Pub SAPO pushdown

O Rio de Janeiro continua lindo

terça-feira, dezembro 21, 2010
Até aqui era Nova Iorque. Mas agora... agora estou em dúvida. É que o Rio entra-se-nos pela vista e pelo coração adentro e não há quem o arranque de lá. Ajuda muito chegar do frio de Lisboa e aterrar no meio de 30 graus, claro que ajuda. Mas não é só isso. É a praia, é a vida, é o sotaque, é a música. É a despreocupação de sair à rua de havaianas, biquíni, calções. Maquilhagem nem vê-la, saltos altos menos ainda. Não houve uma dia que não pensasse "quero vir morar para aqui" e raismapartam se um dia não vou mesmo. Ao longo de seis dias andei, andei e andei. Fiz o calçadão todos os dias, a pé ou de bicicleta. E saltei da cama cedo e sem lamúrias, que ali é um pecado mortal ficar a dormir até tarde. Não senti a insegurança. Andei tão ou mais à vontade do que em Lisboa e achei um exagero o cenário que me traçaram (é sempre o pior, o mais negro, o mais aterrador. Já quando fui à Índia foi a mesma coisa).  Nesse aspecto, é uma cidade tão má como outra qualquer, mas melhor do que muitas outras. Não me desgracei em compras, que aquilo é caro pra burro. Achei tudo caro no Rio. Restaurantes, lojas, teatros... tudo. O tempo em que o Brasil era barato deve ter sido mais ou  menos no tempo em que se ia a Badajoz comprar caramelos. A long time ago. Mas não vim de mãos a abanar, que também não sou propriamente conhecida pela abstinência consumista. Entre o Rio e Salvador, lá vieram uns quantos biquínis (sete? oito?), muitas havaianas (a única coisa que é realmente mais barata), tralha (pulseiras, fios), uma pequena fortuna em livros (e muito peso na mala), uma ou outra pecinha de roupa e uma imensidão de vernizes (ao preço da chuva). Podia ter sido muito pior, que o que não faltam são coisas giras. Fui munida com as muitas e muitas dicas que vocês me deram (e que agradeço de mãozinha no peito). Preferi-as às do guia e acho que fiz bem. É sempre melhor seguir os conselhos de quem sabe do que fala e nos leva aos sítios menos óbvios. Gostei dos cariocas. São simpáticos, prestáveis e não percebem um cu do português de Portugal, o que não deixa de me causar arrepios na espinha. Ou se dava um certo sotaquezinho abrasileirado ou corria-se o risco de repetir a mesma coisa 74 vezes e estar sempre a ouvir um "oi?" de volta. Chateia. Afinal, a língua é de quem, caraças? Perguntei a um taxista qual era o ordenado médio no Brasil e ele perguntou  "o Arnaldo? Vocês chamam Arnaldo ao salário em Portugal?". Um exemplo entre muitos do género.
Ficam as fotos.


A vista do pequeno-almoço


O calçadão ao domingo


Assim também quero ser polícia

Pois. Por lá também é Natal, apesar de uma pessoa se esquecer disso facilmente.

Água de coco ou a queda de um mito. Anos a sonhar com isto e vai-se a ver e é uma fraude. Sabor a coco? Visteziu!

Ipanema ao domingo. Gente, muita gente.


Vista do Arpoador (separa Ipanema de Copacabana)

Também quero um cão assim, que me leve as havaianas

Cangas na praia. Há ao pontapé.

Dá ou não dá vontade de ir lá pôr um pezinho, só para ver o efeito?



Mítico.

Praia de Copacabana.


Vista do Pão de Açúcar


Havaianas! Muitas!



Diz que foi aqui que o Jobim e o Vinicius escreveram e compuseram o Garota de Ipanema.






O topo do nosso hotel. E o Redentor lá ao fundinho.


Pôr-do-sol no morro Dois Irmãos

Mercado de rua

Praia do Leblon

Às litradas.

Um dos restaurantes maravilhosos que nos sugeriram. Também batemos palminhas ao Zuca, ao Sushi Leblon e à pizzaria Guanabara.

Dispensa apresentações.


Até me vêm as lágrimas aos olhos de emoção.

Obrigada a quem me deu esta santa dica. Os sumos e as sandochas de filé são qualquer coisa.



Mais uma dica que me levou à desgraça calórica. Os brigadeiros da Colher de Pau. Oh-my-God.


Bonde para Santa Teresa

Os miúdos pendurados no bonde.

Fique rico ou morra tentando.


Oh, já conheci.




Confeitaria Colombo. E o bem que se come aqui, senhores.

Leblon à noite.

Prainha.

Vida dura.





As melhores sandochas da cidade, no Focaccia (Leblon).




34 comentários:

  1. uuiiii que vontade de ir tb! lindas fotos!
    beijinhosss

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Obrigada por partilhares! devo confessar que estou cheia de inveja!

    ResponderEliminar
  3. Olá Pipoca, peço desculpa mas vou alongar-me.

    Chamei Odisseando ao meu blog quando o criei há quase 5 anos. Tinha acabado de regressar do Rio de Janeiro onde estive a morar (míseros) 3 meses. Voltei do Brasil e fui para Milão, onde morei 3 anos, daí o sentido e vontade de criar um blog, para contar o que andava a fazer.

    Fiz o meu estágio lá a ensinar Inglês a crianças e até velhotes. Não fui como portuguesa, nem como turista, fui como trabalhadora. E vivi em casa de brasileiros que gentilmente me acolheram e me trataram como se fosse da família. Foi esse o meu primeiro contacto com os brasileiros: eu fiz parte da família. Morei no Méier, na zona norte. Uma área pobre e feia que normalmente não tem espaço nas novelas da Globo mas que é igualmente encantadora e real.
    A minha pele mulata e os meus caracóis obstinadamente selvagens foram o cartão de visita para uma integração perfeita. 3 meses. 90 dias. Fui brasileira. Não ia ao cinema porque 15 reais eram insustentáveis. Onde já se viu pagar o preço de um jantar no cinema? Os livros - comprei-os todos no mercado da Uruguaiana porque gastar 50 reais numa livraria era impensável. Mesmo assim trouxe a colecção inteira do Amado, do Veríssimo e do Rubem Fonseca, um dos meus preferidos.

    Fui para lá de Outubro a Janeiro e tive o privilégio de estar lá no Natal e no "revéillon". Sim, é verdade, esquecemo-nos que é Natal porque este não combina com o calor e o Pai Natal anda de t-shirt de alças, o que é estranho para nós, europeus. Fui para a praia no dia de Natal e lembro-me da sensação maravilhosa de liberdade. No revéillon saltei as 7 ondas com um mini-vestido branco, porque é o que todos os fazem e no Rio sê carioca, é o que dizem. Cruzei-me diversas vezes na rua com a Eva Wilma e com o Sérgio Marone e senti-me no centro do mundo.

    O melhor do Brasil foi a volta que a mentalidade brasileira me deu à cabeça. Diziam-me os meus amigos que me "preocupava demais". Que era bom o "deixar andar" e viver a vida, um dia de cada vez. E nisso eles são mestres. Mesmo sem muito dinheiro, não prescindem a ida semanal à manicure ou ao "salão". Cuidam-se, comem e bebem bem, porque a vida são dois dias. E o Carnaval são três.

    ResponderEliminar
  4. AHHHHHHH.
    Fiquei cheia de vontade de lá ir.

    Lindo.

    www.nzlookbook.blogspot.com
    (log de roupas feitas por mim)

    ResponderEliminar
  5. Well!, que não há insegurança!,acho que é abusar um bocadinho :) [além de que foste naquela fase boa em que tudo está cheio de polícia por causa das confusões nos morros.]Que por aqui se exagera no cenário! Concordo plenamente.

    Que é tudo caro p'ra burro no RJ? Vai a SP e depois falamos disso. Come-se bem por pouco, visita-se muita coisa por pouco e vive-se muito bem com pouco. Que é bom ter dinheiro para gastar? È. Muito bom. Especialmente se der para irmos jantar todos os dias ao Leblon. Até porque com dinheiro se vive muito no RJ do que em Lisboa...mais c'est la vie!

    Queres ir morar para o RJ? Acho bem. Mas depois não te queixes que a produtividade desce e só tens vontade de ir para a praia:)

    ResponderEliminar
  6. Pipoca, permita-me discordar de algumas coisas...

    O cenário que pintaram não foi nem de longe exagero, o Rio é sim uma cidade extremamente violenta, basta sair do circuito turístico, acompanhar os noticiários ou atravessar a linha vermelha...

    Água de coco não tem gosto de coco, mas sim de água de coco, uma delícia, mas tem que estar beeem gelada, e raramente se encontra nas praias...

    O Brasil não esta mais caro, o euro é que desvalorizou, pra nossa alegria, pois pra nós brasileiros o a Europa ficou muito mais barata, mas concordo, roupas aqui tem preço absurdo, tudo que posso deixo pra compra em Portugal... Havaianas é o único item que acho mais caro em Portugal...

    Quanto a língua, realmente os brasileiros não estão habituados ao português de Portugal, tanto que em muitos casos na TV já vi legendas quando aparece um português falando... eu por sorte não tenho esse problema, já que meu maridinho é um lindo português que eu "sequestrei" da terrinha, rs...

    No mais, lindas as suas fotos, vc leva jeito...

    Beijuuuu

    ResponderEliminar
  7. Pipoca...adoreiii!!

    Já estou com vontade de ir!!
    E eu nem sou muito de Brasil, não amei as 2 vezes que lá fui.

    Acho que vou adorar o Rio.

    Obrigada pelas fotos.

    ResponderEliminar
  8. Aiiiiii...também quero! Bem, em princípio sou capaz de ir a Salvador no Carnaval, mas até lá vou roer-me de inveja por lá teres estado nesta semana de frio!!! Magníficas fotos... realmente DEUS É CARIOCA!
    (Rafa gostei muito do teu comment!)

    SSF

    ResponderEliminar
  9. Olá Pipoca. Trocar NYC por outra cidade? Nunca! Mas confesso que fiquei com vontade de conhecer o teu Rio de Janeiro. Bjs***

    ResponderEliminar
  10. Ai que saudades. Já estive no RJ há alguns anos atrás e adorei. A cidade tem uma energia que nos agarra.
    Parabéns pelas fotos e o obrigada por me avivar a memória :)

    ResponderEliminar
  11. Pipoca não entres nessa onda...foste lá em turismo. Vai para lá morar e trabalhar e depois verás se tem o mesmo encanto.

    Eu estive no Rio e não tive qqr problema, nada. Andei na rua e nada nunca aconteceu nem sequer vi algo q me fizesse ter mais receio do q o habitual mas longe de mim achar q é exagerado o q se conta. Não é. Provavelmente até é bem pior do q o q nos contam. Nisso Lisboa continua a ser um paraíso, com todos os problemas que temos, continuamos a ser um paraíso qd comparado com outras cidades.

    ResponderEliminar
  12. @RAFA: Bolas até me vieram as lágrimas aos olhos. Eu estive lá só uma semana, com família que tb vive numa zona que não aparece em novelas e foi isso mesmo que senti. Que saudades me deram agora!

    ResponderEliminar
  13. Ola , o cenário para quem faz ferias é completamente diferente...mas é como tudo, existem lugares e lugaares...todas as vezes que fui ao Rio, nunca tive problemas e sou brasileira...mas com certeza que existem lugares em qualquer país que sabemos que nao devemos ir.... é obvio que quando fui ao Rio nao fui visitar a favela da Rocinha e muito menos o morro do alemão loool... enfim , a lugares e lugares.... eu por isso que nao saio mais daqui, a segurança que tenho para minha familia , brasil apenas para passeio :)))) beijos e um santo natal e ano novo...

    ResponderEliminar
  14. Ora aí está! Eu estive lá já há 6 (glup!!!!) anos. E foram as férias mais giras que tive até hoje. Entre tudo o que mostras e mais umas coisitas (samba à noite do Carioca da gema, no retiro do Flamengo,a Modern Sound uma loja de discos em Copacabana....). É arrasador. Sobretudo a panorâmica geral.
    Até estou a salivar só de ver estas fotos. Não fora 2 piquenos pormenores de 3 anos e 4 meses e era já a seguir...

    ResponderEliminar
  15. Tenho família lá. E realmente a questão da despreocupação é verdade. No entanto, também vejo cá quem mantenha essa ideia de não andar nem com maquilhagem, nem saltos altos e sempre descontraído. Acho que passa muito pela postura, possivelmente pela temperatura e emprego também.
    Depois, outra coisa que acho curiosa é que as "it girl´s" daí vestem-se um pouco ao estilo de NY.
    Noto muita diferença é no estilo de vida nas classes sociais.É mesmo entre opostos "grandes barcos, grandes casas, grandes viagens" e pessoais com mais dificuldades na vida.

    ResponderEliminar
  16. Já sentia a tua falta! Bolas, vai de férias mas diz qq coisinha ;) =p adorei as fotos. E sim, a despreocupação de sair à rua de havaianas, biquíni, calções é sem dúvida alguma algo qe m agrada muuuuito. *

    ResponderEliminar
  17. rsrsrs. Interessante a visão de uma portuguesa sobre o Rio. Visão perfeita, correta. Que nós os paulistas tb temos, rsrsrs. Quanto ao português de portugal...Meu namorado é português fica entre Portugal e Brasil, dificil entende-lo, rsrsrs. O que no final é bom, pois como não entendo, não há discussões, rsrsrs. Diferente mesmo, o sotaque de vocês e o rítmo é outro. Falam muito rápido, o que nos dificulta a escuta. Que bom que gostou daqui...Sejam sempre todos bem vindos. Morri de rir com o comentário da água de coco... Mas gostou? ou não?

    ResponderEliminar
  18. Que saudades do Brasil :) É um país onde se aproveita a vida até a última gota, sempre com um sorriso nos lábios e o samba no pé... a parte do vocabulário é realmente hilariante :)

    ResponderEliminar
  19. ... ópipoquinhamaisdoce, estás a comparar o cú com a Feira de Castro, o Rio é o rio, Nova York is NEW YORK!

    FESTAS FELIZES!

    ResponderEliminar
  20. que fotos fantásticas...
    um dia também vou ao Brasil :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que vida chata vocês tiveram :)))))

    ResponderEliminar
  22. a par de Nova Iorque... é a minha viagem de sonho :)

    ResponderEliminar
  23. ai quem me dera estar lá agorinha...

    ResponderEliminar
  24. Amei as fotos, fantásticas! Sempre tive vontade de ir lá e agora mais ainda. Um dia, lol. Mesmo com a violência, acho que o país, as gentes, a cultura, valem muito a pena.

    Kisses*

    ResponderEliminar
  25. Pipoca, é bom poder ler notícias óptimas como estas e tal como tu, partilho a paixão intensa pelo Rio (e NY): cidade das paisagens naturais fabulosas, uma das mais belas do mundo!

    Há muitos anos que vou ao Brasil e nunca tive quaisquer problemas. Estarei de regresso em Janeiro pelo que, caso te tenhas esquecido de comprar algo, diz!;)

    Afinal, é uma das melhores formas de começar 2011 e regressar com uma energia renovada!

    Adorei as fotos! ;)

    ResponderEliminar
  26. Brasil realmente é um sonho. As cores. As pessoas. A energia. Adoro adoro adoro...quero voltar ao Rio. As tuas fotos deram-me sede de voltar a esse país que me é tão querido. Grandes fotografias.

    Xo
    B.

    ResponderEliminar
  27. Senti exactamente o mesmo quando conheci o Rio. Até lá, era NY. Mas, confesso, continuam as duas cidades a debaterem-se pelo primeiro lugar no meu coração... QUE SAUDADES!!!! Que saudades, mesmo!...

    ResponderEliminar
  28. Adorei as tuas fotos.

    ResponderEliminar
  29. Vou domingo para NYC e dia 2 para Sao Francisco.
    Fico feliz por terem gostado e desejo a si, família e leitores umas Boas Festas!

    ResponderEliminar
  30. Que bom q vc gostou!
    Putz saudade da minha cidade nesta altura q toda a family vai pra búzios... Me emociono sempre vendo fotos, imagens... Td final de ano dá vontade de chutar o pau da barraca e voltar! E faz o q com o marido tuga?! Ele diz q só na reforma afff mas ele adora! qdo vamos, vira um autêntico carioca, havaianas, osklen... :))
    Feliz Natal Pipoca!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis