Pub SAPO pushdown

Fujaaaaaaaam!!!!

quinta-feira, julho 19, 2012
Meus amigos, lanço desde já um spoiler alert. As linhas que se seguem são sobre o livro "As Cinquenta Sombras de Grey", o livro de que toda a gente fala. Se o estão a ler, continuem, força nisso, mas evitem as linhas que se seguem, porque vou desbroncar-me toda. Se estão a pensar lê-lo... bem, então espero ainda ir a tempo de salvar algumas almas. Até há uma semana eu nunca tinha ouvido falar deste livro, vivia na ignorância (e na felicidade) absoluta sobre este assunto. Até que uma destas noites o meu senhor me arrancou de casa para ir à Fnac comprar um livro. Lá fomos. Ora o livro era precisamente "As Cinquenta Sombras de Grey". Perguntei-lhe sobre o que era, e ele lá me explicou que era uma trilogia, que é o maior best-seller de todos os tempos, que numa semana vendeu 15 milhões de livros só nos Estados Unidos, e patati-patata. Ora como sou menina que adora um bom "turn the page", afiambrei-me logo ao livro e pedi-lhe para o ler primeiro. Achava eu que podia estar perante uma nova trilogia Millenium, ou coisa assim, mas não. Comecei a ler as primeiras de quinhentas e tal páginas e achei logo aquilo muito básico. Linguagem farsolas, expressões parvas (do género "fogo, ele é mesmo giro" ou "vamos dar uma queca") e personagens muito mal definidas e pouco credíveis. Disse logo ao meu homem que aquilo não me parecia grande coisa nem o tipo de livros que ele gosta de ler, mas pronto, lá continuei, na esperança que melhorasse. Não melhorou. Muito pelo contrário. Então basicamente a história é esta: há uma universitária que vai entrevistar um empresário de sucesso para o jornal da faculdade. A universitária é virgem, nunca deu um beijo, é uma choné, cora na presença de homens, não consegue olhá-los nos olhos, nunca sabe o que dizer, tropeça, cai, anda sempre de ténis, usa totós e não dá uma para a caixa. Já ele é um jovem empreendedor, podre de rico, lindo de morrer, super seguro e confiante. Ou seja, isto à partida tinha tudo para dar errado. No mundo real, o mais certo era ele nunca olhar para ela, mas não. Fica logo super interessado e disposto a fazer trinta por uma linha para a conquistar. Ora acontece que o pequeno tem a particularidade de ser sado-maso. Pronto, até aqui tudo bem, cada um faz o que quer, e se a onda dele é chicotes e cera a ferver, eu cá não digo nada. Mas a miúda que na página três é uma púdica do pior, na página 30 já está pronta a ser amarrada, violentada e a  levar tau-tau do bom. E isto no espaço de dois dias, não se passaram dois anos. Oi? Allo? Ainda andei a ver se tinha saltado páginas pelo meio, mas não, é mesmo assim. Ai que agora sou uma virgem cheia de pudores, ai que agora estou prontíssima para assinar um contrato em que aceito ser a submissa de um gajo que conheci anteontem. Só sexo, sexo e mais sexo. Chegam a casa e fazem sexo, depois fazem sexo outra vez, depois acordam e vão para a banheira fazer sexo, depois saem do banho e vão para o quarto fazer sexo... e o resto não sei, porque ainda não li mais. Está tão mal escritinho que dá dó. E eu, que odeio deixar livros a meio, estou pronta para largar este e partir rapidamente para outro (sugestões boas?). Portanto, se estão a pensar investir 20 euros nesta maravilha da literatura, pensem melhor. A sério, eu só gostava de ter lido as críticas antes de ter pegado no livro (vi ontem que a Time Out dá uma estrela e a Sábado dá 20%). Salvem-se! Salvem-se enquanto podem!!


181 comentários:

  1. Os litigantes de John Grisham, divertido e interessante do melhor para a praia.

    ResponderEliminar
  2. Lê "O Caderno de Maya", da Isabel Allende. É o que tenho agora em mãos e recomendo. :)

    ResponderEliminar
  3. obrigada pipoca, porque eu estava mesmo interessada em comprar o livro derivado ao sucesso que fez nos EUA mas sendo assim talvez nao compre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que estupidez.. nao vais comprar pq ela nao gostou?? TODA A GENTE esta A ADORAR o livro .. e a 1 pessoa que oiço falar mal. As vezes ha pessoas que com tanto gosto o perdem.. mas prontos. Pipoca se nao gostas te pronto. Agora que é um sucesso MUNDIAL e que a trilogia esta em topo em tudo e pq algo se passa! Ines compra e le depois ves ! Na volta ate te apaixonas.

      Eliminar
    2. A triologia é maravilhosa. AMEI. Só quem n gosta de ler é k diz essas babuzeiras.

      Eliminar
    3. "Só quem n gosta de ler" coisas mal escritas e com um português que mete dó! =)
      O livro é péssimo. Li o primeiro até ao fim mas admito que me custou. Não entendo o sucesso que aquilo tem tido. Das duas uma, ou sou muito pouco impressionável ou então as mulheres por este mundo andam muito sonsas.

      Eliminar
    4. As pessoas adorarem o livro (principalmente meninas de 15 anos) mostra o quanto esta sociedade tem os valores mal definidos.... então chama-se história de amor a um homem que apresenta um contrato onde diz que a mulher lhe pertence e que tem que estar sempre disponível para o que ele quiser? Meninas acordem isto não é uma história de amor, é sexo puro e duro (nada contra, cada um sabe de si), em nada romantico!

      Eliminar
  4. XD
    O facto de ser top nas listas de vendas deve-se ao facto de ser TÃO mau que as pessoas ficam curiosas. O que não deves saber é que o livro é, basicamente, uma fanfiction de Twilight onde a autora (se é que se pode chamar autora) simplesmente troca o nome das personagens para não sofrer processos nos tribunais. Não estou a dizer mal de fanfiction porque adoro facfiction (encntras pessoas extremamente talentosas) estou é a dizer que qualquer coisa relacionada com Twilight, pronto... Por isso já está explicado porque é tão mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou uma grande fã de twilight e tu se nao gostas das 50 sombras de grey a culpa de certeza que ñ é de twilight. Cada um tem o direito de dar a sua opiniao mas de maneira mais civilizada e se ñ gostas de twilight a muita gente que gosta por isso simplesmente nao fales de coisas que nao conheces porque tenho quase a certeza que nem leste os livros da saga twilight.

      Eliminar
    2. Eu já li o twilight em inglês e em Português. Em português é horrível mas devo dizer que a tradução faz maravilhas pelo livro, apesar de estar mal escrito e de ter uma história horrível (ou de não ter história se preferirem) pelo menos não se nota o facto de, no original, a autora ter utilizado palavras "dificeis" que, no contexto nem sequer fazem sentido, só para fingir que aquilo é literatura

      Eliminar
    3. epa que lol ! deves tar e a ler coisas ao contrario ve se mesmo que nao les livros! nem os que te referes!" Compra mase e le antes de falar bobagem miuda.

      Ps : isto e livro de mulher nao criança comparado com os vampiros!

      Eliminar
    4. Exatamente , esqueci-me completamente de prestar atenção ao detalhe que o protagonista brilhava durante o dia ! Que lapso infeliz o meu.
      Aconselho a antes de comentar um livro, o lerem primeiro, porque assim não fazem figuras tristes tipo esta.

      Eliminar
  5. já que gostas de best sellers...que tal a Bíblia?

    ResponderEliminar
  6. Não li, pelo relato não estou interessada, mas deixo uma alerta: pode ser que o original não esteja mal escrito, mas que a tradução seja péssima. Acontece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não amiga!! Eu li em inglês e é horrível mesmo assim!

      Eliminar
  7. Bem, para ter vendido 15 milhoes de exemplares nos USA, certamente nao deve ser grande coisa. Os americanos sao conhecidos pelo mundo fora por muitos motivos, mas em caso algum pela inteligencia, dai eles gostarem de literatura basica.
    Obrigadissima pela dica, acho que vou deixar esta obra prima passar ao lado ;)
    Quanto a conselhos de leitura, todos os da Lucia Etxebarria sao bons, e podes ler em castelhano caso a traduçao esteja mal feita ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipoca :) Não há como não sorrir e melhorar o humor com o teu comentário sobre livro. Sou sincera não li, mas vou arriscar e vou ler e espero gostar um bocadinho.
    Entretanto tu e a Ellen Degeneres podiam discutir um pouco a vossa opinião sobre o livro! Espreita: http://www.youtube.com/watch?v=on3JCwnwHbU

    Entretanto e em relação à "boa sugestão" para futura leitura, tomo a liberdade de te aconselhar uma das minhas mais recentes "Irmãs de Verão" de Judy Blume.

    **

    ResponderEliminar
  9. :D

    Nunca tinha ouvido falar, mas pelo que contas é mais uma história do mundo actual, da nossa sociedade, da nossa realidade.

    ResponderEliminar
  10. O medo! Sou uma devoradora de livros, mas realmente ainda não tinha ouvido falar desse...e parece que não perdi nada! Sou um bocadinho suspeita para recomendar livros, porque gosto de poucos estilos, mas aponto num instante os da Juliet Marillier. Se estiverem numa onda romântica (sem sado-maso XD) - "Sangue do Coração". Se for mais para a aventura, então a Trilogia de Sevenwaters é muito bom. Mas provavelmente já toda a gente os conhece LOL
    Para Sci-Fi/Fantasia, recomendo o meu: Portal, disponível na Bubok :D

    ResponderEliminar
  11. Se tivesses lido algumas "linhas" na Sábado da semana passada, ficavas como eu: TOTALMENTE esclarecida! LOL!!!

    ResponderEliminar
  12. Coincidência... ainda há pouco estava a ver este livro do site na Fnac. Andava mesmo com ideias de o comprar. Bem, parece que vou ficar só pelas intenções...O mal é que sou tão curiosa e como só se fala no livro apetece mesmo começar a ler, quanto mais não seja para falar mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça o que tem Vontade! E não o que os spoilers dizem!

      Eliminar
  13. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa, e agora vou com certeza continuar surda ao assunto :P

    ResponderEliminar
  14. realmente nao se fala de outra coisa nos EUA, e em ingles nao esta bem escrito, mas acredito que a traducao para portugues seja ainda pior.

    concordo plenamente com a tua opniao - o livro nao tem meeeeeesmo conteudo, nem historia.

    ResponderEliminar
  15. Concordo, o livro e péssimo. Nao é da tradução, em inglês é igualmente mau. Foi parvoice ter comprado, uma vez que todas as criticas de leitores que li partilhavam a mesma opiniao, mas tinha que escolher alguma coisa à ultima da hora no aeroporto e peguei nele, uma vez que estava tambem a ser muito falado no Reino Unido. Imagino que outros 15 milhões de pessoas tenham feito o mesmo erro de ceder à curisidade induzida pela pressão de grupo, só isso justifica as vendas. Mas quem
    é que vai comprar o volume 2 e 3???

    ResponderEliminar
  16. Coincidência......... ofereceram-me o livro, e comecei a´a ler passagens, como de costume, e no outro dia resolvi trocar.
    basicamente é sexo, e mais sexo, em todos os sitios possiveis e imaginários, um contrato de sado-maso, se é que percebi bem.
    e de uma passagem que li, achei simplesmente delicioso, quando ele chama a ginecologista para receitar a pilula, e ver se a "piquena" está bem e recomenda-se.
    fiquei deveras esclarecida, por isso troquei pelos "litigantes" de John Grisham.

    ResponderEliminar
  17. Claro que esse livro vende, tal como vendem os filmes com a Soraia Chaves... se tem sexo, o povo compra!!!

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pelo aviso!
    Agora estou a reler "Paris é uma festa!" do Hemingway. Um clássico. E foi daqui que o Woddy Allen se inspirou para o "Meia-noite em Paris", que amei brutalmente.

    ResponderEliminar
  19. Nao costumo comentar aqui, mas realmente este vale a pena comentar. So em portugal e que uma
    Iivraria diz o que te disse a fnac. O livro foi escrito por uma housewife, e o sucesso do livro em inglaterra,, que ja vendeu direitos para cinema etc, deve - se exclusivamente as respetivas housewives que o compraram. E literatura erotica, do mais basico possivel, e sim, e considerado um page turner, mas e de fraquissima qualidade. Os jornais ingleses andam a falar disto ha meses, e o sucesso do livro deve-se tambem ao ebook market, pois deste modo ninguem tem que mostrar a capa e ficar com vergonha que os outros vejam que esta a ler erotic literature. Alias basta ler as listas dos best sellers da amazon para ver do que se trata e tambem pra ver que ha la uma serie de livros dentro do mesmo genero. Fico um bocado pasmada que alguem compre o livro sem saber isso, porque de facto la fora fala-se muito disso. Ou seja, e sucesso, mas sem ninguem ter comprado gato por lebre. Anyway....

    CK in UK

    ResponderEliminar
  20. Bom, esse é um para evitar. Li há pouco tempo o Espião Improvável, do Daniel Silva, e fiquei apanhada no meio da intriga dos espiões na Segunda Guerra Mundial. Li-o num ápice e adorei! Recomendo-o vivamente :-)

    ResponderEliminar
  21. Olá Pipoca!
    A minha sugestão é, se ainda não leste, A Catedral do Mar, Ildefonso Falcones. Li e ADOREI!.
    Achei-o bem escrito, bem estruturado e com história bem encadeadas no decurso do tempo.
    Recomendo vivamente.
    Agora estou a ler "Os Jardins do Éden", Ernest Hemingway...mas não me está a convencer...ainda estou no início, mas dá-me a sensação que é mesmo um "livrinho de Verão".

    Boas Leituras

    ResponderEliminar
  22. Em inglês é mau, mas em português é patético.
    Quem se atrever a dar os tais 20€ por esse conjunto de folhas de rascunho faça o favor de doar outros 20€ para a caridade.
    Eu tive a infelicidade de ler os 3 livros, em inglês. Admito que na diagonal e com um olho na televisão. Nem acredito que me pagaram para ler aquilo... Por outro lado se não me tivessem pago, nunca teria lido aquela m£%*#.

    ResponderEliminar
  23. Um livro: A Sul, o Sombreiro - do Pepetela. Modas são modas, livros são livros.

    ResponderEliminar
  24. LOL! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas se o vir já sei, fujo...

    Bjs

    www.shoppingandtelling.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Upa! se é para ler sobre sexo, mais vale ler o bom e antiguinho: A casa dos budas ditosos, do João Ubaldo Ribeiro. Fica a recomendação.

    ResponderEliminar
  26. Então mas isso é uma Fanfic do Twilight estavas à espera do quê?

    LOL!!

    *

    ResponderEliminar
  27. Bom, estou farta de ouvir falar desse livro mas sem fazer ideia do que se trata. Mal vi o sucesso que fez lá fora pensei comigo que jamais o iria adquirir - bastou-me ir nessa cantiga com o Sr. Dan Brown, os 8€ mais mal gastos de toda a minha vida. Que tal leres o Big Sur do Kerouac? Ou o On The Road? Ambos excelentes.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Não se poderia esperar algo melhor de uma história que foi inicialmente uma fanfic do Twilight. hahah

    Também tinha ouvido à um tempinho toda a gente falar do livro. Fui ler a versão original e...são horas que nunca me vão ser devolvidas! Terrível!

    ResponderEliminar
  29. Qualquer um do Haruki. os novos 1Q84 são optimos e os mais antigos, como a crónica do pássaro de corda, não se ficam atrás. Acho q mesmo que custassem 30 euros continuavam a valer a pena.

    ResponderEliminar
  30. Aqui em Dublin só se fala disso, no trabalho só falam disso. Vai-se no metro e só se vê gente a ler mas desde que ouvi falar do conteudo da história não me despertou interesse nenhum. A mim é que não me apanham a ler isso. ALiás, aqui nos jornais e na tv já fazem humor com isso.

    ResponderEliminar
  31. "A Confissão da Leoa" do Mia Couto é maravilhoso!

    ResponderEliminar
  32. Fico à espera
    de sugestões tuas pipoca, sobre os livros recomendados para as férias...

    ResponderEliminar
  33. Sinceramente não percebo a razão de tanto ressabiamento por causa deste livro. Eu li e... horror dos horrores - GOSTEI. É um livro sobre sexo, pseudo erótico e ponto final. Quem não gosta do género que não leia! A linguagem é "farsolas"?! Então o que dizer da linguagem utilizada por Gabriel Garcia Márques em "Memória das minhas putas tristes"?! A história tem o seu quê incongruente? Mas alguém pretende defender que se trata de uma pérola literária?! É um livro comercial, com linguagem acessível - atrevo-vos a indicar onde estão os erros gramaticais ou sintáticos, porque os não há - sexualmente gráfico e de com um enredo simples. O seu grande sucesso vem talvez disso mesmo. Só porque não tem o contexto histórico de um Saramago, o romantismo de uma Allende ou a originalidade de Mia Couto, não quer dizer que seja lixo. É que por vezes não há paciência para literatura assim. Às vezes, apetece mesmo algo mais fácil e que desperte sentimentos bons (ou neste caso, o erotismo). E ainda bem que há livros assim, ainda bem que há escritores assim, caso contrário ... ninguém compraria os livros da pipoca ou da cocó na fralda, por exemplo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente....

      Eliminar
    2. Escreves-te bem. Tb gostei
      Carina

      Eliminar
    3. Muito bem, concordo contigo... Eu li e também adorei... É viciante :)

      Eliminar
    4. Tb estou a gostar e concordo plenamente consigo!! Tanto pudor da realidade quando toda a gente gosta??... So vivemos uma vez... e claro, cada um à sua maneira ;)

      Eliminar
    5. Acabei a pouco o primeiro livro e já comecei o segundo, é um romance erótico, estranho seria se nao houvesse tanto sexo. Simples de ler e cativante.

      Eliminar
    6. Tudo o que queria ter dito!! Tanta vergonha e tanta pseudo-intelectualidade e na volta têm o livro na cabeceira para ler uma paginazinha antes de dormir e "fazer o gosto ao dedo", if you know waht i mean... Estou a lê-lo e a gostar desta versão gira e despretensiosa de um best-seller. E a quem perguntou quem iria comprar o nº 2 e 3 da trilogia, eu respondo: EU!

      Eliminar
    7. Li os três livros em menos de um mês. Uma conclusão tirei desta trilogia: nunca nos devemos submeter a tudo o que nos é imposto, devemos fazer frente impondo as nossas exigências sendo um pouco flexíveis.

      Eliminar
    8. Nem mais!! Tanta intelectualidade que há por aqui e aposto que alguns só sabem os títulos dos livros! Adorei o livro e comprei a trilogia e adorei.

      Eliminar
  34. É engraçado essa tua pseudo- aversão à literatura comercial, mais básica como lhe chamaste... é um livro leve, despretensioso, com um tema fascinante ainda que escrito de uma forma demasiado centrada em BDSM, mas é isso o tema central do livro: uma relação D/s a partir de um conhecimento banal que duas personagens travaram por acaso. Mas já agora aconselho a quem tiver interesse no tema central da obra leia a História de O de Pauline Réage ( não deves conhecer pois não é daqueles livros que se lê para dizer mal a seguir...) Cumpts

    ResponderEliminar
  35. Pipoca, que desilusão por não teres posto aqui as melhores citações do livro!
    Já ri-me bastante à conta de excerto que encontrei pela internet

    ResponderEliminar
  36. Eu ainda pensei em comprá-lo, visto ser um mega-sucesso em todo o Mundo, mas obrigada por me avisares! Nunca esperei que as críticas fossem tão negativas (1 estrela? 20%?!). Estava à espera que um sucesso desses tivesse boas críticas. Mas é como dizem: o sexo vende. E esse, pelos visto, não tem falta de cenas picantes.
    Beijinho, Pipoca

    ResponderEliminar
  37. Se gostou de triologia Millenium, sugiro " Desparecidos" e "A Semelhença" de Tana French. São livros para "devorar" em 3 dias especialmmente se estiver de férias!!

    ResponderEliminar
  38. Ainda ontem vi o dito cujo, porque o ofereceram como prenda de anos a uma amiga minha. Sendo assim...bom talvez não lho peça emprestado.

    ResponderEliminar
  39. Opa ando para comprar o livro, li acerca dele na revista Sábado , mas ainda não tive oportunidade vou meter como prioridade na minha listinha hehehhe!!!!

    ResponderEliminar
  40. Epá, eu comprei e ainda por cima logo os 3. Estou lendo mas a insegurança da protagonista, a boniteza do protagonista e a linguagem altamente infantil (em espanhol não soa tão mal o "fogo, ele é tão giro") estão a tornar-se aborrecidas. Mas vou ler até ao fim, embora não o recomende a ninguém.

    ResponderEliminar
  41. A literatura tipo fast-food não me atrai minimamente. Com o devido respeito pelo povo americano, o facto de terem vendido tantos livros no EUA comigo funciona ao contrário... Se tantos americanos compraram é pq não deve valer grande coisa (o mesmo vale para os filmes e afins...). Não há nada como os clássicos e a maioria das pessoas perde tempo a ler e a comprar porcarias de autores que ninguem conhece sem nunca ter lido um clássico (nacional ou internacional)

    ResponderEliminar
  42. A " Ameaça" de Ken Follet, um thriller simplesmente fantástico.

    ResponderEliminar
  43. Cara Miss Betterme, comparar a linguagem básica e infantilóide deste livro à linguagem do Gabriel García Márquez é assim a modos que uma heresia de todo o tamanho. É tipo do dia para a noite! Não me preocupa minimamente a obscenidade, mas até essa tem de ser bem escrita. E frases como "ele acordou com cabelo de queca" são só de fugir! E também nada contra a literatura fácil, acho óptima, sobretudo em época de praia. Gostei bastante do Código Da Vinci ou do Anjos e Demónios, por exemplo. Não sendo brilhantes, são bastante razoáveis, entretêm e são devorados em dois dias. Mas o "50 Sombras de Grey" é mau, mau, mau, a fazer lembrar aqueles livros para adolescentes que saíam com a Ragazza. Mas ainda bem que gostou, seguramente não é a única.

    ResponderEliminar
  44. o novo livro do josé antónio barreiros.
    é uma mistura de romance e história (portuguesa e mundial), está muito bem escrito e, por fim, é um autor português e que merece uma oportunidade.
    beijo

    ResponderEliminar
  45. CK in UK,

    Preconceitos desses no século XXI já cheiram mal.

    Pertenço ao grupo das "housewives" (não há disto em português?) e nem por isso gostei. Bastou-me uma ler umas linhas no original para ver que o livro era francamente mau. Em contrapartida, hás-de encontrar muitas doutoradas que gostam de ler a Maria. E...?

    Aprecio imenso livros do género, mas este é mau, muito mau! Chega a atrofiar o cérebro, apesar de achar a sonoridade da palavra "queca" engraçada.

    Hei-de espreitar este para ver se é alguma coisa de jeito: http://www.wook.pt/ficha/milhoes-de-pensamentos-perversos/a/id/12940469

    ResponderEliminar
  46. Na net encontra-se em pdf.

    ResponderEliminar
  47. Aqui no UK todos falam desse livro!! É uma loucura! Disseram-me que era assim pro obsceno mas como faz tanto sucesso tava super curiosa..

    ResponderEliminar
  48. Lol toda a gente fala desse livro, mas honestamente nunca tive interesse em lê-lo, a tua opinião contribui para que não o leia de todo, obrigada!
    Entretanto se gostares de terror e suspense, aconselho-te qualquer um do Stephen King. Nunca te ouvi falar dele, talvez não aprecies o género, mas para quem aprecia, é dos melhores escritores de sempre, senão mesmo o melhor :)

    ResponderEliminar
  49. Raro é o livro que compro que tenha sido um best-seller, por causa de decepções como estas. Ser um best seller não quer dizer que seja para best readers.

    E parece que do livro pode concluir-se 'as santinhas são as piores' :)

    ResponderEliminar
  50. Também estive com ele na mão ao ver que era o maior sucesso dos últimos tempos etc etc, mal li o resumo (na capa) coloquei-o novamente no sítio... e pelos vistos ainda bem que o fiz

    ResponderEliminar
  51. Bem, quanto ao 50 shades of grey não li mas quando o teu homem falou nele fui-me informar e rapidamente conclui que seria lago do género que agora relatas... Quanto a sugestões, não sei se aprecias livros de espionagem mas eu tenho andado a adorar os do Daniel Silva (é um jornalista americano cujos pais são açoreanos). Lembram-me vagamente os do Ken Follett, em particular o Vale dos 5 leões.

    Beijinhos,
    Leonor

    ResponderEliminar
  52. Vai para a literatura clássica que nunca desilude: "Os Cadernos de Pickwik", de Charles Dickens.

    ResponderEliminar
  53. É pornografia escrita para mulheres. Ponto. Os homens são uns porcos por verem filmes pornográficos na net, as mulheres lêem coisas deste calibre e é cultura...

    ResponderEliminar
  54. É pornografia escrita para mulheres. Ponto. Os homens são uns porcos por verem filmes pornográficos na net, as mulheres lêem coisas deste calibre e é cultura...

    ResponderEliminar
  55. Ahahaha. Também comecei a ler e fiquei a meio. Coisa mais medonha. Agora acabei o "One Day", que gostei muito. Antes disso li os três do Hunger Games. Eu gosto.

    ResponderEliminar
  56. Pipoca, já devia saber que se é best-seller é lixo...a vida é demasiado curta para perdermos tempo com inutilidades como estas....leia Cervantes, Homero, Faulkner, Eça, Hemingway, Wolf.
    Fico aterrada com algumas das sugestões de leitoras, nunca que o seu público alvo fossem sopeiras...

    ResponderEliminar
  57. "é uma choné", é muito bom...
    Obrigada pelo bom humor:)

    ResponderEliminar
  58. Pipoca, não li esse livro, mas do que já tinha lido sobre ele fiquei com uma opinião parecida com a que demonstraste aqui. E agora pensa assim: se esse é mau, sendo uma trilogia, ainda haverá mais dois. Devemos pedir socorro??? Gostei muito do post, com certeza está mais bem escrito do que o livro em causa. :)

    ResponderEliminar
  59. Recomendo um jovem autor português: J.M. Courinha, o seu primeiro livro chama-se Frederico Garcia ou a Existência Inacabada

    ResponderEliminar
  60. Olá Pipoca! Ofereceram o livro à minha irmã no aniversário dela, no passado domingo. Na altura li a contra capa e comentei: "Oh Maria, isto é um Harlequim de 500 páginas!" Acho que as minhas suspeitas foram confirmadas! :D

    ResponderEliminar
  61. xD adorei o post. Tou a ler, por acaso, acho que em inglês não deve soar tão falso, pra ser franca.

    Uma leitura óptima é A Noite de Todas as Almas, da Deborah Harkness. Muito bem escrito, na minha opinião, história interessante e cativante. Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  62. Pipoca, não sei se gostas do género, mas eu recomendo o livro Filipa de Lencastre, da Isabel Stilwell. Aliás, todos os livros dela sobre as gds mulheres da história de Portugal, mas o Filipa é o meu preferido. Era uma grande mulher e a Isabel Stilwell descreve mto bem a época, as pessoas..

    ResponderEliminar
  63. Olá... fala-se tanto nesse livro por aqui, que estava tentada a procurá-lo este fim de semana...mas acho que vopu investir num outro qualquer.

    ResponderEliminar
  64. Já agora experimente ler Agora, de Pedro Boucherie Mendes, é uma leitura diferente e engraçada... neste momento estou a ler Danielle Steel, O Beijo, é muito giro e bem escrito. Experimente também A Soma dos Dias, Isabel Allende, gosto do estilo dela

    ResponderEliminar
  65. Um excelente livro Jesus Cristo bebia cerveja, Afonso Cruz.

    ResponderEliminar
  66. Eh pa, pois era, na Ragazza costumava vir um livro do Harlequin Sabrina. Bons tempos, de longe com muito melhor escrita que esse.
    Ainda me lembro de 1 dos que me calharam. Despertou-me para a vida hahahahah

    ResponderEliminar
  67. O romance da Margarida Rebelo Pinto. ''Minha querida Inês''

    Boa sorte!!

    Ana,
    (www.fly-in-closets.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  68. Tenho recentemente lido livros da Lesley Pearse e gosto da maneira como ela dá vida ao livro...é verdade que na maioria dos livros são romances e balelas, mas que estão bem escritos estão =)
    Não custa tentar...

    ResponderEliminar
  69. AHAH Parece uma nova versão do Twilight mas com sexo! LOL

    ResponderEliminar
  70. Li em qualquer lado que já estão a pensar num filme baseado no livro.

    ResponderEliminar
  71. Tive a mesma experiência com o livro "Perfume".... Tanta gente a falar do livro e quando o li estava morta que acabasse, só porque não gosto de deixar livros a meio!

    ResponderEliminar
  72. Já li livrinhos da colecção Harlequin mais bem escritos e com melhor enredo!!!

    ResponderEliminar
  73. Masturbação literária. Digo-vos, senhores:Ide praticar o acto, ao invés de perderem tempo a ler. Ide amar.

    ResponderEliminar
  74. Estou a ver que as tuas leitoras são do género que gosta de Nicholas Sparks...Fujam!!

    ResponderEliminar
  75. Esta pessegada é a trilogia mais vendida no mundo porque as americanas são mal *odidas. Desculpa a brejeirice.

    ResponderEliminar
  76. Já tinha ouvido falar no livro e até estava pensar a lê-lo, mas ainda não tinha lido nenhuma critica. Não sabia que era assim tão mau.

    ResponderEliminar
  77. Minha querida Miss Betterme... não há palavras para designar o que você percebe de literatura. Aliás, somente encontro uma: não percebe nada!!! ... e apesar de não ter lido o livro, não meta o Senhor Gabriel Garcia Marquez ao barulho... acho que somente você seria capaz de fazer esta comparação... Mas continue a ler destes livrinhos... os seus autores precisam de vendas...

    ResponderEliminar
  78. Pipoca, não sejas pessimista, se calhar, 50 páginas mais à frente começa a verdadeira ação! O que relatas são os preliminares! LOL Estou a ler as Vinhas da Ira de John Steinbeck, um livro muiiito mais velho que eu, mas garanto que super actual com esta história da crise. Se calhar já o leste ou, se calhar, por falar da crise não o vais querer ler.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  79. Coloquei-o na wishlist depois de ler o blog do teu marido!
    Vou já retirar :P

    ResponderEliminar
  80. Já tinha lido umas críticas muito más a este livro e cada vez mais tenho a certeza de que não o vou ler.
    Quanto a sugestões de leitura, li recentemente "A sociedade literária da tarte de casca de batata" e é um livro muito bom.

    ResponderEliminar
  81. Cara Pipoca,
    Já leio o seu blogue desde os meus 15 anos, julgo que foi quando o criou, e confesso que nunca tive "coragem" de comentar mas vou ter de fazê-lo pela primeira vez. Primeiro que tudo, achei piada à crítica que fez ao livro. Eu, tal como muita gente, comprei o livro há uma semana e meia por ser "o livro de que todos falam" e confesso que, neste momento, já estou no terceiro volume. Concordo com muitos pontos que referiu, adorei o "choné" (e concordo plenamente), e, sim, temos sexo, sexo, sexo, sexo e sexo, uma púdica que muda do 8 para o 80 no espaço de uma semana (também não compreendo!), também me enfurece o facto de a sonsa passar a fazer as coisas que o senhor gosta só porque está apaixonadérrima (passados dois dias), digamos que conheço muito boa moça que o faria mas não estamos a falar em cedências simples e, sim, em levar com cintos….
    Agora o que penso, honestamente, é que 90% das pessoas que aqui escreve de repente começou a odiar as 500 e tal páginas deste "Harlequin Hardcore" desde que leram a sua opinião. Não odiei, não acho que seja nenhum fenómeno (mesmo!), nem acho que se justifiquem as vendas, acho ofensivo comparar a um Garcia Marquez mas para mim são tão bons quanto alguns da Rebelo Pinto (que considero leitura de "wc", apesar de que não tive oportunidade de ler o último, do qual já falaram bem aqui).
    Acho que a tradução das 50 Sombras de Grey deixa muito a desejar, estou a ler os últimos dois volumes em inglês e são diferentes ou, simplesmente, há muita expressão que faz mais sentido na língua original, o que não significa que se tornem melhores livros, são livros que, apesar do excesso de sexo, são leitura fácil, que entretém... De qualquer modo não acho que estes livros vão ensinar algo a alguém, fiquei extremamente curiosa para ver o que ia acontecer a seguir, daí a estar a ler a trilogia (se acha que as coisas avançaram rapidamente no primeiro volume ficaria em estado de choque com o evoluir da relação), agora também não acho que sejam uma monstruosidade, lêem-se, ponto e não sou uma “dona de casa” e, muito menos, a precisar de “apimentar” a relação.

    ResponderEliminar
  82. Assim na onda de coisas mais levezinhas, aconselho os da trilogia dos Jogos da fome. A história está bem escrita e é cativante, e lê-se rapidamente.
    Ou então, numa onda mais "profunda", os do Mario Vargas Llosa

    ResponderEliminar
  83. «Não te mexas» de Margaret Mazzantini. Muito intenso e interessante.
    Para a praia «Tudo o que sei sobre o amor». Sobre as relações humanas, através da visão de vários protagonistas cujas vidas se cruzam. Muito divertido e leve.

    ResponderEliminar
  84. Concordo com a Pipoca, que ha literatura acessivel e facil de ler, um tanto basica, mas que se le bastante bem especialmente em tempo de verao.... Este livro nao e exemplo disso.

    Quanto a questao das housewives, nao tem nada de preconceituoso - apenas me limto a citar uma serie de artigos da imprensa britanica, sem qualquer tipo de conotacao no termo.

    Mais uma nota - que pena os livros em portugal custarem o que custam. Este livro, bom ou mau, custa £3 no kindle/ amazon. Bem distinto do preco das livrarias portuguesas. E claro, as versao original nao sera brilhante, mas e de certeza melhor que a traduzida.

    CK in UK

    ResponderEliminar
  85. Enviaram-me um exemplar para a redação, daí não perco nada em ler, a não ser tempo. Mas claro que já não o iria comprar... Mas nada como ler e depois avaliar. No entanto, concordo com o que algumas pessoas disseram: o original será certamente melhor do que a tradução, em português há expressões que simplesmente não funcionam... Por muito más que sejam em inglês, em português soam 30 mil vezes pior! Quando algum título me interessa, tento por tudo ir diretamente à fonte... Há muitas más traduções em Portugal, infelizmente.

    ResponderEliminar
  86. Pipoca, lê o Money ou o London Fields do Martin Amis. São fantásticos! Ou qualquer um do David Lodge, se procurares um pouco de humor! Por aqui, colou-se no Valter Hugo Mãe. E obrigada pela dica, já tinha ouvido falar do livro e, de facto, parece ser do pior.:)

    ResponderEliminar
  87. Maria Carolina20 julho, 2012 12:55

    Pipoca, o melhor livro que já li até agora foi 'Frágil' da Jodi Picoult. É a história de uma menina que tem osteogénese imperfeita. É apaixonante :)

    ResponderEliminar
  88. Eu li os 3 em ingles, 2 vezes. Adorei. Nao acho que e comparavel com grandes obras de literatura. Tal como nao se pode comparar uma Caras, ou Time Out com um The Economist, ou o Correio da Manha com o Financial Times. Ou o blogue da Pipoca com blogues mais intelectuais... Principalmente sendo a Pipoca autora de um livro para la de light.

    Quanto ao enredo.. E uma fantasia. Aquele homem e uma fantasia e faz-nos sonhar.

    A linguagem e simples e a escrita mais simples ainda porque aquilo eram textos de um blogue! Que foi transformado em livros. Parece-me muito ridiculo ver a pipoca criticar isso.. Mas pronto. Ha pessoas com 2 pesos e 2 medidas.

    Em ingles a linguagem tem muito mais piada. Quando ela lhe diz: you're going to make love with me? Ele diz: I don't make love. I fuck. Hard.

    Uma pessoa le isto e fica OMG!

    Tem muita piada e e muito steamy! Sinceramente recomendo a leitura. E leve, mas a autora tem sentido de humor.

    Aqui em Inglaterra toda a gente fala do livro e muitas mulheres dizem que so lhes fez bem e apimentou a relacao com os namorados e maridos..

    ResponderEliminar
  89. Anónimo das 13:36, não confunda as coisas. EU já expliquei que não tenho nada contra livros ligth, só tenho contra livros mal escritos e básicos. E também não tenho nada contra livros que saíram de blogs (aliás, nem sabia disso).

    ResponderEliminar
  90. Bom, não me admiro que as pessoas para quem as falhas de enredo não interessam porque é uma fantasia, a escrita básica não interessa, e ficam OMG por ler um cliché tão banal como «I don't make love, I fuck hard», tenham gostado do livro...

    Cristina

    ResponderEliminar
  91. Nao sei de que falhas de enredo a Cristina se refere. Acho que a forma como o livro esta construido tem a ver com o facto de a autora ter publicado capitulo a capitulo num blog. E por isso ha historias que comecam e acabam num mesmo capitulo e que dariam para tema por is so de um livro (a historia "policial" do terceiro livro).

    Muita gente critica o que e novo, o que e diferente, e o que tem sucesso. Eu diria que a Pipoca tem e inveja porque o seu livro nao vendeu nem em Portugal tanto como este. E a autora, produtora de televisao (alias, o livro esta escrito que mais parece um guiao de um filme ou serie - e o estilo, pronto) levou 5 milhoes de dolares para casa pelos direitos do filme!

    Concordo que a escrita seja estranha, da muitas coisas de mao beijada aos leitores (ela e assim e assada, vestida assim e tal) mas e o estilo. E sao textos que foram publicados ao longo de muito tempo num blogue que se tornou muito famoso por ser fanfic de twilight!

    Acho que e muito arrogante dizer que a escrita e ma so por ser basica. As coisas tem que ser postas em perspectiva. O livro e puro entretenimento.

    E quando a nao ser credivel eles fazerem tanto sexo, toda a gente passa pelo mesmo no inicio de uma relacao. E quando se faz sexo pela primeira vez e normal que se faca certas coisas que antes nunca pensamos fazer.. Mas depois ate gostamos. Ao longo dos 3 livros as personagens desenvolvem-se e uma pessoa pode perceber como elas sao consistentes.

    ResponderEliminar
  92. Cada um lê os livros que quer.......se querem ler clássicos, romances, romances históricos,policiais , trilogias ou literatura light força !.
    Nao vale pena agora andarem a stressar uns com os outros . Acho que a pipoca só disse a sua opiniao e tem o seu direito de faze-lo ,tal como todos nós e acho que ela nao ofendeu ninguem .
    Estou a ler actualmente um romance historico" o segredo de Sophia"de Susanna Kearsley esta
    é a minha recomendação para quem quiser!

    ResponderEliminar
  93. "Então o que dizer da linguagem utilizada por Gabriel Garcia Márques em "Memória das minhas putas tristes"?!". Obviamente esta senhora não leu o livro e baseou-se apenas no título, o que por si só já diz muito da sua ignorância.

    ResponderEliminar
  94. Como sugestão : carlos ruiz zafón..
    Adoro adoro adoooro..

    ResponderEliminar
  95. ravelstein, do saul belo ou o som e a fúria do william faulkner (é por onde me passeio estes dias). e obrigada pela informação.

    ResponderEliminar
  96. Querida pipoca,

    escrevi uma crítica no meu blogue sobre a obra (está em inglês, pois este livro não é só um "fenómeno" português): http://illusionarypleasure.blogspot.pt/2012/07/50-ways-to-traumatize-people-or-my.html

    Quanto à literatura erótica, acho engraçado as pessoas dizerem que gostam de erótica quando lêem este livro. Aconselho Marquês de Sade para leitura sado-masoquista, Fanny Hill de John Cleland, Henry Miller (tem cenas chocantes com uma prosa extremamente competente) ou para quem gosta de contos de fadas mais sado-masoquismo a trilogia da Bela Adormecida da Anne Rice (cada volume custa 20€ mas estão bem escritos e ao menos a personagem não é uma virgem com 20 anos que nem sequer tem uma conta de e-mail). Se gostam de erótica leram estes livros que mencionei.

    ResponderEliminar
  97. Por isso me cheira sempre a azedo qdo vejo p cima de milhões de exemplares vendidos... Mediocridade artística dá, de facto, dó.

    ResponderEliminar
  98. A soma dos dias de Isabel Allende...estou a ler e recomendo

    ResponderEliminar
  99. Eu já li os 3 livros e adoreiiiiiii :) aqui no UK n se fala noutra coisa, e até agora n falei com ninguem q o tivesse lido e n tivesse gostado :D

    ResponderEliminar
  100. Pipoca, viste isto? Não resisto a copiar para aqui. É retirado da crítica de uma leitora na Amazon.

    «And oh, the repetition...(...)According to my Kindle search function, characters roll their eyes 41 times, Ana bites her lip 35 times, Christian's lips "quirk up" 16 times, Christian "cocks his head to one side" 17 times, characters "purse" their lips 15 times, and characters raise their eyebrows a whopping 50 times. Add to that 80 references to Ana's anthropomorphic "subconscious" (which also rolls its eyes and purses its lips, by the way), 58 references to Ana's "inner goddess," and 92 repetitions of Ana saying some form of "oh crap" (which, depending on the severity of the circumstances, can be intensified to "holy crap," "double crap," or the ultimate "triple crap"). (...)Ana says "Jeez" 81 times and "oh my" 72 times. She "blushes" or "flushes" 125 times, including 13 that are "scarlet," 6 that are "crimson," and one that is "stars and stripes red." (I can't even imagine.) Ana "peeks up" at Christian 13 times, and there are 9 references to Christian's "hooded eyes," 7 to his "long index finger," and 25 to how "hot" he is (including four recurrences of the epic declarative sentence "He's so freaking hot."). Christian's "mouth presses into a hard line" 10 times. Characters "murmur" 199 times, "mutter" 49 times, and "whisper" 195 times (doesn't anyone just talk?), "clamber" on/in/out of things 21 times, and "smirk" 34 times. Christian and Ana also "gasp" 46 times and experience 18 "breath hitches," suggesting a need for prompt intervention by paramedics. Finally, in a remarkable bit of symmetry, our hero and heroine exchange 124 "grins" and 124 "frowns"... which, by the way, seems an awful lot of frowning for a woman who experiences "intense," "body-shattering," "delicious," "violent," "all-consuming," "turbulent," "agonizing" and "exhausting" orgasms on just about every page.» (http://www.amazon.com/Fifty-Shades-Grey-Book-Trilogy/dp/0345803485/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1342865924&sr=8-1&keywords=50+shades+of+gray)

    Cristina

    ResponderEliminar
  101. E eu q adoro ler! Já o tinha estado a ver p/comprar, mas li o resumo e não gostei! Afinal, não me enganei!
    Para ler isto, mais vale ler o ultimo da Vanessa Fidalgo, 'Histórias de um Portugal assombrado'! :)

    ResponderEliminar
  102. Sim, este é o livro de que toda a gente está a falar… MAL, sobretudo, mas que vendeu 31 milhões de exemplares desde março. E é isso que realmente me interessa. Não vou ler “As Cinquenta Sombras de Grey” porque o folheei na Bulhosa e não me seduziu (ui! talvez eu tenha um problema…).

    Erika*, my dear, ouvi dizer que ainda não consegues fechar a boca de espanto com o teu próprio sucesso. Afinal, o teu único crime foi ser fã do “Twilight” e estares a viver uma crise de meia-idade. Outras mulheres já passaram por isso e meteram-se nos comprimidos ou lixaram o cartão de crédito. Tu teclaste furiosamente como querias que a tua vida fosse se tivesses outra vez 21 anos (uma maluquice, ouvi dizer!). E voilà!

    “It’s a love story, people who fall in love have a lot of sex, don’t they?”

    Claro que sim, Erika. Também ainda me lembro. E agora?, pergunta-lhe o jornalista do The Telegraph.

    ''I’m not sure how. I mean, I’ll have some money, which will be nice. I can get a nice kitchen.’’

    Não digas mais nada Erika. Deixa-os falar. Tu é que sabes. Nada como lançar o caos, amealhar uns trocos e ir escolher móveis de cozinha.

    *Erika Leonard, mundialmente famosa como E. L. James, autora de “As Cinquenta Sombras de Grey”.

    ResponderEliminar
  103. Lê os livros da Guerra dos Tronos!! Excelentes do inicio ao fim!!

    ResponderEliminar
  104. Nem sabes o quanto te estou grata por teres publicado este pequeno spoiler. Estava mesmo a pensar em comprá-lo, não só porque vendeu milhões nos EUA, mas também porque vai passar a filme. Bem, talvez o filme seja melhor (coisa que normalmente não acontece).

    castanhochocolate.blogspot.com

    ResponderEliminar
  105. Meninas, vá lá. Eu sei frequentar blogs e comentar "essa saia não joga com a blusa" e outros "vá lá, então e Keynes". Mas quando falamos de Eros em tríptico só me ocorre Henry Miller. The Rosy Cruxifition. É o que uma obra íntegra deve ser: crua. (Ler só é bom quando o texto vale a pena - digo eu, de dedo em riste, uma anónima, ninguém, que tanto sabe distinguir Dior de Chanel como Auster de Proust.)

    ResponderEliminar
  106. Pipoca, bem haja para uma alma caridosa como a tua! Ainda bem que me informas! Não que já tivesse ouvido falar de tal livro, mas vai daí que qualquer dia me chega aos ouvidos que esta trilogia é muito boa e eu, pimba! caio na esparrela!
    Olha, o último que li foi "Frágil" de Jodi Picoult e posso assegurar-te que vais adorar. Vou comprar outro da mesma autora pois fiquei fã.

    ResponderEliminar
  107. E aqui vai uma "book review" de uma leitura (Sister Jane) no Amazon:

    "So" he asks, looking at me with his grey eyes "what did you think of the book?"
    I bite my lower lip, looking at his beautiful face.
    "well?" he asks. I roll my eyes and blush and have an earth shatttering orgasm as I see his trousers hanging in.... That way. My inner goddess faceplants.
    "oh my" I say.
    We bonk for a few minutes.
    He points his long finger at me. "you haven't answered me yet."
    Holy crap I mutter.
    He spanks me, I have an orgasm which makes me shatter into a thousand pieces then burst into tears.
    Him and his twitchy palms. Ooh and his white linen shirt.
    He tweaks my nipple. I orgasm again. From virgin to sex kitten in less time then it takes most people to clean the fridge. Not bad!!!
    We have earth shattering sex AGAIN.
    And again

    Repeat until authors pen runs out.
    The end. "

    Hilariante....
    Luísa

    ResponderEliminar
  108. olá pipoca. Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pelo seu blogue,sou uma leitora assidua. Deixo aqui a recomendação do livro " O Amante Japonês " da escritora Rani Manicka. Qualquer livro dela é muito bom, este em particular.

    ResponderEliminar
  109. Eu cá também tive o azar de passar na Fnac, e claro que embati logo no belo do livro. Também achei que pudesse ser algo género Millenium, o que me faria estupidamente feliz... Agora estou a tentar acabá-lo. A ver, vamos.

    ResponderEliminar
  110. Eu quero levar tau tau do Sr. Grey lol.
    Olhem, li o livro e gostei ... de vez em quando faz bem leitura leve e badalhoca... quando me sentir mais intelectual logo leio outras coisas.
    Mas sinceramente é um livro catita, eu gostei e não percebo os ódios que para aí andam.

    ResponderEliminar
  111. Eu que já não estava a pensar ler este livro, agora é que não o vou ler mesmo. Odeio este tipo de best-sellers, estes livros que, assim do nada, toda a gente se lembra de ler ao mesma tempo. É ridículo. Tenho tantos livros bons por ler e tão pouco tempo para o fazer que posso bem dispensar este. Obrigada pela franca review!

    ResponderEliminar
  112. Há uns tempos, antes de o livro sair por cá, fiz uma análise - do fenómeno-tipo, não do livro que não li, não quero ler e tenho medo de ler...mas que que esta febre diz algo sobre os hábitos de leitura das pessoas e sobre as mulheres, isso diz.

    http://jessi-aleal.blogspot.pt/2012/05/fifty-shades-of-what-uma-breve-analise.html

    ResponderEliminar
  113. Eu tinha visto o livro em Londres e achei piada ao titulo e por ser uma trilogia,mas não comprei.Depois fui beber café e lá estava ele,deixado por alguem em cima da cadeira: Fifty Shadows of Grey. E não,em inglês não é melhor...parece aqueles romances pirosos ingleses,ela muito virgem,ele muito moreno e irresistivel,mas na versão sado-maso...tão mau...
    O que me espanta é:mas como é que aquilo dá assunto para 3 livros? E como é que está em primeiro lugar na Fnac? Há cada mistério...

    ResponderEliminar
  114. Bate-me que eu gosto01 agosto, 2012 11:36

    Vejam o documentário de um canal inglês sobre o livro, com sexologos, jornalistas, escritores,etc:

    http://www.rlsbb.com/sex-story-fifty-shades-of-grey-hdtv-x264-c4tv/

    ResponderEliminar
  115. medo:

    http://literatortura.com/2012/07/31/hotel-substitui-biblia-por-bestseller-erotico-fifty-shades-of-grey-nos-quartos/



    ;P

    ResponderEliminar
  116. No verão no ano passado li "Um ano tem 12 homens" de Martina Paura... foi a minha melhor amiga que mo recomendou... o livro é, no mínimo, FANTÁSTICO!!! foi rir até dizer chega... tem episódios divertidíssimos... digno de ser lido no Verão, na praia... em que a boa disposição está no auge. Bjinhos

    Sílvia Trinidad

    ResponderEliminar
  117. Antes de mais dizer que não sou nenhuma pseudo-intectual nem conservadora com a mania que estes livros são para gente acéfala. Adoro romances, adoro literatura sensual e quero lá saber do que os outros pensam. Mas, a verdade é que este livro é péssimo!

    Está tão mal escrito (ou traduzido, sei lá) que se torna intragável. Gírias horrorosas que infantilizam a heroína, tanto "uau" dá-me vómitos, a miúda dá-me vómitos.. a verdade é que é piroso até mais não. Fico preocupada com o gosto das pessoas se acham que isso é bom erotismo. É porque nunca devem ter lido um bom livro sensual/erótico com certeza.

    ResponderEliminar
  118. O mal do português é que são uns Marias vai com as outras, quem realmente aprecia leitura não lê porque os outros estão a ler...ou porque é um best seller no c.mais velho...o mesmo acontece com as músicas e os filmes...sei lá deve ser para terem tema de conversa no café...é um bocado ridículo...

    ResponderEliminar
  119. Cara Pipoca confesso que vim parar a este post por puro acaso, na verdade estava a tentar arranjar online o livro. Uma amiga minha comprou-o e disse que era um best seller em quase todos os países em que está à venda, contou-me brevemente a história e mensionou a existência de alguns episódios sado-masoquistas. De inicio fiquei curiosa mas depois vi uma reportagem que descrevia o livro como "pronografia para mamãs", é certo que livros eróticos não são (nada mesmo!)da minha preferencia mas gostaria de ler um exerto para ver o tipo de linguagem. Afinal, pelo que li deste post nem isso vale a pena.

    Actualmente estou a ler o livro (que não deve ser novidade para ti nem para muitos dos teus assiduos leitores - autênticos devoradores de livros) Comer, orar e amar de Elizabeth Gilbert. Já não é recente, mas apesar da minha curiosidade, só agora tive oportunidade de me dedicar à leitura (fora as obras obrigatórias da disciplina de Português a que me vi amarrada nestes ultimos anos), agora acabado o secundário procuro as melhores histórias. Quando li as duas primeiras páginas pensei este livro foi escrito pra mim, se soubesse o que perdia teria tentado ler mais cedo.

    ResponderEliminar
  120. O livro aqui no U.K. está a ser vendido a £3. Devem ter a mesma opinião que tu provavelmente ;)

    ResponderEliminar
  121. Não acredito que há gente que já não vai satisfazer a sua curiosidade devido à opinião da pipoca!!!nunca tinha visto concentrada uma quantidade tão relevante de gente sem opinião própria! Todos tão na onda"ui, somos tão intelectuais e não lemos os malditos bestsellers, que leva o povinho a ler!"Isso é tão estereotipado e preconceituoso!Com franqueza! Assusta-me tanto esta pseudo-intelectualidade de treta,em Portugal!Estou a ler este livro, não está bem escrito,é verdade!Mas não há motivo para tanta causticidade e azedume à volta dele!Não deixa de ser uma história com sensualidade, é divertido e faz-nos rir..é puro enterternimento, minha gente!Deixa-nos bem-dispostas ao fim do dia de trabalho, qnd tudo o que queremos é abstrair-nos da realidade e não ter em mãos um livro secante, em que temos de reler a msma página duas e três vezes para não nos perdermos do conteúdo inicial...Portugal, sim, tem mais de cinquenta tons de cinzento(Fifty Shades of Grey), por isso é que somos tão pequeninos e tacanhos! Credo!E a autora deve agradecer imenso, mesmo essa publicidade depreciativa, toda em volta dela!

    ResponderEliminar
  122. Eu nao concordo Pipoca, a meu ver foi um livro de fácil leitura, mas com uma "história" interessante e acredito que no fundinho, ao ver filmes etc,..ja´todas nos questionamos em como seria ter um Grey, ou viver algo do genero como no filme " semanas e meia"...eu nao gosto d eler criticas antes de comprar pois gosto de o traer para casa, ler e tirar as minhas conclusoes. A meu ver a autora fe um optimo trabalho e as expressoes basicas ou mesmo a básica escrita foram propositadas de modo a imaginarmos viver tal história. E isso é na verdade um bom livro, ler e cativar-nos de modo a o digamos conseguirmos "viver" durante aquelas páginas. Mas isto é a minha opinião.

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  123. E foi preciso se dar ao trabalho de ler 500 e tal páginas para chegar a essa conclusão??? (Faz-me lembrar as velhotas a falar mal do filme Império dos Sentidos... ai e tal que badalhoquice... mas sabiam as cenas todas!!!)
    Vá lá confesse lá. Gostar até gostou mas não fica bem dizer que sim!!!
    Lá que não goste do livro é uma coisa, agora tentar influenciar as pessoas para não ler é outra.
    Pois eu li e adorei. É uma história fascinante e que vicia o leitor.
    Quem não gosta lê as primeiras páginas e desiste! Até porque não é uma leitura para toda a gente!
    Expressões básicas??? Já viu bem como escreve???
    Pipoca eu até gosto do seu blog mas desta vez fiquei muito desiludida consigo...

    ResponderEliminar
  124. Bom dia,

    Fiquei muito surpreendida com muitos dos comentários deste blog, principalmente o da autora!!!!!!! Adorei este livro! É fantástico e o mais interessante é entender e "estudar" as personalidades das personagens. Li o primeiro em português e o segundo e terceiro em inglês. Estes últimos têm uma linguagem banal e simples?! Bem, como as pessoas gostam de criticar ( no mau sentido)!!!! UAU!!!!!!!ENFIM... O nível de inglês é bem bom e faz com que tenhamos que descobrir alguns significados - usando o dicionário - portanto não é assim tão básico!!! Talvez a verdade, nua e crua, seja que este livro, por ser um sucesso de vendas, seja alvo de leitura da parte do povo inútil e básico deste mundo...ou então, o povo deste UNIVERSO até lê coisas boas e interessantes. Eu pertenço à segunda parte!!!!!! ADOREI O LIVRO E VIVI APAIXONADA PELO MESMO!! E OLHEM QUE SOU BASTANTE ECLÉTICA E NÃO PERTENÇO ÀS PESSOAS QUE SÓ LEEM UMA VEZ POR ANO!...

    Cumprimentos,
    Mary

    ResponderEliminar
  125. MELHOR CRITICA PORTUGUESA DE SEMPRE!
    E só digo isto... eu salvei-me porque encontrei pdf na net. Se tivesse comprado isto acho que me suicidava logo de seguida!

    ResponderEliminar
  126. Mas leste o livro traduzido? Estou a ler em ingles e até agora parece-me credivel e bom como qualquer outro livro..Existem certos trocadilhos que adquirem uma conotação desagradável quando traduzidos para o portugues ( eu acho ) vou dar um exemplo simples sugar, ficaria o que? "docinho"?Fica logo um pouco ridiculo não? Mas so deixei o comentário para que as pessoas não ponham de parte o livro..

    ResponderEliminar
  127. Muito prazer, cara Pipoca. Sou Brasileiro e estive há pouco em Lisboa e admirei-me com o título por aí. Por aqui são "Cinquenta Tons de Cinza". A reação por aqui foi a mesma: execrado pela, crítica e um sucesso estrondoso de vendas. Dizem que metade das vendas, quem comprou foram os críticos. Por estas bandas faz sucesso a leitura do livro pelo fantoche Marcelinho http://www.ogol.com.br/confronto_equipas.php?op=ver_confronto&equipa_1=2241&equipa_2=3323
    Também comentei os Tons de Cinza ou de gray no meu blog http://ralphantunes.blogspot.com.br/2012/07/agua-acucar-e-chicotinho-cinquenta-tons.html
    Abraço transatlântico.

    ResponderEliminar
  128. Hey pipoca
    recomendo.te plenamente que leias a colecçao da sherrelyn keyon
    Principalmente o 2
    como pessoa que e insaciavel a ler livros
    e tem de ler tudo o que ta na vogue" so para saber se e bom ou nao
    acredita que vais amar este livro da sk
    bom ja li o 1 e 2 da serie 50 sombras
    e e verdade e ...digamos que e um crepusculo mais recumido e erotico ....e patetico
    visto que nem tinham passado sequer 5 semanas e ele ja ta a pedir.lhe em casamento ....
    pelomenos no crepusculo forom 1 ano e meio antes de propor.lhe ....
    Mas ja que tens o livro acaba.o ou vende.o pela net
    bjs sofi

    ResponderEliminar
  129. Já vou na leitura do segundo. Realmente a escrita deixa muito a desejar, e torna-se por vezes muito repetida. O que é pena, porque acho que a história está interessante. Apenas foi mal escrita. (Um homem obscuro com um passado problemático, com um profundo problema de amor-próprio e sádico, e que entra numa jornada de mudar tudo isso por causa de alguém.) Espero que ao ser adaptado para o cinema, tenham em conta o potencial da história e consigam salvar o que há de bom.

    ResponderEliminar
  130. Eu li o 1º e o 2º livro e garanto que não se baseia só em SEXO!!! Mas cada um tem a sua opinião, acho um livro interessante...Mas cada um tem a sua opinião, aliás li com o meu marido e foi uma forma de estarmos juntos e ele até que nao gosta de ler tb gostou...e não não foi a parte do SEXO, pq temos isso mt bem resolvido!!!

    ResponderEliminar
  131. Li o primeiro livro e ADOREI !
    A tradução não é das melhores.. leiam o original.
    Não tem nada a ver com Twilight!!! E não é só sexo, sexo e sexo.. enfim!
    Acho que as portuguesas simplesmente não estão preparadas para um livro desses... !

    ResponderEliminar
  132. Quanta seriedade!! Basta começar a ler sabendo a diferença entre boa literatura e puro entretenimento, ora!

    ResponderEliminar
  133. Bem eu ainda estou a ler o primeiro e para ser sincera estou a adorar. é um óptimo entretém. e voces nem imaginam os calores q me dá... nao acredito q nao o tenham sentido la n vosso intimo. tambem era optimo passar um mrs grey a minha frente. desculpem nao ter papas na lingua. ;)

    ResponderEliminar
  134. eu li este livro em inglês, e na minha opinião é muito melhor lê-lo em inglês em questão de linguagem...

    ResponderEliminar
  135. este livro e é muito bom. já li a trilogia toda e nao entendo o porque muitos nao gostarem. os livros são completamente viciantes

    ResponderEliminar
  136. Também li o primeiro livro e gostei.
    Uma coisa é dizermos que não gostamos do livro, ou da história, outra coisa é dizer que está mal escrito. Mas enfim...
    Eu não sei porquê que o facto de ela ser virgem, seja algo tão estranho. Uma pessoa quando descobre o sexo, muita coisa muda, acho eu, né. Que também já foi virgem. enfim...

    O certo é que existem pessoas que gostam. E lá porque uma pessoa ou mais não gostam não significa que as restantes pessoas não devam ler. Temos todos gostos diferentes.

    Mas parece-me a mim, e a Sra. Picoca quer influenciar os seus leitores, ou então os seus leitores é que são parvos ao ler um comentário pensar logo que não devem comprar o livro. Antes de comprarmos um livro, devemos tentar ver algo da história, olhar para dentro dele, e tentar perceber se vamos gostar.

    É normal que certas pessoas não gostem do livro, e nem das personagens. Mas também temos que respeitar quem gosta do livro, e não vir para aqui pessoas a insinuar que quem lê não tem gosto. Gostos não se discutem.


    ResponderEliminar
  137. O ser lido por 15 milhões de americanos não o torna grande coisa, pois os americanos não são própriamente um povo muito culto. Não é por um mau livro ser lido por muito ignorante que o torna um marco da literatura, quando muito um marco comercial, apoiado por um grande marketing e direccionado para um publico consumista. Em Portugal os jornais desportivos são os mais vendidos e não são de forma alguma os de refeência para uma carreira de jornalista. Toda a gente prefere ter sido director de um Expresso a director de um qualquer jornal desportivo.

    ResponderEliminar
  138. Olá =)

    Acabei de escrever a minha opinião sobre este livro. Folgo em ver que não sou a única que não gostou do livro =)

    ResponderEliminar
  139. Eu estou a adorar o livro, e Dª pipoca para quem não esta a gostar do bestseller sabe demasiados pormenores não acha? não estara com uma pontinha de dor de cotovelo da Anastacia?

    ResponderEliminar
  140. Olá pipoca,
    como posso obter os Pdf's dos 3 volumes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pdf's estão em português de Brasil. Um português que é uma aberração.
      Comprei os livros em português de Portugal e, para mim, apesar de ser uma história muito apimentada não deixa de ter algum interesse.
      O meu primeiro bom livro foi 'os Maias'.

      Eliminar
  141. Olá

    Eu cá estou a gostar....é certo que se trata de uma leitura facil e de uma historia facil no entanto atendendo a realidade dificil por que estamos a passar....é muiiiito bom ler algo que nos transporta para um universo paralelo cheio de descriçoes, ações e pensamentos de uma mulher completamente apaixonada.....
    No fundo no fundo acho que algumas mulher gostariam de provar um pouquinho daquilo que a Anastasia vive.....

    ResponderEliminar
  142. Venho engrossar o grupo das e dos que não gostaram, tedioso, feio, mal escrito, etc etc não vou repetir o que disse muito bem a Pipoca doce, mas é isso aí!

    ResponderEliminar
  143. Moi detestou, comprei em Inglês e é só 'Holly Cows' para cima e para baixo..Soft porno misturada com hard porno, muitas coincidências para ser real ( a cena do helicópero, de lhe oferecer um Audi a uma miuda que mal conhecia... )Deixei a meio. Não gostei da escrita nem do conteúdo, se calhar sou muito romântica mas o amor para mim não é aquilo.

    Joana

    ResponderEliminar
  144. Opiniões são isso mesmo... opiniões. Mas, o facto é que a maioria das pessoas leu a trilogia. Estou a lê-la neste momento só porque as opiniões contra me deram ainda mais vontade de conhecer o produto :) Oh, estou a gostar! Leitura simples, escrita direta e sem floreados... uma boa leitura de férias para descontrair a mente.
    Obviamente que aceito opiniões totalmente divergentes mas, atrevo-me a sorrir quando penso na quantidade de opiniões divergentes que nunca conheceram um Mr. Grey até ao capítulo 14 e que bem lá no seu íntimo adorariam cruzar-se com um Mr. Grey dos capítulos seguintes :)
    É uma trilogia de cariz sexual. E daí?! Sexo nunca matou ninguém. Ninguém morrerá por praticá-lo muito menos por lê-lo e infeliz daqueles que nem na leitura se atrevem a experimentá-lo.

    ResponderEliminar
  145. Gostei dos Livros ! Mas ainda estou mais ansiosa pelo filme! O sr.Grey (Jamie Dornan) esse vai dar cabo do meu coração e das minhas entranhas !

    ResponderEliminar
  146. Recentemente li a trilogia , e achei muito interessante , se as pessoas souberem por o excesso de sexo de parte , possui uma historia romântica interessante , pois erotismos á parte e disso que se trata. Demonstra como por amor tudo se tenta fazer , e que por vezes conseguimos transforma a vida das pessoas que amamos para melhor . Acho que todos temos direito a uma opinião mas a minha é que vale a pena ler :)

    ResponderEliminar
  147. Acabei de ler agora a Trilogia, numa semana devorei os livros e ADOREI!!!!!
    Sinceramente acho que não se devem levar pelos comentários dos outros, leiam os livros, estes não mordem!
    Durante a leitura dos 3, tive todo o tipo de sentimentos, ri, chorei, surpreendi-me, assustei-me, amei, apaixonei-me, enfim..... deixem de ser pudicas pois não acredito haja uma única pessoa que não gostasse de ter um Mr. Grey (ou uma amostra dele), nem que fosse por 1 dia!
    Eu adoraria!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora li...as suas palavras expressam na perfeição aquilo que senti durante a leitura dos 3 livros!
      Digam o que disserem, não podemos ter todos os mesmos gostos e o meu é bastante...ecléctico...(sem querer fazer citações) a nível de leitura. Leiam, e tirem as vossas próprias conclusões! peçam emprestado, se não querem gastar dinheiro, não há amiga que não tenha!
      Boas leituras! Sejam elas do tipo que forem, interessa ler :)

      Eliminar
    2. O livro é sobre sadomasoquismo, que é um estilo de vida sexual diferente. Ora não é de espantar que o livro se refira pura e simplesmente a sexo. E a diferentes maneiras de prazer sexual neste estilo de vida. Quem não gosta não lê, quem está interessado neste tipo de abordagem faça o que entender relativamente a comprar ou requisitar, mas não comprar ou passar a comprar mediante a opinião de outrem, não faz sentido, porque as escolhas são para ser feitas única e exclusivamente por nós. Boa tarde.

      Eliminar
  148. e agora, depois do sucesso do filme o que têm a dizer?

    ResponderEliminar
  149. Não é o melhor livro ou filme de sempre mas também não é assim tão mau, é um livro com uma historia como tantas outras que para ai andam....Cada um tem a sua opinião e o direito de gostar ou não mas por favor não percebo o porquê de ficarem escandalizados com o sexo existente no livro LOL até parece que não é uma coisa normal e que toda a gente gosta de fazer, acho estúpido dizerem que é para donas de casas desesperadas ou para miúdas de 15 anos virgens.

    ResponderEliminar
  150. Como tradutora tenho a dizer que o livro é uma anedota em termos de tradução!!!

    ResponderEliminar
  151. Acabei de ler os livros e a minha líbido passou de 0 para 100 o_O não é literatura boa. Passei me várias vezes com as cenas da deusa interior e o subconsciente, que não têm qualquer tipo de lógica. Repetitivo até mais não, mas oh holly crap as minhas noites têm sido interessantes!
    Quanto ao filme, credo. Vi uma vez e se voltar a ver será apenas pelo actor. Que já conheço há alguns anos, principalmente por causa da série The Fall, que já agora recomendo vivamente. Péssimo filme, péssima actriz, revirei várias vezes os olhos tal como a personagem.
    Resumindo o livro não é nenhum Orgulho e Preconceito, mas extremamente estimulante ;)

    ResponderEliminar
  152. Só para acrescentar que se deve ler em inglês. Nem sequer tentei ler em português. Já sei como são as traduções. Basta ver a "belas" traduções que são feitas nos filmes, para se ter bastante medo das traduções do livros. E como é óbvio a frase I Fuck Hard não vai parecer tão interessante em português :D

    ResponderEliminar
  153. Literatura vulgar, com sexo como temática e garante de sucesso através disso. Quem não é sado-masoquista por natureza e encontre nisto algum género de excitação ou o nascer de um fetiche, que tire bom proveito e que, quando se meter em algo semelhante, perceba que foi mesmo uma má ideia (no fundo é a demonstração do quão desinteressante é a vida sexual dos que com isto se entusiasmam). Querem uma trilogia interessante? Leiam a Millennium - não é brilhante, mas pelo menos não escolhe um tema "popularucho" para vender livros.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis