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Inspiraaaaaaar, expiraaaaaaaaaaaaar

terça-feira, agosto 30, 2011
Eu podia ficar aqui duas horas a dissertar sobre como odeio as Finanças. Sobre como odeio o facto de cada funcionário me dar uma resposta diferente para a mesma pergunta. Como odeio o facto de me basear naquilo que me dizem e agir em conformidade com isso. Como odeio o facto de depois me virem dizer que não é nada disso e "quem é que lhe deu essa informação?". Como odeio o facto de me virem cobrar por erros dos quais não tenho culpa nenhuma. Como odeio o facto de não haver o mínimo de consenso. Como odeio o facto de, aparentemente, não haver um bonito documento, um papelito, qualquer coisa para onde todos os funcionários se possam guiar. Como odeio o facto de cada um fazer uma interpretação muito própria de cada caso.Como odeio o facto de receber cartinhas a dizer que "houve uma irregularidade" que, obviamente, nunca é a meu favor. Como odeio o facto de não querer ter problemas com essa entidade e fazer por ter sempre tudo certinho e em dia, e ainda assim conseguirem arranjar maneira de me lixar a vida. Enfim, podia. Mas não tenho duas horas nem Victans que me cheguem. Só sei que desta vez não me arrancam um cêntimo. Não pago pela incompetência alheia.

25 comentários:

Sofia disse...

Infelizmente é mesmo este o mundo das Finanças!! :/

Anónimo disse...

Conselho de quem sabe: caso seja uma multa por incompetência deles, reclama por escrito. Não pode ser falado - tem de ser por escrito no local e se possível com cópias para enviar para a direcção (DGCI e afins). Se o problema for deles será resolvido. Mas tens de reclamar atempadamente, não deixes passar o prazo (que deve estar indicado numa dessas folhas malditas) =)

Anónimo disse...

Pipoca, não poderia estar mais de acordo, eu por exemplo estou a pagar uma irregularidade de 2007 agora detectada...na realidade um erro, oops, lapso dessa fantástica entidade! a Seg Social tb me encanita, mas menos!
S

Poisoned Apple disse...

Minha querida, há 20 anos a minha mãe teve de pagar 800 contos de multa por uma informação errada que lhe deram. Por causa dessa má informação, procedeu incorrectamente e toma lá disto. A minha mãe nem tinha dinheiro e foi o meu avô que pagou.

Depois disto, a cada informação das Finanças responde-se: "sim, senhora. Passe-me uma declaração com o que acabou de me dizer", "ah e tal, não podemos fazer isso", "chame o seu superior". E é assim que se faz, lá leva a minha mãe as ditas declarações depois de fazer saber que não confia nas Finanças e que entende que cada um diz o que quer.

É preciso ter muita paciência, é um facto.

Ana Santos Silva disse...

Repartição de Finanças, Finanças na Loja do Cidadão, e tudo relacionado com serviços do Fisco é para esquecer. Só outro dia é que recebi o meu IRS, porquê? Engano da Entidade Patronal. Eu com prova do mesmo, e totalmente lesada é que fui obrigada a resolver o problema...Enfim!!!

Isabel disse...

Já me aconteceu pagar uma dívida (porque quando se está a recibos verdes há sempre qualquer coisa que não se pagou) e, no mesmo dia, perceber que já tinha pago aquela mesma dívida há meses. Voltei lá e disseram-me que já não havia nada a fazer: “Oh, pagou duas vezes?! Temos pena! Já tinha pago uma vez, a segunda carta foi um erro do sistema, mas pagou e agora não há maneira de lhe devolver o segundo pagamento!”
Finanças, segurança social… bhah…

Anónimo disse...

Como alternativa ligue sempre para o numero de telefone do site da DGCI, só tem que marcar a opção pretendida e a informação é muito mais esclarecedora. No final pedem lhe sempre para se dirigir à Rep de Finanças respectiva mas vai muito mais esclarecida.
Carla

Filipa Marques Romeira disse...

À conta da Segurança Social, estou a pagar 150€ por mês (durante um ano), por um erro que eles cometeram e que eu é que dei com o gato!!! O que vale é que acaba já em Dezembro!!! AGRRRR

Anónimo disse...

Ainda que o erro seja deles, e esse erro faça com que tenhas algo, individamente, a pagar, o meu conselho é que pagues prontamente, dentro dos prazos, ao mesmo tempo que fazes a reclamação por escrito. Caso contrário, já sabes, vão aí a casa penhorar o que tens. Lá se vão os sapatos e as malas... E o carro e a bicicleta. E os itodos.

Jo disse...

E fazes tu muito bem! Se a incompetência é deles não temos que ser nós os penalizados

Anónimo disse...

E sabes a razão pela qual tudo isso acontece? Simplesmente pq esses serviços públicos não são certificados, logo não têm procedimentos escritos e por isso cada um diz o q melhor lhe parece. É triste não é?

Bjocas
Cati

Anónimo disse...

tu respira mulher!!!

Anónimo disse...

A minha mãe já levou com tanta resposta do género "Achei que..." / "pareceu-me que..."

ou seja, os funcionários é que "fazem a lei"!

uma multa relativamente ao pai da minha mãe (já o meu avô tinha morrido há bastantes anos), ainda a minha avó era viva (foi há cerca de 2 anos que nos apareceu esta multa), então, quem recebeu a multa para pagar foi a minha mãe, os meus tios nem foram chamados ao barulho, a minha mãe telefonou para lá e a resposta foi "Ah... Como a senhora é a mais velha, e achei que a sua mãe já não estava bem de saúde (a minha avó esteve sempre bem de saúde, até ao dia em que lhe deu o enfarte), achei que o melhor era a multa vir direccionada para si" WWTTFF?? diz-me, isto é normal? Achou que era melhor... foi ela que decidiu para quem é que ia enviar a notificação... lol. E há outras, em que as finanças num concelho fazem uma coisa e noutro fazem outra para situações iguais... ! :|

A.

Arine disse...

Olá Pipoca!Tu trabalhas a recibos verdes certo?
será que me podia explicar de uma maneira como funciona sem aquelas tagarelices todas de patrão.

Jacqueline Pikiponi disse...

Também nutro um ódiozinho particular pelas repartições de finanças. As culpas são sempre do sistema informático e "complicar" parece fazer parte do pré-requesito e do "briefing" para poder lá trabalhar...

As repartições de correio conseguem quase igualar o feito (no que toca a levantamento de encomendas em nome de empresas)... é preciso levar catrefadas de papeis da empresa e rezar para que não falte nenhum... por norma acabo por conseguir levantar as encomendas na minha segunda ida e sempre com uma treta de que me estão a facilitar a vida porque não sabem se roubei os documentos que lhes levo...

Incrível não?!

Rita disse...

Tens de ter tudo por escrito. Eles dizem uma coisa e tu pedes por escrito. assim como deixas um papel quero o carimbo de recepção do documento. e guardas tudo para depois poderes justificar! com eles nao pode ser 31 de boca

Susanna Rush disse...

Uuii... se o problema fosse só nas Finanças...
Em todas as instituições acontece o mesmo infelizmente.
É esta a competência do "patrão" Estado e a dos seus funcionários! Enfim, a culpa é sempre do contribuinte, utente, dependente....
É o país que temos.

saltos altos disse...

É isso mesmo, Pipoca! Reclama e fica com cópias de tudinho!

TCarvalho disse...

pois.. é por essas e por outras que detesto burocracia... podem-me pedir para fazer tudo menos entrar numa repartição de finanças.. é tipo fobia....

AR disse...

"A culpa é de todos e não é de nenhum" como diria o JMBranco! A solução? Comunicação interna e empresarial, ora bolas! Sistemas mais antigos do que as igrejas com pessoas mais velhas do que as igrejas (e avessas a computadores) não levam a lado nenhum!

Rute disse...

Consulte um advogado antes de tomar qualquer decisão...infelizmente os erros nas finanças podem ter consequências verdadeiramente dramáticas...consulte um advogado que perceba de fiscal e aconselhe-se, é mais seguro!

VF disse...

Para falar bom portugues..sao uns FDP!!!!
Levam a vida a chular as pessoas..
"Ah comprou um botao novo?? Entao sao mais 3 centimos para nos"..
Agr imagine-se c uma casa...
Tou c eles pelos cabelos!!

Isabel Lopes disse...

Pipoca, as Finanças são más mas pior mesmo é a Segurança Social. Cometem erros incríveis que por vezes dão cabo da vida das pessoas!

mica disse...

consultadoria fiscal é o melhor para quem não percebe do assunto

Inês Pais disse...

Com certeza que concordará comigo, em todas as profissões há bons e maus profissionais. Em todos os serviços há bons e maus atendimentos. Pôr tudo no mesmo saco parece-me uma atitude demasiado generalista e um pouco infantil. Ainda assim, como já lhe sugeriram, o melhor mesmo é fazer o pagamento, por erro alheio, prontamente e reunir a documentação necessária para proceder à reclamação devida. Certamente que irá reaver o seu dinheiro se se for povado que tem razão.

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Teorias absolutamente espectaculares

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