"Como sabeis, a última palavra que Luís de Camões escreveu em "Os Lusíadas" foi 'inveja'. Como também sabeis, e está escrito no livro dos livros, os últimos são os primeiros. Com efeito, está dito que "muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros" (Mateus 19.30). Ora esta citação, além de revelar a minha enorme erudição bíblica, significa que Camões, quando escreveu a palavra inveja em último lugar, queria dizer que ela era para nós - 'os lusíadas', os habitantes deste rectângulo - a primeira.
Qual é, pois, a nossa primeira qualidade e o nosso primeiro defeito? A inveja!
Assim sendo, o nosso primeiro sentimento com aqueles que triunfam na vida é, desde logo, uma profunda desconfiança, um sólido mal-estar e, por último, uma enorme raiva. (...)" - Comendador Marques Correia (Única, Expresso)
16 comentários:
as mulheres e a inveja...uma discussão intemporal. lol ;)
Gosto mt do teu blog, já sou leitora há algum tmp mas ainda nao tinha comentado. tens smp posts super interessantes! parabéns =)
Se quiseres passa no meu blog,
http://dreamingthecloset.blogspot.com/
bjinhos, Margarida
"Vaidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas.
Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos.
A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa.
Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros.
O que pelas lentes de alguns é asseio, glamour, fantasia, amor ao belo ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (ou parecer) vaidade.
Nos Ensaios de Montaigne há um capítulo sobre vaidade. Um escritor brasileiro, Flávio Gikovate, tem se dedicado a analisar a influência da vaidade na vida das pessoas e seus impactos na sociedade.
A vaidade é considerada o mais grave dos pecados capitais.
É as expectativas que as pessoas venham preencher as nossas necessidades. É também querer parecer alguma coisa, para ter uma resposta positiva dos outros.
Uma pessoa vaidosa costuma se orientar por opiniões alheias. Porém, esse tipo de "vaidade" ainda é muito pouco conhecido."
Somos uns mesquinhos
então mas é a injeva ou vaidade?
ai ai pipoca... já estás a falhar... fugiu-te a boca para a vaidade... xD
eu só sei que vi este artigo novo e pensei que era o resultado do passatempo a cabo verde e ia-me dando um treco lareco.
Inveja vou ter eu da pessoa que se atrever a roubar a escapada gloriosa.
Vem a que propósito este post?
Algo na tua vida recente, ou carreira jornalística, te fez pensar em inveja...ou, estás apenas a lançar um tema em discussão?
Sentes inveja por alguém...ou alguém por ti?
Nunca tenho inveja...ponto assente. Quando são os amigos a triunfar fico orgulhoso,falo neles como sendo um triunfo meu. Quando são pessoa de que não gosto...ignoro simplesmente.Não por desdém, mas apenas porque não me dizem nada.
Por isso é que não admiro os teus post das 3ª... só respondes aos invejosos...esquece-os comenta os amigos.Dão menos polémica mas são mais saudáveis. Já que estás de numa de cristã...pratica a boa convivência.
sou, por norma, uma pessoa positiva! A meu ver a inveja é um sentimento bom. Porquê? Perguntarão vocês... Porque quem sente inveja há-de sentir também (inconscientemente) uma vontade de atingir ou até mesmo ultrapassar o nível da pessoa ou das pessoas de quem tem inveja! :) vá, invejosos... força nisso!
Pobre Luís Vaz, tanto trabalho a escrever uma obra daquelas e hoje em dia toda a gente só consegue citar a última palavra dela, a propósito de tudo e de nada. O nosso poeta zarolho merecia melhor.
Haja santa paciência. Mas já não há paz na blogosfera? Isto tornou-se numa competição?
Ora, Ora.
Estou em querer que a Catarina quis dar a sua "achega" à Pipoca. Mas, por muito que respeite a sua opinião, dá-me ideia que a Catarina padece dos dois males: do mal de inveja (senão não teria colocado este post) e do mal da vaidade (porque colocou o post numa de "ah, toma lá que eu sou astuta e vou-te retribuir na mesma moeda".
Mas - e há sempre um mas - posso estar errada.
Ora, Ora.
Estou em querer que a Catarina quis dar a sua "achega" à Pipoca. Mas, por muito que respeite a sua opinião, dá-me ideia que a Catarina padece dos dois males: do mal de inveja (senão não teria colocado este post) e do mal da vaidade (porque colocou o post numa de "ah, toma lá que eu sou astuta e vou-te retribuir na mesma moeda".
Mas - e há sempre um mas - posso estar errada.
faço destas, minhas palavras para o post abaixo! inveja, muita inveja!
Minha pequena Troll, está com inveja de alguém, é? :)
correndo o risco de parecer mais uma das suas invejosas, humilde e honestamente lhe pergunto: em que área triunfou mesmo na vida? Em que área é que tem assim tanto sucesso? é que de repente não estou nada a ver. E depois a sua vida é ainda tão curta que me parece totalmente desapropriado citar a última parte desse texto... Sabe, você é gira, tem piada em algumas coisas, mas aqui entre nós (e eu não sou mais uma daquelas que a invejam, mesmo porque tenho quase idade para ser sua mãe) não acha que um bocadinho menos de arrogância e até, porque não, vá, um bocadinho de humildade (só um bocadinho) lhe ficariam imensamente bem? Eu acho. Lembre-se também que nas áreas em que alegadamente diz ter sucesso e ter triunfado na vida, o dito sucesso e o dito triunfo são absolutamente éfemeros. Espero que no seu caso o não sejam... no entanto, pareceria (pelo menos pareceria) mais inteligente se fosse mais discreta relativamente aquilo que são os seus life achievements. Mas claro, a pipoca vai dizer que eu sou só mais uma invejosa (ah e como referi que tenho quase idade para ser sua mãe, vai dizer que é da sua juventude... pois claro), que não coma iscas se não gosto e last but not least, que vozes de burra não chegam ao céu. Assim é a pipoca e assim seja. E fez muito bem em perguntar à menina da RTP (que afinal foi humilde ao reconhecer a sua ignorância) 'em que área dos novos talentos é que eu me insiro'... pois.
Okay, a malta (do post e do primeiro comment) sabe fazer copy-paste.
Next?...
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares