Pub SAPO pushdown

Os Anjinhos estão de volta. E a voar!

sexta-feira, outubro 19, 2018


Eu sei que ainda parece meio cedo para começar a falar do Natal, mas a partir do momento em que já instalaram as luzes na minha rua, penso que a temática pode ser abordada. Até porque, dentro do assunto Natal, há coisas que merecem MUITO ser faladas. É o caso dos Anjinhos de Natal do Exército de Salvação. Para quem já me segue há alguns anos, isto não é propriamente uma novidade. Assim como não é novidade a paixão assolapada que tenho por esta iniciativa solidária.

Uma vez mais, e pelo segundo ano consecutivo, tive o imenso privilégio de ser convidada para dar a cara por este projecto. Uma tarefa mesmo muito fácil, porque não há como não adorar os Anjinhos e estar sempre a falar disso. A sério, sou uma chata dos Anjinhos, passo a vida a evangelizar toda a gente. Para quem nunca ouviu falar, os Anjinhos de Natal são um projecto que tem como objectivo oferecer um presente de Natal a crianças de famílias carenciadas devidamente sinalizadas. O gesto é muito simples, mas pode fazer toda a diferença na vida de uma criança que, de outra forma, dificilmente poderia receber um presente na noite de Natal. Claro que não é só disso que esta época trata, é sobretudo de amor, mas eu acho que este é mesmo um gesto  muito bonito. E o amor também é isto: dar a quem tem menos.

Quem quiser adoptar um ou mais Anjinhos só tem de ir ao site e submeter o seu pedido. Depois, receberá as informações da "sua" criança (idade, sexo e brinquedo que deseja receber) e tem até 26 de Novembro para entregar o presente e uma peça de roupa (por correio, num dos muitos pontos de recolha espalhados por todo o país ou através da Chronopost). No ano passado muita gente me perguntou que tipo de brinquedos as crianças costumam pedir, por terem medo que fosse algo demasiado caro e inacessível. Regra geral, são coisas simples, nunca me calhou nenhum pedido exorbitante, o mais caro talvez tenha sido um leitor de MP3. Também há muita gente que pergunta se pode saber a identidade do seu Anjinho ou até mesmo conhecê-lo. A resposta às duas perguntas é não, por uma questão de respeito pela privacidade da criança e da família. E até porque a ideia é que o presente lhes seja entregue pelos pais, como se tivessem sido eles a oferecer.

Este ano os Anjinhos de Natal farão chegar presentes a 3488 crianças e só ontem, dia em que o projecto foi lançado, foram adoptadas quase 800. É muito comum as pessoas queixarem-se de que não conseguem adoptar um Anjinho mas... não há grande coisa a fazer. Eu pus um alerta no telemóvel e tratei logo do assunto, porque mesmo sendo madrinha do projecto ninguém me facilita a vida. =) E já estou aqui ansiosa à espera de receber notícias dos meus Anjinhos. Juro que são os presentes de Natal que mais gozo me dão comprar, porque tenho a certeza absoluta que farão alguém mesmo, mesmo, mesmo feliz.

Posto isto, despachem-se, porque os Anjinhos voam mesmo!


26 comentários:

  1. O ano passado foi a primeira vez que adoptámos um Anjinho e foi uma sensação maravilhosa! É tal e qual o que dizes, deu-nos muito gosto escolher, comprar e oferecer, no nosso carro um carro telecomandado :) Este ano o pedido já está feito! Aguardamos ansiosamente :) Noto também a dificuldade nos meus filhos em perceberem que existem crianças que não têm as facilidades de que eles gozam, mas cabe principalmente, a nós pais, fazer por isso! Obrigada pela divulgação do projecto!

    ResponderEliminar
  2. Já adoptei.
    Obrigada por lembrar:)

    ResponderEliminar
  3. Costumo colaborar com esta causa tão bonita e nunca me calhou nenhum pedido exorbitante. Às vezes são coisas muito simples mesmo, como uma boneca. Normalmente acrescento sempre uns materiais escolares, como lápis de cor, canetas, cadernos, ou mesmo livros para a idade. Os pais depois até podem não dar como presente de Natal, mas de certeza que terão utilidade. Feliz Natal a todos 😊! Isabel

    ResponderEliminar
  4. Tão depressa se fala de pipis como de anjinhos...e com fotografias irrepreensíveis de enquadramento natalino...

    ResponderEliminar
  5. Fiquei comovida...vou já pesquisar para contribuir, obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Pipoca, podes dar um lamiré aqui às pessoas que fazem isto pela primeira vez de como fazes? A mim calhou-me uma Barbie e uma peça de roupa (acho que uma peça de roupa é geral), no entanto é possível oferecer mais, por exemplo, todo um conjunto de roupa? O que costumas oferecer? Quero oferecer mas não sei se estou a fazer asneira em oferecer mais do que é devido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já participo há uns anos. Costumo enviar o brinquedo que a criança pede e, em vez de uma única peça de roupa, compro, por exemplo, um fato de treino. :)
      Pode ser qualquer peça de roupa à sua escolha, mas se quiser enviar um conjunto não tem qualquer problema.
      Bem-haja!

      Eliminar
    2. Anónimo, permita-me que partilhe a minha experiência: eu compro sempre o presente pedido, um fato de treino e alguma coisinha extra. No ano passado, comprei igualmente uma mochila na decathlon e personalizei com o nome do anjinho, por exemplo.

      Eliminar
    3. Obrigada pela ajuda :D A ver se trato disso até á próxima semana :)

      Eliminar
    4. Também já participo há vários anos e este é o presente que mais gozo e alegria me dá (ate pelo anonimato). Normalmente também compro o que me indicam e acrescento alguma coisita mais, se compro um blusão, compro umas calças, se dou uma bola compro o fato de treino ou equipamento completo, ou um carapuço e cachecol quentinhos, etc. Este ano já tenho o meu Anjinho e só espero fazê-lo feliz.

      Eliminar
    5. Este ano vai ser a primeira vez que vou adoptar um anjinho. Mas surgiu uma dúvida (talvez muita parva...), mas pergunto-vos na mesma. Quando assim é, colocam o talão de oferta no presente?
      Obrigada.

      RP

      Eliminar
    6. Já recebi o meu anjinho ! :D A ideia do fato de treino, é muito boa! Obrigada.

      Eliminar
    7. Já recebi o meu anjinho ! :D A ideia do fato de treino, é muito boa! Obrigada.

      Eliminar
    8. A mim já me calhou oferecer um leitor de mp3 e coloquei o talão de oferta, pensando nos efeitos da garantia. Outra vez calhou uma bola e aí não coloquei nada!

      Eliminar
  7. Vou ser sincera, Natal em outubro?! Não me faz sentido. Mas a iniciativa é muito interessante :)
    Flowers and Lipsticks | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz sentido se pensar na logística envolvida na iniciativa. Se arrancasse mais tarde, era muito provável que em Dezembro não estivesse concluída. Isto assumindo que compreendeu que os presentes só chegam às crianças na noite de Natal.

      Eliminar
    2. Faz todo o sentido, pois a logística não deve ser nada fácil. Não deve é ter percebido nada desta iniciativa.

      Eliminar
  8. Boa tarde.
    Tenho uma dúvida... é o terceiro ano consecutivo que adopto um anjinho e no formulário que recebo nunca tive descriminado o brinquedo que pedem, apenas diz “próprio para idade” e assim eu faço escolho algo de acordo com a idade, bem como a roupa. Reparei aqui em vários comentários que deram em anos anteriores brinquedos específicos que foram pedidos, até mesmo a A Pipoca diz que o mais caro que pediram foi um MP3.
    Será que estou eu a fazer mal, ou consoante a idade do anjinho que é atribuído o formulário é diferente?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No pdf que recebo por email tem vindo sempre a indicação de um brinquedo específico (este ano é um "jogo didático"). No entanto, nas FAQs (perguntas frequentes) do site http://www.anjinhosdenatal.exercitodesalvacao.pt/faq referem que não é obrigatório oferecer o que a criança pediu, pode-se oferecer outra coisa adequada à idade. Mas claro, que é sempre preferível tentar satisfazer o desejo da criança (até porque nunca me calhou nada transcendente). Provavelmente, há casos em que a criança não pede nada específico, daí colocarem no formulário algo "próprio para a idade".

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta.
      Entretanto também pedi esclarecimentos na página do Facebook, dos Anjinhos de Natal, e recebi a seguinte resposta:
      “Bom dia Anjo Sara, O brinquedo nunca é pedido pelo pais e m uito menos pelas crianças, que não sabem que vão receber um presente de Natal, por isso na grande maioria dos casos , fica ao criterio do adoptante, de acordo com a idade do Anjinho. Obrigada por ter adoptado. A equipa coordenadora”.

      Por isso estou a fazer bem e o que posso.
      Vou continuar a adoptar esta iniciativa e a adotar os Anjos que nos enchem o coração!

      Eliminar
  9. É disto que Portugal e o mundo precisa seja na época natalícia, seja em qualquer altura, muito bom trabalho Pipoca!

    She Walks Blog
    It's Shewalks Instagram

    ResponderEliminar
  10. Adotado/a!
    Obrigado por relembrar!!!

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente já fui tarde por umas horas, o último anjinho já foi atribuído. Alguém sabe se existe outra iniciativa do género? Há uns anos sei que dei para outra instituição mas já não me recordo qual, mas o objectivo era mais ou menos o mesmo. Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Pipoca, por te manteres profunda e atenta - e partilhares com os outros a preocupação com o outro.
    Adoro ver blogs, youtube, instagrams...mas tantas vezes me dou conta do tempo que perco com o vazio. E tantas vezes me assusta o desprezo e falta de sensibilidade nesta nova profissão que atrai tantos adolescentes, os meus filhos incluídos. Depois surgem Trumps e Bolsonaros que capitalizam a ignorância e desinteresse - que só lê notícias de whatsapp (# é preciso falar disto).
    Já agora, acabei de me comover com isto, que consegue conciliar Arte e Sentido, uma vez mais: https://www.youtube.com/watch?v=DjyLy7RUwds
    Amor em tempo de Muros.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis