Pub SAPO pushdown

Missa sem missa

segunda-feira, agosto 16, 2010
Várias almas se insurgiram com o facto de eu ir fazer uma missa sem missa. Que grande heresia, para que é que me vou casar pela igreja, e mimimimimi. Ora bem, se a própia da igreja permite que se faça uma celebração sem missa, qual é que é exactamente o problema? Talvez os menos ligados a estas coisas não saibam, mas uma missa sem missa não é propriamente entrar na igreja, dizer "sim, senhora, quero casar", e ala que se faz tarde. Uma celebração sem missa é igualita a uma missa normal, só não tem a parte da comunhão e do ofertório. Txaraaaaaaaaaan! Muitos casamentos são assim, se calhar vocês é que nunca toparam. Há na mesma leituras, evangelho e essas coisas todas. A vantagem é encurtar a cerimónia e não obrigar os convidados a terem de estar uma hora ou mais na igreja. Para além disso, vou casar-me em disparidade de culto (ou seja, com um ateu não baptizado), e se ele já cede na parte de casar pela igreja, eu acho que também posso ceder e não o sujeitar a uma cerimónia interminável na qual ele não acredita. E agora, e para vos poupar a novos chiliques e antes que me venham perguntar "então mas se ele não é católico nem crente, para que é que se vai casar pela igreja?", eu explico: porque, uma vez mais, a igreja permite que um não baptizado e não crente participe numa cerimónia religiosa, com a particularidade que não terá de dizer tudo aquilo que eu terei de dizer (nomeadamente os "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", por exemplo). No fundo, para ele é como se fosse uma cerimónia pelo civil, mas na igreja. Esclarecidos sobre o maravilhoso mundo das celebrações religiosas?

68 comentários:

  1. ehehehehehehehehehhehehehehehe
    há coisas tão simples de entender mas que as pessoas fazem questão de complicar... ai ai :)
    Todos os casamentos deviam ser missas sem missas, mesmo com noivo e a noiva "catolississimos"! Bjss em contagem decrescente....

    ResponderEliminar
  2. Modernices! Gostei de saber que isso é possível hoje em dia já que eu era capaz de jurar que teria de me baptizar primeiro para poder casar pela Igreja. Gostei da notícia. Boa sorte com os restantes preparativos!

    ResponderEliminar
  3. De facto, qual é o problema, gente?
    O meu também não teve missa.

    ResponderEliminar
  4. Acho tão engraçado as pessoas quererem, não só dar a sua opinião, como a fazer valer... Se quisesses ate podias fazer uma celebração em que chegasses lá, e como disseste, só tivesses de dizer "sim, senhora, quero casar", e pronto... O dia é vosso, e as pessoas que estão felizes por vocês não vão cronometrar a duração na missa ou o que o padre diz... JUÍZOS NESSAS CABEÇAS!!!
    Felicidades Pipoca!!!

    ResponderEliminar
  5. O seu futuro marido não é Baptizado?
    Vejo que a Igreja evoluiu... eu, há 14 anos, tive que me baptizar, crismar e fazer mais uns trezentos sacramentos para me poder casar pela Igreja... ))

    ResponderEliminar
  6. Não há problema nenhum e só diz que há quem não percebe nada do tema. O casamento é um sacramento per si, não exige missa nem esta lhe confere qualquer valor adicional à luz da fé e das leis da Igreja.

    ResponderEliminar
  7. Acabaste de iluminar a minha cabeça. Se me casar (tb eu uma não-filha de deus!) e o marido fizer questão, ora aqui está uma bela solução. Assim fica 50/50 :)

    ResponderEliminar
  8. Este fim-de-semana tive uma conversa super interessante com um padre Franciscano, que me dizia - A igreja é muito clara não há cá copo meio cheio, ou é cheio ou é vazio. E ele bem tentei apresentar argumentos que não é bem assim.
    Aqui está um bom exemplo.

    Tudo de bom, e aproveita muito....
    com ou sem missa.

    ResponderEliminar
  9. Este fim-de-semana tive uma conversa super interessante com um padre Franciscano, que me dizia - A igreja é muito clara não há cá copo meio cheio, ou é cheio ou é vazio. E ele bem tentei apresentar argumentos que não é bem assim.
    Aqui está um bom exemplo.

    Tudo de bom, e aproveita muito....
    com ou sem missa.

    ResponderEliminar
  10. Por mim contratavas as gajas do filme "Do Cabaret Para o Convento" e aí tinhas uma bela missa! xD

    ResponderEliminar
  11. A sério? Ele pode casar sem ser batizado? Planeio casar em Agosto próximo, mas o meu noivo, apesar de batizado, não tem crisma e também é ateu. Vou reunir com o padre para a semana, mas estava cheia de medo, agora com este teu post vou mais tranquila. mesmo que este não queira - por ser da velha-guarda - há-de haver quem o faça. E já agora, Pipoca - têm obrigatoriamente que fazer o CPM? Thanks, felicidades.

    ResponderEliminar
  12. Cheira-me que a Igreja Católica atingiu o pico de popularidade do século com estes dois posts. O Vaticano bem que podia pagar o bouquet.

    ResponderEliminar
  13. a religiosidade está cada vez mais afundade sabedoria humana e não divina!
    Beijinho das conchinhas!

    ResponderEliminar
  14. A malta fala sempre daquilo que não sabe

    ResponderEliminar
  15. O problema é que muita gente quer casar na igreja porque as fotos ficam mais bonitas...

    ResponderEliminar
  16. Olá, Pipoca.

    Tenho uma amiga que casou há 6 anos e o casamento foi simples e bonito na mesma, na Igreja, sendo ambos os noivos católicos e praticantes... mas sem missa! Para quem não crê, não é um sacrifício por aí além; para quem crê, não perde nada da essência do casamento.
    Interessa é que os dois se sintam bem com o que vai acontecer na cerimónia e estejam felizes.

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  17. Xii, tens ai montes de informação útil para mim lol. Ainda bem que posso casar sem ser baptizada, resolve-se-me um problema.

    ResponderEliminar
  18. Aliás, o matrimónio tem uma liturgia própria, que não é a eucaristia. O padre da terra casou a minha irmã e recusou-se a fazer eucaristia por essa razão. O matrimónio já é uma celebração, que não inclui a missa. Só que as pessoas não percebem muito bem isso dos casamentos "sem missa".

    ResponderEliminar
  19. estamos sempre a aprender... sabia que era possível casar sem missa (felizmente, que aquilo nunca mais acaba por vezes) mas não sabia que era possível um não crente ser casado numa cerimónia da igreja. Acho muito bem e um sinal de abertura de espírito por parte da igreja.

    Felicidades

    ResponderEliminar
  20. Esse tipo de celebração é muito melhor, utilizando o tempo que se estaria em missa para estar com os convidados, é isso e o tempo que se espera só para os noivos e alguns convidados tiram as suas fotozinhas, porque não fazer um sessão fotográfica num outro dia e festejar o casamento?!

    ResponderEliminar
  21. Olá.
    Leio varias vezes o seu blog, mas normalmente não deixo comentário. Parabéns pelo blog e pelo casamento que aí vem.
    Penso que a igreja católica nem sempre é unânime. Eu casei há 28 anos (tanto tempo já) sem ser crismada, mas hoje em dia na minha paroquia de provincia isso não é possivel pelo padre que celebra a cerimónia.Ainda bem que encontraram uma igreja em que um ateu se pode casar.
    Felicidades para vós. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. O que aqui diz não é mais do que uma grande confusão: confunde celebração litúrgica com eucaristia, o que é francamente diferente. A celebração litúrgica pode ser feita por qualquer cristão com formação específica para tal. No entanto, a eucaristia apenas pode ser realizada por um sacerdote ordenado.
    Para além disso, a tal celebração de que fala não se parece em nada com uma cerimónia de casamento cristão, tal como está instituído pela Igreja, já que desrespeita algumas condições essenciais. Até pode ter acontecido que um qualquer padre tenha fechado os olhos a uma série de requisitos e obrigações e lhe celebre o casamento de que fala. No entanto saiba que ele não é válido à luz da doutrina cristã, pelo que não pode chamar-lhe um casamento cristão de plena efectividade.

    Sabe: eu enquanto funcionário da minha entidade patronal posso tomar algumas decisões, apesar de não ter a legitimidade para o fazer, e até ser descoberto, essas minhas decisões podem parecer decisões da empresa que represento, mas não são: são apenas decisões sem legitimidade de alguém que não sabe quais os limites da sua actuação.

    Relembro um factor essencial: no casamento cristão o padre é o mediador mas quem está devidamente envolvido são 3 figuras: o noivo, a noiva e Deus. Sim, porque o casamento cristão não pode ser feito à revelia de Deus. Os padres e a hierarquia da igreja podem ser enganados, mas Deus concerteza não será enganado.

    ResponderEliminar
  23. O próprio do casamento para quem não sabe, já é um sacramento, tal como o baptismo! Dito de uma maneira mais curriqueira, o próprio do casamento já é uma missa não precisa de uma outra acopulada só pq sim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Pipoca

    Não se justifique por uma coisa que está acordada com o seu futuro marido. Ninguém tem nada a ver com o que vocês escolheram. E os seus leitores têm mais é de ficar contente. Eu sou católica e o meu namorado também, mas se ele nao fosse eu faria algo IGUAL ao que você vai fazer. MUITAS FELICIDADES e continue igual a si mesma. Hoje vou de férias mas terei todo o gosto, se ainda for a tempo, de a ajudar (eu tb,e por acaso,sou soprano :) e poderei ajudá-la a escolher as músicas - mesmo que nao queria nada de muito erudito).
    FORÇÇÇAAAA

    ResponderEliminar
  25. Eu não teria dito de melhor forma, Nuno (e não disse...).

    ResponderEliminar
  26. A esta "missa sem missa" eu chamo compromisso, tolerância e capacidade para ceder. Parabéns aos noivos :)

    ResponderEliminar
  27. Hoje já aprendi uma coisa nova!

    (e como casámos numa cerimónia civil, num Forte, não sabia disto)

    Continuação de bons preparativos!

    ResponderEliminar
  28. Hoje já aprendi uma coisa nova!

    (e como casámos numa cerimónia civil, num Forte, não sabia disto)

    Continuação de bons preparativos!

    ResponderEliminar
  29. Nuno, que o ouvir falar até pode pensar que eu ando aqui a trapacear a igreja, a cometer ilegalidades ou a subornar padres. Casar com ateu é permitido (embora possa haver padres que se recusem, por objecção de consciência, ou coisa que o valha) e foi precisamente na igreja que me perguntaram "o casamento vai ser com ou sem missa?", por isso não me venha cá dizer que "um que qualquer padre fechou os olhos a uma série de requisitos e obrigações". Já fui a "n" casamentos sem missa. Quer isso dizer que todos estes padres fecharam os olhos e deram o jeitinho? O próprio Livro do Casamento, que oferecem a todos os noivos, em todas as paróquias, refere as duas possibilidades. Não estará para aí a fazer uma confusão qualquer? E não se preocupe, que não anda aqui ninguém a tentar enganar Deus. E, mesmo que andasse, seria a Ele que eu teria de prestar contas e não a si, certo?

    ResponderEliminar
  30. Pipoca, tem razão na última parte do que disse, talvez em tudo o que disse, mas de facto, nem todos os padres, eu diria mais, a maioria, não autoriza o casamento se ambos os noivos não forem baptizados. Conheço muita gente que se baptizou de propósito (à pressa) para poder casar na igreja e tirar umas fotos bonitas...

    ResponderEliminar
  31. Ora aí está algo que não fazia a menor ideia (mas que até é bom saber).

    ResponderEliminar
  32. Eu já fui a casamento com missa e sem missa. Sou apologista do 2º. Há que lembrar que pode haver convidados que não sejam católicos ou mesmo ateus. Logo, ir à celebração do casamento é uma coisa, ir a uma missa é outra. Se fosse um casamento maná faria sentido haver uma missa maná depois da celebração do casamento? Não me parece..

    ResponderEliminar
  33. Não se apoquente.
    Aqui tem o Missal oficial

    Página 88

    ResponderEliminar
  34. A questão, parece-me, são as verdadeiras motivações para fazer um casamento religioso, neste caso católico. Quanto às do noivo, ficámos a saber, não são motivações, são concessões. E as da noiva? «A vantagem é encurtar a cerimónia e não obrigar os convidados a terem de estar uma hora ou mais na igreja.» - não me parece que esta frase da Pipoca seja de alguém que vê o casamento como um Sacramento. Aliás, a Pipoca vai mais longe: fala do «maravilhoso mundo das celebrações religiosas». Não lhe parece que este tom displicente, sarcástico, chocarreiro, desdiz quem é, aparentemente, a única parte católica neste casamento?

    Não veja nisto uma crítica, apesar de eu ser católica. E o seu casamento tem, provavelmente, as mesmas hipóteses de sucesso que o de um casal que vá à Missa todos os domingos, cumpra as sextas-feiras, receba cinzas na Quarta-feira de Cinzas, etc.

    O que me parece, com toda a franqueza, é que se o casamento tivesse Missa, a Pipoca ficaria muda nas respostas litúrgicas, no Credo, etc. Com um bocadinho de sorte, saberia dizer o Pai Nosso.

    Vai ficar provavelmente danada comigo, mas já li demasiados disparates dos seus comentadores. Chego à conclusão, uma vez mais, de que se casa pela Igreja porque faz uma cerimónia mais bonita. Desde que não seja demasiado longa, claro. Como alguém disse lá atrás, proporciona fotografias mais giras.

    ResponderEliminar
  35. E como eu tive um igualzinho na família olha..sim, senhora, isso é que é ser um para o outro :p

    Conseguiste o guião da celebração?

    Boa sorte*

    ResponderEliminar
  36. Pipoca, entendi a minha relação com o titulo deste post, mas já o mesmo não posso dizer da sua necessidade em aplicar um discurso tão inflamado.
    Reli todos os comentários e não vi nenhum que pudesse se enquadrar no lote das pessoas ditas "insurgidas" que você tão bem caricaturou.
    Vi sim, foi algumas pessoas que pareceram interpretar o seu post de forma errada, tomando como cómica uma mensagem que pelos vistos...pretendia ser séria.

    A malta ficou com dúvidas?
    Pudera!...isto só nos demonstra o quão pouco os Portugueses estão hoje ligados aos preceitos da Igreja.
    Muitos dizem-se católicos mas nunca metem os pés na missa dominical, porque na verdade eles ainda não se aperceberam, que, intimamente, já são protestantes, agnósticos ou até ateus.

    O facto de a igreja que conhecemos hoje permitir fazer tudo (em troca de algumas dezenas/centenas de euros, da rasa ou quiçá do dizimo...) talvez explicará em parte essa tendência...

    ResponderEliminar
  37. Ó rapariga eu só perguntei! Bolaaaaaaaaaass tanto azedum, porquê? Às vezes surpreendes-me... Olha que sejam felizes com missal, sem missal. FUI!

    ResponderEliminar
  38. Ora aqui está uma nota cultural interessante. Não fazia a mínima. Também é verdade que nunca foi coisa que alguma vez me tivesse passado pela cabeça (o casamento, I mean), mas saber não ocupa lugar e adorei ler-te! :-)

    Um excelente casamento e muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  39. Se não fosses tu, nem sabia o que seria de mim =P
    A longo prazo está informação interessa-me. E acho que é uma forma de um casal unir os trapinhos, sem que um deles tenha que fingir que muda as suas convicções.

    ResponderEliminar
  40. Pipoca, eu tenho uma grande experiencia em casamentos, nunca me casei nem caso as pessoas...e tmb não sou infiltrada, toco nas celebraçoes.. e essa experiencia é em casamentos sem a tal missa... a verdade é que não queremos dar seca aos convidados, e quem quer ir a missa vai a missa certo?
    Beijos e tudo de bom ;)

    ResponderEliminar
  41. Penso que o facto de se poder casar pela igreja sem ser baptizado depende muito do padre que vai celebrar o casamento, pois já presenciei as duas situações em paróquias distintas! Boa sorte para o que resta dos preparativos!

    ResponderEliminar
  42. O último casamento com missa a que fui foi no Alentejo, em pleno Agosto, um calor insuportável na rua, demorou mais de 2 horas, entre cânticos, leituras e afins, com os convidados todos a abanarem-se e em desespero. Portanto, Pipoca, concordo ctg :)

    ResponderEliminar
  43. Pois eu também já assisti a casamentos assim. Não sei se é sem missa ou não (verdade seja dita, que para mim sempre que o padre tem de ler uns quantos textos, é missa), mas são celebrações bem mais curtas e menos "massudas" que certas cerimónias!
    Parabéns!
    Bjs

    html://www.fashionlx.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Adorei o teu blog!
    Aqui fica o meu, beijinhos:D
    www.restodetudo-cf.blogspot.com

    ResponderEliminar
  45. Acho que não devemos confundir Crença com Clericalismo, nem sequer devemos baralhar os preparativos cerimoniais de um casamento com as convicções religiosas de cada um de nós.

    “Alterius festum solum invitatus adibis.”

    “Deus est solus scrutator cordium.”

    ResponderEliminar
  46. Acabaste de me dar uma novidade. Não sou baptizada e sempre pensei que por isso não podia casar pela igreja...

    ResponderEliminar
  47. Oh Pipoca, caramba...
    Existem duas Igrejas, uma institucional e outra formada por todos aqueles que se definem como crentes. Idealmente, estas duas vivem em harmonia. O que o Nuno fez foi esclarecer a parte institucional da coisa, não te atacou nem ao teu casamento. E isto eu compreendo muito bem, vou casar-me daqui a uns tempos e a minha metade também não acredita e iremos realizar uma celebração sem missa. No entanto, o sacramento do matrimónio ser-me-á celebrado, mas a ele não, porque não é a fé dele. O que não quer dizer que não saiamos de lá casados. A questão é meramente do sacramento do matrimónio, não do casamento. Não é preciso ferveres em tão pouca água...

    ResponderEliminar
  48. Eu casei exactamente nas mesmas ciscunstâncias! Com a diferença que a minha cerimónia foi completa! Acho que o enganei! Mas não foi propositado... hehehhe Sinceramente, acho que as pessoas adoram criticar só porque sim!... E não acho nada que tenha de dar tantas justificações. Afinal de contas, o casamento é de quem??? Continuando... Eu tenho o meu missal em formato digital, mas é completo! Se lhe der jeito é so dizer que eu envio!

    ResponderEliminar
  49. Depois de ler este post e o anterior e sem te conhecer só queria deixar aqui um comentário (porque há coisas que me enervam): com ou sem missa, com ou sem "favores" o que interessa é que o noivo e a noiva estejam em sintonia.
    Por isso, desejo-te as maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  50. Essa história do casamento não ter missa, parace-me normal, porque eu até acho que o normal é não ter missa mesmo (não ter essa parte do ofertório e da comunhão). Pelo menos o meu (há 20 anos atrás) acho que foi assim....se bem me lembro. Agora ele não ser baptizado e deixarem-no casar pela igreja, hummmmm, na minha paróquia não deixavam. Nem deixam ser padrinhos de baptismo alguém que não seja crismado (os solteiros) e se forem casados terão de o ser pela igreja. Mas acredito que haja paróquias que fechem os olhos. Bjs, bom casamento e mais importante, bom pós casamento, na tua vida a dois que nem sempre é fácil.

    ResponderEliminar
  51. Sempre quis saber, obrigada pelo esclarecimento!

    ResponderEliminar
  52. eu não me importava que aqueles a que vou fossem: entrar, chegar e dizer "sim senhora quero casar":) Poupava-me o frete a muita gente:))

    ResponderEliminar
  53. CORREÇÃO: "Missa sem missa" como lhe chamas, não é missa sem comunhão! Isso tem sempre! Não tem é consagração o que é muuuuuuuuuuuuiro diferente!

    ResponderEliminar
  54. também casei num casamento sem missa e com um ateu não baptizado. e foi lindo na mesma. Sem a parte da seca onde metade das pessoas ficam na rua à espera que acabe...:)

    ResponderEliminar
  55. Acho que as pessoas ainda não perceberam que vai ser um casamento com disparidade de culto. Ou seja, é como se fosse apenas a Pipoca a casar. Para a Igreja apenas ela casa, daí ser apenas ela que participe na cerimónia. Ele está presente mas depois só assina os papéis no final para o casamento civil. Daí não ser importante ele ser baptizado ou não pois ele não vai ficar ligado à Igreja pelo casamento. Mais informações:
    http://www.paroquias.org/artigo.php?a=22

    ResponderEliminar
  56. Ola Pipoca

    Eu tb casei na igreija sem missa, e foi muito bonito.

    Alem disso se muita gente soubesse o que era uam missa e as horas que demoram..
    Fuia um casamento em Branga que a missa durou 4 horas. Ao fim de 1 hora ja estavam todos a bufar e cansados de ouvir o padre.
    Paar mim esses casamentos nao dao e nem quiz um igual.
    Afinal quando é a data do casamento? Estou anciosa de ver as fotos...
    bjs
    Cristina Africa

    ResponderEliminar
  57. Esta é a 1º vez q comento, mas não resisto a tanta estupidez: a Pipoca refere-se a um casamento sem missa completa, uma vez que o casamento, em si mesmo, é já um sacramento, pelo que não é necessário associá-lo a outro sacramento, a Eucaristia, ou missa completa.

    ResponderEliminar
  58. Não é uma questão da paróquia ou padre em questão fecharem os olhos. Se lerem no Catesismo da Igreja Católica verificam que é possível o Casamento com Disparidade de Culto, tal como aqui já disseram, neste caso é apenas a noiva que assume o compromisso..e por isso o noivo não necessita de ser baptizado.

    Não tem nada a ver com o ser padrinho/madrinha de baptismo. Aí os padrinhos assumem o compromisso de ajudar na educação cristã da criança, por isso tem todo o sentido que sejam eles mesmo baptizados e também crismados, pois o crisma é, por assim dizer, o sacramento da "maioriadade".

    Não estou a atacar ninguém, mas sinceramente irrita-me quem fala sem conhecimento de causa.

    ResponderEliminar
  59. Pipocas tu és mesmo fabulosaaaaaaaa, explicação melhor que essa nunca vi, congratulations ;)
    Bjs
    Kátia
    www.blogdamulher.com

    ResponderEliminar
  60. que grande confusao que para aqui vai..........

    ResponderEliminar
  61. Que confusão...
    Não se trata de favores ou meios favores ou enganos...
    Quando casei também tive que ouvir chorrilhos de disparates...
    A coisa é simples: a menina é crente e católica. Faz questão de se casar pela igreja. Pelas suas razões, naturalmente. Que estão, regra geral, ligadas à sua fé e ao facto de querer ver o casamento abençoado por Deus e lhe parecer que o local certo é a Igreja (convenhamos, existem inúmeros casamentos civis muito bonitos, em espaços lindos, com vistas soberbas e com alguns outros "rituais" que o transformam em algo único e especial (é uma questão de criatividade).
    Mas a menina vai casar com um menino que não acredita e não é baptizado. E não quer passar pelo papel de enganar ninguém, fingindo acreditar.
    E falando nisso, percebem que pode, sim senhor, ser feito um casamento com disparidade de culto. Pagam mais, porque tem que ser aceite pelo Bispo.
    Mas é aceite.
    Um ou outro padre não concorda e não o celebra.
    (os médicos também se pode opor a alguns actos médicos que são permitidos, verdade? - tão simples quanto isso!)
    E não é mais ou menos crente quem quer, para além da celebração do rito do matrimónio, uma missa.
    E como já por aqui se disse, a maioria já foi a vários casamentos sem missa sem se aperceber do facto...
    Está quase PIPOCA.

    Su

    ResponderEliminar
  62. Pipoca, confesso que depois de ler disparates atrás de disparates estava contido em não atirar mais achas para esta fogueira. Mas há coisas que precisam de ser contrariadas. Aqui vai: casei há sete anos com disparidade de culto (eu baptizado, ela não), não é invenção, nem cunha; não se paga mais nada, só porque vai ao bispo (sim, os papéis são entregues a um bispo para sua autorização, mas é um "pro forma"); há 14 anos ou mais já era possível casar assim - a disparidade de culto é possível desde a revisão do Código Canónico em 1983, por João Paulo II (por isso, o Salvador foi mal informado; ou apanhou um padre que recusa uma lei estabelecida, o que não é exactamente o mesmo que o médico, porque o padre não pode opor-se ao Código Canónico, a não ser que este estabelecesse uma qualquer objecção de consciência que não existe. Ao sr. Nuno respondeste muito bem: o homem deve viver numa igreja enclausurada antes do Vaticano II e não percebe nada. Mas felizmente não casas com ele.

    ResponderEliminar
  63. tremendo disparate é a Igreja permitir baptizados à pressa apenas com o propósito do casamento!!! e isso toda a gente acha normal (será mais um convertido para as estatísticas??)
    ainda bem que já é possível, aproxima se do fundo da questão: amor entre duas pessoas! e that's it!

    ResponderEliminar
  64. Este texto foi mais deslumbrante do que um anúncio da Continente no qual a Leopoldina demonstra os brinquedos para este Natal. Just saying!

    ResponderEliminar
  65. Eh lá, isto interessa-me, que eu sou católica e o chèri é ateu...

    ResponderEliminar
  66. Falar do que se não sabe, pode levar a dizer um ou outro disparate...
    Uma coisa é o casamento , outra coisa é a missa...
    O casamento pode ser celebrado dentro da missa ou dentro de uma clebração própria do casamento, na duas circunstancias o casamento é válido, pois no caso da missa, o que acontece é ser a celebração do casamento integrada na missa...
    Um católico apenas pode casar com uma católica, ou vice-versa, mas como o coração não escolhe...a Igreja permite o casamento mesmo com uma pessoa não baptizada ou crente de outra religião, desde que a parte católica, peça autorização a quem tem jurisdição para a dar...
    Ninguém é obrigado a casar pela Igreja, mas é lógico que quem o queira fazer, aceite as directrizes existentes para o poder fazer...

    ResponderEliminar
  67. Olá, pipoca, sendo eu nao crente e não batizada e sendo o meu noivo crente e praticante, como poderei obter autorização para celebrar o casamento? deverei pedir ao padre que realiza a cerimónia? deverei pedir ao bispo pertencente à diocese da minha cidade de registo? talvez me pudesse esclarecer, uma vez que o seu marido deverá ter obtido uma. fico-lhe eternamente agradecida.

    ResponderEliminar
  68. 9 anos depois encontro estes post's (a contar com o anterior), numa altura em que tbm vou casar, imaginem só, sem missa. Numa hora tenho de casar e baptizar os meus 3 filhos. Incrível. Ainda ha aí um missal sem missa para mim? 😂

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis