Consigo lembrar-me de 372 maneiras giras de passar um domingo. E, assim de repente, nenhuma delas inclui organizar toda a papelada que andava há meses espalhada pela casa e, em seguida, preencher o IRS. Mas foi precisamente a isto que dediquei a minha tarde. Sou o caos. Sou a desorganização em pessoa. Mas, tal como no que diz respeito a arrumações de roupa e afins, também um dia eu sabia que ia ter de pôr fim ao caos burocrático em que vivia. Foi hoje. Eu bem sei que vou sempre adiando o inadiável, mas há limites, e eu própria já não estava a conseguir viver comigo mesma. Por isso, ontem aterrei no Continente com a nobre missão de comprar um dossier catita, separadores e capinhas transparentes. E hoje dei início ao moroso processo de recolher todos os recibos e papéis que habitavam alegremente em minha casa. Da mesa de cabeceira ao roupeiro, passando pela mesa da entrada, malas e carteiras, havia papelada por todo o lado. O que é estranho é que, apesar do caos, não perdi nenhum dos recibos imprescindíveis para o IRS. Andava cada um na sua ponta, é certo, mas estavam todos cá em casa. O que deve querer dizer que, no meio de toda esta confusão, eu até sou minimamente organizadinha, certo? Agora olho embevecida para o meu dossier maravilhoso e meticulosamente arrumado, com separadores coloridos e com nomes como "saúde", "despesas" ou "direitos de autor", e juro para mim mesma que nunca mais me vou deixar chegar a este estado.
Aproveito o tempo da antena para uma pergunta "ténico-coisa". Alguém sabe como se preenche a porcaria do IRS quando se passa recibos verdes em mais do que um sector de actividade (dois, neste caso)? É que não estou mesmo a ver...
Aproveito o tempo da antena para uma pergunta "ténico-coisa". Alguém sabe como se preenche a porcaria do IRS quando se passa recibos verdes em mais do que um sector de actividade (dois, neste caso)? É que não estou mesmo a ver...
15 comentários:
Pois como trabalho por conta d'outrem não te posso ajudar com a técnico-coiso, em relação ao resto faz como eu: arranja uma gaveta e enfia tudo lá para dentro. Assim quando tiveres coragem de organizar tudo, tens pelo menos a papelada enfiada toda no mesmo sítio.
ui o IRS! bem lembrado! ;)
tenho de o fazer ou ver a data de quando termina o prazo! =P
ainda que já tenha a informação organizada em dossier tenho de perder um tempinho com isso e não apetece muito!
em relação à tua questão não te posso ajudar, também não sei.. sorry
http://paginaaolado.blogspot.com
Não sei se o comentário anterior apareceu... ADOREI A TUA ROUPA NAS FOTOS da Asley (consultoria de imagem). Numa dela estavas com microfone, os vídeos apareceram em algum lado?
Pipoca:
na tua declaração de actividade deves ter lá um código do CIRS ou CAE. O sistema não te deixa colocar mais do que 2 códigos de actividade (sendo que um é o do CIRS e outro é o CAE). Podes estar colectada com 4 mil códigos, mas no limite só dá 2 ba declaração. Juntas tudo no mesmo bolo! Sem stress e sem problema! Qualquer coisa, grita!
Não pões o sector da actividade, pões só o código da actividade/profissão. Assim assume e não dá erro.
Ainda não preenchi o meu, mas pelo que me lembro de anos anteriores... há-de haver um anexo onde vais ter de escrever o teu rendimento bruto. E agora como pedem o NIF da entidade pagadora, e tu tens duas, deves ter de escrever o rendimento de cada uma (talvez um em cada linha com a respectiva retenção na fonte e o nif, mas não há-de ser muito diferente do preenchimento só có uma entidade). Vou averiguar e já te digo melhor... antes disso também tenho de ir recolher a papelada espalhada casa fora. A tactica do dossier com divisores é boa... comigo resultou por dois meses e depois voltei ao mesmo descalabro!
O prazo do IRS acabou a 30 de Abril. Foi quando fiz o meu lol
Tens que colocar o código das actividades no anexo B. Há um quadro que se refere ao código das actividades que desempenhas. Na folha de abertura de actividade tens lá isso. Espero ter ajudado.
Resposta de uma técnico-coisa das Finanças:
Preenches 1 anexo B para cada código de actividade.
Beijocas
assim de repente eu diria que tens de preencher um anexo B para cada uma das actividades. Pelo menos essa seria a minha primeira tentativa nesse caso (mas não te fies muito, que eu na minha profissão não sou técnico-coisa de fiscal).
Vi-me e revi-me neste post. Infelizmente também padeço do mesmo mal. Este ano o IRS foi entregue no último dia, depois de ter passado um domingo a procurar recibos e papeladas afins em malas, gavetas, porta-luvas do carro e outros locais inóspitos.Dá cabo dos nervos a qualquer um!
Bom dia. Em princício deve ser no Anexo B (sem contabilidade organizada) e os valores retidos (IRS) já devem estar declarados, uma vez que as entidades por quem auferiste rendimentos são obrigadas a declarar os mesmos até final de Fev.
Se tiveres questões manda e-mail.
Sou fã :)
Bom dia.
Em princípio os valores ja se encontram preenchidos no quadro 7 do Anexo B (rendimentos empresariais sem contabilidade organizada), mas se tiveres questões é só enviar um e-mail.
até breve.
Já dizia o amigo Saramago: «O caos é uma ordem por decifrar».
Por acaso fiz isso hoje mesmo. Bem neste caso fiz o IRS espanhol. O que quando ainda não se está bem a par da lei e das técnicas de cá torna a tarefe ainda mais difícil, por isso foi um gestor que me fez a La renta 2010 e agora posso dormir descansadinha :)
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares