Sou uma pessoa que gosta de rotinas. E, ao mesmo tempo, sou uma pessoa que não gosta de ter assuntos a tratar com Finanças. O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Eu explico. Pois que desde tenra idade (mais concretamente desde 1998) que passo recibos verdes. Ou seja, há toda uma vida. Apesar de sempre ter trabalhado por conta de outrem, toda e qualquer colaboração que eu faça implica a entrega de um recibo verde. E eu habituei-me a isso (a tal rotina), ao ponto de o meu caderno de recibos se tornar quase um apêndice. Já tive vários ao longo destes anos, já os preencho de olhos fechados, de vez em quando dou a volta à casa toda para achar o caderno e quase arranco cabelos em desespero, mas pronto, já estava acostumadinha ao sistema. Até que as Finanças decidiram ser moderninhas e lançar os Recibos Verdes Electrónicos. Durante muito tempo fiz-me de morta, fiquei ali agarrada ao papel, na esperança de conseguir passar despercebida, mas agora não há volta a dar. O período experimental acabou e agora toda a gente é obrigada a entregar o recibo electrónico. Isto visto assim à luz do século XXI até faz bastante sentido. O problema é eu estar desde as dez da manhã a tentar enviar a merda de um recibo e aquilo dar sempre um qualquer erro técnico. E as Finanças lá me vão pedindo que volte mais tarde. E eu não sei o que é mais tarde, porque entre as dez da manhã e as quatro da tarde já me parece um amplo espectro temporal. Talvez o que eles queiram dizer seja "volte mais tarde, sensivelmente em 2027, que deve ser quando o sistema já vai estar a funcionar de modo impecável". Como se não bastasse, e segundo uma notícia da RTP, os recibos não são tão electrónicos quanto isso. As Finanças ainda não conseguem assegurar o envio do recibo de forma electrónica, por isso é preciso imprimi-lo (lá se vão as boas intenções ambientais) e enviar por correio para a entidade pagadora . Ou seja, vai dar exactamente ao mesmo do que antes. Mentira, agora dá mais trabalho, porque implica ir à net e imprimir. Antes era só preencher e enviar. A sério, toda eu sou a favor do progresso, mas não me lixem ainda mais a vidinha nem me obriguem a ir ao portal das Finanças 14 vezes no mesmo dia só para ver se já me deixam enviar um recibo.
27 comentários:
Pipoca, também ando nesta vida dos recibos verdes há muito mas ainda bem que vi este post porque tal como tu, ando a adiar a ida à net para explorar este mundo novo virtual dos Recibos Electrónicos....já vi que a tarefa não vai ser fácil... :S
Esperemos que o assunto fique resolvido antes de 2027.....:P
www.princesadaselvaurbana.blogspot.com
Óhhhh minha linda, no Brasil é igual, afinal fomos colonizados pq quem??? Tenta ligar à segurança social no 135 (nº Brasil) espera-se meia hora, até a ligação ficar muda. Liga-se novamente....e ocorre o mesmo. Qdo se consegue, agnda-se um dia e hora para ser atendida na segurança social, chega-se ao local a pronto, e somos atendidos depois de 5 horas.....
Brasil e Portugal.....deviam ser unirem e um voltar a se colonia do outro de novo....Pq td dá certo em países do norte? Pq na Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca não há corruptos? Pq no Brasil há? Será que pq foi colonizado ou melhor pq os portugueses trouxeram p/ o Brasil o q havia de pior nos idos de 1550? Está aí um bom tema p/ um post....
Eu tenho vergonha de ser brasileira, em todos os sentidos....mas essencialmente por viver num país que nada funciona.
Olá Pipoca,
Podes sempre imprimir para PDF e enviar por mail, e a entidade a quem passaste o recibo tem disponivel para consulta os recibos que lhes foram emitidos no Portal das Finanças.
Beijinhos
Experimenta a partir do Firefox... num sei se irá funcionar, mas uma vez tive um problema a preencher um formulário, precisamente por estar a usar o Safari (quando liguei para os serviços em causa disseram-me que tentasse o firefox). Depois lá consegui... não me parece que seja esse o problema, mas sim e como sempre... erros e mais erros e desculpas de sobrecargas, que no custam tempo e paciência... Mas deixo aqui na mesma a sugestão :)
Já agora hoje passei a manhã nas finanças... que para não variar demoram uma eternidade a atender... e vim-me embora sem o meu problema resolvido... Quando chegou finalmente a minha vez ouço isto da senhora que me atendeu "O sistema não está a funcionar."
Pipoca, tira o cavalinho da chuva. Hoje não há recibos verdes electrónicos para ninguém, já falei com a senhora do apoio técnico que me informou que "hoje não vai conseguir emitir recibo nenhum". Como bons tugas, pomos as coisas a funcionar antes de ver todas as condições reunidas...
Concordo contigo:)
Olá Pipoca!
Tens sempre a hipótese de comprar recibos nas Finanças, para evitar situações como esta, mas tens 5 dias úteis para o emitires electrónicamente. E quanto à assinatura, não se assina e podes sempre enviar por mail. Na verdade, acho que são mais fáceis. Não tens que calcular e a conta final bate sempre certa, sem haver confusões com os acertos.
Beijinhos.
P.
No worries...
Vá de utilizar o último recibo verde (que na verdade é azul cueca, que estas modernices pseudo electrónicas só são obrigatórias a partir de 1 de Julho.
Para o mês que vem o remédio é mesmo tomar um valdispert e memorizar a palavra passe do site das finanças (que sempre é 1 passo a menos no processo todo!)
Também concordo com o Anónimo das 17:45 - os recibos electrónicos facilitam imenso as contas, é tudo automático, preenche-se num minuto! Só é chato é ter de imprimir e enviar à mesma por correio - mas a sugestão de imprimir para PDF e enviar por e-mail é muito boa, vou começar a fazer isso!
Desde Janeiro que deixei os recibos em papel e o site tem funcionado sempre bem... provavelmente nestes primeiros dias em que passaram a ser obrigatórios, o sistema é capaz de estar mais congestionado.
Hoje tb estive assim, mas já consegui emitir!
Ontem quando passava os meus dois últimos recibos verde água em papel senti assim um misto de nostalgia e raiva. As Finanças sempre a inventar melhores maneiras de nos lixar a vidinha é o que é!E as saudades que eu vou ter dos bloquinhos que também já me acompanham para aí desde 1910.
Caga nisso.
Faz como metade dos portugueses e foge aos impostos.
Podes certificar digitalmente com o teu cartão de cidadão e aí sim podes enviar por mail.
De outro modo tens sempre de enviar o original assinado por correio, digitalizações não podem ser aceites.
Pipoca,
vai-te habituando porque isso é o pão nosso de cada dia! Então quando for o prazo de IVA's mensais (a 10 de cada mês), o prazo dos trimestrais (15/2, 15/5, 15/8, 15/11), da IES (dizem que á a 17/8, mas ainda nem há aplicação), do IRS e IRC (31 de maio). Contabilista sofre! Agora a juntar a isto tudo, montes de gente a querer "tirar" recibos, vai ser lindo, vai!
isso é do além, realmente!
Aconteceu-me o mesmo, mas mesmo dando erro o recibo foi emitido. vai a 'consultar - recibos verdes' e vais ver que está lá. e é automaticamente enviado para a entidade. garantido!
Mandei-te um e-mail com umas informações interessantes sobre o assunto!
Beijinhos
Porque é que nnunca me passa a sensação de que neste país nunca nada funciona como deve ser??
Olá!
Não desesperes, já utilizo os recibos electrónicos faz dois meses e ainda não tive problemas desses, talvez tenhas tido azar no dia!
:)
bj*
Lamento discordar com a AnaD mas recentemente, deixou-se de assinar os recibos electrónicos. No local onde se assinava, aparece uma mensagem, algo como "Documento emitido electrónico. Pode ser consultado em (site das Finanças)".
E sendo assim, pode-se enviar via e-mail.
P.
Cara Pipoca,
Leio o teu blog com muito prazer desde .... bem, ainda não eras a "mulher mais invejada de Portugal" (já agora, fiquei contente), contudo nunca fiz um comentário nem sequer concorri a algum dos teus passatempos (shame on me), mas não poderia deixar passar este post.
Concordo contigo e, tb eu, sou uma 'passadora' de recibos verdes desde sempre.
O meu problema é que .... sou psicóloga. O problema não é a profissão (se bem que poderia ser) é que todas as semanas passo umas 2ou 3 dezenas de recibos verdes para os pacientes. Já estás a ver o caos!
Não há como esperar que o Programa se mexa preciso é que ele ande ao meu ritmo.
Estou POSSESSA!
Resta a ter a esperança que vamos ser mais resistentes e eficientes que o Programa!
(Espero que este seja o primeiro de vários comentários)
Olá! Fui, precisamente, ontem, dia 30 de Junho, às Finanças tirar as dúvidas fulcrais para o preenchimento dos "ditos cujos" (leia-se recibos verdes electrónicos). Por acaso, não questionei sobre o envio dos mesmos às entidades patronais (EP) por, supostamente, saber que se podiam enviar pela mesma via às EP, electronicamente, portanto. Contudo, uma das EP disse-me que para eles, após preencher os recibos na internet, basta passá-los para formato pdf e enviar por email (evitando, assim, o envio por correio)! Realmente, andaríamos de cavalo para burro se assim não fosse, senão vejamos: Antes, preenchia-se o papel e enviava-se por correio à EP (2 fases). Hoje, preenche-se o recibo via internet e ainda, imprimir (mais um gasto) e ainda enviar por correio!! (3 fases) BOA!! "Não basta ralo senão azedo!! Se é para melhorar, que seja com bom senso, caramba!!
Se for para ver se o reembolso de IRS já foi creditado na conta, vai-se ao Portal catorze vezes ou mais se for preciso, já outras coisas... mas que maçada, só nos complicam a vida!
Boa tarde,
Informo-vos o seguinte:
A emissão de recibos verdes electrónicos será efectuado obrigatoriamente no Portal das Finanças, para as pessoas que se encontrem obrigados ao envio da declaração periódica de IVA ou da declaração de IRS por via electrónica.
Caso não se encontrem obrigados ao envio das declarações, não são obrigados a emitir recibos verdes electrónicos, no entanto podem também preencher e emitir recibos verdes electrónicos.
Caso estejam com um problema no preenchimento do recibo electrónico sempre podem imprimir o mesmo em branco(vêm sempre com os dados pessoais preenchidos) e preencher manualmente.
Espero ter ajudado.
Soraia
Desde janeiro que os uso, sem problemas. Deve ser por ser o primeiro dia e foi tudo experimentar :-) E nenhum cliente me pede o recibo impresso e assinado, pois claro que isso não faz sentido nenhum! Mas há muito português que até se habituar a não ter o papelinho assinado na mão vai andar a arrancar cabelos, lol... Alguns clientes nem pedem que lho envie, eu aviso que já está e eles acedem do computadorzinho deles... Eu fiquei fã, lol :-)
Bom Pipoca, também eu sou fã do recibo verde em papel e tal como tu também desepero com o site das Finanças. Já entego os recibos electrónicos há uns 5 meses (obrigações da entidade patronal) e vou-te contar esta para que fiques alerta: também eu, numa bela tarde, tentei enviar o recibo electrónico umas 3 vezes e apareciam sempre umas letrinhas vermelhinhas a dizer que devido a um erro técnico não era possível emitir o dito. A verdade é que à quarta vez consegui mas... surpresa!!!! Todas as vezes que tinha tentado enviar antes também foram válidas, espantem-se! Assim, tinha 4 recibos emitidos no mesmo dia com o mesmo valor! Aoeteceu-me mandar um soco às novas tecnologias, mas acabei por anular os recibos com calma... a possível!
estou farta de preencher recibos verdes electronicos e nunca tive nenhum problema...funcionam muito bem...o que me t~em pedido sempre é para imprimir e assinar e enviar. por mail não. a quem diz que andamos de cavalo para burro....não sejam ingénuos, o objectivo disto não é facilitar-nos a vida...é sim haver mais controlo por parte das finanças e menos fuga aos impostos...está tudo informatizado!
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares