Pub SAPO pushdown

A Pipoca responde...ou tenta, vá #2

sábado, setembro 03, 2011
Ora pois muito bem. Há dias recebi um mail de uma pequena que anda para aí metida com um tipo que não  lhe liga nenhuma e, às tantas, escrevia ela "mas os opostos atraem-se, não é?". Não sendo esta a pergunta que a leitora me fez, como é óbvio, é a isto que me apetece responder.

Então é o seguinte: não, os opostos não se atraem. Isso foi apenas uma teoria que as mulheres inventaram para desculpar o facto de, invariavelmente, se envolverem com cabrõezinhos mal-formados e avessos a compromissos (been there, done that). "Ah, ele é tão desligado, não me telefona há quatro dias, somos tão diferentes, eu sou super-dedicada e carinhosa, mas pronto, os opostos atraem-se, não é?". NÃO! É óbvio que não queremos ter uma cópia de nós mesmos ao nosso lado, não queremos alguém que goste exactamente de tudo aquilo que nós gostamos, até porque seria um aborrecimento de morte, mas nas coisas estruturais, não há volta a dar. Se as pessoas não partilham os mesmos valores e os mesmos objectivos numa relação, então adeus e um queijo. A coisa vai dar para o torto, mais cedo ou mais tarde. Eu sou diferente do meu homem em várias coisas, que sou. Mais desorganizada, mais pessimista (eu prefiro chamar-lhe realista), mais gastadora, mais preguiçosa (apenas ligeiramente), menos dada ao desporto. Eu sou mais música, livros e televisão, ele é mais séries, cinema e tecnologias. E por aí fora. Mas naquilo que verdadeiramente interessa, no que queremos da relação e no que queremos da vida, somos bastante parecidos. Assim como nos valores que partilhamos, na forma como vemos a família, os amigos, etc e tal. Há diferenças incontornáveis e, obviamente,  temos sempre de fazer cedências pela outra pessoa (e, muitas vezes, até descobrimos que gostamos de coisas que nem imaginávamos), mas se tivermos gostos e interesses tão diferentes que não conseguimos acompanhar o outro em nada, então é uma treta. Por exemplo, se o meu homem fosse daqueles que odeiam viajar, estávamos bem lixados. Ou se odiasse praia. Ou se nunca quisesse sair de casa para coisa nenhuma (conheço casos assim).

Não acredito que os opostos se atraem. Acredito que pessoas com interesses diferentes dos nossos acabam por exercer um certo fascínio, o que é normal (ou não, não sei se ficaria completamente toldada por um homem que adorasse largadas de pombos). Mas é fatal como o destino que quem usa essa expressão é só para justificar o interesse num traste qualquer. Para justificar uma oposição de carácter que, regra geral, não é grande coisa. 

53 comentários:

Gabriela disse...

Absolutamente de acordo consigo! Nada pior na vida que tapar o sol com uma peneira! E andarmos felizes a contentes ... a enganarmo-nos, feitos tontinhos.

Anónimo disse...

"Não acredito que os opostos se atraem."

A Física diz que sim...

tummytuck disse...

Os opostos atraem-se, mas são os idênticos que se entendem.

Ana Rita disse...

Não podia concordar mais!

Anónimo disse...

Acabamos todas por entender isto um dia... depois de muitas marretadas!
E depois é tão bommmm! :)
Sara M.

Anónimo disse...

A psicologia já provou que a pergunta "mas os opostos atraem-se não é?" não é treta. está provado que sim, os opostos atraem-se. Agora, se a questão for "os opostos têm futuro?", provavelmente não...

Cláudia disse...

Muitas vezes tenho essa conversa com o meu namorado. Somos diferentes em algumas coisas mas também temos pontos em comum, contudo tenho medo que ele prefira alguém mais parecido com ele. Ele diz-me que já teve alguém como ele (o mesmo gosto em séries, música e etc) e a relação não funcionou porque não havia nada de novo, porque não era interessante, porque era tão parecidos que não havia nada para descobrir. Por isso é que ele gosta da nossa relação, porque discordamos e gostamos de coisas diferentes, mas acabamos sempre por nos encontrar um ao outro. Se os opostos se atraem ou não, não sei, só sei que é necessário encontrar um meio termo e fazer a relação funcionar.

Anónimo disse...

A física pode prová-lo, mas não é de física que estamos a falar, é de química :) concordo quando dizes que os valores, princípios, o "cerne" tem que ser da mesma massa, porque jamais se poderiam entender se não estiverem de acordo nas coisas fundamentais para cada um. Tudo o resto, se diverge, tem potencial de tornar a coisa mais interessante, até para descobrir novas coisas, como dizes. No entanto, um certo opostozinho beneficia uma relação, por aquilo que tenho visto à minha volta, como uma pessoa mais eléctrica com uma mais calminha, uma stressada com uma descontraída, uma mais tímida e outra extrovertida e por aí adiante. Mas, claro, não serão verdadeiros opostos!

Anónimo disse...

não concordo nada, não sabes do que falas. estás mesmo mal no mundo dos rapazes , não ? xD os opostos atraem-se sim ! que piada tinha se as pessoas fossem todas iguais ?

inês disse...

Regra geral, é mesmo assim.

Ana disse...

Muito bem escrito :)

Anónimo disse...

'' Os opostos distraem-se e os dispostos atraem-se...''

Não sei onde li isto, mas concordo. :p

Mar

Sofia disse...

No que toca a escolher os homens, mais vale optar por um que olhe na mesma direcção.

ando-rinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ando-rinha disse...

Também concordo :) Claro que há pessoas muito diferentes que acabam por se entender de uma forma até muito interessante, mas é raro! Não vamos nós, coitadinhas, achar que há desses tesouros em cada esquina, não é?

saltos altos disse...

E é verdade. Muitas vezes não queremos abrir os olhos e então usamos as mais esfarrapadas das desculpa.

R disse...

Largadas de pombos? Fantástico. Nunca me lembraria de tal coisa.
E estou completamente de acordo, semelhanças e diferenças, tudo q.b.

Anónimo disse...

"não acredito que os opostos se atraiam" ficava ligeiramente mais correcto. É só sugestão uma sugestão.

Anónimo disse...

nem mais!!concordo plenamente com o que diz.

Anónimo disse...

Concordo com TUDO o que escreveste! Mas atrevo-me a acrescentar que, quando alguém está "de quatro" todas as desculpas são validas para não se confrontar a triste realidade - que às vezes é real - de que essa pessoa, o alvo da nossa paixão assolapada, por e simplesmente não telefonou porque não se lembrou ou não lhe apeteceu, não quer ir aqui ou ali simplesmente porque não quer mesmo, não quer assumir uma relação porque não somos quem a tal pessoa procura, ama, quer. Então inventamos aquele típico: "ele não está preparado", "está a fazer charme", etc e tal e muitas vezes este "somos muito diferentes, mas os opostos atraem-se, não é?!". Tudo passa. :)

Gaja Maria disse...

Coneço alguns exemplos em que de facto os opostos se atraem, mas não passam além da atração pois funcionar juntos é difícil senão impossível. Como podem funcionar em conjunto duas pessoas qu não têm nada em comum???

Durriyyah disse...

lol, um homem que adorasse largadas de pombos é muito bom. Esse, estava com toda a certeza na minha lista negra, tenho um cadinho de pânico a esses bichos

Margarida disse...

Os opostos atraem-se! E muito! Desejo, paixão e tudo e tudo... e quando isso acaba fica... nada! Mas lá que se atraem...

Unknown disse...

Concordo totalmente! Sempre ouvi esta frase, e ficava sempre com um ponto de interrogação na minha cabeça porque nada da frase fazia sentido. Como tu dizes, como é que eu iria conseguir ficar com um homem ao meu lado que não gostasse de praia quando eu amo praia? Ou que não gostasse de sair, e se dar com pessoas? Ou eu ficava maluca, ou tornava-me noutra pessoa.
Tens o meu total apoio em cada palavra que dizes! Isso é apenas para as mulheres tentarem apenas justificar atracções que a razão desconhece.

Miss B-Beautiful disse...

Subscrevo! O meu homem é igual a mim nas coisas estruturais, como lhes chamas. Nas pequenas coisas somos bastante diferentes. Eu ataco fruta, ele saladas. Eu passo horas na internet/blogosfera, ele na PlayStation. Ele devora jornais, eu livros, etc. Mas o importante (amor, respeito, companheirismo, projecto de vida) é igual.

Anónimo disse...

se estivermos a falar de átomos, os opostos atraem-se de facto e foi daí que surgiu a expressão que as pessoas usam para descrever as tais relações improváveis que tem com pessoas que não tem nada a ver com elas. concordo com a pipoca, há que haver uma base comum, um conjunto de valores e objectivos em comum se não houver isso é impossível.

Anónimo disse...

"Não sendo esta a pergunta que a leitora me fez, como é óbvio, é a isto que me apetece responder"?
Então não devia responder a isto! não é? qual o sentido? Não deveria responder ao que realmente lhe perguntam?!
Os opostos atraem-se? sim nem sempre!
Mas sim
Principalmente a nivel sexual... a maioria é hetero!! certo?

Anónimo disse...

Eu pónei me confesso: concordo com tudo o que a pipoquinha escreve. Sou a sua maior fã.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

(com mão na anca e entoação Alfama) "Pipoca é liiiiinda!"

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago! Concordo plenamente consigo :)

Princess Charming disse...

Concordo, sim! E o pior amargo de boca é mesmo quando nada do que se faz agrada ao outro, precisamente porque se é tão diferente, se pensa tão diferentemente.
Parabéns pelo percurso :) sou agora mais uma seguidora!

fastfashion.onlinestore disse...

Concordo totalmente, principalmente na parte "Mas naquilo que verdadeiramente interessa, no que queremos da relação e no que queremos da vida, somos bastante parecidos."
Sou idiotamente diferente do meu namorado e espectacularmente parecida, o que não quer dizer que sejamos iguais (como alguns anónimos concluem) mas sim que não somos opostos. Ele pode detestar séries e eu pode me irritar a Sic Noticias mas o que interessa é o quanto isso é uma desculpa para rir e achar o outro encantador, mesmo ao fim de 5 anos (espero que o mesmo aconteça ao fim de 50);)
Beijo

PS. Uma crítica ao blog. Já que cada vez mais pretendes profissionalizar a coisa, acho que as tuas fotos deviam ser "all in". és gira que dói e uma face/expressão faz muito a um look ;)

ana s. disse...

E não podia concordar mais.. não é a toa que existe a busca da tão aclamada "alma gémea "

Margarida B. disse...

Concordo. Até a minha própria experiência mostrou exactamente o contrário do que dizem. Se forem mesmo muito diferentes, a coisa não tem pernas para andar...

Sarita disse...

Pipoca, mais uma vez escreveste um belíssimo texto. E mais nada!
E já agora, para a pequena, se andas metida com uma gajo que não te liga nenhuma, então és parva em estares com ele. Ponto final.

Off-topic: Ontem tive com a minha cunhada à procura de sapatos (para ela) para um baptizado. E ela quis is à Zilian. Eu nunca tinha lá ido (adoro sapatos mas a carteira não me permite gastos "à Zilian") mas confesso que aquelas prateleiras, todas organizadinhas com todos aqueles sapatos lindos fez-me ficar tonta! :D

Isabel disse...

Independentemente do assunto do post (acho que os opostos não vão muito longe), aquilo que realmente me fascinou foi a largada de pombos! As coisas que tu te lembras, mulher!

Eduarda disse...

Creio que me estou a repetir no comentário mas...as pessoas realmente mandam emails com estas questões???

joão pedro disse...

coitadinhas das gajas...
haviam de ter apanhado uma vacona como eu já apanhei algumas e iam ver o que era realmente "mais doce"!

não se sabe o que é dor até se apanhar um pontapé nos tomates!!!

Cat disse...

Amen!

Pedro disse...

É um dos grandes mistérios da humanidade os motivos q levam as mulheres, tanta vez, a "apaixonarem-se" por gajos que, basicamente, as desprezam.

É comum ouvir as mulheres a desejarem ter um gajo "q as oiça, q as trate bem, q as compreenda, q seja assim, q seja assado". Normalmente todas as mulheres têm alguem assim, alguem q está apaixonado por elas e disposto a enfrentar o mundo por elas. Só q esses gajos para elas apenas servem para afogar as mágoas, para irem desabafar q o outro, o tal "bad boy" não lhes liga nenhuma...

Bebés Gourmet disse...

Largada de pombos é sempre bom e bonito...
mas façam isso em campo aberto...

Remodelista disse...

Sugiro o filme ' Ele não está assim tão interessado '


http://www.youtube.com/watch?v=ydWiDxAMEcM

:)

Marina Ribeiro disse...

Concordo e assino 500 vezes por baixo!
tal e qual...

Anónimo disse...

É quando as mulheres entendem isto, que levam o gordinho para casa, em vez do senhor de casaco de cabedal com uma cabelo a James Dean ?

euqrop

Anónimo disse...

Embora concorde com a premissa “os opostos não se atraem”, há que esclarecer uns factos:

Primeiro, não é uma desculpa inventada por mulheres. Foi uma teoria introduzida pelo sociólogo Robert F. Winch que se popularizou nos anos 50 nos romances tanto escritos por homens como por mulheres, e durou até ao início do século XXI.
Depois, há que referir os avanços no campo da psicologia e sociologia desde 2005 referentes à atracção humana, que acabam por contradizer certos pontos que a Sra. Pipoca afirma neste artigo: nomeadamente, a diferença entre “atracção” e “relações de longa duração”. De facto, os opostos podem-se atrair num primeiro contacto, mas tal raramente origina relações longas e saudáveis. O mesmo se pode dizer para as “atitudes” perante a vida e as relações, que também contribuem pouco para a duração do amor. A psicóloga Eva C. Klohnen, que participou num estudo intensivo sobre a dinâmica dos casamentos, concluiu que, de facto, o aspecto que mais contribui para as longas relações é mesmo a Personalidade. Quando mais semelhante for a personalidade entre os indivíduos da relação, maior é a probabilidade de uma relação amorosa duradoura. As atitutes, os valores e os morais perante a vida (que são factores de carácter social externos à personalidade intrínseca de uma pessoa), surpreendentemente, contribuem muito pouco para a felicidade matrimonial.

Isto não quer dizer que TODA a gente só vai ser feliz com um parceiro que tenha uma personalidade semelhante. As teorias baseiam-se em generalidades e não na unanimidade, daí a expressão “as excepções fazem a regra”. Deste modo, tentar opinar sobre um assunto geral baseando-se apenas na experiência pessoal incorre-se sempre numa falácia. Em suma, se vamos falar da generalidade das atracções humanas, então a personalidade semelhante é o factor chave, e não os morais/valores das pessoas.

Sofia Carvalho disse...

Apoiado! Tens o meu voto!
Quando é a eleição?!
Agora falando de coisas sérias. Tens toda a razão no que dizes e afinal de contas mais tarde ou mais cedo apercebemo-nos disso.
Algumas (tal como eu)de nós podiam dizer: "gostava de não ter experiencia suficiente para o dizer mas tenho".

Um beijinho


www.omeueularanja.blogspot.com

Anónimo disse...

Um vídeo muito engraçado acerca deste assunto :D lançamento do produto "O parceiro incompatível!" kkkkk

Um beijinho, Pipoca!
Mia

Márcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

ups...esqueci-me do vídeo... aqui vai

http://bit.ly/mOLnDk

kkkkk

Um beijinho,
Mia

Blog do Bem disse...

Olá!
Fiquei completamente surpreendida com a sinceridade deste post. Os meus parabéns!!Eu costumo dizer que todas as mulheres já tiveram um "ordinario" lol nas vidas delas ( ou pelo menos deveriam ter)para a partir daí saberem dar-se valor e valor a um homem com quem se identifiquem:).
Sou nova nestas andanças, falaram-me da pipoca (peço desculpa pela proximidade), e resolvi visitar. Finalmente encontro um blog português que parece ser compativel comigo (peço desculpa aos demais blogs lol mas é o q ue sinto).
Um beijinho do norte;)
ARMIFASHION BLOG
http://joannamerces.blogspot.com/

Anónimo disse...

Noto com moderado espanto que em 50 comentários ninguém se tenha lembrado que as pessoas têm umas coisas entre as pernas. É aí que está a "química", a "física", a atração de opostos, tudo o que se quiser. Conheço alguém que diz: "O meu namorado não é assim nada de especial, mas tem uma verdadeira anaconda".

Anónimo disse...

E quem é você para dizer a alguem ao que, ou a qual perguntas responder? Tenha paciência...

Anónimo disse...

Ora nem mais! Não podia concordar mais!

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis