Páginas

Que barracada, senhores, que barracada


A coisa parece ser bastante simples: os nobres membros da Academia juntam-se para escolher os vencedores dos Óscares, passam a informação confidencial a alguém, e esse alguém só tem de escrever os nomes num papel, enfiá-los num envelope e entregá-los ao apresentador de cada categoria na grande noite do cinema. Não tem nada que enganar, certo? Errado. Muito errado. 

Ontem o mundo assistiu, em directo,  a uma das maiores barracadas de sempre.
E eu que, como sempre, tinha ficado acordada para ver a emissão até ao fim, não queria acreditar no que estava ali a passar-se. Que vergonha, senhores, que vergonha. Percebeu-se logo que aquilo tinha potencial para descambar quando o Warren Beatty abre o envelope para anunciar o Melhor Filme e fica ali meio engasgado, meio sem saber o que fazer. Pensa-se que poderá só estar a fazer suspense, a armar-se em engraçado, mas nota-se um certo desconforto. Olha para o papel várias vezes, espreita para dentro do envelope a ver se está lá mais alguma coisa, mas nada. Ao lado, a Faye Dunaway começa a mostrar alguns sinais de impaciência e ele passa-lhe o papel para as mãos, como quem diz "olha, filha, desenmerda-te". E a Fayezinha nem olhou para aquilo duas vezes, leu "La La Land" no papel e foi mesmo isso que anunciou para todo o mundo ouvir: "o Oscar de Melhor Filme vai para La La Land".

O que se seguiu, e que todos viram, foi só o momento televisivo mais embaraçoso da história: a equipa toda do La La Land sobe a palco, começam a fazer os seus discursos entusiasmadíssimos, começa-se a notar uma agitação estranha, e eis que pára tudo, alguém fez merda e, afinal, quem ganha é o Moonlight. Auuuuuuchhhhhhh! Vá de tirar toda a gente de cima do palco, vá de trazer a equipa toda do Moonlight, pelo meio o Jimmy Kimmel (que fez uma apresentação irrepreensível) a tentar safar a coisa com piadas, o pobre do Warren Beatty a tentar explicar que a culpa não tinha sido dele, a audiência incrédula, tudo muito mau. Apesar da tragédia, eu não conseguia parar de rir. Fiz rewind umas três vezes e a cena era sempre melhor. Ou pior. 

Um erro destes é absolutamente imperdoável numa cerimónia desta dimensão. É a única coisa que não pode acontecer, e aconteceu. A auditora PriceWaterhouseCoopers, responsável pela contagem dos votos da Academia há mais de 80 anos, já veio pedir desculpa. À boa maneira portuguesa, será aberto um inquérito, mas a barracada já se deu e perdurará nas nossas memórias por muito, muito tempo. Ainda assim, é quase seguro que rolarão cabeças. Por outro lado, na conferência de imprensa pós-Óscares, a fofinha da Emma Stone garantiu que sempre teve consigo o cartão que a anunciou como vencedora do Oscar de Melhor Actriz, o que torna tudo ainda mais estranho. Como é que, de repente, aparece outro cartão igual em palco? Ainda por cima, dentro do envelope errado?

Enfim, foi muito mau e acho que o momento acabou por ser arruinado para toda a gente. O La La Land, apesar de ter ficado longe das 14 estatuetas possíveis, acabou por não fazer um mau desempenho, arrecadou algumas categorias importantes, mas é horrível ser anunciado para o título mais esperado da noite, fazer-se a festa e depois... upsssss, foi engano. Por comparação, parece que tudo o resto fica a saber a pouco. Por outro lado, para o Moonlight a coisa também soube a requentado, uma espécie de segunda escolha, não viveu o momento em todo o seu esplendor. O que foi uma pena porque -não sendo o meu preferido - também é um belíssimo filme.

O mais retorcido para mim, no meio disto tudo, é que os Óscares fizeram ao La La Land o que o La La Land nos fez a nós. Fizeram-no acreditar num final feliz e depois trouxeram-no de volta para a realidade. Custa, não custa? Ah, pois é.

P.S.: Vês, Humberto Bernardo? Há sempre alguém capaz de fazer pior.
P.S.2: não, boas almas, os vestidos não estão esquecidos. Mas, spoiler alert, foi tudo morno, morno, morno.



42 comentários:

Anónimo disse...

Bolas Pipoca, dei-te a honra de vir ao teu blog antes mesmo de ir ao FB e tu dás-me este desgosto de ainda não teres colocado um post sobre os vestidos :-( ...que maldade.

Anónimo disse...

Tb vi em directo e ainda me estou a rir ahaha... que barracada, é mesmo o melhor termo para descrever isto!

amola-tesouras disse...

Pipoca, pelo que diz neste artigo existem duas pessoas com duas malas com o conjunto completo de envelopes, uma de cada lado do palco. Percebo a ideia dos duplicados por segurança, mas num espectáculo ao vivo tinham de ser extra cuidadosos... só que não! http://observador.pt/2017/02/27/afinal-o-que-aconteceu-ao-envelope-que-comece-o-passa-culpas/

Anónimo disse...

Ana,
Há uma foto com um closer do envelope e dizia melhor actriz...
Mistérios...

Anónimo disse...

Foi demasiado embaraçoso, mas maior vergonha seria la la land ganhar o Oscar para melhor filme. Portanto, com ou sem engano, ganhou o melhor filme e isso é que importa.

Célia Cardoso disse...

Dei-me ao trabalho de rever as imagens e a Emma apena tem o oscar na mão. Deixou-o cartão na cadeira? Hum, acho que a Emma não aceitou bem a coisa. De facto o Warren ficou engasgado para anunciar o vencedor por isso deve ter havido mesmo um erro no cartão. Agora foi o momento mais hilariante dos óscares de sempre!!!

Life Work Live disse...

Eu nem queria acreditar quando vi o que aconteceu. É de facto tudo estranho, como é possível existirem dois cartões iguais, em que um está no envelope errado??? Enfim, tão cedo não será esquecido, e infelizmente é isto que fica da cerimónia.

http://lifeworklive.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Aparentemente há 2 envelopes para cada categoria. E ao Warren Beatty entregaram o de melhor actriz em vez do de melhor filme. É assim. Nem os oscars se safam das barracadas.

Anónimo disse...

O teu PS para o Humberto Bernardo PALMINHAS ahahahahah foi tããão bom que até nos oscares tentam fazer remakes desse belo momento televisivo tuga!

Anónimo disse...

E Quando aconteceu uma cena idêntica com a Miss Universo ? Grande fail, anunciaram uma pequena como a vencedora e o apresentador enganou-se e ups vá la retirar a coroa para entregar noutra.... Awkward

Carloto disse...

Acontece aos (pseudo) melhores!
https://letrasmusicaspt.blogspot.pt

O Pinguim Sem Asas disse...

Cereja em cima do bolo este momento! Para sempre nas nossas memórias. Ahaha

Cump's
Ricardo
www.opinguimsemasas.blogspot.pt

Anónimo disse...

Eu cá acho que isto é tudo programado e combinado só para de tornar viral

Anónimo disse...

Já há quem tenha desenvolvido todo um conjunto de teorias sobre isto...por exemplo, dizem que programaram isto como quem "tirámos o Oscar aos brancos e demos aos pretos" vês, trump?

Anónimo disse...

Ainda bem que a Emma Stone ganhou pelo menos o de melhor actriz ...se não era mesmo mau..

Anónimo disse...

Os comentários dos vestidos por favor!!

mercearia magina disse...

Quando se deu a barracada, eu dormia como um anjinho, então qual a minha surpresa esta manhã ao ler a notícia sobre o erro inédito na entrega do óscar para melhor filme...Aqui, o que penso disto:

http://merceariamagina.blogs.sapo.pt/

Os vestidos Pipoca, os vestidos!

Anónimo disse...

Foi a melhor cerimónia de sempre, para mim. Eu achei absolutamente hilariante. Principalmente para uma noite que foi bastante mecânica - tirando o Kimmel - discursos na sua maioria pouco emocionais, números musicais chatos... Acabar daquela maneira foi absolutamente incrível. É barraca, é, mas não deixa de ser hilariante.

Anónimo disse...

Daqui a pouco ja ninguem se lembra quem ganhou quem perdeu, como os oscares de 2016, life goes on..

Anónimo disse...

Para quem viu três vezes seguidas, terei sido a única pessoa a perceber que o erro foi na categoria de ''Melhor Fotografia'' e não de ''Melhor filme''?

Anónimo disse...

Creio que o Warren Beatty devia ter dito logo qualquer coisa! Poupava-se o embaraço a que todos assistimos. Claro que não vem mal nenhum ao mundo, mas numa cerimónia destas, acho que era perfeitamente desnecessário. E, muito francamente, para o Moonligth, ainda é pior, que nem desfrutou da coisa em pleno devido a este "engano" monumental. Quanto às vestimentas, tirando umas duas ou três... por favor...não sei que a raio de stylists é que as celebridades recorrem, mas deixam muito a desejar! Palmas para a Carolina Patrocínio que estava bombástica (apenas apanhava o cabelo, com o intuito de se ver melhor as costas do vestido, mas, ainda assim, cabelo irrepreensível) e achei-a sempre muito profissional. Uma óptima representação de Portugal, gostei bastante!

Matilde disse...

Realmente foi muito mau... Coitados, eles já a fazer os discursos e depois.........
http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Ei, best picture é melhor filme, ok? Não é melhor fotografia!

Anónimo disse...

Não acho que para o moonlight tenha sido pior... é certo que não viveram a experiência "normal", mas depois de passarem pela desilusão de não ganharem, devem ter ficado ainda mais eufóricos!
E não consigo deixar de rir de cada vez que vejo o outro a fazer o discurso e de repente "we lost by the way..." e o ryan gosling a controlar o riso... hilariante!

disse...

Eu também revi. Até ao momento em que a Emma Stone sai do palco com o Leonardo DiCaprio e ele não lho deu.

mcrs disse...

PricewaterhouseCoopers, ou seja, PwC :)

Anónimo disse...

Best Cinematography é que é Melhor Fotografia.

mcrs disse...

Ahahah!

Anónimo disse...

https://www.instagram.com/p/BRALBk7FY8B/

Ela tem o cartão debaixo do braço nos bastidores. Mas isso nem importa, ela não teve culpa nenhuma nesta trapalhada, mesmo que tivesse deixado o cartão em cima de uma estatueta por entregar.

Anónimo disse...

Picture é a abreviatura para Motion Picture, que traduzido à letra é imagem ou fotografia em movimento, ou seja, o filme

Anónimo disse...

Foi tudo pessimo.
Desde a forte politizaçao do evento com os actores e apresentador a falarem de politica constantemente sem parar( ridiculo e abusivo na minha opiniao) , passando pelas escolhas dos proprios filmes nomeados no geral, vi este ano filmes melhores que nao foram sequer tidos em conta.
As roupas ...deve ter sido o ano pior.
A barraca da entrega do grande premio.

Enfim...

Anónimo disse...

Sim, foi a única. Todos nós ficámos a pensar que tinha sido no Melhor Filme. Até a imprensa, veja lá!... Todos uns ceguetas.

Anónimo disse...

Prestarem homenagem a uma senhora morta e afinal ela estava viva.

Anónimo disse...

Foi horrível e de muito mau gosto a forma como alguém chegou ali sem pedir desculpa pelo erro, sem sequer explicar um pouco a situação tira o Óscar da mão de alguém que estava a discursar e entrega de forma brusca a outra pessoa.
Até parecia que o pobre Warren Beatty teve a culpa de toda aquela confusão, foi patético.

Mariana disse...

Sinceramente todos os filmes nomeados eram apenas mornos. Não achei que nenhum deles merecesse ganhar o Óscar de melhor filme.

Teria sido muito mais interessante se tivessem dito "E o Óscar vai para... ninguém! Estão todos fracos. Try again next year"

Unknown disse...

Acho precisamente o mesmo! Até vim aos comentários para ver se alguém partilhava da mesma ideia!

Anónimo disse...

Ai o que me rio com estes comentários...

Anónimo disse...

Vimos filmes diferentes, de certeza. Não vi ninguém a tirar o Oscar de forma brusca. Até foram os produtores do La La Land que entregaram os prémios aos vencedores legítimos de forma bastante elegante, sem grande drama.

O único movimento brusco foi do produtor do La La Land que arrancou o cartão da mão do Warren para mostrar ao público. Mas não se pode culpá-lo por estar um bocadinho nervoso naquele momento, não é?

O Warren não teve culpa nenhuma, mas podia ter agido de forma diferente quando percebeu que algo não batia certo. Patético foi ele dar o cartão à Faye daquela maneira. "Toma lá, agora é problema teu..."

Inês disse...

A auditora tem duas malas com duplicados dos envelopes, ficou agora o mundo a saber. Pelo menos já é uma explicação para a Emma Stone ter sempre o dela consigo e ter aparecido outro na hora H.

Unknown disse...

Amei a comparação que partilhaste no facebook... La la land a provar do próprio veneno ahah :)

Zeca Gatucha disse...

como sempre muito bem escrito e vá que de novo aqui se vê porque leio o que escreve, frequentemente estamos em sintonia...e aqui escreveu o que penso do filme la la land...vai uma alma ao cinema para ver viver o sonho e pimba quase no fim levamos com a realidade, ora se soubesse disso não me tinham apanhando no cinema!

Anónimo disse...

Sem dúvida que foi um grande lapso..ainda por cima vindo de uma academia tão perfeccionista. Mas no fundo pensando bem não foi nada de grave e até teve a sua piada:) e continuo a adorar ver os oscares apesar de realmente este ano não haver nenhuma obra prima...Adoro aquele glamour e não tenho perdido nenhum nos ultimos anos.

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares