira, mesmo quando ela se descuidava e fazia nalgum canto da casa.
Para a próxima, guarda MESMO esses pensamentos para ti.
Eu tenho uma pequena cachorra, mas sem raça.
Mas é um cão de casa, ou seja, está sempre dentro de casa, o veterinário aconselhou-nos sempre a dar-lhe uma boa ração (royal canin) não só porque é muito benéfica ao nível do pelo, proteção gastro-intestinal, hálito, etc. mas também porque quando são pequeninos e ainda não pedem para ser levados à rua, torna-se mais fácil limpar as asneiras... outra coisa importante é ter coisinhas que eles possam roer, os ossos de pele de vaca cheiram um pouco mal (mais para o fim do osso), mas são uma forma fantástica de os ter entretidos e longe do que não queremos que eles roam (mais um conselho do nosso veterinário).
Outra coisa que fiz à minha cadela foi esteriliza-la pois como ela está por casa evita os inconvenientes de sujar tudo com a menstruação e também não temos problemas com cio nem nada disso. No caso dos cachorros o veterinário disse que a esterilização é aconselhável até em termos comportamentais, são mais dóceis, não tentam fugir. Claro está que para isso têm que ser esterilizados antes do primeiro cio.
Espero que te divirtas tanto com o teu Manolo como eu me divirto com a minha Nikita ;)
Poisoned Apple:
"Em suma, só quis ser honesta com a Pipoca e avisar para outra realidade que não é de amor e carinho (que é o que os animais precisam) quando por aqui só leio histórias de alegria."
Avisar? Mas a PA é a dona da verdade, ou assim? E essa realidade só se aplica a quem não gosta de animais de estimação, como a PA, que não decidiu ter um. Não se aplica à Pipoca que, ela sim, gosta de animais de estimação, tanto que há muito que quer ter um. Portanto, vir aqui com avisos e agoiros, não fez sentido nenhum!
E PA, uma coisa é não gostar de animais de estimação porque dão trabalho (aceito completamente essa visão. os animais só devem ter como donos quem tenha disponibilidade - financeira, emocional, etc)...outra é desejar que o bicho fine! Pelo amor de deus... Nós é que vimos com as pedras na mão, ou é a PA que não mede o que diz?
Taças só as de inox. As de plástico sao óptimas, mas para eles roerem!!
As melhores camas sao as rígidas de plástico. As de espuma ou de verga sao óptimas, mas para eles roerem!!!
:))))
Conselho: Taças de comida e bebida daquelas que são duas juntas NÃO. Se ele virar água a comida não se salva (e que cara que ela é, oh deus!), compra duas separadas :)
Adoro o Manolo, é lindo!
Tenho um cão com 10 meses agora e ainda estou a educá-lo (Golden Retriever)
Vai às aulas de obediência e tem tido uma evolução positiva!
Nunca deves bater, mas sim ralhar com ele, e sempre que faz algo de bom compensar com algo que ele goste (não sempre biscoitos, mas também com mimos ou com o brinquedo favorito).
Em relação a ração, eu aconselho a ração sem cereais :)
Um bom fórum para leres discussões sobre o tema é a Arca de Noé do sapo.
Beijinhos,
Teresa
Senão tem filhos é melhor não ter... Em comparação um cão não dá trabalho nenhum...
Quando vou de fim de semana e o hotel nao aceita cães, tento escolher os que deixam mas nem sempre dá, deixo o meu com familiares só posso dizer que ao fim do dia já estou cheia de saudades do meu cão. Fico de coração apertado apesar de saber que ele está feliz. Mas sinto a falta dele. Se sinto saudades qd ele era cachorro? Não!!! Prefiro-o agora com 3 anos... Era muito fofinho mas eu andava sempre de rastos. A verdade é q já nem me lembro como era a minha vida sem o meu cão.
www.petness.pt - as melhores rações para animais estão aí. A melhor (e mais cara) é a Orijen, é forte mas é óptima. Além do veterinário, podes sempre falar com o rapaz da loja que ele explica-te as diferenças entre rações.
Olá Pipoca!
Parabéns pelo cachorrinho, um fofinho :)
Gente do universo virtual, a PA está a dar a sua opinião, ponto. Não está a tentar influenciar nada a ninguém, simplesmente está a partilhar a sua experiência com animais como montes de pessoas que já a deram... Qual é o stress?? Menos drama, muito menos...
Beijinhos :)
Esta tal Poised Aple ou lá como se chama deve ser mesmo muito idiota, para não dizer pior. Desejar a morte de um animal porque basicamente lhe dá trabalho? tenha juizo sim?
Para já não falar que desejar isso é desejar que o dono do bicho, que é aparentemente o seu namorado, tenha um desgosto. Sim senhora, dece gostar muito dele. A não ser que seja igual a si e nesse caso só tenho muita pena do cão.
Enfim, gente triste existe em todo o lado.
Quanto ao Manolo, vai ser um cão feliz, não tenho duvidas.
Isabel
Nooossa que biolência! Não percebo onde está o problema da PA, pelos vistos, não ser assim tão fã da bicharada e partilhar esta opinião. Uma opinião fundada na sua próxima experiência pessoal. Tanta gente lança farpas (no fb, por exemplo), do género "odeio gente falsa!" ou "não suporto hipócritas!" e depois levam com um comentário sincero e frontal e não podem com ele.
Eu não sou dona da verdade mas se tivesse uma opinião tão vincada e achasse sensato partilhá-lo, era o excatamente o que faria.
Tenho uma gata, a Pipoca, que é uma pestinha, muito ao contrário de outros gatos que tive. Ás vezes penso "mas porque a trouxe para casa???" Tenho-a há já uns aninhos e só dá trabalho! Mas depois também é tão querida, tão amorosa...! Para mim, compensa ;)
Boa sorte com o bicharoco, que é lindo que dói! :)
olá Pipoca, eu também tenho uma cadelinha, é uma Podenguinha! Muito fofa e carinhosa mas por vezes transforma-se num pequeno monstrinho, só tem 6 mesinhos mas já anda na escolinha! :)
Andamos a ensiná-la com estimulos positivos, uma acção reforçada tende a ser repetida. As nossas aulas são feitas com clicker e ela tem adorado as aulas. Interage com outros puppys e pode dar umas corridas valente até ficar estafadinha. Antes desta tive uma cadelinha sem raça definida e ficou comigo 16 anos, não me arrependo de nada, nem dos móveis que ela estragou, nem dos sapatos que ela roeu, enfim! Esta por acaso não roi nada a não ser os ossos de pele de vaca, cheiram um pouco mal mas eles ficam divertidos por horas e evita que se entretenham com outras coisas.
Como tudo na vida, ter um amiguinho de 4 patas tens ups e downs mas muitas mais alegrias, e quando estás triste ou precisas de um ombro amigo o patudinho vai ser o primeiro a querer dar-te mimo vais ver! Espero que sejas muito feliz com o Manolo quanto eu sou com a minha patudinha. Eles dão tanto e pedem tão pouco! Aproveita todos os momentos com ele e fá-lo feliz! Parabéns por adotares um cãozinho! :)
Compra-lhe tudo o que quiseres, mas acima de tudo faz-lhe companhia e dá-lhe mimos, que é disso que verdadeiramente vai precisar! É lindo.
PS: Alguém aqui falou sobre a Tienda Animal. Sou cliente e recomendo: é mais barato, entregas rápidas e onde tu quiseres. Impecável.
Pipoca, isso é uma conversa de grávida à espera do preimiro filho...
O que comprar, ler livros e mais livros, o que fazer para ele ser feliz, etc.
Tás uma grávida perfeita!
vidademulheraos40.blogspot.com
A caminha do Manolo deve ser confortável e grande, já a pensar no tamanho que ele terá em grande, senão terá de comprar nova cama....esqueça as vergas e palhinhas que isso só serve pra roer. As taças da comida de inox são as melhores e de plástico para a agua. a comida quanto melhor melhor, passo o pleonasmo, pois é vital para o seu desenvolvimento até ao ano de vida. Ah e convém também escolher a veterinária! quanto aos brinquedos muitos é exagero....ele depois perde-se e vira-se pro resto do mundo, se é que me entende, 2/3 não mais e depois ir variando para ser sempre novidade!
Vuitton? Brinquedos aquecidos? Isso vai sair um cão mariquinhas. Muita festa e disciplina, é o que ele agradece.
(e paciência para os donos que ter um cão é muito giro, mas também é uma verdadeira cruz. São crianças autenticas, dão uma trabalheira, muito bom no Inverno, um frio de rachar e ter de os levar à rua..)
Vê os produtos da marca the Kong Company para brinquedos e dá uma vista de olhos ao blog Dog Milk. Tem imensos produtos de design para animais e para os donos que os adoram!
Aos defensores dos animais,
Aos "Poisoned Apple guarda esses pensamentos para ti"...
Francamente... Continuamos na onda "se não pensas como eu cala-te".
Ouvi muita gente criticar a Pipoca por ir comprar, em vez de adoptar. Mas a verdade é que não haveria tanto bichinho para adoptar se as pessoas fossem conscientes do que estão a fazer, certo?
Sempre gostei de animais. Moí a paciência à minha mãe porque queria um. Tivemos periquitos e bichos da seda, mas eu queria 1 quatro patas. A resposta foi sempre "gosto muito de cães/gatos, mas não é cá em casa". Eu sempre achei que a minha mãe (que adoro, atenção) era uma insensível.
O meu homem adoptou uma gatinha bebé, linda, toda branquinha, com as orelhinhas cor-de-rosa, peludinha! Uma fofura. Até à altura em que comecei a dar com a cabeça nas paredes e a ter ataques de choro. Porque não tinha uma única peça de roupa sem pelo (muito). Porque o pelo andava pelo ar. Porque pegar-lhe significa ficar com um manto branco.
No entanto, 95% das vezes, sou eu que lhe ponho comida, água, tiro cocós, mudo areia, lavo casa de banho, limpo vomitados, aspiro a casa, passo o rolo na roupa, compro comida e mimos, paguei a esterilização!!
Por isso, acho piada que não queiram que ninguém venha para aqui alertar do "outro lado" lado de ter um animal.
Porque, se houvesse mais alertas, se as pessoas não agissem tanto por impulso, não haveria tanto bichinho na rua. Ou nos canis/gatis.
Vamos ser crescidinhos, vamos!?
Olá Pipoca
Só alguns conselhos de quem tem 9 cães, mas só 1 foi criado em apartamento , a primogénita LOL (agora vivemos numa quinta logo as necessidades são diferentes):
- Logo que tenhas as vacinas em ordem, é preciso criar uma rotina diária de passeios,a horas certas, para ele se habituar a fazer as suas necessidades àquelas horas. (eu passeava a minha pelo menos 30 minutos de cada vez, o que dava 1h30 por dia - perdi um quilinhos nessa altura....) não vás pelo mais fácil que é arranjar um local para ele fazer as necessidades em casa - nunca mais te livras disso (porcaria e mau cheiros) e um cão vive em média 10 a 12 anos, dependendo da raça.
- cuidado com os sofás, pés de cadeiras e mesas e tudo o que estiver ao alcance da boca .... ah e vasos de plantas - eles adoram cavar e atiram com a terra toda para fora .... e edredons... adoram esventrar edredons... ah.. e as pantufas... adoram pantufas !!! mas só enquanto são cachorros - depois já não tocam em nada!
- preparar as mãos para ficarem com calos da esfregona - é que nos primeiros meses com ele em casa não se faz mais nada senão limpar os xixis e cocós ... é que fiquei mesmo com calos LOLOL
- Depois de educados a fazerem as necessidades na rua e depois de acalmarem um pouco das loucuras de cachorrinho, são os melhores amigos do mundo !
espero ter ajudado um pouco !
Guida
"Sou incapaz de o tratar mal, mas como desejo que se fine!" - PA
Já vi comentários muito maus neste blog, mas este é o pior de todos. É que nem a desculpa da sinceridade serve. De facto, há pessoas para tudo!
e por falar em literatura...ontem comprei este livro na fnac:
http://www.fnac.pt/A-Paixao-de-Cesar-CESAR-MILLAN/a172007?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0
so li meia duzia de paginas e lembrei me logo do Manolo e da Pipoca!
parece-me um excelente manual!
beijinhos
Bom-dia Pipoca :)
Não sei se já a avisaram mas aconselho-a a tirar, se os tiver, os tapetes. Como no início eles não se controlam, se o Manolo fizer xixi num tapete, por mais que o lave eles conseguem sempre sentir o cheiro.
O Manolo vai encher o seu coração de alegria e amor. É incrível como gostamos mais deles do que de muita gente que conhecemos há muito ;p
Eu tenho um jack russel que faz hoje dois meses e não me posso queixar que ele seja assim tão destruidor a roer. Gosta muito de brincar, dá algumas dentadas em nós quando estamos a brincar com ele, mas tudo dentro da normalidade de um cachorro. É um cão activo, alegre, adora a nossa companhia e é a alegria lá de casa. É claro que é uma responsabilidade, que me corta o coração saber que ele passa algumas horas por dia sozinho, mas tem de ser.
Quanto aos comedouros, tenho em inox para estar no alpendre exterior, onde tenho a casota dele e tenho de plastico em casa, para ele comer quando está cá dentro. Ele nunca os roeu. O meu desde que foi lá para casa come a ração Purina Ploplan, de boa qualidade para a saude do animal, pêlo, etc... foi-me aconselhada pelo veterinário e ele sempre a comeu muito bem.
Felicidades para o Manolo, acima de tudo o importante é termos um cão feliz.
Pipoca o melhor é isolares os sapatos tenho um cachorro com 5 meses sempre apanhar sapatos parece que encontrou a última coca cola do deserto! =P
Coleira é um artefacto medieval... Hoje em dia os cães usam arnês.
E não conheço um único cão que goste de brinquedos de borracha. Entretém-se sim com brinquedos para morder feitos de pele de vaca.
Esta PA é uma completa louca! Nunca ouvi nada semelhante! Porque foi viver c/ o homem se não suporta o cão? Dá-me ideia pela treta que está mais preocupada c/ o $ que ele gasta c/ o cão do que c/ o $ que ele gasta consigo ...se a vida é um inferno deixava-se estar onde estava. Nota-se o seu amor pelo cão, mas a maneira como se refere ao dono tb deve ser um amor louco! Arranje mas é uma ocupação e se é tão infeliz como diz arranje uma vida! Ou alguém a obriga a viver c/ esse namorado? Deve-lhe dar jeito ... é o que é ......tenha vergonha! Da maneira que fala deve ser mais acompanhante de luxo que namorada ....mas sabe um dia ele dá-lhe é c/ os pés a si e fica c/ o cão ......
Manuela
Desejar a morte a um bichinho que partilha o quotidiano conosco e que tem importância emocional para uma pessoa que amamos (namorado ou marido) é uma coisa de MONSTRO. A Sra. Poisoned Apple só me merece desprezo.
Pessoas...a sério, vamos mesmo continuar a apedrejar a PA?? Acho que já chegava, não? Eu tenho uma cadela há 13 anos (que aliás, está neste momento à beira da morte porque tem cancro, e só eu sei o quanto já chorei desde que depois das 1300 análises se descobriu que o tumor era mesmo maligno e não havia nada a fazer), já tive outros cães antes dela, e NENHUM foi criado dentro de casa, mas sim no jardim, onde podem correr, têm a casinha deles, o cantinho deles, apanham ar e sol se quiserem e fazem as parvoíces que quiserem, vêm passar gente e animais pela rua, carros, etc. Tenho cães porque adoro cães (detesto gatos), mas nunca teria um cão, por mais "portátil" que fosse, se morasse num apartamento e não tivesse um local apropriado para o deixar. Tenho sorte de ter uma vivenda, logo, tenho cães. Não só porque psicologicamente seria incapaz de conviver com sujidades diárias, mas também porque tenho graves problemas respiratórios a todo o tipo de pelo e penas de animais, e nesse caso de certezinha que eu é que já me tinha finado com ataques de asma. A minha casa, com uso normal de seres humanos, tem de ser limpa e aspirada de 3 em 3 dias no máximo, quanto mais se lá tivesse a minha bichita a largar pelo por tudo quanto é sitio... Portanto acredito piamente que a PA tenha experienciado a pior parte de ter um cão, que é precisamente tê-lo aprisionado dentro de um apartamento e a invadir o espaço e o sossego que ela gostaria de ter só para si, enquanto PESSOA. Sim, gente que defende com unhas e dentes os animais e pensa que são seres humanos, vamos lá a ser um bocadinho mais realistas...ora lá ver, animal não é pessoa, minha gente! Senão também falavam e escreviam, pagavam impostos (e que jeitaço que dava agora), iam à faculdade e depois contribuíam para os números do desemprego. Não, animal é animal - ok, como se fosse da família, amá-lo e alimentá-lo, dar-lhe casa e todos os cuidados médicos, brincar com ele, bla bla bla... Mas calmex, dormir na cama comigo é que não. Quem tem o mínimo amor à sua casinha e às suas coisinhas deve sofrer imenso com a destruição e sujidade que os bichos causam dentro de 4 paredes, não tenho dúvidas. Tenho a certeza que se a PA tivesse a oportunidade de ter um animal num local apropriado que não fosse aos pés da cama ou do sofá dela, talvez tivesse uma ideia diferente do que é ter um cão, uma ideia mais feliz e menos stressante.
Isto tudo porque fiquei revoltada com algumas coisas que li aqui. Há pouco tempo cheguei a esta conclusão: há quem goste tanto, mas tanto de animais, gente de tão bom coração e tão generosas, que depois repele as pessoas... Por exemplo, "ai tadinho do bicho que lhe deseja a morte e tal" (sinceramente não levei a sério essa frase, achei que era uma piada e deu-me vontade de rir, e acho que não é por isso que gosto menos de cães - mas é agora que vou ser apedrejada, achei piada!, o horror, o horror!), mas depois a PA (pasme-se, uma pessoa) até já "só merece desprezo", e já é "acompanhante de luxo"... A sério, Manuela das 12,30h??? Tenha vergonha você, da verborreia que lhe escorre dessa boquinha, sem conhecer a moça de lado nenhum e já é de prostituta para baixo, porque ela diz que não lhe apetece partilhar a casa com um ser de 4 patas (honestamente, acho que é melhor do que aqueles que pela frente adoram os cães, e por trás os deixam a ladrar sozinhos todo o dia, presos numa varanda, ou pegam neles um dia e os levam a "dar uma volta" no bosque mais próximo)... A fazer juízos do que ela gosta ou não do namorado, a dizer-lhe para arranjar uma ocupação??!! Acorde pra vida e tenha lá calminha... Os pelos de cão que anda a inalar já lhe afectaram o cérebro, de certeza. Precisa de um açaime virtual?? Isso arranja-se!
Pronto, já tirei um peso de cima. Desculpem lá, mas não consegui "guardar estes pensamentos para mim". Podem todos desejar que me fine, porque eu só tenho 2 patas e (por enquanto) não faço xixi no tapete.
Olá Pipoca, é tão giro ver o seu entusiasmo!! :) É que eu ainda hoje, tem o meu canito 1 ano e meio, sinto o mesmo - não posso passar numa secção de animais que não lhe vá comprar um miminho ;) Quero que ele seja o cão mais feliz do mundo e tudo faço para que isso aconteça, sabe porquê? Porque ele é um membro da nossa pequena família, também vivo com o meu marido, como a Pipoca, e com o nosso cão, e tenho a certeza de que quando um dia tivermos filhos, sempre pensarei no cãozito como "o meu mais velho" ;) Ter um animal de estimação é isso mesmo, adorá-lo, ter saudades dele enquanto se está no trabalho ou se viaja, cuidar da sua saúde e bem-estar, dar-lhe muito carinho e muita disciplina - quem não tem essa disponibilidade não deve realmente ter animais de estimação.
Quanto ao que escreveu aqui a Poisoned Apple, bem, é horrível para qualquer pessoa que goste de animais lê-lo, mas é uma opinião e por isso é válida, embora tenha sido posta em termos crueis. Eu sempre adorei bicharada, sobretudo cães, a minha mãe não. Quando tinha 4 anos moí-lhe tanto o juízo que lá adoptámos a minha primeira cadelinha, um doce, doce, linda, uma verdadeira ama para mim, na cabecita dela eu também era sua cria :) Claro que, como eu era criança, quem cuidava dela era mesmo a minha mãe, e digo-lhe já que não o fazia com grande gosto, era-lhe penoso levá-la à tua X vezes ao dia, dar-lhe comida, arranjar quem ficasse com ela nas férias, aspirar o pelo. Embora a minha Mãe sempre tenha tratado lindamente a cadelinha, mas simplesmente não adorava ter um animal. 12 anos depois a cadelinha adoeceu. Não raras vezes apanhei a minha Mãe a enchê-la de festas e mimos às 3 e 4 da manhã. A dar-lhe fiambre na boquita para comer, pois era a única coisa que já comia. a dar-lhe água por um biberon, ao colo. A levá-la e trazê-la da clínica veterinária às horas que fosse preciso. A transportá-la para um cantinho ao sol na varanda. E já não lhe era penoso, fazia-o com Amor, dedicação e boa vontade por aquele membro da nossa família de quem tanto gostava e que tinha por ela absoluta adoração. Quando a cadelinha morreu teve um desgosto imenso. Porque sabe, PA, uma coisa é não gostar de ter animais, e por isso acredito que seja bem penoso para si cuidar do "seu". Outra é ter-lhes ódio e desejar-lhes a morte, isso é não ter coração, é ser má, não a branca de neve da sua fotografia, mas a bruxa má da história. Fiquei de queixo caído ao ler isso. E não, não sou nenhuma maluca fanática dos direitos dos animais.
Numa nota mais alegre, Vuitton muito bem Pipoca mas só do chinês, que daqui a uns meses já não lhe serve hahahah :D
Quanto à comida, lá em casa também somos fãs da Naturea, o cachorro adora!
Beijinhos e todas as felicidades
Meu Deus, que tamanhos disparates são lidos aqui, cujo título do item é "teorias absolutamente espectaculares"!!! Tão absurdos são os prós, como os contra!
É verdade que a afirmação do "desejo que se fine" foi de mau tom, mas percebi perfeitamente a ideia geral que a PA pretendeu passar. Ter um animal de estimação é de uma responsabilidade enorme e tal como os filhos (e não se choquem com a comparação, por favor!)nem sempre as coisas correm bem, o que não significa que corramos a colocá-los à porta do vizinho, né?!?
As compensações são grandes, para quem as entenda como tal, mas o lado menos bom também existe e muito vezes impera na experiência que é ter um animal em casa.
Tenho sete cães e três gatos, o que me coloca muito à vontade para falar sobre estas matérias.
Não gastei um único a adquiri-los, porque todos eles foram adoptados - recolhidos da rua ou retirados a donos que os maltratavam. Apesar de todo o carinho que sinto por eles e pelo aperto de coração que sinto,sempre que um deles não está bem, sei bem dar o valor à sensação de preocupação constante, ao trabalho que dão, aos disparates que fazem, ao dinheiro incontável que já gastei com eles, ao problema efectivo que são as férias (que já foram inúmeras adiadas e marcadas em função de outros elementos familiares com disponibilidade para cuidarem deles), etc, etc, etc...
É bom que quem inicia agora a experiência, perceba exactamente os dois lados da moeda, para que daqui a uns tempos não exista mais um animal na rua ou pior ainda, entregue num canil (que passado determinado timming, vão directamente para o ZOO, para alimentar os carnívoros de grande porte).
Cresçam, meus amores e acima de tudo, com a maioridade que a idade lhes obriga, não vivam num mundo cor-de-rosa, perfeitinho, de faz-de-conta, porque isso efectivamente não existe.
Eu gosto de animais, não gosto é das pessoas que tratam animais como pessoas (tal como não gosto de pessoas que tratam mal os animais). Há vários especialistas a alertarem para os perigos de humanizar os animais de estimação (cães principalmente), tanto do ponto vista do animal, como dos donos. É que muitas pessoas procuram num cão aquilo que não encontram nos seus semelhantes: dedicação incondicional, lealdade, até mesmo amor. E isso é obviamente negativo.
Anónimo das 9h14 de 27 de setembro, "clap clap clap"!! Eu não o diria melhor! My thoughts exactly!
Olá Ana,
Não sei se sabe mas os Jack's são cães extremamente activos...
Com quem ficará durante o dia quando os "donos" estão fora? Trancado em casa ?
Bjs,
Carla Costa
Tanto disparate! Tanto fundamentalismo! Uns é porqeue os cães coitados vivem em apartamentos...se calhar era melhor viveram nas boxes das associações, não? Outros, apedrejam a PA...haja paciência! Tenho um cão e um gato e sinceramente acho que as pessoas têm de estar conscientes do q isso implica, portanto a PA nada mais fez do q alertar a Pipoca p o q aí vem...E não é nada fácil. Os gatos, ok, são super limpos, não dão trabalho nenhum e são relativamente calmos mas os cães...o levar à rua, a energia contagiante, os primeiros tempos de choro e de fazer as necessidades em casa são terriveis mas depois tudo passa e fazem imensa companhia, além do bonus de ficarem sempre super felizes por nos ver!!!
é uma tristeza o que se lê para aqui...enfim!A pipoca quer ter um cão, que é um amor, optimo, maravilhoso..tenho e todos aqui temos a certeza que não lhe fará faltar nada. A PA tem uma opinião diferente dos senhores defensores dos animais de água doce, não gosta de ter um animal a saltitar casa fora..ter uma preocupação diária com o bicho etc...não é legítimo? é! tão legitimo como ter a postura oposta. Não se deve desejar a morte ao animal..é verdade, mas tenho a certeza que não é o que ela sente de facto.Sente que viveria melhor sem ele, mas como referiu nao o trata mal, pelo contrário. Irritam-me os meus amigos que assumem tamanha responsabilidade e quando querem ir de férias ou de fim de semana andam à rasquinha para despacharem os bichos...Respeitem a opinião uns dos outros, afinal de contas a liberdade de expressão é um direito que todos temos.
Pipoca, muita sorte com o teu Manolo ;)
Ana Maria
Carla Costa, o Manolo não vai ficar trancado em casa. Terá a sua própria chave, para poder entra e sair quando quiser. Queremos um cão independente e com vida própria...
(Se calhar estou enganada, mas não é normal os cães ficarem em casa quando os donos vão trabalhar? Ou todos os cães deste país tem petsitting?)
Não tenho nada contra cães, adoro-os, mas jamais teria uma, já que vivo num apartamento. Acho que é uma tortura para os bichos... E além disso, já apanhei muitos vizinhos incapazes trocar um fim-de-semana fora por não terem ninguem para ficar com o cão, então deixavam-no sozinho. Resultado: 2 dias a ladrar e um cheiro nauseabundo. Porque ao contrário do que dizem aqui, nem tudo são rosas.
Eu tenho um jack russell de dois anos que quando eu vou trabalhar fica em casa (num apartamento). E depois? Se eu nao for trabalhar nao tenho dinheiro para lhe dar comida e biscoitos... e estranhamente acho que ele prefere ter comidinha e biscoitos a ter companhia em casa o dia todo mas ficar de barriga vazia! E é um jack russell que tem muita energia pois é. E? compenso com muitos passeios e corridas e jogos.
Dá mais trabalho que a minha filha bébé e a casa está cheia de pelos por toda a parte. Mas sou compensada em afecto e alegria quando chego a casa. E muitas lambidelas. Mas percebo que para quem nao gosta de animais como a PA seja um desespero - só tem a parte negativa (que desepera qualquer um, até donas de cães como eu que adoram os seus animais) e não aprecia a parte positiva!
Pipoca, CLARO que é normal os cães ficarem em casa enquanto os donos vão trabalhar, acho uma piada,ai ai tem um cão num apartamento, que tortura para o bicho, por favor menos!! bem,se for um são bernardo talvez! e mesmo aí não sei não, de certeza que está melhor num apartamento do que num canil ou numa associação ou num quintal com uns donos que não lhe ligam nenhuma...desde que o leve a passear todos os dias - mesmo à chuva e ao vento - e brinque muito com ele não há crise nenhuma. Quem é penalizado por ter um cão num apartamento é o dono, não o cão, pois tem q limpar os xixis, passeá-lo todos os dias, mais trabalho com limpezas,etc. mas havendo boa vontade tudo se faz! sugestão, Pipoca: sempre que se lembrar ou tiver tempo, deixe ao querido Manolo um brinquedo tipo Kong (nas lojas dizem-lhe o que é, por exemplo no corte ingles há) recheado com fiambre, queijo ou outro miminho que ele goste. Fica entretido um bom bocado a tentar tirar a comida lá de dentro e nem sente quando sair! Beijinhos e muita sorte mais uma x
Acho que depois de ter o cão vai perceber a preocupação das pessoas por viver num apartamento. E digo isto sem qualquer ponta de ironia.
Bem, tanto disparate.
Vivo num apartamento e garanto que a minha cadela é mais feliz no apartamento do que aqueles cães que estão num pedaço de um quintal/jardim sozinhos. É de porte médio, com um corpo de um galgo e tem a energia de um diabo da Tasmânia.
Vai à rua cinco vezes por dia, a um jardim enorme aqui ao lado, onde toda a gente leva os cães. Uma das vezes fica lá cerca de uma hora. Farta-se de correr e de brincar. Chega a casa, dorme o tempo todo. Fica um anjo.
O espaço não é fundamental até porque tendo o espaço mas não tendo o estímulo, os animais não vão correr à toa. (Só fazem isso quando são bébés.) Conviver com outros cães é muito importante e mais que não seja levar uma bola para os entreter. A minha acaba por fazer muito mais exercício do que os que passam o dia no jardim/quintal.
Esse espaço não é essencial, os cães podem perfeitamente viver em apartamento. Responsabilidade e dedicação do dono sim, isso é essencial.
É melhor estar numa qualquer box de um qualquer canil a estar num apartamento. Esta gente está toda doida. O que interessa é o ambiente e os donos o resto é parvoice. Um cão pode ser mais feliz e melhor tratado num T0 que numa casa c/ 20 assoalhadas. Que disparate! Ás vezes dizem-me ah e tal não posso ter cão porque não tenho casa para isso! Pois não .....os cães precisam imenso des piscina e court de ténis .....sem isso não vivem! Enfim ....não ligue Pipoca .....faça-o feliz e trate-o c/ dignidade e proteja-o de todos os perigos e não se arrependa. Se vai dar trabalho? Claro ...mas o que não dá trabalho na vida?
Se a sua casa não tem piscina ....inscreva-o num ginásio :):):)
MMR
Qual é a raça do Manolo????
Adoro animais e sempre quis ter um cão. Há mais de um ano arranjei uma pequenina e tive imensa sorte com ela. Não faz nada dentro de casa, é extremamente doce, nunca estragou nada de muito muito grave. É uma grande amiga.
Dito isto, ter animais (em particular cães) dentro de casa é um inferno. Sou uma romântica e quando a fui buscar não esperava que fosse tão dificil. Depois de os termos não se pode voltar atrás...
Na rua tem muita energia e por vezes sinto mesmo que tenho de a soltar da trela para ela a gastar. Mas depois solta, só os porcos (literalmente) são piores. Fico a imaginar o tipo de doenças que posso apanhar porque ela é atraída por tudo o que é mau. Enquanto cachorrinha a força que ela faz na trela só tem piada a primeira vez. Ás 8 da manhã de uma noite mal dormida não tem piada nenhuma. Ela não faz nada em casa se estiver bem da barriga. Se roer plástico e ficar mal da barriga quando chego a casa ao fim do dia cansada imaginem o cenário, e depois juntem à parte do ela leva tudo o que apanha à boca. Por muito que se limpe à coisas que acumulam em fendas.
Sair ao fim de semana com ela é muito giro mas na Praia só fora da época balnear e não dá para ficar deitada, ela cava a areia para cima de nós e senta-se em cima.
Nunca se relaxa, está-se sempre a tomar conta.
Em casa pede atenção em todas as horas.
Quando saímos do trabalho temos sempre de ir para casa, ver dela.
Enfim, e isto sou eu que tenho uma cachorrinha adorável e bem comportada.
Sempre defendi ter animais e nunca pensei que fosse pensar assim. Mas ter animais em casa é muito má ideia. Os cães servem para ter numa quinta, terreno largo. E não, também não é para ter numa corrente curta num espaço exterior pequeno.
Eu adoro animais de companhia, adoro a mina cadela, mas sim, é um inferno. Não compensa o inferno.
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares