Páginas

Rio maravilha #2: Pedra do Telégrafo



No segundo dia no Rio aceitámos o desafio dos nossos recém amigos da TAP e subimos até à Pedra do Telégrafo. A Pedra do Telégrafo é um dos sítios mais fotografados neste momento, fica a cerca de uma hora do Rio e é toda uma aventura para lá chegar. Alugámos um carro, fizemo-nos à estrada e fomos à descoberta da pedra mais famosa do mundo. Ou do Brasil, vá. Ou só mesmo do Rio. 

Chegar lá ao cimo implica
fazer uma subida de dois quilómetros, daquelas mesmo muito empinadas, num terreno um tanto ou quanto acidentado e debaixo de um calor de ananases. Acho que perdi umas 50 mil calorias só naquela subida, cheguei ao cimo completamente a arfar (é o que dar não fazer exercício para aí desde 1987). A verdade é que compensa, porque a vista é uma coisa absolutamente inacreditável e porque as fotos na pedra ficam mesmo giras.

Quando publiquei a foto no Instagram houve gente absolutamente em pânico, a achar que eu me tinha passado da cabeça, que tinha posto a vida em risco, que era uma irresponsável. Ah ah ah, as pessoas são sempre tão divertidas. Uma simples pesquisa no Google por "Pedra do Telégrafo" era suficiente para perceber o truque da coisa, mas a malta gosta logo de imaginar cenários de horror e de miséria. Senhores, eu sou a pessoa mais mariquinhas da história, acham MESMO que me ia pendurar numa pedra, assim sem segurança nenhuma? Ai, ai, ai, seus crentes. 

De facto, as fotos são um bocado vertiginosas, mas o chão estava ali a meio metro dos meus pés, estava em perfeita segurança. Mas o tempo que estive lá em cima deu para ver que há ali gente que arrisca muito por uma foto. É que mesmo com o chão tão perto, se por acaso se manda um tralho do cima da pedra, há uma forte possibilidade de se rebolar encosta abaixo. E não me parece que seja fixe. Dediquei-me a fotografar algumas das poses mais arriscadas, foi um bonito momento. 

O que não é tão bonito é o tempo que cada pessoa leva a tirar fotos, sobretudo os casais. Juro que houve malta que demorou MEIA hora. Agora foto de frente, agora de lado, agora de costas, agora a dar um beijo, agora a olhar para o horizonte, agora a fingir que te empurro, agora tira com a máquina, agora tira com os oito telemóveis, agora tira com a Go Pro, agora tira com o raio que o parta. A sério, é exasperante. Ao fim-de-semana a fila para tirar uma foto chega a demorar horas, porque toda a gente tem muita pressa em lá chegar, mas depois ninguém tem pressa nenhuma para sair. Nós, como bons portugueses que somos, armámos logo um barraco, a tentar pôr ordem naquilo, a dizer que era uma falta de respeito ficarem ali horas a fio com tanta gente à espera à torreira do sol. E despachámo-nos num instantinho: éramos sete, eu fiquei a tirar as fotos individuais (duas ou três a cada um), depois tiraram-me duas ou três a mim, tirámos uma de grupo, e ficou a coisa feita em menos de dez minutos. Tipo: estão a ver como é que se faz? Deixo-vos algumas das que tirei à malta que por lá andava, para verem o quão afoitos são:




















Mortos de calor depois da subida à Pedra, almoçámos ali por perto num boteco e seguimos para a Prainha, para um mergulho e um gelado muitíssimo merecidos:




E pronto, amanhã há mais Rio!


45 comentários:

moijeeu disse...

Olha pipoca só de ver estas fotos até já fiquei com uma corzinha na pele, hahahahahha
Ok, não foi na pele mas foi na alma (a minha sala de trabalho é pequena e da janela vejo um muro de pedras)
....que bommmmmmmmmmmmmm
Manda mais....

Anónimo disse...

Que espetáculo! Viver é isto mesmo, ter algum dinheiro no bolso e viajar, conhecer , gostar e partilhar! Parabéns!

Anónimo disse...

ahaha Por acaso quando vi agora esta primeira foto pensei: hum a pipoca não se arriscaria assim tanto, deve ser montagem mas afinal é bem mais gira a explicação :P Have fun!

Anónimo disse...

Opah Pipoca, deves ser uma pessoa mesmo porreira. Adoro pessoas que fazem amizade facilmente e embarcam em aventura, mesmo quando estão a kilometros de distância do seu círculo de segurança. E às vezes fazem-se amizades que ficam para sempre, falo por experiência própria. Um beijinho grande e as fotos estão espectacular.

lucia100 disse...

Espectáculo!!!

Anónimo disse...

Muito a sério: o mundo passa bem sem saber que vocês estiveram na pedra x, y e z!! Se tem uma paisagem deslumbrante, óptimo tirem foto para mais tarde recordar, agora parem com essas peregrinações a sítios in para tirar uma foto "pah na cara da sociedade!" e recordações? cheiros? trazem alguma coisa na memória, ou só na conta de IG?

Anónimo disse...

Nem era preciso ir ao google, bastava clicar na localização da foto e voilá, apareciam centenas de outras fotos com várias prespectivas do lugar! Mas o que eu gostei mesmo foi de um artigo, algures no facebook de uma revista cor-de-rosa, em que o título era qualquer coisa como 'A blogger mais conhecida do país correu perigo de vida no Brasil', acompanhado por essa 1a foto. Admito que soltei uma gargalhada, principalmente depois de ver os comentários em que 80% das pessoas te achava uma irresponsável e louca mimimi. Pelos vistos o pessoal adooora ler os titulo, mas abrir a noticia dá muito trabalho e pronto, mais vale achar a rapariga um irresponsável.

Anónimo disse...

do que gostei mais.... de ver a ana com pessoas normais! lol é que habitualmente só anda com top models o que me levava a pensar que "tinha a mania!" Assim... claro que pode ter na mesma... mas achei a mais, sei lá, cá das nossas! Felicidades...

Adriana disse...

Ohhh que vista linda!! Eu achei um piadão quando partilhaste a foto no Instagram, mas era só clicar na localização para ver como era mesmo! :P

The Black Blush

Raquel Vale disse...

Eu fui uma das que viu a foto e foi ao Google porque não estava a ver a Ana a pendurar-se assim. Nunca tinha ouvido falar desse sítio, se um dia voltar ao Rio vou querer visitar! Mas gira também é a história de ter feito amizade com a tripulação da TAP e ter andado no passeio com eles, é desses momentos não planeados que são feitas também as viagens!

Anónimo disse...

Paisagem lindíssima, brutal!!

Anónimo disse...

opah que vista linda, nao fazia ideia!!! :) queremos maissss reportagem.:) lindas fotos.MC

Anónimo disse...

ahahahahah,muito bom!!! eu tb quase saquei do protetor solar e dos oculos escuros.loool MC

Anónimo disse...

Que viagem top.
Gosto desta ana descontraída.
Ainda a pouco tempo escreveu um post sobre os vários tipos de pessoas em férias. Onde falava que gostava tar quieta no seu canto com o livrinho em modo lontra e agora vejo uma lontra fofinha a fazer amizades e conhecer psssoas.

Anónimo disse...

Ai Pipoca, estou deslumbrada com as fotos, lindas, lindas! Deve ter sido uma viagem maravilhosa, na cidade maravilhosa cheia de encantos mil... como diz a canção. Que bom viajar, se pudesse fazia o mesmo.

Blog da Maria Francisca disse...

Muito bom!!!
Venham mais fotos ;)

blogdamariafrancisca.blogspot.pt

Vânia Ferreira disse...

Bem fixe estas fotos....

Anónimo disse...

"só anda com top models" ahahahaha muito bom... há anónimos com um conceito de realidade muito distorcido e isso é imensamente divertido! Obrigada

A mamã vai casar disse...

Boa pipoca. Isto é viver :)
Boas férias :D

As coisas dela disse...

Lugar fantástico!

Marta Garcia disse...

Percebo perfeitamente o que o primeiro anónimo quis dizer. Ver a Pipoca com pessoas que não são "famosas" (pelo menos da blogosfera), faz com que nos identifiquemos um pouco mais com ela. Não percebo porque acha que isso é "imensamente divertido!", mas ok!!

Anónimo disse...

Tenho férias na segunda quinzena de Maio e um dos meus desejos era ir ao Rio, mas mais uma vez parece que não tenho férias na altura certa para desfrutar dos mesmos prazeres que a Pipoca desfrutou. Dizem já não ser altura de praia... :'(

apipocamaisdoce disse...

Habitualmente só ando com top models? Quando é que me viu com top models? Os meus amigos próximos são anónimos e pessoas perfeitamente normais.

apipocamaisdoce disse...

Quieta no meu canto é em resorts. :)

apipocamaisdoce disse...

*paciência*

Anónimo disse...

Então a Naomi, não se está bem a ver?! Habitue do estamine, miga do coração, sempre nas fotos do hoje deu me para isto, esconde se é um bocadinho porque é acanhada. É ela e a Cindy, outra pequena pónei mas essa só chega para jantares. Não seja desnaturada, Pipoca. Top models bff on You pipoca heart

Anónimo disse...

Muito a sério também: tente divertir-se mais senhora.
Se estiver feliz, verá que é fácil gostar de ver os outros felizes também.

Maria Trindade disse...

Uau Pipoca linda......

Anónimo disse...

An. 12:01: Ainda bem que a Pipoca publicou estas fotos, olhe eu por exemplo nunca fui ao Rio (nem sei se irei) e nem conhecia este lugar espectacular se não tivesse visto estas fotos. Fiquei a conhecer, nem que seja através da Pipoca, qual o mal? Não seja assim, descontraia!

Anónimo disse...

Pipoca as fotos estão brutais, mas confesso que fiquei com um bocado de inveja desse calor e dessa praia linda :)

Anónimo disse...

Pipoca e em relação à segurança? É possivel andar no rio de maquina fotográfica sem ficar sem ela??? :\

Anónimo disse...

Eu compreendo o que a anónima quis dizer com "top models". :) A verdade é que assim de repente lembro-me da Pipoca com a Vanessa Martins, com a Coolunista, com a Cócó, com a Vanessa Marchante e com outras pessoas, que não sendo modelos, são elegantes, arranjam-se, etc. Não me lembro de nos últimos anos a ter visto ao lado de alguém com claro excesso de peso, desmaquilhada, sem saltos...:)

Tarot e Livre Arbítrio disse...

A controvérsia causada em torno da foto, mostra o quão rápidos somos a fazer julgamentos precipitados, sem nos preocuparmos em aprofundar um pouco no que está por trás da situação que estamos a assistir.

apipocamaisdoce disse...

Todas essas pessoas que mencionou (tirando a Sónia) cruzam-se comigo profissionalmente, não fazem parte do meu círculo de amigos mais próximos. Contrariamente ao que muita gente acha, os bloggers não publicam TUDO sobre as suas vidas, por isso é normal que não me vejam com outras pessoas. Como disse algures acima, os meus amigos são anónimos e gente perfeitamente normal.

Liliana Paiva - Blog disse...

Eu quando vi confesso que a minha reação foi "oh-meu-deus", mas depois pensei "a pipoca não deve estar assim tão maluca", carreguei na localização do Instagram e pronto, lá se foi o mistério... E há lá fotografias tão engraçadas! Já para não falar na vista que é maravilhosa :)

Anónimo disse...

Gosto tanto destas partilhas! Diversão e informação, não há melhor. Mande mais Pipoca. Já agora podem ser umas dicas sobre segurança na rua e na praia? Beijos, Maria João Bernardo.

Unknown disse...

Estás a dar-me altas vontades de voltar à minha cidade preferida (pois que não, que a favorita das favoritas não é nenhuma portuguesa, é mesmo O Rio)!

Anónimo disse...

ai a ultima foto,,,Pipoca. Não há necessidade daquela posição. As restantes, gostei.

Cláudia disse...

Como te entendo com o armar o barraco, pois como Portuguesa e o calor insuportavél que estava fiz o mesmo, e ainda dizem que Português adora estar nas "bichas", não me parece, mas este povo adora uma e fica e fica...

Anónimo disse...

Eu entendo isso Pipoca, claro que há-de ter os seus amigos perfeitamente "normais" e claro que não mostra toda a sua vida no blogue, mas mesmo o lado "não profissional" que mostra (como as corridas) tem pessoas à primeira vista elegantes. :) De qualquer forma, a primeira anónima comenta aquilo (e as pessoas) que vê aqui no blogue, ou seja, aquelas que a Pipoca mostra. Mostrando um lado (e pessoas) diferente, é normal que se repare. :)

Marta R disse...

E mesmo que fosse assim, não seria perfeitamente normal?
Não é normal que as pessoas que trabalham ou se cruzem conosco profissionalmente venham a integrar os nossos circulos? Se eu for figura pública não será normal que passe mais tempo com outras pessoas conhecidas do público e nos tornemos amigas? Pode nem ser o caso, porque antes da Pipoca se tornar conhecida era anônima e ja tinha circulos de amigos que nao deixou se ter (porque os verdadeiros não são elite), mas e fosse o caso o que isso nos interessa? Eu não me identifico com a Pipoca pelos amigos com que se dá ou que permite divulgar; identifico me se assim tiver que ser com o que ela escreve tanto faz se a companhia for um sem abrigo ou a rainha de espanha.
*pessoinhas sem vida*

Anónimo disse...

Pipoca, divirta-se sempre que puder. Aproveite as oportunidades que a vida lhe dá,você é jovem, tem amigas para a acompanhar, e olhe isto passa tudo tão depressa, e eu que o diga pois já tenho muita idade. As viagens, o conhecer novos mundos, novas pessoas faz de nós seres com a mente mais aberta, enriquece-nos mais. Tudo de bom e que continue com essa alegria e a mostrar-nos essas paisagens lindíssimas.
Manuela


Blog sobre tudo e nada disse...

Quando fui à pedra do telégrafo, em Junho do ano passado, não estava quase ninguém, a subida é realmente sofrida, mas a vista compensa tudo...Apanhei um pouco de nevoeiro o que atrapalhou a vista, mas o tempo estava ótimo...e se a Ana almoçou no mesmo boteco que eu, mesmo em frente à praia, o estômago bateu palminhas!!! Comi maravilhosamente um bobó de camarão e uns filetes de peixe rosa com molho de camarão <3
Por curiosidade elegi o meu top 10 do Rio: http://blogsobretudoenada.blogs.sapo.pt/ferias-vacation-vacances-vacaciones-14602

Anónimo disse...

Se passa bem sem saber por onde os outros andam, é muito simples, não siga pessoas que viajam. A dor de cotovelo é lixada. Eu na conta de ig, espante-se, só sigo contas de ig só sigo contas de viagens e meia dúzia de amigos próximos. Mas eu adoro ver fotos do mundo, de viagens, de sítios diferentes. Não vejo isto como atirar na cara da sociedade.

Beatriz Sousa disse...

Que máximo

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares