Pub SAPO pushdown

sábado, agosto 13, 2011
Desde que mudámos para esta casa (há mais de dois anos) que andávamos a adiar a tarefa, mas hoje foi o dia. Aproveitámos o fim-de-semana prolongado para arrumações e começámos pelos livros. Livros, livros e mais livros. Entre os que eu trouxe de casa dos meus pais (e ainda lá estão muitos), os dele e os que comprámos entretanto, temos mais de mil. E estava tudo desorganizado, o verdadeiro caos bibliográfico. Por isso, hoje tirámos tudo das estantes e começámos a dividir por categorias: ficção nacional, ficção internacional, não-ficção (e, dentro destes, política, justiça, economia, família, saúde, etc e tal), livros técnicos, biografias, livros de viagem, livros de moda e estilo, livros de escrita e de guiões, e outros que tais. Dentro de categoria, ordenámos os autores por ordem alfabética, e como coabito com um maluquinho da organização, ainda colámos uma etiqueta na lombada de cada livro, com uma cor para cada categoria. Depois de termos espalhado tudo pelo chão da sala apeteceu-me largar a chorar, tamanho o caos, mas ao fim de quatro ou cinco horas os livrinhos já estavam de volta às estantes, devidamente organizadinhos. Finalmente, já nos conseguimos orientar. Amanhã parece-me um belo dia para atacar a arrecadação.


28 comentários:

  1. Vejo ali alguns José Saramago! GOSTO ^^
    bela ideia, agora até vai dar-vos mais gozo tirar um livrinho para ler, ou simplesmente entrar nesse compartimento da casa :D Belo trabalho! beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Pela foto, parece que o trabalho deu um bom resultado. :)

    ResponderEliminar
  3. Olha outros que preferem fazer ginástica ao pescoço a pôr os livros de pernas para o ar ;)

    ResponderEliminar
  4. É mesmo arrumadinho!
    Falta-me a coragem pra fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  5. Podes mostrar uma foto geral?
    Bela organização =)

    ResponderEliminar
  6. Essa da etiqueta na lombada é qualquer coisa de maníaco das arrumações mesmo! lol
    Também fazes as coleções que saem nos jornais? Esses amarelinhos da primeira imagem parece-me que também os tenho.

    ResponderEliminar
  7. Sónia Luciano13 agosto, 2011 23:32

    Gostei do método das cores para as categorias...mas a maior parte da Biblioteca que tenho no momento é 90% infantil...O engraçado das "coincidências do cosmos"..é que hoje tinha decidido que tenho de recomeçar a comprar livros.."não infantis"...e este Post..deu-me imensa inveja..que acho que vou levar a decisão "avante"...

    ResponderEliminar
  8. É uma óptima maneira de encontrarem o que procuram mas acredito que deu trabalho. É de aproveitar "o lanço" e continuar com as arrumações. Eu decido parar quando depois de tanto arrumar e organizar já fico com vontade de arrumar tudo á sorte ;)

    http://malasesapatitos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Comigo são os CDs. E gostei da ideia de etiquetar por cores. É que pondo um CD na estante errada podem passar-se anos sem dar com o desgraçado!

    ResponderEliminar
  10. Uma tarefa realmente muito árdua, mas o resultado compensa sempre. Uns descansam no fds prolongado, seja na praia, no campo, em casa e outros atacam o trabalho doméstico que vai sendo adiado e adiado. Bem me dava jeito alguma dessa vontade, mas está dificil.

    ResponderEliminar
  11. também tenho uma tarefa dessas pendente (aliás, varias!) mas vai ficar para depois das férias!

    ResponderEliminar
  12. É bom saber que ainda existem jovens portugueses interessados em livros.
    Parece que se foi perdendo esse (bom) hábito de ler e de comprar livros, e irmos criando a nossa própria biblioteca.
    Sou da opinião que cada livro que lemos nos constrói e nos instrui como pessoa e nos marca para sempre.
    Parabéns pelo esforço que fizeram ao organizar a vossa biblioteca, demonstra o amor e carinho que têm pelos livros. E só prova que são pessoas inteligentes, cultas e dedicadas.
    Desejo-vos o melhor.
    Diana

    ResponderEliminar
  13. Querida Pipoca, adorei o teu texto! Bom domingo!

    ResponderEliminar
  14. E a julgar pelas imagens... Está excelente, pipoca! Valeu a pena! :)

    ResponderEliminar
  15. Também já fiz isso, até fiz uma base de dados no pc! Está um espectaculo, mas deu uma trabalheira!

    ResponderEliminar
  16. eh la, há poraí mais livros do que numa biblioteca municipal! podias começar a rubrica "as escolhas da pips" :D

    ResponderEliminar
  17. CLAP CLAP CLAP, well done! o que é que custou mais Pipoquinha, organizar os sapatos ou os livros??

    ResponderEliminar
  18. Parabéns! Revelou-se uma verdadeira bibliotecária! Provavelmente não conhecerá a CDU (não, não é essa, mas sim a Classificação Decimal Universal), mas o sistema de organização que arranjou não fica nada atrás! Agora só falta criar o catálogo bibliográfico (as fichinhas têm um ar retro, mas dão muito trabalho).

    ResponderEliminar
  19. Pois também eu comecei a árdua tarefa de organizar o escritório cá de casa, mas cheira-me que vou demorar mais de 5h. Bjs***

    ResponderEliminar
  20. Eu e os livros temos uma cumplicidade descartável. Adoro ler mas depois troco-os por outros... Somos assim, uns levianos portanto!!!

    www.diariodeumgajodivorciado.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Também vou querer uma biblioteca dessas para mim!! Neste momento os livros já começam a empilhar-se. E essa ideia das etiquetas dá um ar de biblioteca à séria e quase que roça o organization freak, sim! :) Mas nada contra! Very náice! ******

    ResponderEliminar
  22. Tenho a dizer, Pipoca, que esta vossa iniciativa me incentivou a fazer o mesmo... :) Também tenho por aqui uma boa milhena de livros por arrumar, não conto é com ajuda para fazê-lo, portanto estou a contar com umas boas duas tardes para pôr tudo em ordem!
    Se bem que não há melhor sensação do que aquela que, depois de tudo arrumado, fica, ao olhar para umas prateleiras todas organizadinhas. É a isto que me vou agarrar. Wish me luck!

    ResponderEliminar
  23. Arrghh bem as etiquetas já me parece demais. Mas de resto, entendo a organização. Sonho com uma biblioteca gigante em casa (como na Bela e o Monstro da Disney).

    ResponderEliminar
  24. Epá eu dispensava as etiquetas, parece uma biblioteca :P mas oh pipoca, podias ter tirado foto à estante inteira! adoro ver daquelas estantes gigantes cheias de livros e sempre tirava umas ideias para uma arrumação semelhante num futuro próximo... :)

    ResponderEliminar
  25. Pipoca eu cá sou das tuas. Sou pelas bibliotecas caseiras e pelas disposições organizadas a roçar o exagero. (Adorei as etiquetas de cada cor). Acabaste de fazer o retrato de uma tarde minha daqui a uns anos numa casa algures chamada de minha. Por enquanto vou acumulando. :)

    ResponderEliminar
  26. Ora aí está um bom "vício" :)
    Pipoca, achas que posso ir passar uns dias a esse teu cantinho? Eu prometo não incomodar muito. ahah
    ***

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis