Pub SAPO pushdown

terça-feira, outubro 19, 2010
Pergunta uma leitora:

"Umas dúvidas: - Qual a diferença entre Grande Porto e Norte? No limite sou dos 2 já que o Grande Porto pertence ao Norte; - Qual a diferença entre Ensino Superior e Licenciatura? A Licenciatura não faz parte do ensino superior? Obrigada"

Ora bem, Grande Porto inclui Porto cidade e zonas limítrofes. Norte, é tudo o que esteja acima do Porto. Ou ao lado, vá. Mas que não seja a área metropolitana do Porto. Quanto ao Ensino Superior, refiro-me a frequência do mesmo. Licenciatura é para quem já o concluiu. Lamento não dar muito mais hipóteses, nomeadamente na parte da zona, mas depois havia para aí umas 79 alíneas (ou, vá, 20, somando os distritos e as regiões autónomas) e não há espaço para isso.

17 comentários:

  1. Importante referir que a expressão "ensino superior" também se refere (ou referia) a cursos superiores que não conferiam o grau de licenciatura, mas apenas de bacharelato.

    ResponderEliminar
  2. então e quem não é licenciado mas sim mestre ou doutorado? :P

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao grande Porto, os seus limites variam. Se perguntar a um Vianense se pertence ao grande Porto, ele enche o peito e diz sim. Se fizer a mesma pergunta a um Vimaranense ele não enche o peito, enche-a de porrada.

    Quanto ao Ensino Superior é bastante mais vasto que a mera frequência e a Licenciatura.

    Esqueceu-se do ensino politécnico, dos Bacharelatos (De que o nosso primeiro Sócrates é titular), dos mestrados e dos douturamentos.

    ResponderEliminar
  4. Qual a diferença entre o grande Porto e o Norte?!!

    Essa pergunta equivala-se a uma do tipo: "qual a diferença entre o centro e a grande lisboa?"..."qual a diferença entre o sul e o Alentejo".

    Haja paciência...

    ResponderEliminar
  5. parece que anda tudo aldrabar nas habilitações

    ResponderEliminar
  6. LOLOL esta conversa é engraçadissima...

    Ensino Superior é todo o grau superior ao 3º ciclo (secundário) engloba, Licenciaturas (Universidades e Politecnicos)Mestrados e Doutoramentos.

    PS Como é óbvio para se tirar doutoramento é necessário Mestrado e para o mestrado seja necessário licenciatura, embora com o advento de Bolonha há alguma promiscuidade entre mestrado e licenciatura

    ResponderEliminar
  7. Que confusão para aqui vai.
    3º ciclo é 7º, 8º e 9º... depois sim, temos o ensino secundário. E nem tudo o que é pós-secundário é superior. Existem especializações tecnológicas que dão nível 4 (ao contrário do secundário que pode dar nível 3 e da licenciatura que dá nível 5).
    E Ensino superior, como dizes e bem refere-se a frequência de um nível superior... há pessoas que têm frequência de Ensino Superior e não têm licenciatura, simplesmente frequentaram, mas não terminaram. E há os bacharéis, que já não existem, mas existe ainda muita gente com este grau de ensino que é superior, mas não é licenciatura.

    ResponderEliminar
  8. Eu escolhi Ensino Superior, porque tenho o Bacharelato ... agora se calhar já tenho Licenciatura com esta treta de Bolonha :(.

    ResponderEliminar
  9. Eu escolhi Ensino Superior, porque tenho o Bacharelato ... agora se calhar já tenho Licenciatura com esta treta de Bolonha :(.

    ResponderEliminar
  10. A todos os criticos destrutivos:
    Voces desculpem mas ja deixem-se de tanta m&%#$&. Julgam que estamos aqui para aturar tanta tontice? Ou querem fazer-se os intelectuais??? Talvez ate só teem a preparatoria ou a secundaria... sim porque os que teem mais nao necessitam presumir. Se so sabem criticar construam um blog tao concorrido como este ou desaparecam... De verdade que pensei que a mentalidade em Portugal ja tinha melhorado... sejam criticos construtivos, nao destrutivos...

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, Pipoca.
    Mas é que as opções dessas 2 perguntas não são as mais claras. Quando fazemos inquéritos/questionários devemos utilizar o mesmo critério para as várias opções da mesma questão. Caso contrário, deve-se explicar bem aos inquiridos as várias opções dadas, sob pena de causar confusão e interpretações subjectivas.

    ResponderEliminar
  12. Epa mas que ignorância! Diferença entre Grande Porto e Norte??LOL Vou dar um mapa a essa leitora!Ela já ouviu falar em Minho e Tras-os-Montes??Eu sou de Braga, uma das maiores cidades do Norte e não temos nada a ver com o Porto. E Luís Bonifacio esse Vianense devia ser de imitação, nenhum Vianense diz que pertence ao Porto! Viana é Alto Minho e Porto é Douro...

    Andreia Pinto

    ResponderEliminar
  13. Esta dúvida aborreceu a Pfiazinha, que é do norte mas não é do Porto! Há coisas fantásticas, não há?...
    ;)
    [Braga é liiiinda, carago!]

    ResponderEliminar
  14. Ola menina, sou leitora assidua do seu blog ,e ha dias em conversa com a Natal, descobri quem é..realmente e caso para dizer que vivemos numa aldeia, aproveito pra lhe desejar tudo de bom nesta etapa de uma vida nova :) e dizer que gostei de ver a reportagem do seu casamento...jamais reconheceria o seu pai, ha muitos , muitos anos que nao o vejo.Vou continuar a passar por aqui .Felicidades para si e familia .

    ResponderEliminar
  15. A sério que há alguém com dúvidas sobre a diferença entre Grande Porto e Norte, e que ainda por cima é do norte? Uma das minhas batalhas agora que vivo no sul e pimba, uma conterrânea faz-me uma destas.

    Ler estes comentários faz-me pensar se as pessoas estão mesmo a falar a sério ou se só querem chatear. As perguntas parecem-me claras. Mas isso sou eu...

    ResponderEliminar
  16. "Qual a diferença entre Grande Porto e Norte?"
    Isso é perguntinha para eu ficar bastante irritada. LOL

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. menina do norte,
    o problema é que se está a misturar coceitos de diferentes classificações NUTS.

    Norte inclui Grande Porto...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis