Pub SAPO pushdown

domingo, outubro 24, 2010
Eh pá, eu juro que continuo de boca aberta com aquilo que ou é burrice ou é só parvoíce no seu estado mais puro. Seja lá o que for, é qualquer coisa que leva gente a escrever nos seus blogs, de forma incrédula, o estranho que é eu fazer uma distinção entre ensino superior e licenciatura (como se eu é que fosse a pessoa esquisita!) . Porque, dizem eles, ensino superior e licenciatura são uma e a mesma coisa! É que há malta que se mostra mesmo indignada com isto. Eu já expliquei no outro dia, mas está visto que não fui suficientemente didáctica.

Então é assim, meus pequeninos (vou falar devagar, acompanhem-me. Se conseguirem):

Ensino superior: refere-se à frequência e não à conclusão do mesmo. Ou seja, malta que ainda está na faculdade. A malta que está a frequentar o próprio ensino superior (lamento, não consigo explicar de mais maneira nenhuma).

Licenciatura: é um título académico. Ou seja, refiro-me a malta que já tem o diploma emoldurado lá em casa.

Somando dois mais dois, chega-se à seguinte conclusão: uma pessoa que está a FREQUENTAR o ensino superior, não tem uma licenciatura. Vai ter, se tudo correr pelo melhor, se não forem burros e se não se estiverem a cagar. Mas enquanto têm e não têm, FREQUENTAM o ensino superior. Já a opção licenciados, é para aqueles que tiraram a licenciatura (que conclusão brilhante, hã?) e que já estão a trabalhar, ou que estão a olhar para o tecto, ou que estão a tirar mestrados, e doutoramentos e cenas. LOGO... TXAN TXAN TXAN TXAN: SÃO DUAS COISAS DIFERENTES! Ou ainda acham que não?

Não se sentem um bocado burros ao dedicar posts a este assunto e manifestarem publicamente a vossa ignorância, achando que estão a ser muito espertos e ramboieiros? A sério, é que não é preciso um curso superior para perceber uma coisa tão óbvia (se calhar é só preciso uma licenciatura). E fico assustada quando é preciso explicar uma coisa destas 23 vezes. É que dá medo. Juro.

67 comentários:

  1. Eu acho que as pessoas ouvem Ensino Superior e associam-no imediatamente a Curso Superior e sendo um curso pensam em Licenciatura. Não sei mas deve ser isso. Para mim Ensino Superior remete à tal frequência de que falas, alguém frequenta o Ensino Superior. Já a Licenciatura é a sua conclusão. Ninguém "frequenta" uma Licenciatura, assim como ninguém tira um Ensino Superior. Espero não ter baralhado. Se baralhei perdão, tirei a Licenciatura na UAL ;)

    ResponderEliminar
  2. Não acho que sejam pessoas burras, são só pessoas invejosas e sem vida. Oh, that's it!

    ResponderEliminar
  3. hahahahah realmente! Invejo-te a paciência!!! :/ Custa-me é perceber como é que alguém que está a frequentar o ensino superior ou alguém que se licenciou não consegue fazer essa distinção... temo pelo futuro deste país...

    ResponderEliminar
  4. Pipoca, olá mais uma vez...
    continuamos com o mesmo assunto: as pessoas são livres de interpretarem as coisas de forma subjectiva; nem todos temos o mesmo entendimento, principalmente do que está escrito e que não pode, à partida, ser explicado. Como classificarias, por exemplo, uma pessoa que já acabou a sua licenciatura, que está actualmente no mercado de trabalho mas que está, paralelamente, a tirar o mestrado? É que este é precisamente o meu caso e na minha resposta coloquei Licenciatura... Está bem assim?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Dá-lhes. Bem me costumavam dizer que a diferença entre um licenciado e um não licenciado eram apenas 3 anos. Mas será que existem ainda dúvidas??
    Opá, não lhes expliques mais, porque se com a primeira explicação(credo,era mesmo preciso explicar??!), não foram lá, é que calhando não conseguem lá chegar, taditos. Ou então faz lá um desenho, á vezes é mais fácil (claro está, acompanhado de explicação).

    ResponderEliminar
  6. Txiii Pipoca, eu tenho o canudo... mas não está emoldurado, pá! E agora? Em que categoria é que eu encaixo, hein? =P

    ResponderEliminar
  7. Deixa-me rir.
    Eu tenho constantemente esse tipo de dsicussão. Um amigo meu diz-se engenheiro. Eu digo-lhe que ele tem ´12º ano e frquentou o ensino superior... não acabou o curso... falta-lhe uma cadeiro... para mim tem o 12ºano como formação académica...

    ResponderEliminar
  8. OH MY GOD.
    Ainda isto? Estou chocada.
    Pff, poupem a Pipoca, e os seus leiores, que têm mais que fazer!

    ResponderEliminar
  9. Pipoca, talvez aqui haja pessoas burras, mas não são quem se admirou com a tua lista.

    Se queria distinguir frequência e conclusão, bastava escrever frequência e concluído. Certo?

    Licenciatura: frequenta, concluída.
    Outro grau do ensino superior: frequenta, concluído.
    Porque a licenciatura está dentro do ensino superior, lamento lamentar. E nem a menina, nem Bolonha, conseguiram mudar isso...Um pouco de humildade não fazia mal, porque ainda por cima está a pedir um favor a quem responde. E não acha estranho que tanta gente se indigne e, ao que parece, só uma bate na mesma tecla.

    Fala uma socióloga que trabalha em investigação.
    A pergunta é equivalente, em má elaboração, a esta, na idade:

    até 15 anos
    dos 15 aos 20 anos

    E a pessoa que tem 15 anos não sabe o que escolher.

    Elimine os meus comentários - como é costume - mas que ao menos lhe chegue algum conhecimento correcto de como se fazem inquéritos para estudos de mercado (nos quais trabalhei já também muitos anos).

    ResponderEliminar
  10. LOOOOL... eu já me ri das outras vezes em que tiveste que explicar este mesmo assunto. Mas agora ultrapassou-me.. Posts sobre o assunto??? LOOOOOOOOL Eu mesma, FREQUENTO O ENSINO SUPERIOR, não tenho uma LICENCIATURA e percebi à primeira, ainda antes destes posts todos... oh minha gente -.-

    Beijinhoo pipoca *

    ResponderEliminar
  11. Não Sou, se calhar é de mim, mas acho que ninguém frequenta uma licenciatura. Quanto muito, frequenta o ensino superior ou um curso superior para obter uma licenciatura. Logo, continuo a não perceber o drama. Ah, claro que percebo que haja quem queira embirrar. MAs isso é com tudo o que eu digo, não é só com isto, por isso não é novidade nenhuma. Os que indignam são os que não perceberam mesmo mas são sobretudo esses, os que querem embirrar.

    Relativamente a outras questões suas (pois, sou obrigada a fazer delete a alguns comentários, sobretudo os que alvitram coisas que não são verdade), deixe-me que lhe diga: eu posso fazer todos os inquéritos que quiser. E os leitores respondem ao que querem. Não há obrigatoriedade. Logo, não tenho que dizer para que é que o inquérito serve. Isto não é um estudo de mercado, contrariamente ao que disse (se trabalha há tantos anos no mercado, devia saber). São perguntas. Num blog. Pessoal. Podia dizer, como queria, que este inquérito é para passar a ter publicidade no blog. Mas não é a verdade. A publicidade até pode estar a caminho (ui, já esteve tão mais longe), mas este inquérito não está ligado a isso. Tem a ver com curiosidade pessoal e com outros projectos que tenho em mão. Mas... ainda que tivesse... o que é que tinha a ver com isso?

    Quanto ao comentário ultra indignado sobre eu gastar dinheiro em sapatos, fica reservado para outra rubrica. Acho que sabe qual é.

    Tanta preocupação com um só blog...

    ResponderEliminar
  12. Cara, SHE,

    Bem sei q a pergunta foi dirigida à Pipoca, mas SE ESTÁ NO MEDSTRADO é OBVIO que é licenciada.... portanto, opção LICENCIATURA... independentemente de estar a fazer mestrado, doutoramento, trabalhar prá NASA, ser costureira em part time, o que quiser........ Já se licenciou, verdade? ENTÃO qual é a dúvida d interpretação aqui?????

    A sério que não entendo....

    ResponderEliminar
  13. graças a Bolonha e aos mestrados integrados é possível estar a frequentar o ensino superior e já ter uma licenciatura.

    ResponderEliminar
  14. e sra NAO SOU Socióloga que trabalha em investigação.... ATÉ aos quinze, significa, sempre significou dos 0 anos até aos 15 anos menos um dia, ou seja, qq coisa como até aos 14 anos e 364, ou 365 dias (em caso d ano bisexto).... quando se diz ATÉ, é ATÉ, não inclui o limite! .....
    Continuo sem perceber que dificuldade pode ter esse questionário..............


    Deus dê paciência à PIpoca....

    ResponderEliminar
  15. Hahahahahah ADORO!!!
    ADORO!!
    Se calhar quem n percebeu à primeira nem a segunda...ainda n tem a licenciatura pendurada la em casa :P
    Bai na bolta é ixo!!

    Bacci e Abraços!

    ResponderEliminar
  16. Hahahahaha....
    Já minha mãe me dizia: "'Vale Mais um Ano de Tarimba do que Dez de Coimbra' ".
    Se o ensino superior ou licenciatura (ou porra similar) fosse sinónimo de inteligência ou sabedoria, os centros de emprego não estariam a abarrotar pelas costuras.

    Parece que a partir de hoje os hipermercados já podem estar abertos aos domingos até à meia-noite.
    Quem sabe se através isso, muitos poderão encontrar a sua oportunidade nas caixas...

    ResponderEliminar
  17. Eu só tenho licenciatura e pós-graduação e caso tivesse respondido ao inquérito não teria tido dúvidas em por a opção licenciatura.

    Agora, e pode ser que vá dizer alguma parvoice, mas tenho a seguinte dúvida: tendo em conta que mestrado e doutoramento também são ensino superior, uma pessoa que esteja a frequentar estes dois pode por licenciatura, mas em rigor poderia por as duas opções, porque além de ter uma licenciatura, também está a frequentar o ensino superior.

    Seja como for, se estivesse claro, não teria gerado tanta celeuma.

    ResponderEliminar
  18. Só para esclarecer uma coisa que a Sofia disse, e penso que não estou errada, é possível estar a tirar o mestrado sem ter a licenciatura. Com esta coisa parva de Bolonha é possível um aluno ir para o 1ºano de mestrado com cadeiras de licenciatura ainda por fazer. Trabalho no IST e conheço pessoas nesta situação.

    ResponderEliminar
  19. A propósito...tinha indicado no inquérito que possuía o secundário (9º ano, um must não?) mas decidi alterar o meu voto para Licenciatura uma vez que, face ao que tenho lido por aqui, nomeadamente na maior parte dos comentários que já foram aqui publicados, confesso que se tornou impossível evitar sentir-me um gênio a beira deles.

    ResponderEliminar
  20. Bem que o meu paizinho dizia, há gente licenciada que sabe menos que o que eu sabia com a 4ª classe.
    Podemos depois falar do vazio que é grande parte dos cursos superiores, podemos??? Dão-se sugus aos que provarem que assim não é (medicina, direito, engenharias e arquitectura está fora da brincadeira).

    ResponderEliminar
  21. Também não consigo perceber onde está a confusão. Esta gente não deve ter muito que fazer para vir para aqui tecer teorias complicadas de coisas óbvias. Talvez quando tiverem, finalmente, a licenciatura (curso superior concluído)alcancem a simplicidade da questão. Por agora ainda lhes falta aprender alguma coisa,por isso andam na escolinha a frequentar o tal do curso superior (não tendo ainda a licenciatura).
    Ó Pipoca, faz aí um desenho à malta, imagens, gráficos e tal ajudam sempre o pessoal de compreensão mais lenta.

    ResponderEliminar
  22. opa esta gente é mesmo burra!

    ResponderEliminar
  23. olá pipoca, conheci o teu blog este fim-de-semana, foi-me "apresentado" pela minha prima de 17 anos (LOL). devo-te dizer que estou a AMAR! :P
    Muitos Parabéns. Faço questão de ainda esta semana comprar o livrito.

    Epáh, juro que não entendo o problema das pessoas, qualquer pessoa que responde aos últimos 2 pontos dessa questão há-de ter capacidades (inteligência) suficientes para responder à pergunta sem qualquer problema...mas enfim, temos de aceitar muita coisa de muita gente. Parabéns pela paciência! :/

    Os meus sinceros Parabéns, felicidades e vou continuar (DE CERTEZA) a acompanhar as tuas aventuras =)

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  24. AINDA a volta deste assunto???!

    Pipoca não te canses, não vale a pena bater no ceguino ;)

    ResponderEliminar
  25. Ai Pipoca, é preciso ter paciência. Ainda na semana passada estava numa entrevista de trabalho onde me pediram para indicar o meu grau académico e espanto dos espantos "Frequência Ensino Sup." e "Licenciatura" eram duas hipóteses separadas. Como me lembrei desta polémica parva, resolvi perguntar à sra dos RH o que é que eu devia indicar caso tivesse o Mestrado, visto que essa opção não existia. A sra muito cordialmente me fez ver que para ter um Mestrado tinha que OBRIGATORIAMENTE ter uma Licenciatura. Mesmo em Bolonha (onde existem mestrados integrados com licenciaturas), o aluno só passa a ser "mestrando" quando tiver os créditos suficientes para terminar a Licenciatura e prosseguir os estudos.

    Já não é a primeira vez que estas opções aparecem assim por isso pergunto às pessoas isto: se o mercado de trabalho é capaz distinguir entre "Frequência" e "Licenciatura" mas não se importa muito com a diferença entre esta última e "Mestrado" e muito menos "Doutoramento"...para quê tano disparate neste blog?

    Tanta paneleirice, credo.

    Se não perceberam a pergunta, NÃO respondam ao MINI inquérito! Mas será assim tão difícil de perceber? Ou andam todos à procura de algum tipo de protagonismo?

    *rolls eyes*

    Hugs, kisses & Vodka, Popcorn.

    ResponderEliminar
  26. Pipoca, tu és sem dúvida a mais invejada de Portugal. Só isto pode explicar o facto de algumas alminhas te caírem em cima assim que podem, mesmo quando não há razão para isso.

    E para mim frequentar o ensino superior não é a mesma coisa que ter uma licenciatura. Pelo menos quando comecei as aulas no 1º ano não me deram logo o canudo, tive que batalhar 3 anos. Mas secalhar tive azar. E vê tu bem que o meu azar é tanto que estou no início do mestrado integrado e os maganos ainda não me conferiram o grau de mestre! Isto não é de uma pessoa se indignar? Eu acho que sim, mas indigno-me mais com bloggers que fazem assunto disto em posts.

    ResponderEliminar
  27. Quer continuar na sua, continue.

    Quanto à muita preocupação só com um blogue... Quem lhe diz que a minha preocupação é só consigo? É com todas as asneiras que vejo publicadas em qualquer blogue que eu leia; só que assim como não publica os meus comentários aqui, se calhar noutros blogues também não publicam. Mas tudo bem, acontece quando toco nas feridas e interessa é que aquilo que eu digo chegue a quem escreve. Não tenho outro objectivo.

    Sofia, a forma correcta para a questão da idade é "até 14" (e não até aos 15 se o número a seguir começa nos 15) e "dos 15 aos 20". Ou seja, o limite superior de um intervalo não pode ser o inferior do seguinte, daí eu ter posto aquele exemplo como mau e equivalente à formulação do que a Pipoca advoga que fez bem. Tão bem que deu tanta confusão, mas a senhora sabe, pois se até fez uma pós graduação em marketing. Embora eu tenha para mim que o indicador número um para perceber que se faz mal uma pergunta é a maioria dos respondentes não a perceber. Mas se a senhora diz que é assim que se faz, quem somos nós, os tais trolls e ignorantes que precisamos que nos expliquem 23 vezes, para duvidar?

    ResponderEliminar
  28. Sara, se não acabou a licenciatura e está a fazer mestrado não tem um nem outro! Tem a hipótese Ensino Superior..... também não concluiu mestrado.........

    ResponderEliminar
  29. Tanta confusão com uma coisa tão simples. Parece mentira!!!

    ResponderEliminar
  30. Senhor, na tua infinita sabedoria, dai paciência à Pipoca... porque se lhe dás força, vai tudo à bofetada! LOLOLOLOL Dá-lhes Pipoca, bando de burros! Se fossem pessoas com a 4ª classe a ter dúvidas de interpretação, ainda vá que não vá...

    ResponderEliminar
  31. Até parece que se alguém se enganar por não ter percebido bem, vai ser preso pela polícia da Pipoca por ter mentido num inquérito de blogue.
    Para a próxima tens de fazer como nos versos dos impressos do IRS e deixar umas instruções para não haver equívocos.

    ResponderEliminar
  32. E já agora, para que não se levantem mais dúvidas, ali junto do «Meninos e Meninas» deverias colocar mais opções de resposta, como:
    - hermafrodita;
    - transexual (homem que passou a ser mulher e mulher que passou a ser homem);
    - pessoas fisicamente dos sexo masculino mas que se sentem seres humanos do sexo feminino e vice-versa.

    ResponderEliminar
  33. Oh Francisco mas eu concordo consigo 100%, embora nao tenha o 9° ano, mas eu ja me sinto mais como Presidente da Republica!!! OMG que é feito do meu país? Apenas saí nem tem 5 anos e ja estao assim?
    Melhor fico aqui pelo Mexico, que é considerado un país de 3° mundo mas... agora ja nao sei... estou confusa... Oh Pipoca, desculpa, podes explicar outra vez? mmmmm, teem-me dito que o país esta em crise... ahhhhhhhhh!!!! Agora entendo... como seja, aquele abraco. Lol

    ResponderEliminar
  34. Eh pá, desliguem o complicador. Credo! Que picuinhas, por causa destas coisinhas é que somos um bando de empancados aqui no cantinho da Península Ibérica. Deus me livre de não chamar um licenciado de Doutor, (mesmo que não seja doutorado). Haja paciência e ainda bem que muitos de nós ainda perceberam que isto é um SIMPLES INQUÉRITO. Djisus!

    ResponderEliminar
  35. Não tenho o hábito de comentar os teus post, mas este não posso deixar passar.
    As caixas de comentários das notícias e dos blogs são o reflexo da nossa sociedade. Neste caso, e vendo os resultados do inquérito, temos aqui o perfil de algumas pessoas com quem tenho o (des)prazer de me cruzar na minha vida profissional. É gente que é mesquinha, picuinhas e tem a mania que é inteligente. Sofrem de insegurança crónica (e tal como o meu labrador (sofre do mesmo problema, coitado), atacam tudo o que lhes parece uma ameaça).
    Se reagem assim a uma -desculpa aí ó pipoca- merda de um inquérito, imagina com um problema a sério...

    ResponderEliminar
  36. Por favor, por favorzinho tanta patetice. Quem sabe responder responde quem não sabe tem bom remédio passa a frente e dá utilidade à vida.
    Ponto um, tendo o site um cariz particular não há nenhuma legislação que obrigue ao tratamento ou identificação dos fins informação que aqui é dada.
    Ponto dois, O único problema que se pode pôr é quanto a actuais mestrados integrados nomeadamente medicina que já não é licenciatura mas um mestrado integrado (a licenciatura em ciências da saúde termina em três anos mas ninguém pode ser médico só com isso).
    Terceiro ponto: Get a life...tanto preciosismo num inquérito tão minimalista, repetindo, sabe responde não sabe assinala o que acha, ou não assinala nada, isto não é um modelo 1 das finanças ou um exame de condução.
    Quarto ponto: a grande indignação aqui é a típica representação da teoria da superioridade, ah e tal eu tenho mestrado e sou incluído no mesmo barco de quem tem licenciatura? NEWS: qualquer pato afogado tira mestrado hoje em dia, licenciatura, mestrado, nowadays all the same!

    ResponderEliminar
  37. Mas qual e' a duvida carago?!!!

    ResponderEliminar
  38. Os Exames da Ordem dos Advogados vêm com erros de fundo gravíssimos, os exames nacionais vêm com pautas de correcção inadequada, o défice (agora mais estável) altera valores abruptamente de forma semanal,e a preocupação aqui é se um blog, com perguntas de forma INFORMAL, utiliza o termo politicamente correcto pra dizer, em termos primários: quantos anos tens tu? onde moras? e em que ano andas?ah já acabaste? é licenciatura então.

    ResponderEliminar
  39. Eu cá não sei, mas acho que ainda estando a tirar mestrado, ou whateva eva, a verdade é que, já se tem uma licenciatura não é? E o que é que para as pessoas é mais importante responder? Que de facto TEEM uma licenciatura ou que ainda estão no ensino superior (mas a fazer um mestrado etc?).

    Não, a sério.. É uma questão de senso comum e não é preciso vir apoiar uma tese de mestrado em base num inquérito da Pipoca, só porque ela um dia teve curiosidade em saber quem são os seua leitores.

    É que quanto mais querem imbirrar e fazer valer o seu título e blah blah blah, mais figura de tótós fazem, porque a minha irmã que tem 16 aninhos leu o post e perebeu loguinho que, apesar de eu estar no ensino superior (2a licenciatura) o facto é que, a minha resposta, teria de ser Licenciatura, quanto mais não fosse, porque já sou, de facto, licenciada.

    E para quem está a fazer mestrado sem ter acabado disciplinas da licenciatura, caso isso seja realmente possivel, teria de por Ensino Superior, e não Licenciatura. Porque essa pessoa ainda não deve ter recebido o papelinho que diz: Lecenciado. Que para todos os efeitos, é preciso terminar um curso para o ter e isto implica terminar com nota positiva, toda as disciplinas a que ons inscrevemos. Ficou uma para trás? É só uma? temos pena. Ensino Superior.

    desculpai o rant, mas geez minha gente, até parece que os cursos vos saiu como brinde do Chocapic.

    ResponderEliminar
  40. "Tanta preocupação com um só blog..."
    Não se contradiga àquilo que expõe. Se não fosse importante, ninguém saberia onde passou a lua-de-mel e derivados...

    Cá eu gosto de visitá-la, mas ultimamente tenho sido mal surpreendido...
    Boa semana para si e não se irrite, porque isso causa rugas e celulite (afinal...é um blog)!

    ;))

    ResponderEliminar
  41. ai meus senhores e minhas senhoras, tanto preconceito...há gente inteligente e gente burra com a 4ª classe, com o 9º ano, com o 12º ano e com licenciaturas, mestrados e doutoramentos. A questão aqui não era se os licenciados eram burros, até porque não é a burrice que impede alguém de perceber a questão do inquérito, o que faz falta é a lógica.

    ResponderEliminar
  42. Socorro, isto é um buraco sem fundo. ganda noia

    ResponderEliminar
  43. Bem...após ler tudo isto..achei que podia tb meter colherada!
    O nosso povinho é assim mesmo: Burrinho. E é por essas e por outras que estamos no ponto em que estamos, com os niveis de produtividade que temos. Esta troca de galhardetes fez me lembrar as reunioes de professores em que se discute...o sexo dos anjos.
    Pipoca, fenomenal! Até a dar nas orelhas do pessoal és uma senhora! ;)

    ResponderEliminar
  44. Gossip Rugby, eu não falei no meu caso porque eu estou a tirar doutoramento. E não tive problemas em escolher a opção Licenciatura (como é óbvio :p). Quis apenas esclarecer uma pessoa quando disse que era preciso ter a Licenciatura para seguir para Mestrado. No caso dos Mestrados integrados NÃO é preciso ter a Licenciatura completa. Tem-se é que ter um certo número de créditos que permitem a passagem para o 1º ano de Mestrado. Digo isto porque alunos que se encontram nesta situação me disseram. É claro que na minha altura (antes de Bolonha) Mestrado só com Licenciatura (o que faz sentido). Na minha opinião esta cena de Bolonha só veio piorar as coisas mas enfim...

    ResponderEliminar
  45. não sei se já foi dito acima... mas para além de burras as pessoas são ignorantes Pipoca...ensino superior não implica necessariamente licenciatura... hevia muito boa licenciatura bi-etapica ou seja bacharelato (3 anos) + Licenciatura ( 1 ou 2 anos) sem que fosse preciso tirar a licenciatura para se ter um, curso superior...só de há 1 ano ou 2 (ou 3 n sei) para cá...é que surgiu o tratado de bolonha e agora penso que na maioria dos cursos ao fim de 3 anos já se tem licenciatura e depois mestrado...como imagino que deve haver muita gente a ler este blog que terminou o curso há mais de 3 anos...e os que não terminaram pertencem á opção ensino superior, tal como os que apenas têm bacharelato tb podem pertencer...digo eu... portanto não percebo qual é a duvida...
    ignora Pipoca...

    ResponderEliminar
  46. Eu não percebo uma coisa, se de facto as pessoas são muito parvas e fazem comentários muito parvos:

    1º Porquê é que lhes dispensa tanta atenção? Isso não é muito inteligente já que ao dar-lhes atenção (algo que faz falta a muita gente) os comentários parvos vão proliferar....
    2º O seu blog que, dentro do género, podia ter a sua piada e interesse, passou a ser um género de fórum, em que se duplica a parvoíce, primeiro em comentário, segundo em post-resposta...

    Volte lá a falar dos seus sapatos e a fazer concursos de moços e a mandar piadas parvas, que isso só lhe fica bem. Se não fosse isso não tinha tanta gente diferente - mais ou menos parva- a ler o que escreve.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  47. " Um amigo meu diz-se engenheiro. Eu digo-lhe que ele tem ´12º ano e frquentou o ensino superior... não acabou o curso... falta-lhe uma cadeiro... para mim tem o 12ºano como formação académica..."

    Reflexos se esse teu amigo diz isso, obviamente que está errado e tu estás certa.
    No caso específico da Engenharia, o caso ainda é mais complicado, pois só é Engenheiro quem esteja inscrito na Ordem dos Engenheiros, independetemente da formação (eu por exemplo tenho um Mestrado em Engenharia e estou a fazer o doutoramento, mas como não estou inscrito na Ordem não posso legalmente dizer que sou Engenheiro, sou apenas Mestre em Engenharia), e dizer que se é Engenheiro (ou médico, a lei é a mesma) sem o ser é crime punível com penas até 3 anos de prisão (por causa disso é que o Sócrates foi investigado pelo Ministério Público, mas depois chegou-se à conclusão que sempre que ele escrevia a sua profissão em documentos oficiais escrevia «Engenheiro Técnico», por isso nunca se provou que ele alguma vez se tenha tentado passar por Engenheiro - certamente não terá culpa que as pessoas o tratem por Sr. Eng.)

    ResponderEliminar
  48. Também não vejo a utilidade dessa discussão. Se bem que, se me permites, acho que em termos de habilitações académicas, para a frequência do ensino superior, a habilitação continua a ser apenas a de ensino secundário. Mas, voltando ao início, a opção é tua, escolheste colocar a opção frequência vs. licenciatura, e não entendo porque é que as pessoas teimam em "pegar" com esse pormenor... O entendimento é simples.

    ResponderEliminar
  49. Tu por vezes tens uma paciência de santa lol
    *

    ResponderEliminar
  50. Não costumo comentar, apesar de ler o blog todos os dias.
    Pipoca tens cá uma paciência!
    Não percebo onde está tanta confusão por causa de um inquérito tão simples. Isto é de gentinha que não tem nada que fazer na vida, então resolve implicar com coisas simples.

    ResponderEliminar
  51. pipoca, ainda tens paciência para isto? és mesmo paciente:)
    ainda há dúvidas???( para a próxima as opções serão: "frequenta o ensino superior" "já terminou o ensino superior")e mesmo assim ainda haverá dúvidads :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Arre, que chega a ser deprimente tanta embirrância à volta de uma coisa tão irrelevante!

    E ainda para mais é gente torcidinha!

    A Pipoca tem razão, sim. "Ensino Superior" refere-se a quem o frequenta, e "Licenciatura" aos sortudos que já acabaram.

    Não percebo o porquê de tanto bla bla bla, visto que este não foi, com certeza, o primeiro questionário que viram na vida em que ambas as expressões são usadas.

    Seja como for, qual é a necessidade de embirrar com coisas destas?!

    ResponderEliminar
  53. O Ensino Superior abrange a Licenciatura, o mestrado, doutoramento...Licenciatura é só a 1ª etapa do Ensino superior. Isto é como dizer que o 10º Ano é a mesma coisa que o Ensino secundário...
    Detesto que não sabem e ainda têm a lata de falar nos blogues...
    Pipoca- you're the best;)

    ResponderEliminar
  54. Haja paciência. Pipoca, parabéns pela dose infinita de paciência para explicar o que não tem explicação ... é simples, fácil de entender.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  55. A FALTA DE ENTENDIMENTO É UMA COISA PERIGOSA!
    Pipoca, por favor, não alimentes estas mentes...não sabem interpretar, não têm entendimento....azar!

    ResponderEliminar
  56. Não percebi. Podias repetir mas espaçando mais as palavras? Hugh.

    ResponderEliminar
  57. Olá Pipoca

    Não é que discorde do que dizes mas de facto não tens 100% de razão. Por exemplo, há cursos que es obrigada a frequentar o o mestrado ( por exemplo, medicina, que é o meu caso). Ou seja, tenho 6 anos de curso, ao fim do 3º já sou licenciada mas tenho obrigatoriamente que completar os 3 anos seguintes para ser médica. Assim sendo, quando estou no 4º ano sou licenciada mas continuo a frequentar o ensino superior. Esta situação invalida o que disseste( va pelo pelo menos para o meu curso): "uma pessoa que está a FREQUENTAR o ensino superior, não tem uma licenciatura. Vai ter, se tudo correr pelo melhor, se não forem burros e se não se estiverem a cagar" .

    Para os cursos que não têm um mestrado integrado e obrigatório, sim tens toda a razão.

    Um Beijinho

    Mónica

    ResponderEliminar
  58. Sara, no curso de medicina ( devemos ser mesmo uns extraterrestres) e na minha faculdade, nós só podemos frequentar o 4º ano ( que eles consideram o primeiro de mestrado) com os 3 primeiros anos completamente concluídos.

    ResponderEliminar
  59. Ainda se está a falar nisso?

    Pipoca, meta mais posts sobre poneís porque esta gente parece que ainda não conseguiu entender o recado.

    ResponderEliminar
  60. Boa noite pipoca e pipoqueiros.

    Bem, eu não tenho nenhuma licenciatura nem tão pouco frequentei o ensino superior e percebi logo a diferença!
    Tudo bem que existam cursos, como o de medicina, que exigem a licenciatura para se continuar... mas por favor não compliquem, ok?

    Mais póneis, sapatos e coisas sobre o casamento por favor!

    ResponderEliminar
  61. isto parece um burro a olhar para um palácio!

    vamos lá ver, por hierarquia:

    ...
    1. Ensino Secundário
    2. Ensino Superior
    3. Licenciatura
    4. Ensino Superior (por freq de mestrado)
    5. Mestrado
    6. Ensino Superior (por freq de doutoramento)
    7. Doutoramento

    A categoria "Ensino Superior" abrange três situações possíveis! Para além de que nem sequer é um grau académico. Portanto, como é obvio, isto nem devia aparecer num inquérito. tudo bem que é a brincar e é feito por alguém que não percebe muito do assunto, mas pelo menos há que reconhecer os erros e dar o braço a torcer...

    ou entã não e ficar assim, com a sua razão e a sua ignorância...

    ResponderEliminar
  62. Eu já sou licenciada, e como me encontro a fazer mestrado ainda estou no ensino superior...

    Isto que disseste Pipoca:

    "uma pessoa que está a FREQUENTAR o ensino superior, não tem uma licenciatura. Vai ter, se tudo correr pelo melhor, se não forem burros e se não se estiverem a cagar"

    Não está completamente certo =)

    ResponderEliminar
  63. O que posso dizer é que existe muitos licenciados/mestrados/doutorados. Para muitos deles não surge oportunidades dentro da área, e ordenados baixos, ficam pelo estatuto e o diploma para mostrar... A meu ver só tem vantagem a continuação do ciclo de estudos, quem tenha cunhas ou perspectivas de subir de categoria onde já trabalha. Talvez há 30 anos era mais valorizado, agora sinceramente nem todos os cursos são viáveis...por enquanto só na área da saúde e pouco mais... talvez os cursos profissionais mais se ajustam ao mercada/realidade . E para terminar digo, somos um povo muito pacifico, está na nossa essência, um pais que durante muitos anos viveu na ditadura em que se valoriza agora muito o estatuto e infelizmente muito calmo vendo tanta corrupção. Somos assim...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis